-->

domingo, 18 de dezembro de 2016

Capitão Wagner protocola mandado de segurança no TJCE contra votação da extinção do TCM

PEC tramita na Assembleia sob ordens de Ciro e Cid, que quer fechar o tribunal até o final de dezembro

O deputado estadual Capitão Wagner (PR) impetrou, neste domingo (18), mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) contra a votação da PEC 02/2016, que pede a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) através da unificação com o Tribunal de Contas do Ceará (TCE).

A proposta foi protocolada pelo deputado estadual Heitor Férrer (PSB), que aceitou servir como testa de ferro à vingança de Cid e Ciro Gomes (PDT) contra o conselheiro e presidente eleito do TCM, Domingos Filho, pelo apoio ao deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) à presidência da Assembleia Legislativa contra o atual presidente Zezinho Albuquerque (PDT), aliado dos FGs.

Red Ceara News

Confira

Fortaleza e cidades do interior amanhecem debaixo de chuva neste domingo (18)

Segundo a Funceme, choveu em 42 municípios. Icó foi onde houve a maior intensidade, com 102mm. Fortaleza teve o registro de 39,8mm

Fortaleza e mais 41 municípios do Ceará amanheceram com chuva neste domingo (18). De acordo com dados da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), os registros mais fortes aconteceram- de 7h de sábado a 7h de domingo - em  Icó, com 102 mm, Solonóple, 78mm, e Orós e Quixelô, com ambas 77mm. Na Capital, de 7h de sábado até 11h de domingo, foram registrados 39,8 mm.

A Funceme só conseguiu divulgar esse balanço no início desta noite, porque o sistema ficou fora do ar durtante todo o dia em decorrência da queda de uma árvore sobre um fio que fazia a distribuição de energia para a o órgão.

> Falha na subestação provoca quedas de energia em Fortaleza

> Chuvas intensas acima de 100mm banham regiões Centro-Sul e Sertão Central do Ceará, de acordo com pluviômetros particulares

 Zona Norte: domingo de chuva em vários municípios

As precipitações foram causadas por um sistema meteorológico conhecido como Cavado de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, que favoreceu as chuvas no Estado. A previsão para segunda-feira(19/12) é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. Ao longo da semana, o órgão já previa que este fim de semana apresentaria chuvas com intensidade moderada na faixa litorânea.

Na última sexta-feira, por exemplo, as chuvas banharam 21 municípios. Caririaçu, na região do Cariri, registrou a principal precipitação, com 59 milímetros. A região foi a área mais atingida pelas chuvas. Missão Velha apresentou 55mm e Barbalha, 35mm.

Red Diario do Nordeste

Blog Erivando Lima 

Homem é Lesionado a Bala em Quixeré-CE

Desde a última sexta-feira (16), vem ocorrendo registros de homicídios,tentativas de homicídio, assaltos e ações de insegurança que voltam a preocupar a vida dos Jaguaribanos, os acontecimentos ocorrem tanto nas sedes dos municípios como nas zonas rurais, o que deixa os moradores dos municípios Jaguaribano preocupados e receosos.

E violência seguir fazendo vitimas na região jaguaribana desta vez na cidade de Quixeré era por volta das 19h30min, da noite deste sábado, dia 17, Quando no hospital municipal da cidade de Quixeré deu entrada uma pessoa lesionada a bala, a vitima foi identificada por José Rafael de Lima, 26 anos, Natural de Quixeré-Ce. Segundo ele, estava em sua casa na Vila Nova I, distrito de Lagoinha, quando ouviu barulhos no telhado da residência e ao sair para averiguar do que se tratava, foi atingido no braço por um tiro de espingarda tipo socadeira, mas não conseguiu identificar o autor do disparo que acabou fugindo logo em seguida. A vitima foi medicada e passa bem. A polícia está a procura do suspeito, ainda não localizado.

Jornal Vale em destaque
Blog Erivando Lima

Chuva de 114 mm é registrada em Iguatu



Flora 2014
domingo, dezembro 18 th, 2016 | Iguatu.net

Partilhar36
Após um longo período sem chuvas em Iguatu, aproximadamente sete meses, o dezembro começa a modificar o panorama preocupante de uma seca que poderá se prolongar para o ano de 2017. Desde a quinta-feira,15, registros de chuvas estão sendo observados pelos moradores de Iguatu e região.
Nesta manhã de domingo, 18, a reportagem do portal Iguatu.net foi procurada pelo Evanílson Saraiva, liderança comunitária do Sítio Barrocas que fica localizado a cerca de 32km de Iguatu e comemorando muito, informou que nesta madrugada a localidade registrou 114mm de chuvas.
” Foi emocionante, os pluviômetros das nossas casas marcaram isto, foi a maior chuva do ano, só temos que agradecer a Deus que está no controle de tudo!”, disse Evanilson Saraiva.




Cearense de Tabuleiro do Norte é destaque no comando de ONG de artes no Rio de Janeiro

Organização oferece oficinas de teatro, dança, música, cinema e literatura para alunos de 8 a 76 anos.

A edição deste domingo (18) do jornal O Globo destaca a história do cearense de Tabuleiro do Norte José Valdemir da Silva Gomes, que chegou ao Rio de Janeiro aos 17 anos e se tornou Wal Scheider.

Idealizador da ONB Palco da Vida, que têm fãs e apoiadores como Malu Mader e Maristela Velloso, diretora de produção da Globo, atualmente oferece oficinas de teatro, dança, música, cinema e literatura para alunos de 8 a 76 anos.

Nos próximos dois fins de semana, Wal apresenta na sede do projeto (o Centro Cultural Chica Xavier, em Olaria) o novo espetáculo, “Memórias de nossa infância”, que conta a história de um grupo de nordestinos que chega ao Rio em busca de sonhos.

A peça une Lorca, Cora Coralina, Manoel de Barros, Clarice, Cazuza, Gonzaguinha, Elza Soares. O ingresso (alimentos ou brinquedos) vai para a Casa de Apoio aos Hemofílicos de Olaria.

Ceara News

TSE define dadas para novas eleições em cidades com candidatos eleitos indeferido

Mudança no Código Eleitoral define a realização de eleições suplementares.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já definiu o calendários de 2017 em cidades que poderão ter novas eleições, onde o candidato mais votado em outubro foi indeferido em definitivo pela Justiça Eleitoral, e assim, não terá como recorrer.

Os novos pleitos serão realizados em 15 de janeiro, 5 de fevereiro, 12 de março, 2 de abril, 7 de maio, 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 1º de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro. 

De acordo com a reforma do Código Eleitoral, feita no ano passado, nesses casos é necessária a realização de eleições suplementares para definir os novos gestores.

Os candidatos com registro indeferido podem entrar com embargos de declaração no TSE, um tipo de recurso para pedir esclarecimentos sobre a sentença, mas não para modificá-la. Cabe também levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas apenas se houve aguma discussão de cunho constitucional. (Com O Globo.)

Ceara Nwes




Chuva no Sertão Central enche pequenos açudes na madrugada deste domingo

Em Milhã já foi suficiente para alguns açude pequenos do município recupera seu volume . Segundo o Site Divulga Milhã alguns reservatórios pequenos em diversas propriedades rurais receberam recarga d’água

Em quase todo o município os registros foram acima dos 100 mm, teve localidade como por exemplo no distrito de Monte Grave o registro foi de mais de 120 mm. Açudes de pequeno porte receberam um bom volume de água, a foto abaixo é do açude de Trajano (popular Titico), que estava completamente seco e amanheceu assim, cheio.

>>Chove mais de 100 mm durante a madrugada no município de Milhã

Chove durante a madrugada de hoje em Acopiara-Ce
Uma ótima chuva durante a madrugada deste domingo (18), banha a Terra do Lavrador, na região Centro-Sul. Ocorreram precipitações localizadas em várias cidades. O volume total das chuvas na sede de Acopiara foi de 20 mm.

Com chuvas em Acopiara e região, trouxe uma enorme alegria para os moradores da Terra do Lavrador e de outros municípios. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou que, além de Acopiara nas últimas horas, cerca de 25 municípios também registraram chuvas em suas terras.
Iguatu teve a quarta maior precipitação, ficando atrás apenas de três locais e que pertencem a Caririaçu (59mm), as localidades de Missão Velha (55mm) e Barbalha(35mm). Juazeiro do Norte (31mm); Quixelô( 31mm); Várzea Alegre( 23mm);Iguatu (na sede: 21mm) e Missão Velha ( 18mm) foram as dez localidades com maiores precipitações no Ceará. Os sistemas meteorológicos característicos da pré-estação chuvosa no Ceará já estão favorecendo precipitações no Estado e, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas podem chegar com intensidade.
A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) foi responsável pelos primeiros registros de chuva nessa pré-estação, ocorridos na última terça-feira. Agora, o mesmo sistema se desloca de forma favorável a ocorrência de novas precipitações. Dessa maneira, a previsão do tempo da Funceme aponta possibilidade de chuvas (fracas a moderadas) na faixa litorânea entre o fim da noite desta quinta-feira e a madrugada e início da manhã de sexta-feira. No Centro Sul do Ceará a previsão também é de possibilidades de precipitações moderadas. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Para o sábado, a tendência se repete.

“É comum a segunda quinzena de dezembro ter mais eventos de chuva que na primeira quinzena e também a intensidade das precipitações aumentar. É importante ressaltar que o Vórtice é um sistema que se desloca com relativa facilidade, por isso, durante a pré-estação, orientamos os usuários a acompanharem a previsão diária do tempo, atualizada duas vezes por dia no site da Funceme”, explica o meteorologista Raul Fritz.


Redação Jornal Vale em destaque

Blog Erivando LIma




Oito prefeitos já foram afastados após as Eleições 2016 no Ceará

Pelo menos oito prefeitos foram afastados de seus cargos após as Eleições Municipais 2016 no Ceará por meio de ações iniciadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os motivos variam de lavagem de dinheiro até desmontes.
No início de outubro, Zarlul Kalil Filho, até então Chefe do Executivo da cidade de Madalena, distante 180 quilômetros de Fortaleza, foi afastado pela 2ª vez por determinação do Ministério Público. Zarlul Kalil e todos os secretários municipais de Madalena haviam deixado seus respectivos cargos em novembro de 2014 por fraudes em licitações que somam quase R$ 7 milhões. Na nova decisão, o MPCE solicitou a prorrogação do prazo do afastamento pois denúncias davam conta que os gestores continuavam exercendo influência em desfavor de outras pessoas.
Por meio de ação do Ministério Público, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antônio de Macedo, foi afastado no fim de outubro até o fim do seu mandato. Foi estabelecido ainda a proibição de acessar ou frequentar as dependências de qualquer repartição pública do município. Entre os crimes que justificaram o afastamento de Raimundo Macêdo estão associação criminosa, concussão, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.
No dia 10 de novembro, os vereadores da Câmara Municipal de Paraipaba decidiram afastar provisoriamente o prefeito Carlos Henrique Azevedo. Os motivos são denúncias que envolvem contratação excessiva de pessoal, problemas nas prestações de contas e descumprimento de pontos da Lei de Responsabilidade Fiscal
Outro prefeito afastado foi João Marcos Pereira, de Caririaçu, distante mais de 500 km de Fortaleza. O gestor foi, ainda, proibido de acessar ou frequentar as dependências de qualquer repartição pública do município. A decisão judicial decorreu da constatação de graves irregularidades pelo MPCE e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na Operação Antidesmonte
Na última segunda-feira (14), a Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público do Ceará de afastamento cautelar do prefeito e do secretário de Finanças de Canindé, respectivamente, Francisco Celso Crisóstomo Secundino e Francisco Arlindo Andrade Sousa, durante 60 dias para evitar possíveis danos às investigações de atos de desmonte após as eleições municipais.
Na última segunda-feira (12), Francisco Sávio Bezerra Uchoa, prefeito de Mulungu, foi afastado temporariamente do cargo. O afastamento foi requerido por diversos atos de improbidade administrativa como falta de gestão documental, dilapidação do patrimônio público e diminuição ou ausência de serviços públicos essenciais (saúde/coleta de lixo).
A Operação Antidesmonte deflagrada pelo MPCE e o Tribunal de Contas dos Municípios também resultou no afastamento do gestor de Martinópole,  James Martins Pereira Barros. Na ação civil pública por ato de improbidade administrativa, foram demonstradas diversas ilegalidades constatadas no município. Estão entre irregularidades no fornecimento de combustível e superfaturamento de obras de reformas nas escolas.Já nesta sexta-feira (16), o juiz substituto Diogo Altorbelli Silva de Freitas, da Comarca de Mauriti, decidiu pelo afastamento do prefeito Francisco Evanildo Simão da Silva. A decisão atendeu à ação cautelar preparatória de Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa proposta pelo promotor de Justiça Leonardo Marinho de Carvalho.
Em inspeção realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios, foram identificadas diversas irregularidades como ausência de repasse dos valores de empréstimos consignados dos servidores públicos aos bancos, retenção e não repasse do INSS.

TSE VALIDA OS VOTOS DE ADRIANA RBEIRO


Homicídio na Catumbela em Russas

O fato aconteceu , por volta das 17h45min, na Trav. Antônio Gonçalves Ferreira, 2758, bairro Catumbela, Russas-CE, foi vítima de homicídio a bala ALAN KENNEDY CAVALHO DA SILVA, vulgo ‘KENNIN’, nascido aos 29/06/1984, natural de Russas-CE,  residente na Trav. Antônio Gonçalves Ferreira, 2803, bairro Catumbela, Russas-CE, quando foi surpreendido por dois Homens que trafegavam em uma motocicleta HONDA/CG 125, ambos sem capacetes, armados com arma de fogo, efetuaram vários disparos contra a vítima que veio a óbito no local. Os PPMM   atenderam a ocorrência e encontraram próximo a vítima capsulas de PT 40,  enquando as VTR’s do RONDA e RAIO estão em diligências. 

Blog Erivando Lima