-->

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Lula se reúne com Rosa Weber, Arthur Lira e ministros

 SEGUNDA-FEIRA, JANEIRO 09, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Nesta segunda-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com os chefes dos demais poderes. O encontro ocorreu no gabinete do presidente, no terceiro andar do Palácio do Planalto. As informações são do G1.

A reunião ocorreu menos de 24 horas após as manifestações em Brasília.

Além do petista e de seu vice, Geraldo Alckmin, estavam presentes a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; os ministros do STF, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli; o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); e os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio Monteiro (Defesa).

(Pleno News)


Advogados apontam 17 possíveis crimes de responsabilidade no impeachment de Moraes

 DOMINGO, JANEIRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Autores advertem o Senado que engavetar petições de impeachment configura crime de prevaricação.
O pedido de impeachment protocolado no Senado por seis advogados contra Alexandre de Moraes sustenta que, com suas decisões, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) praticou, em pelo menos 17 ocasiões, atos que podem se configurar como crime de responsabilidade, passível de perda do cargo público.

A petição, que se soma a dezenas de outras, ignoradas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é assinada pelos advogados Daniel Luis Nascimento Moura, Paulo César Rodrigues de Faria, Lúcia Erika de Oliveira Barreto, Paulo Fernando Alves Maffioletti, Cíntia de Jesus Aires e Marco Aurélio Bacelar de Souza.

Eles lembram que, “ao que parece, o denunciado, em tese, persegue politicamente aqueles que não se coadunam com sua forma de enxergar as coisas (ou os fatos).”

Além de representarem pela abertura de processo de impeachment de Moraes, os autores lembram à Mesa do Senado, que engavetou dezenas de pedidos de impeachment semelhantes, que “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício”, como pautar e votar o pedido de impeachment, se configura como “crime de prevaricação”.

Decisões abusivas

Os advogados mencionam decisões que consideram abusivas como o bloqueio de contas bancárias e quebra de sigilo bancário de pessoas e telefônico de empresas e pessoas que apoiaram os protestos contra a eleição do presidente Lula realizados em rodovias e na frente de quartéis do Exército; a suspensão de perfis em redes sociais de empresários, políticos e cidadãos comuns; prisões e ordens arbitrárias; abertura de inquéritos em desacordo com a legislação, como o das fake news e o que apura a suposta existência de “milícias digitais”; a violação de imunidades parlamentares e outras decisões de Moraes adotadas ao longo dos últimos meses.

Afirmam na petição, os advogados, que a conduta de Moraes “causou e ainda causa enorme insegurança jurídica, instabilidade nas instituições e vulnerabilidade dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros”.

Eles sustentam que a atuação de Moraes “desmerece a toga que lhe foi outorgada” ao assumir o cargo, depois da indicação do ex-presidente Michel Temer, em 2018.

A quebra do sigilo bancário e o bloqueio de contas de quem apoiou os protestos “referem-se — em tese — a tratamento desumano, degradante, sem fundamento dentro da Constituição Federal, pois ferem direitos e garantias fundamentais de aplicação imediata”, entendem os advogados no documento

Afronta à Constituição

Os autores do pedido de impeachment alegam também Moraes afrontou a Constituição, ao impedir a livre manifestação de pensamento, bloqueando perfis em redes sociais, e o direito de reunião pacífica e sem armas, ao deferir medidas contra os manifestantes.

Os advogados também citam a prisão do líder indígena Serere Xavente, as recentes ordens de prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio e do humorista Bismarck Fugazza e a suspensão das redes sociais de diversos parlamentes, incluindo o mais votado do país, Nikolas Ferreira (PL-MG).

“Diversos brasileiros, ao escreverem em suas redes sociais seus pensamentos, tiveram em suas residências visitas de policiais federais, a mando do denunciado [Alexandre de Moraes], chegando, em certos casos, a sofrerem busca e apreensão, banimento de redes sociais ou até mesmo prisão”, escreveram. “O motivo ensejador da ordem? Falarem o que pensam, e esse pensamento ser em prol de um lado político, e só.”

(Diário do Poder)


Lula decreta intervenção federal na Segurança do Distrito Federal

 DOMINGO, JANEIRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

 

O presidente Lula acaba de anunciar a intervenção federal na Segurança do Distrito Federal. A medida fica em vigor até o dia 31 de janeiro deste ano. O responsável pela intervenção será Ricardo Garcia Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Lula ainda criticou a atuação da Polícia Militar do DF, afirmando que houve incompetência ou má fé.

Mais cedo, o governador do DF, Ibaneis Rocha, anunciou a demissão do secretário de Segurança, Anderson Torres. A atuação de Torres na pasta é muito criticada. Neste momento, enquanto há atos de vandalismo em Brasília, o secretário encontra-se fora do Brasil, em viagem aos Estados Unidos.

Casal de PMs reage, dispara e mata suspeito em tentativa de assalto

 DOMINGO, JANEIRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Agentes de segurança estavam dentro de um carro quando foram abordados; dois suspeitos conseguiram fugir depois do crime.
Um suspeito morreu e dois fugiram após tentarem assaltar dois policiais militares na rua do Glicério, na Liberdade, no centro de São Paulo, por volta das 13h deste sábado (7).

De acordo com a PM (Polícia Militar), o casal de agentes estava dentro de um carro, quando foi abordado pelo suspeito.

A mulher reagiu, atirou e atingiu um dos suspeitos, que foi socorrido e encaminhado a UPA Vergueiro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O casal não ficou ferido.

A polícia suspeita de que seja mais uma ação da gangue da pedrada. Os assaltantes jogam pedras para quebrar o vidro dos veículos e assaltarem as vítimas.

Depois do crime, cerca de 20 pessoas colocaram fogo em alguns entulhos próximo ao endereço em uma manifestação, que foi contida por equipes do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.

O caso foi encaminhado ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa.

(R7)

www.radioetvnativaderussas.com.br

Manifestante arranca e exibe a porta do armário de Moraes

 DOMINGO, JANEIRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Manifestante exibe como troféu a porta do armário onde é guardada a toga de Moraes.
Durante os atos extremos em Brasília neste domingo (8), onde manifestantes contrários ao processo eleitoral que deu vitória a Lula (PT) conseguiram furar o bloqueio policial e tomaram as dependências dos Três Poderes, a porta do armário onde é guardada a toga utilizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi arrancada.

Uma foto publicada nas redes sociais mostra um manifestante a exibindo com orgulho. A reação tem fundamento na discordância deste grupo acerca da postura de Moraes tanto como ministro do STF como na condição de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A imparcialidade do ministro é questionada por grande parte dos brasileiros.

Para adentrar o STF, manifestantes quebraram vidraças da fachada do edifício e chegaram ao plenário do tribunal.

(Pleno News)


Bolsonaro se manifesta sobre atos no DF e repudia fala de Lula

 DOMINGO, JANEIRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Na noite deste domingo (8), o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se manifestou a respeito dos protestos que ocorreram em Brasília. Ele se pronunciou por meio das redes sociais.

Bolsonaro destacou que ao longo de seu mandato sempre esteve dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis.

– Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra. Ao longo do meu mandato, sempre estive dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade.

Ele repudiou as acusações de Lula (PT).

– No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil.
(Pleno News)


Após manifestações nas sedes dos Três Poderes, 150 pessoas são presas em Brasília

 DOMINGO, JANEIRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Pelo menos 150 pessoas já foram presas por invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, neste domingo (8/1).

Os manifestantes foram levados para o Departamento de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em ônibus da Polícia Militar do DF.

Os mesmos invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Créditos: Metrópoles


Quixadá - CE plantão policial 9º BPM


QUIXADÁ ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Dia 08/01/2023, por volta de 08h45min, populares ligaram para o COPOM informando sobre um atropelamento na CE 265, na subida da Serra do Estevão, já chegando em Dom Maurício, onde um caminhão teria atropelado uma Senhora que pedalava naquela via. Foram acionados SAMU e BPRE ao local. A senhora foi socorrida a UPA de Quixadá com múltiplas fraturas e TCE, foi submetida ao atendimento de urgência, não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito naquela Unidade de Pronto Atendimento. A Delegacia Regional informou que possivelmente o veículo envolvido trata-se do caminhão VW/8.120 EURO3 cor azul ano 2007, contudo o Delegado Regional ainda encontra-se em diligência sobre o ocorrido, não sendo possível identificar o motorista até o fechamento deste relatório.

QUIXERAMOBIM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA  

Dia 08/01/2023, por volta das 11h40min este copom recebeu uma ligação de uma funcionária da UPA de Quixeramobim, informando que havia chegado uma mulher machucada em busca de atendimento médico, provavelmente agredida pelo companheiro, foi acionada a VTR, chegando no local a composição conversou com a vítima, a senhora relatou que realmente havia sido agredida pelo seu companheiro, informou ainda que não tinha interesse de denunciar o agressor e que ele já havia viajado para outra cidade, provavelmente para a cidade de Madalena-CE, pois o agressor estaria indo embora para São Paulo. Como a vítima apresentava lesões corporais aparentes devido as agressões de seu cônjuge, mesmo sem a vítima ter interesse de representar contra seu agressor, foram realizadas diligências com o objetivo de localizar o suspeito, mas ele não foi encontrado. A vítima foi orientada a fazer o boletim de ocorrência contra seu agressor.

QUIXADÁ ROUBO A PESSOAS

Dia 08/01/2023, por volta de 04h30min, a VTR estava em patrulhamento nas proximidades da rua Oscar Barbosa quando o senhor informou a composição que teria sido roubado por uma mulher, ela teria levado seu celular da marca Samsung, sua carteira com documentos e uma quantia de R$70,00 reais, a acusada também perfurou seu braço e rosto com uma tesoura. Diante dos fatos ocorridos e das características repassadas a equipe fez buscas na área e encontrou a acusada, a mesma foi conduzida a DRPC, juntamente com a vítima, a acusada negou ter roubado e furado o mesmo com tesoura e com ela nada foi encontrado, na Delegacia foi feito um Boletim de Ocorrência (B.O) e ambas as partes foram liberadas.

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial 1º BPM


 JAGUARUANA APREENSÃO DE ARMA DE FOGO  

Dia 08/01/2023 (domingo), por volta das 17h30min, o policiamento RAIO, em patrulhamento pela comunidade do Córrego da Areia, avistou um indivíduo portando uma espingarda, aparentando ser um caçador, o qual ao visualizar os policiais largou a espingarda e empreendeu fuga pelo matagal, a equipe apreendeu o armamento e apresentou na DRPC de Russas para os devidos procedimentos legais.

PALHANO PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA  

Dia 08/01/2023 (domingo), por volta das 22h30min, o policiamento de Palhano, foi acionada via 190, por uma mulher que relatou ter sido agredida pelo marido, o policiamento, seguiu ao local informado sendo encontrado a vitima que informou a localização do agressor, sendo as partes conduzidas a DRPC de Russas apresentadas a autoridade competente, o qual adotou as medidas cabíveis.

RUSSAS HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO  

Dia 09/01/2023 (segunda-feira), por volta das 01h45min, o policiamento foi informado via 190, que no cruzamento da rua Ocion Lopes da Silveira com rua Vicente Lima Ramalho, Várzea Alegre, Russas, um homem havia sido alvejado por arma de fogo e estaria ao solo, aparentemente sem vida, o policiamento seguiu ao local, onde encontraram a vítima sem vida, sendo informado por populares que 02 indivíduos em uma motocicleta efetuaram os disparos e fugiram, não precisando maiores detalhes, que após consulta no sistema criminal foi constatado que a vítima respondia por vários crimes.

LIMOEIRO DO NORTE PRISÃO POR DIREÇÃO PERIGOSA (LEI SECA)  

Dia 08/01/2023 (Domingo) por volta das 05h30min, um homem, conduzia o veículo automotivo em alta velocidade, momento em que quase colidiu com a equipe RAIO  e em seguida empreendeu fuga passando por semáforos no vermelho, ao ser abordado o mesmo apresentava alto nível de embriaguez e exaltação. O veículo foi apresentado ao órgão de trânsito do município de Limoeiro do Norte e o indivíduo conduzido a PRE de Morada Nova para a realização do teste do bafômetro e em seguida para a DRPC de Russas para os procedimentos cabíveis.

TABULEIRO DO NORTE B O POR DANO  

Por volta das 17h, no dia 08 de Janeiro de 2023, durante o patrulhamento de rotina e que ao passar pela rua Batista Maia, centro de Tabuleiro, um indivíduo, o qual estava na praça, com mais 03 indivíduos, passou a gritar, então a composição que achou estranho e ao retornar ao local e ser feita a abordagem aos indivíduos, que a pessoa que se identificou a qual já responde por crime da lei de entorpecente art. 33 (tráfico), se encontrava visivelmente perturbado, aparentemente sobre efeitos de drogas, passou a dizer que era tornozelado e que havia rompido a sua tornozeleira com uma faca, portanto o mesmo foi conduzido à Delegacia Regional de Russas-CE, onde lavrado o Boletim de Ocorrência pelo crime de dano.

Fonte; PM CE