Em Russas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias e Zoonoses segue diariamente promovendo diferentes ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, chikungunya e zika.

Somente nesta semana várias frentes de trabalho foram desenvolvidas pelos agentes de endemias.

Foi continuado o trabalho focal para inspeção dos imóveis no intuito de identificar e eliminar focos do mosquito e possíveis criadouros. Na oportunidade os agentes orientam a população sobre os cuidados preventivos e colhem focos para análise laboratorial.

Realizado o trabalho de coleta de pneus, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, aonde foram colhidos pneus inservíveis nas borracharias da cidade e descartados em local seguro, para evitar possível acúmulo de água e proliferação do mosquito.

Realizado o trabalho de ratização na Unidade Básica de Saúde (UPA), onde uma equipe de profissionais fez vistoria em todo o prédio e adotou as devidas medidas para evitar a presença física de ratos naquele ambiente.

Feita a desinfecção dos locais de vacinação contra a Covid-19 e da Escola Raimundo Pelópidas de Araújo, que recebeu nesta semana estudantes para uma prova de avaliação de conhecimento.

Foi feito também a inspeção dos pontos estratégicos (Cemitério, AACR, Delegacia, e oficinas grandes). Esse trabalho é realizado quinzenalmente, com o objetivo de prevenir e eliminar possíveis focos do Mosquito.

Os profissionais das endemias realizaram ainda ações preventivas contra doença de leishmaniose visceral (calazar). Foram coletados sangue de cachorros para análise em laboratório.

O Coordenador das endemias Jairo Dantas destacou que as ações são intensificadas a cada semana, e ressaltou que o apoio da população é muito importante nessa luta. Ele destacou também que a participação do cidadão, colaborando com as visitas dos agentes, agilizando a vedação das caixas d’águas, e fazendo a inspeção da sua própria residência, é fundamental no combate e prevenção ao mosquito.