-->

sábado, 24 de abril de 2021

Prefeitura continua recuperando estradas mesmo no periodo do inverno na cidade de Russas CE


A prefeitura municipal de Russas, mesmo no período do inverno não tem medido esforços para recuperar estradas nas comunidades do municipio. Tem sido uma constância o trabalho feito atraves da secretaria de infra instrutora, ontem sexta feira 23, foi feito o trabalho de recuperação das estradas da Ingá, Poço de Onça até chegar na comunidade de Boa Vista.

Ontem também foi feito o trabalho de recuperação do calçamento da rua Antônio Clemente da Rocha


Vale salientar que todo o trabalho de recuperação tem o acompanhamento do prefeito Sávio Gurgel.  

Blog; Erivando Lima 

Novo decreto de Camilo autoriza aulas presenciais até 9º ano, academias e barracas de praia

 

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na noite deste sábado (24), a ampliação da autorização para aulas presenciais nas escolas até o 9º ano do ensino fundamental, além da abertura de academias e barracas de praia - com capacidade limitada.

O isolamento social rígido (lockdown) está mantido nos finais de semana, assim como o toque de recolher durante a semana das 20h às 5h. O próximo decreto começa a valer nesta segunda-feira (26).

Pelas novas regras, as escolas poderão avançar no ensino presencial até o 9º ano do ensino fundamental, com 40% da capacidade de ocupação. As barracas de praia poderão voltar a funcionar com os mesmos critérios de restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar - também com 40% da capacidade. O percentual é o mesmo de todo o comércio de rua, que segue podendo abrir das 10h às 16h, e shoppings (12h às 18h).

Já as academias de ginástica podem reabrir com 25% da capacidade, das 6h às 18 horas. A capacidade é a mesma para atividades presenciais de igrejas e templos.

Além disso, o Campeonato Cearense poderá ser retomado a partir de segunda.

O anúncio foi feito ao lado do secretário Saúde do Estado, Dr. Cabeto, em transmissão pelas redes sociais.

As novas regras valem de segunda a sexta-feira, ressaltou Camilo. Na sexta-feira (30), o governador terá nova reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Ceará para analisar as próximas medidas.

DADOS EMBASAM DECISÕES

Camilo citou que o Estado está em "tendência de queda" dos números de casos de Covid-19, "mas ainda num platô muito alto". "É um momento que ainda exige muito cuidado, muita preocupação", ressaltou.

O secretário da Saúde frisou que a segunda onda da pandemia tem 40% mais casos na comparação com a primeira onda, mas "fevereiro e março têm menor letalidade". "Chegamos a ter algo em torno de 7% de letalidade e agora estamos em 2,6%", citou Cabeto.

"Temos um momento de melhora, mas é preciso ainda muita serenidade", frisou, clamando novamente pela adesão às medidas de isolamento social.

O governador frisou a importância dos cuidados para evitar a proliferação do vírus ao afirmar que, "dificilmente, uma pessoa hoje não conhece um parente, um amigo que não tenha falecido por Covid-19. É um momento doloroso, que exige muita união”.

Camilo Santana ainda lamentou a propagação de fake news em um momento como este, classificando o ato como "desumano".

“Estamos combatendo a pandemia e outra pandemia que são as mentiras e fake news. Isso é desumano e fico imaginando como fica a consciência dessas pessoas. Nesse momento, devemos estar preocupados e priorizando apoiar todas as medidas que visam salvar vidas e melhorar a condições de atendimento à população cearense. Trazer mais vacinas, ampliar número de leitos, fazer o uso da máscara, isso é o que os cientistas do mundo inteiro têm recomendado como enfrentamento a essa pandemia”, ressaltou.

ATUAL DECRETO

O decreto em vigor até este domingo (25) determina toque de recolher todos os dias, das 20h às 5h, e isolamento social rígido nos fins de semana. De segunda a sexta-feira, podem abrir comércios de rua, shoppings e restaurantes, com limitação da capacidade e do horário de funcionamento.


REGRAS EM VIGOR ATÉ ESTE DOMINGO (25):

O Ceará continua em isolamento social, com toque de recolher todos os dias das 20h às 5h;
Comércio de ruas e serviços, como restaurantes, funcionam das 10h às 16h, com 25% de capacidade de atendimento;
Shoppings, incluindo praça de alimentação, funcionam das 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade;
Construção civil pode iniciar as atividades a partir das 7h;
Na educação, o ensino infantil, que estava liberado até os 3 anos, foi ampliado, permitindo atividades presenciais para crianças de 4 e 5 anos, além do 1º e 2º ano do ensino fundamental, com 35% da capacidade;
Atividades físicas individuais podem ser realizadas em espaços públicos e abertos
Isolamento social rígido, o lockdown, foi mantido nos fins de semana, funcionando apenas as atividades essenciais;
Igrejas estão autorizadas a receber no máximo 10% da sua capacidade, e segue valendo recomendação para que celebrações sejam virtuais;

A flexibilização das atividades econômicas foi iniciada em 12 de abril, após um mês em isolamento rígido em todo o Estado. Na semana passada, Camilo Santana optou por manter o decreto em vigor, para que pudesse ser avaliado com mais segurança.

A única alteração foi a permissão da prática individual de atividades físicas, em espaços públicos e abertos, respeitando o horário do toque de recolher.

ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO

O lockdown em todo o Ceará vigorou entre 13 de março e 12 de abril. Em Fortaleza, o isolamento rígido durou um pouco mais e foi decretada mais cedo, em 5 de março.

A medida, utilizada para barrar a contaminação da Covid-19, ocorreu em meio a altos níveis de transmissão e pressão do sistema de saúde, com filas para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.

Estavam proibidos de funcionar lojas, estabelecimentos comerciais, cinemas, shoppings, feiras, restaurantes, barracas de praia, academias e qualquer tipo de evento social. Também estavam vetadas celebrações religiosas presenciais e aulas presenciais (com exceção de berçário e aulas práticas de concludentes).

(Diário do Nordeste)
Foto: Fabiane de Paula



Explosão é registrada em empresa de oxigênio em Fortaleza e deixa cinco feridos

 Estrondo da explosão foi ouvido em diversos bairros da região e testemunhas relatam que o acidente fez com que casas da vizinhança ficassem com vidros e portões quebrados.

Por G1/CE


Explosão de cilindro de empresa em Fortaleza
00:00/00:27

Explosão de cilindro de empresa em Fortaleza

Uma explosão foi registrada na empresa White Martins, localizada na Avenida Francisco Sá, no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24), por volta das 10h. Ambulâncias do Samu foram acionadas para o local. Cinco pessoas ficaram feridas, conforme o Corpo de Bombeiros. Três foram transferidas para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro da capital.

Segundo o IJF, os pacientes têm 19, 43 e 45 anos e todos se encontram estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem. As outras duas pessoas atingidas tiveram ferimentos leves e foram liberadas.

Fábrica de oxigênio sofre explosão em Fortaleza neste sábado. — Foto: Jarbas Oliveiras

Fábrica de oxigênio sofre explosão em Fortaleza neste sábado. — Foto: Jarbas Oliveiras






Em nota, a empresa confirmou a ocorrência de um incide


nte em sua unidade de Fortaleza. Afirmou que equipes da empresa estão se deslocando para o local e prestarão mais informações quando possível.

Prefeito Sarto Nogueira foi ao local da explosão na empresa de oxigênio para colher mais informações sobre o ocorrido. — Foto: Prefeitura de Fortaleza/ Divulgação

Prefeito Sarto Nogueira foi ao local da explosão na empresa de oxigênio para colher mais informações sobre o ocorrido. — Foto: Prefeitura de Fortaleza/ Divulgação

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, estava indo acompanhar a vacinação, quando soube da explosão e foi ao local para colher mais informações. Ele se manifestou pelas redes sociais sobre o acidente. "Estive há pouco na avenida Francisco Sá, na sede da Fábrica White Martins, onde aconteceu uma explosão na manhã deste sábado (24). O Corpo de Bombeiros já fez o isolamento da área, está orientando a população a ficar dentro de suas residências e junto com a Defesa Civil está inspecionando os imóveis da região".


Disse ainda que também mantém contato com a empresa, para acompanhar a questão do fornecimento de oxigênio. "Já estamos em contato com a White Martins para avaliar as medidas que serão necessárias para garantir o fornecimento de oxigênio aos nossos pacientes".

A área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros, por prevenção contra possíveis riscos de novas explosões. A operação está sendo comandada pelo tenente coronel Valdyano, sob a orientação do comandante dos Bombeiros Militares da Capital, tenente coronel Gledson.

Parte da sede da empresa do oxigênio ficou destruída devido a explosão. — Foto: Arquivo pessoal

Parte da sede da empresa do oxigênio ficou destruída devido a explosão. — Foto: Arquivo pessoal

Casas atingidas

Ruas no entorno da empresa onde a explosão aconteceu foram bloqueadas. — Foto: Leabém Monteiro/ SVM

Ruas no entorno da empresa onde a explosão aconteceu foram bloqueadas. — Foto: Leabém Monteiro/ SVM

O estrondo da explosão foi ouvido em diversos bairros da região e testemunhas relatam que o acidente fez com que casas da vizinhança ficassem com vidros e portões quebrados. Uma fumaça branca também foi vista em vários pontos da cidade.


O forro do teto de um posto de combustível que fica próximo ao local caiu com o deslocamento de ar causado pela explosão. As vidraças de uma padaria quebrou e parte do forro do estacionamento do local também caiu durante a explosão.

Mayara da Silva estava no estabelecimento comercial com o filho e tinha acabado de entrar no carro quando ouviu a explosão. O veículo dela foi atingido por partes do forro. "Eu estava com meu filho de 2 anos dentro da padaria. Assim quando eu peguei ele a gente foi para dentro do carro e quando começou a explosão começou a trincar os vidros e parte do teto da parte da frente da padaria caiu em cima do carro, o veículo ficou amassado, mas a gente não se feriu"', disse.

Outro morador relata que estava estacionando na Rua Padre Constantino, no Bairro Jacarecanga, quando ouviu a explosão. "Houve um deslocamento de ar muito grande, quando olhei vi a fumaça subindo", relata.

José Demóstenes dos Santos Filho mora próximo a empresa há 17 anos. Ele não estava em casa no momento do ocorrido, mas ouviu a explosão. "Estava na Sargento Hermínio fazer um serviço quando ouvi o estrondo e minha esposa me ligou desesperada para eu voltar para casa, porque tinha tido uma explosão", disse.

Para José, já era esperado que algo acontecesse. "Um negócio desse que trabalha com pressão, cilindro e oxigênio já era para ter saído daí há muito tempo, porque fica no meio de uma comunidade".