-->

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Vereador de Horizonte confessa em áudio crime de pedofilia


O candidato a Câmara Municipal de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, José Alci da Costa (Republicanos), 62 anos, confessou crime de pedofilia em áudio que circula nos grupos de WhatsApp. O candidato conversa com uma suposta amante e pede sua intercessão para que ele consiga consumar uma relação sexual com a vítima de seus abusos.

Na conversa, ele fala que os atos aconteceram quando a garota tinha 10 anos e morava em sua residência. Alci ainda explica detalhadamente como abusava sexualmente da criança.

O candidato atualmente é suplente de vereador no município , e já se defendeu das acusações nas redes sociais afirmando que os áudios eram um ataque de politiqueiros a sua pessoa e concluiu dizendo que não irá se abalar com as denúncias.

Ouça o áudio:


CN7

Ministério Público do Ceará recomenda cassação de candidatos que provocarem aglomerações em campanhas


O Ministério Público do Estado (MPCE) expediu uma recomendação, nesta quarta-feira (28), para que os promotores eleitorais peçam a cassação do registro de candidatos para prefeito e vereador no Ceará que promoverem aglomerações na campanha eleitoral de forma reincidente. A cassação será enquadrada como abuso de poder econômico e político.

Segundo o procurador-geral de Justiça do MPCE, Manuel Pinheiro, promotores já tem ingressado com ações de indenização por danos morais coletivos, recomendações, termos de ajustamento de conduta e pedidos de aplicação de multas a candidatos e partidos, em caso de descumprimento das regras sanitárias.

Medida enérgica

No entanto, diz ele, o "momento crítico" que tem sido visto, com aglomerações nas campanhas eleitorais no interior, exigiram uma ação mais "enérgica" do Ministério Público para aqueles candidatos que "insistirem" em descumprir os protocolos.

"O que nós queremos é que os candidatos possam se ajustar, cumprir as regras eleitorais. Sabemos que todas as campanhas exigem essa liberdade de ação, tentar convencer os eleitores, mas no contexto que vivemos de pandemia tão grave é fundamental que os atos de campanha sejam adaptados a essa nova realidade". 

Segundo o PGJ, essa recomendação vai valer para ações que já ocorreram e que forem registradas daqui pra frente. Manuel Pinheiro disse que já existem casos sendo analisados pelos promotores e um modelo de ação com pedido de cassação será enviado agora para eles.

Manuel Pinheiro afirmou que já existem ações em mais de 60 municípios cearenses por descumprimento às regras sanitárias.

Desequilíbrio

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do MPCE, Emmanuel Girão, uma situação como essa de aglomeração provoca desequilíbrio na disputa. "Estão usando o poder econômico, o poder de autoridade do qual os partidos políticos também são investidos, para desequilibrar a disputa em detrimento daqueles que vem realizando suas campanhas de acordo com as regras estabelecidas".

MPCE

Polícia prende homem por se masturbar em frente a criança de 10 no Ceará


A polícia prendeu nesta quinta-feira (29) um homem suspeito de se masturbar na frente de uma menina de 10 anos de idade no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. O crime aconteceu na manhã desta quinta, e foi registrado por câmeras de segurança de uma residência.

O vídeo mostra o homem saindo de um carro e tocando nas próprias partes íntimas. Ele tenta chamar a menina, que estava dentro de casa, do outro lado da rua. A criança chamou os pais e contou sobre o crime. Em seguida, familiares conseguiram as imagens e foram denunciar em uma delegacia.

Após receber as imagens, a polícia conseguiu identificar o veículo do suspeito e começou as buscas. Ele foi encontrado na Avenida Leste Oeste, na Barra do Ceará, e foi levado para a Casa da Mulher Brasileira. O suspeito foi autuado em flagrante e vai responder por ato libidinoso, conforme o Art. 218 do Código Penal Brasileiro. 

No aguardo de informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Diário do Nordeste

"Lua Azul": raro evento cósmico poderá ser visto neste 31 de outubro

 

Para que a “Lua Azul” ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias. Assim, é provável que apareça uma segunda lua cheia.

Ela não é realmente azul. É uma lua cheia, como qualquer outra, da cor que a maioria das luas cheias são vistas: cinza claro, branco leitoso ou prateado. O que torna estranho esse fenômeno, que o folclore batizou de “Lua Azul”, é que ela é a segunda lua cheia em um único mês, quando o normal é termos apenas uma.

O ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da Lua, se repete a cada 29,5 dias ou mais.

Para que a “Lua Azul” ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias. Assim, é provável que apareça uma segunda lua cheia.

Esse fenômeno é conhecido como “Lua Azul”.

O mês de fevereiro, que tem 28 dias, por exemplo, nunca verá uma “Lua Azul”.

QUANDO É A ‘LUA AZUL’ DE 2020?

A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos.

A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018.

Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween. No México, o dia marca o começo do festival do Dia dos Mortos.

Já houve uma lua cheia no dia 1º de outubro e, no final do mês, poderemos ver a segunda.

POR QUE LUA AZUL?

Como a Nasa explica em seu site, o termo Lua Azul surgiu na década de 1940.

Na época, o Maine Farmer’s Almanac (uma publicação anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados a clima nos EUA e Canadá) oferecia uma definição da Lua Azul tão complicada que muitos astrônomos tinham dificuldade em entendê-la.

Para explicar as luas azuis em linguagem simples, a revista Sky & Telescope publicou um artigo em 1946 intitulado ‘Uma vez em uma lua azul’. O autor, James Hugh Pruett (1886-1955), citou o almanaque do Maine de 1937 e disse: “A segunda (Lua Cheia) em um mês, como eu interpreto, é chamada de Lua Azul.”

E assim nasceu a moderna Lua Azul. Ela inspirou livros, filmes e músicas como Blue Moon, composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.

LUAS E VULCÕES

Embora a Lua Azul não pareça ser azul, existem luas dessa cor.

Mas elas só podem parecer azuis após uma erupção vulcânica.

Em 1883, após o terremoto do vulcão Krakatoa, na Indonésia, as pessoas diziam que em quase todas as noites era possível ver luas azuis.

Com a força da erupção, semelhante a uma bomba nuclear de 100 megatons, nuvens de cinzas subiram ao topo da atmosfera terrestre e suas partículas fizeram a lua parecer azul.

Também houve relatos de luas azuis no México em 1983, após a erupção do vulcão El Chichón, e no Estado de Washington em 1980, após a erupção do Monte Santa Helena.

Época, com BBC




Rompidos desde 2018, Lula e Ciro Gomes se reúnem em São Paulo e acertam trégua


Rompidos desde a eleição de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) selaram as pazes em uma conversa. O gesto pode significar o início de uma reaproximação entre os partidos de esquerda de olho na disputa presidencial de 2022, apesar de o assunto não ter sido abordado no encontro. 

O armistício foi intermediado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, filiado ao PT, mas aliado dos irmãos Ferreira Gomes em seu estado. As tratativas para viabilizar a conversa duraram mais de um mês. 

A reunião, no começo de setembro, ocorreu na sede do Instituto Lula, em São Paulo, e durou uma tarde inteira. Ciro falou de suas mágoas com o PT, enquanto Lula lembrou os ataques do ex-ministro ao partido. 

O tema central da conversa, porém, foi o governo do presidente Jair Bolsonaro e a situação do país diante da pandemia de coronavírus. Diagnósticos sobre as razões do resultado eleitoral também foram apresentados. 

Desde o encontro, Ciro e Lula mudaram o tom ao se referirem um ao outro e cessaram os ataques e alfinetadas. Os dois tiveram uma relação próxima, principalmente no primeiro governo do ex-presidente, quando o hoje pedetista foi ministro da Integração Nacional. O ex-presidente costumava exaltar a postura leal do ex-subordinado durante a crise do mensalão, em 2005, o primeiro grande desgaste da era petista. 

Com o correr dos anos, mantiveram o contato, apesar de alguns ataques pontuais. O clima entre eles, porém, se deteriorou ao longo da eleição de 2018. Lula era o candidato do PT, chegou a ser inscrito na Justiça Eleitoral, mas foi impedido de concorrer por causa da condenação na Lava-Jato no caso do tríplex do Guarujá. 

Os petistas chegaram a oferecer a Ciro a possibilidade ser vice de Lula para depois que ocorresse o indeferimento — desta forma, o pedetista assumiria a cabeça da chapa. Ciro classificou a oferta, entre outros termos, de “aberração” e “papelão” e disse que não aceitaria ser um “vice de araque”. 

Na mesma campanha, o ex-presidenciável do PDT também se irritou com a manobra realizada pelo PT para tirar a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, em favor de apoio à reeleição de Paulo Câmara. Por esse acordo, o PSB desistiu de fechar uma aliança com Ciro na eleição presidencial. O então candidato chamou a manobra de “providência golpista”. 

Como troco, quando Fernando Haddad passou ao segundo turno contra Bolsonaro, Ciro, em vez de se engajar na campanha do petista, como era esperado, viajou para Europa. Desde então, passou a subir o tom em suas referências ao PT. Em fevereiro de 2019, durante o Congresso da UNE, em Salvador, o pedetista disse a um apoiador do ex-presidente que o provocava: “O Lula tá preso, babaca”. 

Alianças municipais 

Repetiu três vezes a frase dita por seu irmão Cid Gomes durante a o segundo turno da eleição. “Picaretas do lulopetismo bandido” também foi uma expressão que passou a acompanhar Ciro em entrevistas. Declarou ainda ter perdido o respeito pelo ex-presidente e o chamou de “enganador profissional”. 
Lula baixava o tom na hora de responder, mas, em maio, disse que o ex-ministro escolheu procurar o voto de “quem odeia o PT, que vá com Deus”. 

Em setembro, já depois da conversa, Lula colocou o pedetista na lista de nomes qualificados para disputar a Presidência. Também chamou as diferenças entre eles de “pontuais” e disse ter respeito por Ciro. Desde o encontro, o ex-presidenciável do PDT, por sua vez, não fez mais acusações pesadas contra o ex-presidente e o PT.

Em entrevista à TV Cultura na segunda-feira, o ex-marqueteiro do PT João Santana chegou a dizer que uma chapa com Ciro candidato e Lula na vice seria imbatível. Por causa da suspensão dos direitos políticos do petista, a hipótese é inviável. Os aliados de Lula também descartam que ele aceite ser vice. 

Porém, não está descartado que PT e PDT se reaproximem no plano nacional. Na atual eleição municipal, o PT apoia 173 candidatos a prefeito do PDT, que por suas vez está em chapas encabeçadas por 134 petistas. Essas alianças, porém, não se dão em nenhuma das capital.

Fonte: O Globo

Bandidos atacam com tiros casa de PM do Cotar em Caucaia e suspeito é preso

 

Policiais militares capturaram, na madrugada desta quinta-feira (29), um jovem suspeito de envolvimento no ataque à residência de um policial militar, fato ocorrido na noite desta quarta-feira (19), no bairro Tabuba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O militar e a família (esposa e filho) ficaram encurralados dentro de casa, enquanto os bandidos dispararam tiros nas paredes, portas e janelas. Ninguém, porém, ficou ferido.

A caçada aos criminosos entrou madrugada adentro, com equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) do 12º BPM (Caucaia), Força Tática (FT), CPRaio e patrulhas do Comando Especializado de Policiamento de Choque, com o apoio de uma aeronave na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

O ataque ao policial militar acabou gerando uma grande operação na área da Tabuba e comunidades próximas, locais onde bandidos ligados a facções tentam intimidar os moradores. Armados, eles travam guerra pelo domínio de território com grupos rivais, deixando a população na linha de fogo.

Ameaças e mortes

Através dos grupos de WhatsApp, o policial militar pediu ajuda no momento em que sua casa estava sendo cercada pelos criminosos e disparos de armas de fogo eram concentradas na fachada da residência.

Rapidamente, viaturas da PM cercaram o local e os bandidos continuaram a atirar, desta vez em direção às patrulhas. Ao menos, três dos criminosos foram identificados e continuam sendo procurados.

Fernando Ribeiro





Com a ajuda da filha, mulher põe fogo no carro do ex com ele dentro. VEJA VÍDEO

 

Nesta quarta-feira (28), uma mulher de 41 anos foi presa pela Polícia Civil de Minas Gerais na cidade de Ipanema, na região do Rio Doce, após atear fogo no carro do ex-marido com ele dentro. O plano, que seria motivado por ciúme e vingança, contou com a ajuda da filha da suspeita, de 17 anos, que também foi presa.

Segundo informações da corporação, o crime foi cometido na madrugada de quarta, quando a vítima estava dentro do veículo com uma mulher. As duas se aproximaram, jogaram gasolina no carro e atearam fogo. A testemunha, que relatou o caso após chamar a polícia , conseguiu escapar sem lesões, mas o homem teve 60% do corpo queimado e foi encaminhado a um hospital em estado grave.

“A mulher e a adolescente se dirigiram ao local onde estava estacionado o veículo, ocupado pela vítima e uma outra mulher. Elas derramaram combustível no veículo e atearam fogo ”, informou o delegado responsável pelo caso, Alfredo Serrano dos Reis.

Horas depois do crime , mãe e filha foram presas. A adolescente foi encontrada no centro da cidade, enquanto a mulher estava escondida em um sítio na zona rural. Ainda de acordo com a polícia, ela chegou a tentar fugir ao ver a aproximação das viaturas, mas foi contidas pelos agentes.

FONTE: IG

Fonte: IG

Adolescente denuncia que pastor usava nome do "diabo" para cometer estupro



Vítima informou à polícia que abusos eram frequentes e, por isso, comunicou seus pais. Suspeito está foragido.

Uma adolescente de 13 anos denunciou à polícia nesta semana que vinha sendo vítima de estupro por um pastor em Jaru (RO). A vítima relatou a uma policial de que o homem usava o nome do “diabo” caso ela não aceitasse manter relações sexuais com ele. O suspeito não foi encontrado.

Vítima informou à polícia que abusos eram frequentes e, por isso, comunicou seus pais. Suspeito está foragido.

Uma adolescente de 13 anos denunciou à polícia nesta semana que vinha sendo vítima de estupro por um pastor em Jaru (RO). A vítima relatou a uma policial de que o homem usava o nome do “diabo” caso ela não aceitasse manter relações sexuais com ele. O suspeito não foi encontrado.

A vítima disse ainda que os abusos ocorreram mais de uma vez e, por causa da frequência, contou sobre o que estava acontecendo aos pais.

Após a coleta de informações com a adolescente, a guarnição seguiu até a casa do pastor, mas ele não foi localizado.

Duas meninas foram encontradas sozinhas dentro da residência. Um homem assumiu a responsabilidade pelas crianças.

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1

MPCE questiona ausência de perícias no estado do Ceará por meio de ação civil pública

 

O Ministério Público do Ceará (MPCE) ingressou com uma ação civil pública contra o Estado do Ceará pela falta da realização de procedimentos de perícia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28). Conforme o MPCE, a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) possui apenas cinco peritos para atender a demanda de solicitações de todos os 184 municípios do Estado.

Além disso, a denúncia inclui que há insuficiência na realização de procedimentos, como quebra de sigilo de telefones, comparação balística, dentre outros. A ação civil pública demanda que seja suprida a falta de fornecimento de suporte material e humano para a Pefoce. O processo é movido por meio da promotoria de Justiça de Caririaçu, no interior do Estado.

O promotor de Justiça Rafael Couto argumenta a existência de cerca de 14 mil aparelhos eletrônicos para serem periciados, enquanto o Estado só possui cinco peritos. Também foi constatado que, na região do Cariri, a Pefoce não está recebendo armas devido a uma reforma no prédio.

“São evidentes os prejuízos acarretados à população, ante a precarização de tão relevante braço da segurança pública, emergindo, daí, o interesse de agir do Ministério Público, visando a garantir a preservação da ordem e segurança públicas e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, zelando, enfim, pela efetividade dos serviços de relevância pública, assegurados constitucionalmente”, afirma o representante do MPCE em Caririaçu.

Diário do Nordeste




Suspeito de chefiar grupo criminoso envolvido em 200 homicídios no interior do Ceará é preso


Os assassinatos aconteceram entre os anos de 2010 e 2015 nas cidades de Quixeré e Russas, no Vale do Jaguaribe. 

O chefe de um grupo criminoso com envolvimento em 200 homicídios no Vale do Jaguaribe do Ceará foi preso após investigação da Polícia Civil. A prisão ocorreu na tarde da última terça-feira (27), mas só divulgada nesta quinta-feira (29) pelo órgão.

Francisco Rivanildo Lima Sousa, 31 anos, o “Botafogo”, que já responde por tráfico de drogas, foi preso em Crateús, a 350 km de Fortaleza. Contra ele, de acordo com a polícia, existia um mandado de prisão em aberto. "Botafogo" era procurado desde 2016.

A polícia afirmou que Francisco Rivanildo faz parte de um grupo criminoso rival do grupo conhecido como “Diogenes”, ambos atuante na Região do Vale do Jaguaribe. As investigações apontam que “Botafogo” tem influência direta em mortes ocorridas em Quixeré e no Distrito de Flores, em Russas. Essa disputa entre os dois grupos resultou em cerca de 200 homicídios ocorridos na região, entre os anos de 2010 e 2015. As vítimas são criminosos dos dois grupos e desafetos. Além dos homicídios, Francisco Rivanildo é investigado pelo tráfico de drogas.

A prisão contou com a participação dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte), Delegacia Regional de Crateús e Sul e Delegacia Regional de Russas.

Diário do Nordeste

Russas CE; plantão policial

 


RUSSAS

APREENSÃO DE DROGA E ARMA DE FOGO

Por volta das 21h de ontem, policiais militares da Força Tática (FT) faziam patrulhamento na localidade de Pedro Ribeiro, zona rural de Russas, quando abordaram um indivíduo que trafegava em uma motoneta Shineray, e encontraram com ele, alguns papelotes de cocaína. Dando prosseguimento nas diligências, na localidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, foi encontrado no interior de uma residência, 01 (uma) espingarda tipo caseira, uma balança de precisão e vários sacos plástico. O acusado foi conduzido à Delegacia em Russas, juntamente com todo material apreendido para os procedimentos legais.

JAGUARUANA

ROUBO A PESSOA

Por volta das 22h40min de ontem, na localidade de São José do Lagamar em Jaguaruana, 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta praticaram um roubo, levando da vítima vários pertences, em seguida fugiram.

QUIXERÉ

ROUBO DE VEÍCULO

Ontem compareceu ao Destacamento Policial Militar de Quixeré, um senhor, informando que foi vítima de roubo quando estava em seu Sitio na comunidade de rasteira, próximo ao Distrito de Lagoinha, zona rural de Quixeré. Segundo a vítima, foi surpreendido por 02 (dois) indivíduos, sendo que um deles armado a revólver, onde levaram o seu carro, um Siena 2009-2010, cor prata, placas NRE-4669. 

TABULEIRO DO NORTE

ROUBO DE MOTO

Por volta das 20h30min de ontem, na localidade de Taperinha, zona rural de Tabuleiro do Norte, 02 (dois) indivíduos em uma moto vermelha roubaram a Moto BROS 150, 2014, vermelha, placa PMV-9776, além de outros pertences da vítima, em seguida fugiram.


Fonte; PM CE