-->

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Direção da escola coração de jesus distribui Kits e oriente os pais como levar os filhos para a escola no retorno das aulas em Russas CE

 

A direção da escola coração de jesus do bairro Várzea Alegre em Russas, fez a entrega dos Kitis escolar para os alunos. Antes da entrega a diretora da escola Solange Araújo juntamente com sua equipe de trabalho, conversaram com todos os pais presentes, e , passaram toda a orientação para os pais como fazer no retorno das aulas que vai acontecer no próximo dia 20.


Denatran passa a ser secretaria e terá mais autonomia, diz ministro

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, hoje (13), que a transformação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em Secretaria Nacional de Trânsito, a partir desta quinta-feira (16), dará mais autonomia aos gestores públicos responsáveis por definir as leis e normas para o setor.

“A ideia é dar maior destaque para o tema [trânsito] dentro da agenda política do governo federal e maior autonomia administrativa, o que resultará em mais celeridade nos processos decisórios, além de um reforço na estrutura funcional, sem que isto acarrete aumento de despesas”, afirmou Freitas ao participar, nesta manhã, de uma reunião pública da Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados.

A criação da Secretaria Nacional de Trânsito consta do Decreto n º 10.788, publicado no Diário Oficial da União do último dia 8. O decreto trata da nova Estrutura Regimental do Ministério da Infraestrutura e estabelece que a secretaria será composta pelos departamentos de Gestão Política de Trânsito; de Segurança no Trânsito e de Regulação e Fiscalização.

“A decisão de transformar o departamento em secretaria vai ao encontro do pilar de fortalecimento institucional previsto no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, aprovado pelo Contran [Conselho Nacional de Trânsito]”, acrescentou o ministro. “Conseguiremos dar maior peso político, mais relevância e mais estrutura [ao setor] sem aumentar despesas, só a partir da conversão de transformação e o remanejamento de cargos.

Com a iniciativa, a secretaria nacional assumirá a condição de órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Praticagem

Ainda durante a reunião da comissão parlamentar de Viação e Transportes, o ministro comentou que os custos com a atividade de praticagem (realizada pelos práticos, profissionais encarregados de orientar a entrada e a saída de navios dos portos marítimos ou fluviais) encarecem muito os custos de navegar pela costa brasileira, afastando investimentos.

“Entendo que este é um tema que tem que ser discutido; algo que tem trazido muito transtorno e inquietação para o setor produtivo, sobretudo para o setor do turismo. Há um incômodo geral com os altos preços praticados pela praticagem. [Custos] que acabam sendo muito relevantes para a cabotagem e para o turismo, afastando navios de cruzeiros do Brasil”, disse Freitas.

“Vemos a praticagem atuando com muita força para manter uma situação, em tese, de livre mercado, mas que não é bem assim. Teremos que discutir em que medida é necessária uma regulação econômica desta atividade para evitar abusos e já temos conversado bastante com a Marinha, até porque esta é uma questão que envolve segurança. Teremos que administrar as visões conflitantes que existem até dentro do próprio Parlamento. Sabemos o peso que este item tem na conta, principalmente quando estamos falando de cabotagem e de turismo”, concluiu o ministro.

Bandido se atrapalha, atira no próprio pescoço e morre durante assalto a posto; Veja o vídeo

 

Um homem morreu após atirar acidentalmente contra si próprio durante um assalto em Figueira, no Norte Pioneiro do Paraná, no último domingo (12/9), de acordo com a Polícia Militar. Uma câmera de segurança gravou o momento.

A Polícia Militar informou que o suspeito estava junto de outros dois homens no crime, que aconteceu em um posto de combustíveis do município.

De acordo com o G1, a polícia também informou que o suspeito acertou o próprio pescoço com o disparo efetuado durante o assalto. O homem morreu no local.

Os outros dois suspeitos fugiram sem levar mercadorias do estabelecimento ou outros bens. Eles ainda não foram localizados. A Polícia Civil, entretanto, afirmou que trabalha para conseguir identificá-los.

A seguir, veja o momento do disparo acidental capturado pelas câmeras de segurança.
Via Fala Piauí

SEAGRI realiza Curso de Inseminação Artificial Bovino

 14/09/2021 - Secretaria de Agricultura - Prefeitura de Russas

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEAGRI) em parceria com o SENAR-CE (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realiza no Município, o Curso de Inseminação Artificial Bovino. A prática teve início no sábado (11) de setembro e se encerrará nesta quarta (15), com duração de 04 dias, e carga horária total de 32h/a.

O curso está sendo ministrado pelo instrutor do SENAR Valderir e conta com a participação de técnicos da SEAGRI e cidadãos comuns das comunidades rurais do Município, que trabalham no manejo da criação de bovinos.

O instrutor Valderir explicou que o curso e dividido em duas etapas, a teórica, onde os participantes tomam conhecimento sobre a teoria da inseminação artificial, e a prática, que é subdividida em dois momentos, o contato direto com as partes do aparelho reprodutor de animais abatidos, e o contato com o animal vivo aonde de fato é realizada a simulação da inseminação artificial.

“A inseminação artificial é você levar o sêmen do reprodutor até o útero da matriz com a finalidade dela emprenhar e melhorar a genética dos animais, melhorando a produção de leite, melhorando a qualidade de vida e a renda do produtor rural”. Destacou Valderir.

O secretária de agricultura Maninho ressaltou que o curso é uma das ações do programa de melhoramento genético bovino, que será trabalhado no Município  pela SEAGRI, tendo como ponto de partida a espécie bovina de leite.

Sete pessoas morrem em queda de avião em Piracicaba, em SP

 

Pelo menos sete pessoas morreram após um avião de pequeno porte cair em uma região de mata em Piracicaba, São Paulo, na manhã desta terça-feira (14). A queda provocou uma explosão, e um incêndio começou no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião levava cinco passageiros da mesma família, além do piloto e do copiloto. Todos morreram no acidente. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas.

O avião havia saído do aeroporto de Piracicaba e caiu pouco tempo após levantar voo, por volta das 9h. A queda aconteceu em uma área de mata ao lado da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).

Ainda não se sabe a causa da queda do bimotor.

CMS de Russas realizará nesta quarta (15/09) a 10ª Conferência Municipal de Saúde

 

O Conselho Municipal da Saúde de Russas (CMS/Russas) em parceria com a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), realizará nesta quarta-feira (15) de setembro, a 10ª Conferência Municipal da Saúde. O evento ocorrerá no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, das 7h30min às 11h30min, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube prefeituraderussasoficial.

A Conferência terá como tema: “A Efetivação do Controle Social e da Saúde do Trabalhador em Tempos de Pandemia”, com finalidade de fortalecimento das políticas públicas com enfoque em saúde pública.

Para a Conferência Municipal, foram realizadas, durante o mês de agosto, as reuniões distritais, que definiu as propostas da cada distrito a serem apresentadas e votadas durante a Conferência. Nesses encontros, foram também eleitos 02 conselheiros para representarem os distritos no CMS/Russas.

Durante o evento serão apresentados os novos conselheiros do CMS e aprovadas as propostas para a Conferência Estadual da Saúde.

Veja a programação no link abaixo:

PROGRAMAÇÃO

SEMED entrega kits Pedagógicos aos alunos da Educação Infantil

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED realiza nesta terça-feira (14) de setembro, a entrega de Kits com material pedagógico para os alunos da Educação Infantil das 28 escolas da Rede Municipal de Ensino, que atendem a modalidade infantil. Além dos estudantes, os professores também foram contemplados com kits de material didático pedagógico.

Ao todo serão contemplados 3.235 estudantes da rede municipal. Para aquisição do material foram investidos R$ 944. 857, 52 (Novecentos e quarenta e quatro mil, oitocentos e cinquenta e sete reais e cinquenta e dois centavos). Os respectivos kits foram financiados com recurso do Fundo Nacional da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Os kits são compostos por: Mochila, livro didático, alfabeto didático (EVA), apontador depósito, borracha, caderno brochurão, cola, lápis grafite com borracha, massa de modelar, pincel, squeeze, tesoura e tinta guache.

A iniciativa reforça o compromisso da Gestão Municipal em garantir educação de qualidade, proporcionando além de uma boa infraestrutura física, valorização do professor e apoio aos estudantes, que são determinantes para a construção de um processo ensino aprendizagem participativo, envolvendo toda a comunidade escolar. Acreditar na educação é acreditar na transformação.

Russas inicia vacinação de adolescentes com idade de 17 a 12 anos a partir da próxima quarta-feira (15)

 

A prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), inicia a vacinação do público adolescente com idade de 17 a 12 anos, a partir da próxima quarta-feira (15), no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio.

Primeiro serão imunizados os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas até 17 anos e o público geral de 17 anos.

Documentação

No ato da vacinação, é preciso que o/a adolescente esteja na companhia de um responsável, além de portar os seguintes documentos:

  • Para o público de 17 a 12 anos com comorbidades e deficiência permanente, é preciso apresentar um documento que comprove a deficiência ou a comorbidade;
  • Para as gestantes e puérperas, é necessário apresentar o cartão da gestante;
  • Para todos os públicos, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante do cadastro no Saúde Digital.

A vacinação acontece no Colégio Estadual, no horário de 07h30 às 17h. O acesso é pela Avenida Dom Lino, nº 725.

Consulte a lista dos adolescentes já cadastrados no Saúde Digital:

Público de 12 a 17 anos com comorbidades: COMORBIDADES 12 A 17 ANOS

Público de 12 a 17 anos com deficiência permanente: LISTA VACINAÇÃO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE

Público Geral de 17 anos: LISTA VACINAÇÃO 17 ANOS

Gestantes e puérperas até 17 anos, basta comparecer ao local levando a documentação necessária.

Vacinação 19 e 18 anos

A Coordenação de Imunização informa que, até o momento, aguarda o envio de mais doses para conclusão do público entre 18 e 29 anos.

Avanço de público

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE) autoriza os municípios a avançarem para o próximo público a ser vacinado após atingir 75% da vacinação do público anterior. O município de Russas já atinge 77% de vacinação do público de 29 a 18 anos e já recebeu doses de imunizantes destinada para o público de 17 a 12 anos.

Russas - CE plantão policial



RUSSAS ACHADO DE CADAVER (MORTE SUSPEITA)

Dia 13.09.2021, por volta das 07horas na localidade de Sítio Paraíso, zona rural de Russas, foi encontrado por populares o corpo de  uma pessoa. A composição do FT compareceu no local e constataram a veracidade do fato, sendo que o corpo foi encontrado no quintal da casa da vitima próximo a uma cerca. Não havia sinais de violência, contudo havia um corte em um dos braços (não informado) e no pescoço da vítima. Compareceu no local o rabecão 7207.

RUSSAS HOMICIDIO A BALA

Dia 13.09.2021, por volta das 13h30 minutos na localidade de Sítio Miguel Pereira, zona rural de Russas, ocorreu um de homicídio a bala. No local ninguém soube informar nada sobre os autores do crime. A vitima apresentava 03 perfurações a bala nas costas e uma na cabeça, provavelmente calibre 38. A RP-1871, compareceu no local e adotaram as devidas providências até a chegada da pericia e do rabecão.

RUSSAS PRISÕES POR TRÁFICO DE DROGAS

Dia13.09.2021, por volta das 13h30 minutos, na intenção incessante de evitar CVP's na nossa área a equipe Raio 04, quando estava em patrulhamento pela comunidade de Miguel Pereira, realizou a prisão de dois indivíduos por tráfico. Com um deles foi encontrado 100 gramas de maconha, também foi apreendido uma aparelho celular 01 celular LG modelo: k10 e 01 celular Samsung modelo: J2 kore, além da quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais). diante dos fatos os mesmos foram conduzidos para a DRPC de Russas para os devidos procedimentos.

LIMOEIRO DO NORTE ROUBO A PESSOA

Dia 13/09/2021, por volta das 20h40minutos, no Cruzamento das ruas Cônego Climério Chaves/com Serafim Chaves, centro de Limoeiro do Norte-CE. uma adolescente contatou a polícia Militar, através do 190, para informar, que no cruzamento das ruas, acima mencionadas, teve seu celular, um Sansung, Modelo A-10S, de cor preta, tomado de assalto, por dois jovens, que estavam a pé, os quais, a abordaram, e usando de força, tomaram o aparelho celular, e em seguida saíram correndo, tomando rumo ignorado. Vale salientar, a vítima só ligou para a polícia, após chegar em casa. Porém populares que passavam no local, ainda tentaram perseguir os indivíduos, mas eles conseguiram se evadir. Não sendo mas localizados. A equipe de policias militares da VTR-1284, realizaram diligências, com intuito de localizar essa dupla de meliantes.


Fonte; PM CE

Convite;

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, convida Vossa Senhoria para a 1ª MISSÃO DE TRANSBORDAMENTO DO PROGRAMA LÍDER – VALE DO JAGUARIBE que será realizado no dia 14 de setembro (terça-feira), das 7h30 às 11h no CVT de Russas.

O programa LIDERANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL (LIDER) tem por objetivo mobilizar, qualificar e integrar lideranças, visando o planejamento e coordenação das ações regionais. O programa prevê o desenho do plano estratégico da região, além da definição de um sistema de governança e um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento. A ideia do projeto é capacitar pessoas da sociedade para atuarem como líderes nos municípios.

Essa será uma oportunidade para discutirmos o futuro do Vale do Jaguaribe.

Programa CNH Popular será retomado pelo Governo do Estado

 

O Governo do Estado irá retomar o Programa de Carteira de Motorista Popular, conhecido como CNH Popular. Serão ofertadas 20 mil carteiras para a população ainda neste ano de 2021, segundo anúncio feito pelo governador Camilo Santana.

“Nos próximos dias, vamos lançar o novo programa de carteira (de motorista) popular. Desta vez, eu vou dobrar: 20 mil carteiras populares serão autorizadas em breve aqui no Ceará”, garantiu Camilo.

O programa foi criado em 2009 e possibilita o acesso das pessoas de baixa renda à obtenção, gratuita, da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Até o momento, 139 mil pessoas já foram atendidas e têm a CNH em mãos.

Via Sobral em Revista

Governo lança programa habitacional para profissionais de segurança

 

Policiais civis, militares, federais e rodoviários, além de bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais, terão subvenção financeira concedida pelo governo federal e condições diferenciadas de crédito imobiliário para aquisição da casa própria.

É o que prevê o Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública, o Habite Seguro, lançado nesta segunda-feira (13), em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, ministros e parlamentares.

"A casa própria, mais que um sonho, é uma necessidade para todos nós", afirmou o presidente em seu discurso. "A casa própria é algo que realmente nos liberta, nos dá paz para trabalhar", acrescentou.

Concretizado por meio de medida provisória (MP), o programa tem como prioridade os agentes de segurança com renda bruta mensal de até R$ 7 mil, mas é aberto a profissionais com faixa de renda maior. Será possível financiar até 100% do valor do imóvel, contando com subsídios de até R$ 13 mil, provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), de acordo com a faixa de renda do profissional, além de oferecer menores taxas de juros nos financiamentos. Neste primeiro ano, foram disponibilizados R$ 100 milhões para custear as operações, a serem realizadas pela Caixa Econômica Federal.

"É um programa que beneficia não só os profissionais da ativa, mas também os reformados e aposentados. Ainda este ano, utilizamos até R$ 100 milhões em recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, para subsidiar os financiamentos. Nos próximos anos, além dos recursos desse fundo, contaremos com emendas parlamentares", afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
Imóveis novos e usados

As subvenções poderão ser concedidas para a aquisição de imóveis novos e usados, e para o financiamento de construção individual, com valor de até R$ 300 mil.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a aquisição ou a construção da moradia por meio do programa será concedida uma única vez para cada beneficiário e poderá ser acumulativa com outros benefícios habitacionais previstos em lei.

Em nota, o ministério destacou que o Habite Seguro cumpre o que a lei nº 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que prevê o apoio e a promoção de sistema habitacional para os profissionais de segurança pública e defesa social.

A nova modalidade de financiamento estará disponível aos interessados nas agências da Caixa dentro de cerca de 40 dias, por causa de trâmites burocráticos a serem realizados após a edição da MP. Com vigência imediata, a MP precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar permanente.

Com informações da Agência Brasil


Governo aprova lei e 25 milhões terão conta de luz mais barata

 

O presidente Jair Bolsonaro aprovou a lei que torna obrigatória a atualização do cadastro dos beneficiários da Tarifa Social de Energia Social. A nova legislação, já aprovada pelo Congresso, visa simplificar a inscrição no programa para que potenciais beneficiários sejam incluídos automaticamente.

Na prática, o dispositivo irá incluir milhões de pessoas de baixa renda no programa que dá mais descontos na conta de luz.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a medida se justifica porque os potenciais beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada de seu direito ou não estariam sendo capazes de apresentar toda a documentação exigida para comprovação, sendo excluídos do benefício.

Com a lei, Poder Executivo e concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço público de distribuição de energia elétrica deverão compatibilizar e atualizar a relação de cadastrados que atendam aos critérios do programa e inscrevê-los automaticamente.

A Tarifa Social de Energia é destinada a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capital menor ou igual a meio salário mínimo, ou que tenham entre seus integrantes quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social (BPC).

Até então, para obter o subsídio, os beneficiários precisavam procurar as prefeituras e as empresas, além de ter de provar que se enquadram nos critérios do programa.

– A baixa escolaridade dos beneficiários e a dificuldade de compreender as instruções para obtenção do benefício podem representar um impedimento para que o requeiram. Ainda outro ponto que pode prejudicar o acesso ao benefício é a necessidade de as famílias de baixa renda terem de se deslocar às concessionárias para formalizarem o pedido – diz a Secretaria Geral em nota divulgada neste domingo.

*AE