-->

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Quixadá: Jiboia de 1,5m é encontrada em residência no bairro Planalto Nova Jerusalém

  - por 

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

O Corpo de Bombeiros resgatou uma Jiboia de 1,5 de cumprimento em uma residência no bairro Planalto Nova Jerusalém, em Quixadá, na manhã dessa segunda-feira (15).

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança acionou os bombeiros, na manhã desta segunda-feira (15), por volta das 7h44min. Imediatamente os bombeiros militares se deslocaram até a Rua Manuel Décio Pinheiro, no Planalto Nova Jerusalém, em Quixadá.

De acordo com o Senhor Giliarde Miguel da Silva, “ao acordar, avistei uma cobra no telhado e liguei para os bombeiros”, informou o solicitante da ocorrência.

Ainda assim, “resgatamos o animal com cerca de 1,5m, que de modo aparente não apresentava nenhum machucado e a soltamos em seu habitat natural, longe da civilização mas próximo de uma fonte de água natural”, informou o subtenente Marcelo Sales Rodrigues.

Por fim, atuou na ocorrência, o subtenente Marcelo, os soldados: Freitas, Roberto e R. Moreira.

Chefe da delegacia de Camocim onde policial matou colegas relata ameaças e diz que andava de colete

 SEGUNDA-FEIRA, MAIO 15, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Delegado de Camocim (CE) relatou ao Metrópoles que era alvo de ameaças veladas há dias. Segundo ele, suspeito planejou explodir delegacia.

Com a voz embargada, e ainda sem acreditar na tragédia, Adriano Zeferino de Vasconcelos, delegado regional de Camocim (CE), falou com exclusividade ao Metrópoles.

Há menos de 3 meses à frente da delegacia da cidade cearense, a 353 km da capital Fortaleza, Vasconcelos já havia recebido ameaças veladas do suspeito de matar quatro colegas de trabalho — três deles, enquanto dormiam. “Há quatro dias que eu estou andando de colete para cima e para baixo”, relatou à reportagem.

Segundo o delegado, o inspetor Antônio Alves Dourado, que está sob custódia, já se mostrava muito problemático nas delegacias por onde passou. “Ele sempre queria atuar do jeito dele, e não é assim que funciona no serviço público. Não aceitava cumprir escalas pré-programadas. Simplesmente dizia: ‘Não vou fazer’”, relembra Vasconcelos, que já tinha trabalhado com o agora assassino em outro município.

Ele ainda afirma que de umas semanas para cá, Dourado andava estranho e tentava de todas as formas criar problemas dentro da delegacia. Chegou até a se rebelar contra os colegas de trabalho, que não concordaram com ele em prejudicar o delegado. “Ele tentou de todas as formas me derrubar como delegado regional. Chegou a criar histórias tão absurdas e mirabolantes nas redes sociais, tudo para me denegrir e me atingir”, contou o delegado.

Ainda sem acreditar na tragédia ocorrida dentro da delegacia, Vasconcelos diz que o suspeito premeditou com detalhes a ação. “Não tem nada de surto. Ele preparou tudo para explodir a delegacia. Antes disso, pretendia matar alguns policiais asfixiados, e assim que amanhecesse, o alvo seria eu. O alvo principal, inclusive” , lamenta o delegado que perdeu quatro colegas no massacre.

“Ele não me matou, mas tirou a vida de policiais excepcionais, exemplares, pais de família, homens trabalhadores, do bem, alegres, que vão deixar saudades à toda comunidade da nossa região.”

Questionado se vai continuar à frente da delegacia regional de Camocim após o episódio, Adriano Vasconcelos diz que ainda não


parou para pensar no futuro. “Agora é hora de confortar os familiares dos meus colegas de trabalho e manter viva e digna a memória de cada um deles que se foram” , declarou.

Camocim é um município da microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, localizada Noroeste Camocinense. Sua população é estimada em 63.997 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.

Fonte: Metrópoles



DESTAQUETRE do Ceará vota pela cassação de quatro deputados bolsonaristas no estado

 DESTAQUE

TRE do Ceará vota pela cassação de quatro deputados bolsonaristas no estado

Publicado

  

em

 
0
 
 
 

Nesta segunda-feira (15), os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) formaram maioria para cassar a candidaturas de deputados estaduais eleitos pelo Partido Liberal (PL) em 2022. De acordo com denúncias contra a sigla, houve fraude à cota de gênero, que estabelece um número mínimo de mulheres disputando as eleições. Duas ações foram apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral, uma por Adelita Monteiro, então candidata pelo PSOL, enquanto outra pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo as acusações, há pelo menos três candidatas apresentadas pelo PL que dizem não terem pedido candidatura, não terem feito campanha eleitoral e, nem mesmo, terem votado em si mesmas. De acordo com o MP, o partido burlou a cota de gênero por meio das candidaturas femininas fictícias de Andrea Moura Fernandes, Maria Meiriane e Marlúcia Barroso.

Dos seis desembargadores que já manifestaram voto, quatro foram a favor da cassação e dois foram contrários. O presidente da Corte, desembargador Inácio Cortez, pediu vistas da ação, adiando a conclusão. A próxima sessão, que deve encerrar o caso no TRE, será em 30 de maio. No total, sete magistrados votam nos processos.

Com isso, a bancada de quatro parlamentares estaduais eleitos – Carmelo Neto, Dra. Silvana Marta Gonçalves e Pastor Alcides Fernandes – corre o risco de perder vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) caso a Justiça Eleitoral considere a procedência das ações. Isso ocasionaria mudanças na composição do Poder legislativo cearense.

Prefeitura realiza linda festa para homenagear as mães russanas

 15/05/2023 - Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - Prefeitura de Russas

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), realizou na última sexta (12), na Praça do Estudante, uma linda festa para homenagear as mães russanas.

O evento, que atraiu milhares de pessoas, contou com uma programação toda especial composta por dança fitness, música ao vivo e sorteio de brindes, com destaque para uma moto 0km que teve como ganhadora a mãe Catarina Ferreira Paz, residente na Rua Francisco Lima da Silva. Além da motocicleta, foram sorteados ainda 01 TV, 01 fogão, 01 geladeira, 01 micro-ondas, entre outros.

A Festa das Mães já é uma tradição na cidade de Russas. O momento é de grande importância, pois além de garantir alegria e socialização, homenageia as pessoas que merecem todo o carinho do mundo.

Compartilhe

Vacinação contra Influenza é ampliada para toda população acima de 06 meses

 15/05/2023 - Secretaria de Saúde - Prefeitura de Russas

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) informa que a vacinação contra a influenza foi ampliada a partir de hoje (15) para toda a população acima de seis meses de idade. O objetivo é garantir o avanço nas coberturas vacinais e otimizar o uso dos imunobiológicos (anticorpos). A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, nos horários de funcionamento.

A imunização contra a influenza é de fundamental importância, pois permite minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas e a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Vale ressaltar ainda, que a proteção conferida é de aproximadamente um ano.

É importante destacar que pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves, além de casos confirmados de Covid-19, devem adiar a aplicação até a melhora do quadro.

SECULTE divulga relação das quadrilhas classificadas para o Russas Junino 2023

 15/05/2023 - Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - Prefeitura de Russas

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE) divulga a relação das quadrilhas selecionadas para participar do “Festival Russas Junino 2023”, que acontecerá nos dias 16 e 17 de Junho, na Praça do Estudante, centro da cidade.

A SECULTE ressalta que em razão do grande número de inscritos, a Comissão avaliou o histórico de cada grupo para definir a relação das 14 quadrilhas habilitadas, bem como as suplentes.

Informamos ainda que a Live de Lançamento do Festival e o sorteio da ordem das apresentações acontecerão na próxima quarta (17), às 19h, pelas redes sociais oficiais da Prefeitura.

O Russas Junino 2023 vai pagar a maior premiação da Região. O valor total será de 18 mil reais, sendo nove mil para a grande campeã, seis mil para a vice e três mil para a terceira colocada.

Confira a relação das quadrilhas habilitadas:

1- ARRIBA SAIA- VÁRZEA ALEGRE/CE

2- PAIXÃO NORDESTINA- FORTALEZA/CE

3- GIRASSOL DO SERTÃO- RUSSAS/CE

4- BENJAMIN CONSTANT- RUSSAS/CE

5- FILHOS DO SERTÃO – FORTALEZA/CE

6- FILHOS DO SERTÃO – LIMOEIRO DO NORTE/CE

7- JUNINA TRADIÇÃO- PINDORETAMA/CE

8- FLOR DO CAJU- PACAJUS/CE

9- LUAR DO SERTÃO- SOBRAL/CE

10- JUNINA RENASCER – TABULEIRO DO NORTE/CE

11- FESTEJA SIARÁ – QUIXERÉ/CE

12- FIAPO DE TRAPO – CASCAVEL/CE

13- JUNINA CEARENSE – HORIZONTE/CE

14- BRILHA SÃO JOÃO – SÃO JOÃO DO JAGUARIBE/CE

SUPLENTES

1- PAIXÃO JUNINA- ARACATI/CE

2- FESTA NA ROÇA – LIMOEIRO DO NORTE/CE

3- ASA BRANCA – CAMPO SALES/CE

4- SOL NASCENTE- IGUATU/CE

5- O CRAVO E A ROSA- ARACATI/CE

6- NAÇÃO JUNINA- PENTECOSTES/CE

7- JUNINA ARRASTA PÉ – PINDORETAMA/CE

8- LUAR SERRANO – IBARETAMA/CE

9- FOLIA NO SERTÃO – ITATIRA/CE

Policial militar mata colegas de trabalho na base da PM em Salto

 Atirador é um sargento, que trancou a base da polícia e atirou contra outro sargento e um capitão da corporação. Ele estava armado com um fuzil e se entregou. Motivação do crime é desconhecida.

Por g1 Sorocaba e Jundiaí

 


Um policial militar matou dois colegas de trabalho na manhã desta segunda-feira (15) em Salto (SP). O ataque ocorreu por volta das 9h. O atirador se entregou e foi detido.

Capitão Josias Justi (à esquerda) e sargento Roberto da Silva foram mortos a tiros por colega na base da Polícia Militar, em Salto (SP) — Foto: Reprodução

Capitão Josias Justi (à esquerda) e sargento Roberto da Silva foram mortos a tiros por colega na base da Polícia Militar, em Salto (SP) — Foto: Reprodução

O atirador estava com um fuzil e a motivação do crime é desconhecida. Bombeiros foram chamados para atender a ocorrência, mas os policiais não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

Um vídeo feito logo após a tragédia mostra viaturas das equipes de resgate em frente à 3ª Companhia da PM (veja baixo). Peritos e até o helicóptero Águia, da PM, também foram à base da corporação em Salto.

Imagens mostram ambulância em frente à base da Polícia Militar, em Salto; dois PM morreram
--:--/--:--

Imagens mostram ambulância em frente à base da Polícia Militar, em Salto; dois PM morreram

Assim que liberados pela perícia, os corpos devem ser levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba (SP).

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a corregedoria da corporação acompanha a investigação do crime para esclarecer a motivação.


"É com extremo pesar que a Polícia Militar informa que nesta segunda-feira (15), por volta das 9h, dois policiais militares foram atingidos por disparos de arma de fogo efetuados por um Sargento da Instituição por razões ainda a serem esclarecidas. O crime ocorreu nas dependências da 3ª Companhia do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior (50º BPM/I), situada na cidade de Salto. Infelizmente, as vítimas entraram em óbito. Todas as providências de Polícia Judiciária Militar estão em andamento neste momento e a Corregedoria da Instituição acompanha as apurações", completa a pasta.

Policial militar trancou 3ª Companhia da corporação e matou dois colegas de trabalho em Salto (SP) — Foto: Google Maps/Reprodução

Policial militar trancou 3ª Companhia da corporação e matou dois colegas de trabalho em Salto (SP) — Foto: Google Maps/ReproduçãO