-->

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

JOVEM É MORTO A TIROS EM LIMOEIRO DO NORTE



Mais um crime de Homicidio a Bala foi registrado pela nossa equipe na cidade de Limoeiro do Norte, dessa vez na noite desse dia 10/09/14  por volta das 22h na conheçida rua do arame no Bairro da Boa fé proximo ao parque de diversoes foi vitima de Homicidio a Bala CLAUDIMAR COELHO DE OLIVEIRA CABEÇÃO, nascido em18/11/94.i

De acordo com Informaçoes da Policia a vitima estava em um Parque de Diversoes com amigos quando alguns individuos não indentificados chegaram atirando contra a vitima que ainda tentou correr para dentro de uma residencia porem não resitiu aos disparos e morreu. A Informação extra oficial que foram 06 tiros. Vale salientar que a vitima era Ex presidiário respondendo pelos artigos 33 e 35 e havia saído do presido a poucos dias.

A Policia realizou diligencias mais sem êxito.




Fonte: Limoeiro Plantão Policial







Mauriti-CE: Motorista da Prefeitura de Aurora atropela e mata motociclista na CE-384


Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta das 11h30min desta quarta-feira na CE-384 na saída do município de Mauriti em direção a Milagres. Um veículo Gol de cor branca e placas HYL-7579 pertencente à Prefeitura de Aurora abalroou duas motocicletas que se encontravam estacionadas nas imediações do Posto Triângulo quando estava chegando em Mauriti.

Uma das motos estava de saída já que o piloto Francisco Cazuza do Nascimento, de 52 anos de idade, trabalhava para a Churrascaria Pé de Serra na entrega de marmitas. Ele residia na Vila Barrosão em Mauriti e ainda foi socorrido ao hospital local, mas já chegou sem vida diante das suspeitas da quebra do pescoço. Já o dono da outra moto não se encontrava no local na hora do acidente.


O motorista Francisco Alencar Coelho, de 48 anos, residente na Rua General Sampaio no centro de Aurora, permaneceu no local onde estiveram o Sargento Jota Pedro, o Cabo Edval e os Soldados C Amaro, Benevuto, Linhares e Ângelo do Destacamento de Mauriti. Ele se ofereceu para o teste de bafômetro que deu negativo e confessou ter cochilado quando saiu da pista e bateu nas motos no acostamento.


Fonte: Site Miséria



Oportunidade de Emprego

Oportunidade de emprego.

   
    O SINE/IDT de Russas comunica aos trabalhadores que dispõe de vagas para as seguintes ocupações:

·        AUXILIAR DE LIMPEZA
·        COORDENADOR DE MARKETING
·        COSTUREIRO DE ROUPAS(MÁQUINA DE COSTURA TRAVETE)
·        GERENTE DE PRODUÇÃO
·        MECÂNICO DE MOTOS
·        MOTORISTA ENTREGADOR
·        OPERADOR DE CAIXA
·        OPERADOR DE MÁQUINA DE BORDAR
·        TÉCNICO MECÂNICO
·        VENDEDOR INTERNO
·        VENDEDOR PRACISTA
·        VIGILANTE

     OS CANDIDATOS Interessados devem comparecer ao SINE/IDT, situado a Av- Cel Araújo Lima 1458- A, nesta cidade, munidos de  Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF e demais documentos. 




Russas - CE, 10 de Setembro de 2014.





Bando explode banco no Piauí e foge em direção ao Ceará


Um grupo formado por oito homens explodiu, na madrugada desta quarta-feira, 10, caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Piracuruca, no Piauí. Antes de chegarem na agência, os criminoso armados invadiram a delegacia da cidade e fizeram policiais e agentes reféns. O grupo fugiu em direção ao Ceará, segundo o Comando de Policiamento do Interior do município.

De acordo com o coronel Lindomar Castilho, o bando estava armados com fuzis e explodiram todos os caixas de autoatendimento da agência, levando uma quantia em dinheiro ainda não informada pelo BB. Durante a ação, a Polícia Militar foi acionada e houve troca de tiros na rua.
Eles teriam deixado Piracuruca em uma viatura da Polícia e passaram pela cidade de Tianguá. A Polícia Militar do Ceará e de outros estados que fazem fronteira com o Ceará foram acionadas, conforme Lindomar. A explosão ocorreu por volta das 2 horas e segundo delegado da cidade, Menandro Pedro, a quadrilha pode ser do Maranhão, sendo ligada a dupla presa na zona Norte de Teresina.


O volume é 28% menor que os crimes praticados no mesmo período de 2013, quando houve 64 ataques no Estado. Já em 2012, foram 50 ações nos oito primeiros meses do ano, segundo balanço feito pelo O POVO, com base nos dados do Sindicato dos Bancários.
Fontes: O Povo





Assaltante morre e outro fica ferido em tentativa de assalto no Dionísio Torres


Dois homens foram baleados, no início da tarde desta quarta-feira (10), no cruzamento das ruas Oswaldo Cruz com Joaquim Sá, no Dionísio Torres. De acordo com a Polícia Civil, a dupla foi atingida durante uma tentativa de assalto. Um dos suspeitos faleceu ainda no local.
 
O diretor da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Ricardo Romagnoli, explica que a dupla tentou assaltar outras duas pessoas que haviam sacado dinheiro em um banco naAvenida Pontes Vieira e estava caminhando na Rua Oswaldo Cruz.
 
De acordo com o diretor, os assaltantes estavam armados e em uma moto, trafegando na contramão da Oswaldo Cruz, quando anunciaram o assalto. Romagnoli afirma que uma terceira pessoa interferiu na ação e atirou contra os assaltantes. Um dos suspeitos veio a óbito e o outro foi encaminhado ao Instituto Dr. José Frota (IJF).
 
O caso foi conduzido a delegacia da área e, segundo o diretor da DHPP, foi encontrado junto com os assaltantes os pertences das vítimas, que já reconheceram os suspeitos. 

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE



CPI mista convoca ex-diretor da Petrobras para falar na próxima quarta


O presidente da CPI mista que investiga denúncias contra a Petrobras, Vital do Rêgo (PMDB-PB), informou que agendou para a próxima quarta-feira (17) sessão do colegiado para ouvir depoimento do ex-diretor da estatal do petróleo Paulo Roberto Costa, preso pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF). O parlamentar do PMDB, que também preside a CPI da Petrobras exclusiva do Senado, se reuniu na manhã desta quarta (10), a portas fechadas, com líderes dos partidos que integram a comissão parlamentar mista para debater as denúncias do ex-dirigente na delação premiada.
A convocação de Costa, suspeito de integrar uma quadrilha de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, já havia sido aprovada em 3 de junho pela CPI mista, por meio de um requerimento apresentado pela liderança do DEM na Câmara. No entanto, a direção do colegiado ainda não havia agendado a data do depoimento.



"Estamos convocando, em requerimento já aprovado, mas marcando a data para a oitiva do senhor Paulo Roberto para a próxima quarta-feira [17]. Queremos ouvi-lo durante esse processo. Até lá, a nossa assessoria vai tomar as providências cabiveis para o traslado do Paulo Roberto para a comissão", disse Vital ao final do encontro com as lideranças partidárias.
Segundo informou a secretaria da CPMI, a convocação de Costa será comunicada oficialmente ao juiz encarregado do caso na 13ª Vara Federal de Justiça de Curitiba, Sérgio Moro. O magistrado poderá negar autorização para o ex-diretor da petroleira comparecer ao colegiado, porém, caso isso ocorra, terá de apresentar justificativa aos congressistas.
Em 10 de junho, Paulo Roberto Costaprestou depoimento à CPI exclusiva do Senado. Na ocasião, ele negou ter utilizado a companhia para se beneficiar e disse que a petroleira não é uma "casa de negócios".
Reportagem da edição deste fim de semana da revista "Veja" afirma, sem dar detalhes ou apresentar documentos, que Paulo Roberto Costa revelou em depoimentos ao Ministério Público Federal (MPF), na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, que três governadores, seis senadores, um ministro e, pelo menos, 25 deputados federais foram beneficiados com as propinas.
Segundo a publicação, Costa citou, entre outros políticos, os nomes da governadora Roseana Sarney (Maranhão) e dos ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Eduardo Campos (Pernambuco); do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Ciro Nogueira (PP-PI); e dos deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Cândido Vacarezza (PT-SP), Mário Negromonte (PP-BA) e João Pizzolatti (PP-SC). Os políticos mencionados na reportagemnegam envolvimento no esquema de pagamento de propina na Petrobras.
Liberação automática
Durante a reunião, os integrantes da comissão parlamentar também decidiram enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma petição na qual reivindicam que todas as informações referentes à operação Lava Jato que venham a ser coletadas pela Corte sejam remetidas automaticamente à CPI mista. Nesta segunda-feira (9), Vital já havia enviado um ofício ao tribunal pedindo acesso ao conteúdo da delação de Paulo Roberto Costa.
“Além do ofício que remeti ao Supremo, nós já determinamos a elaboração de uma petição ao senhor ministro Teori Zavascki, para que esses documentos que estão sendo coletados na delação premiada possam vir automaticamente à comissão. Esse é nosso direito constitucional necessário”, afirmou Vital do Rêgo.
O presidente da CPI relatou que desde a noite desta terça-feira (9) vem “insistindo” em marcar uma audiência com o ministro Teori Zavascki, relator do processo da Lava Jato no Supremo. Os dirigentes da comissão querem encontrar o magistrado para “afinar procedimentos”.
“Aqui nós temos uma responsabilidade, eles [ministros do STF] lá também. Nós vamos integrar as ações do Supremo com a CPI. Estou insistindo nessa audiência. É necessário porque há interesse nacional nas providências que a CPI está tomando”, comentou Vital. “Precisamos dessa audiência o mais rápido possível”, enfatizou.
FONTE: G1




Dilma tem 8% de vantagem no 1º turno e empata com Marina no segundo


A nova pesquisa Vox Populi/CartaCapital mostra uma vantagem de oito pontos percentuais da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) sobre a adversária Marina Silva (PSB) no primeiro turno e um cenário de empate técnico no segundo. Na intenção de voto estimulada, Dilma aparece com 36%. Marina tem 28% e Aécio Neves, 15%. Este foi o primeiro levantamento da série após a morte de Eduardo Campos e a escolha de Marina Silva para substituí-lo, portanto não há base de comparação. Os demais candidatos somam 2%. Brancos e nulos seriam 7%. Outros 13% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder.

O Vox fez duas simulações de segundo turno. Marina Silva obteria 42% dos votos, contra 41% de Dilma Rousseff. Brancos e nulos somariam 10%, enquanto 7% estariam indecisos. Entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 44% a 36%, com 12% de brancos e nulos e 8% de indecisos.

Apesar de Marina ainda estar numericamente à frente no segundo turno, 49% do eleitorado apostam na vitória de Dilma Rousseff. Para 31%, a ambientalista será a nova presidenta. Apenas 8% ainda acreditam nas possibilidades de Aécio Neves.

Uma maior parcela de eleitores, 45%, afirmou não votar de jeito nenhum no tucano. O índice de Dilma é de 42% e o de Marina, 40%.

O levantamento, com duas mil entrevistas em 147 cidades, foi realizado entre a segunda-feira 8 e a terça 9. Mostra, portanto, que o mais recente escândalo na praça, o vazamento de trechos da delação premiada do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto da Costa, ainda não surtiu efeitos eleitorais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o número de registro na Justiça Eleitoral é BR- 00588/2014.



Fonte: Ceará News






Idoso foge de ataque de abelhas, entra em riacho e morre afogado


O Instituto Médico Legal (IML), em Aracaju, registrou a entrada de cinco corpos nas últimas 24h. Foram dois afogamentos, uma queda da própria altura, um acidente de trânsito e uma morte a esclarecer.

O fato que mais chamou a atenção ocorreu no município de Muribeca, localizado a 72 km de Aracaju. No início da tarde de terça-feira (9), um homem de 64 anos estava trabalhando com um trator em uma fazenda, quando foi atacado por um enxame de abelhas. Tentando fugir, ele pulou dentro de um riacho, se afogou e morreu.

O outro afogamento ocorreu no Bairro Alagoas, em Estância, a 68 km da capital e vitimou uma adolescente de 14 anos. Na manhã de terça, ela brincava com alguns colegas próximos ao Rio Piauitinga, quando um deles empurrou a jovem. A garota caiu dentro do rio e, por não saber nadar, acabou se afogando.

Um homem, de 56 anos, morreu no fim da tarde de terça, após se envolver em um grave acidente de trânsito na saída de Aracaju. Ele foi atropelado por um caminhão enquanto dirigia um ciclomotor na BR-101.

O corpo de um homem de 77 anos foi recolhido pelo IML no Parque São José, em Nossa Senhora do Socorro. A causa da morte não foi identificada. Um 38 anos morreu após uma  queda. O fato ocorreu no Bairro 18 do Forte, em Aracaju.

Fonte: G1 SE




Juazeiro do Norte-CE: Jovem é baleado na porta da casa de sua namorada


Um atentado à bala foi registrado por volta das 23 horas desta terça-feira na Rua Maria de Lourdes Soares no bairro Frei Damião em Juazeiro do Norte. O jovem Anderson dos Santos Cardoso, de 22 anos, residente naquele bairro, estava em frente a casa de sua namorada A. C dos S. N., de 15 anos, quando um homem se aproximou da vítima e efetuou alguns disparos.

O acusado fugiu em uma motocicleta Honda POP de cor vermelha, enquanto Anderson era socorrido por populares ao Hospital Regional do Cariri após ser atingido no abdômen por um dos projéteis que transfixou o corpo. A vítima não tem passagens pela polícia e diligências foram feitas por militares do POG (Policiamento Ostensivo Geral) sem o êxito de localizar o autor dos disparos.

Já em Várzea Alegre o casal de aposentados Jonas Paiva de Medeiros e Maria de Fátima da Conceição, residente na Rua Raimundo Bilé (Bairro Riachinho), comunicou à polícia o medo do próprio filho Raimundo Paiva de Medeiros, de 28 anos, que trabalha como entregador de mercadoria. Segundo denunciaram, ele tinha comprado uma faca e ameaçava os pais caso não dessem dinheiro para comprar bebidas. O Subtenente Jerônimo e os Soldados Roberto, Ferreira e Julio foram lá e o encontraram com a faca apresentando sinais de embriaguez.

Fonte: Site Miséria




PM de AL prende suspeito de traficar drogas de outros países para o Brasil


Um suspeito de traficar drogas de outros países para revender Alagoas foi preso, na madrugada desta quarta-feira (10), em um apartamento no bairro da Pajuçara, em Maceió. Paulo Santoreli da Silveira, 31, foi preso com droga e documentos falsos. Outras sete pessoas foram apreendidas com o suspeito.

Segundo o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o capitão Roberto Goulart, o serviço de inteligência já estava investigando o suspeito há cerca de um mês. “Estávamos monitorando o suspeito porque ele viaja muito. Recebemos informações de que ele iria chegar em Maceió e montamos uma operação”, falou.

Silveira foi detido em seu veículo quando chegava no prédio, na Rua José Correia Filho. Ele estava com outras três pessoas, que foram apreendidas e levadas para prestar esclarecimentos. No veículo, a polícia encontrou três pacotes pequenos de cocaína, um revólver de calibre 38, seis munições e  seis pacotes de pasta base de cocaína. 


O comandante informou que o suspeito autorizou por meio de documento assinado, que a polícia fizesse busca em seu apartamento. No local, foram apreendidas 580 gramas de cocaína pura, avaliada em R$ 10 mil, uma máquina de cartão de crédito, um passaporte em nome de Silveira e outro com sua fotografia e um nome falso. Também foram apreendidos outros passaportes e documentos em nome de pessoas da cidade de Belém, no Pará.

“A suspeita é que esses documentos sejam de comparsas do suspeito. Como a cidade de Belém faz fronteira com outros estados, acreditamos que era o local onde ele articulava a vinda da droga de outros países”, observou Goulart.

No apartamento foram apreendidas outras quatro pessoas, entre elas a namorada de Silveira. No local, a polícia apreendeu ainda cédulas de modas da Nigéria, Bolívia e da Europa. Todos os detidos foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, no bairro do Farol.

Fonte: G1 AL




Para duelo contra o Náutico, Ceará volta a perder a dupla de zaga titular


Mal retornou aos gramados após um período delesão, a dupla titular da zaga alvinegra, SandroDiego Ivo, já desfalca novamente o alvinegro; desta vez no jogo diante do Náutico, na próxima sexta-feira (12), na Arena Pernambuco, às 19h30.
Sandro estava pendurado com dois cartões amarelos e recebeu a terceira advertência no jogo desta terça-feira (9), diante do América-MG. Já Diego Ivo voltou a sentir a lesão no joelho que o deixara fora dos gramados e acabou substituído ainda no primeiro tempo. De acordo com o médico do clube, Gustavo Pires, o atleta, que teve uma lesão nos dois ligamentos do joelho, deve ficar longe dos gramados por mais duas semanas, para que o problema seja completamente sanado.
Em contrapartida, o técnico Sérgio Soares poderá contar com o retorno da dupla de zaga suplente, Anderson e Alex lima, que cumpriu suspensão automática no jogo contra o Coelho. Outra opção que pode ser pensada pelo treinador alvinegro é a improvisação do volante Amaral no setor, já que o jogador foi bastante elogiado quando substituiu Diego Ivo na partida. 
Fonte: Diário do Nordeste



Ceará é o nono em número de matrículas

Ceará foi o nono colocado do Brasil em número de alunos no ensino superior presencial no ano de 2013. Ao todo, foram 202.079 matrículas em todo o Estado. Os dados foram apresentados na tarde desta terça, 9, no Censo do Ensino Superior, e divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"Diferente da tendência nacional, que teve redução no número geral de matrículas, considerando presencial e à distância, o Ceará saltou de 182.938 alunos em 2012 para 202.079 em 2013", aponta o titular do Ministério da Educação, Henrique Paim, na coletiva que apresentou os dados na tarde desta quarta, 9.

Dentre os estados brasileiros, seis têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas. Em São Paulo há mais de cinco alunos na rede privada para cada aluno na rede pública. Na relação de matrículas privada/pública, o Ceará atingiu índice de 1,81. Os estados com menores números foram Paraíba (0,78), Santa Catarina (0,79), Pará (0,80), Roraima (0,86) e Tocantins (0,93).

Das 2.391 instituições de educação superior do Brasil, apenas 8% são Universidades e detêm mais de 53% dos estudantes de nível superior. Sendo, portanto, grandes instituições - segundo avaliação do ministro da Educação, Henrique Paim. Por outro lado, as faculdades têm uma participação superior a 84%, mas atendem apenas 29% dos alunos brasileiros.

Durante a entrevista coletiva - que teve participação do presidente do Inep, José Francisco Soares - foi destacado o crescimento na participação de mestres e doutores dentro do corpo docente das universidades brasileiras. Tanto na rede pública como na rede particular aconteceu a redução do número de especialistas lecionando. Na Região Nordeste, em 2013, 40,7% dos professores com mestrado, 29,7% com especialização e 29,6% com doutorado.
Fonte: O Povo


Emprego na indústria tem queda de 0,7% em julho, diz IBGE

A indústria brasileira seguiu demitindo no mês de julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O emprego no setor caiu 0,7% na comparação com junho, no quarto mês seguido de retração. Com isso, o emprego na indústria acumula perda de 2,6% no ano.
Houve diminuição de empregos apesar de produção da indústria no mesmo mês ter crescido um pouco. A alta foi de 0,7% em julho na comparação com o mês anterior. O resultado, divulgado no início de setembro, interrompeu cinco meses seguidos de resultados negativos.
Na comparação com julho do ano passado, o emprego industrial caiu 3,6%, a 34ª baixa seguida nesse tipo de comparação e a mais intensa desde novembro de 2009 (-3,7%). Foi registrada queda em todas as regiões pesquisadas e na maioria dos ramos, com destaque para o recuo de 5,1% de São Paulo e para o das indústrias de produtos de metal (-12,2%), de meios de transporte (-7,2%), de máquinas e equipamentos (-6,7%) e de alimentos e bebidas (-3,8%), entre outras.
Nos sete primeiros meses do ano, o emprego industrial acumulou taxas negativas em 13 dos 14 locais e em 14 dos 18 setores investigados. O principal impacto negativo também partiu de São Paulo, que mostrou queda de 3,7%. Na análise por setores, as maiores contribuições negativas vieram de produtos de metal (-6,7%), máquinas e equipamentos (-5,0%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-6,7%), entre outros.
Horas pagas
O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria recuou 0,3% sobre junho, a terceira taxa negativa seguida, acumulando nesse período perda de 2,4%. Já em relação a julho de 2013, o indicador recuou 4,2%, a 14ª taxa negativa consecutiva neste tipo de confronto e a mais intensa desde outubro de 2009 (-5,3%). No ano, o índice acumula queda de 3,1%.
Folha de pagamento
Em julho de 2014, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria recuou 2,9% sobre junho, o segundo resultado negativo consecutivo nessa comparação, acumulando no período redução de 5,2%. O destaque ficou com a indústria de transformação e o setor extrativo, ambos com queda de 2,7%, apontaram taxas negativas. Na comparação com julho de 2013, os salários recuaram 3,4%.
Fonte: G1


Prefeito de Choró confirma desvio de verba pública em sua gestão


Após ser questionado por vereadores do município e da população, o prefeito de Choró, no Sertão Central, José Antonio Rodrigues Mendes (Dé), reconheceu nesta terça-feira (9) na Câmara Municipal que houve desvio de verbas públicas em sua gestão.

"Aconteceu um problema grave na Prefeitura, e que nós estamos tomando as providências", ressaltou o gestor. Sem citar nomes e valores, o prefeito informou que está requisitando todos os arquivos para calcular o prejuízo e já acionou a Justiça.

Há pouco mais de dois meses a chefe do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, identificada pelo site Monolitospost como Erilene Fernandes,  foi afastada das funções acusada de participação em esquema de desvio de dinheiro.  

Os vereadores Silvino Rodrigues, Francisco Vidal de Queiroz e Raimundo Nonato Paz, afirmaram que irão protocolar uma queixa junto ao Ministério Público e pedir abertura de inquérito policial. "Não houve nenhuma firmeza por parte do prefeito que, a todo instante, evitava citar detalhes deste grave caso", afirmou os vereadores.

Fonte: Ceará News



Grupo ateia fogo a ônibus e bloqueia rodovia em São Paulo


Dois ônibus foram incendiados na noite desta terça-feira (9) na altura do km 15 da rodovia Raposo Tavares, em São Paulo. A pista sentido Cotia ficou totalmente interditada por quase de duas horas e gerou congestionamento de mais de 6 quilômetros.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 21h50, criminosos pararam os coletivos, roubaram os ocupantes e atearam fogo aos veículos em seguida. Ainda segundo a PM, um dos carros ficou totalmente destruído e o outro parcialmente danificado. Os criminosos conseguiram fugir. O caso foi encaminhado ao 75º Distrito Policial.

Já a Polícia Rodoviária Estadual informa que os ônibus foram queimados em um protesto contra a morte de um morador de uma comunidade próxima à rodovia. Ainda segundo a PRE, por volta das 23h30, o trânsito foi liberado em duas das três faixas após os veículos serem colocados no acostamento e a pista passar por limpeza.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o tráfego era normal na estrada por volta das 1h.

Fonte: G1 São Paulo



Funcionária pública é espancada até a morte no interior do RN; filho é preso

Um jovem de 22 anos, que segundo a polícia aparenta ter distúrbios mentais, foi preso nesta terça-feira (9) suspeito de matar a própria mãe. Funcionária pública, Maria das Graças Pinheiro Costa, de 49 anos, foi encontrada coberta com um lençol, seminua, com os olhos arrancados e marcas de espancamento na cabeça. O crime aconteceu no sítio Pau Queimado, na zona rural da cidade de Lagoa D’Anta, região Agreste potiguar.

O tenente Alcino Leonardo, do 8°Batalhão da PM, contou que o filho da vítima admitiu o homicídio. “Parentes disseram que ele tem problemas mentais, mas quando conversamos percebi que ele é bastante lúcido em certos momentos. Somente um exame para atestar a sanidade mental dele”, ressaltou.

Ainda de acordo com o oficial, Maria das Graças foi morta pela manhã, mas os policiais só conseguiram encontrar o corpo dela no final da tarde. “Os vizinhos nos ligaram e relataram terem ouvido uma briga. Fomos até a residência e encontramos o rapaz dentro de casa. Havia manchas de sangue e rastros pelo quintal, como se ele tivesse arrastado o corpo para dentro da mata. Procuramos e encontramos a vítima coberta com um lençol. Ela estava nua da cintura para baixo e com o crânio muito machucado. Os olhos foram arrancados, mas não podemos afirmar se foi o filho ou algum animal. Só mesmo a perícia técnica para confirmar”, relatou.

O tenente Alcino disse também que o filho da funcionária pública confessou ter usado pedras e um porrete de madeira para espancar a mãe, e que cometeu o crime após uma discussão sobre uso de drogas. “Tivemos que tirá-lo rapidamente de casa porque os moradores da região estavam querendo linchá-lo. Ele está preso na delegacia da cidade, mas só deve prestar depoimento nesta quarta (10)”, acrescentou.

Por fim, Alcino afirmou que os objetos que o suspeito diz ter usado não foram encontrados. “Começou a escurecer e ficou difícil fazer buscas no meio da mata. Mas, quando o dia amanhecer, devemos voltar ao local do crime para auxiliar o trabalho da Polícia Civil”, explicou.

Fonte: G1 RN




Juazeiro do Norte-CE: Ameaça de vírus deixa setor de endemias em alerta


O setor de endemias de Juazeiro do Norte está em alerta por conta da ameaça de que um novo vírus chegue ao município a partir da grande movimentação de romeiros e turistas que visitam a Região do Cariri durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. 

Para combater esta ameaça, carros fumacê passarão a circular pelas ruas com o objetivo de matar o mosquito transmissor do Chikungunya, bastante parecido com o do dengue. 

Os sintomas também são semelhantes, mas este novo tipo de vírus detectado com mais frequência em regiões africanas faz com que os sinais durem por meses podendo levar, inclusive, à morte.

“A preocupação da Secretaria de Saúde é que nós temos uma média de 500 mil pessoas entrando e saindo de Juazeiro e que esse vírus possa a vir a ser trazido aqui para Juazeiro”, disse Anaile Montezuma, coordenadora de Vigilância à Saúde no município.

Anaile explicou o que pode acontecer com quem venha a ser infectado por esse vírus. Ela informou que já existe um caso registrado em Fortaleza. “A pessoa acometida pelo vírus do Chikungunya pode passar de seis meses a um ano sem conseguir andar, sem fazer nenhum tipo de atividade sua normal e pode, também, levar a óbito”, acrescentou.

Sintomas* 

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). 

Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

Fonte: Site Miséria




Consumo diário de maconha coloca em risco saúde e bem-estar


Os adolescentes que usam maconha diariamente correm um risco maior de se tornarem dependentes de drogas, cometer suicídio ou experimentar outras drogas e são menos propensos a ter sucesso em seus estudos do que aqueles que a evitam, anunciaram pesquisadores australianos nesta quarta-feira (10).

Em uma análise de estudos sobre a cannabis, os cientistas afirmaram que esses efeitos de longo prazo sobre a saúde e a vida são importantes, uma vez que vários países estão planejando afrouxar a legislação sobre o uso da planta.

A cannabis é a droga ilícita mais consumida em todo o mundo, apesar de haver uma tendência para sua descriminalização em alguns países.

"Nossas descobertas são particularmente oportunas, dado que vários estados dos EUA e países da América Latina têm feito movimentos para descriminalizar ou legalizar a cannabis, levantando a possibilidade de a droga se tornar mais acessível para os jovens", disse Richard Mattick, professor do Centro Nacional de Pesquisa sobre Drogas e Álcool da Universidade de New South Wales, na Austrália, que co-liderou o estudo.

Usando dados de três estudos amplos e de longa duração, os pesquisadores descobriram que as pessoas que começam a fumar maconha diariamente antes dos 17 anos têm uma probabilidade 60% menor de concluir o ensino médio ou obter um diploma universitário.

A análise cruzada também indicou que os os que usam diariamente maconha durante a adolescência são 7 vezes mais propensos a tentar o suicídio, tem 18 vezes mais risco de dependência da substância, e são 8 vezes mais propensos a usar outras drogas ilícitas na vida adulta.

"Os formuladores de políticas precisam estar cientes de que o uso precoce de cannabis está associado a uma série de resultados negativos para os jovens adultos que afetam sua saúde, bem-estar, e também suas realizações", disse Edmund Silins, também do Centro Nacional de Pesquisa sobre Drogas e Álcool, que apresentou os resultados em uma coletiva de imprensa

Ligações Claras e consistentes

Dados recentes mostram que os jovens em alguns países estão começando a usar maconha mais cedo do que antes e que mais adolescentes estão fazendo uso pesado de maconha.

Nos Estados Unidos, cerca de 7% dos estudantes no último ano do ensino médio usam diariamente ou quase diariamente maconha, enquanto na Inglaterra, 4% dos jovens de 11 a 15 anos informou ter usado maconha no mês passado.

Na Austrália, cerca de 1% dos jovens de 14 a 19 anos de idade são usuários diários da droga, enquanto 4% fuma semanalmente.

Silins disse que quaisquer mudanças na legislação sobre a cannabis devem ser avaliadas cuidadosamente para garantir que elas vão ajudar a reduzir o consumo de maconha na adolescência e prevenir seus efeitos potencialmente adversos.

O estudo, publicado na revista "Lancet Psychiatry", analisou dados de até 3.765 participantes consumidores de maconha com relação a sete efeitos no desenvolvimento até a idade de 30 anos.

Esses fatores incluíram a conclusão do ensino médio, a obtenção de um diploma universitário, dependência da cannabis, o uso de outras drogas ilícitas, tentativas de suicídio, depressão e o bem-estar.

Constataram-se associações claras e consistentes entre frequência do consumo de cannabis durante a adolescência e os resultados na maioria dos jovens adultos investigados, mesmo após o controle de potenciais fatores de interferência como idade, sexo, etnia, nível socioeconômico, uso de outras drogas e doenças mentais.

Fonte: Reuters