-->

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Pernambuco identifica pela 1ª vez presença de zika em bebês com microcefalia


O Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fiocruz, e a Secretaria de Saúde de Pernambuco conseguiram identificar pela primeira vez a presença do vírus da zika em bebês com microcefalia no Estado. Amostras do líquido cefalorraquidiano de 12 bebês com a má-formação revelaram em todos eles a existência de anticorpos recentes contra o vírus, o que comprova que os fetos foram infectados no útero.

Para os especialistas, o resultado reforça as evidências de que o vírus da zika provoca microcefalia, uma má-formação do cérebro que compromete o desenvolvimento infantil. Os testes foram feitos com reagentes cedidos pelo CDC (centros de controle de doenças), dos EUA. “No líquido que foi extraído da medula desses bebês encontramos o IgM, que é um anticorpo incapaz de ultrapassar a placenta. Isso nos leva a constatar que o próprio bebê produziu o anticorpo por ter sido infectado pelo zika depois que a mãe foi picada pelo Aedes, afirmou Marli Tenório, pesquisadora do Aggeu Magalhães.

Apesar de serem apenas 12 casos confirmados em um universo de 1.447 notificações de microcefalia no Estado, a secretária de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque, diz que resultado mostra avanços na investigação.

O Povo Online

Indicadores da FGV mostram melhora do mercado de trabalho em janeiro


Dois indicadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam tendência de melhora da situação do mercado de trabalho. O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que busca avaliar o comportamento do mercado de trabalho para os próximos meses com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e dos serviços, teve alta de 5,4%, ao atingir 73,8 pontos em janeiro deste ano – maior patamar desde janeiro de 2015 (74,2 pontos), numa escala de 0 a 200 pontos.

O crescimento foi influenciado principalmente pelo aumento da satisfação dos empresários de serviços sobre a situação corrente de seus negócios (12,8%) e pelo maior intenção de contratação da indústria para os próximos três meses (7%).

O outro índice da FGV, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), calculado com base na opinião dos consumidores sobre o mercado de trabalho atual, melhorou 2,7%, alcançando 97,3
pontos. Apesar disso, segundo a FGV, o indicador ainda mostra um grande pessimismo com a situação atual do mercado de trabalho.

De acordo com a FGV, o IAEmp é construído com base nos números extraídos das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no país. O ICD é construído a partir de dados desagregados, em quatro classes de renda familiar, do quesito da Sondagem do Consumidor que capta a percepção do entrevistado a respeito da situação presente do mercado de trabalho.

Agência Brasil

Safra de grãos este ano deverá ser 0,6% maior que a de 2015


A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas do país deverá ser, neste ano, 0,6% superior à obtida no ano passado. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feito em janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prevê produção total de 210,7 milhões de toneladas.

Entre as três principais lavouras de grãos do país, apenas a soja deverá ter aumento, de 5,8%. São esperadas quedas nas safras do arroz (-3,8%) e do milho (-5,6%).

Quinze dos 26 produtos analisados pelo IBGE no levantamento devem ter aumento da produção este ano, em relação a 2015. Entre as altas esperadas estão café em grão - arábica (15,7%) e canephora (3,3%), feijão em grão 1ª safra (18,6%), feijão em grão 2ª safra (1,8%), batata-inglesa 1ª safra (8%), cebola (3,7%) e mandioca (4,2%).

Entre os produtos que deverão ter queda este ano estão algodão herbáceo em caroço (7,2%), batata-inglesa 2ª safra (3,6%), batata-inglesa 3ª safra (21,6%), cana-de-açúcar (4,4%), feijão em grão 3ª safra (18,5%) e laranja (1,7%).

A área total colhida deve ficar em 58,5 milhões de hectares, ou seja, 1,3% maior do que em 2015. Entre as três principais lavouras de grãos, a área deve ser maior na soja (2,6%) e menor no milho (-0,9%) e no arroz (-5,1%).

Conab

Nesta manhã, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, em Brasília, o 5º levantamento da produção brasileira de grãos. Em 2015/2016, a safra deve atingir 210,3 milhões de toneladas – 1,3% acima da safra anterior (207,7 milhões de toneladas).

Agência Brasil

Acidente em Campos Sales deixa pelo menos dois mortos


Pelo menos, duas pessoas morreram em um acidente de um ônibus que transportava 17 pessoas, em Campos Sales (Zona Sul do Estado). As vítimas foram identificadas como Rosilene Sousa Carvalho e Maria de Fátima de Jesus Passos. O acidente ocorreu na CE-371, na localidade de Carmelópolis, em por volta das 4 horas desta quinta-feira, 4. 

O tenente-coronel Marcus Costa, relações públicas da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), informou que as duas aeronaves deslocadas para o atendimento da ocorrência transferiram para um hospital de Juazeiro do Norte duas pessoas. As vítimas, que exigem maiores cuidados médicos, foram indentificadas apenas como um homem de 50 anos e uma mulher. A Ciopaer realizou ainda o corte das serragens as quais estavam presos alguns dos passageiros. 

Outros 13 passageiros foram levados, por ambulâncias, a um hospital em Campos Sales. Nenhuma delas corre risco de morte, segundo o tenente-coronel. Além da Ciopaer, realizam atendimento policiais militares (PMs), bombeiros militares e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Conforme informações colhidas pela 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar (4ª Cia/2º BPM), o motorista do ônibus afirma que tentou desviar de uma motocicleta que vinha em sua direção, próximo a uma curva, quando saiu da estrada. O motorista perdeu o controle da direção e o veículo tombou, continua o relato. A Expresso Guanabara, responsável pelo ônibus, afirma esperar laudo pericial e que "qualquer suposição sobre a causa do acidente é prematura neste momento". Veja mais abaixo outros trechos da nota enviada pela empresa à imprensa.

A 4ª Cia/2º BPM estima de duas a quatro mortes no acidente. A dificuldade de se obter sinal de telefonia no local dificulta a transmissão de informações, afirmaram Ciopaer e 4ª Cia/2º BPM.

Vítimas com ferimentos leves foram conduzidas a uma policlínica da cidade. O ônibus fazia o trajeto Fortaleza-Campos Sales.

Em nota à imprensa, a Expresso Guanabara diz "lamentar" o acidente e que, ao tomar conhecimento do acidente, enviou funcionários das bases de Juazeiro do Norte e Iguatu da empresa para prestar assistência a vítimas e familiares.

Confira abaixo outros trechos da nota:

A Guanabara informa que o veículo encontrava-se em perfeitas condições mecânicas, tendo passado antes da viagem por manutenção preventiva. O motorista estava em sua primeira jornada de trabalho, após o período regular de folga. Qualquer suposição sobre a causa do acidente é prematura neste momento. A Guanabara está no aguardo do laudo da perícia bem como as apurações internas para concluir sobre o que teria motivado o ocorrido.   


A Guanabara ressalta que irá continuar prestando toda assistência às vítimas e disponibiliza o telefone do SAC 0800-7281992 para atendimento aos familiares.

O Povo Online

Senhor de 59 anos é rendido e tem seus pertences roubados por homens armados e de moto em Russas


Nesta Quarta(03), por volta das 20h50min, na rua Raimundo Agostinho Santiago, Russas-CE, foi vitima de roubo JOSÉ ARINADÁ COSTA, 59 anos, casado, comerciante, natural de Alto Santo-CE, residente na rua Francisco Felipe Santiago, Russas-CE, quando dois indivíduos numa moto Honda Bros (dados não informados), armados, o renderam e levaram sua carteira porta cédulas com documentos da vitima e uma quantia de R$ 200,00. PM’s compareceram no local e realizaram diligencias, contudo sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Anvisa aprova testes que detectam o vírus zika após infecção


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu aprovar o registro de dois testes para detecção de anticorpos do vírus zika. São os primeiros exames desse modelo a obter aprovação no Brasil - um deles capaz de detectar o vírus meses após a infecção.

A medida será publicada no “Diário Oficial da União” hoje.

Até então, o Brasil só tinha disponível em laboratórios um outro tipo de diagnóstico para o zika, feito pelo método conhecido como PCR, que verifica o genoma do vírus. O teste, porém, só é eficaz durante o quadro agudo da infecção - ou seja, quando a pessoa apresenta sintomas da doença.

Segundo a Anvisa, os novos testes aprovados conseguem detectar a presença, por meio de métodos de imunoflorescência, de dois tipos de anticorpos, o IgG (imunoglobina G) e IgM (imunoglobina M), para três doenças: dengue, chikungunya e zika.

O primeiro, IgG, indica se houve uma infecção mais antiga pelo vírus. Já o IgM é produzido na fase aguda da doença.

O pedido para registro dos produtos foi feito pela Euroimmun, empresa alemã que mantém filiais em diferentes países, incluindo o Brasil.

Com a aprovação, empresas podem comercializar os testes para laboratórios, o que deve ajudar a aumentar a capacidade de diagnóstico de pessoas infectadas pelo vírus no País.

Até então, a falta de um teste que detectasse anticorpos do zika meses após a infecção era o principal impasse para confirmar a relação entre o vírus e os casos recentes de microcefalia.

Além dos dois kits de testes que detectam anticorpos do vírus zika, a agência também aprovou outro pedido de registro de um produto para diagnóstico in vitro, no método PCR. O pedido foi feito pela empresa Quibasa Química Básica.

Doação de sangue

Campinas, no interior de São Paulo, confirmou ontem o primeiro caso de vírus da zika contraído no município. Trata-se de um homem de 20 anos que doou sangue no hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O caso, no entanto, só foi descoberto após o receptor do sangue, um morador de Cosmópolis (a 135 km de São Paulo) vítima de politraumatismo, apresentar queda de plaquetas. A vítima morreu, mas a prefeitura diz que não foi em razão da zika.

É o segundo caso na região de Campinas envolvendo transfusões de sangue contaminadas com o vírus.

O Povo Online

Campanha por um Carnaval Seguro teve início nesta quarta-feira em Russas



Visando um carnaval seguro, com a população prevenida contra as DST’s (AIDS), direção sem álcool e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, à Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal, DEMUTRAN, Conselho Tutelar, Conselho de Política sobre Drogas (COMPOD), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – (CMDDCA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), deu inicio nesta semana que antecede o carnaval a campanha educativa cujo tema é “CARNAVAL SEGURO”, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população em geral sobre importância de prevenir e denunciar os casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes; dos riscos e consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas; a prevenção de acidentes no trânsito e a direção perigosa, e; Distribuição de preservativos para a preservação de doenças sexualmente transmissíveis.


O lançamento oficial da campanha foi feito nesta quarta-feira(03), na parte da tarde, por uma equipe de profissionais dos órgãos e setores envolvidos, que estiveram na Avenida Dom Lino, bem ao lado do prédio da Prefeitura Municipal, realizando uma blitz educativa, com a distribuição de materiais informativos e preservativos, com a finalidade de conscientizar o folião russano e visitantes para um carnaval com segurança e principalmente chamar atenção para a questão do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, orientando-os a denunciar qualquer caso desse tipo de violência.

Uma segunda blitz educativa será realizada nesta quinta-feira(04), a partir das 16h30min, ao lado do Posto da Polícia Rodoviária Federal de Russas, Fechando as ações da campanha.


Com informações de russas.ce.gov.br
Redação Blog Erivando Lima

Camilo diz que pacificação de facções rivais só pode ser "brincadeira"


O governador Camilo Santana (PT) defendeu que só podem ser “brincadeira” as informações de pacificação entre grupos de criminosos que antes viviam em guerra na disputa de território para o tráfico de drogas em Fortaleza e na Região Metropolitana. O chefe do Executivo afirmou ainda que não há possibilidade de que a redução nos homicídios registrados no último fim de semana, na Capital, esteja relacionada a essas alianças.

“A redução dos homicídios no Ceará tem sido um esforço, devo destacar isso, do comprometimento das forças de Segurança Pública do Estado. Da integração das forças, das estratégias e do fortalecimento das ações”, argumentou. Ele admitiu que o Governo enfrenta deficiências na área da Segurança, assegurou que continuará investindo no setor, ampliando as “ações de Polícia”, mas manteve a posição da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) de não reconhecer os acordos.

“O que nós temos que fazer é combater os criminosos. Traficante, no meu governo, é cadeia! É dessa forma que vamos tratar todos os que querem fazer crimes aqui no Ceará”. As declarações foram dadas na manhã de ontem, durante a abertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado.

Alianças

Existem relatos de trégua para o tráfico em comunidades de 16 bairros da Grande Fortaleza. Na mesma semana em que os acordos foram disseminados pela Cidade, houve queda nos homicídios na Capital, entre a sexta-feira e domingo últimos, quando a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa registrou quatro ocorrências. 

O número destoa da média de crimes que a DHPP costuma registrar nos fins de semana. Houve queda de 71,4% nos assassinatos, numa comparação com o último fim de semana de janeiro de 2015. Além disso, segundo a própria SSPDS, metade das mortes cometidas no ano passado, no Ceará, se deu nos fins de semana. (Thiago Paiva)

O Povo Online

Carga com 2,4 mil documentos CRLV destinada ao Detran-CE é furtada


Uma carga com Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), destinada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará, foi violada e teve dois lotes de documentos furtados, nesta terça-feira, 2. De acordo com o órgão do Estado, o furto foi percebido por funcionários da empresa responsável por fazer o transporte – transportadora encarregada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) -, quando os malotes chegaram ao terminal de carga do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Conforme o Detran, os documentos são padronizados para todo o Brasil e têm como matriz de produção o Denatran, que além da confecção é responsável pelo transporte. O órgão estadual afirma que a carga saiu do Aeroporto do Rio de Janeiro, no último dia 27, e tinha como destino o Ceará.

O Detran relata que já comunicou o fato e pediu providências ao Denatran, providenciando o cancelamento dos documentos furtados, tornando-os inválidos para o licenciamento ou emplacamento de quaisquer veículos. 

O furto foi registrado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos do Ceará. De acordo com o Detran, o caso será comunicado à Polícia Federal no Ceará e no estado do Rio de Janeiro para devida apuração.

Os documentos furtados têm a numeração de 0126.358.2601 até 0126.358.5000. O usuário pode verificar no site do Detran a validade ou não de um CRLV acessando o link http://central.detran.ce.gov.br, acessar "Veículos" e, em seguida, "Validação de CRLV".

O POVO Online