-->

sábado, 23 de setembro de 2023

11 estados brasileiros sob alerta de grande perigo por onda de calor

 A previsão é que a onda de calor permaneça até o próximo domingo (24) ou segunda-feira (25) em algumas regiões

A onda de calor que atinge o Brasil vai durar mais do que o previsto inicialmente pelo Inmet. O órgão ampliou de nove para 11 estados na área vermelha, considerada de grande perigo, em que as temperaturas alcançarão picos 5°C acima da média por mais de cinco dias.

A onda de calor começou entre domingo e segunda-feira da semana passada. Antes, o mapa do Inmet estava com a cor amarela predominante, indicando um calor acima da média por até três dias.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a previsão é que a onda de calor permaneça até o próximo domingo ou segunda-feira em algumas regiões.

Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina devem ter o pico de calor no domingo. Já o Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso podem ter temperaturas mais altas a partir de segunda-feira.

Os seguintes estados estão sob alerta de “grande perigo”:

  • Bahia
  • Bahia
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Tocantins
(Gazeta Brasil)

Programa Espaço Livre De Segunda a Sexta as 4;30 da Manhã Na Radio Progresso Fm 101.1.
                        Erivando Lima .

Pastor evangélico é preso em saída de culto por estupro de crianças, no Ceará

 SÁBADO, SETEMBRO 23, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Um pastor evangélico foi preso na saída de um culto no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza, na noite desta sexta-feira (22), durante o cumprimento de um mandado de condenação pelo estupro de duas crianças.

José Lopes , conhecido como Pastor Martins, de 60 anos, foi condenado por cometer o crime contra duas vítimas, que na época tinham 9 e 13 anos. O religioso já foi candidato a vereador na capital cearense nas eleições de 2020, pelo partido Podemos (PODE), mas ficou apenas na lista de suplente.

Conforme a Polícia Civil, a prisão do Pastor Martins foi feita por equipes do 27º Distrito Policial (27º DP) e do 19º DP. Agora, ele está à disposição da Justiça.

G1 Ceará

Pague sua conta de Agia,Luz, Telefone e Boleto Aqui!

 

Homem mata ex-esposa de 19 anos e depois tira a própria vida

 SÁBADO, SETEMBRO 23, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Oberto Nóbrega de Barros Oliveira, conhecido como Betinho Barros, ouvidor público e Secretário de Comunicação da prefeitura do município de Belém, no Agreste da Paraíba, matou a ex-esposa a tiros, e tirou a própria vida em seguida no início da noite desta quinta-feira (21).

De acordo com informações da polícia, Betinho Barros, de 38 anos, cometeu feminicídio contra a estudante Rayssa Kathylle de Sá Silva, de 19 anos, por volta das 18h na casa da mãe da vítima, localizada no Centro de Belém.

O casal estava em processo de divórcio, mas já estava separado há um tempo, e a polícia ainda não sabe como ele teve acesso a casa.

Betinho Barros já havia ameaçado a vítima outras vezes e ela prestou depoimento na Delegacia da Mulher em Guarabira, solicitando uma medida protetiva contra ele.

A polícia segue realizando as investigações e aguardando a perícia analisar o local.

G1

Se escreva;

                       @TVN RUSSAS


TSE PROIBIU BOLSONARO de alertar sobre banheiro unissex, agora imposto pelo governo Lula

 SÁBADO, SETEMBRO 23, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 20 de outubro do ano passado, a 10 dias do segundo turno das eleições, através so presidente ministro Alexandre de Moraes, proibiu Bolsonaro de alertar sobre o banheiro unissex em eventual vitória de Lula, alegando que suas declarações continham informações inverídicas. O governo federal agora ordenou que todas as instituições de ensino, públicas e privadas, permitam o uso de banheiros, vestiários e qualquer outro espaço separado por gênero de acordo com sua “identidade e/ou expressão de gênero”. Significa, na prática, que um garoto que se identifica como menina poderá usar o banheiro feminino. O caso envolveu multas a Bolsonaro e ao cantor Latino por violação da liberdade de expressão.

“Esses caras não têm respeito. Eu sou pai de cinco filhos, tenho oito netos, dos quais quatro meninas, e tenho uma bisneta. Esses caras pensam que podem mentir de qualquer jeito? Não é possível as pessoas terem o desplante de contar uma mentira dessas dentro de uma igreja”, afirmou LULA podcast Flow, em 18 de outubro, logo após a live de Bolsonaro.

com Gazeta do Povo

PRF prende motociclista com mandado de prisão em aberto na BR-116

 Publicado em 22/09/2023 09h16 Atualizado em 22/09/2023 11h58

WhatsApp Image 2023-09-22 at 08.04.10.jpegNa manhã desta sexta-feira (22), uma equipe de Policiais Rodoviários Federais realizando patrulhamento na BR-116, em Fortaleza, efetuou uma abordagem que resultou na prisão de um motociclista com mandado de prisão em aberto.

Na abordagem ao condutor, um homem de 43 anos, eletricista, foi constatado, após consultas aos sistemas policiais, um mandado de prisão civil em seu desfavor.

O mandado de prisão estava relacionado a inadimplência de alimentos e havia sido emitido pela Vara Única de um município do interior do Ceará, com data de 06 de março de 2023. O mandado estava ativo e foi confirmado no momento da abordagem.

Diante da constatação do mandado de prisão em aberto, os Policiais Rodoviários Federais conduziram o motociclista à Delegacia do 6º Distrito Policial de Messejana, onde ele ficou detido à disposição da Justiça.

Acabou em pizza: população se farta após Câmara rejeitar denúncia contra prefeito sumido há 8 meses

 SÁBADO, SETEMBRO 23, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Moradores de Limoeiro do Norte comeram pizzas na Câmara de Vereadores do município como forma de protesto contra a votação que rejeitou a denúncia contra o prefeito José Maria Lucena (PSB), que não é visto na cidade há oito meses. A decisão ocorreu durante a sessão legislativa desta quinta-feira (21).

Por nove votos contra, quatro a favor e uma abstenção, a Câmara rejeitou o pedido de investigação acerca do sumiço do Dr. Zé Maria, como o prefeito é conhecido na cidade. Após a sessão, moradores dividiram pizzas na entrada da Casa Legislativa, em alusão à expressão "acabou em pizza", que diz respeito à impunidade na política brasileira.

A denúncia foi apresentada pelo vereador Cabo Rubem (PL). Ele aponta que a ausência de José Maria Lucena viola a Lei Orgânica do município, que é uma espécie de “Constituição” da cidade. De acordo com a lei, o prefeito não pode se ausentar do município por mais de 15 dias sem permissão da Câmara dos Vereadores, sob pena de perda do mandato.

Cabo Rubem afirmou não ter organizado a distribuição de pizzas. O parlamentar afirmou que soube de um acordo político firmado no dia anterior que garantiria que a denúncia não fosse aprovada, e avisou de antemão à população, que então preparou o protesto bem-humorado.

Para que a denúncia fosse aceita e fosse aberto um processo que poderia levar a cassação do prefeito, eram necessários oito votos, entre os 15 vereadores. Com o placar desta quinta-feira, a denúncia será arquivada. Em junho, a Câmara já havia arquivado uma série de documentos enviados pelo Ministério Público acerca da investigação sobre o sumiço do prefeito.

A última vez que o prefeito Dr. Zé Maria foi visto em público foi no dia 12 de janeiro de 2023. A ausência levou o Ministério Público a abrir um processo administrativo para investigar o caso e entender por que o prefeito não se afastou oficialmente e quem está governando a cidade no período.

Segundo assessores e advogados de Lucena, o prefeito, de 78 anos, está realizando tratamento de hemodiálise em Fortaleza três vezes por semana, para combater problemas renais.

G1



Enel é condenada a pagar R$ 10 mil por cortar energia de residência no Ceará que não estava inadimplente

 SÁBADO, SETEMBRO 23, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O Poder Judiciário estadual condenou a Enel Distribuição Ceará a pagar R$ 10 mil em indenização por danos morais por ter cortado o fornecimento de energia elétrica de uma moradora do município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, que não estava inadimplente.

Conforme o processo, a moradora sempre pagou as contas corretamente, porém, teve o abastecimento suspenso em uma noite de março de 2019. A cliente, então, ligou para a central de atendimento da distribuidora e foi informada que não se sabia o motivo por trás da falta de energia, mas que uma equipe seria enviada para efetuar a religação em um prazo de quatro horas.

A moradora afirmou ter ligado para a empresa 22 vezes para reiterar a sua solicitação. O serviço só foi restabelecido, de fato, 12 dias depois, quando os vizinhos a informaram a mulher que uma equipe da Enel estava em um bairro vizinho. A cliente foi até o local para pedir que resolvessem a situação, o que foi feito, mesmo com resistência por parte dos trabalhadores, que afirmaram não serem responsáveis pelo cumprimento da demanda.

Quando a energia foi normalizada, a moradora percebeu que aparelhos da casa estavam queimados, entre eles, duas televisões e um motor elétrico de portão. Além disso, diversos alimentos estragaram no período. Por isso, ela solicitou à distribuidora o reembolso de seus prejuízos, o que foi negado pela empresa. Inconformada com o caso, a moradora recorreu à Justiça e pediu indenização por danos morais.

Na contestação, a Enel argumentou que não suspendeu o abastecimento na residência, mas que, na verdade, teriam ocorrido problemas decorrentes de caso de força maior, ou seja, que estavam fora do seu controle.

De acordo com a empresa, a moradora não teria tido os cuidados necessários quanto à utilização de sua energia, o que seria o motivo por trás do problema. Além disso, a Enel sustentou que a alegação de constrangimento, dissabor e perda da tranquilidade não poderia gerar dano moral.

No dia 6 de setembro de 2023, o Poder Judiciário entendeu que o valor de R$ 10 mil se mostrava proporcional aos prejuízos ocasionados pela interrupção do abastecimento elétrico na residência e manteve a sentença.

G1



Após um mês, 73 medidas protetivas de urgência foram solicitadas de forma virtual no Ceará

 SÁBADO, SETEMBRO 23, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Após um mês de lançamento, o sistema virtual que permite solicitação de medidas protetivas de urgência para mulheres em situação de violência recebeu 73 solicitações em todo o estado do Ceará. Destes, 39 foram realizados por mulheres em Fortaleza e 32 por vítimas no interior do Estado. Também tiveram duas solicitações de vítimas que se encontram fora do Ceará.

“A criação do sistema é um passo importante para apoiar as mulheres que estão sofrendo violência. Quando trouxemos a solicitação da medida protetiva de urgência para o ambiente virtual, desburocratizamos o alcance ao serviço. Essa medida é mais uma garantia de acesso à Justiça, à dignidade, ao direito de paz para as mulheres”. A fala é da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, que avaliou o funcionamento do sistema.

Para a diretora adjunta do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da PC-CE, Rebeca Cruz, a análise do primeiro mês de funcionamento do sistema é positiva. “Esses números demonstram que as mulheres estão acessando o site e solicitando as medidas protetivas. Temos registros de pedidos de mulheres em zonas rurais ou até mesmo fora do Estado. Desde o início, o nosso objetivo foi facilitar o acesso das vítimas. E os números mostram isso”, explicou Rebeca.

O sistema de solicitação de medidas protetivas de urgência virtual foi desenvolvido visando dar celeridade à concessão de medidas, uma vez que, após alteração recente, a Lei Maria da Penha prevê que as solicitações devem acontecer “independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação penal ou cível, da existência de inquérito policial ou do registro de boletim de ocorrência”.

Para solicitar o pedido de medida protetiva on-line, a mulher em situação de violência acessa o sistema, através do endereço mulher.policiacivil.ce.gov.br, utilizando o número do CPF e a senha da conta gov.br. Em seguida ela preencherá um formulário eletrônico dividido em etapas: de qualificação da vítima e do agressor, endereços, relatos, histórico da violência, informações adicionais e anexos. As vítimas podem gravar ainda e enviar um áudio relatando a violência sofrida. Após a conclusão do preenchimento do sistema, a Polícia Civil recebe e já encaminha ao Poder Judiciário, para que este possa analisar e deferir as medidas.

As medidas protetivas de urgência são providências garantidas por lei às vítimas de violência doméstica e têm a finalidade de garantir a proteção, a integridade ou a vida de uma menina, adolescente ou mulher em situação de risco.

GCMais



Pilar desaba e mata mulher no alpendre de residência em Tabuleiro do Norte

 SÁBADO, SETEMBRO 23, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Uma mulher morreu e outra ferida ao serem atingidas pelo desabamento do pilar de uma residência em Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará, na noite de sexta-feira (22).

Elas estavam no alpendre de casa na localidade de Jenipapo, na zona rural do município, quando o pilar colapsou sobre as duas mulheres. Uma delas sofreu ferimentos e teve a perna fraturada; a outra não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para atender a ocorrência, mas constatou que uma delas já havia falecida quando os profissionais chegaram ao local.

Após o atendimento no local, a vítima que sobreviveu foi levada pela equipe de resgate de Tabuleiro do Norte até o hospital municipal.

G1 CE


Sábadão do Brega logo mais na Progresso Fm 101.1-

 É hoje Sábado 23 09 2023 as 15 horas.

Participe; 88 2145 0202 - Zap - 88 9 9648 1928

 Erivando Lima.

Mulher reage a assalto, dá garrafadas e criminoso foge

Uma mulher foi vítima de uma tentativa de assalto na praça Martins Dourado, no bairro Cocó, em Fortaleza. Na ocasião, um homem tentou tomar o aparelho celular dela, mas não conseguiu, e ainda acabou levando garrafadas da mulher ao fugir do local. Em vídeo coletado com câmera de segurança, é possível ver a movimentação em plena via pública.

Após reagir à abordagem, a vítima da tentativa de assalto caiu no chão. Em seguida, vê-se nas imagens um homem correndo atrás do assaltante, tentando impedi-lo de fugir. A vítima ainda deu duas garrafadas no bandido.

No vídeo, após a tentativa de assalto, um homem que estava nas proximidades ainda efetuou cerca de quatro disparos contra o criminoso, mas ele conseguiu fugir do local, no Cocó, pilotando uma motocicleta.

A praça é comumente usada pela população local para fazer caminhadas e passeios com animais de estimação, mas cidadãos que frequentam o local comentam que assaltos e outros casos de violência têm ficado cada vez mais frequentes nos entornos da praça. Moradores apontam que a situação tem se agravado ao longo dos últimos dois meses.

GCmais

É hoje sábado 23 09 2023, na Radio Progresso Fm 101.1 aparti das 15 horas.



Acusado de participação em latrocínio de um Cabo do Exército em Choró é capturado no Piauí


 - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Cabo do Exército morto durante emboscada na cidade de Choró em dezembro de 2022

A Polícia Civil do Piauí deu cumprimento, na manhã desta sexta-feira (22), ao mandado de apreensão de um homem com as iniciais A.A.F., de anos, na cidade de Luís Correia.

A ação foi feita Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico (DFHT) de Parnaíba com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Luís Correia.

Ele foi condenado no início do ano pela Justiça do estado do Ceará por ter cometido ato infracional equiparado ao crime de latrocínio contra um cabo do Exército, na zona rural da cidade de Choró (CE).

Conforme o delegado de Luís Correia, João Filipe Leite, o investigado era adolescente na época do crime. Na ocasião, a vítima foi surpreendida por dois homens e o então adolescente que teriam anunciado o roubo. Houve troca de tiros e morreram a vítima e um dos criminosos. A arma do militar foi roubada.

Após trabalho conjunto das Polícias Civis do Ceará e do Piauí, o outro autor do fato foi localizado e devidamente apreendido. O custodiado se encontra agora à disposição do Poder Judiciário.

Um policial militar foi baleado no fim da noite da sexta-feira, 22, em Senador Pompeu - Ce


Um policial militar foi baleado no fim da noite da sexta-feira, 22, em Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará. O subtenente Alberto foi atingido por um tiro na região abdominal, de acordo com informações preliminares.
O policial foi prontamente socorrido ao hospital da cidade e, em seguida, transferido por um helicóptero da Polícia Militar para Fortaleza, onde provavelmente será submetido a cirurgia para a retirada do projétil que ficou alojado. Apesar das circunstâncias, as informações indicam um quadro estável do policial. As circunstâncias exatas que levaram ao incidente ainda não foram divulgadas oficialmente. Segundo relatos preliminares, o policial foi atingido durante uma troca de tiros. Há também informações não confirmadas sobre a morte de um indivíduo que possivelmente estaria envolvido no confronto com os policiais. Os detalhes precisos sobre o incidente só serão divulgados posteriormente por meio de boletins oficiais das autoridades.

Fonte; 🅿️ORTAL DE NOTÍCIAS🗞️

                  SÁBADO 
               23/09/2023

@TVN RUSSAS
O mais no canal no YOO TUBE 
Se escreva.

Russas - CE plantão policial 1º BPM


 RUSSAS RECUPERAÇÃO DE OBJETO FURTADO  

Por volta das 11h30min do dia 22/09/2023, a equipe do FT Russas recebeu informações da vítima informando  de um furto ocorrido no dia 11/09/2023. Na ocasião foi subtraído da sua residência 01 Notebook novo, cor prata, de sua residência, e que no dia de hoje, 22/09/2023, o Eletrônico teria sido rastreado, via sistema Microsoft, dando um possível endereço do mesmo. As equipes realizaram deslocamento ao endereço informado localizado na  Avenida Dom Lino sendo localizado o item no imóvel. Indagado a pessoa que estava de posse do eletrônico... o acusado informou que teria recebido o eletrônico em troca de realizar um trabalho de tatuagem. A pessoa que estava de posse do item, como também, o verdadeiro proprietário, de posse da nota fiscal e o B.O realizado no dia do furto... foram conduzidos à DRPC de Russas, sendo apresentado o fato à autoridade policial para realizar os devidos procedimentos cabíveis.

TABULEIRO DO NORTE ACIDENTE DOMESTICO COM VITÍMA FATAL  

Dia 22/09/2023, por volta das 21h30min, recebemos a informação através do SAMU de um  acidente doméstico, com vítima fatal , a VTR 1942 foram ao local informado pelo Samu, Sítio Genipapeiro, sem número, onde foram informados da seguinte situação. Uma coluna da casa havia caido e atingido Três (03) pessoas, onde Uma (01) veio a óbito no local,e as outras duas sofreram algumas lesões leves. As vítimas estavam deitada em uma rede sendo que a coluna da residência veio a cair sobre as elas . 

RUSSAS FURTO DE MOTOCICLETA  

Por volta das 06h30min, o COPOM recebeu uma ligação de  uma mulher informando que havia deixado sua motocicleta estacionada na calçada de sua casa durante a madrugada (HONDA/CG150 TITAN MIX ES, Vermelha Ano 2009, Placa NQR0C77, e que hoje pela manha não a encontrou no local, a solicitante foi orientada a ir à delegacia para registrar o fato enquanto as viaturas da área estão diligencias na busca pela motocicleta. 

Fonte; PM CE