-->

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Grêmio assume liderança de ranking da CBF, e Ceará aparece como o melhor do Estado

A CBF divulgou, na tarde desta segunda-feira (12), a atualização do Ranking de Clubes e de Federações da entidade, já contabilizados os resultados de 2016. Com a conquista do título da Copa do Brasil, o Grêmio assumiu a liderança do ranking de clubes com 15.038 pontos. Já o Palmeiras, campeão Brasileiro, aparece em segundo lugar na lista, com 14.720 pontos. 

Entre os times cearenses, o Ceará o melhor ranqueado, na 23ª colocação, com 5.904 pontos. O Fortaleza aparece na 40ª, com 3.644. Icasa na 54ª, Guarani de Juazeiro na 108ª, Guarany de Sobral no 110º, Uniclinic na 146ª posição, Horizonte na 167ª e Tiradentes na 188ª , fecham a lista dos clubes locais. 

Com 91.732 pontos, a Federação Paulista segue à frente na lista das instituições estaduais do futebol, seguida por Rio de Janeiro e Minas Gerais. 


Confira os 10 primeiros clubes brasileiros do Ranking da CBF:

1- Grêmio

2- Palmeiras

3- Santos

4- Corinthians

5- Atlético-MG

6- Cruzeiro

7- Internacional

8- São Paulo

9- Flamengo

10- Fluminense 

MPCE recebe relatórios de fiscalização realizada em Abaiara, Maranguape, Morada Nova, Alto Santo e Tabuleiro

Documentos são elaborados pelo TCM no âmbito da operação Antidesmonte.

O Tribunal de Contas do Município (TCM) entregou, nesta segunda-feira (12), relatório referentes à fiscalização da Operação Antidesmonte nas cidades de Abaiara, Maranguape, Morada Nova, Alto Santo e Tabuleiro do Norte ao Ministério Público do Estado do Ceará.

Segundo o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Morada Nova, o promotor de Justiça Gleydson Pereira, “esse material nos dará base para ajuizarmos as ações que evitem o desmonte e para evitarmos que prefeitos eleitos lancem mão de decretos de emergência que os autorizariam a fazer contratações sem licitação”.

Na próxima semana, serão entregues os últimos relatórios do ano referente às fiscalizações em Barreira, Chorozinho, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Jaguaruana e Ocara.


Antidesmonte

Pesquisa Datafolha aponta que Lula venceria Marina e Aécio em primeiro turno nas eleições de 2018

Pesquisa ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro / Foto: Divulgação 

O Instituto Datafolha divulgou nesta segunda-feira (12), uma pesquisa que apontou o ex-presidente Lula na liderança de intenção de votos no primeiro turno das eleições de 2018.

Na apuração o petista está na frente com 25% das intenções de voto, logo atrás está Marina Silva (Rede) com 15% e Aécio Neves do (PSDB) com 11%. 

Em outro cenário Lula também aparece na frente do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Lula tem 26%, Marina 17% e Alckmin 8%. Já no cenário com o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), Lula aparece com 25%, Marina com 16% e o tucano com 9%.

Segundo Turno

Já as simulações feitas de segundo turno, Marina Silva lidera as intenções de votos em todos os senários.

Na disputa com Lula, Marina teria 43% e o es-presidente, 34%. Com Aécio Neves ela teria 47% dos votos e o tucano 25%. Contra Alckmin, Marina teria 48 % e o governador 25%. E em um eventual segundo turno com José Serra, Marina teria 47% e Serra teria 27%. 

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. Foram ouvidas 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro pelo Datafolha. 

Por Layanna Vasconcelos


Com informações: Globo.com

Polícia Federal pede transferência de Eduardo Cunha, Genu e Léo Pinheiro

Pedido é para que eles sejam levados para complexo carcerário em Pinhais.
Prisão em Curitiba está quase lotada e é preciso liberar vagas, diz PF.

A Polícia Federal (PF) pediu, nesta segunda-feira (12), a transferência de três presos da Operação Lava Jato que estão na carceragem da PF em Curitiba para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.
São eles: o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro Filho (Léo Pinheiro) e do ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu.
A PF alega que a quantidade de vagas em sua carcaragem está próxima do "limite aceitável quanto a sua lotação" e que, por isso, é preciso remanejar os presos para que não haja "risco iminente a segurança".
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos em primeira instância da Lava Jato, manifestou-se pouco depois do pedido. No despacho, ele indeferiu o pedido da transferência de Léo Pinheiro.
 Acesse o G1 Paraná.


Plano propõe teto de gastos no Ceará pelos próximos 10 anos

O plano, que pode ser revisado a partir do sexto ano, não comprometerá futuros investimentos, segundo o governo

O Governo do Estado detalhou à imprensa o Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Estado do Ceará em solenidade no fim da tarde desta segunda-feira (12), no Palácio da Abolição. Atendendo à sugestão do governo federal, o conjunto de medidas que visa ao equilíbrio das contas públicas estaduais institui limites para as despesas primárias correntes para os próximos dez anos, nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O plano, que pode ser revisado a partir do sexto ano, não comprometerá futuros investimentos do Estado em várias áreas, de acordo com o governo estadual. Os gastos com Saúde e Educação serão preservados em 12% e 25%, respectivamente.

Outra medida anunciada é o aumento da alíquota modal de Imposto sobre Circulação e Mercadorias (ICMS) de 17% para 18%. Segundo justifica o governo, se igualando à alíquota praticada por todos os demais estados nordestinos.

Não haverá anistia ou remissão de tributos devidos ao Estado por um período de 10 anos.

O plano deve ser enviado ainda nesta segunda para a Assembleia Legislativa. Algumas mudanças precisam ser votadas pelos deputados até o dia 22 de dezembro, quando começa o recesso parlamentar. Outras vão entrar em vigor por meio de decreto do governador Camilo Santana.

Algumas mudanças propostas estão sendo vistas pela equipe econômica do Estado como passaporte para que o governo federal libere empréstimos já autorizados ao Ceará.

Redação Diário do Nordeste
O Fortaleza segue se reforçando para a temporada de 2017. Após acordos selados com jogadores como os zagueiros Ligger e Heitor e o atacante Juninho Potiguar, o último atleta a ser anunciado pelo Leão foi o goleiro Marcelo Boeck, de 32 anos, que estava na Chapecoense/SC. O experiente arqueiro, não estava inscrito na competição e acabou não sendo relacionado para a partida ante o Atlético Nacional, pela final da Copa Sul-Americana, ficando de fora da tragédia com o time catarinense. 

Além de seu período pela Chape, Boeck também acumula passagens por grandes clubes no cenário nacional e internacional. Em 2006, o arqueiro estava no grupo do Internacional campeão da Libertadores e posteriormente campeão do Mundo. Na Europa, o goleiro atuou por cinco anos no Sporting, uma das maiores equipes de Portugal. 

Boeck chega ao Fortaleza para competir por uma vaga no time titular com o jovem Matheus Inácio, goleiro ex-Ponte Preta, também recém contratado pelo Tricolor. 

Confira a ficha técnica de Marcelo Boeck: 

Nome: Marcelo Boeck
Data de Nascimento: 28 de Novembro de 1984 (32 anos)
Local de Nascimento: Vera Cruz, Rio Grande do Sul  
Pé: Destro  
Altura: 1,91 m  
Peso: 86 kg
Clubes anteriores: Internacional-RS, Marítimo-POR, Sporting-POR e Chapecoense-SC


   

Lei que proíbe uso de carroças com animais é sancionada, mas falta regulamentação

Foi sancionada a lei que proíbe a utilização de veículos de tração animal – as tradicionais carroças – em depósitos de construção ou similares de Fortaleza.

O Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara Municipal em agosto deste ano, mas somente agora teve sua redação final sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio. 

Regulamentação

De acordo com o documento, o descumprimento da Lei implicará ao infrator multa de R$ 1 mil e ainda a apreensão da carroça ou cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

Apesar da sanção, a Lei ainda precisa ser regulamentada pela Prefeitura de Fortaleza, pois houve veto quanto ao órgão fiscalizador. Na redação original da vereadora Toinha Rocha, autora do Projeto, a fiscalização ficaria por conta da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

“A proposta deve ser discutida no Código da Cidade [projeto que trata de assuntos ambientais dentre outros]. A regulamentação pode sair até o fim deste ano. O problema ficou apenas na questão de quem vai fiscalizar e de quem vai punir”, comenta Toinha Rocha. Portanto, embora já esteja em vigor, ainda não há definição acerca de quem será responsável pela fiscalização.

Uma reunião entre a Prefeitura e representantes dos direitos dos animais para debater o assunto estava marcada para esta segunda-feira (12), mas foi adiada.

“O problema não é só tirar da rua ou punir o infrator, mas tem a questão do animal. É preciso decidir para onde ele vai e quem vai arcar com os custos”, explica a vereadora, e ela propõe que os animais sejam substituídos veículos motores.

   

Câmara pede que STF decida sobre andamento de pedido de impeachment de Michel Temer

Há oito meses, ministro Marco Aurélio determinou a instalação de comissão na Casa para analisar processo contra o então vice-presidente

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), pediu, nesta segunda-feira (12), que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a decisão do ministro Marco Aurélio, que determinou a instalação de uma comissão destinada a analisar o impeachment do presidente Michel Temer (PMDB).

A decisão do ministro foi tomada há oito meses, mas até o momento os líderes partidários não indicaram os representantes da comissão. Na semana passada, Marco Aurélio enviou um ofício a Rodrigo Maia para questionar a falta de instalação da comissão.

Em petição enviada ao Supremo, Maia pediu rapidez na decisão da Corte. "Levando em conta o elevado ônus institucional acarretado pela instauração de procedimento destinado a autorizar a abertura de processo de impeachment em desfavor do presidente da República, e considerando que a medida liminar deferida completa oito meses de vigência, esta presidência solicita o apoio de Vossa Excelência, em havendo possibilidade, levar a matéria a julgamento do pleno desse tribunal até o encerramento deste ano judiciário ou, alternativamente, o mais brevemente possível", disse o presidente.
Em abril, o ministro determinou ao então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), abertura de processo de impeachment contra Temer, apresentado pelo advogado Mariel Marley Marra. Após a decisão, Cunha enviou ofício aos líderes partidários solicitando a indicação dos membros da comissão do impeachment de Temer, mas alguns partidos não indicaram os nomes e a comissão não foi instalada.
Temer é acusado de também assinar decretos de abertura de crédito suplementares, prática utilizada para embasar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Agência Brasil


Proposta de eleições diretas para presidente sofre interferência do Governo, afirmam autor e relator

A proposta de eleições diretas para presidente em 2017, apresentada pelo deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), está parada há seis meses na Comissão de Constituição e Justiça da (CCJ) Câmara dos Deputados. O autor e o relator do texto, Esperidião Amin, (PP-SC), dizem que a presidência do CCJ, presidida por Osmar Serraglio (PMDB-PR), chegou a relatar pressões do Governo para não levar a proposta a votação. As informações são da Folha de S. Paulo.

"O presidente da CCJ disse que recebeu instruções da Casa Civil para não pautar a votação da emenda. Antigamente, isso seria uma denúncia", afirmou Miro. 

"Quantas vezes nós denunciamos a interferência do governo na tramitação de projetos no Congresso?", questionou. "Parace que voltamos a viver num presidencialismo de cooptação, em que o Parlamento está subordinado aos interesses do governo".

Segundo Espiridião Amin, ele teria pedido levar a votação imediatamente, mas Serraglio teria voltado atrás. "Essa demora é inexplicável. O presidente da comissão me disse que iria pautar a votação, mas estamos esperando até hoje. Ele está demorando por interferência do governo", disse
.

Quase metade dos prefeitos terminarão mandatos deixando contas em atraso para sucessores

Pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional dos Municípios em 4.376 cidades.

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada na edição de hoje (12) da Folha de S. Paulo, revela que 47,3% dos atuais prefeitos deixarão restos a pagar para sucessores. A pesquisa foi feita em 4.376 cidades.

Em grande parte dos casos haverá o descumprimento de um dos principais pontos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe o atraso no final da gestão de pagamentos (ou a falta de dinheiro em caixa para fazê-lo) de despesas contraídas nos últimos oito meses do mandato.

O fato pode caracterizar crime fiscal, passível de pena de prisão dos administradores. Mas a punição raramente vem sendo aplicada.

Em meio a atrasos no pagamento do 13° salário, mais de 15% deles também vão deixar de pagar em dia o salário de dezembro.

Todas as fontes de receita das prefeituras fecharão em queda neste ano. A principal delas nas cidades menores, o Fundo de Participação dos Municípios, composto de 24,5% da arrecadação da União com IR e IPI, cairá 6%, informa o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziukoski.

Facebook Google+ Twitter WhatsApp


PGR denuncia Renan Calheiros e Aníbal Gomes por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato

A procuradoria geral da União (PGR) denunciou, nesta segunda-feira (12), no âmbito da Operação Lava Jato, o presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os parlamentares receberam R$ 800 mil em propina através de doações oficiais da empreiteira Serveng. Em troca da verba, Renan e Aníval articularam a manutenção de Paulo Roberto Costa na direção de abastecimento da Petrobras. Costa, segundo investigação, interferia a favor da empreiteira nas licitações da estatal.

A PGR quer reparação dos danos materiais no valor mínimo de R$ 800 mil, mais R$ 800 mil por outros prejuízos, equivalente ao valor da propina paga e a erda da função pública dos parlamentares.

Com informações do jornal Folha De S.Paulo

Polícia Federal indicia porta-voz de Camilo Santana por suspeita de compra de voto e ameaça a eleitores

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta segunda-feira (12), o porta-voz do governador Camilo Santana (PT), Tiago Augusto Cafardo.

Cafardo está sob investigação por compra de votos e ameaças a eleitores de Barbalha, durante a campanha de Fernando Santana (PT) a prefeito no município.

Fernando Santana é chefe de gabinete de Camilo Santana atuou na campanha de Fernando Matos Santana, chefe de gabinete de Camilo, a prefeito de Barbalha.


Domingo com alguns acidentes no centro de Russas



Adicionar legenda
Um Domingo bastante movimentado no transito de Russas, em virtude de um evento ( Micareta) que estava acontecendo na cidade, muita gente  transitando de forma irregular, e muita correria vindo a causar acidentes, por volta das 21;45 no centro da cidade na Av. D Lino Jorsué Ferreira ao tentar desviar um pedestre perdeu o  controle da moto e caiu sofrendo escoriações o mesmo passou bastante tempo caido ao solo aguardando a chegada do SAMU que estava em outra ocorrência em frente 1º Batalhão da PM.
A equipe do Denutram esteve no local adotando as medidas cabíveis.

rep. Erivando Lima

Ceará decide título hoje

Em 2015, o time profissional do Ceará sagrou-se campeão invicto da Copa do Nordeste. E hoje, às 19 horas, a garotada no sub-20 do Alvinegro, pode repetir o feito. O Vovozinho decide hoje às 19 horas o torneio contra o Coruripe, time da casa, no estádio Gerson do Amaral, sonhando com a conquista e também de forma invicta.

Para chegar a decisão, o Ceará faz uma campanha quase perfeita, vencendo todos os jogos na 1ª Fase por 2 a 0: ABC/RN, Americano/MA e Coruripe/AL. Nas quartas de finais superou o Salgueiro por 4 a 3, e venceu o CRB nos pênaltis por 5 a 4 depois de um empate sem gols.

A decisão da Copa do Nordeste foi remarcada duas vezes, primeiro para o dia 7 e depois para a data de hoje, mudança que fez o grupo do Ceará deixar Alagoas, retornar para Fortaleza e realizar uma semana de treinamentos. Tudo só fez aumentar a ansiedade do grupo do Vovô, que vinha embalado na competição regional, segundo o técnico Anderson Silva, também coordenador das categorias de base do clube. "A ansiedade da garotada é normal, ainda mais por esse adiamento. Mas os treinamentos aqui foram muito bons e o Ceará chega pronto para esta decisão. É o trabalho sendo feito", disse ele.

O adversário é conhecido da equipe alvinegra, já que na 1ª Fase o Coruripe foi batido pelo Vovô por 2 a 0. Agora, os jogadores esperam um jogo diferente.

"Por ser uma final é diferente. Eles podem até nos respeitar mais por termos já os vencido, mas será muito difícil. Estamos focados para fazer um grande jogo e sermos campeões pelo Ceará", disse o zagueiro Samuel.

O volante Esaul completou. "Esse título é muito importante para o clube e nós jogadores. Vamos jogar tudo para a gente conseguir esse título. É um sonho chegar a essa final".

Nova pesquisa Datafolha mostra queda na popularidade do governo Michel Temer

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (11) aponta que a popularidade do presidente Michel Temer (PMDB) despencou desde julho, acompanhada da queda na confiança na economia a níveis pré-impeachment. Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros consideram a gestão peemedebista ruim ou péssima. Em julho, esse número era de 31%.

A pesquisa mostra ainda que 34% consideram o governo Temer regular, ante 42% na anterior. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 8 de dezembro, antes da divulgação dos novos detalhes da delação da Odebrecht, que citou o atual presidente.

Veja abaixo gráfico da Folha de S. Paulo:

Bombeiros seguem internados em estado grave após acidente com viatura na Serra da Aratuba

Dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM) permanecem internados em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), na Capital,  após sofrerem um acidente na noite deste domingo (11) na região do Maciço de Baturité. A viatura em que eles viajavam capotou na descida da Serra da Aratuba (a 122Km de Fortaleza).

O desastre ocorreu por volta das 19 horas e, segundo a Corporação, a viatura, um caminhão auto-bomba-tanque (ABT), pertence ao Quartel de Guaramiranga e havia sido acionada para combater um incêndio de vegetação na encosta da Serra da Aratuba, entre os Municípios de Aratuba e Capistrano. No retorno para o Quartel, ocorreu o desastre.

Feridos

Dois bombeiros foram resgatados no local com ferimentos leves e foram socorridos para o Hospital Municipal da cidade de Aracoiaba (a 73Km de Fortaleza). Os outros dois – cujos nomes não foram revelados – ficaram presos nas ferragens do caminhão e só foram resgatados com a chegada de outras guarnições enviadas ao local pelas autoridades.

Durante toda a noite, equipes de resgate trabalharam no local para o resgate dos feridos. Na manhã desta segunda-feira, uma perícia deverá ser realizada no local do sinistro. O Comando-Geral da Corporação deverá se manifestar oficialmente logo mais.

Bombeiro morto

No último dia 15 de novembro, o soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Francisco Edson Peixoto Filho morreu em um acidente de trânsito ocorrido na BR-222. Outros três colegas de farda ficaram feridos. O carro em que eles viajavam foi colhido por um caminhão.

 A colisão foi frontal no quilômetro 31, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na ocasião, os militares retornavam para Fortaleza após terem cumprido plantão no Quartel da Corporação na cidade de Itapipoca. 


Por FERNANDO RIBEIRO 

TCM entrega nesta segunda a penúltima remessa de relatórios sobre desmonte nas prefeituras

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) agendou para esta segunda-feira (12) a entrega, ao Ministério Público do Estado (MPCE), dos relatórios relativos às fiscalizações realizadas nos municípios de Abaiara, Alto Santo, Maranguape, Morada Nova e Tabuleiro do Norte. As inspeções ocorreram no período de 28/11 a 2/12 e fazem parte da operação especial, iniciada em outubro, montada com o objetivo de examinar a situação financeira e patrimonial de prefeituras no encerramento de mandatos. Com isso, chegará a 36 o total de municípios com informações fornecidas ao órgão ministerial.

Os documentos que serão entregues levarão ao conhecimento de procuradores de Justiça informações sobre diversos aspectos da gestão dos municípios com o objetivo de permitir a atuação do MPCE no campo judicial, por meio da proposição de ações de improbidade e penais nos casos cabíveis.

Nesta semana, de 5 a 9/12, equipes do TCM junto com membros do MPCE estiveram em Barreira, Chorozinho, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Jaguaruana e Ocara, encerrando a etapa de fiscalizações da operação com 42 municípios. Os relatórios desse último grupo devem ser concluídos até o final da próxima semana com posterior compartilhamento de informações com o MPCE.


Com TCM