-->

sábado, 12 de abril de 2014

Ex-prefeito Raimundo Cordeiro lança livro no auditório da Unecim



Neste sábado, dia 12 de abril no auditório da Unecim em Russas, o ex-prefeito Raimundo Cordeiro juntamente com a ex-secretária de educação Lindalva Pereira Carmo fez a entrega à população de Russas do livro em que o tema é: Registro de uma história de compromisso contra fatos não há argumentos.

Na ocasião Raimundinho fez uma demonstração de suas obras que foram construídas durante sua administração, principalmente, do investimento que foi feito na educação no município de Russas. Tanto na valorização dos profissionais (Professores), qualidade na merenda escolar e as condições de trabalho não só para os professores como para os alunos.


Estiveram presentes no evento o Deputado Federal Ariosto Holanda, a ex-secretária de educação Lindalva, a primeira Dama Sônia Chaves, o ex-coordenador do Caíque professora Gledson e vários outros profissionais que fizeram parte da administração e a presença da sociedade russana de um modo geral.                                     

A ex-secretária de ação social Adriana Ribeiro fez uso da palavra e elogiou bastante o ex-prefeito pelo seu trabalho a frente do município durante sua administração. O vice-presidente do PMDB Aureliano Ribeiro esteve presente prestigiando o evento                                    


                         

Eleição de associação bastante disputada



Aconteceu hoje, sábado dia 12 de abril de 2014 no período da tarde, na comunidade de Garças a eleição para presidente da associação comunitária. Uma eleição disputada voto a voto.


No final da apuração 280 pessoas votaram, a vencedora foi à Chapa Um que tinha como candidata a suplente de vereadoras e atual presidente Graça Sombra, que tirou 144 votos enquanto que a Chapa Dois que tinha como candidato o Piquet da saúde que ficou com 132 votos, e o restante dos votos foram brancos e nulos. A eleição foi tão disputada que fez até fila para votar.


Russas sedia Encontro do PMDB neste sábado

 
Partido quer debater as dificuldades para a convivência com a seca na Região, dívidas dos agricultores, infraestrutura hídrica e mobilidade urbana.
Redação
redacao@cearanews7.com.br
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail
O PMDB segue, neste sábado (12)), rumo ao município de Russas, a 167 km de Fortaleza, no Valedo Jaguaribe, para mais um Encontro Regional. O evento, capitaneado pelo senador Eunício Oliveira, vem sendo realizado em várias regiões do Estado, com o objetivo de debater as principais questões que permeiam o Ceará, como a convivência com a seca, dívidas dos agricultores, infraestrutura hídrica e mobilidade urbana.

Este será o 11º PMDB Itinerante, e Russas marcará a terceira cidade visitada em 2014. O primeiro foi realizado no dia 15 de fevereiro, em Banabuiú, no Sertão Central e o segundo ocorreu no município de Croatá, na região da Ibiapaba, no último dia 15 de março, reunindo quase quatro mil pessoas e 17 caravanas de várias localidades do Estado.

Em 2013, o PMDB do Ceará promoveu oito encontros, realizados nos municípios de Morada Nova, Nova Russas, Caririaçu, Varjota, Barreira, Santa Quitéria, Iguatu e Crato. Em Russas o evento está marcado para começar às 9 horas, no Ginásio Esportivo Joel Correia Lima, Rua Padre Alípio Rodrigues, s/n, bairro Catumbela. Os encontros são aberto ao público.

* Com informações do PMDB/CE

Créditos ao site Ceará News 

Iguatu-CE: Duas pessoas são executadas em menos de 24 horas


Os primeiros doze dias do mês de Abril tem sido sangrento no município de Iguatu. Um jovem e uma mulher foram executados em menos de 24 horas. A estatística poderia ser ainda maior casos os dois marceneiros tivessem morrido na manhã de ontem (11) durante tentativa de homicídiocometida por três homens ainda não identificados.

Na noite da última quinta-feira, o jovem Ismael Araújo de Souza, de 18 anos, foi morto com uma bala no bairro AltiPlano. Quatros homens se aproximaram em duas motocicletas e efetuaram vários disparos em direção a Francisco Alves de Oliveira, de 26 anos, conhecido popularmente como "Quinquim".
Durante o tiroteio, Quinquim - alvo do bando - foi atingido com um tiro na coxa esquerda. Ismael que estava próximo ao local foi atingindo com um tiro na nuca. Ele ainda chegou a ser socorrido aoHospital Regional de Iguatu (HRI), no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de dar entrada no centro cirúrgico. Quinquim não corre risco de vida. Um dos acusados foi capturado.
Conforme depoimento de Cícero Galdino da Silva, de 55 anos, conhecido popularmente como Gaguinho, a companheira com quem mantinha relacionamento há nove meses, foi morta com várias facadas no pescoço. "Ela achou ruim porque eu demorei a chegar em casa e começou me xingar, pedi pra parar e começando a discutir, até que aconteceu isso", relatou o acusado.


  

Menos de 24 horas depois, a dona de casa Irene Rodrigues Cabral, 42, foi morta cruelmente com vários golpes de faca dentro de sua própria residência. O acusado de cometer o homicídio é o esposo da vítima. Ele se apresentou espontaneamente na Delegacia e confessou ter matado Irene por que ela estava o "ofendendo".
Com os dois homicídios, sobem para três o número de assassinatos no mês de Abril. Em 2014, já são nove pessoas executadas na cidade de Iguatu.

400 mil cearenses ainda têm que declarar o IRPF



A menos de três semanas para o fim do prazo de entrega da declaração doImposto de Renda de 2014, 400 mil cearenses ainda têm de prestar contas ao fisco. O número representa dois terços das 600 mil pessoas do Estado que precisam enviar o documento. No Brasil, a proporção é semelhante. Até ontem, apenas 9 milhões dos 27 milhões de contribuintes brasileiros havia encaminhado a declaração, que tem de ser enviada até as 23h59 do próximo dia 30.

Conforme o superintendente da Receita Federal no Ceará, Moacyr Mondardo Júnior, o total de declarações entregues até ontem, no Estado, assemelha-se à quantidade de envios em igual período de 2013. Ele ressalta, entretanto, que o contribuinte deve ficar atento ao prazo e evitar deixar o envio para a última hora. "Às vezes acontece de faltar um documento ou de o computador não funcionar, por exemplo, então, o ideal é fazer logo", frisa.

Mondardo ressalta que, além do envio do documento em si, o contribuinte deve ficar atento a novidades ou facilidades oferecidas pela Receita. Uma delas, aponta, é a possibilidade de fazerdoações em dinheiro ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quem fizer a declaração utilizando as deduções legais - o modelo completo - pode fazer doações ao ECA e reduzir o IR devido. As doações podem ser feitas, diretamente na declaração, até o dia 30 de abril.


Como doar
Para realizar o procedimento, o contribuinte deve abrir a ficha Resumo da Declaração e escolher o item Doações Diretamente na Declaração - ECA. Há a opção de fazer a concessão para um fundo nacional e para os de 11 estados, além dos fundos de mais de 950 municípios.

É importante saber, todavia, que as doações feitas a partir de janeiro de 2013 não podem superar 6% do IR devido. Nesse percentual também estão incluídas doações a fundos do idoso e incentivo à cultura, ao desporto e à atividade audiovisual.

Limite
Por esse motivo, antes de preencher os dados deste ano, é necessário informar sobre doações realizadas no ano passado, para que o sistema informe se já foi atingido o limite de 6%. Se, por exemplo, o contribuinte já doou, em 2013, 4% do imposto devido, só poderá doar mais 2% na declaração deste ano. De acordo com Mondardo, em 2013 - primeiro ano em que foi possível reduzir do IR devido as doações ao ECA -, as doações dos contribuintes cearenses chegaram a R$ 86 mil.

O valor representa 0,95% dos cerca de R$ 9 milhões registrados em todo o país. Para o superintendente da Receita Federal no Ceará, o montante, no Estado, deverá aumentar neste ano.

O contribuinte também deve ficar atento ao fato de que, partir deste ano, não é mais possível entregar a declaração em CDs ou pen drives nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. Já a declaração em papel não é aceita desde 2011.

Fonte: Diário do Nordeste 


Recuperação de veículos em Limoeiro

Hoje, dia 12/04, por volta de 07h30min, na Ingarana, zona rural de Limoeiro do Norte, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, o veículo FIAT/UNO MILLE SMART,cor azul, ano/modelo 2000/2001, de placa HWU-2961, em nome de DANIELE NOBREGA GOMES, foi localizado abandonado, o mesmo havia sido tomado de assalto no dia 10/04/2014. Foi localizado também o veículo FIATB UNO, COR BRANCA, PLACA HWV 6678, o qual foi tomado de assalto na noite do dia 11/04/14, naquela comunidade, de acordo com informações repassadas, mas até o presente momento a vítima ainda não teria registrado a ocorrência

Créditos ao Blog do TOM

Prisão por desacato em Tabuleiro





Hoje, dia 12/04, por volta de 05h00min, foi preso CARLOS CORRIÊ DA SILVA MAGALHÃES, 19 anos, residente na Rua José Maria Chagas, em Tabuleiro do Norte, o mesmo encontrava-se no bar do Buião, localizado no centro da cidade, embriagado e provocando  desordem quando a polícia foi acionada, ao chegar no local, o mesmo resistiu à abordagem e desacatou os policiais militares.

Créditos ao Blog do Tom.

Chove em 70 cidades cearenses neste sábado




A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 70 municípios no início deste sábado (12). O posto de Iguatu recebeu maior nível pluviométrico, de 82 mm, causando alagamentos em diversos pontos da cidade. Na Vila Paraná, próximo ao Horto Florestal do Ibama e ao Comando do 10º Batalhão Militar, algumas casas foram invadidas pela água.

Crato, com 81 mm, e Aurora, com 79 mm, foram, respectivamente, o segundo e o terceiro município com maior registro de chuvas nesta manhã. Os postos de Fortaleza registraram apenas 5,6 mm das 7h de ontem até as 7h deste sábado. 

De acordo com o meteorologista Leandro Valente, "nas últimas 24 horas, as áreas de instabilidade que se formam no oceano avançam em direção ao continente, deixando as condições mais favoráveis para a incidência de chuvas". Contudo, a Zona de Convergência Intertropical, principal causa de chuvas no Ceará, permanece afastada do Estado.

Para este final de semana, a previsão da Funceme é que, neste sábado, ainda ocorram precipitações no centro-norte do Estado, principalmente, entre tarde e noite. No domingo (13), o sinal de chuva é mais fraco, mas a região centro-sul pode receber chuvas isoladas entre a madrugada e a manhã. A segunda-feira pode começar com céu parcialmente nublado e, também, com possibilidade de chuvas isoladas.

Fonte: Diário do Nordeste 

Partido Militar Brasileiro será lançado no Ceará


Segundo o blog do jornalista Felipe Patury, os organizadores do Partido Militar Brasileiro (PMB) realizarão no Ceará, no próximo dia 17 de maio, o evento de lançamento da campanha nacional para regularização da legenda, que já conta com 320 mil assinaturas das 492 mil necessárias para a sua oficialização. Os participantes esperam coletar o apoio de 20 mil cearenses.


Entre as presenças confirmadas no encontro estão o capitão Augusto Rosa, fundador do partido, major Olímpio, candidato a governador de São Paulo pelo PDT, o astronauta Marcos Pontes e o general Torres de Melo, do Grupo Militar Guararapes.

Partido Militar Brasileiro
De acordo com o site da organização, o Partido Militar Brasileiro (PMB) foi fundado em janeiro de 2011 e se autodefine com “100% de direita”. O objetivo da agremiação é a recuperação da ética, moralidade e justiça, por meio do fim da chamada “marxização” promovida pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Os coordenadores do PMB defendem a redução da maioridade penal, a privatização dos presídios e são contra o pagamento de indenização para as famílias de vítimas do regime militar.

Dilma insiste na candidatura de Guimarães para vice-presidente da Câmara

A presidente Dilma decidiu que o ex-líder do PT, deputado cearense José Guimarães, deve ser o substituto de André Vargas na presidência da Câmara dos Deputados. Dilma confia em Guimarães e é grata à sua lealdade no Congresso Nacional.

Guimarães também tem a torcida da maioria da bancada do PT na Câmara Federal. Seu nome, contudo, não é consensual: o deputado petista pelo Rio de Janeiro Luíz Sérgio se lançou na disputa. Sérgio é o anti-Dilma, não gosta da presidente e tenta provocar uma cizânia dela com o ex-presidente Lula.

A candidatura de Guimarães tem outro problema para vingar. O Planalto quer que ele seja candidato à sucessão de Henrique Alves em 2015, abrindo mão de sua postulação ao Senado pelo Ceará. Guimarães rejeita essa proposta que agrada ao palácio do Abolição.


Créditos ao site Ceará News.

Dar esmolas a crianças pode atrapalhar reinserção familiar




Ao transitar por Fortaleza, não é difícil encontrar, seja nos cruzamentos, nas praças ou terminais de ônibus, crianças pedindo dinheiro. Contudo, o que muitos não sabem é que dar esmola para crianças, em vez de ajudá-las, pode atrapalhar ainda mais a sua saúde e o seu retorno para as famílias.

Em 2013, de acordo com pesquisa do observatório nacional da campanha Criança não é de Rua, que reúne várias entidades da sociedade civil e do poder público, 178 meninos e meninas estavam em situação de rua no Ceará, destas, 106 estão na Capital. Outra pesquisa está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza, para saber qual o perfil do morador de rua na cidade, que deve ser divulgada ainda este semestre.

Futuro

Segundo o promotor de Justiça Edson Landim, a prática de dar esmolas para crianças é extremamente prejudicial. “Dar esmolas não garante o futuro da criança, mas ajuda a manter a sua situação de vulnerabilidade social. Isso porque, na maioria das vezes, essa criança é explorada por alguém ou vai usar o dinheiro para comprar álcool, cola ou crack”, destaca.

Para conscientizar a população sobre os males que dar esmolas podem causar na vida das crianças em situação de rua, o Ministério Público iniciou neste mês a sétima edição da campanha “Não dê esmola à criança em situação de rua”. Ontem, sexta-feira, o cronograma da campanha teve início com panfletagem e bandeirada na Avenida Silas Munguba, em frente ao Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Conforme o promotor de Justiça, o lançamento oficial da campanha irá acontecer no próximo dia 17 de maio. “Fizemos essa primeira ação no Itaperi para sensibilizar os universitários, que são formadores de opinião. A nossa intenção é conscientizar as pessoas, porque estamos bem próximos ao período da Copa do Mundo. O Castelão fica próximo a três terminais de ônibus em que é comum encontrar crianças em situação de rua. Queremos prevenir a exploração sexual dessas crianças e também o tráfico de pessoas”, ressalta.

Perfil

Apesar de ainda não ter sido concluída uma pesquisa que revele o perfil dessas crianças, o promotor de Justiça aponta uma entrevista que ele mesmo fez, com 48 crianças, que viviam próximo ao Terminal da Parangaba. 

“A maioria tem mais de 8 anos, é criada só pela mãe que, ou foi abandonada pelo companheiro ou é viúva, e não estudam porque não têm documentos, como a certidão de nascimento”, destaca Edson Landim.

Com o objetivo de reencaminhar essas crianças para a comunidade ou suas famílias de origem, existe o Projeto Ponto de Encontro, desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Patrícia Queiroz, essa iniciativa faz contato direto com as crianças e adolescentes, através de 30 educadores sociais, presentes em vários pontos da cidade, como a Avenida Beira-Mar e os terminais da Parangaba e da Lagoa. 

“Esses profissionais atuam em dupla ou em trio e dependendo da situação da criança ou adolescente, encaminhamos para a família, para os albergues e abrigos ou para tratamento de drogadição”, enfatiza a coordenadora do programa.

Entretanto, de acordo com as informações de Patrícia Queiroz, cerca de metade dessas crianças não conseguem ser reinseridas no ambiente familiar. “O nosso maior desafio é quando eles estão acompanhados das famílias na rua, porque aí eles não tem para onde voltar. E muitas dessas famílias também tem membros viciados em drogas”, acrescenta. 

Superação

O recepcionista Fernando Iago Ferreira, aos 5 anos, vivenciou essa situação. “Eu fui pra rua com 5 anos de idade e fiquei até os 9. Fui influenciado por dois tios que ainda hoje moram nas ruas”, disse. 

A sua situação mudou quando recebeu o convite da Organização Não-Governamental (ONG) O Pequeno Nazareno, que trabalha para garantir proteção às crianças e adolescentes com esse perfil. 

“Nós realizamos o acolhimento institucional e temos uma unidade com 53 hectares em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, para acolher essas crianças. Lá, elas estudam, fazem esportes. Hoje, uma ou duas crianças desistem de ficar na casa durante o ano. Mas, quando começamos, não era assim. Em 1996, por exemplo, 80% das crianças que foram acolhidas, desistiram”, explica o coordenador de projetos da ONG, Adriano Ribeiro. 

Fernando Ferreira guarda boas recordações dos momentos que passou no Pequeno Nazareno. “Aceitei o convite e morei lá por oito anos. A hora que mais gostava era a de praticar esportes, principalmente de futebol. Gostaria que os meninos e meninas que estão hoje nas ruas de Fortaleza tivessem a sorte que eu tive, de encontrar uma instituição que acreditou em mim”, ressalta.


Créditos ao site Diário do Nordeste.

Preço dos alimentos aumenta 9% ao ano no Brasil desde 2010

Embora o governo esteja tratando a disparada dos preços dos alimentos deste início de ano como pontual, esse fenômeno já dura cinco anos.

Seguidos problemas climáticos, no país e no exterior, vêm fazendo os alimentos subirem em média 9% ao ano no Brasil, desde 2010.

Entre 2010 e este ano, os alimentos subiram bem mais do que a inflação. Só nos últimos dois anos, esses itens subiram 23% contra uma inflação acumulada de 14%.

O aumento do consumo, tanto no Brasil quanto em outros países, como a China, ajuda a explicar por que esses produtos não ficam mais baratos, mesmo com o crescimento econômico mais fraco.

Mas existem fatores domésticos que estão fazendo com que os alimentos fiquem ainda mais caros.

A economista Ignez Vidigal Lopes, especialista em economia agrária da FGV, afirma que custos com mão de obra estão aumentando também no campo, com a perda de trabalhadores para empregos na área urbana.

"Produtores de culturas que ficam próximas às cidades têm relatado que não têm empregados ou que o custo para contratar aumentou."

Na última quinta-feira, durante seminário no banco HSBC, o ex-presidente do Banco Central Luiz Fernando Figueiredo, sócio da gestora Mauá Sekular, disse que, de tão recorrentes, os aumentos de alimentos já poderiam até ser tratados como "sazonais" (que ocorrem com frequência, em certa época do ano).

Os alimentos são os principais itens consumidos pelas famílias brasileiras. Por isso, representam um quarto do índice que mede a inflação oficial, calculada pelo IBGE. O seu aumento, portanto, afeta imediatamente o padrão de vida do brasileiro.

MAIOR PESO
Períodos de seca na Rússia (2010) e nos EUA (2012) fizeram com que produtos exportados pelo Brasil, como milho e soja, subissem.

Em 2014, são os produtos in natura, como verduras e frutas, que mais aumentam de preço. Segundo Wladimir Caramaschi, estrategista do banco Credit Agricole, a pressão neste momento está localizada no Brasil, ou seja, não é importada.

É o caso do tomate e da alface, que ficaram 31% e 38%, respectivamente, mais caros para o consumidor.

A expectativa de economistas é que os preços desses alimentos cedam com um novo ciclo de plantio. Porém produtos cuja produção é mais demorada, como café, feijão, leite e carnes, também estão sofrendo o impacto da estiagem, e um recuo de seus preços no curto prazo é considerado menos provável.

As carnes estão subindo na esteira de exportações maiores. As vendas externas aumentaram 21% no ano passado e já subiram 25% nos primeiros dois meses do ano (ante o mesmo período de 2013). No entanto, a oferta interna só cresceu 11%, segundo levantamento do Bradesco. Neste ano, afirma o banco, "o volume abatido não tende a crescer no mesmo ritmo". Nos 12 meses encerrados em março, as carnes acumulam alta de 10,9%, segundo o IBGE, contra uma inflação de 6,15%.

A pressão dos preços desses alimentos foi um dos elementos que fez o banco rever a previsão de inflação deste ano de 5,9% para 6,3%, perto do limite estipulado pelo governo (6,5%).

Na avaliação de Caramaschi, a alta dos alimentos é um problema, neste momento, porque pode se espraiar para outras áreas. Isso porque, com a inflação já girando em um patamar mais elevado, aumentam as chances de que esses aumentos sejam repassados para outros preços.

"Corre-se o risco de que o choque se perpetue", diz.


Créditos ao site Miséria.

400 mil cearenses ainda têm que declarar o IRPF

A menos de três semanas para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2014, 400 mil cearenses ainda têm de prestar contas ao fisco. O número representa dois terços das 600 mil pessoas do Estado que precisam enviar o documento. No Brasil, a proporção é semelhante. Até ontem, apenas 9 milhões dos 27 milhões de contribuintes brasileiros havia encaminhado a declaração, que tem de ser enviada até as 23h59 do próximo dia 30.
Conforme o superintendente da Receita Federal no Ceará, Moacyr Mondardo Júnior, o total de declarações entregues até ontem, no Estado, assemelha-se à quantidade de envios em igual período de 2013. Ele ressalta, entretanto, que o contribuinte deve ficar atento ao prazo e evitar deixar o envio para a última hora. "Às vezes acontece de faltar um documento ou de o computador não funcionar, por exemplo, então, o ideal é fazer logo", frisa.
Mondardo ressalta que, além do envio do documento em si, o contribuinte deve ficar atento a novidades ou facilidades oferecidas pela Receita. Uma delas, aponta, é a possibilidade de fazer doações em dinheiro ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quem fizer a declaração utilizando as deduções legais - o modelo completo - pode fazer doações ao ECA e reduzir o IR devido. As doações podem ser feitas, diretamente na declaração, até o dia 30 de abril.
Como doar
Para realizar o procedimento, o contribuinte deve abrir a ficha Resumo da Declaração e escolher o item Doações Diretamente na Declaração - ECA. Há a opção de fazer a concessão para um fundo nacional e para os de 11 estados, além dos fundos de mais de 950 municípios.
É importante saber, todavia, que as doações feitas a partir de janeiro de 2013 não podem superar 6% do IR devido. Nesse percentual também estão incluídas doações a fundos do idoso e incentivo à cultura, ao desporto e à atividade audiovisual.
Limite
Por esse motivo, antes de preencher os dados deste ano, é necessário informar sobre doações realizadas no ano passado, para que o sistema informe se já foi atingido o limite de 6%. Se, por exemplo, o contribuinte já doou, em 2013, 4% do imposto devido, só poderá doar mais 2% na declaração deste ano. De acordo com Mondardo, em 2013 - primeiro ano em que foi possível reduzir do IR devido as doações ao ECA -, as doações dos contribuintes cearenses chegaram a R$ 86 mil.
O valor representa 0,95% dos cerca de R$ 9 milhões registrados em todo o país. Para o superintendente da Receita Federal no Ceará, o montante, no Estado, deverá aumentar neste ano.
O contribuinte também deve ficar atento ao fato de que, partir deste ano, não é mais possível entregar a declaração em CDs ou pen drives nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. Já a declaração em papel não é aceita desde 2011.
Créditos ao site Diário do Nordeste




Deputado defende a aprovação do projeto

O deputado Fernando Hugo (SDD) defendeu, ontem, uma maior atenção por parte do Congresso Nacional para com a tramitação do Projeto de Lei que prevê a regulamentação das guardas municipais de todo o País, dando à categoria o status de Polícia. Segundo informou o parlamentar, há mais de dez anos a proposta tramita na Câmara e, depois que aprovada, poderá trazer benefício para a população quando os agentes da Guarda poderão ser devidamente treinados e armados para defender a sociedade.
Ele acredita que, quando regulamentada, a Guarda Municipal ajudará a Polícia e com isso, a Segurança Pública receberá mais recursos para combater a violência. Hugo explicou que, depois de aprovado o projeto, os recursos direcionados à Guarda passarão a ser do Fundo Nacional de Segurança Pública. Os agentes também irão receber um treinamento mais adequado em cursos com cerca de 120 horas de duração.
A proposta dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais de todo o Brasil, regulamentando e disciplinando a Constituição, atuação e manutenção das Guardas Civis Municipais como órgãos de Segurança Pública em todo o território nacional. Para Fernando Hugo, a recente divulgação de pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) apresenta Fortaleza no ranking das cidades mais violentas do mundo, situando-se na 7ª posição mundial e 2ª entre as cidades brasileiras.
Família
"A insegurança hoje é uma calamidade pública. Clamo aqui para que tenhamos os guardas municipais nas ruas também protegendo a população. Se essa medida não resolver, pelo menos vai ofertar mais pessoas que podem guardar a paz tão sonhada", defendeu.
Ele ressaltou também que o Governo do Estado tem buscado "uma paz social", fazendo investimentos, que segundo disse, nunca foram antes feitos na história do Ceará. "É hipocrisia dizer que isso não existe".
Créditos ai site Diário do Nordeste.