-->

.

.
.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Quixadá - CE plantão policial


ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL (ATROPELAMENTO)


Dia 30/01/2026 por volta das 10 horas, foi informado por populares via whatsapp do CIOPS de Quixadá de um atropelamento na BR122 na altura da localidade boa vista, Quixadá sentido Ibaretama ao qual um carro teria colhido um cidadão em uma bicicleta. De imediato o SAMU e VTR, que chegando ao local já se encontrava a equipe do SAMU que constatou o óbito da vítima. Foi identificada a vítima como sendo a pessoa de iniciais Z.A.S (Sexo Masc) 66 anos, natural de Quixadá ,  residente na localidade caiçara, distrito de daniel de Queiroz. Segundo informações colhidas no local, a vítima transitava de bicicleta pela BR 122, quando foi atropelado pelo veículo I/CHEV TRACKER T A LT  2022 Ano do Modelo: 2023 Cor branca, a vítima foi deixada no local, segundo informações a condutora era a senhora: I.M.S.C e a mesma haveria ido se apresentar na delegacia de polícia civil de Quixadá. A perícia forense compareceu ao local.  O veículo após periciado foi encaminhado a delegacia onde foi realizado auto de apresentação e apresentação do veículo. 

Fonte; PM CE


No App; Rads Net


Russas - Ce plantão policial

Russas aprensão de veiculo com queixa de roubo/furto

Dia 02/02/2026, por volta das 17;50min, a policia militar, recebeu á informação de uma moto abandonada na comunidade da Ilhota zona rural de Russas-Ce.Diante dos informes foi realizada uma varredura no local indicado, sendo encontrada uma moto Honda/ CG 150 TITAN KS placa: HZA 7165, de cor Azul, a Moto encontrava-se com queixa de roubo ou furto, a motocicleta foi conduzida à DRPC de Russas para os devidos procedimentos.

Limoeiro do Norte - furto de veoculo motoneta. 

Dia por volta das 03;10min do dia 03/02/2026 (terça-feira), a Unidade Policial Militar de Limoeiro do Norte/CE, 2ª CIA/1ºBPM, foi informada do furto da Motocicleta Honda/BIZ 125 ES, fabricação/modelo 2007/2008, cor amarelo, placa NRE7B88 – Limoeiro do Norte/Ce, De imediato passou a diligenciar no intuito de identificar e prender o infrator (es), assim como recuperar o veículo furtado, porém até o momento sem êxito.

Russas/CE, 03/02/2026

Fonte; PM CE

Teste de baliza deixa de ser obrigatório em exame do Detran do Ceará

 A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) tornou público, neste domingo (1º), o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. O documento estabelece critérios claros sobre trajeto, percurso e forma de avaliação das provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), válidos para todo o país.

“A adoção de parâmetros nacionais visa conferir coerência ao processo avaliativo, reduzir assimetrias regionais e fortalecer a confiança da sociedade no sistema de habilitação”, diz o próprio manual.

Ainda no texto, a secretaria informa que o estabelecimento de diretrizes nacionais a serem cumpridas pelos Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil busca “aproximar o exame prático de direção veicular da realidade” com que o futuro motorista, se aprovado, irá se deparar nas ruas do país.

“O exame deve refletir situações reais de condução, permitindo avaliar o comportamento do candidato diante de contextos efetivamente vivenciados no trânsito cotidiano, e não a execução pontual de procedimentos dissociados da prática diária da condução”, informa o texto, apontando uma mudança de paradigma.

“O modelo nacional de exame prático adotado neste manual está alicerçado em análises técnicas, dados de sinistros [acidentes] e evidências relacionadas à dinâmica da circulação viária, de modo a atribuir maior relevância avaliativa às condutas que efetivamente comprometem a segurança. Ao direcionar o foco da avaliação para esses elementos, o manual contribui para um exame mais coerente, proporcional e alinhado aos objetivos da política pública de trânsito, evitando a supervalorização de aspectos de baixo impacto para a segurança viária”, completa o texto.

Baliza

Outra mudança, já anunciada por alguns Detrans, como o de São Paulo, é o fim do teste de baliza como uma etapa eliminatória da prova prática.

“No modelo anterior, falhas relacionadas ao estacionamento, como a não conclusão da manobra em tempo previamente fixado, a necessidade de ajustes adicionais ou o contato mínimo com elementos de demarcação, eram equiparadas, em termos de gravidade e consequência avaliativa, a condutas de elevado risco à segurança viária”, sustenta a secretaria, no manual, argumentando que, no novo modelo, o “estacionamento passa a ser compreendido como parte integrante do trajeto e da circulação, e não como etapa autônoma ou dissociada do processo de condução”.

Em nota, o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, afirmou que, com o fim da obrigatoriedade da baliza, o exame não ficará mais fácil, mas sim, “mais real”.

“A mudança da baliza como etapa principal e eliminatória acontece porque ela virou, ao longo do tempo, um exercício artificial, cheio de regras que não dialogam com a condução no mundo real. A baliza passa a ser tratada como o que ela é na vida cotidiana: estacionamento, ao final do percurso. Sem aquele ritual mecânico que nada mede sobre direção segura”, explica.


Homem preso suspeito de praticar maus trato e manter uma pessoa cárcere privado em Morada NOVa - CE

 

Na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, equipes da Força Tática de Morada Nova, da 3ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (BPM), realizaram a prisão de um homem suspeito de praticar maus-tratos e manter uma pessoa idosa em cárcere privado no município de Morada Nova. A ação ocorreu após acionamento do Ministério Público, que recebeu denúncia sobre a situação envolvendo a vítima.

Segundo informações repassadas à Polícia Militar, familiares relataram que a idosa vinha sendo submetida a maus-tratos, permanecendo trancada dentro da residência e impedida de manter contato com outros parentes. O suspeito, filho da vítima, foi localizado em um bar nas proximidades e, conforme relato policial, teria admitido os fatos. Ele foi conduzido à Delegacia Municipal de Morada Nova para a realização dos procedimentos cabíveis. A vítima não foi apresentada à delegacia em razão da idade avançada e de dificuldades de locomoção. O caso foi registrado como crime contra o idoso, conforme estabelece o Estatuto do Idoso, e seguirá sob investigação das autoridades competentes.

🗞️𝑨𝑫𝑴 𝑵𝑶𝑻𝑰́𝑪𝑰𝑨𝑺🗞️ 

  _ _ _ _ _ _ _ _