-->

sábado, 17 de agosto de 2024

Ex-assessor é suspeito de ter vazado mensagens de Alexandre de Morais

 SÁBADO, AGOSTO 17, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Ministros do Supremo suspeitam que o ex-assessor Eduardo Tagliaferro foi quem vazou as mensagens do gabinete de Alexandre de Moraes.

Tagliaferro é peça-chave na troca de mensagens que revelariam o uso do órgão de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral fora do rito para investigações contra bolsonaristas no STF. Ele foi preso por violência doméstica e disparo de arma de fogo em maio de 2023, em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, quando ele teve o celular apreendido.

Tagliaferro trabalhava desde 16 de agosto de 2022 como chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, da Secretaria-Geral da Presidência do TSE.

Segundo a Folha, o material obtido pelo jornal abrange mensagens trocadas de agosto de 2022, no período eleitoral, a maio de 2023.

A coluna não conseguiu contato com Tagliaferro.

Fonte: Metrópoles

Novo acusa juízes auxiliares de acatar ordens ilegais de Moraes

 


SÁBADO, AGOSTO 17, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Partido quer CNJ investigando desembargadores por produzirem relatórios para prejudicar aliados de Bolsoanro.
O Partido Novo denunciou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os desembargadores Airton Vieira e Marco Antônio Martins Vargas, por cumprirem ordens supostamente ilegais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A Reclamação Disciplinar protocolada ontem (15) acusa os magistrados de produzir relatórios e fornecer informações previamente direcionadas contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Novo acusa os desembargadores de terem “praticaram diversos ilícitos funcionais” no escândalo de mensagens noticiado pela Folha, apelidado de “Vaza Toga”. E de submeterem tais documentos a ajustes do ministro Alexandre de Moraes, segundo o partido, visando “justificar perseguições judiciais de cunho político”.

Um dos signatários da reclamação do Novo ao CNJ, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), considerou os atos de Moraes e de seus assessores uma grave ameaça ao Estado de Direito e um abuso inaceitável de poder.

“Não podemos tolerar que a Justiça seja usada como instrumento de perseguição política. A atuação arbitrária e fora dos limites legais, como demonstram as mensagens expostas, é uma clara violação das garantias fundamentais que sustentam nossa democracia. O Conselho Nacional de Justiça precisa apurar rigorosamente esses fatos e punir exemplarmente os responsáveis. Chega de arbitrariedades travestidas de Justiça”, declarou Hattem.
Punição severa

O Novo pediu a instauração de um processo administrativo disciplinar e a punição severa dos envolvidos, conforme o Regulamento Geral da Corregedoria Nacional de Justiça. E alerta que os ajustes prévios de Moraes em relatórios e informações solicitadas são violação do princípio do devido processo legal. E teriam o objetivo de atenderem “desígnios autoritários” do ministro, em “tentativa de fundamentar injustas perseguições judiciais com finalidades políticas”.

“As reportagens jornalísticas acima transcritas revelam que os Reclamados praticaram, com vontade livre e consciente, diversos ilícitos funcionais, descumprindo reiterada e dolosamente suas obrigações de magistrados de agir com observância ao princípio do devido processo legal, com repercussões nas esferas disciplinar e criminal, consoante será demonstrado a seguir”, diz um trecho da reclamação.

(Diário do Poder)

ARTHUR LIRA acelera PEC contra STF

 SÁBADO, AGOSTO 17, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Medida limita decisões individuais de ministros em resposta à suspensão de emendas parlamentares.
Em meio a tensões com o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a transparência de emendas parlamentares, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acelerou a tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões individuais dos ministros da corte. Esta PEC, já aprovada pelo Senado mas parada na Câmara, foi vista como uma reação à suspensão de emendas por Flávio Dino, medida que o STF acabou mantendo. A proposta restringe decisões que afetem atos dos presidentes dos poderes executivo e legislativo, exceto durante recesso judicial, onde tais decisões devem ser ratificadas em até 30 dias.

Via César Wagner

Maior comunicador da TV brasileira, Silvio Santos morre aos 93 anos de idade

Morre o maior comunicador de palco da TV Brasileira Silvio Santos. 

     
  •  

Morreu neste sábado (17) o empresário e apresentador Silvio Santos. Ele tinha 93 anos. Estava internado na capital paulista desde o início de agosto. A informação foi confirmada pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora da qual ele era proprietário.

A família do apresentador lamentou a morte em uma publicação nas redes sociais. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”,  afirmou.

Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Silvio Santos deixa seis filhas e esposa. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório.

Russas CE plantão policial 1º BPM

 


RUSSAS - EXTORÇÃO MEDIANTE GRAVE AMEAÇA  

Dia 16/08/24, por volta das 12h, solicitaram a presença de uma viatura na Caixa Econômica Federal, situada na Rua Padre Raul Viera, centro de Russas-CE, pois havia no estabelecimento bancário um indivíduo suspeito de ter realizado uma extorsão mediante grave ameaça, por volta das 06h58min, de imediato foi enviada a viatura da polícia militar, que ao chegarem ao local, visualizaram um indivíduo, o mesmo já responde por vários crimes do código penal, após a abordagem ao suspeito, a equipe policial entrou em contato com a vítima da extorsão, sendo uma mulher, ao visualizar a foto do suspeito que se encontrava na agência da Caixa, a vítima prontamente reconheceu o infrator, como sendo a pessoa que a coagiu a entregar dentro da agência bancária a quantia de R$600,00. Diante dos fatos, a vítima e o infrator foram conduzidos para a DRPC de Russas-CE, onde o infrator foi autuado em flagrante delito pelo crime de extorsão mediante grave ameaça.

PALHANO SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO  

Dia 16/08/24, por volta das 10h, populares foram até o Destacamento Policial de Palhano-CE, informando que um senhor teria cometido suicídio por enforcamento, em sua residência, de imediato a viatura da polícia militar se dirigiu para o local informando, ao chegarem ao local a composição da Polícia Militar constatou o fato, populares no local informaram que o senhor sofria de depressão, no local também esteve presente a Perícia Forense, que realizou os procedimentos cabíveis no local do ocorrido.

LIMOEIRO DO NORTE RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO COM QUEIXA DE ROUBO  

Dia 16/08/2024, por volta das 13h30min, a viatura da polícia militar estava realizando rondas de rotinas pela comunidade de Bixopá, zona rural de Limoeiro do Norte-Ce, quando foram acionados por populares informando que havia uma motocicleta abandonada nas proximidades no leito de um rio, perto da pedreira do Maciel. De pronto a patrulha se deslocou até o local indicado, achando a motocicleta Honda CG 125 Fan ks, ano 2021, cor preta, de placa NUV 6687, que depois de ser consultado nos Sistemas de Informações Policiais, foi constatado que a referida motocicleta encontrava-se com queixa de roubo, desde o dia 14/06/2024. A motocicleta foi apresentada na Delegacia de Limoeiro do Norte-CE, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

LIMOEIRO DO NORTE HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO  

Dai 16/08/2024, por volta das 22h50min, a Unidade Policial Militar de Limoeiro do Norte-CE – 2ª CIA/ 1º BPM, foi informada de um possível homicídio por arma de fogo, ocorrido na Rua Vital Alves de Freitas, Boa Fé, Limoeiro do Norte-CE, de imediato todas as viaturas deslocaram-se ao local, onde confirmaram o fato e colheram informações que, 02 indivíduos, não identificados, em uma motocicleta tipo FAN, preta, efetuaram vários disparos de arma de fogo contra um homem, possuidor dos antecedentes criminais – ROUBO (OUTROS) – CONSUMADO – ART. 157 §2º,II, CÓDIGO PENAL (DEC. LEI 2848), PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO (NOVA LEGISLAÇÃO) – CONSUMADO – ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI 10826), CONTRAVENÇÃO PENAL – CONSUMADO – ART. 42, III, LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS (DEC. LEI 3688). 

Equipes da PERÍCIA FORENSE e RABECÃO compareceram ao local, onde adotaram todas as medidas cabíveis. Foram totalizadas 10 perfurações, porém, não foram encontradas as cápsulas. 

Diligências estão sendo realizadas no intuito de identificar e prender os infratores, porém até o momento sem êxito.

Fonte; PM CE

Polícia Civil prende suspeito de estupro cometido na zona rural de Choró

  - por 


  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

A Polícia Civil do Estado do Ceará por meio da Delegacia Municipal de Quixadá deu cumprimento na manhã dessa sexta-feira (16) a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um suspeito da prática de estupro cometido na zona rural do município de Choró.

Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, as informações sobre a investigação e sobre o autuado serão mantidas em sigilo de modo a resguardar o interesse da vítima.

O mesmo foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Quixadá e agora ficará a disposição do Poder Judiciário.