-->

domingo, 16 de agosto de 2015

Acidente na BR-020 deixa sete pessoas feridas


Um acidente ocorrido no quilômetro 400, da BR-020, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na manhã deste domingo(16), deixou sete pessoas, quatro mulheres e três homens feridos. O sinistro envolvendodois carros e um caminhão ocorreu por volta das 5h30.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente pode ter sido ocasionado por imprudência. Há suspeita de que um dos condutores estava alcoolizado. 

Segundo a PRF, as vítimas ocupantes dos dois veículos de passeio, um Volkswagen Gol e um Renault Megane, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital de Maracanaú com escoriações leves.

Ainda de acordo com a PRF, testemunhas informaram que o primeiro choque foi entre o Gol e caminhão que colidiram lateralmente, mas o caminhão continuou seu trajeto. Em seguida, houve uma batida transversal com o Renault. Com o impacto dos dois carros, os veículos giraram na pista e saíram da estrada.

Diário do Nordeste

PILOTO DE VOO LIVRE MORRE APÓS QUEDA DE QUASE 300 METROS DE ALTURA EM QUIXADÁ CE


João Ferreira da Silva, piloto de parapente, morreu neste sábado, 15, durante voo em Quixadá.

Um piloto de nome João Ferreira da Silva, natural de Lisboa, em Portugal, morreu na tarde deste sábado, 15, durante um voo de parapente no município de Quixadá, no Sertão Central do Estado. Há alguns anos João morava com esposa na capital cearense.

De acordo com Artemir Junior, presidente da Associação de Voo Livre do Sertão Central, João praticava o esporte desde o ano de 2010 e era considerado um piloto experiente. Recentemente, ele havia estabelecido o seu primeiro recorde, 120 km, na modalidade cross de parapente (voo de longa distância), e estava se preparando para quebrá-lo.

Artemir Junior explica que João decolou da rampa localizada na Serra do Juá por volta das 13 horas e caiu cerca de 5 km depois, na localidade de Ouro Preto, no Distrito quixadaense de Juatama.

O parapente teria se fechado durante a passagem por um rotor (vento circular) muito forte entre as elevações rochosas. Segundo Artemir, o paraquedas reserva leva apenas dois segundos para ser aberto. “Se o paraquedas reserva tivesse sido acionado, talvez ele acabasse machucado, mas é quase certo que teria sobrevivido”, explica.

João, em um dos seus voos na Terra dos Monólitos.

João bateu violentamente contra uma rocha e teve múltiplas fraturas internas, além de um corte profundo que se estendeu do joelho até o calcanhar em uma das pernas. O voo do piloto estava sendo monitorado por equipamentos de medição que podem precisar a altura de onde João caiu. Eles serão analisados em busca de mais dados que possam ajudar a explicar o acidente. Estima-se previamente, porém, que o piloto estava a quase 300 metros acima do solo.

Artemir Junior ressalta que o esporte é seguro e que este foi o primeiro acidente fatal em mais de 20 anos de voo livre em Quixadá.
João, ao centro, com crianças de Quixadá após um dos seus voos.

Fonte: Monólitos Post

PRESOS SE REBELAM E TOMAM CONTROLE DA CADEIA PÚBLICA DE CARAÚBAS NO RN.


Detentos da Cadeia Pública de Caraúbas, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, se rebelaram no final da manhã deste domingo (16) e dominaram a unidade. Segundo a direção do presídio, dois grupos rivais teriam entrado em confronto e houve quebra-quebra. Duas facções teriam se enfrentado “PCC” e “Sindicato do RN”, assim os membros das mesmas conseguiram causar todo o tumulto que resultou na morte de quatro detentos.Os presos exigem a presença de representantes da comissão de Direitos Humanos da OAB.A Cadeia Pública de Caraúbas tem capacidade para 96 internos, mas atualmente possui 170 presos. A unidade, que em maio foi parcialmente interditada pela Justiça, encontra-se impedida de receber novos apenados.

ATUALIZAÇÃO:
Segundo informaçõs do delegado Erick Gomes que se encontra no interior da cadeia está confirmada quatro mortes e três detentos estão feridos.Os mortos foram identificados como Antônio Edigleidson de Souza, conhecido como “Ceará”, 27 anos de idade, Genilson Bezerra de Oliveira, conhecido como “Assuzinho” ou “Quinho”, 36 anos, Gledstone Clementino Araújo, conhecido como “Jacaré”, 36 anos de idade, e João Paulo Silva Dias, conhecido com “JP”, 38 anos..

Mais informações a qualquer momento

Fonte: Passando na Hora

Izolda Cela cumpre primeira agenda externa como governadora em exercício


A primeira agenda externa da governadora em exercício do Estado do Ceará, Izolda Cela, ocorreu na noite desta sexta-feira (14) durante premiação das escolas e professores da rede municipal de ensino que obtiveram os melhores resultados na avaliação do ensino fundamental no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e Spaece-ALFA, realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza.

De acordo com a chefe do executivo, o reconhecimento das escolas e de seus profissionais fortalece o empenho da equipe envolvida no processo educacional. “Esse é um dos eventos mais especiais, pois é muito importante o reconhecimento e o convencimento de que é possível avançar e elevar o nível de aprendizagem das crianças e saber que isso representa um grande ganho para sociedade”, enfatizou.

Izolda lembrou ainda que o Estado apresentou, ao longo dos anos, um crescimento significativo na área da Educação. “Em 2007, que foi a nossa linha de base, apenas 14 municípios do Ceará alcançaram o nível desejado e, em 2014, esse número ultrapassou os 170 municípios. Isso rendeu para o Ceará o maior percentual de crescimento no Ideb, ao longo desses anos. Portanto, esse resultado representa um crescimento muito significativo, um esforço muito grande dos municípios e das escolas”, acrescentou.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou da importância de Izolda Cela para a Educação no Brasil. “Estou tendo o privilégio de estar sendo acompanhado hoje pela primeira governadora da história do Ceará e, pra nossa feliz coincidência, no dia que celebramos a Educação. A professora Izolda foi a pessoa que deu o primeiro passo na construção de um novo caminho na Educação do Ceará, que hoje é reconhecida em todo o país. Foi ela, inclusive, que criou o Spaece-ALFA – instrumentos que utilizamos para celebrar a conquista do município de Fortaleza”, salientou.

Sobre o evento, Roberto Cláudio felicitou os envolvidos no processo de excelência da Educação municipal. “É a hora de celebrar, reconhecer e poder, ao mesmo tempo que estimulamos os avanços, convidar todos para construir esse grande pacto pela educação pública de Fortaleza. Nós devemos isso a uma conquista de muitas pessoas: gestores, professores, profissionais da educação, pais e alunos”, parabenizou.

Estiveram presentes o representante da Secretaria da Educação do Estado, Henrique Martins; secretário municipal de Educação, Jaime Cavalcante; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottinghan; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Aléssio Lima; presidente do Conselho Municipal de Educação, Raimundo Nonato Nogueira; o presidente da Comissão de Educação e líder do governo municipal na Câmara, vereador Evaldo Lima; além de demais vereadores, professores, coordenadores, diretores e servidores da rede municipal de ensino.

Premiação
Na ocasião, foram premiadas com recursos financeiros e placas as escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar do município no Spaece-Alfa, com proficiência desejável em alfabetização e todas que alfabetizaram 70% de alunos no nível desejável, além das escolas que obtiveram os melhores índices de proficiência em alfabetização, como também, as escolas do 5º ano com desempenho adequado em Português e Matemática, simultaneamente, e desempenho adequado em língua portuguesa.

Além disso, foram entregues placas e certificados para os professores regentes A e professores regentes B (PRA e PRB) do 1º, 2º e 5º ano das escolas homenageadas. O Distrito da educação I também recebeu reconhecimento por ter suas escolas atingido o nível desejável em alfabetização, e ainda as três escolas que mais cresceram em percentual de proficiência, aproximando-se do desejável. No total, foram premiadas 74 unidades da rede municipal de ensino.

Ceará Agora

234 cidades brasileiras farão protesto contra Dilma e o PT neste domingo


O povo vai fazer neste domingo o que Lula recomendou há 26 anos
Na campanha presidencial de 1989, perturbado pelo favoritismo do adversário Fernando Collor, Lula transformou em palanque o palco do Programa Silvio Santos, transmitido pelo SBT. Para convencer o auditório e os espectadores de que disputas políticas não podem ser encerradas no momento em que termina a apuração dos votos, o farsante que qualifica de “golpe” a mobilização contra o governo Dilma Rousseff disse o seguinte:

“É preciso a sociedade brasileira tê influência nas decisões. Sabe qual é a desgraça desse país? É que o povo vai dia 15 de novembro votá e depois não liga mais pra nada, fica esperando a outra eleição. O povo precisa votá, precisa cobrá, exigi, xingá, fazê protesto, passeata, manifestação. É a única forma… é a única forma de fazê a classe política entendê o povo”.

A recomendação feita por Lula há 26 anos será novamente seguida neste domingo. Em centenas de cidades do país e do exterior, milhões de brasileiros exigirão nas ruas o sepultamento do governo que acabou sem ter começado.

Blog do Crato

TENTATIVA DE HOMICÍDIO À BALA EM RUSSAS



Neste Sábado(15), por volta das 20h50min, na CE 356, próximo Capotaria Russana, em Russas-CE, foi vítima de tentativa de homicídio à bala FRANCISCO RONEY DE LIMA (natural de Russas-CE, 22 anos de idade, residente na Rua Vicente Lima Ramalho, Russas-CE, o mesmo estava no local supracitado quando foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta preta (demais dados não informados), estes que efetuaram 04 disparos de arma de fogo contra a vítima, lesionando-a na altura no maxilar, sendo a vítima socorrida pela polícia militar ao hospital local, em seguida foi transferido para Fortaleza para um melhor atendimento. A Polícia Militar compareceu ao local, socorreu a vítima, realizou diligências, porém, nada encontrado. 

1º BPM

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM RUSSAS


Neste Sábado(15), por volta das 12h20min, na localidade de Boqueirão do Cesáreo, Russas-CE, JOSÉ ORLANDO DE LIMA, 62 anos de idade, casado, comerciante, natural de Morada Nova-CE, residente na referida localidade, foi vítima de Roubo em seu comercio, quando dois indivíduos, sendo um deles armado, o renderam, amarraram e roubaram uma quantia em dinheiro (valor não informado). Os policiais realizaram diligencias, contudo sem êxito. Segundo populares havia um terceiro indivíduo num veículo Polo no apoio aos assaltantes.

1º BPM


SUICÍDIO NA MANHÃ DE ONTEM EM RUSSAS

Retificando

Ontem, Sábado(15), por volta das 05h30min, no bairro da Catumbela, Russas-CE, ERINALDO DE LIMA CHAVES, 36 anos de idade, técnico de segurança do trabalho, Casado, natural de Russas-CE, praticou suicídio dentro do banheiro de sua residência, utilizando-se de uma faca. ERINALDO foi encontrado por sua companheira com a faca cravada no peito. Os Policiais compareceram no local e adotaram as devidas providencias.

1ºBPM


Foragido: Homem esfaqueia mulher com golpe no pescoço


Um homem está sendo acusado de lesionar uma mulher a faca, na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense. O caso ocorreu durante a madrugada deste sábado, 15, na Rua 25 de Março. 

Segundo informações da polícia, uma mulher de 45 anos foi agredida à faca, ela sofreu uma perfuração no pescoço. Foi socorrida para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto de Quixeramobim. O hospital não informou o estado de saúde, mas é grave, segundo populares. 

Ainda em Quixeramobim, a Polícia realizava blitz, no bairro Cel. José Aurélio Câmara, quando abordaram o autônomo Josimar Silva Sousa, 27 anos, que pilotava uma motocicleta, em poder foi encontrado um revólver de marca Taurus, calibre 32, municiado com 06 (seis) cápsulas intactas que o mesmo conduzia na cintura. Diante do fato, foi preso e conduzido até a Delegacia Municipal de Polícia Civil de Quixeramobim.

Revista Central

Passageiro reage e mata dois assaltantes dentro de ônibus


Dois assaltantes foram mortos por um passageiro na manhã da ultima sexta-feira (14) dentro de um ônibus da empresa BTU na Avenida Paralela, em Salvador/BA. Segundo informações da Operação Gêmeos da Polícia Militar, os ladrões entraram no coletivo se passando por passageiros e anunciaram o roubo, por volta das 8h30, logo após o ônibus sair da Estação Mussurunga com cerca de de 40 passageiros a bordo.

Demerson Santos Silva ameaçou os passageiros com uma pistola e o comparsa dele, identificado como Paulo Henrique, fez a coleta de celulares, carteiras e objetos das vítimas. Quando a dupla terminou o saque, o motorista foi obrigado a parar o coletivo próximo a uma passarela. Um passageiro reagiu e atirou contra os bandidos. Houve pânico dentro do veículo.

Segundo a polícia, Paulo Henrique tinha marcas de 12 perfurações, em várias partes do corpo, e morreu dentro do coletivo. Demerson foi atingido por seis tiros quando estava na escada de saída do ônibus e caiu morto na pista. O ônibus da empresa BTU fazia a linha Arembepe/Terminal da França e seguia no sentido Rodoviária. Nenhum passageiro ficou ferido durante a ação. Uma equipe da Operação Gêmeos, comandada pelo tenente Fabrício Carlos, esteve no local, mas não localizou o atirador.

Segundo o delegado Alberto Schramm do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), depois dos tiros, os passageiros pegaram seus pertences de volta e saíram do coletivo. Alguns chegaram a passar por cima dos corpos. A polícia ainda não tem pistas de quem seria o passageiros que reagiu ao assalto. "Foi alguém que presenciou o fato e tentou defender a sociedade", disse Schramm.

De acordo com o perito Marcos Mouzinho, Paulo Henrique e Demerson usavam duas bermudas, uma por cima da outra. "Isso é comum. Eles fazem isso para quando deixar a cena do crime, dispensar uma das peças e não ser identificados", explicou.

O veículo foi isolado para o trabalho de perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), onde também passarão por perícia. O caso está sendo investigado pelo DHPP.

Até o dia 30 de junho, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia registrou 107 roubos a coletivos na Área Integrada de Segurança Pública(AISP 12/Itapuã). Em toda a capital baiana foram 1.309 roubos.

Revolta
Ao saber da mortes dos suspeitos, muitos moradores da região entraram em desespero. Segundo a polícia, os assaltantes moravam no Bairro da Paz. A população ficou revoltada e ameaçou fazer um protesto. "Pra que atirar neles? Eles entram na casa dos outros e quebram tudo", disse um dos moradores apontando para os policiais. "Se ele foi roubar, que prendesse ele. Pra que tirar a vida dos meninos?", reclamou outra moradora.

Com informações do repórter Bruno Wendel

Jovem presa acusada de ordenar assassinato em vingança pela morte do marido


Uma jovem de 22 anos foi presa em flagrante, na tarde da última quinta-feira (13), sob a acusação de planejar, ordenar  e financiar um assassinato na cidade de Maranguape.  Ela teria agido por vingança e fez questão de testemunhar  um jovem ser executado a tiros. A vítima havia assassinado o esposo da mandante do crime, no ano passado.

Fabiana Moura de Sousa foi presa por agentes do Serviço Reservado (Inteligência) do 17º BPM (Maranguape)  na localidade de Tabatinga. Segundo a Polícia, ela foi a mandante do assassinato de Francisco Narcélio de Sousa Filho, morto a tiros na tarde de quarta-feira passada (12), por volta das 17 horas, no bairro Novo Parque Iracema.

Conforme testemunhas, os assassinos fugiram em um Celta vermelho onde estava uma mulher. Na manhã de quinta-feira, as equipes do Reservado do 17º BPM, sob o comando do comandante daquela unidade, tenente-coronel PM Cláudio Mendonça, prosseguiram nas investigações de campo e encontraram o carro usado pelos matadores.

O Celta vermelho, placas HXX-9325 (CE) foi localizado em Tabatinga, próximo da residência de Fabiana.  Com a prisão dela, também foram identificados, pelo menos, mais três envolvidos no crime, um deles, um irmão da jovem. Outro que teria tido participação direta no crime foi identificado como Francisco Glael, que está foragido.

Vingança
O delegado de Polícia Civil Valdir de Paula Passos, titular da Delegacia Metropolitana de Maranguape, informou que, diante das evidências e das diligências feitas de forma ininterruptas desde o momento do crime até a localização da acusada, foi lavrado o flagrante pelo crime de homicídio qualificado contra a suspeita.

Nas investigações, a Polícia descobriu que Fabiana planejou a morte de Francisco Narcélio. Ele era acusado de ter assassinado o companheiro da jovem, Francisco Antônio da Silva Félix, crime ocorrido no dia 22 de fevereiro do ano passado.

Ainda na tarde de quinta-feira, logo após ser autuada em flagrante delito, Fabiana foi transferida  para a sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, onde vai aguardar encaminhamento para o Instituto Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz. A Polícia agora trata de prender os demais envolvidos no crime. 

Blog do Fernando Ribeiro

Salgueiro e Icasa empatam em jogo bem movimentado

Salgueiro e Icasa fizeram um jogo com dois tempos bem distintos. No primeiro, só o Cacrcará mostrou serviço praticamente. Mas quando a bola rolou para a segunda etapa, o Verdão do Cariri se mostrou mais aguerrido e provocou o time da casa a se superar. No final, a partida disputada no Estádio Cornélio de Barros, no interior pernambucano, pela 12ª rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, terminou em 1 a 1. Renatinho marcou para a equipe cearense e Anderson Lessa deixou tudo igual.

Os donos da casa seguem na 5ª colocação, com 17 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Confiança neste domingo. Já o Icasa segue na vice-lanterna, com sete pontos agora.
Na próxima rodada, o Salgueiro encara o América-RN, em casa, no Estádio Cornélio de Barros, às 16 horas do domingo (23). O Icasa recebe o vice-líder Vila Nova, em Juazeiro do Norte, no Romeirão, nos mesmos dia e horário.

Como foi o jogo
No primeiro tempo, o Salgueiro foi o senhor do jogo. Dominou as principais ações em campo e crio as melhores chances, deixando a zaga icasiana acuada. Cássio e Daniel foram os que mais perderam chances. Em poucas oportunidades, o Verdão do Cariri chegou à meta adversária, mas sem objetividade.

Mas, no segundo tempo, a situação se alterou. O Icasa voltou mais determinado. E essa determinação resultou no gol de Renatinho, aos 14 minutos, em chute certeiro em direção à meta adversária. A partir daí, o jogo ficou mais movimentado e as duas equipes criaram boas chances. O Verdão do Cariri ogava no contra-ataque e o Carcará chegava na pressão. Até que, aos 3 minutos, os donos da casa conseguiram reverter uma situação difícil perante a torcida. Moreilândia cobrou fata na área e Anderson Lessa conseguiu marcar o empate de cabeça.

Globo Esporte/CE

Fortaleza não joga bem, mas passa pelo Cuiabá: 1 a 0


O Fortaleza venceu o Cuiabá por 1 a 0, manteve a liderança do grupo A e ficou ainda mais perto da classificação às quartas de final da Série C do Brasileiro. Do outro lado, o Dourado vê sua crise ser ampliada e, apesar de ainda ter chances matematicamente, está quase eliminado da competição. A partida foi disputada neste sábado, na Arena Castelão, pela 12ª rodada. O único gol foi marcado por Tinga, ainda no primeiro tempo. 

Com a vitória, o Tricolor do Pici foi aos 27 pontos e segue com três a mais do que o Vila Nova-GO, segundo colocado. O Cuiabá se manteve com 11, na oitava posição. A semana será longa para o time, que passou por turbulências por abusos extra-campo de alguns atletas do grupo. 

Gol e reclamação
Desesperado pela vitória, o Cuiabá começou a partida com mais posse de bola, mas sem assustar a meta do Tricolor. Em jogada de bola parada, o Fortaleza marcou o primeiro gol com Tinga, depois de cruzamento na área em que Lima cabeceou e voltou para Pio, que correu atrás dela e cruzou para Tinga, bem posicionado, mandar para as redes. Os jogadores do Cuiabá reclamaram que a bola teria saído antes do segundo cruzamento de Pio. Depois do gol, o Cuiabá continuou pra cima e teve duas boas chances de empatar, ambas com Nino Guerreiro. Ainda na primeira etapa, o Cuiabá voltou a reclamar com a arbitragem por um pênalti não marcado em cima de Nino. 

Contra-ataques
Mal o árbitro apitou o recomeço da partida, e Nino Guerreiro carimbou a trave do Fortaleza. Depois, os times seguiram criando chances principalmente em contra-ataques. O time da casa optou por uma postura mais defensiva na segunda etapa, mas chegou bem nas chances criadas. O Dourado se lançou todo à frente, mas falhou no último passe. 

Globo Esporte/CE


Com garra e gol em cruzamento, Ceará vence Macaé e respira na Série B


Na noite deste sábado, que marcou o reencontro do técnico Marcelo Cabo com o Macaé, o Ceará levou a melhor sobre o Leão no Moacyrzão, em um confronto válido pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mais eficiente, o Vozão conseguiu encontrar as redes com Sandro, no primeiro tempo, e Victor Luis, na segunda etapa, e bateu o adversário por 2 a 1 - mesmo tendo Uillian Correia expulso no fim do jogo. Aposta do treinador Josué Teixeira, o atacante Jones foi titular e marcou o gol do Macaé ainda nos 45 minutos iniciais do confronto, mas não foi o suficiente para impedir o sétimo jogo seguido sem vitória do Alvianil Praiano.

Com o resultado, o Ceará chegou aos 14 pontos, mas se manteve na última posição da tabela de classificação da competição. O Macaé, por outro lado, com os mesmos 24 pontos caiu para 13º. O clube, agora, está a três pontos do primeiro time dentro do Z-4, o Luverdense. Na próxima sexta-feira, o Macaé vai até o Arruda enfrentar o Santa Cruz, às 21h (de Brasília), pela 20ª rodada. No domingo seguinte, o Ceará recebe o Paraná, no Castelão, às 16h.

Primeiro tempo
Logo no primeiro minuto de jogo, o Ceará deu indícios que o Macaé não teria vida fácil em casa. Guilherme Andrada, no primeiro lance da partida arriscou um chute colocado e obrigou o goleiro Rafael a salvar o Macaé. Cinco minutos depois, após uma cobrança de escanteio, Sandro testou firme para as redes e abriu o placar para o Vozão. Na sequência do jogo, o Leão passou a buscar o ataque, mas não era eficiente. Foi então que aos 44 minutos, Jones também de cabeça conseguiu deixar o marcador igual depois de vencer o goleiro Éverson.

Segundo tempo
Os 45 minutos finais não começaram diferentes dos iniciais. Logo na primeira jogada do segundo tempo, o Ceará assustou o Macaé com Sandro, que vivia grande noite. Mas o Macaé não demorou a responder com uma jogada de contra-ataque de Fernando Neto, que passou perto do gol. Mas a noite era mesmo do Vozão. A equipe de Cabo passou a levar perigo constantemente e obrigou o goleiro Rafael a trabalhar. Foi então que aos 29 minutos Victor Luis acertou um chute de rara felicidade e colocou os visitantes novamente na frente. No fim, Uillian Correia ainda foi expulso, mas o Macaé nada pôde fazer, pois a vitória do Ceará estava sacramentada.

Globo Esporte/CE