-->

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Eleições 2024: saiba como justificar o voto se está fora do seu domicílio eleitoral

 SEGUNDA-FEIRA, SETEMBRO 30, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral e não puder votar nas Eleições Municipais 2024 poderá justificar a ausência no dia da votação. A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título ou de formulário entregue nos locais de votação. No caso do formulário, ele deve ser preenchido obrigatoriamente com o número do título eleitoral e dados pessoais. Ele estará disponível nos locais de votação e também pode ser baixado em arquivo PDF.

Para justificar pelo aplicativo, basta clicar no menu “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de ausência”. O e-Título também exibe a opção “Justificativa presencial” que mostra os endereços dos locais em que é possível justificar a ausência presencialmente. O 1º turno ocorre em 6 de outubro. Já o segundo turno, se houver, será realizado no dia 27 de outubro na capital e nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Já a eleitora ou o eleitor que deixar de justificar a falta no dia da eleição poderá fazê-lo até 5 de dezembro, em relação ao 1º turno, e até 7 de janeiro de 2025, em relação ao 2º turno, também pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica.

Também devem respeitar esses prazos as pessoas que estavam no seu domicílio eleitoral e por algum motivo justo deixaram de votar.

Nesses casos, é necessário anexar os documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento às urnas. Após o dia da eleição, a justificativa ainda pode ser apresentada ao cartório eleitoral presencialmente ou via correio. O formulário de justificativa pós-eleição pode ser baixado no site do TSE.

Caso a justificativa não seja aceita ou seja feita fora do prazo, a eleitora ou o eleitor deverá pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação das multas pode ser obtida na página da Justiça Eleitoral. É possível realizar o pagamento por meio de PIX ou cartão de crédito.


Eleitores no exterior

Quem estiver no exterior no dia da eleição, deve apresentar passagens, cartões de embarque ou carimbos no passaporte, entre outros documentos que possam justificar a ausência no dia da votação. Nesse caso, o prazo é de 30 dias a contar da data de retorno ao Brasil.

O requerimento de justificativa pode ser entregue ao cartório de inscrição do eleitor por terceiros sem autorização ou procuração específicas, mas deve conter a sua assinatura. No dia da eleição, somente o próprio eleitor ou eleitora pode justificar sua ausência.

Quem não votar nem justificar a ausência ficará em débito com a Justiça Eleitoral e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Se não votar em três turnos consecutivos e não justificar, o título estará sujeito a cancelamento. Enquanto não regularizar a situação, a eleitora ou o eleitor não poderá, por exemplo, tirar passaporte, participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

Saiba mais sobre justificativa e consequências para quem não votar, justificar ou pagar as multas.

(Gazeta Brasil)

LUTO EM QUIXADÁ: Morre aos 94 anos, Dom Adelio Tomasin

 - por 

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

A cidade de Quixadá está de luto e perde nesta segunda-feira (30), aquele que é considerado por muitos como um dos, senão o maior benfeitor da história do município. Faleceu aos 94 anos de idade, o Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adelio Tomasin.

O religioso já vinha enfrentando inúmeros problemas de saúde, chegando a permanecer internado no Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, hospital que foi uma de suas grandes benfeitorias.

Além da Maternidade, Dom Adelio revolucionário a cidade de Quixadá com outras grandes obras como o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Rádio Cultura de Quixadá, o Remanso da Paz, a Escola Rainha da Paz, além de 3 instituições de ensino superior que formaram inúmeros profissionais. A antiga Faculdade Católica Rainha do Sertão (Hoje UniCatolica), a Faculdade Cisne e a mais recente delas, a Faculdade Dom Adelio Tomasin – FADAT.

Novas informações sobre a morte do Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, você terá ao longo do dia no Sistema Monólitos de Comunicação.


Corpo de Dom Adélio será velado na Catedral de Quixadá e sepultado no Santuário Imaculada Rainha do Sertão; confira ritual


A Diocese de Quixadá divulgou de forma oficial a programação das últimas homenagens que serão prestadas a Dom Adélio Tomasim, bem como informações sobre o velório e sepultamento do Bispo Emérito de Quixadá que faleceu aos 94 anos de idade nesta segunda-feira (30) no Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, onde estava internado.

O corpo de Dom Adélio começará a ser velado a partir das 15h dessa segunda-feira (30) em uma celebração privada ao clero, religiosos e seminaristas na Capela do Remanso da Paz. As 16h acontece o translado do corpo do religioso até a Igreja Matriz de Jesus Maria e José, no Centro de Quixadá, onde o velório será aberto ao público e permanecerá durante toda a madrugada e o dia de amanhã. Na Igreja Catedral serão celebradas 8 missas, a primeira delas às 18h dessa segunda-feira (30) e a última delas às 16h de terça-feira (1º) que será a Missa Exequial.

Após a Missa Exequial, o corpo do Bispo Emérito de Quixadá seguirá até o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, onde será sepultado em cerimônia prevista para acontecer às 17h30min dessa terça-feira (1º.).

As últimas homenagens a Dom Adélio deverão reunir milhares de pessoas tanto de Quixadá como de outros municípios da região, além de autoridades diversas.

Confira abaixo a programação completa dos ritos de velório e sepultamento de Dom Adélio Tomasin.

30 de setembro
15h Celebração Privada ao clero, religiosos e seminaristas – Capela do Remanso
16h Translado para Catedral – Todos os fiéis
17h30 Vésperas
18h00 1ª Missa
19h00 Homenagens
19h30 Terço
20h00 2ª Missa
21h00 Homenagens
21h30 Terço
22h00 3ª Missa
23h00 Homenagens
23h30 Ofício da Imaculada Conceição

01 de outubro
00h00 4ª Missa
01h00 – 05h00 Vigília
05h00 – Ofício de Leituras
06h00 – 5ª Missa
07h00 – Homenagens
07h30 – Laudes
08h00 – 6ª Missa
09h00 – Homenagens
09h30 – Terço
10h00 – 7ª Missa
11h00 – Homenagens
11h30 – Hora Média
12h00 – 8ª Missa
13h00 – Homenagens
14h00 – Oração do Terço
15h00 – Hora Média
16h00 – Missa Exequial
17h30 – Translado e sepultamento – Santuário


Presidente do CDL sugere o fechamento do comércio de Quixadá durante parte dessa terça-feira (1º) em homenagem a Dom Adélio


A Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL através de ser Presidente Carmélio Maia se manifestou no final da manhã dessa segunda-feira (30) acerca do falecimento do Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin.

Em nota divulgada através das redes sociais, o Presidente do CDL sugeriu o fechamento do comércio de Quixadá a partir de 12h dessa terça-feira (1º), possibilitando que a população e trabalhadores do comércio local possam despedir-se e participar das últimas homenagens ao maior benfeitor da história do município.

“Diante desse momento de luto coletivo, o fechamento dos estabelecimentos comerciais seria uma forma simbólica de homenagem e reconhecimento pelos anos de dedicação e serviço à nossa cidade. Tal ação demonstra nosso respeito à família do Bispo, aos fiéis e a comunidade em geral”, diz parte da nota divulgada.

“O Bispo Dom Adélio foi uma figura de grande importância para a comunidade, deixando um legado de fé, solidariedade e liderança espiritual, reconhecida por todos”, diz a nota em outros trecho.

A decisão sobre o fechamento ou não do comércio nesta terça-feira (1º) no entanto ficará a cargo de cada comerciante e deverá ser discutida com seus funcionários de maneira individual.

Russas - CE plantão policial 1º BPM

 

JAGUARUANA SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO  

Dia 29/09/2024, por volta das 11h, a equipe da polícia militar recebeu de populares a informação sobre um possível suicídio por enforcamento, ocorrido na Rua São José, Centro de Jaguaruana-CE, ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a veracidade da informação, onde encontrava-se já sem vida um senhor, o mesmo cometeu suicídio por enforcamento em seu ponto comercial, compareceu ao local do incidente a Pericia Forense e Rabecão, o corpo foi encaminhado para o IML de Russas-CE, para que sejam realizados os procedimentos cabíveis.

RUSSAS PRISÃO EM FLAGRANTE POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 

Dia 29/09/2024, por volta das 11h, a Polícia Militar foi acionada para verificar uma ocorrência sobre possível violência doméstica, na área rural do município de Russas-CE, especificamente no Sítio Boa Vista, S/N. A vítima relatou que o seu companheiro havia lhe agredido fisicamente, assim como também quebrado seu aparelho celular. Diante dos fatos, ambos foram conduzidos à Delegacia Regional de Russas-CE, sendo o acusado preso em flagrante pelo crime de violência doméstica.

RUSSAS PRISÃO EM FLAGRANTE POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA  

Dia 29/09/2024, por volta das 13h35min, a Polícia Militar foi acionada para verificar uma ocorrência sobre possível violência doméstica, na área urbana do município de Russas-CE, especificamente na Avenida Joaquim de Sousa Barreto, bairro Várzea Alegre. Ao chegarem ao local, os policiais identificaram a vítima uma senhora, segundo narração do fato pela vítima, seu irmão estava alcoolizado e ameaçando-lhe agredir, inclusive com uma faca. Diante dos fatos, ambos foram conduzidos à Delegacia Regional de Russas-CE, onde foram apresentados à autoridade policial, para os procedimentos cabíveis. 

Quartel do 1º BPM, Russas – CE, 30 de Setembro de 2024.

 Fonte; PM CE 

PRIMEIRA-DAMA de João Pessoa é presa pela PF em operação eleitoral

 DOMINGO, SETEMBRO 29, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Lauremília Lucena é acusada de aliciamento violento de eleitores; prefeito alega perseguição política.
A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, foi presa na manhã deste sábado (28) durante a terceira fase da Operação Território Livre, que investiga o aliciamento violento de eleitores na capital paraibana. Junto com ela, também foi presa sua assessora, Tereza Cristina Barbosa Albuquerque. A ação, realizada pela Polícia Federal com apoio do Gaeco, faz parte da fase denominada 'Sementem' e busca apurar crimes de aliciamento de eleitores e organização criminosa nas eleições municipais de 6 de outubro. O prefeito Cícero Lucena afirmou que sua esposa é vítima de perseguição política.

Maria Lauremília Assis de Lucena, natural de Sousa, Sertão da Paraíba, é esposa do atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e desempenhou papéis de destaque na política paraibana, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora do estado (2003-2006) no governo de Cássio Cunha Lima. Ela também foi primeira-dama tanto do estado quanto da capital durante os mandatos de Cícero como governador em 1994 e prefeito de João Pessoa entre 1997 e 2005.

Tereza Cristina Barbosa Albuquerque é a atual secretária de Lauremília Lucena. Ela também tem uma ligação próxima Cícero Lucena, com quem trabalhou durante seus mandatos no Senado Federal. Em 2013, Tereza atuou como auxiliar parlamentar intermediário no gabinete de Cícero, e no ano seguinte foi promovida a ajudante parlamentar intermediário.

* Lauremília Lucena e Tereza Cristina, presas pela Polícia Federal na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Via César Wagner

Mensagem do dia.

Tenha esperança até ao fim

Enquanto houver esperança todos os nossos sonhos serão como uma chama viva ardendo no peito. Enquanto houver esperança as nossas forças nunca deixarão de ser renovadas, e estaremos sempre mais perto de alcançarmos o que desejamos.

Uma alma que não acredite, que não tenha uma pequena porção de fé dificilmente viverá plenamente a vida. Não permita que essa força se afaste de você, quaisquer que sejam suas circunstâncias. Aconteça o que acontecer tenha esperança até ao fim.