-->

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Bolsonaro autoriza isenção de imposto sobre remédios em teste para o coronavírus

Bolsonaro autoriza isenção de imposto sobre remédios em teste para o coronavírus
O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou na tarde desta segunda-feira, 18, que o Governo vai zera os impostos sobre medicamentos em teste para o novo coronavírus.

Segundo Bolsonaro, a medida vale 100 remédios importados. Na lista estão: antirretrovirais e antivirais, incluindo a hidroxicloroquina.

O objetivo da isenção é facilitar estudos no combate ao vírus e outras doenças.

Blog; Erivando Lima | O intrigante


Governo já entregou quase 3 milhões de comprimidos de cloroquina aos estados

Desde que a cloroquina foi aventada como medicação auxiliar no tratamento da Covid-19, o governo brasileiro distribuiu o medicamento a praticamente todos os estados, sendo que dez deles receberam acima de 50 mil comprimidos, num total de 2.932.000 comprimidos. São Paulo, epicentro da doença no Brasil, recebeu até agora 986 mil comprimidos. Para o Ceará, segundo estado em número de infectados por coronavírus, foram enviados 302 mil unidades, e para o Rio de Janeiro, 224 mil, destaca o Portal R7.

A expectativa é que esta semana o Ministério da Saúde mude a orientação e passe a permitir o uso da Cloroquina também para paciente iniciais da Covid-19. O protocolo atual orienta a aplicação a pacientes em estado moderado ou grave da Covid-19, sob algumas condições. O Conselho Federal de Medicina faculta o uso do medicamento no início dos sintomas, desde que o médico informe o paciente que “não existe nenhum benefício provado dessa droga, explicando também os riscos que ela apresenta”, segundo o presidente do CFM, Mauro Ribeiro. Entre os principais efeitos colaterais da Cloroquina está a arritmia cardíaca.

A determinação para que os laboratórios das Forças Armadas ampliassem a produção partiu do próprio presidente Jair Bolsonaro, em 23 de março. O laboratório do Exército detém o registro da Cloroquina. O reforço na fabricação permitiu a produção de até dois lotes por semana, alçando 500 mil comprimidos. Para isso foi preciso suspender ou adiar a fabricação de outros medicamentos que abastecem o SUS. Os 21 laboratórios oficiais fabricam 30% dos remédios adotados no sistema público de saúde.

Blog; Erivando Lima \ SOBRAL 24 HORAS


Esperança: empresa americana anuncia vacina contra coronavírus testada com sucesso em humanos

Segundo os estudos desenvolvidos os níveis dos anticorpos das primeiras oito pessoas testadas foram semelhantes aos das amostras de sangue das que se recuperaram da Covid-19.

Nesta segunda-feira (18) a empresa de biotecnologia e farmacêutica americana Moderna anunciou a primeira vacina contra o coronavírus testada em pessoas parece ser segura e capaz de estimular uma resposta imunológica contra o vírus. Os resultados são baseados na reação das oito primeiras pessoas que receberam, cada uma, duas doses da vacina, a partir de março.

Essas pessoas, voluntários saudáveis, produziram anticorpos que foram testados em células humanas no laboratório e que impediram a replicação do vírus, o principal requisito para uma vacina eficaz. Os níveis dos chamados anticorpos neutralizantes correspondiam aos encontrados em pacientes que se recuperaram após contrair o vírus em suas cidades.

A Moderna informou que está seguindo um cronograma acelerado, com a segunda fase dos testes da vacina, que envolverá 600 pessoas, marcada para começar em breve. Uma terceira fase, em julho, já contará com a participação de milhares de pessoas saudáveis.

A Food and Drug Administration (FDA), o equivalente à Anvisa no Brasil, já deu sinal verde para a segunda fase dos testes. Se esses testes se revelarem um sucesso, uma vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o fim deste ano ou no início de 2021, disse o Dr. Tal Zaks, diretor médico da Moderna. Ainda não se sabe quantas doses podem ficar prontas em um primeiro momento, mas Zaks afirmou que “estamos fazendo o possível para chegar logo ao maior número possível de doses”.

Não há tratamento ou vacina comprovada contra o coronavírus no momento. Dezenas de empresas nos Estados Unidos, Europa e China estão correndo para produzir vacinas, a partir dos mais variados métodos. Alguns usam a mesma tecnologia adotada pela Moderna, que envolve um segmento de material genético do vírus, chamado RNA mensageiro, ou mRNA.

A Moderna informou que testes adicionais em camundongos que foram vacinados e infectados revelaram que a vacina poderia impedir a replicação do vírus em seus pulmões. E, igualmente importante, os animais, de acordo com a empresa, tinham níveis de anticorpos neutralizantes comparáveis aos das pessoas que receberam a vacina.

Três doses da vacina foram testadas: baixa, média e alta. Os resultados informados nesta segunda-feira são relativos às doses baixa e média. A única reação adversa foram vermelhidão e uma sensação de dor muscular nos braços de um único voluntário. A dose alta está sendo eliminada de estudos futuros porque as mais baixas parecem funcionar tão bem que ela não é necessária. “Quanto menor a dose, mais vacina poderemos fazer”, disse Zaks.

(SobralPost)


ELEMENTO É PRESO E CONFESSA TER COMETIDO CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ

Policiais Civis da Delegacia de Homicídios de Mossoró prenderam Francisco Lucas Tintino de Souza, de 22 anos de idade, acusado de envolvimento na morte de Izack Miquisael da Silva Araújo, crime ocorrido no dia 07 de maio, na Rua Juvenal Lamartine no bairro Bom Jardim em Mossoró. (RELEMBRE)
Tintino foi preso em casa no conjunto Santa Júlia, e no momento da prisão, ele foi encontrado com uma pistola de calibre 380 municiada. A policia não descarta a possibilidade da arma de ter sido a mesma usada para matar Izack.
De acordo com o Delegado Leonardo Germano, existe um mandado de prisão em desfavor de Francisco Lucas expedido pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Mossoró.
Lucas Tintino, confessou o crime, mas disse a policia que matou Izack para não ser morto por ele.
Depois dos procedimentos na Delegacia Francisco Lucas Tintino de Souza, foi encaminhado ao sistema prisional de Mossoró e ficará a disposição da Justiça.

O Câmera


MÃE E FILHA SÃO MORTAS A TIROS NO OURO NEGRO EM MOSSORÓ-RN

Mãe e filha foram mortas a tiros em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na noite de domingo (17). O duplo homicídio foi registrado no bairro Ouro Branco.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito dos crimes encontrou a ex-sogra Maria Clécia Ferreira da Silva, de 49 anos, próximo a uma praça e atirou três vezes na cabeça da mulher por volta das 21h. Em seguida, o homem saiu em direção a casa da ex-companheira Jackeline Ferreira da Silva, de 21 anos, que também sofreu disparos e morreu dentro de casa.
Na residência havia ainda uma criança de nove meses dormindo em uma rede. A criança é filha de Jackeline e do suspeito. Segundo informações apuradas pela PM com pessoas próximas das vítimas, o casal disputava a guarda da filha e essa circunstância pode ter motivado os assassinatos.
O crime é tratado como duplo homicídio, mas poderá ser considerado feminicídio e homicídio, conforme as investigações da Polícia Civil. Após as mortes, o suspeito foi até uma casa na região, deixou um par de tênis, um par de luvas, roupas e o revólver calibre 38 usado no atentado antes de fugir. Ele já foi identificado e é considerado foragido.
Fonte; Passando ns hora;


Três PMs da Força Tática são presos em flagrante quando praticavam crime de extorsão no bairro Pirambu

Três policiais militares, integrantes da Força Tática do 20º Batalhão (Cristo Redentor), identificados como Daniel Medeiros de Siqueira, Ítalo Thiago de Lemos Santos e Sidney do Nascimento Lopes, foram presos em flagrante, na tarde desta sexta-feira (15), acusados da prática de crime de acusados a prática de extorsão.

As prisões ocorreram durante uma operação conjunta de agentes da Delegacia de Assuntos Internos da Controladora Geral dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (DAI/CGD), com o apoio da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS) e de patrulhas do Batalhão de Comando Tático Motorizado (Cotam).

Os três militares foram apanhados em flagrante no exato momento em que recebiam dinheiro fruto de uma extorsão que vinha sendo praticada, há dias, contra dois moradores do bairro Pirambu (zona Oeste da Capital) que trabalham no conserto de respiradores mecânicos hospitalares. Segundo as investigações da CGD, as vítimas do crime (identidades preservadas) vinham sendo chantageados pelos militares, chegando a pagar a quantia de R6 mil aos PMs, que, no entanto, queriam mais dinheiro.

O motivo da extorsãoseria, supostamente a acusação de que os dois homens estariam na posse de respiradores mecânicos hospitalares roubados. Para não prender os dois homens, os PMs passaram a exigir dinheiro.

Em nota à Imprensa logo após a detenção dos suspeitos, a Corporação informou que “não compactua com qualquer policial militar que viole a lei. Atos que vão de encontro à conduta policial são repudiados e devidamente apurados por esta Corporação, ocasião em que é preservada a garantia do contraditório e ampla defesa", resumiu a nota.

Os três policiais foram conduzidos ao plantão da Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar (CPJM). Sediada no antigo Quartel do Batalhão de Polícia de Choque, no Centro, e autuados em flagrante com base no artigo 243 do Código Penal Militar, que prevê o crime de extorsão:

O que diz a lei:

CPM - Decreto Lei nº 1.001 de 21 de Outubro de 1969

Art. 243. Obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, constrangendo alguém, mediante violência ou grave ameaça:

a) a praticar ou tolerar que se pratique ato lesivo do seu patrimônio, ou de terceiro;

b) a omitir ato de interesse do seu patrimônio, ou de terceiro:

Pena - reclusão, de quatro a quinze anos.

Formas qualificadas

§ 1º Aplica-se à extorsão o disposto no § 2º do art. 242.

§ 2º Aplica-se à extorsão, praticada mediante violência, o disposto no § 3º do art. 242. Extorsão mediante sequestro.

(Fernando Ribeiro)


Governo começa a pagar 2ª parcela do auxílio emergencial

O governo federal inicia nesta segunda-feira (18), o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 concedido em razão da pandemia de coronavírus. A primeira faixa a receber será de beneficiários atendidos pelo programa Bolsa Família cujo final do NIS seja 1.

Para os trabalhadores que estão inscritos no Cadastro Único e que não recebem o Bolsa Família, assim como os que se inscreveram por meio do site ou aplicativo, o pagamento iniciará na próxima quarta-feira (20) e obedecerá uma sequência determinada pelo mês de nascimento.

Vale destacar que o calendário divulgado pelo governo, na última sexta-feira (15), é válido apenas para o pagamento da segunda parcela de quem recebeu a primeira até 30 de abril.

Ao contrário da primeira parcela, todos os trabalhadores que não recebem o Bolsa Família receberão os valores em poupança social digital da Caixa. Inicialmente, será permitido usar esse recursos apenas para pagamentos de contas, boletos e compras por meio de cartão de débito virtual.

Confira o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio:

Calendário da 2ª parcela (uso digital) – Poupança Social

Nascidos em janeiro e fevereiro: 20 de maio

Nascidos em março e abril: 21 de maio

Nascidos em maio e junho: 22 de maio

Nascidos em julho e agosto: 23 de maio

Nascidos em setembro e outubro: 25 de maio

Nascidos em novembro e dezembro: 26 de maio

Calendário da 2ª parcela (saque) – Bolsa Família

Beneficiários com NIS final 1: 18 de maio

Beneficiários com NIS final 2: 19 de maio

Beneficiários com NIS final 3: 20 de maio

Beneficiários com NIS final 4: 21 de maio

Beneficiários com NIS final 5: 22 de maio

Beneficiários com NIS final 6: 25 de maio

Beneficiários com NIS final 7: 26 de maio

Beneficiários com NIS final 8: 27 de maio

Beneficiários com NIS final 9 28 de maio

Beneficiários com NIS final 0: 29 de maio

Calendário da 2ª parcela (saque) – Poupança Social e demais públicos

Nascidos em janeiro: 30 de maio

Nascidos em fevereiro: 1° de junho

Nascidos em março: 2 de junho

Nascidos em abril: 3 de junho

Nascidos em maio: 4 de junho

Nascidos em junho: 5 de junho

Nascidos em julho: 6 de junho

Nascidos em agosto: 8 de junho

Nascidos em setembro: 9 de junho

Nascidos em outubro: 10 de junho

Nascidos em novembro: 12 de junho

Nascidos em dezembro: 13 de junho

(Pleno News)

Blog; Erivando Lima


Russas CE; plantão policial


JAGUARUANA ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Por volta das 19h de sábado, na localidade de Volta, zona rural de Jaguaruana, aconteceu um acidente de trânsito (colisão) envolvendo uma moto e uma caminhonete Hilux, no acidente o piloto da moto de 19 anos, que residia no sítio Caiçara, zona rural de Jaguaruana, veio a óbito no local. O motorista da Hilux foi conduzido ao hospital local sem maiores ferimentos.

RUSSAS PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Por volta das 16h30min de sábado, no Bairro Várzea Alegre em Russas, policiais militares prenderam um indivíduo de 24 anos, residente no referido bairro. O mesmo portava ilegalmente 01 (um) revólver calibre 32, com 04 (quatro) munições deflagradas, sendo conduzido para Delegacia e autuado em flagrante.

RUSSAS PRISÃO POR ROUBO DE VEÍCULO

Por volta das 22h30min de domingo, na rua Ocion Lopes da Silveira em Russas, a polícia militar prendeu um indivíduo de 24 anos que havia praticado um roubo de uma Shineray, vermelha, na localidade de Bom Sucesso, zona rural de Russas. O mesmo confessou ser o autor do delito, sendo conduzido à Delegacia para os procedimentos legais.

ALTO SANTO PRISÃO POR LEI MARIA DA PENHA

Por volta das 08h20min de sábado, no Bairro Pão de Açúcar em Alto Santo, a polícia prendeu um indivíduo que estava espancando sua esposa dentro de casa. O acusado foi conduzido à Delegacia, onde foi autuado por violência doméstica com base na Lei Maria da Penha.

JAGUARIBARA ROUBO DE MOTO

Por volta das 20h de sábado, no Sítio Mandacaru, próximo ao Canal da Integração, zona rural de Jaguaribara, 02(dois) indivíduos em uma moto, roubaram uma Moto BROS NXR 150, vermelha, 2007, placa HYC-0185, como também a carteira, contendo cartões e todos os documentos da vítima.

Fonte; PM CE


Brasília foi novamente tomada por manifestações e carretas a favor de Bolsonaro


Bolsonaro aplaudiu uma manifestação organizada por populares novamente em Brasília. Esta é a terceira grande mobilização de apoiadores na Capital Federal e recebeu caravanas de diversos estados.

Ao lado de vários ministros e do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, o presidente do País acenou aos manifestantes e pegou crianças em seu colo para tirar fotografias.

Estavam presente Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), André Mendonça (Justiça e Segurança Pulblica), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Abraham Weintraub (Educação).

“Participação espontânea e popular. Isso não tem preço. Agradeço a todos que torcem para o Brasil ocupe o destaque que ele merece. Nenhuma bandeira que atente contra a Constituição. O movimento está de parabéns!”, disse o presidente.

Nas faixas exibidas diante do Planalto há mensagens como “não queremos FFAA [Forças Armadas] no poder, queremos Bolsonaro presidente”, “deixe Bolsonaro trabalhar”, “a vontade do povo é democracia” e “nossa bandeira jamais será vermelha”.

O chefe do Executivo ficou na maior parte da manifestação na rampa e evitou se aproximar dos manifestantes, que carregavam faixas em seu apoio.

A manifestação foi marcada por uma carreata pelas ruas de Brasília e reuniu centenas de pessoas, com boa parte fazendo uso de máscaras, equipamento de proteção essencial para conter a proliferação da doença, além de uma reunião em frente ao Museu Nacional.

Eduardo Bolsonaro🇧🇷

@BolsonaroSP
Neste domingo realizou-se pelo 5° final de semana consecutivo manifestação em apoio à democracia e ao governo @jairbolsonaro.

Enquanto parte da mídia e o sistema fazem de tudo para derrubar o Presidente essa é a força que o sustenta: o povo brasileiro.

Blog; Erivando Lima;