-->

segunda-feira, 28 de março de 2016

Temer diz a Lula que PMDB está fora do governo


Em conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final da tarde de domingo, 27, em São Paulo, o vice-presidente Michel Temer descartou a possibilidade de que o PMDB continue no governo Dilma Rousseff. Segundo interlocutores do petista, Temer teria dito que o processo de afastamento está muito adiantado nas bases do partido e é praticamente certo que o PMDB decida nesta terça-feira, 29, pelo desembarque.

Nesta segunda-feira, 28, em entrevista a veículos de imprensa estrangeiros, também em São Paulo, Lula deu como certa a saída do PMDB do governo. Segundo o ex-presidente, a estratégia para barrar o impeachment de Dilma a partir de agora é atrair setores do partido à revelia da direção peemedebista, a exemplo do que aconteceu em 2003, quando integrantes do PMDB assumiram postos no primeiro governo Lula sem que a sigla tivesse aderido formalmente.

"Vai acontecer o que aconteceu em 2003 e vamos ter uma espécie de coalizão sem a concordância da direção. Não sei se é possível mas acho que é", disse Lula.

De acordo com ele, os sete ministros peemedebistas disseram que não vão deixar os cargos, independentemente da decisão da direção na reunião de amanhã, e vão ajudar nas articulações para manter setores do partido contra o impeachment.

"Pelo que estou sabendo, os ministros do PMDB não sairão. Vou conversar com muita gente do PMDB", disse Lula aos jornalistas estrangeiros.

No meio da tarde, o ex-presidente viajou para Brasília acompanhado do presidente do PT, Rui Falcão, para uma série de conversas com parlamentares de vários partidos, principalmente do PMDB. O petista incluiu Temer entre as futuras conversas, mas um novo encontro não foi agendado.

Segundo interlocutores de Lula, a dúvida do governo agora é quanto ao tamanho da ala peemedebista que vai abandonar Dilma. Lula e o PT vão agir para evitar que a reunião desta terça-feira reforce a ideia de que Temer está passando um rolo compressor sobre o PMDB e arraste consigo partidos menores que ainda se mantém fiéis ao governo.

ESTADÃO conteúdo

Cabo do Exército morre baleado em assalto


O cabo do Exército José Edvan Melo de Carvalho Júnior, 24, morreu ao ser atingido por um tiro durante tentativa de assalto no bairro Messejana na tarde do último sábado, 26. O cabo, que se casaria no próximo mês de junho, tinha ido ao bairro com a noiva, Amanda Katielly Medeiros, entregar convites do chá de panela do casal.

Os dois estavam na calçada quando foram abordados por dois homens em uma motocicleta. 

A dupla pediu o carro das vítimas. De acordo com a Polícia, Júnior Carvalho — como era mais conhecido o cabo — e a noiva não reagiram ao assalto. Uma pessoa que estava no local no momento do assalto atirou para cima e um dos assaltantes disparou contra a barriga do cabo. A dupla fugiu sem levar nada do casal.

Edvan, que também era estudante de Engenharia Ambiental e estava lotado no 23º Batalhão de Caçadores, foi encaminhado ainda com vida para o Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana), onde passou por uma cirurgia para retirada da bala, mas não resistiu aos ferimentos.

A noiva não se feriu no assalto, mas ficou em estado de choque com a morte de José Edvan. O sepultamento do cabo ocorreu na tarde do último domingo, 27, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio.

Casais são suspeitos

De acordo com nota da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os responsáveis pelo assalto não tinham sido encontrados até o fechamento desta matéria. O caso está sendo investigado pelo 6º Distrito Policial — delegacia da área onde ocorreu o crime. 


Na nota, a SSPDS afirmou ainda que as investigações sobre o crime prosseguem, com informações de que um homem e uma mulher estariam envolvidos. Dois casais de assaltantes são suspeitos no caso e imagens de câmeras de segurança que flagram os suspeitos em outro delito são analisadas. 

(colaborou Cinthia Freitas)
O Povo Online

Policial Civil que fazia denúncias contra Aécio Neves é encontrado morto em Belo Horizonte


Lucas Gomes Arcanjo, que estava afastado por licença médica, foi encontrado morto na janela de seu quarto com uma gravata enrolada no pescoço. Conhecido por fazer denúncias que associavam o senador Aécio Neves (PSDB) à lavagem de dinheiro e ao narcotráfico, o policial já havia sofrido quatro atentados, como supostas formas de retaliação; família não acredita em suicídio

Foi encontrado morto por volta das 12h deste sábado (26), em Belo Horizonte (MG), o policial civil Lucas Gomes Arcanjo. De acordo com sua família, que falou ao site Debate Progressista, Arcanjo foi encontrado na janela de seu quarto com uma gravata amarrada no pescoço.

O policial, que estava afastado por licença médica, tomava antidepressivos. Os familiares, entretanto, não acreditam na hipótese de suicídio uma vez que suas condições físicas não o permitiriam se enforcar, ainda mais com uma gravata.

Arcanjo tinha dificuldades para andar e usava muletas devido a uma sequela deixada por um dos quatro atentados que sofreu, desde 2002, como suposta retaliações às denúncias que o tornaram famoso.


Pelas redes sociais, o policial postava vídeos em que denunciava caciques tucanos de Minas Gerais com uma atenção especial ao senador Aécio Neves. De acordo com o policial, que já chegou a denunciá-lo e entregar provas na Corregedoria da Polícia Civil, o tucano estava envolvido em uma série de irregularidades que iam desde lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e até associação com o narcotráfico.

“Um playboy, um viciado, um bandido”, dizia em seus vídeos, que até hoje não surtiram nenhum tipo de investigação mais profunda.

“Desde 2002 as denúncias sempre pararam por que era de interesse do governo [na época comandado pelo próprio Aécio Neves]. Sempre as denúncias estavam ligadas a órgãos e empresas do governo”, explicou em um dos seus vídeos explicativos.

Pelo Facebook, o deputado estadual Durval Ângelo (PT-MG) lamentou a morte do policial.


“Sem dúvida, uma perda imensurável para todos os que lutam por uma sociedade mais justa, sobretudo, nestes tempos sombrios de atentado à democracia. Mas Lucas não se foi. Permanece vivo no exemplo que nos deixa como seu grande legado”, escreveu o parlamentar.

revistaforum.com.br

Fim de semana prolongado da Semana Santa registrou 70 mortes violentas no Ceará, entre assassinatos e acidentes


O fim de semana prolongado da Semana Santa, iniciado na última quinta-feira (24) e finalizado no começo da madrugada desta segunda (28),  foi marcado pela violência no Ceará. Novamente o Estado apresentou altos índices de criminalidade no período religioso mais prolongado do ano. O balanço apontou  70 mortes.

No total, foram registrados 57 casos de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, os chamados Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI). Além disso, 13 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito que incluíram atropelamentos, capotamentos, tombamentos e quedas de veículos.

Dos 57 casos de assassinatos, 15 ocorreram na Capital, 16 na Região Metropolitana de Fortaleza, e mais 26 no Interior do Estado, sendo 12 no Interior Norte e 14 no Interior Sul.

Entre as vítimas dos assassinatos figuram cinco mulheres, todas mortas no Interior do Estado. Em Limoeiro do Norte (163Km de Fortaleza), mãe e filha foram executadas, a tiros, dentro de casa. Eram Maria Lirete Costa Mendes, 67 anos; e Maria Helena Costa Mendes, 37.

No distrito de Jacampari, no Município de Boa Viagem (217Km da Capital), a professora Jane Eyre Marinho Bezerra, 30 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-marido, que está foragido.

Durante um assalto a uma residência na localidade de Vila Cruzeta, na zona rural do Município de Independência (309Km de Fortaleza),  a agricultora Maria do Socorro Cabral de Sousa, 62 anos, foi morta com um  tiro no rosto no momento em que um bandido rendia o casal.

Latrocínios

Pelo menos, três casos de latrocínios (roubo seguido de morte) também ocorreram no período. Um deles no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde o comerciante  Ronaldo Sousa, 22, foi baleado por bandidos no momento em que estes assaltavam um posto de combustíveis na BR-222, em Boqueirão.

Outra vítima de latrocínio foi  o mototaxista  José Pires. Ele foi atacado por um passageiro e esfaqueado a te a morte. O crime ocorreu na noite de Domingo de Páscoa na Rua 74 do Conjunto Jereissati II, em Pacatuba. O criminoso roubo o veículo da vítima.

Já Em Quixeramobim (201Km da Capital), assaltantes mataram o comerciante Paulo de Tarso Medeiros da Silva Júnior, 24 anos.  

Duplo

Um segundo caso de duplo homicídio, além do caso ocorrido em Limoeiro do Norte, foi registrado na cidade de Pedra Branca (285Km de Fortaleza), na manhã de domingo. Um casal foi fuzilado quando trafegava numa motocicleta. As vítimas foram identificadas somente por Daniel e Ana Rita. Ambos foram mortos com vários tiros à queima-roupa. 

Blog do Fernando Ribeiro

Homens armados invadem residência e atiram em casal, na cidade de Russas


Aconteceu no início da tarde desta segunda-feira(28), na rua Alfa, bairro da Catumbela em Russas, uma tentativa de homicídio contra a pessoa de Antônia Camila Barreto Feliciano, ela que foi alvejada com um disparo de arma de fogo na cabeça, enquanto repousava em sua residência. Um homem de nome Alexandre Lemos de Lima, 23 anos também foi lesionado com um tiro. Segundo informações, homens armados adentraram a casa e se dirigiram até o casal efetuando disparos em direção aos mesmos, logo em seguida se evadiram tomando rumo ignorado. Uma viatura da PM foi acionada e prestou socorro de imediato as vítimas, que seguem internados na emergência do hospital de Russas. 

Sem mais informações.

Três pessoas são vítimas de assalto a mão armada em Russas


Neste domingo, dia 27, por volta das 12h10min, na localidade de Bento Pereira, zona rural, foi vítima de roubo um homem de 41 anos, natural de Russas-CE, que foi abordado por 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta Honda CG 125, cor preta, um deles armado de revolver, os quais subtraíram da vitima sua carteira porta cédulas com uma quantia de aproximada de R$ 300,00 (trezentos reais) em dinheiro, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

Ainda neste domingo, dia 27, por volta das 22h30min, na Rua Padre Zacarias Ramalho, foram vítimas de roubo, duas jovens (de 23 e 22 anos), as quais foram surpreendidas por 01 (um) individuo armado de revolver, em uma motocicleta características não anotadas, que após render as vitimas, roubou 02 (dois) aparelhos celulares e em seguida fugiu tomando rumo ignorado.

Com Informações da TV Jaguar

Polícia desarticula quadrilha de assaltos a bancos e apreende fuzis


A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) desarticulou uma associação criminosa de assaltantes de bancos de todo o Nordeste. Neste domingo, 27, foram apreendidos fuzis e pelo menos um homem foi preso no bairro Sapiranga.

O delegado da DRF, Raphael Villarinho, disse que só poderia confirmar detalhes da ação após o encerramento da ocorrência. A Secretaria de Segurança Pública e  Defesa Social (SSPDS) informou que as informações da operação serão detalhadas em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 28.

O POVO Online

Radialista é baleado em bar em Forquilha


O radialista Jair Pereira Teixeira, de 46 anos, conhecido como Jair Kovalik, foi baleado no início da manhã deste domingo (27) em Forquilha, região norte do Ceará. De acordo com a Polícia Militar do município, o comunicador foi atingido por três disparos - nos braços e na região lombar.

A PM informou que Jair estava em um bar no Bairro Edmundo Rodrigues quando um homem chegou ao local a pé, identificou o radialista e atirou contra Jair.

O suspeito conseguiu fugir do local em uma moto. O suspeito foi reconhecido pelas pessoas que estavam no local. Segundo a polícia, é um homem de 26 anos com passagem pela polícia por disparo em via pública, tráfico de drogas, violência doméstica, mas não havia mandado de prisão em aberto. Diligências estão sendo efetuadas para prender o suspeito.

Jair foi socorrido para o posto de saúde de Forquilha e depois transferido para a Santa Casa de Sobral, onde está internado no setor de urgência e emergência. A unidade de saúde não repassou informações sobre o estado de saúde do paciente.


Duas pessoas que estavam no bar ficaram feridas e também foram encaminhadas para o posto de saúde, mas sem gravidade.

G1/CE

Criminosos levam 58 revólveres de empresa de segurança


Uma empresa de segurança patrimonial localizada no bairro José de Alencar (antigo Alagadiço Novo) foi assaltada na noite deste sábado, 26. Na ação foram levados 58 revólveres, 400 munições e oito coletes à prova de bala. Quatro homens teriam participado do assalto.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma que as circunstâncias do assalto estão sendo apuradas. "A SSPDS irá contactar a Polícia Federal (PF), a quem compete fiscalizar esse tipo de empresa, para verificar a situação da mesma. As investigações ficaram sob a responsabilidade da delegacia da área, com apoio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)", diz a nota.

Boletim de ocorrência foi registrado no 30º Distrito Policial (30º DP), que não quis repassar mais detalhes para não atrapalhar as investigações. O POVO Online tentou contatar o Grupo Atento, mas, até o momento, as ligações não foram atendidas na unidade Fortaleza. Na unidade Recife, sede da empresa, foi informado que o contato deveria ser feito na segunda-feira.

O POVO Online