-->

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Em abordagem, PMCE prende suspeito por porte ilegal de rifle no município de Tabuleiro do Norte

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), realizou, na noite da última segunda-feira, 21, em Tabuleiro do Norte-CE, a prisão de um homem por porte ilegal de um rifle calibre .22.

A ação aconteceu por volta de 18h20min, no momento em que os PMs realizavam patrulhamento de rotina e avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Foi realizada, portanto, a abordagem e com um deles foi apreendido o referido armamento que estavam em sua bolsa.

O caso foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil de Russas, onde o suspeito que portava a arma – Marcos Felipe da Costa Bezerra (19) – foi autuado por violação ao art. 14 do Estatuto do Desarmamento.

Segundo suspeito no envolvimento na morte de dentista em Jaguaruana é preso

 O segundo suspeito de participar da morte do dentista Lázaro Teles Felinto, de 29 anos, em Jaguaruana, foi preso na tarde desta quinta-feira (24), após se apresentar na sede da Delegacia Regional de Aracati, no litoral leste do Ceará.

O dentista se envolveu em uma discussão e foi agredido em 15 de novembro na Avenida Simão de Góis, no Bairro Centro. Ele foi socorrido e levado a uma unidade de saúde para receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu seis dias depois.

No dia 26 de novembro, outro homem já havia sido preso após ser indiciado também por suspeita de participação na morte de Lázaro.

No mesmo dia da morte, moradores realizaram uma manifestação, em homenagem ao dentista. O ato reuniu pessoas a pé e em motocicletas, na mesma avenida onde ele foi agredido, no centro da cidade. Os manifestantes usavam roupas brancas, carregavam balões, também brancos e gritavam pedidos de justiça. Eram exibidas faixas com os dizeres “queremos justiça pelo Dr. Lázaro” e outras mensagens de luto.O homem detido nesta quinta-feira foi encaminhado à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde foi submetido a exame de corpo de delito. Depois, ele ficará à disposição da Justiça em uma unidade prisional do Estado.

A Delegacia Municipal de Jaguaruana é a unidade responsável por apurar as circunstâncias do caso, que segue em investigações para resolver o fato.

(Fonte: G1 CE)




Bolsonaro detona imprensa: "Querem me derrubar para voltarem a mamar nos cofres públicos"

 

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta nas redes sociais para acusar a imprensa de “”Inventar uma ex-mulher ” para ele, além de “espalhar o ódio” e de querer derrubá-lo do poder para voltar “a mamar nos cofres públicos”.

A Istoé alterou a reportagem e publicou uma nota em seu site destacando que a “versão anterior” da reportagem “afirmava que Valeria Bolsonaro era ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro. Ela é na verdade uma parente do presidente”.

CRUELDADE HUMANA: Filho de 23 anos empurra e mata própria mãe

 

De acordo com a Polícia Civil, filho assumiu que teria empurrado a mãe, que bateu a cabeça e morreu acidentalmente. Porém, investigação ainda aguarda laudos para definir circunstâncias da morte.

Uma mulher de 43 anos foi encontrada morta em Guarujá, no litoral de São Paulo, e o filho de 23 anos é o principal suspeito de ter envolvimento no óbito da vítima, segundo informou a Polícia Civil ao G1 nesta quinta-feira (24).

Em depoimento, o jovem disse à Polícia que empurrou a mãe, Márcia Lanzane, durante uma discussão e que ela teria caído, batendo a cabeça e morrido em seguida. No entanto, as circunstâncias da morte ainda são investigadas.

Familiares relataram à reportagem que o próprio filho teria ligado para amigos, desesperado, e acionado a polícia, afirmando que encontrou a mãe morta em casa. Inicialmente, ele não teria contado nada aos policiais sobre ter envolvimento no óbito. Segundo a Polícia Civil, a primeira suspeita dos investigadores surgiu ao notarem que Marcia havia morrido muitas horas antes das equipes serem acionadas.

Ainda de acordo com a Polícia, após suspeitarem das circunstâncias da morte, os investigadores foram até a residência da vítima e questionaram o filho, que então confessou que teria sido uma morte acidental após empurrá-la durante uma discussão. Em seguida, segundo ele alegou às autoridades, Marcia teria caído e batido a cabeça.

Durante a investigação, laudos apontaram fratura no pescoço de Marcia, o que poderia indicar sinais de esganadura. O filho negou aos policiais que tenha machucado a mãe desta forma.

Com informações do G1



Radialista e político de Juazeiro do Norte, Normando Sóracles morre com Covid-19

 

Durante a internação, Sóracles gravou vídeo pedindo que as pessoas 'se cuidem' para evitar a doença.

O radialista e vereador de Juazeiro do Norte Normando Sóracles, morreu aos 60 anos, na tarde desta sexta-feira (25). Ele estava internado no Hospital São Camilo, em Fortaleza, após testar positivo para Covid-19, no início do mês de dezembro. Ele deixa a esposa Adriana Russo e os filhos, Daniel Damasceno e Lívia Romana.

Familiares do radialista divulgaram uma nota lamentando a perda dele.

"É com imenso pesar que a família do radialista e empresário Normando Sóracles comunicam aos amigos e a toda a população o seu falecimento. O óbito ocorreu na tarde desta sexta-feira, 25, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Camilo, em Fortaleza, em consequência de complicações decorrentes de infecção por Covid-19. A família agradece a todos pelas mensagens, demonstração de carinho e orações, recebidas durante o período em que Normando lutou pela vida."

Normando chegou a gravar um vídeo no hospital pedindo que as pessoas se cuidem para evitar o contágio da Covid-19.


Vida e carreira

Normando Sóracles é natural da cidade de Cajazeiras, interior da Paraíba, mas era radicado em Juazeiro do Norte, no Ceará. Ele atuou na região como radialista e fundou veículos de comunicação que divulgavam notícias do Cariri. 

O radialista também exerceu cargo de vereador no município de Juazeiro do Norte, foi suplente de deputado federal e candidato ao cargo de prefeito da cidade no ano de 2016.

Luto oficial 

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte decretou luto oficial de três dias pela morte do radialista. O atual prefeito da cidade, Arnon Bezerra, publicou uma mensagem em que lamenta a morte de Normando.

"Ao mesmo destaca a relevância do trabalho prestado a Juazeiro do Norte e toda a região do Cariri, na área empresarial, política e da comunicação", escreveu.
(Diário do Nordeste)

Paulo Guedes diz que desmontou plano de impeachment contra Bolsonaro comandado por Maia e Doria

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, em entrevista à revista Veja, que foi o principal articulador para impedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ele, o plano seria comandado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), “gente da Justiça” e outros governadores.

Preocupado com os rumos dessa articulação, Guedes afirma que ligou para todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para desarticular o suposto plano para abrir o processo de impeachment contra o chefe do Executivo.

“Houve, sim, um movimento para desestabilizar o governo. Não é mais ou menos, não. Tinha cronograma. Em sessenta dias iriam fazer o impeachment. Tinha gente da Justiça, tinha o Rodrigo Maia, tinha governadores envolvidos. O Doria ligou para mim e disse assim: ‘Paulo, é a chance de salvar a sua biografia. Esse governo não vai durar mais de sessenta dias. Faz um favor? Se salva’”, disse.

Guedes frisou que muito mais do que qualquer vaidade para salvar o que muitos chamam de biografia, ele precisava salvar o governo, pois milhões de brasileiros acreditaram na transformação do país.

Para acalmar o clima, o governo teria conversado para abrir mão do então ministro da Educação, Abraham Weintraub.

“Liguei para cada um dos ministros do Supremo para tentar entender o que estava acontecendo. Conseguimos desmontar o conflito ouvindo cada um deles. O ministro Gilmar Mendes, por exemplo, sugeriu que o governo deveria dar um sinal, caso estivesse realmente interessado em pacificar as relações. A demissão do Weintraub foi uma sinalização. Liguei também para o ministro Barroso e para o ministro Fux”, revelou Paulo Guedes.

Via Conexão Política



Mosca gigante é encontrada por cientistas em São Paulo

 Inicialmente confundida com um beija-flor, a maior mosca-da-madeira do mundo foi encontrada por cientistas no litoral de São Paulo. Com 6,2 centímetros, o inseto é uma fêmea pertencente a uma espécie rara e pouco catalogada: a Pantophthalmus Tabaninus.


A descoberta aconteceu por acaso. Pesquisadores do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) de Peruíbe viram o inseto voando pelo local, e, devido ao tamanho, pensaram que se tratava de um beija-flor. Ao constatarem, no entanto, que era a maior mosca-da-madeira de que tinham conhecimento, eles capturaram o inseto e o preservaram.
Inseto pode causar danos ambientais Foto: Divulgação | Edris Queiroz | IBIMM

Surpresos, os cientistas constataram que a mosca em questão mede 6,2 cm, com 7,9 cm de envergadura e pesa 4,59 g. As fêmeas desta espécie costumam medir até 5 cm de comprimento e 7,5 cm de envergadura, pesando entre 2,5 g a 2,8 g.

DANOS AMBIENTAIS

O inseto foi analisado e seu registro foi publicado na revista científica Brazilian Journal of Animal and Environmental Research.

Segundo especialistas, registros sobre o surgimento de insetos como esse são imprescindíveis, já que eles podem causar danos ambientais ou desequilíbrios ecológicos. As moscas-da-madeira costumam ser nociva às árvores. Elas põem larvas dentro dos troncos e a comem por dentro, podendo levar à queda da árvore.

(P.News)



Juíza é morta a facadas pelo ex-marido na frente das filhas na véspera de Natal, na Barra

 

A juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi foi morta a facadas pelo ex-marido, o engenheiro Paulo José Arronenzi, de 52 anos, na noite de quinta-feira (24), véspera de Natal, no Rio de Janeiro.

O caso ocorreu na Avenida Raquel de Queiroz, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, no momento em que a juíza deixava as três filhas na casa de Paulo José, onde elas passariam o Natal. Ela morreu no local e ele foi preso em flagrante e levado para a Divisão de Homicídios (DH).

Após matar a ex-companheira, Paulo José ficou ao lado do corpo, olhando a vítima, até ser preso.

As filhas pequenas presenciaram a cena. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível escutar os gritos das crianças — gêmeas de 9 anos e uma de 12 — clamando para que o homem parasse de golpeá-la.

Viviane Vieira do Amaral Arronenzi era juíza há 15 anos. Atualmente, trabalhava na 24ª Vara Cível da Capital. Antes, atuou como magistrada na 16ª Vara de Fazenda Pública.

Em setembro, Viviane fez um registro de lesão corporal e ameaça contra o ex-marido, que foi enquadrado na Lei Maria da Penha. Ela chegou a ter escolta, mas pediu para retirá-la há um mês a pedido de uma das filhas.

JUÍZA DISPENSOU ESCOLTA A PEDIDO DA FILHA

Um pedido feito por uma das três filhas da juíza influenciou a magistrada a dispensar a escolta que lhe era oferecida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A menina alegava para mãe que o pai não “era bandido”.

Viviane, que já havia sido ameaçada e agredida pelo ex-marido, com quem fora casada de 2009 a 2020, comunicou a Comissão de Segurança TJ, menos de dois meses depois de solicitar os seguranças, que não queria mais ser acompanhada por eles, atendendo ao desejo da criança.

A escolta foi colocada à disposição de Viviane depois de um pedido dela. A juíza tinha como proteção dois carros, com seis homens armados e com habilidades em artes marciais, lhe acompanhando durante 24 horas por dia.

Em comunicado, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) "lamentou profundamente a morte da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, vítima de feminicídio na Barra da Tijuca nesta quinta-feira (24)".

ENTERRO DEVE SER REALIZADO NESTA SEXTA

O corpo da juíza passou por necropsia durante a madrugada e está no Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio. Familiares da magistrada chegara ao local por volta de 8h35 para a liberação do corpo. O enterro deve ser realizado nesta sexta-feira, mas horário e local ainda não estão definidos.

O Instituto Médico Legal tem até 15 dias para encaminhar a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) o laudo que apontará a causa da morte de Viviane. Procurado, o delegado Moyses Santana, titular da DHC, ainda não informou se o ex-marido da magistrada prestou ou não depoimento após ser preso.

Ainda na noite de quinta, funcionários do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) estiveram no IML para agilizar os trâmites do velório e enterro. Nesta manhã, dois servidores voltaram ao instituto.

Policiais do TJRJ que fizeram a escolta da magistrada por cerca de dois meses, contaram que a juíza "era uma pessoa super tranquila e que nunca impediu as filhas de verem o pai”.

“Levávamos ela e as crianças para verem o pai. As meninas ficavam um tempo e depois voltavam com a doutora. Ela nunca impediu que o pai visse as filhas”, contou um dos agentes que faz a escolta de Viviane.

Fonte: Yahoo

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

 Erivando Lima Reporter;





Em 2020, Neymar joga só 29 vezes e custa R$ 8,4 milhões por partida ao PSG

 

Pandemia, suspensões, problemas musculares e lesões no tornozelo e na costela. Pelos mais diferentes motivos, 2020 foi o ano em que Neymar menos foi a campo em toda a sua carreira como jogador profissional de futebol.

Somando os compromissos por Paris Saint-Germain e seleção brasileira, o atacante disputou ao longo dos últimos 12 meses apenas 29 partidas oficiais. Na média, isso significa praticamente um jogo a cada duas semanas.

Nem em 2009, quando Neymar ainda era um garoto recém-promovido aos profissionais e que não era relacionado para todos os compromissos do Santos, esse número esteve tão baixo. Naquele ano, mesmo várias vezes ficando na reserva, ele foi a campo 48 vezes.

Mas a culpa de ter aparecido tão pouco nos gramados durante o ano que está para terminar não foi exclusivamente do camisa 10, mas do próprio calendário.

Ao contrário dos outros principais campeonatos nacionais da Europa, que foram retomados a partir da metade do ano, o Francês decidiu encerrar a temporada 2019/20 ainda em março, quando a pandemia da Covid-19 realmente “explodiu”. Com isso, 11 rodadas da competição simplesmente não foram disputadas.

Também por causa do coronavírus, a Liga dos Campeões aboliu os confrontos de volta dos mata-matas das quartas e das semifinais, anulando outras duas partidas que Neymar poderia ter disputado.

Como recebe um salário anual de 36 milhões de euros (R$ 226,5 milhões) no PSG e participou de apenas 27 partidas pelo clube (foram dois compromissos pela seleção) ao longo de 2020, isso significa que o camisa 10 recebeu da equipe parisiense algo em todo de R$ 8,4 milhões por jogo.

Mas não dá para dizer que esse dinheiro foi mal investido. Mesmo com tantos problemas, Neymar conquistou três títulos em 2020 (Francês, Copa da França e Copa da Liga) e, mais importante, levou seu clube pela primeira vez a uma final de Champions.

Além disso, teve média 0,76 gol por partida e de mais de uma assistência a cada duas vezes que foi a campo (0,52 por jogo).

Fonte: DCM



Homem invade casa da ex com micro-ônibus após fim do relacionamento. VEJA VÍDEO

 

Um homem de 54 anos é suspeito de tentar matar a ex-namorada por atropelamento com um micro-ônibus. Vídeo gravado por moradores de Congonhas, em Belo Horizonte, mostra o exato momento em que o homem colidiu contra a casa onde a vítima estava, derrubando o muro e a parede da frente do imóvel.

O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (21/12). Após bater no portão, o homem deu ré no veículo e o jogou novamente contra a residência.

Segundo boletim de ocorrência da Polícia Militar, dois carros e um poste foram danificados e uma moto teve perda total. Alguns quarteirões ficaram sem luz durante a manhã e as casas próximas ao acidente ficaram sem telefone fixo. Apesar do momento de terror, ninguém ficou ferido.

À polícia, a vítima, que não teve sua identidade revelada, contou que vinha sofrendo ameaças do suspeito e, por isso, terminou o relacionamento. Ele não teria aceitado o fim do relacionamento, e reagiu ateando fogo na casa dela nesta madrugada.

Sem saber o que fazer, a mulher, de 51 anos, foi para a casa da filha. O suspeito, que trabalha com transporte de funcionários de uma empresa terceirizada, teria desviado a rota e, em vez de pegar os funcionários, seguiu para a casa da ex-namorada.

Segundo a empresa, ele foi contratado como motorista há um mês e não apresentou, neste período, nenhum desvio de comportamento.

O homem foi atendido pelo Samu e encaminhado ao Hospital Bom Jesus em Congonhas. Ainda segundo a polícia, o homem será encaminhado para a delegacia assim que tiver alta hospitalar e poderá responder pelos crimes de direção perigosa, dano qualificado e tentativa de homicídio.
(Metrópoles)



Associação denuncia ações que visam censurar a mídia independente

 

Em artigo publicado no blog do Juca Kfouri no UOL, a jornalista Lia Ribeiro Dias, com colaboração da jornalista Leda Beck, ambas filiadas à Associação Profissão Jornalista (APJor), denunciou uma situação que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil: ações ajuizadas contra profissionais de imprensa, especialmente da mídia independente, como forma de censurá-los. É o que Lia chama de "assédio judicial".

"Por meio de ações judiciais na área cível, muitas apresentadas em até uma centena de foros diferentes por todo o país, inviabilizando a defesa, os reclamantes pedem vultosas indenizações por danos morais. Aparentemente mal informados sobre o princípio constitucional que garante a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, juízes de primeira instância têm acatado tais ações sem hesitar — e suas decisões são às vezes confirmadas por desembargadores", disse a jornalista.

Lia destacou que os grandes veículos de comunicação possuem estrutura suficiente, e bons departamentos jurídicos, para enfrentar as ações judiciais. Os veículos menores, no entanto, podem ser "calados pelo ativismo judicial". O caso mais recente citado no texto é o do jornalista Amaury Junior, condenado a sete anos de prisão por violação ao sigilo fiscal da filha do senador José Serra (PSDB).

Mas o caso que mais tem chamado atenção, conforme Lia, é o do jornalista Luis Nassif. Na semana passada, em tom de desabafo, ele afirmou estar "juridicamente marcado para morrer". Isso porque a grande quantidade de ações ajuizadas contra ele tem gerado indenizações em valores elevados, além do bloqueio de contas pessoais e de sua empresa.

No texto, Lia Ribeiro Dantas também cita outros jornalistas que foram alvos de "assédio judicial", como o próprio Juca Kfouri, processado uma centena de vezes por dirigentes da CBF; Lúcio Flávio Pinto, que teve que fechar o Jornal Pessoal; e Elvira Lobato, alvo de 111 processos por publicar uma reportagem sobre a Igreja Universal na Folha de S. Paulo, além dos sites The Intercept Brasil e Ponte Jornalismo. 

"Diferentemente dos profissionais que trabalham para grandes grupos empresariais de comunicação, os profissionais da mídia independente não têm respaldo financeiro para enfrentar o custo das ações, que envolve o pagamento de advogados (muitos defendem os jornalistas pro bono, ou seja, sem cobrar pelos seus serviços profissionais) e as despesas de viagem para participar das audiências (hoje as audiências presenciais estão suspensas por conta da pandemia)", afirmou Lia. 

Ela também destacou dados da ONG Artigo 19, dedicada à defesa da liberdade de imprensa, sobre agressões a profissionais de imprensa em 2019 e no primeiro semestre deste ano: foram 38 casos de violação, sendo 32 ameaças de morte, quatro tentativas de assassinato e dois homicídios.

"Alvo de processos judiciais movidos por autoridades, igrejas e empresas, respaldados pelo ativismo político de certos juízes e desembargadores em defesa dos poderosos e seus interesses, Luís Nassif não é um caso isolado. Talvez seja o mais emblemático do momento em que vivemos, de falta de critério de juízes e de promotores, muitos contaminados pelo exemplo nefasto da "lava jato" e seu ativismo em causa própria", concluiu a jornalista.

Clique aqui para ler o artigo

Homem é preso pela Polícia Civil após tentar matar a própria mãe em Senador Pompeu

 

Em uma ofensiva exitosa, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Senador Pompeu, prendeu um homem de 42 anos suspeito de tentar matar a própria mãe. O homem, que já tem um histórico de violência doméstica, foi capturado na manhã dessa terça-feira (22), poucas horas após cometer a ação criminosa. O fato foi registrado em Senador Pompeu – município pertencente à Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado.

O investigado, que já responde por homicídio, lesão corporal dolosa e ameaça no âmbito da violência doméstica, foi capturado após agredir e ameaçar a mãe, uma senhora de 67 anos. Segundo levantamentos policiais, o suspeito teria pedido uma quantia em dinheiro para sua genitora, que costumava ajudar financeiramente o filho. Devido a senhora se negar a dar mais dinheiro, o homem começou a agredir e ameaçar de morte a vítima. A idosa foi conduzida para uma unidade hospitalar.

Diante das provas colhidas, o homem, que não reagiu a ofensiva policial, foi conduzido para a regional. Na unidade, ele foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio. Agora, ele se encontra à disposição da Justiça.

Fonte: Blog do Manuel Sales