Está acontecendo em Russas, no CRAS BTS (Antigo ABC), o Curso de Manicure do Programa Criando Oportunidades do Governo do Estado do Ceará. A prática teve início no dia 14 de março e segue até 13 de abril, com carga horária total de 100h/a.

Essa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SETAS, com execução do IDESC- Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania.

O processo de matrícula foi realizado pelos dois CRAS’s da zona urbana do Município; BTS e COF, por meio do Setor de Inclusão Produtiva do Trabalho e Renda da SETAS. O curso foi destinado para o público prioritário formado por: Mulheres chefes de família cadastradas no CADUNICO, beneficiárias ou não do Programa Auxílio Brasil; trabalhadores (as) sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição de autônoma e por conta própria; jovens acima de 16 anos e Segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas sócio-educativas e LGBTT.

O Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda, articulada com outras políticas públicas na perspectiva do fortalecimento da cidadania e ampliação das oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mundo do trabalho.