-->

quarta-feira, 26 de março de 2014

Justiça decide que médico em Quixeramobim só pode ganhar até R$ 12 mil


Um bom debate. Assim pode ser avaliada a decisão da justiça em Quixeramobim, município do Sertão Central. A problemática da ausência de médicos no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, nasceu a partir da decisão de justiça.
O prefeito destacou a dificuldade de contratar profissionais: “Nós temos que nos adequar a uma outra situação, temos que ter muito mais médico porque o recurso limite de 12 mil reais só dá para pagar um plantão por semana a cada especialista”, disse. Pimenta citou exemplo de diversas especialidades: “Nós tivemos que aumentar a quantidade de médicos anestesistas. Hoje são seis, mas tem um dia que falta porque ainda não conseguimos mais um médico anestesista para fechar a semana e poder, cada um, receber até 12 mil reais, que é a determinação da Justiça”.
O Hospital possui ainda seis cirurgiões, cinco traumatologistas e três obstetras. Segundo o prefeito, para cumprir a determinação judicial é necessário um profissional diferente para cada dia da semana nessas áreas. Para Pimenta o caso mais complicado é o dos clínicos, que hoje são seis: “Até o mês passado tínhamos mais clínicos porque nós temos 20 equipes de médico da família, mas foi criado um programa, o PROVAB, onde os médicos são estimulados a vir para o interior do Ceará para trabalhar como médico da família e depois de um ano eles voltam para Fortaleza para fazer residência. Esse mês foram embora sete ou oito profissionais, eles também davam plantão no Hospital”. O gestor afirmou que já pediu ao Governo do Estado mais 11 médicos, mas os profissionais só virão em abril.
“O Hospital nunca deixou de estar com médico, qualquer que seja a área. Na emergência tem dia que tem um médico, às vezes dois, em alguns momentos chegou de não ter médico clínico porque não encontramos na região disponibilidade desses profissionais”, ressaltou Pimenta.
O prefeito frisou ainda que Quixeramobim receberá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ajudará a desafogar os atendimentos emergenciais do Hospital Dr. Pontes Neto, além do Hospital Regional do Sertão Central, cujas obras estão bastante avançadas. Segundo ele, a emergência do HRSC funcionará ainda este ano. Para Cirilo, a grande demanda que recebe o Pontes Neto hoje, em um futuro próximo, será distribuída na UPA e na emergência do HRSC.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Portal de notícias afirma que Ciro Gomes será candidato ao Senado na chapa de Eunício



O site de notícia IG publicou na tarde desta quarta-feira (26) uma reportagem afirmando que o secretário da Saúde no Ceará e ex-ministro, Ciro Gomes (Pros), deverá disputar vaga para o Senado.



O ex-ministro Ciro Gomes (PROS-CE) deverá ser candidato ao Senado na chapa da candidatura do senador Eunício de Oliveira (PMDB) ao governo do Ceará. A composição já conta com o aval da presidente Dilma Rousseff, que esteve no Ceará na semana passada e conversou com os irmãos Gomes e com o senador Eunício.   Para que Ciro se candidate, Cid terá que renunciar ao mandato até o dia 4 de abril, prazo máximo estabelecido pela lei eleitoral para desincompatibilização. No caso de Cid e Ciro, por se tratar de parentesco muito próximo, a lei exige a renúncia de Cid e veta a candidatura de Ciro ao cargo de governador. Com a renúncia, os dois podem ser candidatos a qualquer outro cargo.
O senador Eunício de Oliveira antecipou sua volta ao Estado na terça-feira para cuidar pessoalmente das conversas. Além de encontros com Ciro Gomes, ele tem uma conversa marcada com Cid na sexta-feira.
A tática de Eunício é manter em torno de sua candidatura toda base de apoio à presidente Dilma e evitar palanque duplo da presidente no Estado.
Já para Dilma, ter uma base ampla no Ceará é fundamental para fazer frente no Nordeste ao seu adversário, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Por enquanto, as conversas são mantidas nos bastidores. O único a se manifestar publicamente foi o governador Cid Gomes que, na segunda-feira (24), se disse disposto a renunciar caso seu irmão, Ciro, seja candidato. Ciro tem negado publicamente sua intenção de se candidatar.
A composição também já conta com aval da cúpula do PMDB. “É a chapa dos sonhos”, disse o presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO). Além de apaziguar as divergências na aliança nacional, o PMDB terá a máquina do estado a seu favor. O vice de Cid, Domingos Gomes de Aguiar Filho, que migrou do PMDB para o PROS, assumirá no caso da renúncia e é um dos principais aliados de Eunício.
A candidatura de Ciro ao Senado acaba, no entanto, com os planos do deputado José Guimarães (PT) de disputar a vaga. Guimarães deverá cuidar da sua reeleição e caberá ao PT do Ceará indicar o vice de Eunício. Um dos nomes cotados é do deputado estadual Camilo Santana.
Embora o PT nacional aceite a composição, Guimarães terá que ainda enfrentar parte minoritária do PT local que defende candidatura própria do partido. A orientação dada pelo PT Nacional ao Ceará é de aliança com o PMDB e com o PROS.
Outro prejudicado na chapa é o senador Inácio Arruda (PCdoB), que também quer se reeleger. Arruda, no entanto, tem defendido priorizar a formação de uma base ampla no estado de apoio à Dilma. Neste caso, ele abriria mão da candidatura para que o PCdoB possa indicar uma vaga na suplência de Ciro.
“Nossa intenção é manter nosso pleito, até porque é uma prioridade do PCdoB nacional aumentar nossa bancada no Senado. Hoje temos dois senadores, vagas alcançadas a duras penas. Mas há também a intenção de formar essa frente ampla. Vamos com Cid. O PCdoB pode indicar uma suplência. Senadores podem virar governadores ou ministros. Muita coisa pode acontecer. Ainda há muita conversa, mas com prazo para terminar que é o dia 4 de abril.”, insinuou.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Desistiu de esperar pelo Governo: Prefeito de Trairi licita perfuração 30 poços profundos


Para amenizar o drama na zona rural de Trairi, o prefeito Francisco José Noronha, o Dr. Noronha, licitou, com recursos próprios, 30 poços artesianos para atender a todas as comunidades (dois poços por comunidade) e está realizando a troca de bombas de 113 outros poços. No início do mês, já havia perfurado três poços profundos  na sede do município, uma vez que a lagoa que a abastece entrou em colapso.
O drama dos trairienses se arrasta desde julho do ano passado, quando a Defesa Civil desativou os carros-pipas que atendiam ao município. Depois de reiteradas solicitações de Dr. Noronha, o programa foi reativado em outubro, mas logo desativado. Para atender às comunidades da zona rural, a prefeitura licitou seis carros-pipas. Um outro veículo funciona beneficiando escolas, pois sem água potável elas seriam obrigadas a cancelar as aulas.
“Estamos preocupados e buscando soluções”,  disse o prefeito, que conseguiu incluir Município no programa “Água Para Todos”, cuja coordenação é do Ministério da Integração Nacional (MI), com 4.252 cisternas, das quais um mil já foi construída.
O município de Trairi corre sério risco de sofrer colapso no abastecimento d’água. Para evitar esse problema e amenizar o drama de milhares de famílias, o prefeito vem desde o ano passado buscando soluções. Em dezembro último apresentou projeto ao governador Cid Gomes para a construção do Açude Trairi, no Córrego Fundo. O reservatório tem capacidade para 58 milhões de metros cúbicos.
O governador prometeu iniciar a obra ainda neste ano, mas, até o momento não foi aberto nenhum processo de licitação. Orçado em aproximadamente R$ 40 milhões, o reservatório será a redenção do município.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Eunício presta homenagem a empresária Yolanda Queiroz




O peemedebista Eunício Oliveira saudou nesta quarta-feira (26), no plenário do Senado Federal, a escolha da empresária cearense Yolanda Queiroz, eleita “Personagem de Destaque do Setor Industrial” pelo Conselho do Diploma Ermírio de Moraes do Senado.
O Título, que está em sua 5ª edição, e foi instituído pela Resolução nº 35, de 2009, é destinado a agraciar personalidades de destaque no setor industrial que tenham oferecido contribuições relevantes à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País.
Para o senador Eunício, a empresária Yolanda Queiroz é um símbolo da força da mulher cearense, exemplo de administradora que engrandece econômica e culturalmente o Estado.
“Congratulo ao Presidente do Conselho do Diploma Ermírio de Moraes, senador Armando Monteiro, e a todo o colegiado pela acertada escolha. Acima de tudo, parabenizo a esta cearense que sem dúvidas figura entre as personalidades de maior importância no Ceará e no Brasil”, afirmou Eunício.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Rato de 39,5 centímetros assusta família na Suécia




Um rato com corpo de 39,5 centímetros de comprimento apareceu na casa da família Bengtsson-Korsås, em Solna, um subúrbio da capital sueca Estocolmo, causando um grande susto.
O gato da casa, Enoch, parecia muito inquieto e a mãe, Signe, não entendia o motivo. De repente, quando foi atirar algo no lixo, o imenso roedor saltou para fora da lixeira, e a mulher imediatamente subiu na mesa, conforme relato feito ao jornal "Aftonbladet". Ela e dois filhos que estavam em casa ficaram apavorados.
Uma empresa especializada foi chamada para eliminar o bicho. Ratoeiras extragrandes foram colocadas pela casa. Uma delas disparou à noite, mas, para surpresa de todos, quando foram verificar se o rato estava preso, não só o bicho, como também a ratoeira, haviam sumido. O rato havia saído correndo com a armadilha presa no pescoço. Alguns minutos depois, ele foi encontrado morto. O incidente ocorreu em fevereiro, de acordo com a imprensa local.
Créditos ao Site G1

Sobe para 24 o número de mortos em deslizamento de terra nos EUA



Na tarde de terça-feira, autoridades do condado de Snohomish, ao qual pertence a comunidade de Oso, informaram a jornalistas que as equipes de resgate recuperaram mais dois corpos e localizaram outros oito, que se somam aos 14 já identificados até agora.
Para acelerar a resposta ao acidente, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou uma declaração de emergência. Obama falou por telefone com o governador de Washington, Jay Inslee, para notificá-lo sobre a declaração. Esta semana, o presidente está em Haia, na Holanda, onde participa da 3ª Cúpula de Segurança Nuclear.
"Nós temos que garantir que (Inslee) vai receber todos os recursos de que necessita. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, em inglês) e o Corpo de Engenheiros do Exército também foram enviados (ao local) para ajudar", disse Obama em coletiva.
Crédito Site G1.


Mulher é considerada inocente e é solta após 32 anos de prisão nos EUA




Mary Jones foi condenada em 1981 por cumplicidade em assassinato.
Estudantes de direito provaram que ela foi forçada a participar de crime.


Uma mulher de 74 anos presa durante 32 anos por um crime que não cometeu foi finalmente libertada nos Estados Unidos graças a um grupo de estudantes de direito, informaram nesta terça-feira (25) fontes judiciais.
Mary Virginia Jones, condenada em 1981 por cumplicidade em assassinato, sequestro e roubo, foi finalmente libertada na segunda-feira (24), por ordem do juiz William Ryan, do Tribunal Superior de Los Angeles.
A senhora, conhecida como "Mãe Maria" por amigos e familiares, foi considerada cúmplice do assassinato de um traficante, praticado por seu companheiro da época, Mose Willis.
Estudantes de direito da Universidade da Califórnia do Sul (USC) analisaram o caso e provaram que Mose Willis ameaçou Jones com uma arma para que levasse o traficante a uma armadilha.
Willis, detido e condenado à pena capital, morreu quando aguardava a execução no corredor da morte.
Créditos Site G1.

Série B: CBF confirma datas e horários das estreias de Ceará e Icasa


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (26) a tabela detalhada da Série B do Campeonato Brasileiro, que terá Ceará e Icasa como os representantes cearenses.
O Alvinegro vai começar a sua caminhada em busca de repetir o acesso histórico de 2009 no dia 19 de abril, um sábado, quando receberá o Oeste, às 21h, na Arena Castelão.
Na segunda rodada, o Ceará vai até Belo Horizonte, onde no dia 26 de abril, encara o América-MG, às 21h, no estádio Independência.
Verdão estreia fora
Grande sensação da Série B do ano passado, Icasa estreia na competição no dia 18 de abril, contra Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
O primeiro jogo em casa será no dia 25 do mesmo mês, quando receberá o Sampaio Corrêa, no estádio Romeirão.
Créditos ao blog Tribuna do Ceará. 


Delegacia de Russas é inaugurada com a presença do secretário


 Foi inaugurada hoje quarta-feira dia 26 de março de 2014 a delegacia regional do município de Russas. Estiveram presentes na inauguração subsecretário Jorsel Dantas, o comandante do policiamento do interior Coronel Macedo e o secretário de segurança pública do estado Servilho Paiva.

Após a inauguração o secretário concedeu entrevista aos profissionais da imprensa que estavam presentes. Em entrevista a equipe do blog o secretário falou que as delegacias do interior deverão receber novas viaturas e equipamentos para ajudar no trabalho da segurança no interior. Ao ser interrogado pelo repórter Erivando Lima se novos inspetores que fizeram concursos serão chamados, o secretário afirmou que logo isso vai acontecer.

O secretário não concordou com que o reporte com relação o aumento da violência na região Jaguaribana nos anos de 2012 e 2013, o secretário fugiu da resposta afirmando que houve uma redução no inicio do ano de 2014. O secretário também criticou o setor da imprensa que revelou que o estado do Ceará é um dos estados mais violentos do mundo.

Servilho Paiva Secretário de Segurança









Identificado o autor do homicídio na Cadeia Pública de Limoeiro




O detento Lucas da Silva Rodrigues, 18 anos, residente no Bairro Antônio Holanda, confessou ter praticado o homicídio contra o detento Francisco Elisandro Rocha Lima, vulgo Dandim, 31 anos. Vale salientar que haviam 12 detentos na mesma cela que o Dandim.

Lucas da Silva está sendo ouvido neste momento pelo Delegado Bruno Varela.


Créditos ao Blog  do Tom.

Três assaltados foram registrados em Morada Nova




Comerciante foi assaltado em Morada Nova

Hoje, dia 26/03, por volta de 11h00min, no centro de Morada Nova, mais precisamente no Centro de Abastecimento, foi vítima de assalto a pessoa de José Girão Neto, comerciante, natural de Morada Nova.

Segundo informações,  dois indivíduos (um branco, magro, alto e outro moreno de estatura média), armados, usando capacete abordaram a vítima e subtraíram 700,00 em espécie e um aparelho celular.

Caminhão de distribuidora foi alvo de assalto em Morada Nova

Hoje, dia 26/03, por volta de 13h30min, na CE265, que liga Morada Nova ao município de Limoeiro do Norte, dois elementos armados, em uma moto de cor cinza, interceptaram um caminhão de distribuidora de Bebidas, levando uma quantia não informada.

Mercadinho foi assaltado em Morada Nova

Hoje, dia 26/03, por volta de 14h40min, no centro de Morada Nova, dois elementos, possivelmente armados, em uma moto de cor preta, assaltaram o Mercadinho Beatriz, levando uma quantia não informada.
Créditos ao Blog do Tom.

Pelo Twitter, Dilma comemora aprovação do Marco Civil da Internet


A presidente Dilma Rousseff comemorou hoje (26) a aprovação do Marco Civil da Internet (PL 2.126/11) pela Câmara dos Deputados na noite de ontem (25) e disse que o projeto mostra o protagonismo do Brasil nas discussões sobre a rede mundial.
“A aprovação do Marco Civil da Internet pela Câmara dos Deputados é uma vitória de toda a sociedade brasileira. O projeto mostra o protagonismo do Brasil em um tema que o mundo debate: a segurança, a privacidade e a pluralidade na rede”, escreveu Dilma há pouco em seu perfil no Twitter.
O marco civil define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. A aprovação abre caminho para que os internautas brasileiros possam ter garantido o direito à privacidade e à não discriminação do tráfego de conteúdos.
“O marco civil é uma ferramenta da liberdade de expressão, da privacidade do indivíduo e do respeito aos direitos humanos”, escreveu Dilma no microblog.   Entre os principais pontos da proposta estão a garantia do direito à privacidade dos usuários, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações pela internet. Atualmente, as informações são usadas livremente por empresas que vendem esses dados para os setores de marketing ou vendas.
Os provedores não poderão fornecer a terceiros as informações dos usuários, a não ser que haja consentimento do internauta; os registros constantes de sites de buscas, os e-mails, entre outros dados, só poderão ser armazenados por seis meses. O projeto também define os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e a comunicações de usuários.
De acordo com o Marco Civil do setor, as empresas não poderão limitar o acesso a certos conteúdos ou cobrar preços diferenciados para cada tipo de serviço prestado.
Antes da votação, o governo recuou e aceitou alterar alguns pontos considerados polêmicos por parlamentares da oposição e da base aliada. O principal deles é o princípio da neutralidade de rede que assegura a não discriminação do tráfego de conteúdos.
Após negociação, os deputados acordaram que a regulamentação deste trecho da lei caberá a um decreto da Presidência da República, depois de consulta à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).
Também caiu a obrigatoriedade das empresas provedoras de conexão e aplicações de internet de manterem em território nacional estrutura de armazenamento de dados, os chamados data centers.
O texto agora segue para o Senado e, caso seja aprovado, vai para sanção presidencial.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Corpos de cearenses mortos no Japão serão cremados


Os corpos dos dois cearenses mortos em um incêndio no Japão, na madrugada desta quarta-feira, serão cremados. O acidente aconteceu na cidade de Konan. Patrícia Viana, de 31 anos, e o filho, de 7 anos, estavam em casa quando teve início o incêndio. Eles moravam numa casa de dois andares e o incêndio começou no térreo. Sem conseguir sair os dois morreram.
Segunda informações da polícia, o marido da brasileira não estava em casa no momento do acidente. Familiares informaram que os corpos serão cremados no Japão, numa cerimônia simbólica, e só depois as cinzas serão trazidas para Fortaleza.
Mãe e filho tinham viagem programada para o Brasil em dezembro deste ano.
O fogo atingiu outras quatro casas onde também viviam famílias brasileiras. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Por meio do Facebook “Brasileiros no Japãp”, a cunhada de Patrícia pede auxílio para a família com depósito bancário.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Ministro da Integração Nacional vistoria obras do Projeto de Integração do São Francisco em Pernambuco e no Ceará


O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, visita, nesta sexta-feira (28), dois trechos de obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Serão vistoriadas a Estação de Bombeamento (EBI-1), em Cabrobó, e a Barragem de Tucutú (Meta 1 N), ambas localizadas em Pernambuco.  Em seguida, visitará a Barragem de Jati, no Ceará (Meta 2N). Empresários e representantes de sindicatos participam da agenda.
Com mais de 2,9 mil máquinas em funcionamento, o Projeto de Integração do Rio São Francisco emprega, atualmente, 9,5 mil trabalhadores ao longo das obras. Formado por dois canais que somam 477 quilômetros lineares, a Integração do Rio São Francisco também envolve a construção de 14 aquedutos, nove Estações de Bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis para transporte de água.  O projeto vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Detran valida em Aquiraz cadastro do programa Carteira de Motorista Popular


Moradores de Aquiraz que preencheram o pré-cadastro do programa Carteira de Motorista Popular terão a oportunidade de validar as informações na próxima semana, de 31 de março a 4 de abril, quando a Unidade Móvel do Detran fará o atendimento, das 8h as 17h, na Praça da Matriz, no centro de Aquiraz.
O programa está em vigor desde 2009 e já beneficiou mais de 150 mil pessoas de baixa renda, que obtiveram, de graça, a sua primeira CNH (após serem aprovadas em todas as etapas do processo), categoria A, exclusiva para conduzir motocicleta. De imediato, o candidato já fica sabendo da sua seleção para o programa, caso preencha os critérios (baixa renda e participante do Bolsa Família, não ter CNH, ou ser aluno da escola pública, ou deficiente físico ou egresso do sistema penitenciário). O pré-cadastro ainda pode ser preenchido mor moradores de Aquiraz até domingo, dia 30, acessando o seguinte link: http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/pre-cadastro
Para validar o pré-cadastro, os candidatos têm de apresentar original e cópia dos seguintes documentos: ficha do pré-cadastro; Identidade (Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho); CPF, comprovante de residência; declaração da Prefeitura comprovando a condição de beneficiário do programa Bolsa Família, com firma reconhecida; ou declaração que confirma a condição de aluno da escola pública (fundamental, média ou profissionalizante); ou documento que comprova sua condição de egresso do sistema beneficiário; ou comprovante de que é portador de necessidade especial, em condições de pilotar moto.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Eunício recebe homenagem por colaborar com o controle da administração pública




O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) recebe homenagem nesta quarta-feira (26), em Brasília, do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) pela sua contribuição para o desenvolvimento da atividade na Administração Pública.
O órgão exerce função ativa em defesa da transparência dos gastos públicos e colabora com a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas.
Reconhecido através da Comenda Honra ao Mérito em Controle Interno, Eunício liderou a discussão e aprovação da PEC 45/09 que resultou na formulação de novas regras para a organização das atividades do sistema de Controle, estabelecendo as quatro macrofunções: auditoria, ouvidoria, controladoria e correição, além da organização dos órgãos de controle interno em carreira específica.
Como líder, Eunício tem participado das principais discussões no Congresso e articulações junto ao Governo, como também tem liderado debates com representantes da sociedade civil, órgãos e instituições com o objetivo de ampliar conquistas e resultados diretos para o cidadão.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Homicídio à bala dentro da Cadeia Pública de Limoeiro


Hoje, por volta de 13h30min, foi executado à bala o detento Francisco Elisandro Rocha Lima, vulgo Dandim, 31 anos, e um outro detento conhecido como Túlio foi lesionado no braço, possivelmente por bala perdida.

Dandim se entregou a policia desde o dia 04/02, quando se entregou na Delegacia de Limoeiro.

Segundo informações repassadas por familiares do Dandim, a vítima já vinha alertando que dois inimigos foram colocados na sua mesma cela, e dizia também que ia morrer la dentro.




Créditos ao blog do Tom Gurgel.

Juro bancário de pessoa física é o maior em dois anos, informa BC


Taxa cobrada pelos bancos somou 41,2% em fevereiro deste ano.
Juro bancário subiu quase o dobro da alta da taxa básica da economia.


Os juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas (recursos livres) avançaram 1,3 ponto percentual em fevereiro deste ano, para 41,2% ao ano, o maior patamar em dois anos, ou seja, desde fevereiro de 2012 (41,7% ao ano), segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta quarta-feira (26).
O aumento dos juros bancários de pessoas físicas acontece após o próprio Banco Central ter iniciado, em abril do ano passado, um ciclo de alta dos juros básicos da economia, para tentar conter o crescimento da inflação. Desde então, os juros básicos passaram de 7,25% para 10,75% ao ano – uma elevação de 3,5 pontos percentuais.
Juros sobem mais do que Selic
Com o aumento dos juros básicos do país, também houve alta na taxa de captação das instituições financeiras, ou seja, quanto os bancos pagam pelos recursos.
Em abril do ano passado, antes do início da alta dos juros básicos fixados pelo BC, a taxa de captação, para operações com pessoas físicas, estava em 9% ao ano, passando para 12,5% ao ano em fevereiro. Um crescimento de 3,5 pontos percentuais.
No mesmo período, os juros bancários das instituições financeiras para pessoas físicas cresceram 6,8 pontos percentuais, visto que estavam em 34,4% ao ano em abril de 2013, ou seja, quDeste modo, os dados do BC mostram que as instituições financeiras não só estão repassando a alta do custo de captação que tiveram por conta da elevação dos juros básicos da economia, como também estão subindo os juros cobrados de seus clientes acima da alta da Selic - fixada pelo Banco Central.
'Spread bancário'
O aumento dos juros bancários, com intensidade maior do que o a alta da taxa básica, definida pelo Banco Central, gerou aumento do chamado "spread bancário" (diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e o que cobram dos clientes), mesmo em um cenário de queda da inadimplência.ase o dobro da taxa Selic.
Spread bancário'
O aumento dos juros bancários, com intensidade maior do que o a alta da taxa básica, definida pelo Banco Central, gerou aumento do chamado "spread bancário" (diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e o que cobram dos clientes), mesmo em um cenário de queda da inadimplência.
O spread é composto pelo lucro dos bancos, pela taxa de inadimplência, por custos administrativos, pelos depósitos compulsórios e pelos tributos cobrados pelo governo federal, entre outros.
Em abril do ano passado, antes do início do processo de alta dos juros básicos da economia por parte do Banco Central, o spread bancário, nas operações com pessoas físicas, estava em 25,4 pontos percentuais nas operações para pessoas físicas. Em fevereiro deste ano, já estava em 28,7 pontos percentuais.
O alto nível do "spread bancário" no Brasil já foi duramente criticado pela presidente da República, Dilma Rousseff, e por integrantes da equipe econômica, como o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Taxa média de empresas e geral
No caso das operações dos bancos com as empresas, ainda com base nos chamados "recursos livres", a taxa média somou 23,1% ao ano em fevereiro – com alta de 0,3 ponto percentual frente ao patamar de janeiro (22,8% ao ano) e de 1,7 ponto percentual neste ano. É o maior valor desde março do ano passado (23,4% ao ano).
Também subiu em fevereiro deste ano a taxa média geral de todas as operações com recursos livres, que somou 31,5% ao ano no mês passado, contra 30,7% ao ano em janeiro. Neste caso, os juros atingiram o maior valor desde março do ano passado (31,8% ao ano). No acumulado de 2014, a taxa média de juros bancários avançou 2,5 pontos percentuais.
Créditos ao Site G1.



Chinesa mata gato, faz sopa e compartilha na internet



Li Jinbang contou que estava fazendo um favor a uma amiga ao matar o animal de estimação dela, que havia ficado seriamente ferido em um acidente de carro


A jovem Li Jinbang, da província de Guandong, na China virou alvo de uma campanha de ódio na internet após postar fotos na rede dela mesma cozinhando um gato e preparando uma sopa com o que sobrou do animal. As imagens do felino sendo morto foram postadas na rede social Weibo, uma versão chinesa do Facebook.
A moça sofreu uma série de ameaças após matar e comer o animal Foto: Reprodução
A moça sofreu uma série de ameaças após matar e comer o animal
Foto: Reprodução
Inicialmente a mulher escreveu apenas: “Olhe, eu consegui pegar um tigre e comê-lo”. Em seguida, ela postou as fotos e explicou como ela tinha cozinhado o animal antes de tirar sua pele e cortá-lo em pedaços.

Depois de receber inúmeras ameaças, Jinbang tentou se defender ao dizer que o gato tinha ficado extremamente machucado em um acidente de carro e que ela estava apenas fazendo um favor a uma amiga, ao acabar com o sofrimento do animal de estimação dela.

Alguns internautas disseram não estar surpresos em saber que Jinbang é da província de Guangdong, famosa por seus hábitos alimentares exóticos, que geralmente incluem incomuns pratos feitos com animais.
A China desaprova o consumo de gatos, mas estima que o animal seja consumido por cerca de 4 milhões de pessoas por ano no país.
Em 2012, autoridades elaboraram uma lei que considera crime o consumo de gatos e cachorros e prevê prisão de até 15 dias para os infratores. Contudo, as autoridades admitem que o consumo dos animais tem aumentado a cada ano.
Créditos Site Terra.

Cearense morre em incêndio no Japão



Um incêndio destruiu quatro imóveis na madrugada desta quarta-feira em Konan (Shiga), no Japão. O fogo começou na casa onde mora uma família brasileira. Os corpos da cearense e do filho dela foram encontrados nos escombros, Patrícia Viana, de 31 anos, e do filho, de 7 anos.
Segunda informações da polícia, o marido da brasileira não estava em casa no horário da ocorrência.
As casas atingidas pelo fogo tinham sido alugadas por intermédio de uma empresa.
De acordo com amigos e vizinhos dos brasileiros, o esposo de Patrícia aguarda a liberação do exame de DNA que foi solicitado pela polícia para a liberação dos corpos. Um vizinho informou que somente Patrícia e o filho estavam na residência de dois andares. Como o fogo começou no térreo os dois não conseguiram deixar a residência. O Consulado do Brasil no Japão já foi informado sobre o acidente.
 Créditos ao Blog Roberto Moreira.


Comerciante foi assaltado em Morada Nova





Hoje, dia 26/03, por volta de 11h00min, no centro de Morada Nova, mais precisamente no Centro de Abastecimento, foi vítima de assalto a pessoa de José Girão Neto, comerciante, natural de Morada Nova.


Dois indivíduos (um branco, magro, alto e outro moreno de estatura média), armados, usando capacete abordaram a vítima e subtraíram 700,00 em espécie e um aparelho celular.
Créditos ao Blog  do Tom.

Graça Foster: não sobrará “pedra sobre pedra” em investigação da Petrobras




Chamada pelo Congresso a prestar esclarecimentos sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, a presidente da Petrobras, Graça Foster, antecipou-se e deu as primeiras declarações públicas sobre o assunto desde que a presidenta Dilma admitiu que se baseou em documento “falho” ao apoiar o negócio que causou prejuízo bilionário à estatal. Em entrevista exclusiva ao jornal O Globo, Graça Foster disse que o negócio, que se mostrava “potencialmente atrativo”, não se repetiria hoje, mas negou ter elementos para afirmar que houve irregularidades na compra da unidade.
Graça Foster anunciou a criação de uma comissão interna para apurar responsabilidades na transação e admitiu ter sido surpreendida com uma série de fatos relacionados à refinaria apenas agora, dois anos após ter assumido a presidência da estatal. Segundo ela, no que depender da empresa, as investigações não deixarão “pedra sobre pedra”.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Cid e Eunício






A conversa entre Cid Gomes e Eunício Oliveira na sexta-feira será decisiva. Eunício vai querer saber porque ele não pode ser o candidato do projeto, o que existe contra ele, qual o impedimento. Eunício vai querer saber quais os critérios para definir o nome do candidato. Eunício vai perguntar se as pesquisas e contribuição que deu apoiando os candidatos indicados por Cid e Ciro e duas vezes o próprio Cid não valem nada. Cid vai colocar as suas dificuldades.
Tudo leva ao Palácio do Planalto na conversa entre Cid e Eunício. Os dois se dão bem, se relacionam politicamente. Não se pode afirmar que são grandes amigos, mas mantém uma amizade.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Projeto Golear recebe reforço da Secopa e Secopafor nesta quarta-feira


O enfrentamento à exploração e abuso de crianças e adolescentes em Fortaleza ganha reforço a partir desta quarta-feira, com a assinatura do Termo de Cooperação para execução do Projeto Golear em Fortaleza. 
A iniciativa é da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), e contará, a partir da assinatura, com parceria da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa) e da Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor).
As instituições formalizam o acordo em cerimônia no Auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão, a partir das 9 horas desta quarta-feira (26). Participam da celebração o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa; e a secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo.
A concepção do projeto contou com articulação com Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Poder Judiciário, Defensoria Pública, ministérios públicos, além de organizações não-governamentais.
A ideia do projeto é aproveitar a proximidade de um megaevento como a Copa do Mundo para somar forças e aumentar o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes, sensibilizando a sociedade a fiscalizar ações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Nesse sentido, o cronograma de ações do Golear prevê realização de minicursos e palestras em escolas, debates em universidades e eventos de mobilização em pontos estratégicos, como o Aeroporto Internacional Pinto Martins, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e praias da Capital.
Créditos ao Ceará News.

Planalto avisa: quem assinar a criação da CPI da Petrobras não será perdoado

Enquanto a oposição se articula com objetivo de reunir assinaturas para criação da CPI da Petrobras, líderes da base aliada estão recebendo o recado que barrar a criação da comissão é prioridade.
Além disso, o recado dos articuladores políticos do governo é bem claro: quem assinar a criação da CPI não será perdoado.
Por outro lado, parlamentares do PSDB já anunciam a assinatura de 21 seguradores e dizem que precisarão batlhar para obter o mínimo de 27.
Créditos ao Ceará News.

Artur Bruno é escolhido vice-líder da bancada do PT na Câmara



O deputado federal Artur Bruno foi escolhido ontem (25/3) vice-líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados. O parlamentar deverá auxiliar o deputado Vicentinho (PT-SP) nas funções de liderança da bancada.
Em 2013, Artur Bruno ocupou a primeira vice-liderança na Comissão de Educação da Câmara. Além de presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público Municipal, ele integra também a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e a Comissão Especial que debate o Plano Nacional da Educação (PNE).
Créditos ao Blog Roberto Moreira.


Roda de conversa Rede-PSB debate Gestão de Resíduos Sólidos

A Rede Sustentabilidade no Ceará e a direção estadual do PSB realizam, nesta quarta (26/3), uma nova roda de conversa, desta vez sobre o tema Gestão de Resíduos Sólidos e a construção de políticas sustentáveis. O bate papo terá como convidada a professora e pesquisadora Sandra Santaella, que entre outras publicações, ajudou a escrever “Resíduos sólidos e a atual política ambiental brasileira”.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Ao parar em blitz da PRF, homem diz que adquiriu CNH por R$ 1.200


Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará abordaram nesta terça-feira (25) na BR-020, km 310, um veículo conduzido por um homem de 50 anos.
Ao ser solicitada a documentação, os policiais rodoviários constataram, junto aos sistemas de consulta, que os dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não tinham correspondência com a Base Nacional de Condutores.
O CPF do usuário também não constava como portador de CNH, bem como o registro e o formulário constavam como inválidos.
Em análise minuciosa do papel da CNH, os policiais verificaram que não havia filigramas refletivos à luz ultravioleta, algumas microimpressões de segurança estavam ilegíveis e não havia marcas d'água no documento apresentado.
O condutor informou que não se submeteu a nenhum dos testes do DETRAN para habilitação e que adquiriu a CNH por R$1.200,00, mas que acreditava que o documento fosse verdadeiro.
 Créditos ao Ceará News.

Dados do plano de saúde poderão ser acompanhados pela internet


A partir de agora o usuario de planos de saúde poderão suas informações cadastrais online. Por meio do site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o consumidor pode fazer consultas, emissões de dados e comprovar a veracidade de informações como nome completo, data de nascimento e Cartão Nacional de Saúde.
Caso algum dado esteja incorreto, o beneficiário pode informar o erro à agência reguladora, e esta cobrará a correção das informações à operadora.
A consulta online possibilita também ao consumidor acessar o Código de Controle Operacional, que é uma espécie de CPF do consumidor na saúde suplementar.
A intenção da ANS é que, no futuro, tendo apenas esse número, seja possível consultar o Guia de Planos para fazer a portabilidade e consultar, pela internet, a rede credenciada do plano.
*Com Agência Brasil.
Créditos Site Ceará News.

Câmara aprova Marco Civil da Internet


Brasília A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem o projeto do Marco Civil da Internet, considerado com a “Constituição da Web”. A proposta segue agora para análise do Senado. A votação no plenário ocorreu após o governo recuar e ceder em artigos que tratavam sobre a neutralidade de rede e a exigência de datacenters no País. Somente o PPS votou contra o texto.

Em relação à neutralidade, no texto aprovado ficou mantido o entendimento do governo que prevê que o responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino.

Esse ponto foi um dos principais “cavalos de batalhas” entre o Palácio do Planalto e o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), desde que a proposta foi encaminhada ao Congresso em 2011. Na reta final das discussões, o PMDB também retirou todas as sugestões de alteração no texto apresentado no plenário pelo relator, Alessandro Molon (PT-RJ). “Esta não é a Casa do enfrentamento. Discutimos esse projeto à exaustão. Pelo convencimento, essa Casa tem seu melhor desempenho”, declarou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Regulamentação

Por outro lado, o governo cedeu ao retirar do projeto a previsão de que a regulamentação da neutralidade fosse feita por meio de decreto. “O governo resolveu dialogar”, comemorou André Moura (SE), líder do PSC. Por sugestão de Eduardo Cunha foi eliminada a expressão “decreto” do texto e incluído o entendimento de que a normatização ocorrerá de acordo com o que prevê a Constituição.

Ficou estabelecido que a Presidência terá de ouvir a opinião do Comitê Gestor da Internet e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer a regulamentação.

A proposta aprovada também prevê que os provedores de aplicação de internet (site e redes sociais) somente poderão ser responsabilizados civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomarem as devidas providências. O projeto estabelece responsabilidades para os provedores em casos em que um usuário da rede publique imagens com cenas de nudez ou de atos sexuais de caráter privado. A iniciativa é conhecida como “pornografia de vingança”. O provedor que disponibilize tal conteúdo será responsabilizado se não retirá-lo do ar após receber notificação.

Créditos ao Site G1.

Quadrilhas atacam 14 bancos no Ceará em apenas 3 meses




O Estado do Ceará registrou 14 ataques a bancos e caixas eletrônicos neste ano. As duas últimas ações das quadrilhas de assaltantes aconteceram ontem. A primeira foi registrada no município de Itaiçaba (a 172 Km da Capital), quando bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil e fugiram com o dinheiro. A segunda ação criminosa ocorreu por volta das 17 horas no Bradesco situado no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Barão de Studart, Aldeota, em Fortaleza. Ladrões tentaram arrombar caixas eletrônicos.
Em Itaiçaba, segundo a Polícia, um grupo formado por 15 homens invadiu a cidade e explodiu os caixas eletrônicos do Banco do Brasil nos primeiros minutos da madrugada de ontem. De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o bando fez uso de explosivos e deixou a agência, situada na Rua Coronel João Barbosa, totalmente danificada.
Testemunhas disseram aos policiais que os assaltantes estavam divididos em motos e em três carros, sendo uma caminhonete Toyota Hilux, um Ford K e um Volkswagen Voyage. Conforme o CPI, uma parte do grupo foi para a unidade policial que só contava com o efetivo de três PMs e a outra para a agência. Enquanto, metade da quadrilha impedia a ida dos militares para o banco, o restante do bando dinamitou os caixas eletrônicos e retirou o dinheiro.
Após a explosão, o grupo fugiu com uma quantia não informada pelo CPI. Os policiais acionaram reforços das cidades vizinhas e iniciaram as buscas pelos acusados. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido localizado.
No fim da tarde de ontem, ladrões tentaram violar os caixas eletrônicos do Bradesco, na Aldeota, em Fortaleza. Segundo Eduardo Tomé, delegado adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), alguns homens tentaram arrombar a porta que dá acesso à parte de trás dos caixas eletrônicos, mas fugiram quando o alarme de presença da agência disparou.
Conforme Tomé, uma equipe da segurança foi ao local, percebeu a movimentação estranha e acionou a Polícia Militar. Quando os PMs chegaram não encontraram ninguém no interior da agência, mas acharam uma mochila com ferramentas que estariam sendo usadas no arrombamento, como pé de cabra e chave de fenda.
O delegado disse que, aparentemente, nenhuma quantia havia sido levada, mas acionou a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para realizar levantamentos no local e descobrir se algum dos caixas foi violado. Eduardo Tomé disse ainda que solicitou ao gerente as imagens das câmeras de segurança. "Essas imagens podem nos ajudar a identificar e prender essas pessoas", disse.
No último domingo (23), um grupo de cerca de seis homens rendeu vigilantes e arrombou os caixas eletrônicos do banco Santander de dentro da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica. As câmeras do circuito interno de segurança tiveram as lentes pichadas e tapadas com folhas de papel. A quantia levada não foi revelada pela gerência da agência.
Mortes
Segundo Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, o Estado do Ceará é o 4º em investidas contra agências e postos bancários resultados em morte. Conforme o levantamento, o Estado teve seis mortes durante as ações criminosas no ano de 2013 e ficou atrás somente de São Paulo, com 17 mortes, Rio de Janeiro, com 11 e Bahia com sete.
A pesquisa aponta, ainda, que dentre as regiões de todo o País que cresceram em números de ocorrências de assaltos e tentativas de roubos em agências e postos bancários, a Região Nordeste foi a que registrou maior avanço, com 43,54%, com destaques para os estados do Piauí (235,29%), do Rio Grande do Norte (203,45%) e da Paraíba (141,67%).
Nacionalmente, os números também cresceram 16,36% em 2013, chegando a 2.944 ocorrências em todo o País. 2.085 foram casos de arrombamentos, que aumentaram 18,26%. A maioria das vítimas foi atacada e morta quando deixava as agências, crime chamado de "saidinha" bancária, num total de 49% dos casos (32 mortes).
SAIBA MAIS
1) DIA 20/01 - Tejuçuoca
Arrombamento com explosão de caixa eletrônico
2) DIA 21/01 - Redenção
Arrombamento
3) DIA 23/01 - Senador Sá
Arrombamento com explosão da agência
Créditos ao Site G1.