-->

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Oração do Amanhecer de um Novo Dia

Eu Te agradeço por acordar com saúde neste dia que ora amanhece.

Eu Te agradeço por saber que o Senhor gosta de mim.

Prometo seguir todos os seus mandamentos, conforme o Senhor os ditou ao teu servo Moisés, no livro de Gênesis.

Prometo de hoje em diante respeitar o próximo e amar a todas as pessoas, assim como eu amo a mim mesmo, assim como Jesus disse, no livro do evangelho Mateus.

Eu me esforçarei por agir com humildade em todas as situações aviltantes e constrangedoras, ainda que eu fique com prejuízo.

Quero ouvir mais as pessoas do que falar com elas, aprender mais com os sábios do que ensinar aos ignorantes, e reconhecer meu erro sempre que alguém ou eu mesmo o descubra, sem que me envergonhe por ser humilhado por causa disso.

Chove em 163 municípios cearenses; veja imagens de alagamento

Chuva forte é registrada na Aldeota
Fortaleza e Região Metropolitana registram fortes precipitações nesta quarta-feira, 5. Cenário favorável continua até a quinta-feira, 6, conforme previsão da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). Desde a terça-feira choveu em pelo menos 163 municípios cearenses. De acordo com o balanço parcial, entre a terça e a quarta-feira houve maior acumulado de chuva em postos de Cedro, com 119.0 mm, Paraipaba, com 105.2 mm, e Trairi, com 105.0 mm. 

Radares meteorológicos apresentam chuva de intensidade moderada a forte sobre as regiões Sul e Sudoeste do Estado. Também há precipitação na faixa litorânea do Ceará. Segundo a Funceme, com a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste, áreas de instabilidade são formadas, contribuindo para precipitações no Estado. A ZCIT é o principal sistema meteorológico que contribui para o cenário de chuva no Ceará durante a quadra chuvosa.

Chuva registrada no Cariri durante a madrugada desta quarta-feira causou transbordamento da lagoa da APUC, no cruzamento da Avenida Plácido Aderaldo com a rua Possidônio Bem, segundo informações da CBN Cariri. Juazeiro do Norte também apresentou alagamento nesta manhã, na avenida Plácido Aderaldo, no bairro Lagoa Seca. Já em Fortaleza, moradores do bairro Maraponga denunciam inundação e presença de buracos e lixo na rua Francisco Glicério.

Condição de chuva até pelo menos a quinta-feira

A previsão da Funceme para esta quarta-feira indica céu variando entre nublado e claro com eventos de precipitações no Centro-Norte, além de chuvas mais isoladas nas demais regiões do Estado. 

Já na quinta-feira, a área de abrangência do Estado tende a reduzir. Apesar disso, todas as regiões seguirão com cenário favorável para precipitação, principalmente a faixa litorânea, Maciço de Baturité e a Ibiapaba. Novas análises devem ser feitas pela Funceme ao longo desta quarta-feira.

Fonte; O poco.com


Bolsonaro diz se governadores zerarem ICMS ele acaba com imposto federal sobre combustível

Bolsonaro diz se governadores zerarem ICMS ele acaba com imposto federal sobre combustível
O presidente da República Jair Bolsonaro desafiou os governadores. Nesta quarta-feira, 05,  Bolsonaro prometeu zerar os tributos federais sobre os combustível caso os gestores estaduais zere o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). " Eu zero o federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles deram o ICMS. Se topar, eu aceito ", disse o presidente.

Mudança 

Bolsonaro já tinha afirmado em um rede social que enviaria ao Congresso uma proposta para modificação no sistema de tributos estaduais sobre combustível.

Blog; ErivandoLima / O intrigante


SAÚDE Campanha de vacinação contra o sarampo têm início nessa segunda-feira, veja quem será o público alvo


Campanha de vacinação contra o sarampo têm início nessa segunda-feira, veja quem será o público alvoA primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano começa no próximo dia 10 (segunda-feira). Deverão se vacinar crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade, que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema vacinal completo. A imunização está disponível nos postos de saúde. A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. É uma doença altamente contagiosa. “O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto”, reforça Ana Rita Cardoso, assessora técnica da Secretaria da Saúde do Estado. Estima-se que aproximadamente 131.472 mil pessoas não estejam vacinadas no Ceará, segundo o Ministério da Saúde. “Não temos registros de casos no estado, mas em algumas regiões do País, principalmente Sul e Sudeste, ainda há indícios de surtos ativos. A fácil transmissão da doença é preocupante, por isso é fundamental garantir que o Ceará tenha um bom número de pessoas vacinadas”, reforça a assessora. Campanha A campanha atual tem como foco a imunização de crianças a partir dos cinco anos e jovens até 19 anos. A ação é complementar as anteriores que contemplaram outras faixas etárias. “O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto”, reforça Ana Rita. Esta fase da campanha vai até 13 de março. A nova fase começa no segundo semestre e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos.


Blog; Erivando Lima


Homicídios no Ceará crescem pela primeira vez depois de 21 meses

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou na tarde desta quarta-feira, 5, os índices criminais referentes ao mês de janeiro de 2020 no Ceará. No Estado, houve aumento de 69 vítimas, com registro de 192 pessoas no ano passado e 261 este ano. É o primeiro aumento das mortes violentas em 22 meses. Foram 21 meses seguidos de redução.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que se encaixam na categoria de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte, aumentaram em quatro dos cinco territórios apresentados pela pasta. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi a localidade que sofreu maior variação, registrando aumento de 98,1%, com 53 homicídios no ano passado e 105 esse ano. Em Fortaleza, o aumento foi de 18 mortes; 51 em 2019 e 69 em 2020.

No Interior Sul houve aumento de três vítimas em comparação a 2020, passando de 48 para 51. A região do Interior Norte foi a única que apresentou queda no número de homicídios, com redução de 10%, com 40 vítimas em 2019 e 36 esse ano.

Roubos e furtos

O número de Crimes Violentos Contra o Patrimônio também aumentou. Em janeiro deste ano, foram registradas em todo Ceará 4.336 ações dessa natureza, consideradas do tipo 1, que envolvem roubo a pessoa, a documentos e a outros tipos. A RMF registrou 735 casos dessa natureza no último mês, em contraste a 610 do mesmo período do ano passado, o que representa um acréscimo de 20,5%. A Capital foi a cidade que mais apresentou aumento desse tipo de crime, chegando a 52,3%. O Interior Norte foi a única região que teve uma diminuição, com 222 crimes do tipo em janeiro deste ano, contra 292 nesse período do ano anterior.

Em relação aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio considerados do tipo 2, que são aqueles envolvendo roubo de carga, roubo com restrição de liberdade da vítima, roubo a residência, roubo de veículo e roubo a banco, o aumento foi de 22% em todo Estado. A Capital apresentou o maior aumento, com 326 registros contra 191 em janeiro de 2019. Um aumento significativo de 70,7%. A menor variação foi a da RMF, que apresentou acréscimo de 37,7%.

Já no que diz respeito aos furtos no Estado, o aumento foi de 976 ocorrências. Fortaleza apresentou 3.011 registros no último janeiro, contra 2.440 casos registrados no mesmo período de 2019. A maior variação, no entanto, foi do Interior Sul do Estado, que apresentou um aumento de 46,3%, com 922 registros desse crime em janeiro deste ano contra 630 do mesmo período no ano passado. 

Fonte: O Povo / Colaborou Kamilla Vasconcelos
Foto Gabriela Almeida


Delegado Cavalcante quer CPI da Enel na Assembleia Legislativa

O deputado Delegado Cavalcante (PSL) apresentou pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades na empresa de energia Enel. Ele conseguiu 19 assinaturas de apoio – são necessárias no mínimo 16 – para instalação da comissão. Porém, já existe uma CPI, a dos diplomas falsos, na “fila” para ser instalada.

(Poder Poder/DN)


Asa Branca morre aos 57 anos, em São Paulo, vítima de câncer

Asa Branca morre aos 57 anos, em São Paulo, vítima de câncer
Morreu nesta terça-feira (4), aos 57 anos, Waldemar Ruy dos Santos, conhecido como Asa Branca. Ele lutava contra um câncer na mandíbula e uma infecção causada pelo rompimento dos tumores.

O anúncio foi feito na página oficial do artista nas redes sociais. Ainda não há mais informações sobre enterro e sepultamento. “É com muito pesar que informo o falecimento do nosso querido Waldemar Ruy Asa Branca dos Santos”, disse o comunicado.

O locutor de rodeios, que também era portador do vírus HIV, estava internado no Instituto do Câncer, em São Paulo, desde o dia 25 de janeiro. Nos últimos dias, o estado de saúde do artista já era bem crítico. No domingo, Asa Branca teve piora no quadro clínico. O locutor já se encontrava totalmente sedado a com saturação baixa. A alta dosagem de morfina que vinha tomando desde a sexta-feira (28) também já não foi suficiente para aliviar as dores. “É muito difícil esses últimos momentos”, disse Sandra dos Santos, mulher do locutor, na ocasião. “Ele já está indo descansar nos braços de Jesus. Lutou muito pela vida, é um herói”, acrescentou em entrevista ao R7.

A família havia criado uma vaquinha virtual para arcar com custos do tratamento. Foram arrecadados mais de R$ 13 mil, de uma meta de R$ 50 mil.

“Asa branca teve um câncer de boca onde fez 33 sessões de radioterapia e teve uma radionecrose onde morreu o osso da face. Está fazendo tratamento nos Estados Unidos. As despesas aqui são altas e o tratamento é longo, pois ele não pode fazer cirurgia por ter baixa imunidade. Ajude ele a terminar o tratamento”, descrevia o pedido de ajuda da família no site de financiamento coletivo.

Asa Branca nasceu em 1962 em Tiriúba, município no interior de São Paulo, e fez fama na década de 90 como a voz de grandes rodeios, que o levou a participar de novelas como Mulheres de Areia (1993) e O Rei do Gado (1996), da TV Globo. À época, ele chegava a faturar até R$ 300 mil por mês e levava uma vida badalada, regada a bebida, drogas, festas e mulheres, conforme o mesmo já revelou. Em 1999, ele recebeu o diagnóstico do HIV.

O locutor era casado com Sandra dos Santos e tinha seis filhos, todos de relacionamentos anteriores.

(R7)

LAMENTÁVEL: Idosa de 92 anos morre após ter energia cortada; vídeo


A senhora que precisava do aparelho de nebulização acabou falecendo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, um homem acusa a Equatorial Energia de ser a responsável pela morte de uma idosa de 92 anos, que teve a energia de sua casa cortada, no bairro Itamar Guará, em Imperatriz.

Segundo informações, a senhora havia acabado de chegar do hospital para um tratamento respiratório e voltou para casa a pedido dos médicos para que repousasse usando o aparelho de nebulização que tinha.

De acordo com as informações do vídeo, havia somente uma conta para ser quitada, referente ao mês de janeiro. Foi feito o pedido para que houvesse uma espera de 24 horas, mas o pedido não foi concedido e a senhora que precisava do aparelho de nebulização acabou falecendo.

A Equatorial Energia se pronunciou em relação ao caso dizendo que até agora não podem atestar que o corte da energia elétrica tenha relação com a morte da senhora.

Confira a nota na íntegra:

A Equatorial Maranhão lamenta o ocorrido no bairro Itamar Guará, em Imperatriz, nesta terça-feira (04). Entretanto, cabe esclarecer que até o momento não é possível atestar qualquer relação entre a suspensão do fornecimento e o fatídico acontecimento. De todo modo, a Equatorial Maranhão, informa que já deu início a ampla e profunda apuração interna e, após a sua conclusão, adotará as medidas administrativas que o caso requer.

Fonte; Sobral 24 horas


Soldado da PM é afastado das funções por ter criticado o reajuste salario anunciado pelo governo do Ceará



Depois de usar as redes sociais para criticar o reajuste salarial anunciado pelo governo do Estado, um soldado da Polícia Militar foi punido pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) e pelo Comando-Geral da corporação. Nesta terça-feira (4), o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou o afastamento do PM de suas funções pelo prazo de 120 dias. O militar será alvo de uma investigação que pode resultar em sua demissão do serviço público.

O soldado PM Márcio Wescley Oliveira dos Santos, destacado na 2ª Companhia do 22º Batalhão Policial Militar (22ºBPM), no bairro Papicu, em Fortaleza, já foi intimado da punição e tem o prazo de 24 horas após a notificação para entregar devolver à PM sua identificação funcional, distintivo, arma, algema e qualquer outro objeto da Corporação. Deverá ficar à disposição da Unidade de Recursos Humanos da corporação. Além disso, foi suspenso o pagamento de salários.

“Está complicado compor a Segurança Pública do estado, complicado porque o governador do Estado se esconde atrás do seu secretariado, aumenta o salário da alta cúpula da Segurança Pública e quem está lá embaixo obedeça, obedeça calado, sem reclamar. É vergonhoso o que está sendo feito com a Segurança Pública do Estado do Ceará”, disse o PM em um vídeo postado nas redes sociais.

E acrescentou: “Aí vem o secretário da Segurança Pública, vergonhosamente, sem saber o que dizer para a população cearense. Não sabia o que dizer. Não estava claro nem para ele o que está acontecendo. Isso é muito complicado. O governador do estado esfrega na nossa cara dizendo que quem manda é ele”.

Reunião

Na tarde desta terça-feira (4), os presidentes das associações que congregam policiais civis, policiais militares e bombeiros militares foram convocados para uma audiência na Procuradoria Geral da Justiça do Ceará (PGJ-CE) e foram advertidos quanto a ilegalidade de uma possível greve da categoria diante da insatisfação salarial.

Na saída, os representantes disseram que foram advertidos pelo MP, que investiga a legalidade de tais entidades. “O Ministério está como que apontando uma Ponto 40 (pistola) para as associações”, disse Nina Carvalho, presidente da Associação das Esposas dos Policiais do Estado do Ceará (Assepec).

(Fernando Ribeiro)


Russas CE plantão policial

ARACATI FURTO

Por volta das 10h, na Comunidade de Cacimba Funda em Aracati, um senhor procurou a polícia, informando que foi vítima de furto, onde um indivíduo havia furtado a quantia de R$ 900,00 de sua propriedade. Diligências foram realizadas, mas até o momento acusado não foi encontrado.

QUIXERÉ LEI DO DESARMAMENTO E CRIME CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por volta das 11h, na localidade de Agua Fria, zona rural de Quixeré, dois indivíduos foram conduzidos a Delegacia Regional de Polícia Civil em Russas, por haver sido encontrado com os mesmos, 01 (um) revólver calibre 38, com 06 munições intactas, sem registro legal e 32 caixas de cigarros sem nota, na DPC foram autuados pelo crime contra a Administração Pública e Lei do Desarmamento.

Fonte; PM CE

Ônibus sofre pane e pega fogo no bairro Aldeota, em Fortaleza

O coletivo levava cerca de 50 passageiros. Todos conseguiram sair sem ferimentos.
Ônibus pega fogo no bairro Meireles, em Fortaleza

Uma pane elétrica deu origem a incêndio a um ônibus no bairro Aldeota, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (4). O coletivo da linha 028 - Antônio Bezerra/Papicu levava cerca de 50 passageiros quando começou a pegar fogo. O motorista conseguiu alertar a todos rapidamente e não houve feridos. 

O caso aconteceu na Rua Tibúrcio Cavalcante. O corpo de bombeiros foi acionado por volta das 19h45 e compareceu ao local para controlar o incêndio.

As chamas atingiram parte da fiação elétrica e, por isso, a rede de energia precisou ser desligada na região. 


Fonte; DN

Desabamento de teto de quiosque no Centro de Arneiroz deixa três homens feridos

Francisco F. De Souza, de 63 anos, quebrou três costelas e Antônio Roberto Gomes de Oliveira, de 53 anos, está com suspeito de traumatismo craniano
Vítimas estavam conversando no local, similar a um coreto, quando o telhado desabou.

 O desabamento do teto de um quiosque, no Centro de Arneiroz, a 383 quilômetros de Fortaleza, deixou três homens feridos na noite desta segunda-feira (4). As vítimas estavam conversando no local, similar a um coreto, quando o telhado desabou.

De acordo com um funcionário do Hospital Municipal, uma testemunha fez o resgate de uma dos feridos e acionou os funcionários da unidade de saúde para que resgatassem as outras duas vítimas que estavam embaixo dos escombros.

O idoso Francisco F. De Souza, de 63 anos, foi encaminhado para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, em Tauá, com três costelas quebradas. Antônio Roberto Gomes de Oliveira, de 53 anos, foi transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, com suspeita de traumatismo craniano. Já o terceiro homem, que não teve a identidade revelada, teve apenas escoriações e recebeu alta após ser atendido no hospital de Arneiroz.

Ainda segundo o funcionário da unidade de saúde, uma das suspeitas é que a estrutura já estivesse comprometida. Chovia fraco no momento do desabamento e não ventava forte.

Fonte; DN