-->

quarta-feira, 25 de março de 2020

CRUELDADE: Mãe enterra a filha viva após ela acusar padrasto de estupro


Corpo da criança estava de cabeça para baixo em buraco perto de lixão.

Uma mulher de 29 anos foi presa após confessar que enterrou viva a própria filha de 10 anos. Em depoimento, a mãe da menina admitiu que matou a filha porque a menina tinha acusado o padrasto, de 47 anos, de abuso sexual. O caso aconteceu em Brasilândia, no Mato Grosso do Sul.

O corpo da menina foi encontrado enterrado de cabeça para baixo em um buraco perto do lixão da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, o irmão da vítima, de apenas 13 anos, admitiu que ajudou a mãe a cometer o crime. A polícia desconfiou dele após ver arranhões em suas pernas e o apreendeu.

Ele revelou que a mãe ficou com raiva da filha depois que ela falou que estava sendo abusada sexualmente pelo padrasto. Ela ameaçou a menina de morte caso ela não parasse de falar sobre o assunto. Ainda segundo o garoto, ela chamou os filhos para sair de carro e dirigiu até uma estrada deserta. Ela então tirou a filha do carro, a derrubou no chão e estrangulou a menina com um fio de telefone.

Depois de a menina ficar inconsciente, eles colocaram a menina em um buraco perto do lixão da cidade. Segundo o garoto, a irmã pedia socorro mesmo dentro da cova.

A polícia afirma que, inicialmente, a própria mãe denunciou desaparecimento da filha. Na versão inicial, ela contou que deixou a menina e o irmão em uma praça próxima de casa. Horas depois, no entanto, ela ligou para a delegacia e confessou que tinha matado a filha e queria se entregar.

A perícia revelou que a causa da morte da menina foi asfixia mecânica por compressão do tórax, o que coincide com o relato do adolescente.

Uma testemunha contou que, ainda no ano passado, a menina já tinha acusado o padrasto de abuso. No entanto, a vítima teria dito que não poderia falar nada com ninguém por medo de apanhar da mãe.

A mulher foi indiciada em flagrante por homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel, e sem chance de defesa da vítima, além de crime praticado para ocultar outro crime; ocultação de cadáver e corrupção de menor.

Ela já tinha registro criminal por tráfico de drogas e furto.

O padrasto da menina está sendo investigado por participação no crime, além de estupro de vulnerável. Ele teve a prisão preventiva decretada.

(Pleno News)


Empresários pressionam Camilo para que a quarentena termine no domingo


O governador está agindo com equilíbrio, sensatez, serenidade e firmeza, avaliando e corrigindo o que deve ser corrigido", explicou o secretário Maia Júnior.


Empresários da indústria da construção civil, do comércio varejista e do setor de serviços - restaurantes, bares, salões de beleza, casas de show e eventos - estão a pressionar o Governo do Estado para que não prorrogue o prazo de proibição de suas atividades.

Esse prazo terminará no próximo domingo, 29.

Esta coluna ouviu vários empresários, e até os acompanhou nas suas discussões pelas redes sociais.

Um deles, dono de uma grande construtora, disse:

"Os nossos funcionários (engenheiros, mestres de obras, pedreiros e serventes) estarão mais bem protegidos nos nossos canteiros de obras - usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI) - do que nos bairros onde residem".

E assegurou, para o caso de a proibição terminar no prazo previsto, o próximo domingo, com a retomada dos trabalhos na segunda-feira, 30:

"Os idosos serão mantidos em casa, como recomendam as autoridades da Secretaria da Saúde".

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, envolveu-se na discussão e disse que o governador Camilo Santana está administrando a guerra contra essa pandemia com as armas de que o Estado dispõe.

"O governador está agindo com equilíbrio, sensatez, serenidade e firmeza, avaliando e corrigindo o que deve ser corrigido", explicou o secretário, que encerrou assim:

"Temos de estar unidos nesta guerra contra o inimigo, que é o coronavírus".

Uma fonte do governo, com gabinete no Palácio da Abolição, postou numa rede social a capa de um jornal de Londres, anunciando que o governo do Reino Unido impôs à sua população uma quarentena de três semanas, que começou a valer desde zero hora de ontem.

Isto pode indicar que a quarentena no Ceará prosseguirá por mais alguns dias, ainda.

TUDO ADIADO

Por causa do coronavírus, foram adiadas para o segundo semestre deste ano mais de 20 grandes cerimônias de casamento.

Agora, prestem atenção ao que isso significa: 

Cada cerimônia dessa - na classe média alta - dá emprego a pelo menos um oficiante, 15 músicos, um operador de gerador, um iluminador, 15 cerimonialistas, 30 garçons (dependendo do tamanho da festa), dois cozinheiros, 20 manobristas de automóveis, três operadores de som, um decorador, uma maquiadora, três fotógrafos ou cinegrafistas e 20 seguranças.

É muita gente.

FECHANDO

Mesmo com autorização para funcionar, indústrias de cerâmica - que usam alto forno - estão paralisando suas atividades.

Por quê?

"Fiscais do trabalho estão indo às indústrias em busca de irregularidades", respondeu um ceramista.

SENAI-CEARÁ

Esta coluna tem dito e o repete agora:

Obmelhor do Cearáé o cearense.

Pois bem: seis impressoras 3D do Instituto Tecnologia do Senai-Ceará estão hoje a produzir, na velocidade do coronavírus, 30 mil EPIs (Equipamento de Proteção Individual) encomendados pela Secretaria de Saúde, que aprovou o protótipo.

Tudo com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado.

Esse EPI será utilizado por médicos e enfermeiros que tratam dos infectados.

Paulo André Holanda, diretor-geral do Senai-Ceará, faz questão de destacar que foi a rápida decisão do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, que envolveu o seu setor de tecnologia na rápida execução do protótipo.

EMERGENCIAIS

Circulam nas redes sociais vídeos mostrando que prosseguem as obras de requalificação da Avenida Beira Mar.

O decreto do governador - que proibiu as atividades econômicas - diz que só obras emergenciais podem ser executadas.

Ora, a PMF poderia aproveitar a quarentena e o pouco trânsito na cidade para reasfaltar suas ruas e avenidas.

A população agradeceria.

(DN)


Trump defende retorno de americanos ao trabalho e isolamento de idosos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu hoje o retorno da população ao trabalho em meio à pandemia de coronavírus. Em sua conta oficial no Twitter, o político afirmou que é possível fazer distanciamento social e cuidar dos idosos ao mesmo tempo. 

"Nosso povo quer retornar ao trabalho. Eles vão praticar distanciamento social e tudo mais, e os idosos serão cuidados de forma protetora e amorosa. Nós podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A cura não pode ser pior (de longe) do que o problema. O Congresso precisa agir agora. Nós vamos voltar fortes", postou.

Um pouco mais cedo, o presidente dos EUA já havia feito uma série de tweets para cobrar a aprovação do pacote de estímulos fiscais contra os efeitos do coronavírus nesta terça-feira. 

"Quanto mais tempo demorar, mais difícil será para a economia. Nossos trabalhadores serão prejudicados", escreveu. 

Trump criticou os esforços democratas de atrelar a legislação ao chamado Green New Deal, proposta da oposição que trata de mudanças climáticas e desigualdades sociais. "O pacote contra coronavírus é sobre colocar nossos trabalhadores e empresas de volta ao trabalho", destacou. 

O republicano também salientou que, embora a Lei de Produção de Defesa tenha sido acionada, não foi necessário utilizá-la porque os produtores não se negaram a cumpri-la. 

Por meio do dispositivo, fabricantes de materiais médicos são obrigados a direcionar suas linhas de produção às necessidades do governo. "Milhões de máscaras médicas estão vindo como reserva para os Estados Unidos", pontuou. 

Uol c/ informações de agências


Chuva intensa invade casas, comércios e deixa pelo menos 40 famílias desalojadas em Hidrolândia

Os quatro distritos da cidade foram afetados com a força da água da chuva. Corpo de Bombeiros de Sobral e Canindé foram acionados para fornecer suporte para a equipe do município
A água da chuva invadiu residências e comércios em Hidrolândia
VC Repórter
 
A chuva intensa que teve início no fim da tarde desta terça-feira (24) deixou pelo menos 40 famílias desalojadas no município de Hidrolândia, a 251 km de Fortaleza. A água da chuva invadiu residências e comércios. Ruas e avenidas dos quatro distritos da cidade (Betânia, Coceição, Centro e Irajá) ficaram alagadas.

Chuva intensa invade casas e deixa pelo menos 40 famílias desalojadas em Hidrolândia https://bit.ly/2UxJQjP 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do Rio Batoque, que passa por dentro da cidade, subiu e alagou as vias. Muitos moradores perderam eletrodomésticos e móveis e tiveram que ser retirados de dentro das casas. O comércio também foi afetado. Vários comerciantes perderam seus produtos.

Apoio de cidades vizinhas

Equipes do Corpo de Bombeiros de Sobral e Canindé foram acionados para fornecer suporte para a equipe do município.  Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a Rodovia CE-187, entre Santa Quitéria e Hidrolândia, chegou a ficar interditada por causa das inundações. 

A Enel Distribuição Ceará informou que parte da rede elétrica foi danificada nas cidades de  Guaraciaba do Norte e Hidrolândia, "causando falha no fornecimento em alguns pontos". A distribuidora esclarecu, por nota, que "técnicos já estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia o quanto antes".

O Diário do Nordeste entrou em contato com a prefeitura de Hidrolândia para saber sobre quais as medidas emergenciais que o órgão vai tomar sobre as famílias desabrigadas, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

ALERTA DE POTENCIAL PERIGO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou, nesta terça-feira (24), sobre ocorrência de chuvas intensas nas regiões Central, Centro-Sul, Sertão dos Inhamuns e parte do Vale do Jaguaribe e Ibiapaba do o Ceará, com ventos de 40 a 60 Km/h. O aviso de “potencial perigo” vale até as 11h desta quarta.  

O órgão afirmou também que existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.  

A previsão do Inmet para Hidrolândia durante toda a quarta é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. 

O Inmet também divulgou as seguintes instruções: 

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). 
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. 
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Noticia; DN 

A melhor opção para o seu almoço;
Frangão Sal e Brasa;
Av; D Lino em frente a biblioteca publica
Or. Didi

Cortes por inadimplência no abastecimento de água estão suspensos em Sobral


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comunica que, desde o dia 17 de março de 2020, estão suspensos os cortes por inadimplência no abastecimento de água, na sede e distritos de Sobral, considerando o estado de emergência em saúde por conta da pandemia do novo coronavírus e a necessidade de higiene das mãos e objetos. O SAAE esclarece que o corte está sendo feito apenas em imóveis demolidos ou a pedido do próprio usuário.


As equipes estão em campo para a execução de ligações novas de água, religações e posicionamento de hidrômetros.

O SAAE trabalha para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

Estão disponíveis para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos, os seguintes canais de atendimento do SAAE:  www.saaesobral.com.br e os telefones 0800.283.0195, (88) 98129-1704 e 99247-3431 (whatsapp). Também estão disponíveis os telefones da presidência da autarquia: (88) 98122-2268 e (85) 99994-1190.

Medidas de prevenção ao coronavírus

O prefeito Ivo Gomes concedeu, por meio de decreto, na quarta-feira (18/03), desconto de 10% na conta de água das unidades residenciais que tiverem consumo de até 20m3. São 47.777 famílias de média e baixa renda, o que representa 94% das residências da sede e distritos.

Além disso, ele isentou da tarifa de água e esgoto as famílias cadastradas nos programas sociais do Governo (745), com consumo menor ou igual a 20m³ e suspendeu o corte do fornecimento de água de residências que consumirem menos de 10m3.

De acordo com o prefeito, o decreto tem o objetivo de reforçar as medidas de prevenção estabelecidas pelo Plano Municipal de Contingência do coronavírus na cidade. “Nós só vamos vencer essa luta se cada um de nós fizer a sua parte e adotar essas medidas de limpeza e cuidado e ficarmos em nossas casas. Lavar bem as mãos com água e sabão é tão eficaz quanto higienização com álcool em gel”, destacou Ivo Gomes.

Ele acrescentou que a isenção da tarifa de água e esgoto para a população de baixa renda se deu por conta das dificuldades enfrentadas por essa população com a redução das atividades laborais em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Blog; Erivando Lima \ Sobralonline


90 estudantes de Medicina da UFC vão se formar antecipadamente para atuar contra coronavírus

A decisão judicial atende pedido do Sindicato dos Médicos do Ceará junto à Advocacia Geral da União. Nesta terça-feira (25), a Sesa divulgou que há 185 casos do novo coronavírus confirmados no Ceará.

A Justiça Federal decidiu que 90 estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão autorizados a se formar antecipadamente. A decisão foi motivada pela necessidade de haver reforço na área médica devido à pandemia do Covid-19. Até a noite desta terça-feira (24), estavam confirmados 185 casos da doença no Ceará.

A decisão judicial foi favorável a uma ação interposta pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. Conforme o Sindicato, houve pedido de Tutela de Urgência e o despacho foi divulgado nesta terça-feira (24). A ação foi impetrada junto à Advocacia Geral da União.

"O pleito do Sindicato, que atenderá 90 estudantes, foi motivado, sobretudo, pelo impacto que a propagação do coronavírus está causando nos serviços de saúde, sendo urgente a necessidade de salvaguarda e ou realocação dos profissionais que atuam na linha de frente da doença e integram o grupo de risco – gestantes, idosos (acima de 60 anos, principalmente diabéticos e hipertensos), pessoas com doenças respiratórias crônicas e imunudeprimidos (em hemodiálise e quimioterapia, por exemplo)", disse o Sindicato dos Médicos.

Ao deferir o pedido, o juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida também determinou que a União viabilize a inscrição destes estudantes no chamamento público para adesão ao Programa Mais Médicos Pelo Brasil. Com base no levantamento do Ministério da Saúde, até esta terça-feira (24), o Ceará permanece como estado da Região Nordeste com maior número de pessoas confirmadas com o novo coronavírus.

(Diário do Nordeste)


Oficinas, indústrias têxteis e mais empresas no Ceará são liberadas para funcionar; confira lista

Em mais uma alteração do decreto, Governo do Estado reconhece essencialidade do conserto de transportes.
Na mesma edição do Diário Oficial do Estado que isentou a população mais carente do pagamento da taxa de contingência da Cagece, o governador Camilo Santana liberou o funcionamento de mais empresas no Ceará no período de isolamento social decretado para enfrentar a pandemia do coronavírus. Entre os negócios estão oficinas mecânicas e indústrias têxteis e do ramo de confecções.

Todas as empresas têm relação direta com as demais medidas do Governo do Estado, pois são associadas ao funcionamento de equipamentos/empresas/indústrias de necessidades básicas.

Em caso de dúvida sobre o funcionamento ou não, o novo decreto indica que os empresários procurem a Casa Civil, que deverá "proceder a devida comunicação".

-Confira a lista do que pode funcionar:

-Oficinas e concessionárias exclusivamente para serviços de manutenção e conserto em veículos; 

-Empresas prestadoras de serviços de mão-de-obra terceirizada; 

-Indústria e comércio que integrem a cadeia alimentar; 

-Fábricas de bomba de irrigação, ventiladores e ar-condicionado, bem como os respectivos serviços de manutenção; 

-Indústrias do ramo têxtil e de confecção que forneçam materiais para uso na rede de saúde pública ou privada;

Empresas das áreas de logística; 

Centrais de distribuição, ainda que representem um conglomerado de galpões de empresas distintas.


Contexto

Na última semana, em transmissão pela internet, o Governador Camilo Santana decretou fechamento de empresas e o isolamento social da população para evitar a transmissão do novo coronavírus no Ceará. A medida extrema segue o exemplo de países e estados pelo mundo, os quais tiveram inúmeros casos de contaminação e mortes.

Os efeitos severos sobre a economia cearense vieram em seguida e, desde a última quinta-feira (19), o governador tenta diminuir o impacto gerado a empregados e empregadores.

(DN)


Russas CE plantão policial


QUIXERÉ CE ROUBO DE MOTO E LESÃO CORPORAL A BALA

Deu entrada no hospital de Quixeré vítima de lesão a bala, um jovem de 18 anos, o mesmo foi alvejado na região das costas. Devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para o Hospital de Limoeiro do Norte. A vítima informou que estava na companhia de um amigo, quando se deslocava em uma motocicleta sentido a Lagoinha, de repente 02 (dois) indivíduos em uma outra motocicleta efetuaram disparos de arma de fogo vindo a atingi-lo, sendo inclusive roubada a motocicleta em que eles trafegavam.

Fonte; PM CE