-->

segunda-feira, 1 de março de 2021

Os melhores PNEUS e Baterias para o seu carro em Russas CE

 Rua 25 de Agosto

Org; Ricardo Amaral

SEMED divulga a primeira Lista de Convocação referente ao Edital 001/2021, da Seleção Simplificada para Professores.

 A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED), no uso das atribuições que lhe são conferidas, torna pública a primeira lista de convocação aos professores participantes da Seleção Simplificada conforme Edital nº 001/2021, para suprirem carências temporárias da Rede Municipal de Ensino de Russas.

Os professores convocados devem comparecer ao locais de lotação conforme data e horário informados em anexo, portando documento com foto (Identidade, CNH, entre outros) e a cópia do diploma, a fim de comprovar a habilitação para disciplina/área de conhecimento a qual se inscreveu.

A SEMED informa, ainda, que outra lista de convocação, contemplando as vagas na Sede e Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, será publicada até quarta-feira desta semana.

Para lista de convocação completa, clique no link abaixo:

LISTA DE CONVOCAÇÃO Nº 01 – SELEÇÃO PARA PROFESSORES (1)

Decreto Municipal prorroga medidas gerais de isolamento social até o próximo domingo, 7.


O novo Decreto Municipal Nº 036/2021, prorrogando as medidas gerais de isolamento social que serão válidas até o próximo domingo, dia 7 de março. Fotos: Elle Freitas

Seguindo recomendações do Governo do Estado, o prefeito Sávio Gurgel assinou na manhã desta segunda-feira (01), o novo Decreto Municipal Nº 036/2021, prorrogando as medidas gerais de isolamento social que serão válidas até o próximo domingo, dia 7 de março. A assinatura ocorreu após reunião com a Secretária de Saúde, Kelly Leitão, a Procuradora Geral do município, Ticiana Sampaio e a Primeira-dama, Adryana Santiago.

O novo Decreto considera as recomendações contidas no Decreto Estadual Nº33.955, de 26 de fevereiro de 2021 e no Ofício Circular GABSEC nº 624/2021-GABSEC de 25 de fevereiro de 2021, que classifica os municípios cearenses de acordo com os níveis de alerta relacionados a disseminação pela COVID-19.

O município de Russas ainda se encontra situação de alerta, que requer ações para evitar a disseminação do vírus. Desta forma, o novo Decreto Municipal de Nº 036/2021, segue a recomendação do Decreto Estadual Nº33.955, de 26 de fevereiro de 2021, ambos válidos até o próximo domingo, dia 7 de março. Entre as novas medidas estão:

– É vedada a realização de festas e eventos, em ambientes abertos ou fechados, incluindo clubes, sítios chácaras, balneários ou similares, seja iniciativa pública ou privada;

– Toque de recolher entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e entre 19h e 5h aos sábados e domingos, salvo em funções de serviços de entrega, deslocamento à rodoviária para viagens, para exercício da advocacia e serviços essenciais descritas no §1 do Art. 5º;

– O comércio funcionará de segunda à sexta-feira até às 17h. Outras atividades econômicas e religiosas, até às 19h. Serviços essenciais podem funcionar após esse horário;

– No sábado e domingo, restaurantes funcionam até às 15h e outras atividades econômicas e religiosas até às 17;

– Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;

– Instituições religiosas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade e estimular as celebrações de forma virtual;

– Suspensão de aulas e atividades presenciais, de ensino público ou privado, salvo em relação a atividade cujo ensino remoto seja inviável, sejam: aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive internato, e atividades de berçário e da educação infantil para crianças de zero a 3 (três) anos;

– Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;

– Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;

– Fica suspenso o atendimento presencial ao público na área administrativa da prefeitura de Russas, devendo as demandas, consultas e informações, serem solicitadas por telefone ou e-mail, ressalvando quando o atendimento remoto for inviável ou incompatível;

– Os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão obedecer às medidas sanitárias;

– As denúncias acerca do descumprimento do decreto deverão ser encaminhadas para o e-mail denunciacovid@russas.ce.gov.br e pelo telefone/WhatsApp (88) 9 9965-4634 – COPON/Russas.


O prefeito Sávio Gurgel ressaltou a relevância dessas ações, nesse momento de alta nos números de casos da doença em todo Estado. “O Governador Camilo Santana vem tomando as medidas necessárias para tentar frear o avanço das contaminações por Covid-19 no Estado e os município precisam cada um fazer a sua parte, para fortalecer uma luta que é não só dos russanos, mas de todo cearense”, afirmou.

Para acessar o documentos na íntegra, cliques nos links abaixo:

Decreto Municipal nº 036.2021

DECRETO ESTADUAL 26.02

Circular-2021-0624-2

Russas já aplicou 2.397 doses de vacinas contra Covid-19*


Agentes Comunitários de Saúde (ACM) já estão recebendo a 2ª dose da vacina Coronavac/Sinovac. Fotos: Elle Freitas

 

Até as 11h desta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS), já aplicou 2.397 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 1.873 aplicadas em primeiras doses e outros 524 nas segundas doses da vacinação. As vacinas seguirão sendo aplicadas na próxima segunda-feira (01).

As últimas doses que chegaram ao município na última quinta-feira (25), quando foram recebidas 780 novas doses que serão destinadas para dar continuidade as primeiras doses da Primeira Etapa do Plano Nacional de Vacinação, sendo 150 doses da Coronavac/Sinovac, destinadas a vacinar os profissionais de saúde e 630 doses da Oxford/Astrazeneca, para vacinar os idosos acima de 75 anos. Ao todo, o município já recebeu, 3.390 doses de vacinas sendo 2.530 para as primeiras doses e 860 doses para as segundas.

Intervalo

A vacina Coronavac/Sinovac é administrada em duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas, já a vacina AstraZeneca/Oxford, também administrada em duas doses, tem o intervalo de doze semanas para o reforço da vacina. Até o momento, apenas 524 pessoas que tomaram as duas doses da Coronavac/Sinovac, estão imunizadas contra a Covid-19.

Grupos Prioritários

A vacinação contra Covid-19 segue uma ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Imunização, divididos em quatro fases:

Primeira fase: trabalhadores da saúde, Idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras);
Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Meta de Vacinação

Segundo a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Lana Michelle, a meta de vacinação é formulada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para o município de Russas, com base nos dados do município. O público da 1ª Fase, seguirá da seguinte forma:

– Profissionais de saúde: a meta é imunizar 1.815 profissionais; 1.209 já tomaram a 1ª dose e 504 tomaram a 2ª dose;
– Idosos acima de 75 anos: a meta é imunizar 2.712; 640 tomaram a primeira dose;
– Idosos institucionalizados: a meta é imunizar 25; 24 tomaram a 1ª dose; e 23 tomaram a segunda dose.

*ERRATA: Informamos que, devido a um ERRO na contagem das doses aplicadas, o número divulgado na última sexta-feira, 26 de fevereiro, foi atualizado nesta segunda-feira 1 de março, às 17h30min. Pedimos desculpas pelo ERRO e reforçamos nosso compromisso com a TRANSPARÊNCIA e a INFORMAÇÃO.

Lira anuncia 140 milhões de doses até maio e auxílio emergencial de R$ 250

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta segunda-feira (1º) que o governo se comprometeu a entregar 140 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até maio. Lira fez a afirmação no programa Fala Brasil, da TV Record. Segundo ele, o tema foi tratado em reunião neste domingo no Palácio da Alvorada com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Lira destacou que foi estabelecido um calendário bastante otimista em relação à imunização dos brasileiros . “Se as perspectivas correm bem, com importação de insumos e fabricação [dos imunizantes] podemos ter 140 milhões de vacinas para março, abril e maio. Estamos trabalhando para isso, é a única saída que nós temos para garantir a saúde da população e a manutenção da economia”, afirmou Lira.


Auxílio

Arthur Lira também afirmou que, na reunião com Bolsonaro, ficou acertado o valor de R$ 250 para uma nova rodada do auxílio emergencial pelo período de quatro meses, de março a junho. Segundo Lira, durante esse período, o Parlamento vai buscar aprovar um novo programa social que seja permanente.

PEC das Prerrogativas

Na entrevista, Lira negou que a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Prerrogativas (PEC 3/21) seja uma forma de blindar o Parlamento. Segundo ele, o objetivo é garantir ao Judiciário um regramento claro para poder agir e garantir a imunidade de voz e voto do parlamentar. O presidente da Câmara voltou a afirmar que a proposta não representa imunidade absoluta e destacou que o deputado Daniel Silveira foi preso por extrapolar preceitos constitucionais.

“A PEC foi tratada, a meu ver, de maneira injusta, tem que se preocupar como ela sai e não como ela chega, e nós votamos apenas a admissibilidade. Vamos votar de maneira transparente para não ficar dúvidas para população de que se trata de imunidade de voz e voto”, disse Lira.

Reformas e Privatizações

Lira também reafirmou que espera votar a reforma administrativa no Plenário da Câmara em até dois meses, e a tributária, em até oito. Em relação às privatizações, Lira destacou que nesta semana irá indicar um relator para a matéria. Estão tramitando na Câmara duas proposições que autorizam o governo a privatizar a Eletrobras e os Correios.

Impeachment e CPI

Arthur Lira afirmou que ainda não teve tempo de se debruçar sobre os mais de 60 pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Ele disse que é um tema que deve ser tratado com responsabilidade e seriedade. Lira voltou a afirmar que é contrário a uma Comissão Parlamentar de Inquérito neste momento para apurar eventuais responsabilidades na condução do combate à pandemia. Mas não descartou uma investigação no futuro.

“O momento agora é que nós todos possamos debater ações conjuntas, a classe politica e a população, para trazer vacinas, mais leitos e saídas emergenciais com reformas. Depois disso, a gente vai ter oportunidade de fazer essa ou aquela CPI para investigar e punir eventuais erros”, destacou. (CN7)



Boletim Coronavírus (COVID-19) em Russas CE

 Atualizado em: 01/03/21 às 17h00

Suspeitoa - 388

Descartados - 5.992

Confirmados  - 5.035

Curados - 4.927

Obito - 80

Total 11.499 desde o inicio do (COVID 19 )

TABULEIRO DO NORTE CE HOMICIDIO A BALA

 

Segundo informacões aconteceu um Homicídio agora a pouco na localidade de Pedra preta, em Tabuleiro do norte, a vítima conhecida como Graça, a mesma trafegava em sua moto quando foi surpreendida com vários disparos de arma de fogo, a vítima é de Quixeré e morava no Saco verde.

Blog; Erivando Lima



Programa Jornal da Nativa 1ª edição as 6 horas da manhã na radio e tv web nativa de Russas CE

 radioetvwebnativaderussas; 

Whatsapp; 88 9 9325 5996

Genilson Marques e Erivando Lima






Radio e Tv Web Nativa transmite nesta terça 2 de Março sessã da cãmara municipal de Russas CE

 radioetvwebnativaderussas

Transmissãoas 8;30 minutos 

Direção; Erivando Lima e Genilsom Marques

Dez presos serram grades para tentar fugir de penitenciária no Ceará

Policiais penais impediram a fuga, quando os internos já estavam no pátio de banho de sol do IPPOO II, em Itaitinga.

Por G1 CE

Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, na Grande Fortaleza — Foto: Reprodução


Dez internos do sistema penitenciário do Ceará serraram grades de dois acessos diferentes de um presídio para tentar fugir, durante a madrugada deste domingo (28). A tentativa de fuga ocorreu no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, na Grande Fortaleza.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), policiais penais impediram a tentativa após os internos chegarem até o pátio de banho de sol. Os suspeitos estão recolhidos e, conforme a pasta, vão responder criminalmente, além de ter contra si instaurados processos administrativos disciplinares.

A SAP afirmou que já iniciou apuração interna a fim de descobrir como se deu a tentativa de fuga. Segundo a Secretaria, o IPPOO II tem 1.224 vagas para internos do sistema prisional, mas tem em suas grades 1.804 pessoas privadas de liberdade. Para esse montante de apenados, 178 policiais penais se dividem durante os turnos.

Conforme a pasta, foi iniciado o processo de transferência de 50 policiais penais que trabalham no interior do Ceará, como foi solicitado pelo Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindippen). As unidades das quais os servidores estão sendo deslocados têm baixa população carcerária.

Governador petista diz que abrir leitos vai levar a aglomeração

 

Fala foi uma resposta a um seguidor, que questionou a demora para a abertura dos hospitais de campanha.

Em comentário em rede social, o governador Rui Costa (PT), da Bahia, disse que não adianta abrir mais leitos de UTI, pois a população pode entender errado e continuar aglomerando.

A fala foi uma resposta a um seguidor, que questionou a demora para a abertura dos hospitais de campanha.

– Reabre logo os hospitais de campanha, tá (sic) esperando o quê, irmão? – escreveu o internauta.

Rui Costa respondeu, contudo, que o governo não pode ficar “remediando”.

– Não adianta ficar abrindo mais leitos, porque a população pode entender de forma equivocada e continuar aglomerando, achando que nós vamos continuar abrindo leitos eternamente, sempre esticando a corda – escreveu.

O governador acrescentou que as unidades de campanha “estão em funcionamento”, exceto pela Arena Fonte Nova, e dezenas de novos leitos “foram abertos” em diversas regiões do estado.

De qualquer forma, a fala não repercutiu bem, já que o estado tem sido severamente atingido pela crise no sistema de saúde. Na última quinta-feira (25), a taxa de ocupação das UTIs ultrapassava 83%.

A Bahia já registrou 681 mil casos, possui 648 mil recuperados, e 11.729 mortes decorrentes da doença. (Pleno News)

Russas CE; plantão policial

 


RUSSAS

 DESCUMPRIMENTO AO DECRETO ESTADUAL

Por volta das 20h30min de sábado, a Polícia Militar foi acionada dando conta que estava acontecendo um evento festivo com uso de paredão de som e ocasionando aglomeração de pessoas, na comunidade de Parelhas em Russas. Ao chegarem no local, os policiais constataram a veracidade do fato, identificando os organizadores do evento e os conduzindo até à Delegacia de Polícia, por descumprimento ao Decreto Estadual nº 33.955 de 26.02.2021, onde foi lavrado um TCO em desfavor dos mesmos.

RUSSAS

 DESCUMPRIMENTO AO DECRETO ESTADUAL

Durante a madrugada de domingo, Policiais Militares conduziram à Delegacia de Polícia, um jovem de 24 anos, que se encontrava na Praça Monsenhor João Luiz em Russas, sem nenhuma justificativa para estar no local, descumprindo assim o Decreto Estadual nº 33.955, Artigo 6º, “Toque de Recolher”, em desfavor do mesmo foi lavrado um Boletim de Ocorrência.

LIMOEIRO DO NORTE

DESCUMPRIMENTO AO DECRETO ESTADUAL

Por volta das 17h30min de sábado em Limoeiro do Norte, as equipes de fiscalização ao Decreto Estadual nº 33.955, e Decreto Municipal nº 277/2021, receberam denúncias de que estava ocorrendo aglomeração de pessoas em um estabelecimento, espaço usado como bar. Ao chegarem no local, as equipes de fiscalização perceberam a presença de aproximadamente 40 pessoas, a maioria consumindo bebidas alcoólicas, descumprindo os Decretos Estadual e Municipal. No momento da abordagem ficou constatado que o referido estabelecimento não possuía Alvará Sanitário, Alvará do Corpo de Bombeiros, bem como, Alvará de Funcionamento. Na hora da abordagem o proprietário do estabelecimento não se encontrava presente, apenas um funcionário que fazia o atendimento dos presentes e que respondia pelo local, sendo o mesmo conduzido à Delegacia de Polícia em Russas para os procedimentos legais.

JAGUARUANA

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO 

Por volta das 07h40min de domingo, na comunidade de Figueiredo do Epifânio, zona rural de Jaguaruana, a Polícia Militar prendeu um indivíduo de 45 anos, residente na referida comunidade, onde foi flagrado com drogas na sua residência. Nas buscas os policiais encontraram maconha e uma espingarda tipo socadeira. Parte da droga estava enterrada no quintal de sua casa, além de uma quantia dinheiro proveniente do tráfico. O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia em Russas juntamente com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante.

RUSSAS

DESCUMPRIMENTO AO DECRETO ESTADUAL

Por volta de 18h de domingo, na Pitombeira I, zona rural de Russas, um homem foi conduzido à Delegacia de Polícia por estar desobedecendo ao Decreto Estadual 33.955. 

RUSSAS

DESCUMPRIMENTO AO DECRETO ESTADUAL

Por volta de 22h10min de domingo, na rua Samuel Fernandes Ribeiro em Russas, a Polícia Militar conduziu um senhor à Delegacia de Polícia por descumprir ao Decreto Estadual 33.955. 

TABULEIRO DO NORTE

FURTO DE MOTO

Por volta das 16h30min de domingo, na localidade do Sítio Juazeiro em Tabuleiro do Norte, foi furtada uma Moto CG 150 FAN, vermelha, placa OIF-8528, a mesma foi furtada no local conhecido por Rio da CAGECE.

LIMOEIRO DO NORTE

DESCUMPRIMENTO AO DECRETO ESTADUAL

Por volta das 17h10min de domingo, na comunidade de Sítio Espinho, zona rural de Limoeiro do Norte, foi constatado que um bar estava em funcionamento com aglomerações de pessoas. O proprietário por estar descumprindo ao Decreto Estadual foi conduzido à Delegacia Polícia em Russas para os procedimentos legais

LIMOEIRO DO NORTE

DESCUMPRIMENTO AO DECRETO ESTADUAL

Por volta das 19h14min de domingo, na localidade de Sítio Ipu, zona rural de Limoeiro do Norte, foi constatado que um bar estava funcionando com um evento festivo, com aproximadamente 20(vinte) pessoas. O responsável pelo evento foi identificado e conduzido à Delegacia de Polícia em Russas para os procedimentos legais em virtude do descumprimento ao Decreto Estadual.



Fonte;

Os melhores PNEUS e Batrias para o seu carro em Russas CE

Rua 25 de Agosto

Org; Ricardo Amaral

Delegacia apura tiroteio em Viçosa do Ceará que acabou com um morto e um ferido

 

Um homicídio e uma tentativa de homicídio ocorreram neste domingo (28) em Viçosa do Ceará, a 417 km de Fortaleza, e são apurados pela Delegacia Regional de Tianguá.

Segundo os primeiros levantamentos, uma organização criminosa matou um rival e feriu outro a tiros, após identificá-los no município de Viçosa do Ceará, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Ainda acordo com a Secretaria, um suspeito foi detido após o crime e, com ele, uma arma de fogo apreendida durante as apurações policiais. Segundo a pasta, os criminosos foram até o local, no qual houve troca de tiros. A localização do tiroteio também não foi informada. A SSPDS não informou nome e idade ou gênero das vítimas.

"A dinâmica do crime, bem como o envolvimento de cada indivíduo é apurada pela Delegacia Regional de Tianguá, polo plantonista que atende ao município. A ocorrência está em andamento. Outras informações serão repassadas após conclusão do trabalho policial", informou em nota.

(G1/CE)