-->

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Boa Viagem aprova o fim da taxa de iluminação pública, consumidores comemoram

Foi sancionada pelo prefeito Fernando Assef a lei que elimina a taxa de iluminação pública dos consumidores desta cidade do Sertão Central. A previsão que este beneficio já chegue na próxima fatura, a população comemora a redução na conta da luz.

Votado na Câmara Municipal de Boa Viagem no último dia 12 do mês de setembro e sancionado pelo prefeito Fernando Assef o consumidor deixará de pagar por este serviço. A diferença na fatura está prevista já para o próximo mês de novembro.

Entenda mais sobre a Taxa

A CIP é um tributo definido no Art. 149-A da Constituição Federal de 1988. A Carta Magna atribuiu exclusivamente aos municípios a competência para cobrar dos munícipes os recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública e facultou a arrecadação desta contribuição por meio da fatura de energia elétrica.

Através de lei, o município pode arrecadar a CIP dos proprietários de imóveis e consumidores de energia elétrica, com a finalidade de custear a operação, manutenção, expansão e o consumo de energia elétrica dos serviços de iluminação pública prestados pela prefeitura local. A lei municipal estabelece ainda a forma, a classe de consumo e os valores cobrados dos contribuintes.

Assim, mediante a assinatura de um convênio entre a prefeitura e a concessionária distribuidora de energia elétrica, os valores arrecadados são transferidos mensalmente ao município, entidade responsável pela aplicação dos recursos repassados oriundos da arrecadação.

Preocupação

Apesar da comemoração da maioria dos munícipes, devido aos gastos que serão reduzidos mensalmente, a preocupação gira em torno da iluminação nos postes, já que devido a falta do pagamento poderá implicar na manutenção de lâmpadas e postes com defeitos que é de responsabilidade da Prefeitura e não da Coelce.

sertaoalerta.com.br

Russano Caio Wesley é campeão cearense de futsal pelo time dos Bombeiros

Mais um titulo para a curta mais vitoriosa carreira do garoto Caio Wesley, natural de Russas que foi campeão Cearense na noite desta terça-feira(18) jogando pela equipe do Corpo de Bombeiros na categoria sub-9, uma realização da Federação Cearense de Futsal.

Caio foi um dos destaques da equipe que fez a grande final contra o Projeto Semear do ex-jogador Rômulo.

No tempo normal Bombeiros Futsal 3 x 1 Projeto Semear, na Prorrogação 1 x 1 e nos pênaltis Bombeiros 2 x 1 Semear.

Ricardo Torres - RT NEWS

Moradores da localidade do Cipó fazem apelo a Secretaria de Saúde no combate a Dengue

Os moradores da localidade do Cipó procuraram a nossa redação para fazer um apelo a Secretaria de Saúde que é responsável pelos Agentes de Endemias do município de Russas. 

Eles cobram a presença dos Agentes de Endemias na localidade, pois lá apresenta um foco muito grande do mosquito da Dengue. Uma moradora informou que algumas pessoas já foram até hospitalizadas com suspeitas de dengue.

Os moradores ainda questionam o fato de não haver Agentes fazendo acompanhamento da localidade. E ameaçam acionar o Ministério Público caso nada seja resolvido.

Mãe doa medula para filho; transplante inédito no Ceará

Mesmo sem compatibilidade completa com o filho, Joana doou a medula em procedimento inédito no Ceará
Quando descobriu que o filho precisaria de transplante de medula óssea, Joana Dark de Sousa, 40 anos, entendeu que a espera altera o tempo. Diagnosticado com leucemia há dois anos, Leonardo de Lima, 22, precisou se submeter a pelo menos duas sessões de quimioterapias, sem resultado. A saída para a cura seria encontrar doador totalmente compatível de medula, o que não ocorreu. 

A espera só acabou quando os dois toparam participar de procedimento nunca antes realizado no Estado e passaram por transplante sem compatibilidade completa.

A cirurgia ocorreu ontem no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Leonardo deve ficar em observação pelos próximos 20 dias para saber se o corpo irá se adaptar à nova medula. Para os médicos, o procedimento significa a chance de ampliar as possibilidade de cura. Para Joana Dark, é a esperança de ter devolvida a vida do filho. “Quando estava no processo de doação das células, foi como se eu estivesse de novo na maternidade, em trabalho de parto. Para mim, é como se ele tivesse nascido de novo”, divide a mãe.

A irmã de Leonardo já havia feito testes para saber se poderia fazer a doação. Os resultados, porém, não foram animadores. No tipo mais comum de transplante, os irmãos são os parentes que têm maiores chances de compatibilidade.

A possibilidade de se tornar doadora para o filho reavivou as esperanças de Joana. “Eu vejo como oportunidade para outra vida”, acredita. E diz mais: “Deus foi generoso o suficiente para me dar a chance de ser mãe de novo”. Agora, a expectativa é pela recuperação de Leonardo para voltarem, juntos, para a casa em Canindé (a 120km de Fortaleza), de onde a doença os afastou.

Novos transplantes

O pós-transplante é a principal diferença entre esse procedimento e os já realizados normalmente. No caso de Leonardo, além dos medicamentos usuais, ele fará um tratamento imunológico. “Isso é uma alternativa fantástica. Sem esse tipo de tratamento, as perspectivas eram poucas”, anima-se o médico Fernando Barroso, chefe do setor de transplantes de medula do HUWC.

Ele atribui a realização desse novo procedimento ao “amadurecimento” da equipe na realização de outros transplantes. “Foi uma conquista para o Estado. Dá esperança para muitos pacientes que não tinham nenhuma”.

Saiba mais

Procedimento

A nova modalidade de transplante permite realizar a cirurgia com medulas doadas por parentes que sejam 50% compatíveis. Até então, os procedimento só eram realizados com 90% ou mais. 

Chances

Transplantes do tipo (chamados haploidênticos) já foram realizados em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Segundo Fernando Barroso, a taxa de sucesso para esse tipo de procedimento é de 60%.

O Povo

Eduardo Cunha é preso em Brasília

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou na terça-feira (18) a prisão do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O pedido é de previsão preventiva, ou seja por tempo indeterminado.

Ele foi preso em Brasília nesta quarta (19), no apartamento dele, segundo a Globo News. A previsão da Polícia Federal (PF) é de que ele chegue a Curitiba no fim desta tarde.

O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Processo

Moro retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Cunha. Em resumo, a ação penal trata da existência de contas na Suíça em nome do ex-parlamentar.

Como o STF já havia aceitado a denúncia, Moro apenas vai continuar o julgamento do caso, a partir de onde o processo parou na Suprema Corte.

O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal.

Junto com o cargo, ele também perdeu o direito à prerrogativa de foro - o chamado foro privilegiado, que lhe garantia a possibilidade de ser julgado apenas pelo STF.

Agora, toda a ação penal contra o ex-deputado deverá correr nos trâmites normais do Judiciário para qualquer cidadão. Isso significa que o julgamento contra Cunha poderá passar por todas as instâncias até que seja definida uma condenação.

No despacho em que recebeu a denúncia, Moro fez questão de lembrar que o MPF retirou a acusação de crime eleitoral contra Eduardo Cunha. O motivo, segundo o juiz, foi o fato de que a Justiça Federal não poderia julgar crimes eleitorais. Isso cabe apenas à Justiça Eleitoral.

Cláudia Cruz, mulher de Cunha, já responde por lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Justiça Federal do Paraná. De acordo com as investigações, Cláudia Cruz foi favorecida, por meio de contas na Suíça, de parte de valores de propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido.

G1

Conflito entre PCC e CV pode ter chegado ao Ceará

Os detentos das Casas de Privação Provisória de Liberdade III e IV, em Itaitinga, se amotinaram, ontem, e patrulhas do BPChoque da PM foram acionadas para controlar a confusão. Um servidor da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que os episódios estão acontecendo em vários Estados brasileiros, motivados pelo fim da trégua das facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

Conforme o investigador, algumas ocorrências dentro dos presídios culminaram na ruptura entre as facções. "Um detento ligado ao CV foi decapitado em uma penitenciária. Os presos do PCC brincaram com a cabeça dele como se fosse uma bola. Por conta disso, houve uma sequência de mortes em um presídio de Rondônia e a briga estourou. Existe uma orientação nacional das facções, para que os conflitos não sejam evitados".

De acordo com o policial, a pacificação de alguns bairros de Fortaleza, ocorrida no início deste ano, foi abalada com a briga entre as organizações criminosas. Segundo ele, o bairro Sapiranga (o primeiro a firmar a paz), já vem demonstrando o fim do pacto. "A Sapiranga estava totalmente calma. Em menos de uma semana já ocorreram vários tiroteios e até mortes".

Ainda segundo o servidor da SSPDS, as facções Família do Norte (FDN) e Guardiões do Estado (GDE) ainda não declararam apoio no Ceará. "O CV é mais forte aqui no Ceará, até porque era mais fácil se filiar a eles que ao PCC. Agora vão cobrar apoio dos antigos aliados. Se isto ocorrer, a situação fica muito difícil de controlar", revelou.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou que registrou ocorrência de insubordinação de internos na madrugada de ontem, na CPPLs III e IV. Segundo a Pasta, agentes penitenciários e PMs fizeram intervenções para controlar a situação. A Sejus disse que investiga as razões dos conflitos e possíveis interferências na convivência dos presos.

Segurança Pública

O secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Lauro Carlos Prado, disse que o Ceará não foi afetado pelo racha das facções. "Aqui ainda não sentimos isto. O BPChoque esteve nos presídios, ontem, para realizar vistorias e controlar instabilidades. A respeito da Sapiranga, não acreditamos que seja reflexo de uma briga nacional. Temos no Ceará presos do PCC e do CV, mas não temos nenhuma movimentação neste sentido deflagrada".

Diário do Nordeste

Aviões do Forró e outras bandas da A3 são investigadas por rombo de R$ 500 milhões

Uma empresa do ramo de entretenimento que agencia bandas de forró no Ceará pode ter sonegado mais de meio bilhão de reais do Imposto de Renda, entre os anos de 2012 e 2014, de acordo com as investigações iniciais da operação "For All", deflagrada ontem pela Polícia Federal (PF), em parceria com a Receita Federal.

Apesar dos órgãos não divulgarem nomes, trata-se da A3 Entretenimento. A sede da empresa, localizada no bairro Passaré, foi um dos 44 locais, entre escritórios e residências, alvos de mandados de busca e apreensão de materiais e documentos na primeira fase da operação.

A PF também cumpriu 32 mandados de condução coercitiva de pessoas ligadas às empresas da A3 Entretenimento, entre elas quatro bandas de forró - Aviões do Forró, Solteirões do Forró e mais duas que não foram reveladas. Somente esses quatro grupos musicais podem ter sonegado R$ 121 milhões do valor total, em dois anos, segundo aponta a investigação.

Entre os conduzidos à sede da PF estavam Xand e Solange, vocalistas e sócios-proprietários da banda Aviões do Forró, e 'Zé Cantor', da banda Solteirões do Forró. De acordo com a Polícia Federal, todos os donos e sócios das empresas investigadas foram conduzidos para prestar esclarecimentos sobre as suspeitas e depois serem liberados. Em comunicado, a banda Aviões do Forró informou que "está à disposição da Polícia Federal e da Justiça e que colaborará com todos os questionamentos em relação à operação". Até o fechamento desta edição, a A3 não havia se pronunciado sobre a operação.

'For All'

A operação foi batizada como "For All" em referência à expressão homônima da língua inglesa, que significa "para todos". Segundo a PF, esse é o termo que deu origem ao nome "forró", após britânicos, que estavam instalados em Pernambuco para construir uma ferrovia, promoverem bailes abertos ao público, ou seja, voltados para todos. "Assim como o nosso forró é para todos, os tributos também são propriedade de todos os brasileiros", destacou o e superintendente da 3ª Secção da Receita Federal, João Batista Barros.

Para realizar a operação, a PF dispôs de 260 agentes e a Receita Federal, de 35 auditores fiscais. Os 76 mandados foram cumpridos em Fortaleza e Russas, no Ceará, além do município de Sousa, na Paraíba.

Bloqueio

A investigação começou há quase dois anos e reuniu diversos indícios de crimes fiscais cometidos por pessoas físicas e jurídicas. "Aquisição de bens móveis e imóveis não declarados ao fisco e, quando declarados, feito com valor subfaturado; confusão patrimonial, com pessoas físicas declarando imóveis em nome de pessoas jurídicas e vice-versa; divergências entre os valores pagos pelas pessoas jurídicas a seus sócios; e movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos", listou a delegada da PF que coordenou a operação, Doralucia Oliveira de Souza.

Diante desses indícios, a 11ª Vara Federal do Ceará decretou a apreensão do dinheiro que fosse encontrado nos locais que eram alvos de busca e bloqueio de bens dos investigados. Segundo balanço parcial divulgado pela PF por volta de 10h, R$ 600 mil já haviam sido apreendidos, mas esse montante podia aumentar porque os mandados continuavam a ser cumpridos. 163 imóveis e 69 automóveis (sendo 38 de pessoas físicas e 31 de pessoas jurídicas) foram bloqueados pela Justiça.

O material e os documentos apreendidos ontem serão analisados pela Receita Federal para elucidar o tamanho do rombo aos cofres públicos. "Esse número em torno de R$ 500 milhões é inicial. Um conjunto grande de documentos está sendo apreendido e, a partir desses documentos, é que nós vamos poder fazer procedimentos fiscais necessários para chegar ao montante efetivo dessa operação", informou o superintendente da Receita Federal, João Batista Barros.

Os suspeitos podem ser responsabilizados pelos crimes de associação criminosa, omissão de dinheiro, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, outras empresas do ramo de entretenimento devem ser alvos da operação nas próximas fases.

Menor é apreendido após tentar assassinar homem e trocar tiros com a Polícia em Beberibe

Adolescente é apreendido após tentar contra a vida de duas pessoas, e trocar tiros com a polícia nesta terça-feira, 18, no município de Beberibe (CE).

Uma tentativa de homicídio foi registrada na manhã desta terça (18), no Sítio Correia, distrito de Paripueira, zona rural de de Beberibe (CE). Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, tentaram contra a vida de um homem identificado como 'Pé de pano', que foi atingido por dois disparos de revólver. A vítima foi socorrida por populares ao hospital local e em seguida foi encaminhado em estado grave ao IJF em Fortaleza. Os dois menores se evadiram do local.

Em meio as investigações, já por volta das 17h20min, na localidade de Lagoa Funda, PMs chegaram a apreensão de um dos adolescentes, o qual trocou tiros com a polícia, e acabou sendo atingido no abdômen. Ele foi socorrido para o hospital local e após ser medicado e liberado, foi apresentado na DPC local, onde confessou participação na tentativa de homicídio ocorrida pela manhã, sendo os procedimentos adotados. Em relação ao outro menor envolvido no caso, este já foi identificado, mas ainda não foi localizado.

Com Informações do 1ºBPM

Mulher é vítima de "golpe do baludo" em Aracati

Uma mulher de 74 anos foi vítima do "golpe do baludo" na tarde desta terça-feira, 18, por volta das 12h00, em Aracati (CE).

Segundo a Polícia Militar do município, a vítima estava em companhia de sua filha próximo a Caixa Econômica Federal, na Rua Barão de Messejana, centro da cidade, com uma quantia de R$1.000,00, cartões de bancos, CPF, RG, e carteira de trabalho, onde o golpe foi praticado por um homem que ainda não foi identificado e nem localizado pela polícia.

'Golpe do Baludo'

A Polícia explica que na prática, os criminosos fazem a vítima acreditar que vai ganhar algo por ter devolvido algum bem valioso, como uma carteira ou um documento, mas na verdade acabam roubando a própria vítima.

Para a Polícia, o "golpe do baludo" é uma prática frequente e geralmente executada por duas ou três pessoas. Até o momento, ninguém foi preso.

Foragidos da cadeia pública de Russas são presos durante assalto a Farmácia em Limoeiro do Norte

Quatro pessoas foram presas em uma ocorrência de assalto a um consultório médico, no início da noite desta terça-feira (18), no município de Limoeiro do Norte (CE). Todos os envolvidos são foragidos da cadeia pública de Russas (CE). 

Conforme militares do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), a ação dos bandidos ocorreu na Rua Manfredo de Oliveira, bairro Santa Luzia, por volta das 18h30, onde armados com dois revolveres, Calibres 38, capacidade para 06 tiros, ambos totalmente municiados, invadiram o consultório médico, renderam várias pessoas, inclusive o médico, e sob ameaças e violência, tomaram os pertences das vítimas e exigiam dinheiro. 

Populares percebendo a movimentação estranha no local, acionaram a polícia, que de imediato fez um cerco no local e após negociações conseguiu prender os 04 indivíduos em flagrante.

São eles: Janderson Diniz Cavalcante vulgo “Pretinho”, 22 anos, natural de Russas-CE, este que responde por tráfico de drogas, seu irmão Ewerton Diniz Cavalcante, vulgo “Branquim”, 21 anos, natural de Russas-CE, que responde por crime de homicídio; Luiz Felipe De Oliveira, vulgo “Coelho”, 21 anos, natural de Fortaleza-CE, com passagens pela polícia por porte ilegal e suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, e Jurandir Teixeira Maceno Júnior, 20 anos, natural de Aracati-CE, que responde por tráfico de drogas, todos foragidos da cadeia pública de Russas (CE). 

Com os bandidos foram encontrados 08 aparelhos celulares e 02 relógios de pulso das vitimas do assalto, e ainda recuperadas duas motocicletas roubadas que eram utilizadas para o cometimento dos crimes. São elas: uma Honda Bros NXR 160, preta, de placa QGA-8395, e uma Honda CG-150 Fan, cor vermelha, de placa OIC-6933. Todos foram conduzidos a DPC de Limoeiro do Norte-CE, para as medidas cabíveis.
Com Informações do 1ºBPM