-->

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sessão com plenário e auditório quase vazio



Hoje quinta-feira dia 08 de maio de 2014 ocorreu à sessão da câmara municipal de Russas na qual cinco vereadores estiveram ausentes, pois um deles faltou e quatro pediram para sair ainda no início da sessão. O vice-presidente Irapuan Farias faltou e os vereadores: Fernando Amaral, Edno José, João de Alípio e Amarilho pediram permissão ao presidente para deixar a sessão para participarem de uma festa de mães na comunidade do Mutirão na escola Caíque. Com isso a sessão ficou vazia, até mesmo no auditório, pois a presença de público foi muito pequena. Três vereadores fizeram uso da tribuna: Mauricio Martins que cobrou do presidente a realização de uma audiência pública para tratar de muitas coisas erradas que acontecem hoje no município de Russas, o vereador Nathizael do PMDB fez a defesa da ex-secretária Lindalva Pereira Carmo que foi condenada pela justiça, segundo vereador apenas por pequenas causas, ou seja, atraso documentação, o vereador também citou casos de ex-secretários como João Torquato que foi condenado por Improbidade administrativa em três cidades e ainda citou casos que estão acontecendo na atual administração.


Já o vereador Paulo Santiago do PPL falou de esquemas utilizados na compra de material escolar, chegou a citar o exemplo de 2013 quando foram compradas carteiras no mês de fevereiro e a licitação só foi feita no mês daquele ano. Falou também de novas cadeiras que foram compradas recentemente como sendo de material metálico e que teria chegado cadeiras plásticas.








Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens


Senador Eunício apresenta relatório para investimentos de R$ 1 bilhão no Nordeste e na Amazônia.


O senador Eunício Oliveira apresentou nesta quinta-feira (08) seu relatório à Medida Provisório (MP 634/13) que amplia o prazo para destinação de recursos aos Fundos Fiscais de Investimentos do Nordeste (FINOR) e da Amazônia (FINAM) e isenta os importadores de álcool do pagamento de PIS/Pasep-Importação e Cofins-Importação até 2016. A matéria será votada na próxima terça-feira (13).

De acordo com o texto apresentado por Eunício, estende-se de 2013 para 2017 o prazo para que alguns recursos sejam aplicados em projetos do Ministério da Integração Nacional destinados ao desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste. As verbas, já recolhidas por meio do Imposto de Renda, são destinadas ao Programa de Integração Nacional e ao Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agroindústria do Norte e do Nordeste (Proterra), criados em 1970 e 1971, respectivamente.

Eunício defendeu a ampliação do período de destinação do recurso por considerar que muitos projetos importantes, inclusive inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento, dependem desses investimentos. “Dentre os projetos beneficiados pelo FINAM e FINOR estão incluídos projetos estruturantes que fazem parte do PAC, responsáveis por grande parte das demandas de recursos, que, atualmente, não dispõem de recursos destinados suficientes para a conclusão de projetos”, argumentou.

A medida também permite que as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real possam optar pela aplicação de parte do Imposto de Renda devido em projetos do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) e do Fundo de Investimentos da Amazônia (Finam). A regra vale até 2017 e é restrita aos projetos aprovados e em implementação até maio de 2001.

Incentivo tributário

O texto apresentado por Eunício isenta, até 2016, os importadores de álcool do pagamento de PIS/Pasep-Importação e Cofins-Importação. A medida também vale para os casos de importação de álcool combustível que vigora desde dezembro. Com o fim desse prazo, os importadores serão obrigados a pagar o PIS/Pasep-importação e a Cofins-importação de acordo com o volume do produto negociado. Hoje, os importadores podem optar pela tributação de acordo com a receita ou com a unidade de volume do álcool.

Uma alteração proposta pelo relator traz no artigo 11 a ampliação dos benefícios concedidos aos importadores também para os exportadores de álcool. De acordo com Eunício, seria uma forma de incentivar essa atividade no País. “Estamos equilibrando a concessão desse benefício conferindo às exportações por conta e ordem tratamento tributário análogo ao das importações por conta e ordem”, defendeu.

O peemedebista ainda incluiu artigos que tratam da prorrogação de diversas Áreas de Livre Comércio, contribuindo com a continuidade do desenvolvimento da Amazônia.

Imposto de Renda

Eunício também incluiu em seu relatório emenda que traz a correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física em 4,5%, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, no final de abril.

Raios-X para alfândega
A medida ainda estende de 2012 até 2014 o prazo para que portos e outros locais que fazem alfândega instalem aparelhos de inspeção não invasiva de cargas e veículos, como as máquinas de raios-X ou gama.

O prazo estabelecido pela MP vale para os portos com movimentação diária média de até cem unidades por dia e para locais que já tenham comprado as máquinas de raios-X, mas que não tenham recebido os equipamentos.

Fonte: Ceará News

Ministro da Saúde reúne consórcios públicos do setor no Ceará


O ministro da Saúde, Artur Chioro, reúne-se, nesta sexta-feira (9), em Fortaleza, com os presidentes dos consórcios públicos de saúde do estado do Ceará. O encontro foi articulado pelo deputado federal José Guimarães (PT), a pedido de prefeitos. Na pauta, a participação da União no custeio das policlínicas regionais.

De acordo com o parlamentar, o modelo de descentralização adotado no Ceará tem viabilizado a implantação de uma das maiores redes de saúde pública do Brasil, merecendo apoio do governo federal. “A presença do ministro nesse diálogo é uma demonstração da importância do tema. Vamos buscar soluções para viabilizar o atendimento de qualidade às famílias de todas as regiões”, disse Guimarães.

O modelo de Consórcios Públicos em Saúde existente no Ceará funciona como uma estratégia de fortalecimento da regionalização da saúde, ampliando a assistência de média complexidade nos municípios que não possuem condições técnicas ou financeiras para oferecer determinados procedimentos na rede pública.

O Estado tem 21 consórcios, distribuídos por todas as regiões do Estado, compostos por uma unidade de Policlínica e de Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Atualmente, apenas os CEO recebem recursos federais.

As policlínicas oferecem consultas especializadas em diversas áreas, eliminando a necessidade de deslocamento de pacientes para Fortaleza, além de exames complexos. Nelas também estão disponíveis os serviços de profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e outros.

Já o Centro de Especialidades Odontológicas oferece consultas especializadas em cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial, endodontia, periodontia, ortodontia e outros. O equipamento oferece também, os serviços de diagnóstico e detecção do câncer bucal, por meio de biopsia, e a realização de radiografias periapicais, panorâmicas e cefalométricas digitais.

* Com informações da assessoria do deputado federal José Guimarães

Fonte: Ceará News

Ex-presidiário é morto com 11 tiros em Quixeramobim

Um ex-presidiário foi baleado com 11 tiros, na tarde desta quinta-feira (8). A ação aconteceu nobairro Conjunto Esperança, em Quixeramobim.
Josicleudo Vidal dos Santos, conhecido como "Cabra-Rosa", foi atingido por 11 tiros, sendo 3 na cabeça, 3 no peito e 5 nas costas. A sobrinha da vítima, de 11 anos, também foi atingida no joelho esquerdo, em seguida, foi encaminhada ao Hospital de Quixeramobim.
Após denúncia, a Polícia realizou a prisão de seis acusados do crime em uma residência no bairro Conjunto Esperança. Francisco Risomar Ferreira, 33, Francisco Natilion da Silva, 38, Rubens Araújo Jacinto da Silva, 26 e três adolescentes foram presos em flagrante e encaminhados a Delegacia Civil de Quixeramobim.
Foram apreendidos junto aos acusados um revólver calibre 38, pistola .45, e 3 celulares e munições.
Fonte: Diário do Nordeste

Quatro pessoas mortas e duas baleadas durante a tarde desta quinta-feira


Quatro pessoas foram mortas e duas ficaram feridas durante a tarde desta quinta-feira (8) na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O primeiro caso ocorreu naAvenida Bernardo Manuel, no bairro Itaperi, por volta das 15 horas, quando dois suspeitos desceram de um Siena preto e efetuaram vários disparos contra uma jovem de 15 anos e seu padrasto.

Gabriele Macedo da Costa foi morta com tiros na cabeça e o carioca Derick Francis Carneiro, 20,baleado no braço. Ambos estavam em uma parada de ônibus. Umaidosa de 64 anos, que esperava um coletivo no mesmo local foi vítima de bala perdida. A senhora foi baleada na perna e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaperi. Derick foi baleado no braço, encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), onde passou por uma cirurgia. Já a jovem de 15 anos morreu no local.

No Bairro Cidade Novaem Maracanaú, um casal foi executado a tiros na Rua Bela Vista.Isabele Cristina, 24, conhecida como 'Belinha', e Francisco Rodrigues, 22, foram abordados por dois suspeitos e tentaram fugir. A mulher tentou se abrigar dentro de uma residência, mas os homicidas invadiram a casa e executaram a vítima. Francisco correu por cerca de 200 metros, mas foi baleado, caiu e levou mais dois tiros na cabeça. A Polícia encontrou cerca de cinco cartuchos de pistola na rua e mais dois próximo ao corpo da segunda vítima.

No Mondubim,  um jovem de 18 anos foi morto a tiros. A vítima seria um usuário de drogas, segundo informações da Polícia Militar.

Fonte: Diário do Nordeste 

Mauro Benevides completa 11 mandatos ininterruptos

O deputado federal Mauro Benevides (PMDB) está sendo homenageado, nesta sexta-feira, pela Câmara Municipal de Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza). Ele é um dos poucos parlamentares brasileiros que completam 11 mandatos ininterruptos.
De acordo com Mauro, só quem tem essa sua marca é o presidente da Câmara dos Deputados, o potiguar Henrique Alves (PMDB).
Créditos ao Blog Eliomar

Segurança que esquartejou jovem em Joinville tinha mais de 20 ocorrências registradas contra ele



O segurança Leandro Emílio da Silva Soares, de 26 anos, que confessou ter matado e esquartejado a jovem Mara Tayana Decker, de 19, após uma briga em um bar em Joiville (SC), tinha mais de 20 Boletins de Ocorrência de violência contra mulheres registrados contra ele. Ele já haviam inclusive, sido condenado em 2013.
Para a Polícia Civil, Soares é um homem é uma pessoa possessiva, agressiva e dominadora. Ele sempre quis reatar os namoros com ameaças e violência. Desde 2007, 22 Boletins de Ocorrência foram registrados contra ele por injúria, lesão corporal e ameaças de morte. Em 2013, ele foi condenado por atos violentos a um mês e 16 dias, mas cumpriu a pena com serviços comunitários.
Após a prisão do segurança, outras vítimas procuraram a polícia. Em depoimento, uma mulher de 34 anos afirmou ter sido estuprada por Soares, em janeiro deste ano. Ela estava em um barzinho e saiu do local para pedir um táxi. O segurança se aproximou dela e se ofereceu para dividirem a corrida. Ao chegar na casa dele, ele alegou não ter dinheiro. A jovem acabou acompanhando-o para dentro da casa, onde foi agredida, trancada e estuprada durante horas. Para que não contasse nada à polícia, ele a ameaçou dizendo que havia filmado o estupro e iria divulgar as imagens na internet.
Créditos PORTAL R7

Ipaumirim-CE: Drogas chegam à cadeia pública em uma caixa de sabão em pó



A polícia impediu a entrada de drogas para um dos detentos que cumprem pena na cadeia pública de Ipaumirim após a revista em uma caixa de sabão em pó encontrando dentro da mesma 20 trouxinhas de maconha e um papelote de cocaína. Estavam no cárcere o Subtenente Flavio Nojoza, os Soldados Isaac, França e Anailton e os agentes penitenciários Daniel Amorim e Valdenice Barros Lira.

Por volta das 18 horas um homem chegou em uma moto e entregou uma sacola ao agente Daniel Amorim para ser levada ao detento “Júnior”. Na mesma, havia uma toalha, um short, uma cueca, uma marmita com alimentos e uma caixa de sabão em pó lacrada. Nesta última percebeu que um dos cantos não tinha a mesma flexibilidade de uma caixa de sabão normal e ao abri-la encontrou as drogas.

JUAZEIRO – Só este ano já foram registradas duas tentativas de fazer chegar algo ilícito, porém dentro de alimentos na cadeia pública de Juazeiro do Norte. No dia 20 de fevereiro, na vistoria feita em um mamão por parte de agentes penitenciários foi encontrado um aparelho celular. Antes, no início do ano, foi impedida a entrada de dois pacotes de bolachas “recheados”, sendo um com o aparelho celular e o outro tendo a bateria.

Site Miséria


A presidente Dilma Rousseff visitará, na próxima terça (13), as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no município de Jati, a 520 km da Capital. O projeto é maior instalação hídrica do País e está com 60% das obras concluídas. A perspectiva de entrega é para 2015.

O empreendimento garantirá o abastecimento de água desde grandes centros urbanos da região, como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande e Caruaru, até centenas de pequenas e médias cidades inseridas no semiárido e de áreas do Interior do Nordeste, priorizando a política de desenvolvimento regional sustentável.

A obra beneficiará uma população estimada de12 milhões de habitantes, em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

As obras dos dois Canais de Aproximação do Eixo Norte e Leste já estão prontos. Diversos trechos de obras do Eixo Norte estão em funcionamento 24 horas por dia, incluindo os municípios Brejo Santo, Jati e Mauriti, no estado cearense, e São José das Piranhas, na Paraíba, dando segmento ao canal, na construção dos 15 km do túnel Cuncas I, o maior da América Latina, localizado também em Mauriti, e também nos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó.

Fonte: Diário do Nordeste

MEC confirma Enem 2014 para os dias 8 e 9 de novembro

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 será nos dias dias 8 e 9 de novembro, após as eleições, conforme o UOL já havia adiantado. A informação foi divulgada da tarde desta quinta-feira (8) pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), José Francisco Soares. As inscrições começam na segunda (12).

O edital será publicado amanhã (9) no "Diário Oficial da União". O Enem 2014 será aplicado em 1.699 municípios do país.

As inscrições serão entre 12 e 23 de maio de 2014. O prazo final para o pagamento do boleto de inscrições será no dia 28 de maio.

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

No dia 8 de novembro (sábado), serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 9 (domingo), serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Fonte: UOL

Ceará Jaguar promove carreata do vovô



Atenção torcida do Ceará em todo o Vale do Jaguaribe, no próximo dia 25 de maio de 2014 “Domingo” vai acontecer nas principais ruas e avenidas de Limoeiro do Norte a maior carreata de todos os tempos em comemoração ao tetra campeonato conquistado pelo Alvi Negro no ano de 2014.

O evento será promovido pela Ceará Jaguar, torcida organizada do mais querido no Vale do Jaguaribe.

A carreata contará coma presença do presidente do Ceará Evandro Leitão, do melhor goleiro do campeonato Luís Carlos, presenças também de: Edmilson Marciel e o narrador de futebol J. Romulo, além da presença das vovozetes. A carreata terá seu final na AABB aonde vai acontece r uma festa com sorteio de brindes para os torcedores do mais querido.


Org: Márcio Lena Gondim







Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


Decisão sairá nesta sexta-feira, quem ficará com o trono?


Nesta sexta-feira dia 09 de maio de 2014 em uma reunião que vai acontecer no município de Russas entre o grupo de oposição ao atual prefeito desta cidade três nomes estão na disputa para a escolha do grupo, são eles: O candidato do ex-prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, Doutor Paulo Campelo Bessa e Aureliano Ribeiro. A quem diga que poderemos ter novidades na escolha, pois aparece como favoritos os nomes do ex-prefeito Raimundinho e de Aguida Maia, esposa de Doutor Paulo. A reunião acontece nesta sexta-feira, o local não foi informado, depois da reunião será divulgado o nome do pré-candidato a deputado estadual.










Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


Provas do Enem 2014 serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão feitas pela internet entre os dias 12 e 23 deste mês. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC).
previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.
Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Diário do Nordeste

Justiça suspende votação que desaprovou contas do ex-prefeito do Crato

O juiz da 2ª Vara Cível do Crato, José Flávio Bezerra Morais, suspendeu no último dia 2 de maio, os efeitos da votação da Câmara Municipal que desaprovou as contas de governo do ex-prefeito Samuel Araripe, exercício de 2009. A decisão suspende a Resolução (300) e o Decreto (77) da Casa Legislativa, datados do dia 21 de outubro de 2013, dia da votação.

O juiz Flávio Bezerra julgou procedente ação com pedido de Antecipação de Tutela que tem como autor o próprio ex-prefeito, até que seja julgado o mérito da ação que pede a anulação da sessão. Na decisão o juiz reconheceu, preventivamente, que o ex-prefeito não teve assegurada a ampla defesa durante o processo de julgamento de suas contas pela Câmara.

Com relação aos prazos para a defesa a medida liminar ressalta que o ex-prefeito foi notificado de novas denúncias, com prazo de 10 dias para se pronunciar, e que a sessão aconteceu justamente no último dia do referido prazo. Diz ainda que o presidente da Câmara, vereador Luis Carlos (PSL), se pronunciou favorável a anulação da sessão, assim como, a assessoria jurídica da Casa e a Comissão de Constituição e Justiça.

Em entrevista recente, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Pedro Alagoano (PSB), disse que os prazos de defesa foram cumpridos. Segundo ele, o julgamento se referiu as contas enviadas pelo TCM, não sobre as novas denúncias. O vereador ressalta ainda que o advogado de defesa do ex-prefeito subiu na tribuna, durante a sessão em questão, e entrou no mérito, exercendo portanto o direito de ampla defesa.

No mesmo dia da decisão, 02 de maio, o juiz Flávio Bezerra, entrou de féria e deve ser substituído pelo juiz da 1ª Vara Cível, José Batista. Segundo informações colhidas no fórum, como a ação não é considerada urgente, deve esperar a volta do juiz titular para julgar o mérito, ou a anulação da sessão.


Ceará News

Direção nacional do PROS quer entregar partido no Ceará ao senador Eunício Oliveira

Se o prefeito Roberto Cláudio fracassar na sua missão de construir uma ponte entre o governador Cid e a direção nacional do PROS, a posição do presidente Eurípedes Junior é entregar o partido no Ceará a aliados do senador Eunício Oliveira. Para evitar que isso ocorra, há uma única alternativa: o Planalto demitir o ministro da Integração, Francisco Teixeira e nomear um indicado do líder do PROS na Câmara Federal, Givaldo Carimbão.

Eunício Oliveira tem se mantido distante dessa crise envolvendo o PROS nacional e o PROS cearense. Eunício está em negociações com o Planalto para conquistar o apoio do PT a sua candidatura ou se isso não se concretizar, impedir a presença do ex-presidente Lula no palanque do candidato do governador Cid Gomes ao Abolição.

Toda essa confusão sobre com quem ficará o PROS pode provocar uma mudança na corrida eleitoral ao Governo do Ceará. O governador Cid já teria admitido em conversa com a presidente Dilma que se isso acontecer, poderia indicar e apoiar um nome do PT. Cid descarta endossar a candidatura do senador Eunício Oliveira em qualquer cenário eleitoral.


Ceará News

Cid tromba com presidente nacional do PROS e está ameaçado de perder partido

Esquentou de vez a crise entre a direção nacional do PROS e o governador Cid Gomes. Ontem (07) à noite, após o bate-boca pela manhã entre o presidente nacional Eurípedes Junior e o prefeito Roberto Cláudio após a descoberta de que a executiva nacional feito uma intervenção branca no Ceará tomando a senha da Comissão Provisória, o governador Cid Gomes resolveu reagir a essas manobras contra a sua liderança no partido.

Cid telefonou para o presidente nacional Eurípedes Junior e cobrou explicações sobre a intervenção, exigindo a devolução da senha. Eurípedes explicou que a medida foi implementada em todos os estados do Brasil, e não visou atingir diretamente ao PROS do Ceará. Cid não aceitou, e falou duras verdades para Eurípedes. O clima ficou tenso.

Na ligação, o governador Cid revelou ainda que não dará o seu endosso pessoal num telefonema para a presidente Dilma como exige o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, para demitir o ministro da Integração, o cearense Francisco Teixeira. Ao contrário, Cid defende até mesmo a continuidade dele no cargo ou que o Planalto resolva esse assunto sem sua participação. Não há chances de Cid se envolver nessa barganha como quer a cúpula nacional do PROS, para fazer seu jogo.

Após o final da ligação, o presidente Eurípedes Junior estava decidido a decretar intervenção na Comissão Provisória do Ceará. Ficou irritado com as ameaças que ouviu de Cid. No telefonema, o governador cearense anunciou que iria à Justiça lutar por seus direitos. O líder do PROS na Câmara Federal, deputado Givaldo Carimbão, pediu calma a Eurípedes, mas condicionou: ou o comando do PROS indica o novo ministro da Integração,  ou o governador Cid perde o partido no Ceará.


No esforço de apagar esse incêndio que coloca em risco o projeto político-eleitoral do governador Cid e de todo seu grupo, o prefeito Roberto Cláudio que retornaria ontem à noite para Fortaleza, cancelou seu vôo, e permaneceu em Brasília, onde tenta encontrar uma solução para esse impasse entre a direção nacional do PROS e o partido no Ceará.


Fonte-Ceará News

O deputado federal Mário Feitoza (PMDB) comunicou ao Congresso Nacional que foi vítima de assalto e os bandidos usavam “escopeta


Hoje, ao tomar conhecimento da denúncia, o deputado Augustinho Moreira (PV) disse que os três assaltantes foram presos. “Os três assaltantes foram presos e com eles uma escopeta, dois relógios e outros objetos. Eu vi na TV”, avisou. O deputado João Jaime (DEM) disse que desconhece as prisões. “O deputado Mário Feitoza disse que deu o endereço onde estavam os bandidos e eles não foram presos. A polícia não entra, os bandidos não deixam”.

Créditos ao Blog Roberto Moreira.

MPCE constata indícios de fraudes milionárias na Prefeitura e na Câmara Municipal de Tauá

O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça Valeska Catunda Bastos, Marcelo Rosa, acompanhados do coordenador do Grupo Auxiliar à Procuradoria Regional Eleitoral (GAPEL), promotor de Justiça Igor Pereira Pinheiro, cumpriram, na manhã desta quinta-feira (08), mandados judiciais de exibição de documentos públicos na Câmara Municipal de Tauá e na Prefeitura de Tauá. Os valores referentes às licitações até então com indícios de fraude superam o montante de R$ 3 milhões.
A ordem judicial, expedida pelo juiz Luciano Nunes Maia Freire tinha por objetivo inicial possibilitar aos membros do Ministério Público amplo acesso aos processos de licitação do Município de Tauá, uma vez que no site do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não estavam as principais peças disponíveis para consulta.
Em cumprimento aos citados mandados, os promotores de Justiça constataram inúmeros indícios de fraudes licitatórias, tais como: ausência de numeração; aditivos contratuais sem a respectiva assinatura de empresas contratadas que já estavam prestando serviço à Prefeitura; recados manuscritos, alertando para a necessidade de correção de atos licitatórios; ausência de assinatura em parecer jurídico datado de 21 de fevereiro de 2014, cuja licitação já estava finalizada; documentos licitatórios duplicados com divergência de dados; diversos documentos assinados com datas retroativas;  orçamentos de empresas avulsos, sem a existência de licitação instaurada; e processo de pagamento de R$ 140.000,00 sem a assinatura do gestor público.
Diante disso, foi solicitada – e deferida – a busca e apreensão de diversas licitações com indícios de fraude, bem como determinada a interdição provisória da Comissão de Licitação da Prefeitura de Tauá. De acordo com a promotora Valeska Catunda, o próximo passo será realizar uma análise minuciosa de todas as licitações para verificar a necessidade de punição dos agentes públicos envolvidos no caso, bem como a anulação dos respectivos certames.
Já o promotor Igor Pinheiro informou que o GAPEL auxiliará a Promotoria de Tauá, mediante expressa determinação do procurador Regional Eleitoral Rômulo Conrado, com o fim de apurar se as fraudes licitatórias têm a finalidade de beneficiar eventuais doadores de campanha eleitoral no Município de Tauá.
Créditos ao Blog do Roberto Moreira.

Ex-prefeito de Mombaça é condenado em ação de improbidade do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do ex-prefeito do município de Mombaça (CE) José Wilame Barreto Alencar, acusado de não prestar contas no tempo devido de verbas federais para construção de cisternas de placas. A sentença é resultado de ação de improbidade administrativa ajuizada pelo procurador da República Patrício Noé da Fonseca, do MPF em Crateús (CE).
De acordo com o procurador, a denúncia contra o ex-gestor foi feita após o MPF identificar a não prestação de contas, no tempo devido, ao Ministério da Integração Nacional, representado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), da aplicação das verbas federais repassadas por intermédio de convênio que tinha por objeto a construção de 169 cisternas. De acordo com o convênio firmado, o Município recebeu o valor de R$ 257,8 mil relativos à participação da União, e arcou com R$ 7.801,05 de contrapartida para execução das obras.
Na ação ajuizada pelo MPF, o procurador Patrício Noé lembra que a Secretaria do Tesouro Nacional estabelece o prazo regulamentar de 60 dias para apresentação de prestação de contas final em convênios federais, podendo o órgão concedente prorrogá-lo por mais 30 dias. Porém, ultrapassado o prazo, o então prefeito “quedou-se omisso, o que levou a coordenação geral de Convênios do Ministério da Integração Nacional a notificá-lo”.
Segundo o procurador da República, o ex-gestor de Mombaça só apresentou a prestação de contas final quando já havia se configurado a inadimplência pela omissão. “Oportuno destacar que a suspensão da inadimplência pela apresentação tardia da prestação de contas final do convênio não retira a esta o caráter de extemporaneidade nem elide a responsabilidade do denunciado pelo descumprimento do dever legal”, alerta Patrício Noé da Fonseca.
Na sentença que condenou José Wilame Barreto Alencar, o juiz federal Lauro Henrique Lobo Bandeira fixou pena de sete meses de detenção, além de pagamento de multa e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo e função pública, eletivo ou de nomeação.
Créditos ao Blog Roberto Moreira

Debate entre jornalistas sobre a Síria vira briga ao vivo em TV da Jordânia



Um debate entre dois jornalistas terminou com uma briga ao vivo em um programa de TV na Jordânia. Os dois jornalistas participavam de um debate sobre a guerra civil na Síria e durante a discussão acabaram quebrando a mesa em que estavam sentados.

A briga foi transmitida nesta terça-feira (6). Os jornalistas Saker al-Johari e Mohammad al-Jayousi participavam de um programa no canal via satélite “Seven Stars”.

O debate esquentou quando al-Jayousi acusou al-Johari de apoiar os rebeldes sírios. Al-Johari respondeu dizendo que al-Jayousi estava recebendo dinheiro para apoiar o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Os dois homens começaram levantaram e começaram a se agredir, quebrando a bancada do programa. O apresentador tentou acalmar os dois, mas a briga só parou quando a equipe do programa entrou para separar os jornalistas.


SITE MISÉRIA.

PT Fortaleza reúne Executiva para debater campanha de Dilma e inaugura nova sede


Na próxima segunda-feira (12), a Executiva Municipal do PT reúne deputados estaduais e federais petistas, assim como vereadores e suplentes de Fortaleza, para debater eleições de 2014. O tema principal da reunião é a campanha de reeleição da presidenta Dilma Rousseff na capital cearense. O diretório municipal quer discutir as ações para fortalecer a campanha na cidade.
A reunião acontecerá na sede da Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) a partir das 16h (Rua Padre Mororó, 1055 – Centro, Fortaleza).
Na mesma semana, no dia 16/5, o PT Fortaleza vai inaugurar a nova sede do partido com um grande encontro da militância. A casa que vai abrigar a nova sede fica na rua Juvenal Galeno, em frente ao Bosque do curso de Letras da UFC e ao lado do CLEC, o curso de línguas do IFCE.
A festa de inauguração será aberta ao público. A partir das 18h.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Fazendo a própria agenda: Dilma Rousseff no Ceará dia 13 de maio

A presidente Dilma Rousseff estará no Ceará dia 13 de maio. Ela vai ao município de Jati, onde fica a entrada da Transposição do rio São Francisco no Ceará.
Também em Jati começa outro grande projeto, o Cinturão das Águas. A visita de Dilma Rousseff não foi comunicada a nenhuma liderança política. A presidente surpreendeu a todos.
Crédito ao Blog Roberto Moreira

Casal engana mulher com falsa recompensa e leva R$ 4.300

Um casal conseguiu enganar uma mulher e levar dela uma quantia em dinheiro de R$ 4.300 no município de Acarape, a 61 km de Fortaleza, por volta das 10h30 da manhã da última quarta-feira (7), segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). 
 
A vítima do estelionato, identificada como Carlege Santiago dos Santos, de 31 anos, saia de uma agência do Banco do Brasil, quando em sua frente caminhava o casal acusado, que deixou cair no chão um cheque de 20 mil reais.
 
 
Carlege apanhou o cheque do chão e entregou à dupla. Um deles agradeçeu bastante à mulher e lhe ofereceu, como recompensa, um recibo que supostamente poderia ser trocado por uma determinada quantidade de dinheiro em um banco. 

Como garantia de que ela iria retornar, os criminosos pediram que a vítima deixasse a sua bolsa com eles até o retorno. Ao chegar ao local de troca do recibo pelo dinheiro, Carlege descobriu que se tratava de um recibo falso e, quando voltou ao local onde tivera o último contato com a dupla, eles haviam fugido e levado sua bolsa com a quantidade em espécie de R$ 4.300. 
 
A dupla que cometeu o estelionato não foi identificada pela Polícia. 
Diário do Nordeste

Inauguração da UPA do Limoeiro foi adiada para a próxima semana



A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi construída e vai funcionar 24 horas no bairro Limoeiro, não será mais nesta sexta-feira, dia 9 de maio, como estava previsto. O motivo do adiamento para a próxima semana foi a incompatibilidade na agenda do Secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, e o desejo do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, vir a Juazeiro do Norte participar da solenidade como disse o prefeito Raimundo Macedo.
Desta forma, o atendimento no Hospital Tasso Jereissati vai prosseguir normalmente em seu local de origem na Rua São Pedro. A transferência temporária dos funcionários para a UPA só vai ocorrer quando da inauguração desta. É que está em curso uma ampla reforma no HTJ que Raimundão disse ter encontrado bastante destruído. Com a futura e temporária transferência será possível uma celeridade maior nos serviços.
Segundo o Secretário de Saúde de Juazeiro, Plácido Basílio, o Hospital Tasso Jereissati passará por uma ampla reestruturação, a fim de ganhar condições de promover cirurgias especializadas. Ele lembra que, atualmente, Juazeiro não tem onde fazê-las e fica transportando os pacientes para cidades vizinhas representando um prejuízo em termos de recursos na saúde do município.
Diário do Nordeste.

Morre, aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues 11h10 | 08.05.2014



O cantor Jair Rodrigues faleceu, na manhã desta quinta-feira (08), aos 75 anos em São Paulo. Ele se encontrava em casa, na cidade de Cotia, a 33,5 km da Capital paulista, quando morreu. Ainda não se sabe a causa do óbito. 
Pai de Jair Oliveira e Luciana Mello, também cantores, Jair se apresentou em Fortalezapela última vez em 2011, no Projeto BNB Clube de Cultura.
Diário do Nordeste

Eunício comemora aprovação de novas regras para criação de municípios

Após intenso trabalho de articulação entre os líderes partidários, o senado aprovou nesta quarta-feira (07) o texto principal do projeto (PLS 104/14) com novas regras para criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios. As emendas ao texto serão analisadas em outra data.
Responsável por unificar o posicionamento da bancada do PMDB e da maioria, o líder Eunício Oliveira disse que a medida traz regras mais equilibradas, além de permitir a emancipação de municípios com responsabilidade, sem comprometer o crescimento e investimento dos mesmos. É uma proposta que busca o equilíbrio e delimita a criação de novos municípios levando em consideração suas condições para sustentação econômica e viabilidade político-administrativa. A intenção é oferecer ferramentas para sua autonomia e não ocasionar mais prejuízo à federação, defendeu. Ele citou como conquista a emancipação de distritos como Jurema e Pajuçara, que tem como município mãe as cidades de Caucaia e Maracanaú, respectivamente.
Com base no novo texto, além dos dois distritos já citados, outros 22 povoados localizados no Ceará também estariam aptos a se tornarem municípios.
A matéria traz Estudo de Viabilidade Municipal (EVM) e considera como critério para criação de novas cidades população igual ou superior a 5 mil habitantes na Região Norte e 6,5 mil no Centro-Oeste; 8,5 mil habitantes na Região Nordeste; 15 mil habitantes nas Regiões Sul e Sudeste e ter eleitorado igual ou superior a cinquenta por cento de sua população.
O projeto também reduz de 10% para 3% da população dos municípios envolvidos, o número de assinaturas necessárias ao requerimento para dar início ao processo de fusão ou incorporação e estipula que nos doze anos seguintes à fusão ou incorporação, os novos municípios formados, ou os municípios ampliados, recebam o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) como se ainda estivessem separados, uma vez que, considerando a população individual de cada município, o valor a ser repassado será menor, evitando prejuízos para a União.
Matéria desta natureza, aprovada pelo Congresso Nacional no final de 2013, foi integralmente vetada pela Presidente da República, por considerar que, da forma aprovada, o projeto criaria ônus excessivo ao erário. Após a análise de todas as emendas, o novo texto seguirá para votação na Câmara.
Confira a lista de distritos aptos a se tornarem municípios no Ceará:
JUREMA
PAJUÇARA
ANTONIO DIOGO
MINEIROLANDIA
PONTA DA SERRA
SÃO JOÃO DO ARUARU
SÃO PEDRO DO NORTE
ITAPEBUSSU
AMANARI
JURITIANHA
ARANAÚ
IGUAPE
CAMARÁ
PARAJURU
ALMOFALA
LISIEUX/ MACARAU
FLORES
CRUXATI
LIMA CAMPOS
TIMONHA/ADRIANÓPOLIS
AMACARU
ICARAI DE AMONTADA
GUANACÉS
SUCESSO
Créditos ao Blog Roberto Moreira

Decisão liminar Justiça suspende votação que desaprovou contas do ex-prefeito do Crato

O juiz da 2ª Vara Cível do Crato, José Flávio Bezerra Morais, suspendeu no último dia 2 de maio, os efeitos da votação da Câmara Municipal que desaprovou as contas de governo do ex-prefeito Samuel Araripe, exercício de 2009. A decisão suspende a Resolução (300) e o Decreto (77) da Casa Legislativa, datados do dia 21 de outubro de 2013, dia da votação.

O juiz Flávio Bezerra julgou procedente ação com pedido de Antecipação de Tutela que tem como autor o próprio ex-prefeito, até que seja julgado o mérito da ação que pede a anulação da sessão. Na decisão o juiz reconheceu, preventivamente, que o ex-prefeito não teve assegurada a ampla defesa durante o processo de julgamento de suas contas pela Câmara.

Com relação aos prazos para a defesa a medida liminar ressalta que o ex-prefeito foi notificado de novas denúncias, com prazo de 10 dias para se pronunciar, e que a sessão aconteceu justamente no último dia do referido prazo. Diz ainda que o presidente da Câmara, vereador Luis Carlos (PSL), se pronunciou favorável a anulação da sessão, assim como, a assessoria jurídica da Casa e a Comissão de Constituição e Justiça.

Em entrevista recente, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Pedro Alagoano (PSB), disse que os prazos de defesa foram cumpridos. Segundo ele, o julgamento se referiu as contas enviadas pelo TCM, não sobre as novas denúncias. O vereador ressalta ainda que o advogado de defesa do ex-prefeito subiu na tribuna, durante a sessão em questão, e entrou no mérito, exercendo portanto o direito de ampla defesa.

No mesmo dia da decisão, 02 de maio, o juiz Flávio Bezerra, entrou de féria e deve ser substituído pelo juiz da 1ª Vara Cível, José Batista. Segundo informações colhidas no fórum, como a ação não é considerada urgente, deve esperar a volta do juiz titular para julgar o mérito do pedido de anulação da sessão.

Créditos Site Miséria.

Bernardo fez ligação a cobrar para amiga antes de ser morto



A quebra do sigilo telefônico de Bernardo Boldrini pode comprometer o pai do menino, assassinado pela madrasta há um mês no Rio Grande do Sul. O inquérito policial, ao qual o jornalismo da Band teve acesso, mostra que Bernardo tentou ligar para uma amiga da família antes do crime.

Foi a caminho de Frederico Westphalen, onde seria morto e enterrado, que Bernardo fez o último pedido de socorro, provavelmente já sob efeito de sedativos. O inquérito policial apurou que a última chamada no celular do menino foi uma ligação a cobrar na tarde em que desapareceu. Bernardo tentou falar com Juçara Petry, a Tia Ju,  a amiga que cuidava dele como se fosse um filho.

Os investigadores também descobriram que antes de voltar a Três Passos, no norte gaúcho, a madrasta Graciele Ugulini dispensou a babá mais cedo por telefone, para evitar ser vista chegando em casa sem o menino. Naquela noite, de 4 de abril, ela inventou que o garoto tinha ido dormir na casa de um colega, Lucas, que aparece em um vídeo brincando com Bernardo.

Foi na noite do crime que o pai começou a ter atitudes suspeitas. Leandro Boldrini, médico que passava a maior parte do dia trabalhando e longe do filho, ligou quatro vezes para Bernardo naquele final de semana. A Band teve acesso aos horários das chamadas.

Na sexta, a ligação foi às 21h25. No sábado, às 18h30 e, no domingo, mais duas tentativas. Segundo o pai, o celular estava fora de área. Estranhamente, Leandro nunca cogitou ligar para a casa do amigo onde o filho estaria.

Os delegados escrevem no inquérito que está provado que Leandro era um pai omisso, que nunca ligava ou averiguava onde estava o menino. Dizem, ainda, que o médico falou para Lori, uma ex-empregada, e Simone, mãe do amigo Lucas, que Bernardo tinha deixado o celular em casa. Até agora, o aparelho do garoto não foi localizado.


Além do comportamento suspeito, a frieza de Leandro ao saber do assassinato do filho chamou a atenção da polícia. No último depoimento, Leandro tentou se explicar e disse que quando soube que Bernardo estava morto, não reagiu porque estava sob efeito de um medicamento que costuma tomar.

A polícia promete encerrar o inquérito na semana que vem e garante que vai indiciar os três suspeitos, que seguem presos provisoriamente. Edelvânia e Graciele já confessaram e inocentaram o pai, que também diz não ter culpa de nada. Os delegados dão a entender, porém, que mantêm em segredo alguma evidência contundente, uma carta na manga mantida em sigilo que pode incriminar o pai.

Fonte: Band.com

Explicação não satisfaz, e alta da energia deve iniciar batalha judicial




Fortaleza/Brasília (Sucursal). Insatisfeito com as explicações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Companhia Energética do Ceará (Coelce) acerca do aumento na conta de luz, em vigor desde o dia 22 de abril deste ano, o deputado federal Chico Lopes aponta para um encaminhamento jurídico da questão, em busca de uma solução para o caso. "Vamos nos mobilizar, convocar a sociedade civil para fazer pressão contra esse reajuste tão alto. Como as explicações da Coelce e da Aneel não satisfizeram, uma das medidas a serem tomadas será entrar com uma ação na Justiça", declarou Lopes ao término da Audiência Pública realizada na manhã de ontem na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados em Brasília.




As explicações da Coelce e da Aneel não satisfizeram. A Aneel não conseguiu explicar por que a Coelce pediu em torno de 14% de aumento e eles deram 17%. Foram lá, foram cá, mas não vejo justificativa nenhuma. Se a Coelce pediu 14% de reajuste e a Aneel deu quase 17%, a Coelce deveria pôr os funcionários pra correr, porque não são competentes. Fizeram uma planilha pedindo um reajuste que a própria agência que deveria defender o consumidor deu um percentual maior. Três pontos percentuais é uma diferença muito grande, em volume de dinheiro pago pelos consumidores de energia no Ceará", argumentou o deputado.
Mobilização
Conforme disse, ainda será estudada a forma de questionar o reajuste, via ação judicial. "Para que seja revisto esse reajuste que prejudica os consumidores residenciais e as empresas cearenses, não temos outra alternativa a não ser bater às portas do Judiciário. Já que tanto a Coelce quanto a Aneel e ainda o Ministério das Minas e Energia fecharam a porta para qualquer possibilidade de revisão do índice, vamos tentar judicialmente e conversar com todos os setores que trabalham em defesa do consumidor e ainda com a Federação das Indústrias do Estado (Fiec), para definir a forma de fazer isso, com todo o cuidado e argumentos para que o reajuste seja derrubado e o percentual seja diminuído", disse. Para ele, colocar a seca como única justificativa para os aumentos da energia "é como banalizar toda uma discussão sobre preço do insumo no Brasil". "A seca não é a única culpada", destacou.
"Mais transparência"
Também presente à audiência pública na capital federal, o consultor especialista em energia Jurandir Picanço, que representou a Fiec, pediu mais transparência nos dados tanto da Aneel quanto da Coelce. "Para obter os números da Aneel e da Coelce, eu fui obrigado a recorrer ao Portal da Transparência", afirmou.
Segundo ele, a expectativa da indústria cearense era de que o reajuste ficasse em torno do índice da inflação. Durante a audiência, o consultor perguntou diretamente à Aneel porque o valor do reajuste foi superior ao solicitado pela própria concessionária, ao que foi informado de que, neste ano, com a crise no abastecimento de água, a Coelce, bem como as demais distribuidoras, foi obrigada a comprar energia no mercado de curto prazo, que duplicou seus preços nos últimos meses. Picanço não descarta que a Fiec também possa entrar judicialmente contra o reajuste de 2014. "Vamos avaliar. Mas, por enquanto, não há nada de concreto", afirmou.
Aneel e Coelce se justificam
"O reajuste depende de cada distribuidora e varia de acordo com uma série de fatores. No caso de 2014, é a crise de abastecimento de água e a utilização das termoelétricas que elevam o custo das tarifas, que em todos os Estados deverão ter reajuste na casa de dois dígitos", declarou o superintendente de regulamentação da Aneel, Davi Antunes Lima, contrariando declaração da própria Agência de que não havia tendência de dois dígitos nos reajustes deste ano.
Pelo lado da Coelce, o diretor de Regulação, José Alves de Melo Franco, explicou que, em 2014, foi aplicado o reajuste sobre a tarifa cheia. Segundo ele, em 2013, o aumento da tarifa no Ceará deveria ter sido de 11,36%, mas com a redução tarifária para o consumidor que foi aplicada entre 2011 e 2012, o incremento de 2013 foi de apenas de 2,68%. "Agora, o reajuste foi feito em cima dos 11, 36% da tarifa cheia, sem o desconto, o que gerou o reajuste médio de 16,5%", destacou.
Já o diretor do departamento de gestão do setor elétrico do Ministério das Minas e Energia, Marcos Franco Moreira, presente à Audiência, confirmou que "há uma grande complexidade na formação da tarifa de energia no Brasil" e que é muito difícil para o consumidor entender estes cálculos. "De acordo com os dados da Aneel, 23% da conta de luz é composta por impostos pagos pela distribuidoras - ICMS e PIS/Cofins", disse.
Ao passo que o coordenador de regulamentação de Mercado do Ministério da Justiça, Carlos Chagas Ferreira de Souza, argumentou que ainda não chegaram aos órgãos de defesa do consumidor um número representativo de reclamações quanto ao reajuste aplicado às tarifas de energia em todo o País. "O que chega são reclamações de mau atendimento e baixa qualidade dos serviços", disse.
Com relação ao repasse no reajuste do crédito de R$ 107,8 milhões em Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o diretor da Coelce afirmou não ter ido preparado para discutir a questão. "Só queria fazer uma observação, de que esse foi um processo administrativo que correu na Aneel, por seis anos, com várias audiências públicas e a decisão final ocorreu este ano", disse.
Reajuste da conta em 2005 levou população às ruas

A concessão de reajustes exorbitantes na conta de energia e sua posterior transformação em causa judicial não é uma ocorrência inédita. Em 2005, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu reajuste médio de 23,59% para Companhia Energética do Ceará (Coelce).
Na época, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE) entrou com pedido de revisão do aumento, e o juiz Francisco Bezerra Cavalcante, da 18ª Vara Cível de Fortaleza, determinou a suspensão do reajuste, limitando o índice de 11,3% como o máximo a ser aplicado pela companhia.
Nas ruas, a população se mobilizou contra o aumento em protesto organizado pelos integrantes da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) e da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), em frente à sede da Coelce, à época, na Av. Barão de Studart.
Os representantes das entidades comerciais e industriais chegaram a redigir um documento, destinado aos parlamentares estaduais, solicitando a revisão do reajuste. Após longa batalha judicial, o Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF) decidiu, por unanimidade, negar o recurso da Coelce que pretendia suspender a liminar expedida pelo juiz.
Quando as determinações pareciam correr a favor do bolso do consumidor, o então presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF), em Recife, desembargador Francisco de Queiroz Cavalcanti, suspendeu as liminares que proibiam a Coelce de aplicar o reajuste médio de 23,59%. A batalha judicial se estendeu por oito meses.
Anchieta Dantas Jr. / Roseane Silveira Diário do Nordeste.