-->

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

PRF e RAIO atuam em ocorrência de Falsa Identidade na BR 020, em Boa Viagem (CE)

 


Indivíduo, com histórico criminal, tentava ocultar sua verdadeira identidade ao se apresentar com o nome do irmão. O homem estaria, em tese, cumprindo pena em regime semiaberto.
 

Na manhã desta segunda-feira (6), por volta das 11h15, na cidade de Boa Viagem, no Ceará, houve uma ação conjunta para deter um suposto foragido da justiça que estaria andando pela BR 020. A operação envolveu a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O homem em questão, de 39 anos, estava cumprindo pena por tentativa de homicídio, e havia saído da penitenciária de Juazeiro do Norte em novembro de 2022 para dar continuidade ao cumprimento da pena em regime semiaberto, com a utilização de tornozeleira eletrônica. No entanto, no momento da abordagem, ele não estava utilizando o equipamento de monitoramento eletrônico.

A denúncia que levou à ação conjunta das forças de segurança indicava que o indivíduo estaria caminhando na BR 020 no sentido de Fortaleza, e a equipe da PRF logo avistou o suspeito e decidiu abordá-lo. Foi nesse momento que a equipe do CPRAIO da PMCE, que passava pelo local, se juntou em apoio à abordagem da PRF.

Durante a fiscalização, o homem alegou ter perdido seus documentos de identificação e se apresentou com um nome diferente. No entanto, após consultas aos sistemas, ficou constatado que ele tentava se passar pelo irmão, utilizando o nome deste na tentativa de burlar a fiscalização.

Diante dos fatos, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em razão do crime de Falsa Identidade, que é caracterizado quando alguém dá um nome falso ou informações falsas sobre quem é. Além disso, as autoridades penitenciárias foram informadas sobre o caso.

Justiça e Segurança

Mais de 2,8 milhões de estudantes faltaram ao Enem 2023

 SEGUNDA-FEIRA, NOVEMBRO 06, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 teve abstenção de 28,1% dos inscritos, percentual semelhante ao registrado em 2022. O estado com maior índice de não comparecimento foi o Amazonas, com 44%.

Neste domingo (5), havia mais de 3,9 milhões de inscritos para fazer a primeira etapa da prova do Enem. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a marca é 13,1% maior que o número de inscrições de 2022.

Neste ano, 4.293 estudantes foram eliminados por portarem materiais proibidos durante a prova, saírem antes do horário permitido (15h30), utilizarem impressos ou não atenderem às orientações dos fiscais.

Menina é abandonada após diagnóstico de doença rara e vive em hospital desde os 11 meses

 

Erivando Lima na Tv Nativa as 12 horas de segunda a sexta.


A equipe tenta sempre cuidar da pequena com toda dedicação que ela precisa, sempre documentando suas conquistas através de fotos.

Uma criança de 2 anos vive sob os cuidados do hospital universitário de Salamanca, na Espanha, desde os 11 meses de vida quando foi abandonada pelos pais no local após ser diagnosticada com uma doença rara incurável que necessita de cuidados médicos 24 horas por dia.

A jovem, que após o abandono vive sob a tutela da Junta de Castela e Leão, está internada na unidade de cuidados intensivos (UTI) da unidade hospitalar desde antes de completar um ano de vida.

A menina, que teve a identidade preservada, foi acolhida pelos profissionais da instituição como “parte da própria família”. Eduardo Consuega, chefe do setor médico pediátrico do hospital, afirma que a menina vem sendo tratada com "muito afeto e dedicação pelos profissionais da ala pediátrica do hospital".

Menina abandonada em hospital pelos pais após diagnóstico de doença rara recebe carinho de médicos

As falam do profissional foram manifestadas em entrevista ao jornal espanhol La Razón. Conforme o relato do médico, a equipe tenta sempre cuidar da pequena com toda dedicação que ela precisa, sempre documentando suas conquistas através de fotos, tentando criar um ambiente afetuoso e acolhedor no hospital que atualmente é o mais próximo de um lar que ela já conheceu.

Eduardo revela que a equipe inteira se uniu para fazer uma surpresa para a garota em seu aniversário de 2 anos. Para celebração, eles produziram uma cauda de sereia como presente especial, atendendo aos desejos da aniversariante.

O médico afirma ainda que mesmo com a mobilidade reduzida e propensão a doenças respiratórias, sempre que possível a equipe tenta levá-la para tomar banho de piscina como parte da fisioterapia e proposta de qualidade de vida, algo que ela gosta bastante.


Médicos que cuidam de menina abandonada ainda bebê em hospital sonham que ela seja adotada

O maior desejo da equipe é que ela encontre uma família que queira adotá-la, e possa cuidar dela como deveria, com amor e carinho. Por mais complicado que seja o processo de adoção, algumas famílias demonstraram interesse pela menina.

A adoção deve ser ainda mais demorada que o normal, pois o caso da pequena requer um cuidado especial. Com seu problema de saúde, ela deverá receber cuidados pelo resto de sua vida, visto que não tem cura para a enfermidade.

Detalhes sobre a doença que acomete a pequena não foram revelados pela equipe médica em virtude do sigilo médico paciente previsto pela ética da profissão.

(O Povo)

Brasil caminha para o maior imposto do mundo com alíquota de 27,5% no IVA

 SEGUNDA-FEIRA, NOVEMBRO 06, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O Brasil se encaminha para uma conquista que, definitivamente, não é motivo de orgulho: a obtenção do título de maior imposto do mundo. Esse título desonroso se tornou quase uma certeza após as reuniões entre o governo e senadores ocorridas na última quinta-feira (2).

A alíquota de 27,5% do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) foi determinada após concessões significativas do Senado a setores que obtiveram vantagens no âmbito da reforma tributária. A votação da reforma tributária no Senado está prevista para a próxima semana, e a tendência é que o título se concretize.

O desfecho desse processo parece bem distante das expectativas iniciais do Ministério da Fazenda. A equipe econômica do governo nutria a esperança de que o processo legislativo poderia corrigir algumas das concessões feitas na Câmara dos Deputados. Naquela etapa, setores com grande influência política garantiram benefícios com alíquotas mais baixas no contexto da reforma tributária.

Entre os agraciados pela Câmara dos Deputados estão o agronegócio, o varejo de alimentos, assim como os setores de saúde e educação privada. Contudo, o que se viu foi justamente o contrário no Senado. Lá, as vantagens fiscais foram ampliadas com mais concessões no imposto.

A lista de setores beneficiados – que se esperava que diminuísse – cresceu. Agora, o turismo, o saneamento básico, as concessionárias de rodovias e até mesmo profissionais liberais também desfrutarão de condições especiais no âmbito da reforma tributária, pagando menos impostos em comparação com outros setores.

Além disso, o Fundo de Desenvolvimento Regional foi ampliado em R$ 20 bilhões. Com todos esses ajustes, a alíquota padrão do IVA aumentou em meio ponto percentual, chegando a 27,5%.

Com essa elevação, o Brasil se destaca sozinho no topo do ranking da OCDE que monitora as diferentes alíquotas do IVA ao redor do mundo. Quando o texto da reforma saiu da Câmara, a equipe econômica estimava uma alíquota de 27%, que é exatamente o mesmo valor pago pelos consumidores na Hungria, país que atualmente detém a maior alíquota desse tipo entre as nações acompanhadas pela OCDE.

Essa alíquota esperada para o Brasil é consideravelmente mais alta do que a média em países emergentes. Entre nações próximas à nossa realidade, o Paraguai apresenta a menor alíquota, com 10%, enquanto Bolívia e China cobram 13% de IVA. México, Peru e Venezuela praticam 16%, e a alíquota sobe para 19% no Chile e na Colômbia. A Argentina lidera entre os países vizinhos, com uma alíquota de 21%, o mesmo nível da Espanha, segundo a OCDE.

(Hora Brasília)

Programa Espaço Livre As 4;30 Da Manhã Na Radio Progresso Fm 101.1

                      
                                        Erivando Lima.

Investigadores pressionam STF a derrubar decisão que pode anular casos sobre 8/1

 SEGUNDA-FEIRA, NOVEMBRO 06, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Um processo à espera de decisão do ministro Cristiano Zanin no STF (Supremo Tribunal Federal) pode definir o rumo, segundo investigadores, de casos que vão de ações sobre o 8 de janeiro aos da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

A ação que está com Zanin questiona decisão da Sexta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que entendeu que a polícia não pode solicitar dados diretamente ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sem autorização da Justiça.

Como mostrou a Folha, a decisão do STJ tem potencial, segundo investigadores, para anular investigações de crimes financeiros, lavagem de dinheiro e corrupção.

A possibilidade de que essa decisão não seja suspensa já causa preocupação generalizada tanto entre integrantes das polícias como dos Ministérios Públicos, que temem anulação em série de casos em andamento.

Delegados da área de combate à lavagem de dinheiro da Polícia Federal fizeram um périplo com ministros do STF nas últimas semanas, para apresentar seus argumentos.

O Ministério Público de São Paulo, também pelo receio do impacto nas investigações, solicitou o ingresso na ação como amicus curiae (entidade interessada), para que possa peticionar e fornecer subsídios ao processo. O MP-SP pede ao ministro Zanin a suspensão da decisão.

"Não se pode ignorar que o Superior Tribunal de Justiça goza de credibilidade inerente à sua missão constitucional e legal de uniformizar a aplicação e a interpretação do direito em todo o território nacional", diz uma peça assinada por Mario Sarrubbo, procurador-geral de Justiça de SP.

Segundo Sarrubbo, é urgente a necessidade de suspender a decisão do STJ, sob risco de prescrição do caso em julgamento.

Zanin ainda não decidiu sobre a reclamação. É possível que recursos sejam feitos ao Supremo também por outros meios processuais, que têm tramitação mais lenta.

No geral, pessoas que atuam em investigações têm tentado manter em sigilo quais casos serão impactados para evitar uma avalanche de pedidos de anulações por parte de alvos com base na decisão do STJ.

A Folha conseguiu levantar alguns casos que podem ter reveses, se a decisão for mantida.

Um dos casos há risco de ser derrubado é o que gerou uma denúncia, em fevereiro de 2022, contra Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como um dos líderes da facção criminosa PCC, na qual houve pedido de bloqueio de bens.

Outro é o da Operação Sharks, também relacionada ao PCC, que levou à condenação de quatro integrantes da facção em 2022. Foram utilizados relatórios de inteligência no caso de um dos integrantes da organização.

A operação identificou um valor total de cerca de R$ 1 bilhão em pouco mais de um ano enviado para o Paraguai.

Existe risco, ainda, em ações derivadas da Operação Alquimia, deflagrada em 2018 em Sorocaba (SP), com o objetivo de combater agiotagem e extorsão mediante sequestro, além de lavagem de dinheiro.


Esses três casos tramitam na Justiça estadual de São Paulo.

No Rio de Janeiro, há ainda uma investigação relacionada ao bicheiro Rogério Andrade, cujo grupo criminoso, segundo divulgou o Ministério Público no início deste ano, movimentou R$ 16 bilhões.

Além disso, como a Folha mostrou, uma das investigações que podem ser afetadas é a que apura os supostos financiadores dos atos de 8 de janeiro e que tramita no próprio Supremo.

O caso que originou a decisão do STJ, porém, é do Pará. No processo analisado pela corte, o voto vencedor na Sexta Turma foi o do ministro Antônio Saldanha Palheiro.

Para ele, a possibilidade de solicitação direta da PF ao Coaf, sem autorização da Justiça, se enquadra "em uma situação diversa da qual foi decidida pelo Supremo Tribunal Federal".

Para investigadores especializados em crimes financeiros e corrupção, a posição do STJ vai no sentido contrário da já manifestada pelo STF em julgamento sobre o tema em 2019, quando o Supremo avaliou pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para anular provas no caso da "rachadinha".

Os advogados Gustavo Mascarenhas e Vinicius Gomes de Vasconcellos, responsáveis pelo habeas corpus que originou a decisão no STJ, afirmaram, no entanto, que o caso concreto a PF solicitou as informações apenas dez dias após instaurar o inquérito e sobre um período de seis anos e cinco meses.

Em 28 de agosto, o Ministério Público do Pará entrou com um pedido no Supremo, por meio de um instrumento processual chamado reclamação, para suspender a decisão do STJ. A solicitação foi distribuída para o ministro Cristiano Zanin.

Eles solicitaram que o ministro suspendesse a decisão do STJ por meio de uma liminar (determinação urgente), o que Zanin negou.

Créditos: Folha de S. Paulo

POLICIA - Casal é assassinado em casa, enquanto dormia, na cidade de Senador Pompeu

 Na madrugada deste domingo, 5 de novembro, na cidade de Senador Pompeu, localizada na região Central do Ceará, um casal foi brutalmente executado a tiros em sua própria residência, no bairro Caracará. As vítimas foram identificadas como Vanda e "Droga", este último, de acordo com informações do Portal DM, era um ex-presidiário que havia recentemente conquistado a liberdade do sistema penitenciário cearense. 

O crime ocorreu quando homens armados invadiram a residência onde o casal dormia juntos em uma rede. Com diversos disparos de arma de fogo o casal foi morto com extrema violência e sem condições de defesa. A Polícia Militar foi acionada para o local e, após confirmar o crime, acionou a equipe do Instituto Médico Legal (IML) para a remoção dos corpos.

Read more »

RADIALISTA GOMES SILVEIRA

De 15 a 19 de Novembro fase final do Intermunicipal de Futsal.

Acompanhe no nosso canal no Yoo Tube

@TVN RUSSAS

Russas - CE plantão policial 1º BPM


JAGUARUANA CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISAO  

 DIA 04/11/2023 (SABADO) POR VOLTA DAS 21;50MIN, PATRULHAMENTO PELO CENTRO DESTA URBE, A EQUIPE DE SERVIÇO RAIO 02 RECEBEU A INFORMAÇÃO VIA COPOM C4, QUE NO ESPETINHO SKINÃO, CENTRO DE JAGUARUANA NA EQUINA DO MERCADO PÚBLICO, HAVIA UM INDIVIDUO,  QUE ESTARIA COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO. A COMPOSIÇÃO SE DESLOCOU ATÉ O LOCAL E VISUALIZOU O SUSPEITO COM AS REFERIDAS CARACTERÍSTICAS, FEITA A ABORDAGEM, CONSULTANDO JUNTO AO COPOM FOI CONSTATADO QUE HAVIAM DOIS MANDADOS EM ABERTO EM DESFAVOR DO MESMO. DE IMEDIATO FOI DADO VOZ DE PRISÃO E O INDIVÍDUO FOI CONDUZIDO PARA A DELEGACIA REGIONAL DE RUSSAS, QUE TOMOU OS PROCEDIMENTOS CABIVEIS.

ALTO SANTO ÓBITO CAUSADO SUPOSTAMENTE POR ACIDENTE COM ANIMAL DOMÉSTICO.  

Dia 05/11/2023, POR VOLTA DAS 08;50min, A UNIDADE DE SEGURANÇA INTEGRADA (USI) DE ALTO SANTO/CE, RECEBEU INFORMAÇÕES DO CONDUTOR DA AMBULÂNCIA DO HOSPITAL LOCAL,  QUE TERIA DADO ENTRADA NAQUELA UNIDADE DE SAÚDE, UMA PESSOA COM GRAVE FERIMENTO E EM SEGUIDA  VINDO A ÓBITO. ELE TERIA IDO PARA O SITIO ARMADOR, ZONA RURAL DE ALTO SANTO, POR VOLTA DAS 05;30MIN, PARA TIRAR O LEITE DAS VACAS E QUE AO CHEGAR TERIA PERCEBIDO A FALTA DE UMA DELAS, ONDE O MESMO ADENTROU NO TERRENO PARA PROCURÁ-LA, E POR ESTAR DEMORANDO MUITO, O IRMÃO FOI A SUA PROCURA, O ENCONTRANDO COM SANGRAMENTO NO NARIZ E NO OUVIDO, E QUE PRÓXIMO A VÍTIMA HAVIA UM TOURO, FAZENDO O IRMÃO LEVANTAR TAL SUSPEITA SOBRE ACONTECIDO. DE IMEDIATO A EQUIPE DA VTR FOI ATÉ O HOSPITAL LOCAL E CONFIRMOU A VERACIDADE DOS FATOS,  INFORMANDO AO RABECÃO E A PERFORCE PARA AS DEVIDAS MEDIDAS CABIVEIS.


LIMOEIRO DO NORTE CONDUÇÃO POR LESÃO À FACA.

DIA 05/11/2023, POR VOLTA DAS 18;05min, A POLICIA  FOI INFORMADA VIA 190 DE QUE NO SÍTIO ESPINHO, ZONA RURAL DE LIMOEIRO DO NORTE-CE, NA RUA JOÃO LUIS MAIA,  HAVIA OCORRIDO UMA CONFUSÃO ENTRE DOS HOMENS, ONDE UM HAVIA SIDO LESIONADO A FAÇA. QUE DE IMEDIATO A VTR 1952, FEZ DESLOCAMENTO E CHEGANDO AO LOCAL DO OCORRIDO, CERTIFICOU A EXISÊTENCIA DO FATO. QUE A PESSOA AGREDIDA SOFREU UMA PERFURAÇÃO A FACA NA ALTURA DO OMBRO ESQUERDO, SENDO SOCORRIDO PARA O HOSPITAL LOCAL, ONDE SE ENCONTRA EM OBSERVÇÃO. O SEU AGRESSOR TAMBÉM FOI IDENTIFICADO SENDO QUE ESSE FOI CONDUZIDO A DELEGACIA REGIONAL DE RUSSAS-CE, ONDE FOI APRESENTADO A AUTORIDADE POICIAL, ONDE FOI RALIZADO UM PROCEDIMENTO POR PORTARIA   PARA POSTERIOR INVESTIGAÇÃO E APURAÇÃO DOS FATOS.

 Fonte; PM CE

Ônibus com membros da banda do cantor Matheus Fernandes pega fogo no Ceará

 DOMINGO, NOVEMBRO 05, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Um ônibus fretado que transportava a banda do cantor Matheus Fernandes foi tomado pelo fogo durante trajeto na BR-116, no município de Jati (CE), na tarde deste domingo (5). Um problema mecânico teria ocasionado o incêndio no veículo.

O cantor cearense realizou show em Aracaju (SE), na noite de sábado (4). O veículo retornava com os membros da banda para Fortaleza sem o vocalista.

A coluna apurou que os membros da banda sentiram um forte cheiro de algo queimado durante trajeto, quando foram surpreendidos com o estouro de um pneu. Em seguida, eles perceberam o fogo.


Banda retorna para Fortaleza

O motorista parou o veículo no acostamento e logo todos correram para retirar os equipamentos do bagageiro. Apesar do grande susto, ninguém ficou ferido. Alguns objetos pessoais da equipe chegaram a ser atingidos pelo incêndio.


Outro ônibus foi ao local para buscar os integrantes da banda.


Veja nota na íntegra de Matheus Fernandes:

"Gostaríamos de informar a todos os fãs e amigos da banda Matheus Fernandes e à imprensa sobre o incidente ocorrido em um dos õnibus da empresa Crateús - esta contratada pela produção da banda - no qual estavam membros da banda, exceto o cantor.

Por motivos de problema técnico, o ônibus foi tomado pelo fogo, mas estamos aliviados em informar que todos os passageiros estão seguros e sem ferimentos.

Nossa equipe e motoristas agiram prontamente para garantir a evacuação segura do veículo e tomaram todas as medidas necessárias para prevenir qualquer dano adicional.

Agradecemos a Deus por não haver lesões e por todos estarem voltando para casa em segurança. Lamentamos profundamente se causamos inquietação aos nossos fãs, amigos e aos membros da imprensa. Agradecemos sinceramente pela paciência e compreensão de todos.
Mais uma vez, agradecemos a Deus pela segurança de todos e um dia tranquilo.

Atenciosamente,
Banda Matheus Fernandes".

(Diário do Nordeste)

Homem é encontrado morto em calçada no bairro Campo Velho, em Quixadá


Corpo foi recolhido pela Pefoce para ser periciado e revelar as causas da morte (Foto: Divulgação)

Quixadá: Um homem foi encontrado morto, na noite deste sábado (4), no bairro Campo Velho, neste Município. As causas da morte ainda são desconhecidas e só devem ser reveladas com um exame pericial.

O homem, cuja a identificação não foi informada, teria sido encontrado por moradores do bairro, caído sobre a calçada de uma casa, na rua Jardim Primavera. As informações foram apuradas pelo radialista Washington Luiz, o Caveirão.


Logo identificaram que a vítima era um senhor, bastante conhecido no bairro, pelo apelido de Carratapto. Não foi detalhado se no corpo havia sinais de violência ou marcas de tiros ou qualquer lesão por arma branca.

Moradores acionaram a Polícia Militar que, logo depois de confirmado o óbito, solicitaram o apoio da Perícia Forense. O corpo foi recolhido para a unidade de Quixeramobim onde será necropsiado e onde um exame deverá elucidar as causas da morte.

Fonte; Revista Central