-->

terça-feira, 20 de março de 2018

PRESO EM FORTALEZA Pastor oferecia chocolates e dinheiro para que as crianças não revelassem a violência sexual


Casado, pai e pastor há 10 anos. Felipe Costa Silva, de 52 anos, para o delegado Levy Louzada, era uma pessoa acima de qualquer suspeita. O religioso, que foi preso em Fortaleza na última sexta-feira suspeito de estupro de vulverável, visitava a casa das crianças que frequentavam sua igreja. As meninas eram orientadas pelos pais a abrirem a porta da residência para o pastor, mesmo quando estavam sozinhas.

A confiança no pastor, conforme o delegado, fez com que ele se aproximasse de pelo menos seis meninas, com idades de 6 a 12 anos. Além do estupro de vulnerável, as crianças eram fotografadas e filmadas, e depois as imagens eram repassadas para novas vítimas, com a finalidade de naturalizar o crime. O pastor visitava crianças doentes e "acamadas". 

Chocolates e dinheiro em espécie, aproximadamente R$ 20, eram oferecidos para que as crianças não revelassem aos pais a violência sexual a que eram submetidas. Vítima do pastor em 2012, uma das meninas só revelou aos pais o crime em 2016, durante uma briga familiar. O delegado explica que a menina queria sair de casa para uma festa e o pai não deixava, frisando que queria protegê-la. No entanto, a filha revelou que dentro da própria casa estava o homem que a violentava sexualmente. Com a primeira denúncia, o inquérito foi instaurado. "Até então o pai não sabia de nada e ele seguia a fé dele", relatou o delegado.

Sobre o assunto
Casal é preso em Fortaleza acusado de estupro contra as quatro filhas
Ceará: 218 homens foram presos em flagrante por estupro em 2017
Testemunha relata que Stefhani era vítima de estupro em relação abusiva com ex-companheiro
Líder religioso é condenado a dez anos de prisão por estupro de vulnerável
A denúncia gerou repercussão dentro da igreja, outras crianças tomaram ciência e e os pais perceberam que o pastor visitava outras casas com a finalidade de orar pelas crianças.

A outra acusação foi feita por uma avó da vítima. Chegando até a residência, conforme Louzada, a mulher viu a neta com um celular na mão. A menina a mostrou uma imagem de pornografia. O aparelho era do pastor. Indagado sobre as fotos, o suspeito teria desconversado e afirmou que as imagens eram do filho. 

A situação deixou a avó com suspeitas e ela prestou depoimento. O titular da delegacia relata que o pastor não teve conjunção carnal com as crianças, no entanto ele fazia outras ações sexuais. Outros depoimentos continuaram a surgir e entre as crianças o medo era comum. Uma delas relatou que foi convidada a participar da banda evangélica, mas desistiu pois tinha medo de ser abusada com mais frequência. 

A prisão do pastor foi realizada na última sexta-feira,  16, pois havia a informação de que ele pudesse fugir. Na ação, o pastor foi detido quando ia para a sua igreja. Apesar das denúncias, ele continuava atuando no templo religioso.

O nome da igreja não é divulgado para preservar as vítimas.  

O povo.com

PSDB lança oficialmente candidatura de Alckmin à Presidência


Resultado de imagem para Foto de Geraldo Alckmin

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, irá lançar oficialmente sua candidatura à Presidência da República pelo PSDB nesta terça-feira, 20, às 16h. O evento ocorrerá na sede do partido, Brasília, e é apenas uma formalidade, já que a sigla não terá prévias após a desistência do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, na disputa pela vaga.
Às 15h, Alckmin participa de reunião da Executiva do PSDB. Logo depois, dará coletiva à imprensa.

Mais cedo, Alckmin esteve no 8º Fórum Mundial da Água e, em palestra no evento, defendeu mais recursos e uma menor tributação ao setor de saneamento básico.

Agência Estado



Ronaldinho Gaúcho se filia ao PRB, partido ligado à Igreja Universal


(Foto: Divulgação/PRB)

O ex-craque da Seleção Brasileira se filiou ao partido em cerimônia em Brasília nesta terça-feira, 20. Ele deve concorrer a mandato nacional, restando definição de disputa para Câmara ou Senado

O jogador de futebol aposentado Ronaldinho Gaúcho se filou ao PRB nesta terça-feira, 20, e sinaliza candidatura para as eleições de 2018, junto com seu irmão (e empresário), Roberto de Assis Moreira. Ambos foram oficializados como correligionários em ato em Brasília, na sede nacional do PRB, com o presidente nacional da legenda, o senador senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

A candidatura de Ronaldinho Gaúcho gira em torno de disputa para o cargo de deputado federal ou mesmo ao Senado. "Fico feliz em poder participar de um projeto que vise a melhoria de nosso país e que traga modernidade, alegria e saúde para toda a população", disse Ronaldinho, durante a cerimônia de filiação.

Camisa 10 

Durante discursos de lideranças, o presidente da sigla lembrou de conquistas de Ronaldinho dentro de campo, citando memória de gol contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 2002, jogando com a camisa da Seleção Brasileira, e fez uma brincadeira com o número da legenda do PRB (10).

"Emprestou ao Brasil seu talento e sua capacidade e agora com essa biografia maravilhosa e sua história de vida vai contribuir agora via PRB. Mais uma vez ele vai vestir a camisa 10. Dessa vez a camisa do PRB", disse o senador Eduardo Lopes, sugerindo possibilidade de uma campanha política que faça referência à marca de Ronaldinho em campo, o "R10".

Sobre o assunto
Ronaldinho Gaúcho vai disputar eleição pelo partido de Bolsonaro
PEN tenta atrair Ronaldinho Gaúcho
Já o líder do partido na Câmara dos Deputados, Celso Russomano (PRB-SP), aliou a defesa do Brasil com a bola à atuação política.

"Ele tem uma experiência grande na área do esporte e quer defender essa bandeira no Congresso. É um nome muito querido, um jogador de expressão, já fez muito pelo esporte como jogador e espero que faça como político", disse Russomano, que ainda revelou à Folha que não está decidido se o craque do futebol fará campanha para a Câmara ou Senado.

Também filiado, Roberto Assis explicou que ele e o irmão são "brasileiros", que moram no Brasil e se "preocupam com o País".

"É um enorme prazer acreditar em algo que vai ajudar nossa população. Viemos de um crescimento através do esporte e sabemos o que ele é capaz de fazer pelas crianças e jovens. Quero dizer hoje que acreditamos na inovação, nos projetos do partido de ajudar a população e vai ser um prazer poder colaborar", disse o irmão de Ronaldinho.

Outro Ronaldo presente na cerimônia foi o deputado federal cearense, Ronaldo Martins, que chegou a ser candidato à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2016. A reportagem tentou contato com o parlamentar, que também integra a liderança do partido na Câmara, mas não houve resposta.

No início do ano, dava-se como quase certa a filiação de Ronaldinho Gaúcho ao Patriota, garantida pelo presidente da sigla, Adilson Barroso (PEN-SP). A meta era consolidar apoio nacional de Ronaldinho ao também sondado pelo Patriota à época, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Com a desistência de Bolsonaro, os planos da sigla desandaram.

Redação O POVO Online 


Prefeito de Tianguá é afastado e vai haver nova eleição no Município


A Justiça Eleitoral no Município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, vai marcar a data de realização de uma nova eleição para a Prefeitura do Município, em razão da decisão do Tribunal Superior Eleitoral afastando o prefeito Luiz Menezes de Lima e o vice-prefeito Aroldo Darsoso Portela, cujos mandatos estavam garantido por uma liminar, depois que o registro de suas candidaturas havia sido indeferido na Justiça cearense.

Leia a informação distribuída no fim da tarde de hoje pela assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará:

TSE mantém indeferimento de registro de candidatura de prefeito eleito em Tianguá

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu na sessão de julgamentos na última quinta-feira, 15/3, manter o indeferimento do registro de candidatura do prefeito eleito em Tianguá nas Eleições de 2016, Luiz Menezes de Lima, e do vice-prefeito, Aroldo Cardoso Portela e revogar a decisão liminar anteriormente concedida que mantinha o prefeito no cargo.

A decisão do TSE se deu em razão do julgamento plenário do Supremo Tribunal Federal em 1º/3/2018, que decidiu que a inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea “d” da Lei Complementar 64/90 (Lei da Ficha Limpa) aplicava-se a todos os processos de registro de candidatura em trâmite.

Por consequência, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, determinou o cumprimento imediato dos efeitos do pronunciamento daquela Corte, no sentido de afastar o prefeito e o vice-prefeito que tiveram seus registros indeferidos e proceder à convocação de novas eleições, independente do trânsito em julgado do processo, nos termos do artigo 224, § 3º, do Código Eleitoral, conforme a interpretação fixada pelo Supremo Tribunal Federal nas ADIN’s nºs 5525  e 5619.

Em atendimento à decisão do Ministro Luiz Fux, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará enviou comunicação ao juízo da 81ª Zona Eleitoral, para cumprimento da decisão.

Segundo calendário elaborado pelo TSE na Portaria nº 796/2017, os TREs terão até o próximo dia 3 de junho para realizar eleições suplementares, tendo em vista a realização, no segundo semestre, das eleições gerais.

Fortaleza, 20 de março de 2018.

Blog Erivando Lima / Diário do Nordeste


UNIVERSIDADES BRASILEIRAS SE DESTACAM

Ariosto Holanda

A analista global de educação Quacquarelli Symonds divulgou o ranking latino-americano de melhores universidades e dentre os 10 primeiros lugares o Brasil ficou com quatro posições, sendo a Universidade de São Paulo (USP) o 3º lugar geral.

Além disso, o Brasil foi considerado o país com mais instituições na lista. Entre 400 universidades que foram destacadas pelo ranking, 83 são brasileiras! Esse é nosso país lutando para ir para frente e mostrando que a saída é só com a educação!
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
Blog Erivando Lima



Ceará terá mais 21 novas escolas de ensino profissionalizante até o fim do semestre



O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou, nesta terça-feira (20), 22 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) até o fim do primeiro semestre deste ano. Atualmente, há 119 unidades distribuídas em 95 municípios do Estado. 

"A nossa meta é chegar a 140 escolas de ensino profissionalizante e manter o Ceará como o Estado com o maior número dessas escolas atendendo os jovens cearenses”, disse Camilo.

Ele continuou, afirmando que “temos quase 5 mil parcerias com instituições para oferecer estágios aos nossos alunos. A escola reúne, além do espaço físico adequado, moderno, uma grade curricular que oferece opções dentro das vocações regionais do Estado”.

Escolas têm salto expressivo

O número de Escolas de Educação Profissional saltou de 25, em 2008, para 119 unidades de ensino neste ano. À época, pouco mais de 4 mil alunos eram contemplados com o modelo de escola, que estava presente em 20 municípios do Estado. Em 2018, as EEEPs beneficiam mais de 52 mil alunos cearenses.

O balanço foi apresentado pelo governador, também nesta terça (20), em anúncio no Centro de Eventos do Ceará, para comemorar as conquistas da última década no campo da educação.

Há dez ano atrás, em 2008, a rede de escolas estaduais de Educação Profissional não apresentava vínculos com instituições parceiras para garantir estágios remunerados aos estudantes. Hoje, mais de 15 mil oportunidades são asseguradas para os jovens. Em 2015, quase 12 mil vagas foram garantidas para inserir os alunos no primeiro contato com o mercado de trabalho. O número de cursos profissionalizantes também foi ampliado. Atualmente, 52 cursos são ofertados.

Combate à evasão escolar

No evento, o Camilo antecipou, ainda, que irá lançar, em breve, o projeto "Nem Um a Menos na Escola" - programa que pretende combater a evasão escolar no Estado.

A solenidade teve participação de diretores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de Educação Profissional. A vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Educação, Idilvan Alencar, também estiveram presentes.

   
Red; DN


Prefeito de Uruburetama acusado de tentativa de assassinato de mulheres que assediou



Denúncia é feita pelo filho de uma das vítimas que passou pelas mãos de Dr. Hilson. Não satisfeito com o abuso sexual, o gestor queria eliminar as provas vivas

O Ceará News 7 recebeu a denúncia, nesta terça-feira (20), de mais dois casos de abusos sexuais cometido pelo prefeito de Uruburetama, Dr. Hilson. Mas, agora, com um agravante: as duas mulheres botaram a boca no trombone. Ao saber disso, o médio ginecologista mandou seus capangas atrás delas para matá-las.

Quem conta a história é o filho de dona Maria Gomes, uma das vítimas. O modo como Dr. Hilson assediava era o mesmo. Ele diagnosticava a mulher com algum caroço no seio e receitava banho de luz em seu consultório. Quando as pacientes fechavam os olhos, devido à claridade, ele tirava as calças e se masturbava.

“Hoje a minha família é desestruturada por causa disso.Hoje a gente vive sofrendo por causa da minha mãe, que vive no sofrimento, que vive com medo. Vive à base de remédios. Eu só quero Justiça”, lamenta o filho de dona Maria.

Em tempo

Após ser perseguida pelos capangas de Dr. Hilson, a vítima desenvolveu quadro de depressão e de síndrome do pânico. “Quando ela vê um carro, ela se esconde. Quando ela vê uma moto, ela se esconde. Se algum desconhecido chegar perto dela, ela pensava que vai matar ela. Porque, naquela época, ele botou capangas atrás delas duas”, explica o rapaz.

O filho de Maria Gomes, por fim, só pede que os órgãos competentes coloquem Dr. Hilson na cadeia pelas malvadezas que praticou contras as mulheres do município.

O Ceará News 7 contabilizou, somando esses dois novos casos, sete abusos sexuais praticados por Dr. Hilson. As vítimas falam em assédio, estupro e pedofilia.

 Blog Erivando Lima / Ceara News


Mestre da cultura popular de Crato é assassinado



Crato. A cultura popular do Município está de luto. O líder do Reisado Serraria, Antônio Higino Teixeira, conhecido como mestre Antônio Carreiro, de 75 anos, foi assassinado na tarde ontem (19). Seu corpo foi encontrado por volta das 17h30, pelos seus vizinhos, que notaram a porta de sua casa aberta e a faca suja de sangue. Seu sobrinho, o agricultor José de Freitas, 50, confessou o crime.

A polícia foi avisada e uma patrulha do Policiamento Ostensivo Geral (POG) esteve no local. Segundo a perícia, foram quatro lesões: duas no tórax, uma no pescoço e outra nas costas. O suspeito disse aos oficiais que teve uma discussão com Antônio e atribuiu o assassinato a um momento de surto.

Os dois moravam no Sítio Serraria, no distrito de Bela Vista, cerca de 9 km da sede de Crato. Foi lá que o Mestre Antônio Carreiro formou o grupo de reisado da comunidade, reunindo jovens e crianças. Seu grupo foi responsável por abrir os festejos do Dia de Reis, no último dia 6 de janeiro, na Praça da Sé. Sua última apresentação aconteceu uma semana após o carnaval, na terreirada do Mestre Caboclo.

O secretário de Cultura de Crato, Wilton Dedê, lamentou a morte de mestre Antônio Carreiro, pois, além de ser um dos mestres mais antigos, ele era muito respeitado e querido pelos outros líderes da cultura popular cratense. “Ele era muito criativo, sempre inovava e se sustentava da tradição. É uma perda grande. Uma lacuna”, afirma.

Por outro lado, Wilton Dedê acredita que o grupo deve continuar, já que o Reisado Serraria trabalhava com um “contra-mestre”, Antônio de Helena, que já tinha sido orientado por outros mestre a assumir. No entanto, ele não quis liderar o grupo em respeito ao Mestre Antônio Carreiro.

Red; DN


Falso pastor evangélico é preso sob a suspeita de estuprar seis crianças


O pastor visitava as vítimas na ausência dos pais, com a desculpa de que ia orar pelas crianças

   Um falso pastor evangélico foi preso, na última sexta-feira (16), sob a suspeita de ter cometido vários crimes de estupro de vulnerável contra seis crianças. Conforme a Polícia Civil, as vítimas seriam filhas dos seus congregados religiosos.

Segundo a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), a operação que resultou na prisão do homem de 52 anos aconteceu no bairro Sapiranga e foi denominada como 'Dedo de Deus'. As vítimas eram crianças de seis a 12 anos de idade.

A Polícia ressaltou que as investigações contra o homem foram iniciadas em julho de 2016. O titular da Dececa, delegado Levy Louzada, conta que o criminoso costumava visitar as vítimas, quando seus pais não estavam em casa. A visita era permitida pela família porque o homem dizia que ia orar pelas crianças.

Além de estuprar as crianças, os atos sexuais eram filmados e fotografados. De acordo com o delegado, o suspeito afirmou que registrava a ação a fim de mostrar para as novas vítimas que o fato era usual e corriqueiro.

   Red; DN

A imagem pode conter: texto


JAGUARIBE-CE PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO


Ontem dia 19/03/2018, por volta da 09 h 30 min, a composição da CP-1433 comandada pelos  foi acionada por populares porque acabara de ocorrer uma tentativa de homicídio nas proximidades da Pousada Pitombeira, que fica localizada às margens da BR-116, em Jaguaribe-CE. De pronto a equipe se dirigiu ao local, porém a vítima identificada por FRANCISCO REINALDO PEREIRA DE LIMA,  residente a Rua Pe. Mourão Uchoa, bairro Edmar Barreira – Jaguaribe-CE, que já responde a crimes como: homicídio, roubo, receptação, dentre outros, havia sido socorrido por populares ao hospital municipal, sendo alvejado por (05) cinco disparos de arma de fogo. Através do relato da própria vítima, que se encontrava consciente, os autores do crime foram dois elementos que estavam numa motocicleta Honda Bros, de cor preta. De posse dessa informação, a equipe saiu em diligência rumo a BR-226 que liga Jaguaribe-CE a cidade de Jaguaretama-CE, possível rota de fuga, onde após percorrer alguns quilômetros visualizaram uma motocicleta com as mesmas características com dois ocupantes, onde de pronto iniciou-se uma perseguição. Após perder o controle da motocicleta HONDA/XRE 300, de cor preta e placa PNS-2960, os suspeitos abandonaram o veículo as margens da rodovia, e fugiram para a mata. Iniciou-se uma busca a pé na área, já com apoio da CP-1383 comandada pelo SD PM r, onde culminou na prisão de um dos suspeitos, posteriormente identificado por MATHEUS PEREIRA AQUINO 22 anos, natural de Jaguaribara-CE, residente a Travessa da Paz, s/n – Aracati-CE, com ele foi encontrado duas armas de fogo: (01) um revólver calibre 38 SPECIAL, de marca Taurus,  com (03) três cartuchos intactos e (01) uma pistola calibre 6.35, de marca não visível, com carregador e (01) um cartucho intacto, já o outro partícipe do crime não foi localizado. Foi dada voz de prisão e realizada a condução do suspeito juntamente com o material apreendido a Delegacia de Polícia Civil de Jaguaribe, onde foi apresentado ao delegado de plantão que tomou todas as medidas ao caso. Já por volta das 14 h, uma denúncia via 190 deu conta de uma pessoa em atitude suspeita no Sítio Santa Rita, zona rural de Jaguaribe-CE. De pronto as equipes supracitadas se deslocaram ao local onde efetuaram a prisão do suspeito que estava foragido, identificado por ANDRÉ MARTINS LEMOS, natural de Jaguaribe-CE, residente a rua da Praça, , bairro Aluísio Diógenes – Jaguaribe-CE, que assumiu ter participado na execução do crime, pilotando a motocicleta. Foi dada voz de prisão ao infrator e realizada sua condução a DPC de Jaguaribe-CE, onde a autoridade policial lavrou auto de prisão em flagrante, como consta no IP. 

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE APREENSÃO DE MOTOCICLETA


Domingo dia 18/03/2018, por volta das 16 h 10 min, durante a realização de uma Blitz Barreira na Rua Felipe Santiago, 900, Russas-CE, os PPMM na VTR 1511, abordaram a motocicleta HONDA/CG 125 FAN, cor preta, ano 2008, placa HYT 7246, com retenção no Art. 233/270 do CTB, que era conduzida por JOÃO ALDIR DA SILVA, natural de Russas-CE, solteiro,  residente na Rua Projetada,  Lagoa do Toco, Russas-CE, sendo apreendida e conduzida pelos Agentes de Transito para a Sede do DEMUTRAN.

Blog Erivando Lima


Em reunião, Prefeito de Quixadá diz que prefeitura pode parar, mas não convocará os concursados


O chefe de Executivo quixadaense, o petista Ilário Marques, em reunião no último sábado (17), em seu gabinete no Centro Administrativo convocou os vereadores para uma reunião para tratar sobre vários assuntos, entre eles o Projeto de Lei 07/2018, que prejudica 754 concursados aprovados no certame realizado pela gestão João da Sapataria.

No encontro, o prefeito aparenta estar aborrecido com a demora na aprovação do projeto. “Será possível que não temos nove votos na câmara?”, pergunta o prefeito aos presentes. A renovação dos contratos além de aniquilar os sonhos dos aprovados no concurso, é uma afronta do alcaide local a Justiça, que determinou que ele não contratasse e nem renovasse com servidores temporários até que magistrados decidam se a anulação do concurso será validada ou não.

Na mesma reunião, Ilário Marques demonstra que em relação a ordens vinda da justiça, ele as utiliza quando é em beneficio próprio. De acordo com o prefeito, ele não volta atrás em relação à nomeação dos concursados porque é necessário esperar pela decisão judicial, que vem chegando a todas instâncias possíveis porque a gestão está recorrendo das decisões tomadas em instâncias inferiores.

“Aquele que acha que a estratégia é, bom agora já que vai faltar aula, vai ter problema, o prefeito vai ser obrigado a desistir da ação e chamar os concursados. Bom, se sabe que eu não vou fazer isso (ri). Eu tenho convicção que não é correto, tem que esperar a justiça decidir”, comentou.

A declaração do Chefe do Executivo quixadaense demonstra insensibilidade às necessidades da população do município, uma vez que pelo que disse tanto faz ter aula como não, ter atendimento na UPA e nos postos de saúde como não, os serviços básicos prestados pela gestão parecem ser irrelevantes. É aí que o Projeto de Lei 07/2018 reforça que administração petista local não tem planejamento. Por que não chamou os concursados? Preferiu contratar servidores temporários e agora impedido pela justiça, a gestão será a responsável por uma possível paralisação dos serviços público municipal.

Red. O povo.com


Política Gilmar Mendes é recebido com tomates ao chegar a evento em SP


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi recebido com tomates na chegada a um evento do qual participará na capital paulista nesta segunda-feira, dia 19. Os tomates foram atirados no carro que conduzia o ministro por um pequeno grupo de manifestantes, que protesta desde o início da manhã em frente à sede do Instituto de Direito Público (IDP) da capital paulista. Gilmar Mendes é sócio da entidade.
Aos gritos de "Somos Todos Lava Jato" e "Gilmar Solta Bandidos", os cerca de dez manifestantes continuam em frente ao prédio. Alguns deles já participaram de tentativas anteriores de "tomataço" contra o ministro, como Ricardo Rocchi, que também já tentou invadir o Palácio do Planalto em 2017, carregando tomates.

"O protesto é pacífico. O tomate não machuca, na Itália é até festa. Mas a paciência do povo acabou", disse Rocchi.

Agência Estado