-->

sábado, 29 de março de 2014

Prisão por porte ilegal de arma de fogo em Limoeiro




Hoje, dia 29/03, por volta de 11h30min, durante diligências realizadas na Vila de Fátima – localidade de Tomé – Chapada do Apodí, zona rural de Limoeiro do Norte, foi abordado a pessoa de JOSÉ ELIAS DE SOUSA VIDAL, 23 anos, natural de Limoeiro do Norte, residente na localidade de Lagoa da Casca, zona rural de Quixeré-CE, onde o mesmo, portava 01(um) revólver cal. 32 mm, marca importada, porém com uma placa metálica WESSON STRINGSIELD NASS U.S.A, capacidade para 06 cartuchos com 06 (seis) cartuchos intactos.

Foi-lhe dada voz de prisão e foi feita a condução do mesmo para à DPC de Morada Nova-CE para ser lavrado o auto de prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Créditos ao Blog do Tom.

Deputado Ariosto Holanda visita o Distrito de Lagoa Grande e trás projeto importante


 O deputado federal Ariosto Holanda esteve neste sábado dia 29 de março de 2014 fazendo uma visita o Distrito de Lagoa Grande, onde teve uma reunião com a comunidade onde ouviu várias reclamações e pedidos da população. 

Na oportunidade o deputado trouxe Atira Colo um projeto importantíssimo para os moradores daquele distrito A.P. L (Arranjo Produtivo Local) Projeto esse na área da apicultura, ou seja, criação de abelhas e produção de mel. A comunidade recebeu o projeto com muita alegria, a construção será feita no assentamento Croata Jandaíra onde foi encontrado o espaço adequado para a implantação do projeto. É bom lembrar que esse projeto será implantado em mais quatro distritos: Barracão, Peixe, São João de Deus e em Flores.  Além desse projeto o deputado também trouxe um projeto para a construção de banheiros no Cid (Centro de inclusão digital) Os moradores pediram ao deputado Ariosto Holanda que coloque uma emenda junto ao governo do estado para que seja feita a pavimentação asfáltica da estrada que liga BR 116 até o distrito de Lagoa Grande.


Deputado Ariosto Holanda entrega beneficio a população de Lagoa Grande




Distrito de Lagoa Grande, população diz: Estamos abandonados!


O blog Erivando Lima O Repórter fez uma visita hoje sábado dia 29 de março de 2014, por volta das 15h00min no Distrito de Lagoa Grande, ouviu os clamores da população. Eles afirmam que o distrito está totalmente abandonado pelo poder público municipal, pois falta água, segurança, dentista, emprego e etc. Os moradores lamentam, pois Lagoa grande é o segundo maior distrito de Russas, e não tem nenhuma pedra de calçamento, não tem uma praça e lamentam também a falta de um transporte por parte de empresas do município para transporta funcionários e se quiser trabalhar tem que alugar uma casa na cidade para que possa passar a semana e voltar para as suas residências somente aos sábados e domingos. Os moradores reclamam a falta de um Chegue e Pague para que eles possam efetuar os pagamentos citando como exemplo: Água, luz, telefone e etc. Lamentam também a troca da ambulância nova do distrito por uma ambulância velha. Vejam algumas fotos do distrito de Lagoa Grande:



Centro do Distrito de Lagoa Grande







Homicídio à bala em Limoeiro


Hoje, por volta de 19h30min, no Bairro Antônio Holanda (Cidade Alta), na Rua José Nunes Guerreiro,  mais precisamente no “Bar da Cleide”, foi executada à bala a pessoa de Elinalda Pinheiro Rocha, 36 anos, natural de Tabuleiro, solteira. 

A vítima foi atingida por vários disparos na cabeça e nas costas.
Créditos ao blog do Tom.



Leônidas Cristino, o candidato de Cid se Ciro não disputar o Senado


O desejo hoje do governador Cid Gomes é renunciar ao cargo para que Ciro concorra ao Senado. Ciro está empolgado com a política e entusiasmado com o projeto de ser senador da República. Há empecilhos imprevisíveis no caminho traçado por Cid. Primeiro foi a resistência do PT capitaneada pelo deputado federal José Guimarães. Depois, surgiram as dificuldades para convencer o vice-governador Domingos Filho a desistir de assumir o Governo e disputar um mandato de deputado estadual.
Se esses problemas obrigarem Cid a mudar seus planos, forçando-o hoje a adotar uma medida que ele não quer: permanecer à frente do Abolição – sua bagagem está toda sendo encaixotada na Residência Oficial e seu apartamento na rua José Lourenço está sendo preparado para seu retorno a partir do dia 6 de abril – o Governador já tem um plano B. Seu candidato ao Governo seria do PROS, e já estaria escolhido desde sua último descanso na Serra da Meruoca. Seria seu aliado de Sobral, o ex-ministro Leônidas Cristino.
Para ser escolhido candidato a governador do PROS, Leônidas tem o respaldo para  da mãe de Cid, Dona Maria José, de seus irmãos Ciro e Lúcio Gomes, de sua irmã Lia Gomes. O deputado estadual Ivo Gomes defende a candidatura da secretaria Izolda Cela e o governador Cid é voz minoritária a favor do nome do presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque. E Leônidas conta também com o respaldo de vários deputados federais e estaduais do PROS.
Até mesmo a atitude de Leônidas Cristino de fugir dos holofotes, evitando conceder entrevistas, retrata sua segurança que ele seria o ungido pelo governador Cid. A novidade é que Cid quer também interferir na escolha do PT para o Senado. Mesmo sem usar a palavra veto, o Governador preferiria que os petistas indicassem no caso de Ciro desistir de disputar o Senado, o deputado Nelson Martins ou Camilo Santana para fazer dobradinha com Leônidas Cristino. Essa possibilidade inexiste dentro do PT. Nem Nelson nem Camilo terão o apoio do PT para serem candidatos a senador.
Créditos ao Site Ceará News.

Roberto Claudio convida Tasso para ser senador de Cid, se Ciro desistir



O governador Cid Gomes está preparado até mesmo para o que ele não acredita que irá ocorrer: uma briga do PROS com o PT do deputado José Guimarães no Ceará. Mas, se isso acontecer, os estrategistas do PROS já articularam uma solução para esse rompimento. Numa missão sigilosa, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio visitou o ex-senador Tasso Jereissati. O encontro foi solicitado por Roberto a Tasso.
Na reunião, Tasso imaginava que os dois iriam discutir assuntos relacionados a administração de Fortaleza. Nunca passou pela cabeça do ex-senador do PSDB o real motivo da presença do prefeito de Fortaleza em seu escritório. Roberto Claudio foi sondar a Tasso sobre as chances dele apagar o passado recente de conflito com o governador Cid Gomes e seu irmão Ciro Gomes, e ser o candidato deles ao Senado, caso Cid desista de se desincompatibilizar inviabilizando a candidatura de Ciro senador.
Tasso Jereissati reafirmou para o prefeito Roberto Claudio que não é candidato ao Senado nas eleições deste ano. Diante das insistências de Roberto Claudio para que refletisse melhor e depois voltariam a debater novamente esse assunto, Tasso garantiu que sua decisão era definitiva. Estava descartando qualquer chance de fazer dobradinha com o ex-ministro Leônidas Cristino nas eleições ao Abolição este ano.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Mais 24 motos foram apreendidas em Limoeiro





Nesta Sexta, durante o período de 08h00min às 12h00min, foram realizadas Blitz barreira e saturação no intuito de coibir ações delituosas no centro de Limoeiro do Norte, sob o comando do Major Freitas, onde foram apreendidas 14 motos.

Por volta das 20h30min foram realizadas Blitz barreira e saturação no intuito de coibir ações delituosas, no centro de Limoeiro do Norte-CE, sob o comando do Major Freitas, onde foram apreendidas 3 motos.

Por volta de 21h30min, durante uma operação em conjunto com o DEMUT/Policia Militar, foram apreendidas 7 motos.

No total foram apreendidas 24 motos, por motivos como:

Licenciamento atrasado
Ausência de CNH
Pessoas sem habilitação
Excesso de passageiros
Sem lacre da placa
Descarga alterada

Veículo descaracterizado
_____________________ Créditos ao Blog do Tom

Chove em mais de 60 municípios neste sábado (29); Crateús registra 110 mm



Previsão para o resto do dia é de predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro, com possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas em todas as regiões cearenses

 
Confirmando previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fim de semana começou com chuva no Ceará. O órgão registrou precipitação em mais de 60 municípios do Estado até as 10h30 deste sábado (29). 
As maiores ocorrências foram nos municípios de Crateús (110 mm), Iracema (70 mm),Itaitinga (56 mm), Granja (54 mm), Viçosa do Ceará (54 mm) e Umirim (51 mm). 
Conforme a Funceme, através de imagens de satélite, há nuvens sobre todo o Estado associadas a áreas de instabilidade atmosféricas provenientes do Oceano Atlântico.
A previsão do tempo para este sábado é de predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro, com possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas em todas as regiões cearenses em virtude da formação de áreas de instabilidade atmosférica.
Para o domingo (30), a proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá deixar o céu com nebulosidade variável e chuva em todo o Ceará, no decorrer do dia.
Prognóstico confirma chuvas abaixo da média
Prognóstico confirma chuvas abaixo da média
As chuvas na maior parte do Ceará devem ficar abaixo da média histórica no trimestre de abril a junho, em uma área que se estende da Região Central ao Sul do Estado, segundo o novo prognóstico da Funceme divulgado na última quinta-feira (27). Este é o terceiro documento que confirma a tendência de irregularidade nas precipitações. Em 2014, o órgão já havia emitido dois prognósticos oficiais de chuva.
As precipitações abaixo da média e possível seca em 2015 estão preocupando o Estado em virtude da nova previsão, do fato de praticamente não ter havido recarga dos reservatórios de médio e grande porte no Estado, e da permanência do sistema El Niño para 2015, o que pode indicar um novo período de estiagem.
Créditos ao Site Diário do Nordeste.



“Minha candidatura ao Governo é irreversível”, avisa Eunício a Cid


O rompimento do governador Cid Gomes com o PMDB do senador Eunício Oliveira é hoje uma realidade incontestável da política cearense. Na conversa que Cid e Eunício tiveram de mais de duas horas na tarde de ontem no Palácio Abolição, o governador quis saber do seu ainda aliado, senador Eunício,” sua candidatura ao Governo do Ceará tem volta?”.
Eunício após fazer uma longa explanação sobre toda a sua lealdade a Cid nos últimos sete anos, disse: “ é desejo do meu partido, PMDB, ter um candidato a governador nas eleições deste ano. Sempre fui leal, e é hora de reciprocidade, Governador Cid. Não há motivos que impeçam o senhor de me apoiar. Mas, se esse apoio não puder ser dado, minha candidatura ao Governo é irreversível”.
Cid Gomes não demonstrou surpresa com a revelação de Eunício. O senador do PMDB deu um prazo até o dia 30 de abril para definir o cenário eleitoral no Ceará. Cid retrucou: “meu prazo é mais curto, acaba no dia 5 de abril. Até essa data tenho que decidir se fico no Governo ou se saio e Ciro é candidato ao Senado”.
Mesmo com Cid e Eunício se recusando a contar detalhes da conversa que tiveram, é possível afirmar categoricamente que o Governador comunicou ao senador peemedebista que deixará o cargo no próximo sábado para que seu irmão Ciro Gomes concorra a senador.

E se Ciro vem negando sua candidatura publicamente,  isso decorre da necessidade dele dar tempo a Cid para negociar com os partidos da base aliada, o PCdoB do senador Inácio Arruda, o PT do deputado federal José Guimarães e o próprio PMDB de Eunício. Ciro Gomes disputará o Senado e o candidato ao Governo de Cid não será Eunício Oliveira. Esse é o resultado do encontro de ontem no Abolição.
Outra conclusão da reunião no Abolição: o vice-governador Domingos Filho não tem o apoio do governador Cid para assumir o Governo do Ceará pelos próximos nove meses. Mesmo assumindo o compromisso de não disputar à reeleição, Cid exige que Domingos renuncie ao cargo e dispute um mandato de deputado estadual. Domingos resiste a ideia de renunciar. O nome que o governador Cid escolheu para assumir o comando do Estado pelos próximos 90 dias é do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gerardo Brígido. Ao final desse prazo, na eleição indireta da Assembleia Legislativa sai na frente para assumir o Governo do Ceará o chefe de gabinete Danilo Serpa.
Créditos ao Blog Ceará News.

Ceará possui menos da metade do efetivo ideal de policiais militares

O Estado do Ceará possui atualmente 16 mil policiais militares, um número longe do ideal que seria cerca de 35 mil. É o que traz o primero levantamento feito pela Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) após o primeiro encontro do Fórum Permanente de Debates e Propostas contra a Violência, que está debatendo saídas para combater a violência no Ceará.

O encontro, realizado na última segunda-feira, 24, teve a presença de entidades da sociedade civil, incluindo as associações dos magistrados, do Ministério Público, de delegados e policiais civis. O primeiro levantamento feito pela OAB foi divulgado nesta quinta-feira, 27.

As informações foram divulgadas em um documento intitulado de "Síntese de Ações" que trouxe também o déficit de policiais civis (1.924), de defensores públicos (290), de promotores de justiça (144) e de juízes (106). O documento destaca a exigência da Organização das Nações Unidas (ONU) quando diz que para cada fração de 250 habitantes deveria haver um policial.

Em contato com O POVO Online, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que não vai se pronunciar sobre os números levantados pela OAB.


O objetivo do Fórum é elaborar propostas de combate à violência no Estado. As reuniões serão realizadas às 11h30 das segundas-feiras, na sede da OAB-CE (Rua Lívio Barreto, 668 – Dionísio Torres). As discussões são abertas para qualquer entidade que tenha interesse de participar.

Créditos ao Site Miséria.

Eunício confirma para Cid que vai disputar o Governo do Estado



Se a expectativa maior era a de que o encontro entre o governador Cid Gomes (PROS) e o senador Eunício Oliveira (PMDB), ontem, no Palácio da Abolição, fosse esclarecer as dúvidas sobre como se dará o cenário eleitoral em torno da sucessão para o Governo do Estado, os dois, ao evitarem falar sobre o que conversaram, deixaram as mesmas interrogações de antes, com Eunício dizendo querer ser candidato e Cid afirmando que só tratará de nomes de candidatos ao Governo posteriormente.
A conversa dos dois já estava ensaiada. Pelo noticiário político anterior, com Eunício dizendo ser a vez dele de ser candidato ao Governo e de Cid Gomes afirmar que só trataria desse assunto mais para perto do mês de junho, nenhum fato novo deveria ser tratado entre os dois aliados desde o pleito estadual de 2006, quando Cid foi eleito para o seu primeiro mandato.

No Palácio da Abolição, nem Cid Gomes e nem Eunício Oliveira relataram o teor da conversa que tiveram, reservadamente. Duas horas depois da reunião, no entanto, a assessoria do senador informou ao Diário do Nordeste que o governador alegou, no encontro, que não poderá tomar nenhuma decisão antes de haver uma definição sobre a possibilidade de ele renunciar ao mandato, na próxima semana, para viabilizar uma possível candidatura de Ciro Gomes ao Senado, assunto destacado pelo Diário, no último domingo.
De acordo com a assessoria de Eunício Oliveira, após o senador explicar a vontade de o PMDB lançar o nome dele para disputar o Governo do Estado, o governador ressaltou que qualquer definição sobre esse processo só será alcançada após a próxima sexta-feira, prazo final para a desincompatibilização do cargo, e depois de conversas com os demais partidos da aliança.

Aliados
Logo após o encontro na sede do Governo, o senador participou de uma reunião interna com alguns correligionários do PMDB para expor o que foi discutido na conversa com o governador Cid Gomes, informou sua assessoria à imprensa. O governador Cid Gomes teria feito o mesmo a um grupo de liderados

Eunício Oliveira chegou ao Palácio da Abolição em torno das 13h e, após cerca de uma hora e meia de conversa com o governador a portas fechadas, somente Cid Gomes saiu pela entrada principal da sede do Governo, acompanhado apenas do seu chefe de Gabinete, Danilo Serpa. O senador peemedebista preferiu evitar o contato com a imprensa e deixou o Palácio por um saída alternativa.

"Ele saiu pela direita, que foi por onde ele entrou. Eu estou indo para casa, que é aqui do outro lado da rua", explicou Cid Gomes, que manteve o clima de mistério em torno da conversa com Eunício Oliveira ao repetir em três momentos seguidos que apenas Eunício Oliveira deveria explicar os principais assuntos discutidos no encontro da tarde de ontem.

Não há nada de extraordinário em um senador da República se encontrar com um governador do seu Estado. Penso que, como foi uma audiência que ele pediu, quem deve falar sobre ela é ele. Depois, ele marca um encontro com vocês", frisou o governador ao justificar que não iria falar sobre a conversa que teve com Eunício Oliveira.

Professores
Logo que o senador chegou ao Palácio da Abolição, a assessoria de Eunício foi informada que o encontro com o governador não deveria demorar tanto tempo, já que, na agenda de Cid Gomes, ele deveria receber por volta das 15h os membros do Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará. O deputado Artur Bruno confirmou a audiência ao colocar em sua página, na Internet, pouco antes das 16h, estar participando da audiência

Já sobre a possibilidade de renúncia para beneficiar o irmão, Ciro Gomes, com uma candidatura ao Senado, o governador assegurou não haver nenhuma novidade sobre a decisão dele em relação a isso. "Não há nenhuma mudança naquilo que eu já declarei. A minha disposição é de ficar no Governo, porque eu tenho um conjunto de ações que eu me realizaria muito em concluí-las, mas tem a possibilidade do Ciro se candidatar ao Senado", lembrou Cid Gomes.

Prazo
O governador revelou ter conversado com Ciro na última quinta-feira, mas alegou que nenhuma encontro até a próxima sexta-feira terá um caráter definitivo. "Nenhuma conversa será conclusiva. Nós estamos estudando, vendo as possibilidades, mas ainda temos tempo até a sexta-feira da semana que vem", apontou Cid Gomes.

Pelo Calendário Eleitoral, o prazo de desincompatibilização para quem queira ser candidato em outubro próximo ou tornar parente seu, até o terceiro grau, elegível, terá que deixar o cargo executivo que esteja ocupando até o dia 5 de abril, seis meses antes do dia da votação. Na verdade, no dia 5 de abril ele já deverá estar fora do cargo, o que o obriga a renunciar, no caso de detentor de cargo executivo, ou se afastar, no caso de ocupar função pública, até o fim do dia 4 de abril, sexta-feira próxima para evitar qualquer surpresa com as publicações oficiais que deverão comprovar, oficialmente, a desincompatibilização.

Fonte: Diário do Nordeste 
Créditos ao Site Miséria.

Chuvas abaixo da média e possível seca em 2015 preocupam Estado



Nesta semana houve uma redução de chuvas no sertão do Ceará, mas a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de retorno das precipitações neste fim de semana. Três situações preocupam autoridades e moradores: nova previsão da Funceme revela condições desfavoráveis da quadra invernosa de 2014; praticamente não houve recarga dos reservatórios de médio e grande porte no Estado; e para 2015, a permanência do sistema El Niño pode indicar um novo período de estiagem.


O assistente da Diretoria de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Gianni Lima, frisou que o Ceará enfrenta o segundo ano de secas muito intensas. "No Sertão de Crateús e na Bacia do Curu este é o quinto ano seguido de seca hidrológica", observou. "A perspectiva é de uma nova seca em grande parte do Ceará, em 2015, segundo modelo atual do El Niño", adiantou.
Decorridos os dois primeiros meses da quadra invernosa, o nível médio dos reservatórios permanecem praticamente o mesmo em relação ao início deste ano, em torno de 30%. Dos 144 açudes monitorados pela Cogerh, apenas dois têm volume acima de 90% (Curral Velho, em Morada Nova) e Gavião; outros 106 reservatórios estão com volume abaixo de 30%.

Gianni Lima disse que é importante analisar a garantia de abastecimento ao longo dos meses, e não apenas o percentual dos reservatórios. "Todas as cidades com problemas de abastecimento, nas sedes urbanas, estão com solução garantidas ou em andamento", frisou. "O esforço do governo é para evitar colapso".

Até o momento, 15 adutoras de engates rápidos já foram instaladas e mais nove serão implantadas. Quatro cidades enfrentam situação mais crítica: Irauçuba, Canindé, Salitre e Quiterianópolis. Todas com solução (adutora ou poços) realizada ou em andamento.
Na madrugada e manhã de hoje a Funceme registrou chuva em 56 municípios. As cinco maiores precipitações ocorreram em Aracati (55mm), Fortaleza (51mm), Missão Velha (40 mm), Barbalha (37mm) e Crato, no Lameiro (35mm). Choveu ainda em Barro (33mm) e Juazeiro do Norte (29mm). Parte da região Sul do Ceará foi a mais favorecida.

Bastou uma chuva de 55mm para alagar vários pontos da cidade de Aracati, na região do Vale do Jaguaribe. Na Rua do Centro Histórico, onde há diversos casarões tombados, uma lagoa se instalou em frente à Câmara Municipal. No entorno da Rodoviária, os motoristas tiveram que dirigir cautelosos, por conta da água que encobriu alguns buracos na via pública.

Na Rua Joaquim Ponciano, os moradores reclamaram de pontos de alagamentos. Segundo o radialista, Wagner Guiot, as obras de drenagem anunciada pela Prefeitura, no valor de R$ 300 mil, estão atrasadas. A insatisfação da população veio após uma chuva de 100mm que deixou a rua alagada. Sem data de previsão para iniciar os trabalhos, moradores arrancaram a placa que anunciava o serviço.

A meteorologista da Funceme, Dayse Moraes, disse que a tendência para este fim de semana é de retorno das chuvas, porquanto um ramo da Zona de Convergência Intertropical (principal sistema causador de chuva no Ceará) está se aproximando do Estado. "Nos últimos dias, um Cavado de Altos Níveis (CAN) atuou sobre o Ceará, impedindo a formação de nuvens de chuva, mas esse sistema está se afastando", explicou.

Na próxima segunda-feira, durante a reunião do Comitê Integrado da Seca, no Auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza, a meteorologista da Funceme, Meiri Sakamoto, vai apresentar previsões climáticas até junho. Serão apresentados dados e tendência a partir das condições termodinâmicas dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera. Também serão considerados os modelos atmosféricos da Funceme e de várias instituições nacionais e internacionais.

A nova previsão da Funceme vai mostrar que as condições atuais permanecem desfavoráveis às precipitações na maior parte do Ceará. O quadro da estiagem no Estado permanece. Neste ano, a Funceme já divulgou dois prognósticos oficiais de chuva e, na última semana deste mês, um terceiro documento confirma a tendência de irregularidade nas precipitações até o mês de junho.

De acordo com o terceiro prognóstico, a maior probabilidade é de que as chuvas fiquem abaixo da média histórica no trimestre abril - maio - junho na maior parte do Ceará, numa área que se estende da Região Central ao Sul do Estado. Apenas na parte Noroeste, entre o Litoral Norte a Região da Ibiapaba, os modelos sugerem maior probabilidade de chuvas em torno da média histórica.

Essa atualização do prognóstico inclui os dois últimos meses da quadra chuvosa e o primeiro mês da pós-estação (junho). Em janeiro, quando a média histórica é de 98,7 milímetros, choveu somente 46,7. A média em fevereiro é de 127,1mm e foram registrados 92,9mm. O mês de março ainda não terminou, mas a média mensal é de 206,2mm e houve precipitações de apenas 122,9mm em 27 dias. Até ontem, choveu apenas 40,4% da média para o período no Estado. As precipitações menores tornam-se mais grave no Estado, que já registra, nos últimos dois anos, uma das piores secas.

Mais informações
Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)
(85) 3101. 1107
Créditos ao Site Miséria.

Cid Gomes nomeia 1.000 professores para rede pública estadual




O anúncio aconteceu na última sexta-feira (28), durante reunião com representantes da Apeoc, no Palácio da Abolição. Durante o encontro, foram discutidos vários temas referentes à educação e profissionais do magistério. Atualmente, a média salarial para o professor iniciante chega a R$ 2.546,00 sendo o segundo maior do Nordeste.
De acordo com dados da própria Apeoc, de 2011 a 2014 foram consideráveis os ganhos salariais da categoria. No período, os ganhos dos doutores chegou a 87%; entre os professores com graduação, 84%; dos mestres 64%; dos professores com especialização, 62% e os professores temporários tiveram evolução de ganho de 58%.
Entre os pontos levados pela entidade estavam a regulamentação do 1/3 da carga horária para atividades extraclasse, publicação de processos de estabilidade, concessão de vale-alimentação para os professores temporários com 40 horas, implantação de uma Lei Estadual de aplicação dos Royalties do Pré-Sal e correção do PVR-Fundeb.
Sobre a publicação dos processos, o Governador assegurou que todos os processos estão sendo autorizados e publicados. Quanto à regulamentação do 1/3 extraclasse e a concessão do vale-alimentação para temporários, o processo está sendo concluído pela Procuradoria Geral do Estado. Já a implantação da Lei dos Royalties, Cid aprovou a sugestão e sugeriu que governadores, prefeitos, professores se juntassem na concretização da Lei Federal que se encontra no Supremo Tribunal Federal. Sobre a correção do PVR-Fundeb, o Governador disse que se reunirá com a secretária da Educação, Izolda Cela, na próxima segunda-feira (31), para ver o andamento da questão.
Estiveram também presentes na audiência o líder do Governo da Assembleia, deputado José Sarto; a deputada estadual Raquel Marques, e o deputado federal Artur Bruno.
 Créditos ao Blog Roberto Moreira.


Centro de Turismo completa 41 anos



O primeiro equipamento turístico do Estado, o Centro de Turismo (antiga Emcetur), vai completar 41 anos de fundação na segunda-feira (31). Para comemorar a data, nesta sábado (29), a associação dos lojistas organizou uma recepção especial para os clientes: bolo e refrigerante, às 9h, e apresentação de músicos tocando MPB, das 11h às 15h.
Criado pela Empresa Cearense de Turismo – Emcetur, em um prédio de 1866, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e que serviu como cadeia pública até o século XX, o espaço sempre abrigou lojas que comercializam o melhor do artesanato e da gastronomia cearenses, oferecidos sempre com o peculiar jeito cearense de receber.
Ao todo, são 105 lojas e dois quiosques, onde são vendidos diversos itens, de rendas de bilro e renascença a brinquedos de madeira, passando por cordéis, utensílios e objetos de decoração. Também é possível encontrar lá roupas de algodão cru, moda praia e produtos típicos da nossa gastronomia, tais como doces, castanhas, compotas, licores e cachaças.
Em breve, o Museu de Arte Popular, localizado no segundo piso do bloco central, será reformado para integrar-se ao futuro Centro de Referência do Índio, cujo projeto está sendo elaborado.

SERVIÇO:
Rua Senador Pompeu, 350 – Centro.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h; sábados, de 8h às 16h, e domingos e feriados, de 8h às 12h.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.


MH370: cinco aviões avistam objetos em nova área de buscas


Autoridades vão analisar se objetos fazem parte da aeronave da Malaysia Airlines desaparecida desde o dia 8


Cinco aeronaves que participam das buscas pelo avião malaio desaparecido avistaram vários objetos de diversas cores em frente ao litoral da cidade de Perth, no oeste da Austrália, informaram neste sábado fontes oficiais.
"Os objetos não podem ser confirmados ou descartados como parte do MH370 até que sejam localizados e recolhidos pelos navios", informou a Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA, sigla em inglês) em comunicado.
A autoridade australiana, que coordena os trabalhos internacionais de busca no Oceano Índico, detalhou que frequentemente são encontrados nessa área objetos relacionados com a atividade pesqueira.​
A AMSA também informou que as condições meteorológicas serão favoráveis para as buscas, das quais participam oito aviões, no começo do dia, mas que depois devem piorar.
O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, disse à imprensa na cidade de Sydney que um equipamento para recuperar a caixa-preta está a ponto de ser embarcado em um navio da Marinha que partirá do porto de Perth.
O aparelho "será levado até a área de buscas e se houver um bom motivo para ser utilizado, ele será utilizado", comentou Abbott em declarações citadas pela agência local AAP.
Um novo navio chinês chegou à nova área de buscas, que foi designada ontem após novas informações, está a cerca de 1.850 quilômetros ao oeste de Perth e tem aproximadamente 319 mil quilômetros quadrados. Espera-se que outras cinco embarcações cheguem ao local ao longo do dia.


O general de divisão da Aeronáutica da Nova Zelândia, Kevin Short, detalhou que ontem um avião do país avistou 11 objetos a cerca de 1,6 mil quilômetros ao oeste da cidade de Perth. "É difícil a identificação porque tudo o que se vê são peças retangulares de um metro" e que estão cerca de cinco metros de distância umas das outras, comentou Short.
As autoridades trabalham contra o relógio para encontrar a caixa-preta do avião nesta nova área de buscas e recuperar os registros da aeronave antes que o equipamento fique sem bateria. A AMSA decidiu mudar a área de buscas depois que recebeu ontem novas análises de especialistas na Malásia.
O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim na madrugada do dia 8 de março (tarde do dia 7 no Brasil) e desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos depois da decolagem.

Três dos maiores desastres aéreos na última década ocorreram no Brasil. Em 2006, um Boeing 737 da Gol caiu na floresta amazônica, matando 154 pessoas. Em 2007, no pior desastre aéreo já registrado em solo brasileiro, uma aeronave da TAM explodiu no aeroporto de Congonhas, 2009 o Airbus da Air France, caiu no Oceano Atlântico. Veja os maiores desastres.

Embarcaram na aeronave 153 chineses, 50 malaios (incluídos os 12 tripulantes), sete indonésios, seis australianos, cinco indianos, quatro franceses, três americanos, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadenses, um russo, um holandês, um taiwanês e dois iranianos que utilizaram passaportes roubados de um italiano e de um austríaco.
A análise das informações de radares e satélites levou os especialistas à conclusão que o Boeing mudou de rota e acabou no sul do Oceano Índico, em um lugar distante do continente e que não oferece esperanças de sobreviventes.

Créditos ao Site Terra.


AM: acidente entre caminhão e micro-ônibus mata 14 pessoas




Pelo menos 14 pessoas morreram, entre elas uma mulher grávida de oito meses, em um grave acidente entre um caminhão caçamba e um micro-ônibus executivo na noite desta sexta-feira na zona centro-sul de Manaus. Segundo a polícia, o caminhão, que presta serviço para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), se desgovernou, avançou o canteiro central e bateu de frente com um micro-ônibus da linha 825.
O caminhão trafegava no avenida Djalma Batista no sentindo bairro-centro, e o micro-ônibus no sentido oposto. O micro-ônibus estava com aproximadamente 40 passageiros na hora da colisão.
"Fou muito rápido. A caçamba vinha a uns 100 quilômetros por hora. Depois da batida, foi um desespero só", afirma Tatyani Farai, frentista do posto de combustível em frente ao local onde o acidente aconteceu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas que vinham na parte frontal do micro-ônibus foram as principais vítimas fatais. Entre elas está o motorista do ônibus, Robert da Cunha Moraes, 27 anos. Além dele, uma passageira que estava grávida de oito meses também morreu e perdeu o bebê.
O prefeto de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que estava viajando para São Paulo, cancelou toda sua agenda para retornar a Manaus e prestar apoio as vítimas. Em nota, a prefeitura de Manaus lamentou o fato e confirmou que o caminhão caçamba é de uma empresa terceirizada que presta serviço ao município.
A Secretaria da Saúde do Amazonas informou que está com o hospital e pronto socorro 28 de Agosto, o mais próximo do local do acidente, com toda sua equipe de urgência e emergência dedicada em atender as vítimas do acidente.
O trabalho de resgate das vítimas lesionadas está em fase final e alguna corpos já foram recolhidos ao Instituto Médico Legal (IML). 
Créditos ao Site Terra.



Ao menos 4 brasileiros são admitidos pela Universidade Harvard




Instituição divulgou na 5ª feira a lista de 2.023 aprovados para graduação.
Apenas 5,9% do total de candidatos foram admitidos na universidade.


Escolher em qual das universidades mais prestigiadas do mundo estudar é o novo desafio do estudante Víctor Domene, de 17 anos, morador de São Paulo. Ele foi aceito por Harvard, Yale, Columbia, Princeton, Duke, todas nos Estados Unidos, líderes de rankings de excelência – e ainda aguarda o resultado de Stanford. Víctor tem de se decidir, e se matricular, até o mês de maio.

O resultado da Universidade Harvard foi divulgado nesta quinta-feira (27). No total, foram admitidos 2.023 estudantes para graduação no mundo todo, 5,9% do total dos que aplicaram (34.295 pessoas). Foram pelo menos quatro brasileiros aprovados nesta etapa, além do estudante Henrique Vaz, que teve o resultado anunciado em dezembro.

No Brasil, Víctor também colecionou aprovações nas melhores instituições: passou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); foi o segundo no curso de engenharia elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Sisu; e o sétimo na Poli, escola de engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Não se matriculou em nenhuma porque o sonho mesmo era fazer faculdade no exterior.

Sempre quis estudar fora do Brasil, mas não sabia muito bem como. Quando era criança minha mãe perguntava o que queria ser quando crescesse e respondia: Bill Gates”, diz.

Nos Estados Unidos, pretende desfrutar da possibilidade de cursar disciplinas de cursos de diferentes áreas. “Quero ter a liberdade de estudar várias coisas. Quero me formar em ciência da computação, mas pretendi fazer aulas de economia, matemática e gosto de psicologia. Pretendo trabalhar com algo que ajude a impactar o Brasil, tive muitas oportunidades e é justo retornar para a sociedade.”

A mãe de Víctor é dona de casa e o pai trabalhou como jornaleiro por muito anos – hoje é assistente administrativo em uma empresa. Os primeiros anos do ensino fundamental, ele cursou na rede pública, a partir do 5º ano migrou para a escola particular porque conseguiu uma bolsa de estudos por mérito. Víctor concluiu o ensino médio no Colégio Bandeirantes, como bolsista do Ismart, ONG que apoia talentos.

No histórico, o aluno tem, além de excelentes notas, medalhas em olimpíadas nacionais e paulistas de química, física e informática. Para ele, o forte da sua candidatura às vagas (o processo se chama application) foi a história de vida.

“Pude contar minha história de vida nas redações e acho que as minhas cartas de recomendações dos professores do Bandeirantes também ajudaram muito. Contei com a ajuda de muita gente.”

O brasileiro vai para Nova York, nos Estados Unidos, no início de abril a convite da Universidade Columbia, e durante a viagem também vai aproveitar para conhecer Princeton. Ele recebeu 100% de bolsa de estudos de todas a universidades em que foi aceito – só Harvard ainda não respondeu - por isso, a falta de condição financeira dos pais não vai ser problema para que ele estude fora do país.

Nos Estados Unidos, as bolsas são concedidas a partir da situação socioeconômica da família, e inclui despesas com mensalidade, hospedagem e alimentação.


Escola dos sonhos
O estudante Eduardo Miranda Cesar, de 18 anos, também reuniu uma lista invejável de aprovações. Nos Estados Unidos, ele foi aceito pela Universidade de Chicago, Northwestern, Pensilvânia, Princeton, Brown e Harvard. Ele ainda está na lista de espera de Duke. No Brasil, foi aprovado pela UFSCar e pela Unirio quando ainda cursava o segundo ano do ensino médio. Ao final do terceiro ano, passou na UnB e na USP.
Ele conta que seu principal interesse nas instituições americanas é a possibilidade de o aluno cursar dois anos da universidade antes de determinar em qual curso deseja se formar. “Lá eles valorizam muito essa exploração da vida acadêmica antes da escolha final do curso”, diz. A princípio, Eduardo pensa em se formar em economia ou em ciências da computação.
Em Harvard, poderia até optar por um double major, ou seja, titular-se nas duas áreas. 
Agora, Eduardo aguarda as propostas de bolsa das universidades que o aprovaram. Ele explica que o processo de bolsa das universidades para as quais ele aplicou avaliam toda a situação financeira da família do candidato e determinam quanto de subsídio ele precisaria para concluir o curso. Até agora, ele já recebeu uma oferta da Universidade de Chicago, que considerou razoável.
“Por mais que Harvard sempre tenha sido a minha escola dos sonhos, os resultados dos processos de bolsa vão contar, com certeza. No final das contas, nem fico muito preocupado porque todas são universidades dos sonhos”, diz.
Desde a quinta série, Eduardo estudou no Colégio Militar de Brasília. “A gente tem muito orgulho do colégio militar porque lá eles tiram água de pedra. Por mais que seja uma escola pública, oferecem uma gama enorme de atividades extracurriculares. Eu tinha várias oportunidades: era da banda, participava do grupo de filosofia e meu colégio sempre teve todo tipo de esporte. No segundo ano, eu e outros três ou quatro alunos criamos o clube de simulação das Nações Unidas”, conta.
Todas essas experiências, segundo ele, são muito valorizadas no processo seletivo das universidades americanas. Ele também contou com o apoio da Fundação Estudar, que tem tradição em orientar alunos brasileiros com interesse em estudar no exterior. Por meio da fundação, ele recebeu orientação de duas mentoras, brasileiras ex-alunas de Harvard e Pensilvânia. “Elas foram fundamentais no sentido de aproximação maior com as faculdades. Elas sabiam me falar qualquer coisa que eu quisesse saber sobre as universidades.”
Ele também recebeu orientação sobre o modelo de redação que deveria escrever em sua candidatura e teve seus documentos revistados antes de submetê-los às instituições.
Segundo Eduardo, seus pais sempre o apoiaram em seu sonho de estudar fora, mas também ficam “com o coração apertado” de saber que ele passará quatro anos fora do país. Já a namorada, Larissa Guimarães, não está preocupada com a distância, já que ela também foi aprovada em uma universidade americana: a Universidade de Columbia.
Site G1.

Consumidores fazem protesto abastecendo com R$ 0,50 em postos do DF


Cerca de 100 motoristas fizeram um protesto diferente para pedir a redução no preço da gasolina. Na noite dessa sexta-feira (28), eles foram a um posto no centro de Taguatinga, cidade a aproximadamente 25 quilômetros de Brasília, e todos abasteceram apenas com R$ 0,50, muitas vezes usando o cartão de crédito para pagar, e pediram a nota fiscal.
A intenção do protesto, que foi organizado pelas redes sociais, é causar prejuízos aos donos dos postos de gasolina com a emissão das notas ficais com valores baixos. “De janeiro até agora já tivemos quatro aumentos no combustível. Não queremos prejudicar os donos dos postos, mas em Brasília é absurdo que todos os postos cobrem R$ 3,15 por litro de gasolina”, disse Charles Guerreiro, presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores de Combustíveis e Derivados, ao justificar o protesto.
Apesar de considerar legítima todas as formas de protesto, Ricardo Recch, um dos sócios do posto, acredita que lá não é o lugar certo para este tipo de manifestação. “Quem faz o reajuste é a Petrobras, eu acredito que o lugar mais apropriado seria  na sede da estatal ou nos órgãos governamentais responsáveis pelo aumento. O posto apenas faz o repasse”, disse.
Créditos ao Blog Eliomar.