-->

domingo, 2 de maio de 2021

Março e abril juntos foram responsáveis por 41% dos óbitos da pandemia em Sobral

 

Os dois meses juntos somam 238 óbitos por covid-19, com 119 mortes cada e média de 4 perdas por dia. Os quatro primeiros meses de 2021 somaram 260, média de 65 baixa por mês, superando a média dos nove meses de pandemia de 2020 que é de 36.

Desde o início da pandemia ainda não se tinha chegado a um número tão grande de óbitos em dois meses. Março e abril de 2021, com 119 mortes por covid-19 cada, juntos somaram 238 óbitos, o que representa 41% do total de mortes de toda a pandemia, até o dia 30 de abril deste ano, média de 4 mortes por dia. No ano de 2020, nos noves meses de pandemia, 327 pessoas não resistiram à gravidade da doença, média de 36 óbitos por mês. Em 2021 só os quatro primeiros meses já somam 260 mortes, média de 65 por mês.

O mês de março contabilizou o pior dia da pandemia, quando no dia 23 morreram 15 pessoas vítimas da doença. Já o mês de abril teve o final de semana mais letal da pandemia quando da sexta-feira (2) ao domingo (4), morreram 25 pessoas, também de covid-19. Considerando os quatro primeiros dias do mesmo mês, 1, 2, 3, e 4, este número sobe para 30 óbitos.

A Covid-19 já matou em Sobral 587 pessoas desde a primeira morte pela doença no dia 19 de abril de 2020 quando duas mulheres de 50 e 61 morreram vítimas da covid-19. O ano de 2021 já soma até o dia 1º de maio 260 óbitos, média de mais de 2 óbitos por dia. O número casos confirmados desde o primeiro registrado no dia 17 de março de 2020, até o dia primeiro de maio já chegou a 22.162. O número de exames realizados pela rede pública é de 55.071 segundo o Informe Epidemiológico da Prefeitura de Sobral.

Apesar dos números altos, os meses de março e abril não superam o mês junho de 2020, o mais letal, que registrou em 30 dias 155 mortes, média de mais de 5 óbitos por dia. Os números deixam um alerta de que o vírus ainda não foi vencido apesar de todos cuidados tomados pelo poder público, como por exemplo as medidas radicais como o lockdown.

(Edwalcyr Santos/Portal Paraíso)



Suspeito de matar escrivão em Tauá entra para lista de mais procurados do Ceará

 

Antonio Josivan Lopes está foragido desde sexta (30), quando atirou contra agente da Polícia Civil do Estado do Ceará

Foto de Antonio Josivan, procurado pela SSPDS
Legenda: O suspeito, que teve imagem divulgada pela SSPDS, fugiu da delegacia algemado e com a arma do escrivão
Foto: reprodução/SSPDS

Antonio Josivan Lopes Silva, de 30 anos, suspeito de matar com um tiro na nuca um escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em Tauá, teve imagem divulgada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Agora, ele passa a integrar a lista dos criminosos mais procurados do Ceará.

Conforme a pasta, o objetivo da divulgação da imagem é possibilitar a localização do investigado. Além disso, a SSPDS também aponta que todos os recursos necessários estão sendo empregados nas diligências a fim de encontrá-lo.

VEJA:

Enquanto isso, os canais para recebimento de denúncias sobre o caso continuam ativos. O Disque-Denúncia, disponível no 181, foi colocado à disposição, assim como o número (88) 98134-6884, da Delegacia Regional de Tauá.

CRIME EM TAUÁ

O escrivão Aloísio Alves Lima Amorim, de 60 anos, foi morto após ter a própria arma tomada por Antônio Josivan, que havia sido preso por tráfico de drogas. Ainda algemado, ele disparou contra a vítima por volta das 2h na última sexta (30), fugindo do local em seguida.

Escrivão morto com tiro na nuca em Tauá, no Ceará
Legenda: O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/CE) lamentou a morte de Aloísio Alves Lima Amorim
Foto: reprodução/Arquivo Pessoal

Josivan e outro homem haviam sido encaminhados à Delegacia de Tauá, logo após constatação de envolvimento em uma ocorrência de venda de entorpecentes no município de Pedra Branca, distante 89 km de Tauá.

Após o disparo, o agente de segurança teria passado pelos primeiros socorros ainda na delegacia, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

PM encontra quase 100 kg de drogas em matagal em Fortaleza

 Suspeitos de serem os responsáveis pelos entorpecentes fugiram do local ao ver a aproximação dos policiais.

Por G1 CE


Drogas foram encaminhas para o 13º Distrito Policial em Fortaleza — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Drogas foram encaminhas para o 13º Distrito Policial em Fortaleza — Foto: Divulgação/Polícia Militar

A Polícia Militar apreendeu neste sábado (1º) quase 100 quilos de drogas em um matagal no Bairro Guajeru, em Fortaleza. Durante a ação policial, os suspeitos de serem os responsáveis pelos entorpecentes perceberam a aproximação dos PMs e fugiram.

Segundo a PM, após receber uma denúncia anônima sobre homens que estavam em um matagal em posse de uma quantidade de droga, os agentes foram ao local e após passar por uma trilha na mata encontraram 120 tabletes de maconha embalados,76 gramas de cocaína, além de balança de precisão, instrumentos para escavar e objetos pessoais.

Todo o material apreendido foi levado ao 13º Distrito Policial, que ficou responsável pela investigação do caso. Buscas são realizadas na região para tentar capturar os suspeitos que estavam com a droga no local.

Jornal da Nativa 1ª edição as 6 da manhã; Radio e Tv Web Nativa de Russas CE

 radioetvwebnativaderussas

Whatsape; 88 9 9325 5996

Genilson Marques e Erivando Lima



Novo decreto de Camilo Santana libera atividades econômicas e religiosas aos fins de semana

 

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta sexta-feira (30), a flexibilização das atividades econômicas e religiosas nos fins de semana no Ceará. Com isso, comércio de rua e restaurantes poderão abrir das 10h às 15h aos sábados e domingos. Haverá toque de recolher a partir das 19 horas.

O novo decreto vale a partir de segunda-feira (3) - portanto, o lockdown permanece neste fim de semana (1º e 2 de maio).

As medidas anteriores referentes ao período de segunda a sexta permanecem, incluindo toque de recolher (das 20h às 5h).

No decreto anterior, já havia ocorrido a liberação das aulas presenciais nas escolas até o 9º ano do ensino fundamental e reabertura de academias e barracas de praia, com limitação da capacidade.

Camilo disse que há tendência de queda no número de casos e óbitos. O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, aponta discreta redução na demanda por leitos. Ele ressalta também a tendência continuada de redução da taxa de óbitos.

O governador afirma que, embora haja melhora, o Estado segue em situação de muito alerta. 'O pior dos mundos é ter de retroceder."

(A Voz de Santa Quitéria)