-->

terça-feira, 19 de maio de 2020

Prefeita de Boa Viagem é condenada pela Justiça por improbidade administrativa

Prefeita de Boa Viagem é condenada pela Justiça por improbidade administrativa
Após ação do Ministério Público do Ceará (MPCE), 1ª Vara da Comarca de Boa Viagem condenou, no dia 14 de maio, a prefeita do Município, Aline Vieira, por ato de improbidade administrativa após descumprimento reiterado de decisões judiciais. A Ação Civil Pública (ACP) foi ajuizada em junho de 2019 pela 2ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem e, com a condenação, que ainda cabe recurso, a prefeita da cidade terá que pagar multa no valor que corresponde a dez vezes o seu salário, cerca de R$ 162.500.   

A gestora municipal não cumpriu decisão judicial para que o Município de Boa Viagem não nomeasse ou contratasse novos assessores jurídicos sem concurso prévio; e – após ter enviado Projeto de Lei (PL) à Câmara de Vereadores de Boa Viagem, criando o cargo de procurador jurídico ou assessor jurídico, com descrição expressa de suas atribuições em número suficiente à sua demanda, a partir da realização de concurso público – a prefeita acabou vetando na íntegra o PL, que já havia sido aprovado pela Casa Legislativa. Em contrapartida, a Prefeitura, neste período, continuou contratando assessores jurídicos sem concurso prévio.  

Noticia; O intrigante



Pandemia da bala: em 24 horas, mais 10 pessoas foram assassinadas no Ceará, nesta segunda-feira

Dez pessoas foram assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas, segundo registros dos órgãos da Segurança Pública; Polícia Civil, Polícia Militar e Perícia Forense do Estado (Pefoce). Dois casos de duplos homicídios ocorreram neste intervalo, sendo um deles em Fortaleza, no bairro Antônio Bezerra (zona Oeste) e outro na cidade de Ibicuitinga, na região do Baixo Jaguaribe. Também foi registrado o assassinato de mais um motorista de aplicativo.

Três homicídios foram praticados em Fortaleza nesta segunda-feira (18). Um duplo homicídio aconteceu nas primeiras horas da madrugada de ontem no bairro Antônio Bezerra. O caso ocorreu na Rua Ipiranga, onde foram baleados e mortos dois homens identificados como Ronierisson Aleixo da Silva, 30 anos de idade; e Luiz Antônio de Jesus Alencar, 23.

Também em Fortaleza, um homem foi assassinado, na tarde de ontem, no bairro Serrinha. A vítima, não identificada, foi atingida por vários tiros disparados por ocupantes de uma motocicleta. Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigam mais este crime na Capital.

Interior violento

Ao menos, sete pessoas foram mortas no Interior do estado do Ceará na segunda-feira (18). Um duplo homicídio foi registrado na cidade de Ibicuitinga (a 190Km de Fortaleza) na tarde de ontem, quando bandidos invadiram uma residência e mataram, a tiros, dois irmãos. Eles foram identificados apenas por Alex e Wellinton.

Em Sobral, na zona Norte do estado (a 224Km de Fortaleza), a Polícia Civil investiga a morte de um motorista de aplicativo. O crime ocorreu nas primeiras horas da manhã de ontem nas proximidades do Ginásio Poliesportivo da cidade, no bairro Coração de Jesus.

O motorista morto foi identificado como José César Vasconcelos Pompílio, 46 anos, conhecido como “César Uber”, que foi ferido a tiros e pauladas e acabou morrendo na Emergência da Santa Casa de Sobral. Três suspeitos do crime estão sendo procurados.

A Polícia registrou. Ainda, crimes de homicídios nos seguintes Municípios: Aracati. Icapuí, Paramoti e em Morada Nova.

(Blog do Fernando Ribeiro)


BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE RUSSAS CE

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Blog; Erivando Lima


Construção civil estará na primeira fase de retorno às atividades no Ceará, afirma Sinduscon

Segundo o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias, 40% do setor estará autorizado a retorna no primeiro momento.
A construção civil deverá estar na primeira etapa do plano de retomada das atividades no Ceará. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), Patriolino Dias, a garantia foi dada pelo Governo do Estado em reunião na semana passada do grupo de trabalho que planeja a retorno. A data de retorno, no entanto, ainda não foi estabelecida.

Segundo ele, inicialmente, 40% do setor estaria autorizado a operar. "Ainda não sabemos se seriam 40% das obras ou 40% de cada obra. Eles ainda estão regulamentando isso", afirma Dias.

A sinalização vem próximo à finalização do plano de retomada, que deve ser apresentado nesta terça-feira (19) ao governador Camilo Santana, conforme revelou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior. Em transmissão pelas redes sociais nesta segunda (18), Camilo pontuou que o planejamento deve ser finalizado até o fim desta semana.

O presidente do Sinduscon-CE ressalta que o setor representado por ele deve estar incluso na primeira etapa de flexibilização por representar um baixo risco de contaminação. "Nossos canteiros são aberto, arejados, não temos aglomeração, não atendemos o público em geral, e vamos seguir um protocolo seguro na parte sanitária", destaca Dias.

Além das obras propriamente ditas, toda a cadeia da construção civil poderá retornar também, como as lojas de material de construção. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Maurício Filizola, revelou como está sendo planejada a retomada.

"O retorno se dará por cadeia produtiva. No caso da construção civil, voltam as obras, as lojas de construção e relacionados. Dessa forma, teremos setores do comércio beneficiados logo na primeira fase", acrescenta.

Plano de retomada

Conforme já havia revelado o chefe da Casa Civil, Élcio Batista, o plano de reabertura da atividade econômica terá quatro fases e deverá durar pelo menos 56 dias. No entanto, o projeto só terá início quando os índices de contaminação, internação e óbitos provocados pelo novo coronavírus diminuírem.

(Diário do Nordeste)


Polícia Civil faz operação em sigilo e apreende milhares de testes rápidos para Covid-19 vendidos ilegalmente na Capital

Uma operação sigilosa realizada na manhã desta terça-feira (19) pela Polícia Civil do Ceará, e acompanhada com exclusividade pelo blogdofernandoribeiro.com, resultou na apreensão de uma grande quantidade de kits de testes rápidos para a constatação do novo Covid-19. O produto, de fabricação estrangeira, estava sendo vendido de forma ilegal e sem a autorização dos órgãos sanitários municipal e estadual. A Polícia não revelou, ainda, quantas pessoas foram presas durante o cerco na Capital e Região Metropolitana.

Coube aos inspetores da Delegacia de Repressão às Ações Criminosa Organizadas (Draco) a missão de efetuar as prisões e apreensões. Centenas de caixas contendo os kits de fabricação americana e chinesa foram encontrados em endereços previamente levantados pelos agentes da Inteligência da Polícia Civil com base em denúncia sigilosa.

O material e os suspeitos de envolvimento com uma quadrilha foram encaminhados à sede da Draco, no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Fátima.

A operação foi montada ainda no começo da manhã desta terça-feira com a mobilização de várias equipes da Draco e de outras unidades especializadas da Polícia Civil. A mercadoria estava encaixota e sendo entregue em domicílio aos compradores, segundo a primeira versão colhida pelas autoridades.

Desviados???

Ainda de acordo com a Polícia, de acordo com o blogdofernandoribeiro.com.br, a investigação está sendo aprofundada para saber se a quadrilha também está envolvida no desvio de testes adquiridos pelos governos estadual e municipais para a realização de teste em massa na população diante do avanço da pandemia no estado do Ceará, que já deixou mais de 26,3 mil pessoas infectadas no Ceará e causou a morte de outras 1.748, de acordo com o boletim das autoridades de Saúde publicado na manhã desta terça-feira (19).

(Blog do Fernando Ribeiro)


Ação da Polícia Civil e Receita Federal resulta na maior apreensão de NBOMe do Ceará

Uma ação integrada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) – por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) – com a Receita Federal do Brasil resultou na apreensão de mil pontos de 25I-NBOMe, droga sintética, além das prisões de dois homens. A ofensiva policial foi realizada na última sexta-feira (15), em Fortaleza e Caucaia. A apreensão é a maior referente a esse tipo de droga registrada este ano pela Polícia Civil no Ceará.

A ofensiva policial capturou primeiramente o estudante universitário de psicologia, Felipe Maia Marques (23), sem antecedentes criminais. Ele seria a responsável por receber o material ilícito que seria entregue por encomenda. A captura ocorreu em um apartamento na Rua Vilar, no bairro Dionísio Torres. Após a prisão, Felipe confirmou que sabia que a entrega se tratava de drogas e que receberia uma quantia em dinheiro por fornecer seu nome e endereço como destinatário. Após a prisão, os policiais civis realizaram uma busca no apartamento dele, onde localizaram uma quantidade de maconha em um pote, além de duas balanças e dos rolos de plástico – utilizado para embalagem da droga.

Após a prisão de Felipe, os policiais civis seguiram até a praia do Icaraí, em Caucaia, onde foi capturado Wladimir Rocha Evangelista do Nascimento (24), que possui antecedentes criminais por roubo. Os policiais o capturaram em seu local de trabalho. Além das drogas apreendidas, os policiais civis apreenderam os celulares dos dois suspeitos. A dupla foi encaminhada para a sede da DCTD, onde foi autuada em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. A PCCE segue investigando os fatos a fim de identificar outros partícipes da ação criminosa.

25I-NBOMe

25I-NBOMe, conhecido também como “N-bomb”, faz parte de um grupo de drogas alucinógenas derivado das feniletilamina e tem venda proibida no Brasil. A droga sintética é vendida como uma alternativa ao LSD. Os efeitos de sua ingestão incluem euforia, náusea, convulsão, medo e pânico.

Denúncias

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas e de suspeitos com envolvimento na atividade ilícita. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da DCTD, ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

(Polícia Civil do Ceará)


Quixeramobim registra maior chuva em 24 horas, com 90 mm; mais de 40 cidades têm precipitações

Por Redação, 11:25 / 19 de Maio de 2020 ATUALIZADO ÀS 11:25
Funceme prevê que o Centro-Sul do Ceará deverá receber concentrar as maiores chuvas nesta terça-feira
Distrito de São Miguel em Quixeramobim amanheceu nesta terça-feira com tempo nublado
Siqueira Filho
 
 A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em pelo menos 46 municípios cearenses nas últimas horas. A maior delas foi em Quixeramobim (Posto Paus Brancos), com 90 milímetros, seguido por Acopiara com 60 milímetros e Boa Viagem com 43 milímetros. Houve precipitações também em Jaguaribara (42,2 milímetros) e Iguatu (38 milímetros).

> Áreas com seca diminuem no Ceará em abril, aponta estudo do Monitor de Secas

De acordo com a Funceme, o cenário favorável às precipitações, mesmo que variando entre fraca e moderada ao longo dos próximo dias, está associado à presença de áreas de instabilidade na região leste do Nordeste. A gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, explica que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém-se afastada do Ceará.

Para esta terça, o órgão prevê que o Centro-Sul do Ceará deverá receber concentrar as maiores chuvas, porém, a faixa litorânea também deve ter registros principalmente entre madrugada e manhã. Por fim, na quarta (20), a Funceme aponta chances de chuvas isoladas em todas as macrorregiões.

Maiores chuvas por posto no dia:

Quixeramobim (Posto: Paus Brancos) : 90.0 mm
Quixeramobim (Posto: Sao Miguel) : 62.0 mm
Acopiara (Posto: Ebron) : 60.0 mm
Quixeramobim (Posto: Belem) : 53.0 mm
Quixeramobim (Posto: Quixeramobim) : 53.0 mm
Quixeramobim (Posto: Encantado) : 52.0 mm
Boa Viagem (Posto: Acude Sao Jose I) : 43.0 mm
Jaguaribara (Posto: Jaguaribara) : 42.2 mm
Boa Viagem (Posto: Boa Viagem) : 41.0 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 38.0 mm
Principais reservatórios

Estado possui 39 açudes sangrando e outros 56 reservatórios com volume acima de 90%. Os maiores açudes do Ceará, como por exemplo, o Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 15,69% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 26,73% do volume máximo. E o Banabuiú está com 12,20%.

Noticia; DN


CRIME DE HOMICÍDIO NA MAÍSA EM MOSSORÓ-RN

Mais um crime de homicídio foi registrado na noite desta segunda feira 18 de maio de 2020, na cidade de Mossoró na região oeste do Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu no Polo Olga Benário, no Assentamento Maísa Zona Rural do município.
De acordo com as primeiras informações, a vítima identificada como o pedreiro Leandro Ferreira da Silva de 27 anos de idade, natural da cidade de Conceição, no estado da Paraíba, foi morto a tiros de espingarda.
Leandro estava saindo de sua residência, em direção a área da casa para ir até seu veiculo, quando foi surpreendido pelo atirador, que possivelmente chegou ao local, sozinho e armado com uma espingarda e invadiu a casa pulando o muro.
Não se tem informações se ele tinha inimigos, ou envolvimento com ilícitos ou estava sofrendo algum tipo de ameaça de morte.
Esse assassinato na Maísa, é a 19ª morte por homicídio no município de Mossoró no mês de Maio e o 82° do ano de 2020.

Fonte; Passando na hora Mossoró



Russas CE; plantão policial


RUSSAS ACHADO DE CADÁVER

Por volta das 06h, no triângulo de Jaguaruana (CE-263 com BR-116), foi encontrado um cadáver de um andarilho de 67 anos, natural de Aracati, sem endereço fixo. O mesmo provavelmente foi atropelado enquanto dormia às margens da CE, até o momento não existem outras informações sobre o sinistro.

RUSSAS PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMÍCIDIO

Por volta das 12h30min, na localidade de Córrego da Catita, zona rural de Russas, a polícia prendeu um homem de 34 anos, por haver tentado contra a vida de uma jovem de 24 anos, lesionando a mesma com uma perfuração à faca, a qual foi socorrida por populares ao hospital. O acusado foi conduzido para Delegacia, sendo autuado por tentativa de homicídio.

RUSSAS PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por volta das 22h, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso um homem de 32 anos, por ter agredido e lesionado sua companheira, de 23 anos. O acusado foi conduzido à Delegacia, onde foi autuado por lesão corporal e violência doméstica com base na Lei Maria da Penha. 

Fonte. PM CE


COVID-19 - Mais de 500 curados com hidroxicloroquina em Sobral



Sobral já tem mais de 500 pessoas curadas do COVID19, parte desses pacientes se recuperaram em casa, não ocuparam leitos e não entraram no relatório da secretaria estadual da saúde do Ceará. Outros 296 foram atendidos na rede pública e privada e já receberam alta hospitalar.

No hospital da Unimed de Sobral cerca de 15 pacientes já foram curados nos últimos dias, todos foram tratados com o uso da Hidroxicloroquina, remédio indicado pelo presidente Bolsonaro desde o começo da pandemia. Um dos últimos pacientes salvos pelo protocolo da Unimed, foi o médico Elson Arruda Linhares.

A partir dessa terça-feira, a Unimed Fortaleza vai distribuir o kit Covid-19 gratuitamente para seus clientes e pacientes.

Fonte: Wellington Macedo


Boletim epidemiológico de Russas CE

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Blog; Erivando Lima