-->

Páginas

.

.
.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

URGENTE: Moraes retira sigilo do inquérito sobre suposto golpe

 TERÇA-FEIRA, NOVEMBRO 26, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou, nesta segunda-feira (25/11), à Procuradoria-Geral da República (PGR) o relatório final do inquérito da Polícia Federal (PF) que apura a tentativa de golpe de Estado nas eleições de 2022. Moraes quebrou o sigilo do relatório.

É a PGR, órgão chefiado por Paulo Gonet, que vai emitir um parecer sobre a consistência das provas para a denúncia, ou não, dos investigados. A PGR também pode pedir novas diligências sobre o caso. O parecer será direcionado ao ministro Moraes.

Nas mais de 800 páginas do inquérito, que contém provas e acusações contra uma organização criminosa que teria tentado abolir de forma violenta o Estado Democrático de Direito através de um golpe de Estado em 2022, 37 pessoas foram citadas, entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro e os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno, além de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, sigla de Bolsonaro.

Caso sejam feitas denúncias e o STF as acate, Bolsonaro e os outros 36 indiciados no inquérito se tornam réus. Na Justiça, terão direito de se defender das acusações e serão sentenciados (condenados ou absolvidos). O caso tramita sob sigilo.

Nesse processo, Bolsonaro está sujeito a uma prisão preventiva, caso identificado que o ex-presidente possa gerar prejuízos ao andamento do processo. Além disso, podem ser aplicadas sanções cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, por exemplo. Em último caso, uma condenação pode levá-lo à cadeia.


Planos para matar Lula

O relatório final das investigações narram uma trama para decretar um golpe de Estado nos meses finais de 2022, a fim de impedir que o então candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumisse a Presidência da República e para manter Bolsonaro no cargo.

A PF encontrou indícios ainda que havia um plano para matar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Provas e depoimentos colhidos no curso das investigações ainda dão conta de que Bolsonaro sabia da trama e teria “enxugado” uma minuta para a decretação de golpe de Estado.

A mais recente operação deflagrada pela PF, na última terça-feira (19/11), prendeu quatro militares e um policial federal por envolvimento no plano de assassinato das autoridades. Conforme os investigadores, por pouco o ministro Alexandre de Moraes não foi sequestrado em 15 de dezembro.

A conclusão das investigações pela PF resultou no indiciamento de 37 pessoas, enquadrados nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Na lista estaõ o presidente Jair Bolsonaro e nomes do seu entorno, como os ex-ministros Walter Braga Neto, Anderson Torres e Augusto Heleno.

A corporação preparou um relatório robusto, que detalha a conduta de cada ator nos bastidores dos últimos dias do governo Bolsonaro para viabilizar um golpe de Estado.

Fonte: Metrópoles


ANUCIE Aqui!.

88 9 9358 2099

Polícia Civil prende mulher que chefiava grupo criminoso e ordenava mortes é presa em Fortaleza/CE

 TERÇA-FEIRA, NOVEMBRO 26, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) divulga nesta segunda-feira (25), os detalhes da investigação que resultou na prisão de uma mulher, apontada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), como responsável por diversas ações criminosas envolvendo tráfico drogas e homicídios. A captura aconteceu na Avenida Beira Mar, no bairro Meireles. Ela foi autuada em flagrante pelo crime de integrar organização criminosa.

O alvo da investigação tem 33 anos e é apontada como chefe de um grupo criminoso, com atuação no bairro Vicente Pinzón, responsável por determinar execuções e administrar o sistema financeiro do grupo criminoso.

A ação que resultou na prisão foi coordenada pela Draco, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Com a investigada, foram apreendidos celulares e outros objetos que subsidiarão investigações.

(CN7)

Governo prometeu cortes, mas só quer mais impostos

 TERÇA-FEIRA, NOVEMBRO 26, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) deixou a imprensa amiga saber que sua proposta de corte de gastos públicos será sobretudo em torno dos “gastos tributários” do governo Lula. Ou seja, serão cortadas principalmente as isenções tributárias a algumas empresa ou setores da economia. Na prática, o tal “corte” do ministro já conhecido como “Malddad” será outra forma de o petista cobrar ainda mais impostos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Os tais “gastos tributários” representam mais de R$150 bilhões segundo estimativas avaliadas no Ministério da Fazenda.

Haddad diz, há semanas, que vai revisar benefícios de militares, do Congresso, supersalários e também contas da Previdência.

Apesar das manchetes e intenções anunciadas, o plano oficial de cortes de Haddad foi adiado duas vezes e ainda não foi apresentado.

(Diário do Poder)

Operação da PF mira mais de 40 pessoas no Ceará em combate de abuso sexual infantil

 

Agentes realizaram operações nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Aracati (Foto: PF)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Inocência Protegida VII , com o objetivo de combater o compartilhamento de material de abuso sexual infantil em grupos de aplicativos de mensagens. A ação foi motivada por denúncias recebidas por meio do portal Comunica PF, que denunciaram crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

A investigação envolveu 41 linhas telefônicas envolvidas na propagação de material ilícito, incluindo três vinculadas ao estado do Ceará. Em cumprimento a mandatos de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os agentes realizaram operações nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Aracati.

Durante a operação, dispositivos eletrônicos, mídias digitais e outros materiais foram coletados e serão submetidos a análise pericial. O objetivo é confirmar a autoria dos crimes, identificar possíveis vítimas e aprofundar as investigações.

Um dos investigados tentou destruir tentativas ao jogar seu celular na caixa de descarga de um sanitário. O aparelho, no entanto, foi recuperado pelos agentes federais, reforçando as provas contra os suspeitos.

As autoridades enfatizaram a gravidade dos crimes investigados e reforçaram a importância da denúncia por parte da população. “Esse tipo de crime atinge diretamente a vulnerabilidade de crianças e adolescentes. A sociedade precisa estar vigilante para que possamos reforçar esses atos com rigor”, destacou a Polícia Federal em nota.

A Operação Inocência Protegida já está em sua fase sétima, refletindo os esforços contínuos da PF no enfrentamento de crimes contra a dignidade sexual. Os investigados poderão responder por crimes como posse, compartilhamento e produção de material envolvendo abuso sexual infantil, além de possível associação criminosa. As penas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Bolsonaro se agigantou após operação da PF

 SEGUNDA-FEIRA, NOVEMBRO 25, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Três em cada quatro postagens opinativas nas redes sociais, nos últimos dias, são favoráveis ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal.

Os dados fazem parte de um levantamento inédito da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, obtido pela CNN, realizado entre quinta-feira (21) e sexta-feira (22) de manhã.

O monitoramento analisou 3,8 mil publicações em três plataformas — X, Instagram e Facebook. Esse universo de postagens gerou 2,6 milhões de interações, o que representa cerca de 95% do engajamento total nas redes (compartilhamentos, curtidas e comentários).

De acordo com a Nexus, 63% das publicações são neutras. Elas reproduzem, majoritamente, informações de caráter noticioso divulgadas pela imprensa.

Das postagens restantes, que têm viés claro, 28% apoiam a atuação da PF e 9% são contra o indiciamento de Bolsonaro — a proporção é de três por um a favor.

Por rede social, os destaques do levantamento são os seguintes:

  • O maior apoio ao indiciamento foi registrada no X: 46% a favor, seguido por 37% neutros e 18% contrários.
  • No Instagram, prevaleceu a neutralidade (82%), seguida por 17% a favor e apenas 2% contra.
  • Já no Facebook, 70% das publicações foram neutras, 21% favoráveis ao indiciamento e 9% contrárias.

Fonte: CNN Brasil

Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia em Fortaleza; atual gestor está preso

 DOMINGO, NOVEMBRO 24, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Bebeto Queiroz se entregou à Polícia na tarde de sábado (23).
O prefeito eleito da cidade de Choró, Bebeto Queiroz (PSB), apresentou-se à Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) do Ceará na tarde do último sábado (23) para ser preso. O político era considerado foragido desde o dia anterior, quando foi deflagrada a operação Ad Manus (Nas Mãos) pelo Ministério Público do Ceará, pela Polícia Civil (PCCE) e pela Polícia Federal (PF).

Na ocasião, o atual chefe do Executivo da cidade, Marcondes Jucá (PT), e um servidor da Secretaria de Transporte foram presos. O trio é suspeito de irregularidades em contratos com o Município.

Conforme a PCCE, o prefeito eleito tem antecedentes por porte ilegal de arma de fogo. Ele se apresentou espontaneamente na sede da delegacia, onde foi cumprido o mandado de prisão temporária.
Operação Ad Manus

Ao todo, na sexta-feira, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão em Choró, Canindé, Quixadá e Madalena, cidades do sertão do Ceará. Foram alvos vereadores, servidores públicos, ex-secretários municipais e empresários da região.

Segundo as investigações, os suspeitos cometeram irregularidades em documentos de prestação de serviço de abastecimento de veículos da Prefeitura de Choró.

Celulares, computadores e documentos foram apreendidos. A Polícia chegou a cumprir mandado no Centro Administrativo onde fica a Prefeitura de Choró.

"Os investigados poderão responder por crimes contra a administração pública, peculato, falsidades material e ideológica e corrupção passiva e ativa", informou o MPCE.

A Justiça ainda ordenou o encerramento de todos os contratos ilícitos identificados pelos investigadores.

(Diário do Nordeste)

Russas conquista categoria ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização


O título é um reconhecimento ao excelente trabalho realizado pela rede de ensino na promoção de ações que asseguraram o direito à alfabetização infantil.

A Secretaria Municipal da Educação de Russas comemora mais um marco importante, a conquista da categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, com a nota máxima de 100 pontos. O excelente resultado representa o impacto positivo das ações realizadas pela Rede Municipal de Ensino na promoção de uma educação cada vez melhor para as crianças russanas.

O prêmio, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), foi anunciado na última sexta-feira (22) e visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.

O respectivo título foi um reconhecimento pelo trabalho integral e compromissado, realizado por todos que fazem a educação de Russas, na promoção de ações que asseguraram o direito à alfabetização infantil. 

Sobre o Selo


O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer gestões estaduais, municipais e distritais que implementam práticas de excelência voltadas à alfabetização. A iniciativa busca estimular a adoção de políticas públicas, programas inovadores e estratégias eficazes que contribuam para o cumprimento das metas de alfabetização previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de furtar fios de cobre de escola pública em Quixadá

A Polícia Civil do Estado do Ceará por meio da Delegacia Municipal de Quixadá cumpriu nesta segunda-feira (25) um mandado de prisão preventiva contra o suspeito de furtar fios de cobre de uma escola pública. O mesmo já encontrava-se preso na Unidade Prisional de Quixadá pela prática de outros delitos.

Trata-se de investigação iniciada em 24 de abril deste ano em razão de informações de furto de fios de cobre na Escola Governador César Cals, localizada no Alto São Francisco. A investigação técnica perdurou até o dia de ontem, quando o mandado foi expedido e cumprido. O investigado, no entanto, já se encontrava preso preventivamente há poucos dias em razão de suposto delito de vilipendio a cadáver e associação criminosa, quando foi preso em flagrante delito enquanto logo após um cadáver ser deixado no bairro Campo Velho.

O suspeito, agora preso preventivamente por dois casos, também é investigado pela prática de furtos na CAGECE.

 - por 

Rusas - CE plantão policial.

 


RUSSAS APREENSÕES POR FURTO E ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA. 

Dia 25/11/2024 (segunda-feira) as 09 horas, a equipe RAIO VTRA 078 recebeu uma informação sobre o furto de uma motocicleta, placa HWI-2784 (Honda CG 150 Titan Ks, ano 2005, cor preta, placa de Horizonte/CE, sem dados do proprietário e com queixa de roubo/furto) ocorrida na noite do dia 24/11/2024,  e os envolvidos residiam no Sítio Timbaúba Nossa Senhora das Dores e Sítio Macambira, ambos zona rural de Russas/CE. Os envolvidos seriam todos menores de idade. A composição deslocou-se até o endereço de todos eles, e encontraram todas eles. Os dois primeiros, confessaram o crime de furto da motocicleta, de Placa HWI-2784, ocorrido dia 24.11.2024, e um disse que apenas presenciou o furto da referida motocicleta. Os mesmos relataram o envolvimento de outro. Um informou o lugar onde eles escondiam as motocicletas que estavam em um matagal no Sítio Macambira, zona rural, Russas/Ce. Chegando ao local, foi encontrado um quadro de motocicleta, referente à placa NNK-6310 (Honda Cg 125 Titan, de cor cinza, ano 2008, placa de Baraúna/RN de propriedade de Francinildo, e com queixa de roubo/furto registrado pelo B.O. No local também foi encontrada uma motocicleta depenada, de placa HWI-2784, a qual foi subtraída ontem, sendo que esta ainda possui alguns itens como Tanque, Guidão, rodas e Pneus. Também encontrou apenas uma placa de motocicleta (HYA-0C40) e, ao consultar, verificou que se trata de uma motocicleta com registro de Furto/Roubo. Em relação a motocicleta/quadro de Placa NNK- 6310 e a placa HYA-OC40, os adolescentes informaram que as mesmas já estavam lá nesse terreno quando deixaram a de Placa HWI - 2784. Os 3 foram conduzidos para a Delegacia de Russas. Todos estão acompanhados de seus representantes e acompanhados de advogados, um deles já era conhecido dos policiais pela prática de roubos/furtos de motocicletas na região. Após localizarem os objetos supracitados, os policiais foram avisados por um deles que existia uma bolsa próxima do local em que estavam outras peças de moto, que localizaram essa bolsa em uma "moita" próximo da estrada carroçável, onde um apontou e verificaram que continha, punho, freio, guidão, retrovisor e outros componentes. Diante dos fatos, todos os envolvidos e todo material apreendido foram encaminhados à DRPC, onde foram realizados os procedimentos legais.

RUSSAS ACHADO DE CADÁVER. 

Dia 25/11/2024, (segunda-feira) as 21h, a equipe da RP 1051 foi acionada via CIOPS para uma ocorrência de achado de cadáver, na Tv. Francisco Alves, Distrito de Flores, Russas/Ce. O senhor Franciceudes de Souza Sanino enfrentava problemas de saúde, incluindo epilepsia, o que resultava em convulsões frequentes, e sua cuidadora, saiu para buscar os filhos na escola, deixando-o sob os cuidados de Francisco Sabino Filho. Quando a cuidadora retornou, por volta das 17h, Francisco Sabino  lhe pediu que verificasse se Francieudes Sabino encontrava-se vivo, uma vez que ele não respondia aos seus chamados. Diante disso, o SAMU, equipe de Russas/CE, foi acionado e constatou o óbito; posteriormente foi acionada a Polícia Militar. O fato foi comunicado a Delegacia da Polícia Civil de Russas, assim como a Perícia Forense; que se fez presente no local a PEFOCE 7121 bem como RABEÇÃO.

PALHANO PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA. 

Dia 25/11/2024, por volta das 22h50, o efetivo de Palhano recebeu uma ocorrência via Ciops, dando contas de que estaria acontecendo uma invasão a domicílio, na rua Manuel Pedro da Silva, bairro centro, Pallhano-Ce. De imediato a composição fez deslocamento até o local citado, chegando lá, a vítima relatou que seu ex-companheiro invadiu o cercado da sua residência e ficou dando chutes e murros nas portas falando que iria arrombar para adentrar em sua casa. A denunciante falou também que o seu ex-marido estaria abusando sexualmente de sua filha há 8 anos. A composição chegou ao local o acusado já havia se evadido, sendo realizadas diligencias nas proximidades, onde o acusado foi avistado e abordado pela a composição e conduzido até DPC de Russas, juntamente com a ex-companheira e sua filha para os devidos procedimentos legais. Sendo o infrator preso em flagrante por infringir o Art 147-B código penal (Dec.lei2848) art.150 §1°,código penal (Dec.Lei2848). Art5 lei de violência domestica e familiar contra a mulher. 

QUIXERÉ HOMICIDIO POR ARMA DE FOGO. 

Dia 26 de Novembro de 2024 (terça-feira), por volta das 02h35min, a Polícia Militar foi acionada via 190 para atender uma ocorrência de uma suposta lesão corporal a bala ocorrida na zona urbana deste município da qual seria vítima a pessoa de ALEXANDRE FERNANDES DE LIMA. A notícia do fato foi dada por sua companheira, testemunha do ocorrido. A testemunha informou que durante a madrugada estava com seu companheiro em sua residência quando dois indivíduos encapuzados que estavam em uma moto de cor preta, demais características não anotadas, invadiram sua casa e efetuaram disparos na vítima ainda dentro do imóvel, em seguida tomando rumo incerto. A equipe da viatura RP 1962 deslocou-se imediatamente ao endereço mencionado. Ao chegar ao local, os policiais constataram o fato e o possível óbito da vítima no local, além de não terem sido encontrados estojos de munições deflagradas. Foi informado ao CIOPS Russas, à Delegacia de Polícia Civil e ao Núcleo da PEFOCE de Russas, bem como à CGO. Compareceram ao local a viatura 7121 além do rabecão. Segundo informações repassadas pela perícia, foram identificadas onze perfurações entre entradas e saídas na região escapular, pescoço e cabeça da vítima.

Fonte; 1º BPM, Russas – CE, 26 de Novembro de 2024.

Homicidio a bala na cidade de Quixeré - CE

 

O crime ocorreu na madrugada de hoje 26 11 2024, no municipio de Quixeré. A vitima trata se de Alexandre Fernandes de Lima. Natural de Russas.

A policia foi acionada para o local e tambem foi acionado a Pericia Forense com o RABECÃO que fez translado do corpo para o IML de Russas.

A policia civil agora vai trabalhar na investigação do crime.

Homicidio a bala em Morada Nova - CE

Homicídio a bala na Bôa Agua no municipio de Morada Nova. Segundo a informação dois rapazes estava em um bar ,quando chegou dois individuos em uma na motocicleta, e chamaram  um dos rapazes para o lado de fora e efetuou alguns disparos contra o mesmo, o mesmo ainda tentou fugir mais foi atingido e veio a cair já sem vida no meio da praça, enquanto o outro foi baleado no peito e foi socorrido para uma unidade hospitalar da região.

Extra oficial 

Absurdo: Patrão furioso esfaqueia empregado por faltar ao trabalho na zona rural de Quixeramobim

 

Homem de 54 anos é ferido a facadas pelo patrão em Quixeramobim. Foto: divulgação

Quixeramobim: Na noite deste último domingo (24), a equipe do BPRaio recebeu informações de populares sobre um homem que teria sido esfaqueado na localidade de Fazenda Sabonete e estava pedindo socorro. Imediatamente, a equipe se deslocou para o local da ocorrência.

Ao chegarem, os policiais encontraram a vítima, um homem de 54 anos, coberta de sangue. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou rapidamente para prestar os primeiros socorros. Apesar da gravidade das lesões, a vítima estava lúcida e conseguiu relatar o ocorrido.

Durante o atendimento, o homem identificou seu agressor como sendo seu patrão, um homem de 65 anos, natural de Quixeramobim. Segundo a vítima, a agressão ocorreu em decorrência da sua falta ao trabalho na lida do sítio onde ambos estavam. Após ser esfaqueado, a vítima conseguiu fugir do local e pedir ajuda.

Com as informações coletadas, a equipe policial iniciou diligências que resultaram na prisão do suspeito no próprio sítio. Em seguida, o agressor foi conduzido à Delegacia Regional de Quixadá, onde foi apresentado à Autoridade Policial e um inquérito foi instaurado para apurar a tentativa de homicídio.

De acordo com informações do SAMU, a vítima sofreu uma lesão superficial na testa, uma no pescoço e duas nas costas. As lesões nas costas serão submetidas a exames de imagem para determinar sua gravidade. O caso segue em investigação.