-->

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Polícia Federal apreende quase uma tonelada de drogas em circo escola na Caucaia

Droga apreendida pela polícia. Foto divulgação Whatsapp

A Polícia Federal (PF), através da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Entorpecentes (DRE), apreendeu quase uma tonelada de maconha na escola de Circo do Motoka, localizado em Caucaia, na tarde desta quinta-feira, 13. Duas pessoas foram presas.

De acordo com um dos agentes que participou da operação e preferiu não se identificar, os policiais iniciaram a operação após denúncias de tráfico de drogas na região. Durante a investigação, a equipe da DRE suspeitou da movimentação na escola de Circo do Motoka. "Tinha um movimento muito característico do tráfico de drogas, com entra e sai de pessoas e de carros. Soubemos que estava chegando um carregamento de drogas aqui. Depois disso, montamos campanas na região", disse o policial.

Na madrugada desta quinta-feira, 13, um caminhão baú - com placa de fora do Estado - chamou a atenção da equipe da DRE, após chegar ao local, ficar por algumas horas e seguir viagem. Depois disso, os policiais decidiram invadir a casa. 

De acordo com o agente, uma equipe seguiu o caminhão e outra invadiu a casa. Um suspeito - que estava dentro da residência - tentou pular o muro na fuga, mas não conseguiu. Em seguida, ele entrou nas dependências do imóvel e pegou uma pistola. "Estávamos em maior número, com bom armamento, e revidamos. Tínhamos oito policiais, houve troca de tiros, e ele resolveu se entregar", comentou o policial.

Os policiais da DRE fizeram uma busca na casa e encontraram quase uma tonelada de maconha que seria distribuída por toda Fortaleza. Além disso, foram apreendidas cinco pistolas e duas submetralhadoras - uma delas de fabricação israelense - e munições. Segundo o agente, este tipo de armamento é utilizado em assaltos de carros blindados e esta quantidade de droga colocaria mil "bocas de fumo" fora de atuação.


O motorista do caminhão baú também foi detido no km 16 da BR-116. Os dois homens vão prestar depoimentos na sede da Polícia Federal, no bairro de Fátima, nesta noite.


O Povo Online

3 bandidos da região Jaguaribana mortos em confronto com a PM no município de Milagres


TRÊS BANDIDOS MORRERAM no inicio da tarde de hoje numa troca de tiros entre policiais e marginais inicialmente identificados por Elton da burra, Raimundo Din e Chiquinho . O fato ocorreu nas imediações do antigo posto Papai Noel em Milagres. Os mortos bandidos da região jaguaribana que vinham sendo seguido pela sessão do estado maior e o FTA foi solicitado pra abordar onde foram recebido a bala. Durante ação a polícia apreendeu Dois 38 e uma 9 mim. Nenhum policial saiu ferido.


Ficha dos indivíduos
▫Chiquinho, era fugitivo da cadeia de Limoeiro, pistoleiro envolvido em vários homicídios no Vale do Jaguaribe.

▫Raimundo Alves Rocha (Dim Rocha) fugitivo da cadeia de Limoeiro, pistoleiro acusado de vários homicídios no Vale do Jaguaribe, inclusive de ter participado das chacinas de limoeiro

▫Elton, envolvido em sequestros mediante ameaça nas cidades da Região da Chapada do Apodi, Limoeiro e Quixeré...acusado da morte do ativista da chapada de nome Zé maria...entre outros crimes de pistolagem...

Com informações do Blog do Gesso Crato


Grupo de Cid define entre Pros ou PDT neste fim de semana


Com intensa agenda de reuniões para os próximos dias, o grupo político do ex-governador Cid Gomes (Pros) definirá seu futuro partidário até a próxima segunda-feira. Segundo o deputado Ivo Gomes (Pros), irmão de Cid, a reunião do Pros cearense marcada para a data já deve ter “informes objetivos” do assunto. O grupo estuda hoje permanecer no Pros ou migrar unido para o PDT. “O que eu sabia era isso, que essa reunião teria informes mais objetivos (...) foram colocados esses dois cenários: ficar no Pros ou sair dele rumo ao PDT. Eles (líderes do Pros) ficaram de conversar com os dois partidos durante o mês, dizendo que no dia 17 (segunda) dariam retorno”, disse Ivo ontem ao O POVO.

A permanência no atual partido, no entanto, estaria condicionada à criação de Diretório do Pros no Estado. “Isso é questão não só do Ceará, é no Brasil inteiro. Hoje se você quiser filiar alguém em um distrito, em Coité por exemplo, tem que mandar ficha para Brasília. Isso causa instabilidade grande para quem vai concorrer. ”, diz Ivo. Segundo o deputado Sérgio Aguiar (Pros), os irmãos Cid e Ciro Gomes terão uma série de reuniões com Pros e PDT, no fim de semana, em Brasília. O resultado dos encontros deve ser comunicado ao grupo político na reunião da segunda-feira.

Candidatura de Férrer
Na Assembleia Legislativa, a expectativa sobre o destino de cidistas vem agitando bastidores. Com a maioria dos deputados apostando na mudança para o PDT por conta de ambições presidenciais do grupo, a maior dúvida seria sobre o futuro de Heitor Férrer (PDT). Crítico de Cid e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Heitor acabaria isolado no partido e teria “ceifada” perspectiva de disputar sucessão de Roberto Cláudio (Pros). 

Nos últimos meses, Férrer tem sido cortejado em convites por várias siglas da oposição para disputar em 2016. O pedetista, no entanto, ainda não admite abertamente abandonar sua legenda. Sérgio Aguiar destaca ainda que, atualmente, o PDT não possui nomes de “projeção nacional”, o que poderia ser revertido com a filiação de Cid e Ciro no partido. Questionado sobre pretensões do grupo em disputar a Presidência, Ivo disse que ainda “é cedo” para debater o assunto. 

Sobre o futuro de Heitor Férrer no PDT em uma eventual migração, o caçula dos irmãos Ferreira Gomes apenas deu de ombros.

Saiba mais 
Em entrevistas recentes, Cid tem afirmado que sua possível saída do Pros seria pela falta de diretórios permanentes do partido. Especulações, no entanto, apontam que mudança para o PDT faz parte de estratégia para Ciro voltar a disputa pela Presidência.

Caso saia para o PDT, este será o sétimo partido do primogênito da família. Ele já passou pelo PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB e Pros. Na AL, deputados avaliam que migração do grupo pode gerar “onda de convites” para outras mudanças partidárias.

carlosmazza@opovo.com.br

Câmara aprova projeto que pode enquadrar manifestante como terrorista


A Câmara dos Deputados aprovou, no início da noite desta quarta-feira, o texto-base de um polêmico projeto de lei que define como terrorismo atos como portar explosivos, incendiar ou depredar meios de transporte ou ocupar prédios públicos. A proposta ainda precisa ser apreciada no Senado.

Pelo texto da lei antiterrorismo, que foi enviado pelo governo e relatado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), é terrorista quem usar ou ameaçar usar ou apenas portar explosivos, gases tóxicos, venenos, agentes biológicos, químicos, nucleares ou outros meios capazes de causar danos ou promover destruição em massa.

Também é considerado terrorismo incendiar, depredar, saquear, destruir ou explodir meios de transporte ou qualquer bem público ou privado, bem como quem sabotar sistemas de informática ou bancos de dados, e quem sabotar o funcionamento ou apoderar-se, "ainda que de modo temporário", de portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias, hospitais, escolas, estádios, instalações públicas entre outros.

Para deputados do PSOL e do PCdoB, o texto, que contou com apoio do governo e de todos os demais partidos, é genérico e dá margem a que se enquadre movimentos sociais no conceito de terrorismo, submetendo seus integrantes a penas que vão de 12 a 30 anos.

— O objetivo central (do projeto) é criminalizar as manifestações sociais e populares. Todos os outros crimes aqui previstos já estão previstos no Código Penal. O que temos aqui é uma ordem para ampliar isso — afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

— O texto é muito claro e essa era a preocupação de todos nós, que não houvesse qualquer tipo de criminalização aos movimentos sociais. Por isso, foi construído um texto em que fica ressalvado — rebateu o deputado Alberto Fraga (DEM-DF). 

Segundo o texto aprovado, "o disposto neste artigo não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou categoria profissional, direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios, visando a contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, sem prejuízo da tipificação penal contida em lei".

* Agência Brasil

Caminhada pede justiça por morte de radialista dentro de rádio no Município de Granja

Moradores do município de Granja, a 300 km de Fortaleza, vão realizar nesta quinta-feira (13), às 16h30, uma Caminhada pela Paz, para pedir justiça em relação ao assassinato do radialista Gleydson Carvalho, morto no último dia 6 de agosto, quando apresentava seu programa na rádio Liberdade FM.

A caminhada,denominada como "Movimento Queremos Justiça" tem saída prevista da Praça do Colégio e chegada ao Paço da Prefeitura Municipal. Servidores Públicos, membros da sociedade civil, professores e alunos participarão da caminhada. Alguns estudantes pintarão o rosto e outros levarão cartazes pedindo justiça. A organização solicita aos que puderem comparecer ao evento, irem com roupas brancas.

O crime
O radialista Gleydson Carvalho foi assassinado a tiros na tarde de quinta-feira, 6 de agosto,  em Camocim, a 379 quilômetros de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, Gleydson Carvalho foi baleado durante a apresentação de um programa na emissora.

Ainda de acordo com a PM, dois homens chegaram ao local dizendo que queriam fazer um anúncio e renderam a recepcionista. Em seguida, eles invadiram o estúdio onde Gleydson apresentava um programa, dispararam contra o radialista e fugiram. Segundo testemunhas, na hora do homicídio, a transmissão estava com programação musical.

A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Deputado Murilo Aguiar, mas morreu no caminho. A polícia segue nas buscas pelos suspeitos.

Gleydson Carvalho era conhecido na cidade por ser apresentador de um programa que faz denúncias contra políticos da região.

Casal é preso em Senador Sá
Uma fotografia do radialista morto dentro de um estúdio em Camocim foi encontrada no dia seguite ao crime na residência onde um casal suspeito de participar do crime. Os dois disseram aos policias que alugaram a casa para abrir um bar, no entanto, há indícios de que o local foi usado para planejar o crime, de acordo com a Polícia Militar.  As duas pessoas que executaram o crime continuam sendo procuradas.

Ainda de acordo com a PM, na casa, que fica localizada no distrito de Serrote, em Senador Sá, município vizinho de Camocim, foram encontradas uma fotografia do radialista Gleydson Carvalho,  revólveres, pendrives, cartão de memória, roupas supostamente usadas pelos assassinos e dinheiro. A mulher presa é do município de Martinópole e o homem, de Marco. No local, também foi apreendida uma conta de energia pertencente a uma pessoa de Martinópole, que também será investigada pela Polícia.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Carlos Teixeira, lamentou o assassinato do comunicador, durante o lançamento do programa Ceará Pacífico, no Palácio da Abolição. Sobre o crime, Delci Teixeira, disse que estava chocado com a morte do radialista e por ter sido dentro do seu local de trabalho. “Não justifica uma abordagem brutal como essa. E no seu local de trabalho”.


Homem é preso com pasta base de cocaína dentro do carro


Um homem foi preso na noite de quarta-feira (12) carregando um quilo de pasta base de cocaína em Chorozinho, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), a prisão foi na BR-116 e feita em uma operação da PRF-CE com a Polícia Federal.

O motorista do carro de 28 anos, estava com a droga escondida dentro do banco do passageiro da frente. A polícia disse também que ele vinha para Fortaleza e havia comprado o carro por R$ 7 mil na Feira da Parangaba.

O preso foi encaminhado à sede da Superintendência Regional da Policia Federal e pode responder por associação para o tráfico, tráfico de drogas.

G1/CE


Turista francês passa mal e morre na praia de Jericoacoara, no Ceará

Mulher de turista francês (de verde, à esquerda) acompanhou traslado do corpo do estrangeiro até o Hospital Municipal de Jijoca (Foto: Idomilson Martins/ Arquivo Pessoal )

Um turista francês de 71 anos morreu na tarde desta quarta-feira (12) após passar mal na praia de Jijoca de Jericoacoara, a 294 quilômetros de Fortaleza. Segundo a Polícia Civil, o estrangeiro caminhava com a esposa no morro do serrote, por volta do meio-dia, a caminho da Pedra Furada, monumento natural da praia, quando teve um mal estar.

A esposa ligou pedindo socorro e um carro do Batalhão do Policiamento Turístico (BPTur) foi ao local. Em depoimento na delegacia municipal de Jijoca de Jericoacoara, os policiais militares disseram encontraram o turista, identificado como Alain Girard, no chão e sem respirar.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o francês foi levado ao posto de saúde na viatura e depois conduzido em um carro do posto ao Hospital Municipal de Jijoca, onde chegou sem vida. A mulher do estrangeiro foi ouvida pelo titular da delegacia da cidade, Flávio Arthur Novaes, que já acionou o consulado da França e orientou a mulher sobre o traslado do corpo. O óbito foi registrado como "causa natural" na delegacia.

G1/CE


OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE QUARTA PARA QUINTA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 12 PARA O DIA 13 DE AGOSTO DE 2015


ROUBO A PESSOA EM RUSSAS
Nesta Quarta(12), por volta das 18h50min, em frente ao Salão de Beleza “Mônica Maia”, localizado na avenida Nicanor Baltazar de Oliveira, n° 881, Tabuleiro do Catavento, em Russas-CE, um indivíduo de cor morena, estatura mediana, trajando blusa branca com detalhe vermelho, bermuda azul, que trafegava numa bicicleta, fez a sugesta que estaria armado, colocando a mão por debaixo da blusa, e tomou o Aparelho Celular, modelo Moto G 2º Geração, marca Motorola, cor azul turquesa com uma capinha azul, com um borboleta da Sra. DINAIR FERREIRA LIMA (36 anos, enfermeira, solteira, natural de Russas, residente a rua 21). A vítima foi orientada fazer o Boletim de Ocorrência na DRPC, os Policiais Militares estão realizando diligências no intuito de identificar e prender o acusado.  

ROUBO A PESSOAS EM RUSSAS
Nesta Quarta(12), por das 20h30min,  na rua Padre Raul Vieira, Russas-CE, foram vitimas de roubo MARIA LORRANI DA SILVA LOPES (19 anos, solteira, estudante, natural de Russas-Ce, residente na localidade de Poço Redondo, Russas-CE), de quem levaram um aparelho celular LG L4 de cor branca; e M.R.S.L. 11 anos, natural de Russas-CE, residente no Sítio Ipepacunha, Russas-CE), de quem levaram um aparelho celular LG L20 de cor branca. Que as vitimas fora surpreendidas por um casal que trafegava numa bicicleta, sendo um mulher gorda e um individuo magro que tinha bigode. Que a mulher ficou na bicicleta enquanto o individuo de posse de uma arma de fogo rendeu as vitimas e roubou os celulares. Os PM realizaram diligencias, contudo sem êxito.

ROUBO A PESSOAS EM RUSSAS
Nesta Quarta(12), por das 20h35min,  na rua José Felipe Santiago de Lima, Russas-CE, nas proximidades do mercantil do Normelio, foram vítimas de roubo LARISSA QUEIROZ SANTIAGO (18 anos, estudante, solteira, natural de Russas-CE, residente no endereço da ocorrência), de quem foi levado um aparelho celular Samsung Galaxy Y de cor preta; sua irmã CLARRISSE QUEIROZ SANTIAGO (18 anos), de quem foi levado um aparelho celular Samsung Grand Prime de cor branca; e seu irmão JULIO CESAR DE OLIVEIRA SILVA (19 anos), de quem foi levado um aparelho celular Samsung A3 de cor branca. Que segundo as vitimas o autor do roubo seria um individuo numa bicicleta supostamente armado. PM’s realizaram diligencias, contudo sem êxito. 

FURTO A RESIDENCIA EM RUSSAS
Nesta Quarta(12), por volta das 22h00min, no Mutirão Novo, Quadra 05, casa 24, de propriedade de HIDEGARDE GALDINO DE ARAUJO (35 anos, solteiro, pedreiro, natural de Russas-CE, residente no endereço da ocorrência), foi vítima de furto, quando entraram em sua residência e levaram um botijão de gás de cozinha. PM’s realizaram diligencias, contudo sem êxito.

B.O. POR ROUBO A PESSOA EM ARACATI
Nesta Quarta(12), por volta das 19h00min na Rua Grande, a Senhora Zeneide Martins de Oliveira Rodrigues Evangelista, nascido aos 29 anos, Residente em Santa Teresa, foi vitima de roubo quando vinha na Rua grande. Que o acusado não identificado Vinha em uma bicicleta armado de faca quando abordou a vitima levando seu Celular Samsung S mini 3 de cor azul, tomando rumo ignorado. A Policia fez diligências na área mas não conseguiu encontrar o acusado.

ACIDENTE DE TRANSITO COM VITIMA FATAL EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta Quarta(12), por volta das 09h50min, ocorreu um acidente de transito envolvendo a motocicleta Honda 125 Fan ES, 2010, preta, de placa NUW-9002, pilotada por WALTER WAGNER FERREIRA DE LIMA, 62 anos, viúvo, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente na rua Cel. Alexandrino, s/n, centro de Limoeiro do Norte-CE. O mesmo colidiu com o veículo Caminhão M. Benz/1214, de cor branca, 1991, de placas HVC-3765, que era conduzido por DOMINGOS MAIA NETO, 49 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, casado, residente na Rua Pedro Coelho, nº92, bairro Luiz Alves de Freitas, em Limoeiro do Norte-CE. O motociclista foi socorrido pelo resgate do SAMU, para o hospital regional desta urbe, em seguida transferido para o IJF em Fortaleza-CE, contudo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no caminho.

1ºBPM

SINE/IDT de Russas dispõe de 19 vagas de emprego



O SINE/IDT de Russas está ofertando 19 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.


Morte de traficante no fim de semana gerou a chacina na Favela da Estiva, no Mucuripe

Uma “guerra” pelo domínio do tráfico de drogas nos bairros Cais do Porto, Serviluz, Castelo Encantado e Titanzinho, no Grande Mucuripe,  motivou a chacina ocorrida no fim da noite de terça-feira na Favela das Estivas, uma comunidade localizada nas proximidades do antigo Farol do Mucuripe. Pelo menos, cinco pessoas foram mortas e outras baleadas.

Os assassinatos em sequência ocorreram quando um “bonde” formado por quatro automóveis e várias motos – todos ocupados por bandidos armados e encapuzados – invadiu os becos e ruelas da favela, por volta de 22 horas de ontem. Os criminosos passaram a atirar em quem encontravam pela frente.

As primeiras vítimas dos atiradores foram uma mulher e uma criança que estavam no interior de um veículo Palio nas proximidades da favela. Sem ter qualquer relação com a ação dos traficantes, as vítimas acabaram baleadas apenas porque estavam ali.

Em seguida, o “bonde” desembarcou na Travessa  Vicente de Castro. Os criminosos mataram de início três pessoas que estavam na porta de suas casas. Em seguida, invadiram uma casa na Travessa Guaraci e foram até a cozinha, onde estava o ex-detento Rafael Guedes Nogueira, 20, que seria o verdadeiro “alvo” do bando. Na presença da mãe e de outros familiares, Rafael foi fuzilado com tiros de pistolas de diversos calibres. Antes de ir embora, a quadrilha atirou em mais uma pessoa na rua.

No fim, estavam mortos, além de Rafael, as seguintes pessoas:  Maurício Casemiro da Silva, 23 anos, o  “Silvinho”; Francisco Marismar Alves, 35, conhecido por “Gaguinho”; e Raimundo  Ferreira Júnior, 32, de apelido “Novo”.  A quinta vítima foi um homem identificado apenas por “Emílio”, que chegou a ser socorrido por moradores da favela e levado para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no bairro Papicu, onde morreu na emergência.

A “guerra”
Segundo informações da Polícia Militar, entre os veículos usados pelos traficantes para formar o “bonde” estavam um HB20 preto (placas 8022) e Palio prata, além de várias motocicletas.
Outra informação diz respeito ao que motivou a chacina. Segundo fontes ouvidas pelo blog, a morte das cinco pessoas ocorreu em represália a um crime ocorrido no fim de semana passado, quando bandidos da Favela da Estiva mataram Márcio Rodrigues da Silva na Rua Titã, no Cais do Porto, por volta de 13 horas de sábado passado. 

Blog do Fernando Ribeiro

Ceará registra a terça-feira, 11 de agosto, como o dia mais violento do ano com 23 assassinatos


O  Ceará registrou, ontem, 11 de agosto, o dia mais violento do ano, até agora. Nada menos, que 23 pessoas foram assassinadas nas últimas 24 horas, uma média de um crime de morte à cada 60 minutos. Na Capital, foram 12 homicídios, outros cinco na Região Metropolitana de Fortaleza e mais seis no Interior. 

No acumulado das últimas 72 horas, foram 54 homicídios em todo o estado.

Entre os 23 casos, uma chacina que deixou 5 mortos na zona Leste da cidade, além de um caso de linchamento e um crime de pistolagem na Região dos Inhamuns.

A chacina  ocorrida no fim da noite de terça-feira aconteceu na Favela da Estiva, no bairro Serviluz, no Grande Mucuripe. Uma “guerra” entre quadrilhas de traficantes de drogas e armas resultou na morte das seguintes pessoas: Emílio de Paula da Costa, 28 anos; Francisco Maurismar Alves dos Santos, 35; Raimundo Nonato Pereira Júnior, 32; Rafael Guedes Nogueira, 22; e Maurício Cassimiro da Silva, 23. Todos foram atingidos com tiros de pistolas e de escopeta calibre 12.

Em Fortaleza, além da chacina no Serviluz, ocorreram assassinatos nos seguintes bairros: Parque Jerusalém, Bela Vista, Sabiaguaba, Maraponga, Bonsucesso, Parque Dois Irmãos (Rosalina) e Moura Brasil.

Na Região Metropolitana, foram cinco assassinatos, sendo dois em Caucaia, um em São Gonçalo do Amarante, um em Paraipaba e outro em Maranguape.

Já no Interior, ocorreram seis homicídios nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (dois casos), Parambu, Frecheirinha, Iguatu e  Aratuba.

Pistolagem e linhamento
Na cidade de Parambu, na Região dos Inhamuns, ocorreu na manhã de terça-feira um caso de pistolagem, quando o comerciante Francisco Áureo Noronha, 48 anos, conhecido por “Aldo Félix”, foi executado a tiros no Centro . A Polícia deteve um suspeito e acredita que o crime teve motivo passional. Há também a suspeita de que a vítima praticasse agiotagem.

Em Fortaleza, um homem foi  linchado a pauladas, pedradas e espancamento. Tratava-se de Paulo Roberto Sousa Lopes. O crime ocorreu na Rua do Canal, no bairro Bela Vista. Segundo informações colhidas pela Polícia, os moradores perseguiram e mataram a vítima após a denúncia de que ela tentara estuprar uma menina de 3 anos de idade.

Também foi registrado na terça-feira o misterioso caso em que um empresário do ramo de aviação acabou sendo encontrado morto juntamente com a esposa. Tratava-se de Luiz Tadeu Flores dos Santos, 62 anos, o comandante Tadeu, proprietário da Ceará Táxi Aéreo, empresa de locação de helicópteros.

Caso misterioso
No final da manhã de terça, o corpo dele  e de sua esposa, Célia Mara Monteiro, 54, foram descobertos na residência deles, na Avenida Ministro Mavignier, no bairro Sabiaguaba.  Há suspeitas de um caso de homicídio seguido de suicídio. As primeiras informações indicam que o empresário teria morto a esposa a tiro e marteladas e, a seguir, disparado um tiro na cabeça. 

Blog do Fernando Ribeiro



Família no crime: mãe, filhas e cunhado presos praticando fraudes na Caixa Econômica, no Crato


Quatro pessoas de uma mesma família, a mãe, duas filhas e um cunhado, foram presos em flagrante, na cidade do Crato (540Km de Fortaleza), na Região do Cariri. Todos são acusados de formar uma quadrilha responsável pela prática de golpes bancários. O quarteto foi descoberto dentro da agência da Caixa Econômica Federal. Um das irmãs é esposa de um policial federal. A outra é casada com um oficial da PM.


Segundo informações do delegado da Polícia Civil do Crato, Luiz Eduardo da Costa Santos, a gerência da Caixa desconfiou da ação dos quatro suspeitos e decidiu chamar a Polícia. Logo, foi descoberto que os acusados utilizavam documentos falsificados para a obtenção de empréstimos e de cheques especiais.

Maria Oliveira de Lima e suas filhas, Eugênia Michele Queiroz de Oliveira (esposa de um oficial da PM) e Cícera Jakssynara de Oliveira Barroso (mulher de agente da Polícia Federal), além do dunhado de um delas, José de Arimatéia Alecrim de Figueiredo, foram presos em flagrante e autuados por crimes de falsificação de documentos e estelionato.

Dinheiro
Segundo os primeiros levantamentos feitos pela Polícia, o grupo teria obtido, ao menos, a quantia de R$ 30 mil em empréstimos fraudulentos, isto é, obtidos com a apresentação de documentação forjada. Ao ser detida, Michele apresentou uma carteira falsa do Conselho Federal de Química.

Também foram encontrados em poder dos suspeitos vários cartões bancários de terceiros. O material foi apreendido nos autos da prisão em flagrante e deverão ser periciados. A Polícia suspeita que o mesmo grupo pode ter agido em outras agências bancárias na região do Cariri ou em outras partes do estado do Ceará.

Blog do Fernando Ribeiro

Traficante vendia drogas e recebia o dinheiro através do Bolsa Família


Um homem de 60 anos de idade, suspeito de comandar o tráfico de drogas no bairro do Pirambu e de também praticar o crime de agiotagem, foi preso hoje por policiais civis. Na casa dele, além de drogas, a Polícia encontrou dezenas de cartões de beneficiários do programa social Bolsa Família, do Governo federal. A Polícia suspeita que o dinheiro destinado às famílias carentes estava sendo usado no pagamento da venda de drogas como crack e maconha.

O homem preso foi identificado como Antônio Alves de Araújo, mais conhecido pelo apelido de “Caçarola”. Para chegar ao suspeito, a Polícia Civil recebeu denúncias da população. O delegado titular do 7º DP (Pirambu), José Jesuíta Barbosa Filho, determinou que fossem feitas diligências para buscar a comprovação da informação.

Cartões
Ao chegar na casa de “Caçarola”, a Polícia se deparou com todo o material suspeito. Dezenas de cartões do Bolsa Família, com suas respectivas senhas, estavam em poder do acusado, bem como cartões de crédito, vales-alimentação, além de drogas em poder de um suposto comparsa de “Caçarola”, Luís Carlos dos Santos Lima Júnior.

Muito dinheiro trocado, em cédulas de baixo valor e dezenas de moedas também foram apreendidos, o que a Polícia, diz reforçar a suspeita do tráfico.

Os dois homens foram encaminhados ao 7º DP e autuados em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes. Segundo a Polícia, “Caçarola” é um homem bastante conhecido no bairro Pirambu e estaria atuando no tráfico de drogas na companhia do filho, que acabou preso recentemente e está recolhido em um presídio da Região Metropolitana de Fortaleza.

“Caçarola” nega envolvimento no crime de tráfico de drogas, apesar das evidências, mas confessa que pratica agiotagem, além de trabalhar na compra e venda de carros usados.

Blog do Fernando Ribeiro


STF aprova reajuste de 16,38% para salários dos ministros do próprio tribunal


Em sessão administrativa, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram o aumento dos próprios salários para o ano que vem, com reajuste no porcentual de 16,38% sobre os subsídios recebidos. Na prática, os vencimentos dos ministros passariam de R$ 33,7 mil, aproximadamente, para R$ 39,2 mil a partir do ano que vem. O projeto precisa ser encaminhado ao Poder Executivo e aprovado pelo Congresso.

O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que o índice de reajuste para salário dos ministros levou em conta a recomposição de perdas inflacionárias de 2009 a 2014, a estimativa do IPCA de 2015 e um "resíduo" de reajuste que não foi atendido em pleito anterior.

Como no Brasil o teto salarial do funcionalismo é a remuneração dos ministros do STF, se a proposta for aprovada haverá efeito cascata nos subsídios dos demais integrantes da magistratura e de outros Poderes. Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo, recebem 95% da remuneração de um ministro do STF. Os demais juízes recebem rendimentos de forma escalonada. O presidente do STF, no entanto, frisou que não há "reajuste automático" a partir do subsídio dos ministros da Corte.

"Nós configuramos o teto de todos os servidores, mas isso não significa automaticamente que haja efeito cascata. Como o próprio STF já decidiu, somente por lei formal é que os aumentos podem ser colocados em prática. Não há nenhum efeito automático cascata", afirmou Lewandowski. Ele destacou que a última palavra "evidentemente" será do Congresso.

Após a aprovação da proposta salarial para o próximo ano e da análise do reajuste para servidores do Judiciário, os ministros do Supremo passaram a debater a minuta para o novo Estatuto da Magistratura, que substituirá a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), de 1979. Ao iniciar as discussões, o ministro Gilmar Mendes criticou os diversos benefícios concedidos nos Estados a juízes, classificando-os como uma "árvore de Natal". "Com o teto, estamos criando o piso", criticou Gilmar. O ministro sugeriu que o salário de ministro do STF deixe de ser atrelado ao de demais categorias. O ministro Luiz Fux ponderou que a mudança exigiria uma proposta de emenda constitucional (PEC), pois altera a Constituição.

Estadão Conteúdo



Seminarista confessa como foi embriagado por Bispo do Crato para praticar sexo


Um vídeo publicado no portal Quid Novi, do jornalista Mino Pedrosa, envolve mais uma vez o bispo diocesano do Crato, Dom Fernando Panico. Dessa vez, um ex-seminarista descreve as investidas sofridas através do sacerdote da região do Cariri. 

Leia o texto abaixo e veja o vídeo no final.

Entre uma benção e outra, um olho cego vagueia procurando por um. O Bispo Diocesano do Crato, Dom Fernando Panico, da igreja Católica Apostólica Romana, é alvo de confidências de um ex-seminarista, Fábio. O ex-seminarista reproduz a prática de alguns padre da igreja que se arrasta a séculos. Fábio descreve em vídeo o passo a passo em confissão das investidas que o Bispo fez junto a ele, que enojado, evitou todo o tempo à pederastia.

Há um momento em que Fábio diz ter ficado embriagado e não se lembrava se o coito aconteceu ou não. A batina que esconde os segredos de alguns religiosos agora é revelado pelo ex-seminarista, que confessa ter vivido um romance patrocinado financeiramente pela igreja Católica e denuncia para o Vaticano o abuso que sofreu durante dois anos.

Fábio revela também que no dia que ficou embriagado acordou deitado numa rede e ouviu do próprio bispo que havia consumado o coito. O nome do Bispo Dom Fernando Panico veio à tona após a denúncia ser formalizada pelos padres da cidade do interior cearense que acusaram Fábio de irregularidades em venda de imoveis da diocese

Entre as denúncias estaria o embate judicial entre Dom Fernando e o empresário Francisco Pereira da Silva, dono de imobiliária e cartório local. Segundo o documento, a disputa tem causado desgaste a igreja. O empresário comprou terras pertencentes à Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte para fazer loteamentos.

O Bispo entrou na Justiça questionando a venda feita pelo então Monsenhor Murilo de Sá Barreto, responsável pela igreja. Com o caso do loteamento tramitando na Justiça, outra imobiliária, a Nogueira Imóveis, foi designada para receber os pagamentos do empreendimento.

Padres e funcionários da diocese garantem que o Bispo sacou cerca de R$ 3 milhões de reais do dinheiro com o consentimento do proprietário da Nogueira, nesta semana outra denúncia deve estourar na região. O Bispo é acusado de receber dinheiro de instituições internacionais e não aplica-lo. Notas frias, foto-montagem e obras não concluídas fazem partes da denúncia.

Assista o vídeo em que Fábio conta toda a história de dois anos resumida em 25 minutos.



Ceará News