O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República, com 45% das respostas em pesquisa estimulada realizada pela Genial/Quaest, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 23%. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (12).
O ex-ministro e ex-juiz da Lava-Jato Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro lugar, com 9%, à frente de Ciro Gomes (PDT), com 5%, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, e da senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não pontuou. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 4%.
Em segundo turno, Lula venceria em todos os cenários, com percentuais que variam de 50% contra Sergio Moro (30%) a 57% contra Rodrigo Pacheco (14%). No cenário contra Bolsonaro, este receberia 30% das intenções de votos – ante 54% do petista – enquanto Ciro Gomes levaria 21% (52% de Lula) e João Doria, 15% das intenções de voto em segundo turno (55% de Lula), todos atrás do ex-presidente.
Num eventual cenário com Bolsonaro em segundo turno, o presidente perderia tanto para Sergio Moro (30% a 36%) quanto para Ciro Gomes (32% a 39%), mostra a pesquisa.
A pesquisa, parceria da Genial Investimentos com a Quaest Pesquisa e Consultoria, fez duas mil entrevistas domiciliares em 120 cidades do país entre 6 e 9 de janeiro, com eleitores de 16 anos ou mais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.
Veja os resultados da pesquisa estimulada:
- Lula (PT) – 45%
- Bolsonaro (PL) – 23%
- Moro (Podemos) – 9%
- Ciro Gomes (PDT) – 5%
- João Doria (PSDB) – 3%
- Simone Tebet (MDB) – 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
- Luiz Felipe D’Ávila (Novo) – 0%
- Brancos e nulos – 8%
- Não sabem – 4%
Veja os resultados da pesquisa espontânea:
- Lula: 27%
- Bolsonaro: 16%
- Sergio Moro: 1%
- Ciro Gomes: 1%
- Branco/nulo/não vão votar: %
- Indecisos: 52%
Segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula – 54%
- Bolsonaro – 30%
Lula x Moro
- Lula – 50%
- Moro – 30%
Lula x Ciro Gomes
- Lula – 52%
- Ciro Gomes – 21%
Lula x Doria
- Lula – 55%
- Doria – 15%
Lula x Rodrigo Pacheco
- Lula – 57%
- Pacheco – 14%
Bolsonaro x Moro
- Moro – 36%
- Bolsonaro – 30
Bolsonaro x Ciro Gomes
- Ciro Gomes – 39%
- Bolsonaro – 32%
Última pesquisa da Quaest
No dia 8 de dezembro de 2021 foi quando a última pesquisa Quaest/Genial teve divulgação e mostrou o ex-presidente Lula liderando com 46%, contra 23% de Bolsonaro. Na briga pela terceira posição, estava Sergio Moro à frente de Ciro Gomes, com 10% das intenções de voto, enquanto o pedetista tinha 5%. João Doria com 2% e Rodrigo Pacheco (PSD), com 1%, assim como Felipe d’Avila (Novo) completavam o levantamento. Confira os números dos pré-candidatos em cada cenário no mês passado:
1º turno
Cenário com Lula, Bolsonaro, Moro, Ciro, Doria, Pacheco e d’Avila
- Lula: 46%
- Bolsonaro: 23%
- Moro: 10%
- Ciro: 5%
- Doria: 2%
- Pacheco: 1%
- d’Avila: 1%
Cenário com Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro; sem Doria, Pacheco e d’Avila
- Lula: 47%
- Bolsonaro: 24%
- Moro: 11%
- Ciro: 7%
Cenário com Lula, Bolsonaro, Ciro e Pacheco; sem Moro, Doria e d’Avila
- Lula: 48%
- Bolsonaro: 27%
- Ciro: 8%
- Pacheco: 2%
Cenário com Lula, Bolsonaro, Ciro e Doria; sem Moro, Pacheco e d’Avila
- Lula: 47%
- Bolsonaro: 27%
- Ciro: 7%
- Doria: 5%
2º turno
Veja a intenção de voto estimulada para Presidência da República em diferentes cenários.
Cenário com Lula e Bolsonaro
- Lula: 55%
- Bolsonaro: 31%
Cenário com Lula e Moro
- Lula: 53%
- Moro: 29%
Cenário com Lula e Ciro
- Lula: 54%
- Ciro: 21%
Cenário com Lula e Doria
- Lula: 57%
- Doria: 14%
Cenário com Lula e Pacheco
- Lula: 58%
- Pacheco: 13%
Cenário com Moro e Bolsonaro
- Moro: 34%
- Bolsonaro: 31%
Cenário com Ciro e Bolsonaro
- Ciro: 39%
- Bolsonaro: 34%
Próximas pesquisas
Nos próximos dias serão divulgadas mais duas pesquisas, as quais já foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Ideia/Exame e Ipespe/XP.
Como prevê a lei eleitoral, a partir de agora toda pesquisa divulgada precisa ser devidamente cadastrada no Tribunal, com detalhes sobre a metodologia, contratante e custo, além do questionário utilizado. Perguntas direcionadas ou qualquer indício de manipulação pode ser alvo de impugnações.
O levantamento do Instituto Ideia, encomendada pela Exame por R$ 27,9 mil, segue ouvindo 1,5 mil pessoas, entre os dias 7 e 13, através de “inquérito telefônico” em relação a 12 pré-candidatos, inclusive Aldo Rebelo, André Janones e Leonardo Péricles. Na lista de opções, Lula, Jair Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria.
A pesquisa do Ipespe, encomendada pela XP por R$ 42 mil, ouve por telefone, entre os dias 8 e 14, apenas 1 mil pessoas. Na região Sul, por exemplo, serão ouvidas somente 150 pessoas. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais — a maior das três. Na lista de 9 pré-candidatos, os nomes aparecem em ordem alfabética. Apesar de explorar cenários de segundo turno com os cinco mais bem avaliados, a pesquisa considera apenas Lula e Bolsonaro ao questionar se um ou outro, caso eleito, irá governar “para todos ou apenas para seus eleitores”.