-->

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Lava Jato: Renato Duque é condenado a 3 anos e meio de prisão por lavagem de dinheiro

 

Por G1 PR — Curitiba

 


Renato Duque, que é ex-diretor de Serviços da Petrobras, ficou preso por cinco anos — Foto: Reprodução

Renato Duque, que é ex-diretor de Serviços da Petrobras, ficou preso por cinco anos — Foto: Reprodução

Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, foi condenado a três anos, seis meses e 23 dias de prisão - em regime aberto - por crimes de lavagem de dinheiro investigados na Operação Lava Jato. Ele não poderá exercer cargo ou função pública pelo dobro do período.

A sentença do juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, é de 26 de março. O magistrado também determinou o confisco de R$ 69 milhões mantidos em contas do exterior.

Esse dinheiro, conforme a decisão, estava em nome das offshores Milzart Overseas Holdings INC e Pamore Assets INC, usadas pelo ex-diretor da Petrobras.

A sentença absolveu Duque da prática de dois crimes de evasão de divisas por entender terem sido absorvidos pelos de lavagem de dinheiro.

Os crimes foram confessados pelo ex-diretor, segundo a decisão. Ele renunciou ao direito sobre as contas em nome das offshores e prestou informações sobre esquema criminosos de terceiros. Por isso, teve a a pena reduzida em um terço.

O processo desta condenação é decorrente da constatação de diversas investigações e outras ações penais no âmbito da operação que indicaram que Duque obteve valores milionários com a prática de crimes envolvendo a Petrobras.


A investigação contou com a cooperação jurídica internacional com o principado de Mônaco.

O que diz a defesa

Em nota, o advogado Marcelo Lebre, que defende Renato Duque, afirmou que a defesa recebeu com profundo pesar a decisão, visto que "inobstante a colaboração ofertada ao longo do processo, a condenação se sustenta em prova obtida de forma ilícita pelas autoridades brasileiras".

A defesa informou que ainda não recebeu a publicação oficial da decisão, mas já prepara o recurso ao Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4) "onde a questão será apreciada com maior profundidade e a decisão monocrática, indubitavelmente, reformada".

Prisão e outras condenações

Em março de 2020, Duque colocou tornozeleira eletrônica e deixou a prisão no Paraná rumo ao Rio de Janeiro. Ele ficou preso por cinco anos após investigações e condenações da Lava Jato.

A nova sentença se refere à oitava denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Duque no âmbito da operação.

Veja abaixo as outras condenações de Renato Duque na Lava Jato na 1ª instância:







Mais de 170 mil doses de vacinas contra Covid-19 chegam ao Ceará

 Imunizantes chegaram na tarde desta quinta-feira (8). O anúncio foi publicado nas redes sociais do governador Camilo Santana.

Por G1 CE

 


Ceará recebe 13º lote de vacinas contra Covid-19. — Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Ceará recebe 13º lote de vacinas contra Covid-19. — Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

O Ceará recebeu mais um lote de vacinas contra Covid-19 na tarde desta quinta-feira (8). Ao todo, são 170.450 doses divididas entre 91.250 da Astrazeneca/Oxford e 79.200 da CoronaVac. Esse é o 13° lote de vacinas recebido pelo Estado.

As duas vacinas devem ser aplicadas em duas doses em cada pessoa para garantir a imunidade. No Ceará, as doses serão todas aplicadas, sem retenção para a segunda dose.

Com a nova remessa, o Ceará recebeu um total de 1.847.800 doses, nas seguintes datas:

  • 1º lote: 229.200 mil doses da CoronaVac em 18 de janeiro
  • 2º lote: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca 23 de janeiro
  • 3º lote: 33.200 doses da CoronaVac em 25 de janeiro
  • 4º lote: 115 mil doses da CoronaVac em 6 de fevereiro
  • 5º lote: 80.500 doses da Oxford/AstraZeneca em 24 de fevereiro
  • 6º lote: 49.200 doses da CoronaVac em 24 de fevereiro
  • 7º lote: 115.600 doses da CoronaVac em 3 de março
  • 8º lote: 109.800 doses da CoronaVac em 10 de março
  • 9º lote: 187.400 doses da CoronaVac em 17 de março
  • 10º lote: 162.600 doses da CoronaVac e 20.250 da Oxford/AstraZeneca em 20 de março
  • 11º lote: 124.400 doses da CoronaVac e 33.700 da Oxford/Astrazeneca em 26 de março
  • 12º lote: 344.000 doses da CoronaVac e 27.750 da Oxford/Astrazeneca em 1º de abril
  • 13° lote: 79.200 doses da CoronaVac e 91.250 da Oxford/Astrazeneca em 8 de abril

Anúncio do governador

A chegada o novo lote de vacinas foi anunciada pelo governador Camilo Santana na tarde desta quarta-feira (7), através de publicação nas redes sociais.

"O Ceará recebe nesta quinta-feira 170.450 doses de vacinas contra a Covid, sendo 91.250 da AstraZeneca e 79.200 mil da CoronaVac, de acordo com documento enviado pelo Ministério da Saúde", revelou Camilo.


"Como temos feito sempre que os lotes chegam ao Ceará, distribuiremos imediatamente as vacinas à capital e ao interior para darmos continuidade à imunização dos cearenses", complementou o governador.

Prefeitura de Russas paga premiação aos professores e escolas municipais destaques no SPAECE Alfa e IDEB 2019.

 O Governo Municipal de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) realiza, nesta quinta-feira (08), o pagamento do décimo quarto salário a 140 professores que alcançaram bons resultados do SPAECE ALFA e IDEB em 2019. A premiação foi instituída pela Lei Municipal nº 1285/2010 e gratifica os profissionais e escolas municipais, mediante bons desempenhos nas avaliações externas.

Foram contemplados os professores da Esc. Mun. Francisco das Chagas (Lagoinha), Esc. Mun. Coração de Jesus (Várzea Alegre) e Esc. Mun. João Rebouças (Capim Grosso) pelo excelente resultado no SPAECE Alfa, avaliação realizada pelo Governo do Ceará para aferir o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano.

Também recebem o décimo quarto os educadores das escolas destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019: Esc. Mun. Padre Marcondes (Jardim de São José), Esc. Mun. Ciríaco Leandro (Peixe) e Esc. Mun. Luís Ferreira (Melancias). Realizado pelo Governo Federal, o Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho na Prova Brasil.

As seis escolas também recebem premiação, conforme a colocação de cada uma no ranking municipal das avaliações citadas. O recurso, que totaliza um investimento de 20 mil reais por parte da Prefeitura, é destinado à implementação de melhorias das condições de funcionamento nas unidades educacionais.

O cumprimento da gratificação de incentivo ao desempenho reforça a valorização da Administração Municipal ao esforço dos servidores da educação e a eficaz gestão financeira dos recursos públicos. Vale destacar que, mesmo diante dos desafios econômicos impostos pela pandemia, segue em dia o pagamento mensal dos funcionários municipais.

SETAS divulga relação dos beneficiários do Projeto “Vale Gás Social”

 

O município de Russas irá beneficiar 445 famílias com o “Vale Gás Social”. O 1º lote, com 223 vales, começará a ser entregue na próxima segunda-feira (12) Foto: Tiago Stille/Ascom SPS

 

A Prefeitura Municipal de Russas através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, divulga a relação dos beneficiários que serão atendidos com o Projeto “Vale Gás Social”.

No total, serão contempladas 445 famílias, divididas em dois lotes. No 1º lote, 223 famílias irão receber os vales a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril. A entrega será feita pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

A lista dos beneficiários, assim como os dias para a entrega dos vales, pode ser consultada através dos links abaixo:

CRAS Várzea alegre: Beneficiados_Vale Gás_CRAS_VARZEA_ALEGRE

CRAS Planalto: Beneficiados_Vale Gás_CRAS_PLANALTO

CRAS Flores: Beneficiados_Vale Gás_CRAS FLORES

Serviço de Convivência – Ingá: Beneficiados_Vale Gás_SERV_CONV_INGA

A entrega será entre os dias 12 e 13 de abril, no horário das 08 às 12h e das 14 às 17h. Os titulares beneficiados devem comparecer no dia e local especificado, portando um documento original com foto.

Vale Gás Social

O Vale Gás Social vai contemplar mais de 250 mil famílias de baixa renda em todo o Estado do Ceará, que sejam beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34, além dos jovens inseridos no Programa Superação.

 

Mais informações:

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Ingá

Endereço: Sítio Ingá- S/N

CRAS Construindo o Futuro – COF-Várzea Alegre

Endereço: Rua Francisco Scipião Simões, 162

CRAS Buscando Transformação Social – BTS – Planalto

Endereço: Tv José de Deus, Centro

CRAS Rural Flores

Endereço: Rua Raimundo Alves Maia, 1730 – Flores


Boletim Epidemiológico de Russas CE

 


Mortes por COVID 19 em três meses de 2021 em Russas CE

 Foram registradas nos 3 ( Três ) primeiros meses do ano de 2021 no municipio de Russas, 47 mortes por COVID 19, enquanto que em 2020 no ano todo foram registrados 77 óbitos. A media mês em 2021 e de 15, 66, enquanto que em 2020 tivemos uma media de 6, 41 durante todo o ano, um aumento assustador no municipio de 2021 nos meses de Janeiro, Fevereiro e, Marco de 2021

Blog; Erivando Lima


Parcelas do 13º salário de aposentados do INSS devem ser pagas em maio e junho

 

Passados 15 dias desde que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seria "disparada imediatamente" após a aprovação do Orçamento no Congresso, aposentados e pensionistas ainda não sabem quando receberão o dinheiro.

No entanto, ganha cada vez mais corpo a probabilidade de a primeira parcela do benefício ser paga apenas em maio, considerando que o fechamento da folha de pagamento de abril deve começar a ser efetuado nos próximos dias, conforme fontes do INSS. A coluna havia antecipado a informação no mês passado.

Caso o nó no Orçamento seja desatado, os primeiros pagamentos da parcela inicial do 13º, destinados a quem recebe no máximo um salário mínimo, deverão ser feitos no dia 25 de maio, seguindo o calendário do INSS. Já os beneficiários que ganham acima de um salário mínimo só começarão a ser pagos em 1º de junho.

Historicamente, as parcelas do 13º salário são depositadas nas mesmas datas em que os aposentados recebem os benefícios mensais. Se confirmada a liberação, os pagamentos das duas parcelas devem obedecer o calendário abaixo.

CONFIRA OS CALENDÁRIOS DE PAGAMENTO DE MAIO E JUNHO
Com informaçõe do DN

Secretaria de Saúde divulga boletim geral sobre os casos de Covid-19 no município

 A Secretaria Municipal da Saúde de Russas, através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, divulga boletim mensal sobre a situação epidemiológica da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) no município de Russas.

No período de 06 de abril de 2020 a 31 de março de 2021, foram confirmados 6.468 casos de COVID-19, registrando uma taxa de incidência de 820 casos/10 mil hab. Dos casos confirmados, 4.694 (72,57%) são residentes na área de abrangência das Equipes de Saúde da Família – ESF da zona urbana. No período analisado, o município registra 111 óbitos confirmados pela doença, representando uma letalidade de 1,72%. Consulte a tabela abaixo:

Perfil epidemiológico dos casos confirmados

O perfil epidemiológico demonstra concentração de óbitos por COVID-19 na faixa etária acima de 70 anos de idade em ambos os sexos. Os homens representam 55,9% do total de óbitos

Hospitalização

Entre os 111 óbitos confirmados por COVID-19, 104 ocorreram em unidade hospitalar, com 44,3% (54) em unidades de saúde do município (UPA e HCSR) de Russas e 55,7% (50) em unidades hospitalares de referência do Estado para COVID-19 (Tabela 3).

Consulte todas as informações sobre o boletim geral acessando link abaixo:

Boletim 05 COVID-19 (1)