-->

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Preso homem acusado de roubo de celular no Centro de Sobral

 

Uma equipe da Base Móvel Comunitária da Igreja do Rosário no centro de Sobral, prendeu na tarde desta quarta-feira (27), um homem de 30 anos, acusado de roubar um aparelho celular de um vendedor ambulante na rua Ernesto Deocleciano na área comercial. A prisão ocorreu na altura da rua Domingos Olímpio.

Segundo a vítima, o autor passava no local quando acabou tentando roubar seu aparelho celular. Saindo em disparada e perseguido por populares, que logo acionaram a guarnição policial da base móvel que interceptaram e prenderam o acusado obrigando a lhe entregar o aparelho celular. 

As queixas são de que esse mesmo indivíduo já vem praticando vários delitos na área central. Com a prisão, o autor e o objeto apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil (DPC) para os devidos procedimentos legais.

Participaram da ação, a guarnição policial da Base Móvel Comunitária composta pelos Sargentos Sousa, Virgílio e Subinspetor Célio e Guarda Dayan, com apoio da equipe do ROMU motorizada.

O estranho caso da cura de um câncer após infecção por Covid-19

 

O seguinte caso clínico acaba de ser publicado no British Journal of Haemathology: um homem de 61 anos com inflamação nos gânglios e perda de peso estava recebendo hemodiálise para insuficiência renal em estágio terminal após um transplante de rim malsucedido.

Ele foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin clássico em estágio III (o linfoma afeta áreas de glânglios localizadas em ambos os lados do diafragma ou por cima do diafragma e no baço).

Logo após o diagnóstico, ele foi internado com falta de ar e diagnosticado com pneumonia por SARS-CoV-2, confirmado com exame PCR positivo. Após 11 dias, ele foi liberado para convalescer em casa. Corticosteroides e imunoquimioterapia não foram administrados.

Quatro meses depois, o inchaço dos nódulos havia diminuído e um PET scan revelou uma remissão generalizada do linfoma.

Segundo os autores, a hipótese é que a infecção pelo SARS-CoV-2 desencadeou uma resposta imune antitumoral: as citocinas inflamatórias produzidas em resposta à infecção poderiam ter ativado células T específicas com antígenos tumorais e células naturalmente assassinas contra o tumor. O SARS-CoV-2 curou seu linfoma.

Magia?

Aparentemente, caso semelhante já havia sido descrito em outros tipos de linfomas que haviam apresentado remissão espontaneamente antes do tratamento devido ao efeito antitumoral de pneumonia infecciosa e colite (inflamação intestinal) por Clostridium difficile.

Em última análise, isso não é tão surpreendente. Os microorganismos podem não apenas causar câncer, mas também ajudar a curá-lo. No final do século 19, um médico de Nova York chamado William B. Coley desenvolveu um tratamento contra o câncer com uma preparação bacteriana chamada toxinas de Coley.

Este médico descobriu que pacientes com câncer que também tiveram uma infecção responderam melhor do que pacientes sem infecção. Coley acreditava que a infecção estimulava o sistema imunológico a lutar contra o câncer e então desenvolveu um coquetel de bactérias Streptococcus pyogenes e Serratia marcescens, que injetava diretamente no tumor.

Durante anos nos Estados Unidos, pacientes com alguns tipos de câncer incuráveis ​​foram tratados com combinações de bactérias e toxinas, em muitos casos com sucesso.

(BBC)



Vereador de Lavras da Mangabeira sugere beber álcool para combater covid

 Titil Lobo ainda usou ditado para dizer que nenhum bêbado morreu de covid.

O vereador de Lavras da Mangabeira Titil Lobo sugeriu durante sessão na Câmara a ingestão de álcool no combate à covid-19. A fala aconteceu ontem (26).

“Se o álcool protege e mata o vírus, então eu vou beber o álcool. Eu vou me proteger. Até porque tem um ditado popular [dizendo] que nenhum bêbo morreu de covid”, disse o vereador.

Em tempo

O parlamentar contestou um decreto municipal que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em restaurantes, por conta da pandemia.
Fonte: CN7

Bandido é morto a tiros durante assalto a uma padaria em Fortaleza

 

Mais uma tentativa de assalto termina em tiroteio e morte em Fortaleza. O caso ocorreu no começo da manhã desta quarta-feira (27), na Zona Sul da Capital. Dois bandidos tentaram praticar um roubo a uma padaria, no bairro Vila Peri, mas um agente da Segurança Pública que passava pelo local, à paisana, reagiu.

Na troca de tiros no local, um dos assaltantes acabou sendo baleado e morto no momento em que tentava fugir numa motocicleta. Ele tombou ao lado do veículo, no cruzamento das ruas Costa Freire e Plácido de Castro. O comparsa tentou fugir, mas foi também baleado e socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital de emergência daquela região da cidade.

O bandido morto não foi ainda identificado. Seu corpo foi levado para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde aguardará reconhecimento por parte de familiares.

Já o assaltante baleado – atingido a tiros em uma das pernas – será conduzido a uma delegacia para ser autuado em flagrante logo que receba alta médica.

O agente da Segurança Pública (identidade preservada) apresentou-se espontaneamente na delegacia da região, onde foi ouvido e liberado em seguida.

Policial ferido

Em outra ocorrência semelhante, na manhã de segunda-feira (27), um policial penal ficou ferido ao reagir a um assalto no Centro de Fortaleza. O agente foi atacado quando seguia para uma agência bancária. Na noite desta terça-feira (26), três suspeitos do crime foram detidos pela Polícia Civil.

(Fernando Ribeiro)




Prefeitura de Russas busca parceria com IDT/CE para entrega de carteiras de trabalho.

 

(A esq.) Coord do Seguro-Desemprego do IDT, Neto Oliveira; Sec. de Desenvolvimento do município, Ari Célio Reges Mendes; e presidente do IDT, Gilvan Mendes. Foto: Ascom

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Comércio, Ari Célio Reges Mendes, esteve na manhã desta terça-feira (26) em reunião com presidente do IDT, Gilvan Mendes e com o coordenador do Seguro-Desemprego do IDT, Neto Oliveira.

A reunião foi para firmar parceria para a entrega de aproximadamente 90 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), das pessoas que solicitaram o documento nos anos de 2019 e 2020.

Para auxiliar os trabalhadores no recebimento do documento, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e a Prefeitura de Russas, irão disponibiliza um local para a entrega na cidade.

“Essas foram as últimas carteiras emitidas em meio físico, agora o trabalhador deverá baixar a carteira no próprio celular através de um aplicativo Carteira de Trabalho Digital, do Ministério da Cidadania. E vale ressaltar que aqueles que não receberem o documento agora, ficará impedido de baixar a nova carteira digital e terá que ir à Delegacia Regional do Trabalho, na capital, para receber o documento”, frisou o secretário Ari Célio Reges Mendes.

A Carteira de Trabalho é um documento fundamental para qualquer trabalhador, por ser um documento de identificação profissional onde são anotadas diversas informações sobre o contrato de trabalho, bem como o tempo de serviço para fins previdenciários.

Em breve será divulgado o local de entrega e a lista do trabalhadores que receberão a Carteira de Trabalho.

Boletim desta terça-feira, 26, registra dois óbitos por Covd-19.

 boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado nesta terça-feira, 26, mostra que o município de Russas registrou mais dois óbitos ocasionados pela doença. As informações são da  Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

Desde o início da pandemia, o município registra 78 mortes pelo novo coronavírus. No total, foram contabilizados 4.421 casos confirmados da doença. Atualmente, 47 pessoas estão em isolamento domiciliar e três estão internadas.

Acompanhe os números do boletim:

 

Seculte convida artistas para reunião virtual sobre prestação de contas dos subsídios da Lei Aldir Blanc

 

 

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Russas realizará na próxima quinta-feira, 28, reunião com artistas, grupos e representantes de espaços e empresas culturais que receberam o subsídio da Lei Aldir Blanc e que precisam prestar contas com o município e com o Governo Federal. Por causa da pandemia da COVID-19, a reunião será on-line, por meio da plataforma Google Meet, com início às 9h. 

O objetivo da reunião é orientar os beneficiários a fazerem a prestação de contas e aplicação dos recursos de acordo com a Lei de emergência cultural N° 14.017/20. 

Lei Aldir Blanc em Russas

A Lei Aldir Blanc consiste em uma ação do governo federal que prevê o auxílio financeiro ao setor cultural brasileiro. A iniciativa tem o objetivo de apoiar profissionais da área da Cultura, que sofreram com o forte impacto das medidas de distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus.

O município de Russas foi contemplado com o valor de R$ 562 mil reais para a classe artística local. Desse modo, por meio da secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, o governo municipal divulgou amplamente as condições nas quais os possíveis beneficiários estariam inseridos. 

O recurso garantiu subsídio mensal para 15 espaços artísticos ou culturais, que tiveram suas atividades interrompidas; apoiou 73 projetos de artistas da nossa cidade; além de 34 projetos que visam estimular a formação, produção, criação e fruição das artes no âmbito do município.

Saiba Mais

Reunião virtual para prestação de contas 

dos repasses da Lei Aldir Blanc em Russas

Russas CE; plantão policial

 RUSSAS

ROUBO A PESSOAS 

Por volta das 19h30min de ontem, na localidade de Bento Pereira, zona rural de Russas, 02 (dois) indivíduos encapuzados, abordaram um grupo de pessoas que estava em uma residência, onde roubaram aparelhos celulares e outros pertences. Segundo as vítimas, os meliantes ainda efetuaram disparos de arma de fogo para o alto e agrediram uma das vítimas que estava no local, em seguida fugiram.

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE

HOMICIDIO A BALA

Por volta das 18h10min de ontem, ocorreu um homicídio a bala na passagem molhada do Rio Jaguaribe, que liga a cidade de São João à comunidade de Sitio Cocos, zona rural de São João do Jaguaribe. A vítima foi identificada como sendo a pessoa de FRANCISCO AÉCIO VIEIRA CHAVES, 51 anos, natural de Morada Nova, residente em São João do Jaguaribe. Até o momento nada se sabe sobre a autoria do crime.

Fonte; PM CE


É falso que Bolsonaro gastou R$ 15 milhões em leite condensado

 

Valor corresponde aos gastos com o alimento por todos os órgãos do governo federal.

Após a divulgação, pelo portal Metrópoles, do que seria uma planilha dos gastos do governo federal com alimentos e bebidas em 2020, usuários de redes sociais passaram a comentar os valores. E surgiu, nas redes sociais, o boato de que o presidente Jair Bolsonaro seria o responsável por gastar, sozinho, R$ 15 milhões em leite condensado.

A informação, no entanto, é falsa, já que o valor equivale aos gastos com o produto de todos órgãos do Poder Executivo no ano passado.

De acordo com o veículo, o governo federal gastou R$ 1,8 bilhão na compra de mantimentos, o que representaria um aumento de 20% na comparação com 2019. Além disso, o veículo deu exemplos dos produtos, entre eles os R$ 15,6 milhões em leite condensado.

Do valor total, R$ 14,2 milhões foram gastos do Ministério da Defesa e utilizados na alimentação do efetivo de todas as Forças Armadas. De acordo com a Pasta, são cerca de 370 mil pessoas.

Já o restante dos valores utilizados na compra de leite condensado veio dos ministérios da Educação (R$ 1 milhão), da Justiça (R$ 327 mil) e da Saúde (R$ 61 mil).
As informações são do portal Pleno News



Agentes da PRF interceptam carga de 9,5 toneladas de maconha

 

De acordo com informações da PRF, esta é a maior apreensão realizada este ano em Dourados.

Uma carreta com mais de 9,5 toneladas de maconha foi apreendida, nesta segunda-feira (25), em Dourados, no Mato Grosso do Sul. 

A droga foi interceptada durante operação realizada pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na MS-276. 

A ação do crime organizado pode ser vista na apreensão, uma vez que a droga estava dividida em fardos coloridos e teria diversos destinos. 

Os fardos estavam camuflados em uma carga de milho em uma carreta branca. 

Além disso os agentes da PRF também apreenderam outra carreta, de cor vermelha, que era usado por um “batedor”. 

Os condutores dos dois veículos, um de 37 anos e outro de 36, relataram que pretendiam levar a maconha para o Rio Grande do Sul.

(Renovamidia)



Idosa de 117 anos está entre as primeiras vacinadas contra a Covid-19 na cidade de Sobral

 

O Município deu início na tarde desta terça-feira (26) ao processo de imunização em idosos com mais de 75 anos.

O Município de Sobral, na região Norte do Estado, iniciou na tarde desta terça-feira (26) a vacinação contra o novo coronavírus em idosos com mais de 75 anos. O imunizante utilizado nesta etapa é o desenvolvido através da parceria entre a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford que chegou ao Estado na noite do último sábado (23).

A primeira idosa a ser vacinada foi Luiza Alves da Silva, de 117 anos. Ela recebeu uma equipe de agentes da Secretaria da Saúde do Município na casa em que vive, no Residencial Nova Caiçara. Sem comorbidade, Dona Luiza faz uso de sonda nasogástrica (de alimentação) e foi adotada por sua cuidadora há oito anos. Após a imunização, a idosa ergueu os braços em gesto de comemoração. 

"Apesar da idade, ela não tem nenhum problema de saúde. No início ela não queria tomar a vacina, mas diante das orientações da enfermeira, ela se convenceu da importância e aceitou ser imunizada para quem sabe viver mais uns 20 anos", relatou em tom de otimismo a cuidadora Joana Pires do Nascimento. 


Doses

O Município recebeu, nesta segunda-feira, 1.030 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que serão destinadas exclusivamente ao público idoso. A imunização teve início nesta terça por idosos acamados e acima de 95 anos, totalizando cerca de 300. 

Após esta etapa, a Secretaria explica que será a vez dos idosos entre 90 94 anos, depois os de 85 a 90 anos, em seguida os 80 a 84 anos e assim por diante. "Ao todo, a meta é imunizar quase 5.700 idosos acima dos 75 anos", pontuou a assessoria do Município. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, “todos os idosos serão vacinados em casa, conforme o cadastrado que já temos disponíveis nos 37 Centros da Saúde, portanto não será preciso agendado em site ou aplicativo”

O Município também recebeu outras 1.156 doses da vacina CoronaVac. Estas serão utilizadas para dar continuidade a imunização dos profissionais da saúde. Para este público, a orientação é de que eles realizem cadastramento e agendamento para vacinação, por meio do site da Prefeitura de Sobral.

Até o último sábado (23), Sobral já havia vacinado, entre profissionais e idosos institucionalizados, 972 pessoas.

(Diário do Nordeste)
Foto: Maristela Gláucia

PRF prende casal transportando mais de 3 milhões em cocaína

 

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um veículo que transportava 86,45 kg de cocaína, o que equivale no mercado a 3 milhões, seiscentos e nove mil, duzentos e oitenta e sete reais. O fato ocorreu na tarde desta terça-feira (26), nas proximidades de Paraipaba (CE).

Por volta das 16h30 de hoje (26/01), Policiais Rodoviários Federais, em deslocamento pela CE 085, nas proximidades de Paraipaba (CE) avistaram veículo MMC PAJERO de cor prata transitando de forma imprudente e negligente.

Seguindo o protocolo padrão, a equipe efetuou a abordagem para checar o estado do condutor e o motivo de tal conduta ao volante. Durante a abordagem, verificou-se tratar de um casal que foram entrevistas em separado e que apresentaram contradições em seus relatos.

Após uma revista mais detalhada e minuciosa no veículo, foram encontrados 82 tabletes de substância análoga a cocaína, totalizando 86, 450 kg, o que corresponde a 3 milhões, seiscentos e nove mil, duzentos e oitenta e sete reais.

A droga, o veículo e o casal foram encaminhados a Delegacia Especializada de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD).

Fonte: Portal PRF



Governo aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas; veja quem tem direito

 

O auxílio emergencial será pago a 196 mil pessoas na próxima quinta-feira (28), totalizando mais de R$ 248 milhões. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, após análise das contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

O grupo de beneficiários inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev , entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de outras cinco mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021. Eles receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito.

De acordo com o ministério, entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial . Outras 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, receberá a quarta e a quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão embolsar somente a quinta parcela.

Os recursos serão depositados na poupança social digital da Caixa e já estarão disponíveis no dia 28, tanto para movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem, quanto para saques e transferências para outros bancos.


Compras pela internet

Com o Caixa Tem é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code.

O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e transferir os recursos sem o pagamento de tarifas.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem , selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro, que pode ser feita nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.

Andreia Verdélio
Fonte: Economia Ig