-->

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ex-prefeito de Quixeré tem direitos políticos suspensos por três anos

O juiz Magno Rocha Thé Mota, auxiliar da Quarta Zona Judiciária, suspendeu pelo período de três anos os direitos políticos de Raimundo Nonato Guimarães Maia, ex-prefeito do Município de Quixeré. Além dele, o ex-secretário de Administração, Antônio de Sousa, teve os direitos suspensos pelo mesmo prazo.

Ambos foram condenados pela prática de atos de improbidade administrativa. Na decisão, o magistrado proibiu os ex-gestores de realizar contratos com o Poder público, receber benefícios ou incentivo fiscais. Eles foram sentenciados também a pagar multa no valor de cinco vezes o salário que recebiam na época dos fatos, ano de 2009.

Na sentença, o juiz destacou que ficou evidenciada a ocorrência de atos de improbidade praticados pelos ex-gestores. De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado, Raimundo Nonato e Antônio de Sousa,logo após assumirem seus cargos em janeiro de 2009, teriam promovido, por motivação política, a transferência de servidores para localidades distantes do Município.

Também realizaram a remoção de servidores em setores com acúmulo de serviços. Durante apresentação da defesa, o ex-prefeito e o ex-secretário alegaram que as remoções foram feitas dentro da legalidade e tiveram a finalidade de adequar o quadro de servidores às necessidades do Município.A decisão foi publicada no Diário da Justiça na última sexta-feira, dia três.

Ceará News


"O PSDB dizer que o PT quebrou o País parece piada", diz líder do governo


O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), rebateu com ataques nesta segunda-feira, 6, as críticas feitas ao PT e ao governo da presidente Dilma Rousseff pela cúpula do PSDB neste domingo, 5, durante convenção do partido. Guimarães, que também é vice-presidente do PT, chamou de “piada” a acusação de que seu partido quebrou o País e classificou a oposição como “direita autoritária”.

“O FHC sai da tribuna da convenção do PSDB e diz ‘o PT quebrou o Brasil’. Ele quebrou o Brasil. Queria até vender o Banco do Brasil, a Petrobras e tudo. Recebemos a inflação de 2002 com 12 5%. Eles (os tucanos) quebraram o Brasil. Dizer que o PT quebrou o Brasil parece uma piada dessa gente que governou durante oito anos, comprou reeleição conforme a imprensa divulgou, e vem agora com estes atalhos autoritários e antidemocráticos”, afirmou Guimarães quando questionado sobre a defesa do impeachment da presidente. “Isso é uma visão absolutamente autoritária. É um desserviço isso que o PSDB está fazendo”.

“Querem governar o Brasil? Ganhem primeiro a eleição. A democracia tem regras. Qualquer coisa fora disso é uma ameaça ao Estado Democrático de Direito”, afirmou o líder do governo.

“Se o PT vai continuar governando o Brasil, que eles esperem 2018 e não fiquem apregoando o caos”, disse Guimarães. “Não é nada responsável para quem quer um dia governar o Brasil. Não vamos aceitar esse tipo de imputação que é feita ao nosso governo. A presidente Dilma foi eleita pelo voto popular e é com ela que vamos governar até 2018. O que virá caberá à sociedade decidir. Essa coisa de discutir impeachment é coisa de uma oposição de direita, truculenta”, criticou o petista.

Guimarães citou ainda irregularidades envolvendo tucanos e afirmou que eles não têm “moral” para acusar o PT. “Esse Agripino Maia, senador, denunciado no Supremo por um desvio de recurso no RN. Esse Cássio Cunha Lima, faz discurso ético, foi cassado pelo TSE. Falta moral para eles virem imputar. O presidente do PSDB diz que o TSE tem que julgar as contas da Dilma. Quer dizer que as instituições vão fazer o julgamento seletivo? Não. Isso não pode”, afirmou Guimarães criticando “vozes do além que ficam a todo instante, ali na moita, querendo dar um pulo engolir alguém”.

Questionado a respeito da análise das contas do governo referentes a 2014, Guimarães disse que o governo explicará todas as indagações ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que tudo termine “em bom termo”. O líder do governo criticou a composição política do colegiado.

“Acho que o TCU deveria ser um órgão eminentemente técnico, com servidores de carreira. TCU não pode ser uma casa para aposentadoria de políticos”, afirmou.

Ceará Agora



Dilma sanciona estatuto da pessoa com deficiência


A presidente Dilma Rousseff afirmou na tarde desta segunda-feira 6, durante cerimônia de sanção do estatuto da pessoa com deficiência, que a partir de agora é dever do Estado brasileiro, “independentemente do governo” que está à frente do comando do País, oferecer condições necessárias para que as pessoas com deficiência vivam com dignidade e cidadania. “Nesses tempos que a tolerância e o respeito à diversidade sofrem restrições, a convivência com o diferente é algo que devemos cultivar”, afirmou.

Dilma destacou algumas políticas do governo federal para pessoas com deficiência, como a mudança no tempo de contribuição para que pessoas deficientes possam se aposentar mais cedo, e disse que a nova lei “dá grande contribuição para que pessoas com deficiência possam viver sem limites”.

“Temos ainda muito que avançar”, reconheceu, destacando que a lei brasileira de inclusão reconhece e respeita a diversidade. “Só assim conquistaremos a igualdade que queremos para todos”, afirmou.

“Ela (a lei) traz inovações extremamente importantes. O Brasil, ao aprovar essa legislação, se insere entre os países que têm legislação extremamente avançada”, disse o ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas.

Ceará Agora


Mulher é encontrada morta com marcas de abuso sexual em Pacajus


Uma mulher de 34 anos, chamada Apifânia da Silva Borges, foi encontrada morta em um matagal no bairro Coaçu, em Pacajus, 49,1 km de Fortaleza. A vítima foi estrangulada e possuía marcas de violência sexual, conforme a Polícia Militar.

O subtenente Valdemir Horta, da PM de Pacajus, informou que uma ligação anônima foi recebida, por volta das 7h45min, informando sobre a localização do corpo. Quando a PM chegou no local, encontrou o corpo da mulher, que possuía um sangramento entre as pernas, possível indício de abuso sexual. "Populares informaram que ela se relacionava com um homem que já era acusado de matar outra mulher", explicou.

Buscas estão sendo realizadas na região, mas até o início da tarde desta segunda-feira, 6, ninguém havia sido preso, conforme a PM. Apifânia respondia na Justiça por crimes de lesão corporal e furto, dos artigos 155 e 129. Ela também era usuária de drogas e a Polícia acredita que os crimes dela tenham relação com a dependência química. 

"A Perícia Forense foi acionada, mas o estupro só será confirmado em cerca de 30 dias, após o laudo técnico. O corpo foi encaminhado para o Intituto Médico Legal (IML) de Fortaleza", completou o subtenente. Na última quarta-feira, 1°, duas jovens foram espancadas em Capistrano, e uma delas foi encontrada morta em uma cisterna.

Na sexta-feira, 3, cinco suspeitos – dois adultos e três adolescentes- foram detidos pelo espancamento da mulheres em Capistrano. Pelo menos dez mulheres foram mortas no Estado do Ceará no último mês de junho, conforme levantamento feito pelo O POVO baseado no resumo das ocorrências registradas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).


O POVO Online



Servidores do INSS entrarão em greve amanhã por tempo indeterminado

Os servidores federais da Saúde, Trabalho, Previdência Social e do INSS entraram em greve amanha 7 de julho de 2015, por tempo indeterminado.

A decisão unânime foi homologada dia 26 de junho, em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece).

O sindicato informou que além da falta de negociação por parte do Governo Federal, a paralisação do dia 29 de maio nas agências do INSS, da capital e do interior, foi um dos principais termômetros para chamar a atenção para a necessidade da greve por tempo indeterminado, a partir de amanhã 07 de julho.

Na última reunião entre 49 entidades sindicais e representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 25 de junho, o Governo apresentou proposta de aumento de 21,3%, parcelada em quatro anos (2016 a 2019).
Para a categoria, a proposta é “vergonhosa e não cobre a inflação de cada um desses anos”.
Estão em pauta as seguintes reivindicações: Reajuste da remuneração de acordo com a inflação, incorporação das gratificações GDASS-GDPST, plano de cargos e carreiras, 30 horas de trabalho para todos os servidores, concurso público, fim do assédio moral e isonomia salarial e paridade entre ativos e aposentados.
Os servidores destacam que a insegurança de alguns trabalhadores de sofrerem descontos em suas remunerações pelo período de greve, tem implicado em posicionamentos contrários ao movimento.


Redação Blog Erivando Lima



Quadrilha ataca Banco do Brasil de Barreira

Um grupo armado explodiu a agência do Banco do Brasil no município de Barreira, distante 72 km de Fortaleza, na madrugada desta segunda-feira (6). Segundo informações da Polícia Militar (PM), cerca de seis homens teriam participado da ação criminosa. Foi a segunda ação no município em menos de dois meses. A primeira, dia 19 de maio, teve agência do Bradesco como alvo.

Eles invadiram o estabelecimento bancário por volta de 1h e em seguida detonaram os dispositivos explosivos próximo ao cofre forte do banco. O prédio onde fica a agência ficou destruído.

Um caminhão foi utilizado pelos bandidos para fechar umas das ruas e dificultar o trabalho da Polícia. Os agentes de segurança ainda chegaram a entrar em confronto com a quadrilha, mas os criminosos conseguiram fugir. Ninguém ficou ferido. O banco está sendo periciado e a Polícia ainda não tem informação se os bandidos tiveram acesso ao dinheiro do cofre.

Equipes do Comando Tático Rural (Cotar), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) de Barreira e de outras cidades vizinhas estão em diligência à procura dos suspeitos. A entrada de diversos municípios próximos foram fechadas, mas até esta manhã ninguém havia sido capturado. 

35º ataque 

Esta foi a 35ª ação criminosa contra estabelecimentos bancários neste ano no Ceará, segundo dados da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Polícia Civil. Já de acordo com Sindicato dos Bancários, este teria sido o 40º ataque.

Fotos: Miqueias Santos
Fotos: Miqueias Santos
Fotos: Miqueias Santos

Diário Online


Weber e a gestão do pesadelo


O que prometia ser um conto de fadas virou pesadelo, de sorte que o “véu diáfano da fantasia” (Eça de Queirós) não esconda “a nudez forte da verdade”. A gestão Weber Araújo precisa ser desnudada em sua essência ideológica, para que se possa erguer o véu da ignorância que encobre os olhos de alguns inconsequentes, impedindo-os de enxergar os fatos. Não há como negar que essa administração atingiu o ápice de uma marca administrativa pautada na inversão de valores, onde a vida humana tem menos valor do que uma palmeira de palhas secas em meio ao sol escaldante do sertão.

Mas, o slogan não é “Nossa maior obra é cuidar das pessoas”? Cretinice de uma filosofia política afundada em denúncias de irregularidades. O novelo dessa gestão está eivado de discursos que substancialmente se perdem na retórica. A prática entra em desarmonia com as ações. Isso ficou bastante perceptível ao longo desse mandato. Tudo o que está sendo feito com a desfaçatez de ser em beneficio do povo, precisa-se apurar quem, realmente, está sendo beneficiado com essas ações. 

Algumas denúncias feitas na Câmara Municipal, como é o caso do superfaturamento na compra do fardamento escolar e a polemica que o parlamentar Paulo Santiago levantou, ao afirmar que o calçamento da Rua Padre Raul Vieira está sendo financiado com o dinheiro dos professores, não pode cair no esquecimento. Insisto nesse tema por se tratar de um recurso federal que não pode ser desviado para outros fins. O Ministério Público precisa dá uma resposta à sociedade de Russas. A recomendação de que o prefeito não faça mais descontos nos proventos de aposentados, já foi um bom começo. No entanto, muitas outras denúncias feitas pelos vereadores também precisam ser apuradas pelo MP. 

A gestão do prefeito Weber Araújo virou pesadelo para muitos que apostaram nas falácias sem fundamentações. Vou ratificar essa questão, ressaltando alguns desmandos administrativos. Vejam: Os professores municipais nunca foram tão desvalorizados financeiramente; o piso salarial dos Agentes de Saúde e Endemias (Lei 12994/14), não está sendo cumprido pelo gestor; a constatação da má qualidade da merenda escolar nas escolas municipais, por parte de uma comissão de vereadores e, com um fator ainda mais agravante, mudanças nos itens licitados por outras marcas de qualidade inferior; a revolta de moradores com a derrubada de árvores na Praça Monsenhor João Luiz para plantar palmeiras, ferindo os dispositivos gerais da Lei 9605, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de atividades lesivas ao meio ambiente.

A declaração em plenário do vereador Haroldo Torquarto – líder do prefeito – afirmando que somente os opositores estão insatisfeitos com a atual gestão, é de causar náuseas. Então, quem procura um posto de saúde e não é atendido por falta de médico, se tiver votado no prefeito, não fica indignado com o caos? Os eleitores do Weber ficaram satisfeitos com a desativação do CEO municipal, os que discordam dessa medida, só divergem porque não votaram nele? A falta de medicamento nos postos de saúde só desagrada aos adversários políticos, aos aliados, não? 

Mas que ideologia vagabunda é essa? Respeitem os eleitores que confiaram nas falsas promessas e nos devaneios ideológicos. Não subestimem a capacidade de o povo discernir as ações de quem foi eleito para defender o bem social. Mesmo o prefeito chamando de “besta”, aqueles que ficam indignados com certas atitudes, a população tem o direito de questionar os custos da nova arborização feita com carnaúbas, e quem está se beneficiando com esse projeto. A sociedade está acordando de seu berço esplendido e não aceita mais que o prefeito Weber, em Russas, seja a fé, a lei e o rei.

Por: Carlos Eugênio
Matéria: Tv Russas




OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE DOMINGO PARA SEGUNDA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 05 PARA O DIA 06 DE JULHO DE 2015 


PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM ITAIÇABA
Sábado(4), por volta das 19h:30, na Estrada que liga as cidades de Itaiçaba e Jaguaruana-CE, após abordagem policial efetuada pela equipe do COTAR foi preso CELHO FULGÊNCIO DA SILVA, este que estava conduzindo a motocicleta Shineray XY 150, de cor preta e placa PMX 0576 e encontrava-se armado com dois revólveres calibre 38, de numeração LL 714069 E 1803712, cada um com 6 munições intactas e um colete balístico. Policiais militares anunciaram a voz de prisão, a qual foi ratificada pela autoridade policial de Aracati que irá proceder ao auto de prisão em flagrante.

PRISÃO POR TRAFICO DE ENTORPECENTES EM JAGUARUANA
Neste Domingo(5), por volta das 14h00, na Rua Padre Rocha nº 618, centro de Jaguaruana-CE, foi preso COSMO LIMA DE ABREU, 47 anos, natural de Fortaleza, residente no endereço acima, o qual estava de posse de 288g (duzentos e oitenta e oito) gramas de maconha prensada, 3 (três) facas, sacos plásticos, um rolo de fita adesiva e uma quantia de R$ 26.00 (vinte e seis reais). Os PMs da F.T.A com o apoio da viatura de Jaguaruana, efetuaram a prisão do infrator e conduziram a DPC de Morada Nova-CE, onde o mesmo foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.

ROUBO A PESSOA EM RUSSAS
Neste Domingo(5), por volta das 20h00 na Av. Dom Lino s/nº, em frente a panificadora Disk Pão, foram vitimas de roubo os estudantes J. V. O. (16 anos), e E V. W. O. (15 anos), naturais de Russas, os dois foram abordados por dois indivíduos armados de faca, que trafegavam em duas bicicletas, quais renderam as vitimas e roubaram dois aparelhos celulares, sendo um Iphone e um SAMSANG GALAX WIN, em seguida fugiram em direção ao bairro de Fátima. Os PMs atenderam a ocorrência e realizaram diligencias, porém, não localizaram os acusados.

ARROMBAMENTO AO FÓRUM EM ARACATI
Neste Domingo(5), por volta das 13h30min, se teve conhecimento, através de ligação via 190, que havia pessoas dentro do fórum de Aracati, localizado na Travessa Felismino Filho s/n. A Policia Militar foi ao local e constatou que o fórum havia sido arrombado. Foi contatada a senhora EDNA, Diretora da 1ª Vara da Comarca de Aracati, que informou não saber o que havia sido subtraído, tendo em vista que aguardam a chegada da perícia. A Polícia Permaneceu no Local aguardando a chegada da perícia.

PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM JAGUARIBE
Neste Domingo(5), por volta das 20h40min, à composição da Polícia Militar realizava patrulhamento nas imediações da cidade de Jaguaribe, quando em abordagens no distrito de Mapuá abordaram um veículo Troller amarelo de placas NUT-0332 conduzido por  o senhor RANYERIK PINHEIRO CARVALHO, natural de Sobral-ce, nascido em 29/03/1977, comerciante, casado, residente e domiciliado em Jaguaribe-CE, com o mesmo foi encontrado no citado veiculo  uma arma tipo espingarda mod. CBC calibre 32, n° 1186, sem cartuchos, Sem apresentar resistência o infrator foi conduzido a delegacia regional de Jaguaribe, onde foi enquadrado no art. 14  do código penal brasileiro.

ACIDENTE COM VÍTIMAS LESIONADAS EM ALTO SANTO
Neste Domingo(5), por volta das 06h30, A Polícia Militar informada via 190 de um possível acidente envolvendo duas motocicletas na CE 138, logo na saída de Alto Santo sentido Iracema/Potiretama. A Polícia Militar compareceu ao local e constatou que as vítimas já tinham sido socorridas pelo SAMU ao hospital local e que se trata de RAUL DOUGLAS FERREIRA REINALDO, natural de Iracema, nascido em27/11/1997, residente no Sítio Catinga Grande, Zona Rural de Potiretama, o qual conduzia a motocicleta Honda CG 125 TITAN ano 1999, de cor VERDE, PLACA MXN-0846, MOSSORÓ-RN. E de FRANCISCA RAIANE SILVA MARTINS, natural de alto Santo, nascida em 27/04/1998, residente na Rua Salviano Holanda Cunha, S/N, Distrito de Castanhão Novo, zona rural de Alto Santo, a qual conduzia a motocicleta YAMAHA YBR 125E, de cor vermelha, ano 2005/2006, de placa HYP-4939. Os dois veículos envolvidos no acidente foram conduzidos à DPC local para os procedimentos cabíveis e as vítimas foram transferidas para o IJF Fortaleza.

LESÃO CORPORAL A BALA EM TABULEIRO DO NORTE
Neste Domingo(5), por volta das 22h30min, no Sitio Taperinha, Bar Chico da Palha, zona rural de Tabuleiro do Norte-CE, após denúncia via 190, informando de disparos de arma de fogo naquele local, e que a Polícia Militar de São João do Jaguaribe-CE, constatou que se tratava de lesão a bala, em discussão passional, onde um individuo ex-namorado da vitima, identificado por “NOVINHO”, ex-detento, deflagrou 02(dois) disparos de arma de fogo tipo cal.38, se evadindo numa moto preta tipo Titan/Fan, seguindo rumo ignorado. A vitima se trata de: CLESIVANIA BARBOSA DA SILVA, nascida 20/07/1982, sem ocupação, residente na Vila Macena, bairro de Tabuleiro do Norte, solteira, levou um tiro na coxa esquerda, da forma que transfixou, sem no entanto, causar via fatal, depois de socorrida por populares para o hospital de Tabuleiro do Norte sendo medicada, foi transferida para o Hospital de Limoeiro do Norte, até o presente momento apresentando quadro de saúde estável e consciência. A referida equipe se encontra em diligencia na busca do acusado, junto com o agrupamento RAIO da região.

1º BPM



   

ACIDENTE DE TRANSITO COM VITIMA FATAL E LESIONADA EM RUSSAS


Neste Domingo(5) por volta das 22h15, na Av. Cel. Antonio Cordeiro s/nº, em frente ao Bar Cajueiro Drinks em Russas-CE, ocorreu um acidente de transito que vitimou fatalmente, JOSÉ ORLANDO CIPRIANO FILHO, 31 anos, vigilante, natural de Russas, residente no bairro Planalto da Bela Vista, o mesmo atravessava a citada Avenida quando foi atropelado por uma moto Honda CB 500X, ano 2014/2015, cor vermelha, placa PMJ-0710, que era pilotada por IZEQUIEL DA SILVA XAVIER, 22 anos, natural de Russas, residente no bairro Várzea Alegre o qual sofreu uma forte pancada na cabeça e um trauma no tornozelo direito, foi socorrido para o hospital de Russas por uma ambulância do SAMUR, onde ficou em observação. A vítima fatal sofreu politraumatismo. Os PM do Ronda do Quarteirão atenderam a ocorrência e adotaram as medidas cabíveis. Vale ressaltar, que a motocicleta foi conduzida ao pátio do DEMUTRAN da cidade de Russas.

Segundo mensagem via Whatsapp de uma pessoa que esteve no local, uma mulher voou debaixo de um veículo no momento da batida, não se tem informações dela no plantão policial, nem com quem ela trafegava no momento do acidente


José Orlando Cipriano Filho(Vitima Fatal)


Izequiel Xavier da Silva

Mulher embaixo do Veículo(sem mais informações)

1ºBPM






28 mortes registradas neste fim de semana no Ceará em balanço realizado até a manhã de ontem.


Pelo menos, 28 pessoas tiveram morte violenta neste fim de semana no Ceará. O balanço realizado até a manhã de ontem(5), apontou que foram registrados 25 casos de homicídios e lesões corporais seguidas de morte, além de achados de cadáveres; e mais três óbitos causados por acidentes de trânsito.

Somente na Grande Fortaleza foram registrados, entre a última sexta-feira (3) e a manhã de ontem, 13 óbitos em decorrência da violência, sendo oito casos na Capital e mais cinco nos seguintes Municípios da Região Metropolitana: Pacajus, Maranguape (2) , Itaitinga e Caucaia.
Na Capital, os oito homicídios ocorreram nos bairros, Granja Lisboa, Barra do Ceará, Granja Portugal, Conjunto São Cristóvão, Jacarecanga, Conjunto José Walter, Edson Queiroz e Messejana.

Já no Interior do Estado, foram registrados 12 assassinatos nos seguintes Municípios: Russas, Crato, Sobral (2 casos), Aurora, Quixadá, Acopiara, Aracoiaba, Aracati, Jardim, Iguatu e Juazeiro do Norte.

Casos
Na manhã de Sexta, um crime com características de pistolagem vitimou um político. O caso ocorreu na cidade de Russas, no Vale do Jaguaribe (a 162Km de Fortaleza). O ex-vereador e candidato a prefeito em eleições anteriores, Aureliano Ribeiro da Silva, 44 anos de idade, foi atingido a tiros na porta de casa.  Ele estava dentro do carro, com a esposa, quando foi baleado na cabeça.

Na noite do sábado, uma mulher foi assassinada na sede do Município de Acopiara, na Região Centro-Sul do Estado. A comerciante Francisca Nair Vieira, 48 anos, foi morta com vários golpes de faca pelo companheiro, identificado como Francisco Teixeira da Silva, 65 anos, que está foragido. Segundo a Perícia, a mulher recebeu golpes de faca no peito, no rosto e na coxa esquerda, tendo morte imediata. A Polícia suspeita de crime passional.

Já em Fortaleza, um homem identificado somente por Dionísio, foi assassinado também a golpes de faca, na Rua Vento Leste, na comunidade Goiabeiras, na Barra do Ceará (zona Oeste da Capital). Um suspeito do crime foi detido em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado ao plantão do 7º DP (Pirambu).

Já na madrugada deste domingo (5), mais dois casos de homicídios foram registrados no Ceará. Um deles, por volta de 4 horas, quando João Batista da Silva, 38 anos, morreu ao ser atingido por vários tiros. O crime ocorreu na porta da casa da vítima, na Rua Antônio Bernardino da Silva, na cidade de Juazeiro do Norte.

Em Fortaleza, a Polícia foi acionada para ir até a Avenida Tenente Lisboa, no bairro Jacarecanga, onde um homem , ainda não identificado, foi morto a tiros.

Acidentes
Três pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito. José Alberto Pereira, 47, foi uma das vítimas. Ele perdeu a vida em uma colisão de motos numa estrada vicinal na localidade Sítio Carão, no Município de Araripe, no Sul do Estado.

No quilômetro 15 da rodovia CE-065, em Maranguape, morreu Francisco Edilson Rocha de Abreu. E Valdeci Ferreira de Lima, na Avenida Senador Almir Pinto, no bairro Novo Maranguape.

Blog do Fernando Ribeiro



PM mata bandido e fere outro durante assalto no município de Aurora

Um bandido morreu e outro ficou gravemente ferido durante uma tentativa de assalto que terminou em tiroteio entre eles e um policial militar. O caso ocorreu no Interior do estado na tarde deste sábado. Já o plantão do fim de semana registrou até agora 11 mortes violentas, entre assassinatos e acidentes de trânsito.

O tiroteio entre um policial militar e os dois assaltantes aconteceu dentro de um mercadinho localizado no distrito de Caiçara, na zona rural do Município de Autora, no Cariri, Região Sul do Estado (a 461Km de Fortaleza). Era por volta de 17 horas, quando uma dupla de assaltantes invadiu o estabelecimento e anunciou o ataque.

Para surpresa dos bandidos, no local estava um policial militar (identidade preservada) à paisana, que sacou sua arma e tentou prendê-los. A resposta dos bandidos foi atirar contra o militar, que revidou. Os dois ladrões foram baleados e um morreu dentro do mercadinho.

O bandido morto foi identificado como Antônio Santana de Sousa, 32 anos, que residia no Sítio Barra das Lajes, no vizinho Município de Caririaçu. O comparsa dele, identificado como José Rinaldo, 23 anos, foi baleado, mas, mesmo assim, conseguiu fugir.

Ferido, o assaltante buscou socorro no hospital daquela cidade, mas acabou detido por uma patrulha do Destacamento da PM de Aurora, sob o comando do subtenente PM Rosivaldo. Como estado de saúde do bandido é considerado grave, ele foi transferido escoltado para a cidade de Brejo Santo.

Blog do Fernando Ribeiro



Conta de energia elétrica poderá ter novo aumento ainda este ano

Como se não bastasse o aumento extra na conta de luz com a implantação das bandeiras tarifárias, o consumidor pode pagar ainda mais ainda este ano. Levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mostra que o sistema das bandeiras, que eleva mensalmente as contas, não foi suficiente para cobrir os gastos das distribuidoras com o uso das térmicas e com a compra extra de energia.

Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, de janeiro a abril, as despesas somaram R$ 5,5 bilhões. A diferença, de R$ 1,6 bilhão, vem sendo absorvida pelo caixa das distribuidoras. A Folha apurou que as elétricas foram à Aneel demonstrar preocupação com o cenário, uma vez que elas estimam só poder suportar descasamentos de até R$ 1 bilhão sem comprometer as atividades ou os investimentos.

Projeções feitas pelo setor, porém, apontam que a conta pendente é ainda maior: um deficit superior a R$ 4 bilhões. Nesse cálculo, além do descasamento das bandeiras, as distribuidoras consideram quase R$ 2,5 bilhões em aberto com despesas em 2014. O valor foi gasto com a compra adicional de energia contratada em leilão e com o pagamento das tarifas de transmissão que sofreram ajuste, ambos ainda não restituídos ao caixa das empresas.


Fortaleza e outros 29 municípios não cumpriram meta de vacinação contra gripe

Ainda faltam ser vacinadas no Ceará 153.025 crianças de 6 meses a menos de 5 anos, 22.047 gestantes e 195.645 idosos acima de 60 anos 
Fortaleza e outras 29 cidades cearenses ainda não atingiram a meta de vacinação contra gripe. Nestes locais, a imunização está abaixo dos 80% do público-alvo da campanha, que são as crianças com faixa etária entre 6 meses e 5 anos, trabalhadores da saúdegestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena e idosos a partir dos 60 anos.
Segundo dados do Governo Estado, a Capital vacinou 481.341 pessoas, até a última sexta-feira (3), que representa 60% da população-alvo. O pior índice foi registrado em Caucaia, na Região Metropolita, que imunizou 63.361 pessoas, atingindo apenas 44% do público. 
Além das cidades que estão abaixo da meta, outros 61 municípios têm cobertura abaixo da meta em algum grupo populacional alvo da campanha de vacinação. 
Até a última sexta-feira (3), a cobertura total da vacinação contra a gripe no Ceará estava em 77,29%, com metas cumpridas apenas para os trabalhadores de saúde (82,43%), mulheres com até 45 dias pós-parto (95,55%) e indígenas (100,40%). Nos demais grupos populacionais, as coberturas estão em 73,18% das crianças, 76,47% das gestantes e 78,84% dos idosos.
Para que o Ceará cumpra a meta de vacinação, aSecretaria da Saúde do Estado está mobilizando os 91 municípios com pendências de imunização para que intensifiquem a vacinação dos grupos prioritários, com busca ativa de pessoas não vacinadas e outras formas de mobilização da população, a critério das secretarias municipais de saúde. Ainda faltam ser vacinadas no Ceará 153.025 crianças de 6 meses a menos de 5 anos, 22.047 gestantes e 195.645 idosos acima de 60 anos.
Veja a situação de cada município:
Arte: Divulgação Governo do Estado
Diário Online


Chuvas do mês superam média histórica no Ceará

Chuva já supera em 164% a média do mês no Ceará




Estado registrou precipitações em 96 municípios ontem; Beberibe teve o maior volume de chuva 
No Ceará, dos dias 1º a 5 de julho, já choveu 164,4% a mais do que o previsto para o mês. Em cinco dias, foram registrados 40,7 milímetros de precipitação, enquanto a média histórica de julho do Estado é de 15,4 mm, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ainda conforme o órgão, por ser um mês de pós-estação chuvosa, julho, normalmente, apresenta poucas precipitações.
Ontem, também segundo a Funceme, choveu em 96 dos 184 municípios cearenses. Com chuva de 140 milímetros, o município de Beberibe, situado no litoral leste, registrou o maior volume do Estado. Em seguida, estão as cidades de Solonópole (95 mm), Palmácia (92 mm), Aracati (89 mm), Guaramiranga (86.4 mm), Ocara (83 mm), Pacajus (83 mm), Eusébio (81 mm), Cascavel (72.1 mm) e Chorozinho (72 mm). Na Capital, a precipitação foi de 42 mm.
Houve o sangramento dos açudes Tijuquinha, em Baturité, e Gameleiras e Quandú, em Itapipoca. Segundo a Funceme, a nebulosidade de ontem estava associada à formação de áreas de instabilidade em virtude da atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) sobre o setor norte do Nordeste brasileiro, sistema atmosférico típico de pós-estação chuvosa do Ceará.
Em Aracoiaba, na região do Maciço de Baturité, a ponte da cidade lotou pela manhã. A população queria ver de perto a correnteza. Outros preferiram pular na água.
Apesar da quantidade significativa de chuva, nenhum grande estrago foi registrado em Beberibe. Mesmo tendo ficado com os braços cruzados por causa do fraco movimento em decorrência da chuva, os bugueiros comemoraram o domingo nublado em Beberibe.
"Quanto mais água, melhor. A gente, que é bugueiro, fica sem trabalhar, mas acha é bom, porque está tudo muito seco. A Lagoa de Uruaú está totalmente seca. Tomara que chova uns três dias, sem parar. A situação está tão crítica que, neste ano, nem Carnaval teve", comenta o bugueiro Ricardo da Costa Nascimento, 37.
Falta d'água
Já o também bugueiro Roberto da Silva Gama, 30, que trabalha em Beberibe, mas mora em Morro Branco, reclama da falta d'água naquela localidade. Ele conta que, antes, só tinha à noite, mas agora, não chega o líquido de jeito nenhum. O que salva é o chafariz, que está sempre lotado.
O problema é o mesmo pelo qual passa a dona de casa Gracilene Almeida Nascimento, 45, residente no Morro Branco. Ela conta que, há oito semanas, não chega água da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) na torneira de sua casa. Ainda assim, todo mês enviam a conta com a cobrança, como se o fornecimento estivesse normal.
"Pior que a gente paga o papel, mas não usufrui do serviço. É complicado, hora nenhuma tem água. Todos os dias, tenho que ir no chafariz. A roupa a gente lava lá embaixo, em uma bica na praia. A gente liga para a Cagece e eles só dizem que vão resolver, para a gente ter paciência, mas a conta vem a mesma. Não vou mais pagar, não tem água mesmo", afirma.
Só escapa quem não depende da água da Cagece, como é o caso do pescador aposentado Raimundo Adriano dos Santos, 80. Como o fornecimento em sua residência é feito através de cisterna, ele não teve problemas. E quando precisa, disse que recorre ao chafariz. "É uma água muito boa, a gente usa para beber e tudo", comenta.
Através da assessoria de imprensa, a Cagece esclarece que, em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Prefeitura de Beberibe, está fazendo a substituição da tubulação que transporta a água para a adutora.
Conforme o órgão, o serviço teria sido concluído neste domingo - de substituição da tubulação e retirada de vazamentos. A partir de hoje, o bombeamento da água volta a operar, mas ainda em fase de teste. Por esse motivo, o retorno do abastecimento não será imediato.


Diário Online