-->

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Mortes causadas pelo vírus H1N1 sobem 91% no Ceará


Posto de Saúde

21 pessoas faleceram em decorrência da Influenza A no Estado

Subiu para 21 o número de óbitos em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus Influenza A (H1N1) no Ceará. O número, divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) por meio de boletim epidemiológico, foi atualizado na última quinta-feira (3) e é 91% superior ao último levantamento — que contabilizou 11 mortes.

O Ceará conta com 99 casos confirmados da doença — 23 a mais que o registrado no boletim anterior. Ainda de acordo com a Sesa, dentre os óbitos estão 12 mulheres e 9 homens, sendo 11 crianças de até 4 anos e idosos (acima dos 60 anos).

> H1N1: Fortaleza é a segunda capital com maior cobertura vacinal do País
> Ceará deve receber mais 720 mil doses da vacina da gripe

As mortes em decorrência do vírus H1N1 aconteceram em 11 municípios cearenses, com destaque para Fortaleza, que soma nove óbitos, e Eusébio, com três. As outras cidades foram Aracati, Caucaia, Crateús, Iracema, Maracanaú, Milhã, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Solonópole; todas com um falecimento.

Vacinação no fim de semana

O número de postos de imunização será reforçado neste sábado (5). 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas entre 8h e 17 horas, em Fortaleza. O Centro de Saúde Escola Meireles, do Estado, também atende de 10h às 16h. No domingo, a vacinação ocorre em sete postos de saúde. Confira a lista: 

Red; DN


MPF denuncia ex-prefeito de Acarape por desvio de verba destinada a obras hídricas



O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará ofereceu denúncia contra o ex-prefeito do município de Acarape (Região do Maciço de Baturité) José Acélio Paulino de Freitas por desvio de R$ 126 mil de verba federal destinada a obras de abastecimento de água. Além do ex-gestor, também são acusadas na ação duas pessoas vinculadas à construtora Litoral e Projetos Ltda, contratada para executar as obras.

De acordo com a ação penal, convênio de R$ 516 mil firmado em 2006 pela Prefeitura de Acarape e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) previa a construção de sistemas de abastecimento de água em quatro localidades do município. As obras, porém, nunca foram concluídas e, ainda assim, quase 80% do valor conveniado foi liberado e pago à empreiteira Litoral e Projetos Ltda.

Na denúncia, o MPF destaca que perícias realizadas tanto pela Polícia Federal quanto pela Funasa, além de fiscalização realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), constataram que nenhum dos sistemas de abastecimento de água entrou em funcionamento e que apenas 54,29% da obra contratada foi executada. “Registre-se que o valor restante a ser liberado, mesmo que o fosse, não seria suficiente para a conclusão do objeto”, destaca trecho da ação penal.

A denúncia, ajuizada na Justiça Federal, pede a condenação dos acusados pelo crime de desvio de verbas públicas com co-autoria e participação de terceiros. Além da ação penal, tramita também ação civil pública que apura a responsabilidade dos mesmos réus pela prática de improbidade administrativa e pede o ressarcimento aos cofres públicos pelos danos causados pela malversação dos recursos.

Red; Roberto Moreira


Acaba de chegar sustação que faltava para núcleo da pericia forense do IML em Russas CE


Resultado de imagem para fOTOS DO NUCLEO DE PERICIA FORENSE DO IML DE rUSSAS ce

O núcleo da pericia forense do IML estalado em Russas, e que foi inaugurado no ultimo dia 19 de Abril, ainda não estar funcionando na sua totalidade, pois ainda falta instalar uma sustação no saneamento para fazer a distribuição dos dejetos. 

A boa noticia é que o equipamento chegou hoje a tarde ( Sexta feira 4 ) e, será estalado  nas próximas horas para que o núcleo comece a funcionar normalmente.

A entrega do equipamento foi feita pelo perito geral da PEFOCE.  Dr; Ricardo macedo.

Blog; Erivando Lima

Russas CE plantão policial

QUIXERÉ-CE
TENTATIVA DE FURTO A CAIXA ELETRÔNICO

Ontem dia 03/05/2018 por volta de 06 h 10 min, foi informado por populares que no interior da agência do Banco do Bradesco (posto de caixa eletrônico), havia muita fumaça e que possivelmente havia sido arrombado. De imediato os policiais,  dirigiram-se ao local na Rua padre Zacarias S/N, centro, Quixeré-CE, onde constataram que tentaram violar o caixa eletrônico usando possivelmente um maçarico, contudo sem êxito, os policiais isolaram o local e tomaram as providencias cabíveis no intuito de colher alguma informação sobre o ocorrido.

Blog;



TABULEIRO DO NORTE/CE

ROUBO DE VEÍCULO SEGUIDO DE RECUPERAÇÃO DO MESMO.

 Ontem dia 03/05/2018 (quinta-feira), por volta das 20 h, no sítio Bebedouro, sentido Aldeia velha, zona rural de Tabuleiro do Norte-CE, o Sr. José Célio ,  natural de Tabuleiro do Norte-CE,  pedreiro e residente no sítio Taperinha, zona rural de Tabuleiro do Norte-CE, teve sua motocicleta HONDA/BIZ 125 ES, cor vermelha, ano/modelo 2009 e placa NRD-0903, tomada de assalto por 02(dois) elementos armados de faca, encapuzados, a pé, tendo em seguida, tomado rumo ignorado. Ainda levaram da vítima, 02(dois) celulares, um da marca LG e outro da marca Samsung. A RP 1104 composta pelos PM’S,  após realizar várias diligências, localizou abandonado, o referido veículo tomado de assalto momentos antes, conduzindo até a USI, para realizar todos os procedimentos de praxes.


Blog;



TABULEIRO DO NORTE/CE

ROUBO DE VEÍCULO

                                                                                  
Ontem dia 03/05/2018(quinta-feira), por volta das 20:30 min, na Rua José Muniz, próximo ao Casa Nova Club, centro de Tabuleiro do Norte-CE, o Sr. Cleudivan  Santos,  natural de Limoeiro do Norte-Ce, nascido aos 27.10.1982, encarregado de obras e residente na zona rural de Tabuleiro do Norte-CE, teve sua motocicleta HONDA/CG 125 FAN KS, cor vermelha, ano/modelo 2013/2014 e placa PMJ-0040, tomada de assalto por 02(dois) elementos armados de revolver, encapuzados, tendo tomado rumo ignorado. A RP 1104 composta pelos PM’S,  encontram-se realizando diligências, no sentido de identificar, localizar e prender os autores do citado delito.

Blog;


RUSSAS-CE HOMICÍDIO À BALA


Ontem dia 03/05/2018, por volta de 21 h 30 min, na Rua João Maciel Pereira em Russas, foi vítima de homicídio à bala LUIZ FERNANDO DE JESUS BISPO, 48 anos, residente na Rua Da Caixa daga 2 Esplanada, Bahia); Segundo informações de uma pessoa que estava no local, o mesmo ouviu um estampido parecido com disparo de arma de fogo,  o mesmo foi olhar e encontrou a vitima ao solo com um tiro na nuca  de imediato avistou a VTR passando nas proximidades  a CP 1661 compareceu ao local e isolou a área ate a chegada da PEFOCE; Que compareceu ao local também o delegado plantonista de Russas, o proprietário do Bar não soube informar nenhuma característica sobre o acusado,  as equipes estão realizando diligencias.

Blog; Erivando Lima.

Indefinições nacionais afetam coligações no Ceará



Deputados que tentarão reeleição buscam pacificar alianças locais diante de numerosos presidenciáveis

   As indefinições nacionais sobre como cada partido deve se comportar na eleição diante das diversas pré-candidaturas à Presidência da República colocadas até o momento estão afetando decisões em âmbito estadual, segundo parlamentares cearenses. No caso da base governista do governador Camilo Santana (PT), também haverá dificuldade no convencimento de aliados sobre apoios locais e nacionais, uma vez que PT e PDT têm pré-candidaturas próprias.

O governador Camilo, por exemplo, é apoiado por uma ampla base em que ao menos dez partidos pretendem lançar candidaturas ao Palácio do Planalto. São eles: Podemos, PEN (Patriota), PDT, PTC, PRB, PRTB, PT, PCdoB, PSC e DEM. O MDB, que vem se alinhando com a gestão, também estuda apresentar um nome à disputa presidencial de outubro próximo.

Para alguns deputados entrevistados pelo Diário do Nordeste, também haverá problemas no convencimento do eleitorado sobre a conjuntura partidária, que pode permitir, por exemplo, que legendas aliadas no Estado apoiem nomes com pensamentos e ideologias diferentes em esfera nacional.

O petista Elmano de Freitas destaca que, no Ceará, tanto a oposição quanto a situação em determinados municípios apoiarão eventual candidatura de Camilo Santana à reeleição. "Acho que isso tem a ver com o tamanho do País, e até já nos acostumamos com essa realidade", pontuou. Para ele, indefinições em esfera nacional também têm interferido em posicionamentos locais de algumas siglas.

No caso do PT, Elmano de Freitas diz que há uma possível candidatura presidencial colocada e esta não pode aguardar definições sobre a candidatura local. "Temos que organizar a campanha do Camilo articulando esta com a candidatura do Lula. Precisamos acelerar isso no Estado e nos municípios", afirmou.

Segundo ele, apesar da ligação que o governador tem com o grupo liderado por Ciro e Cid Gomes (PDT) no Ceará, o chefe do Executivo, filiado ao PT, deve apoiar candidatura da legenda. No entanto, Elmano defende a manutenção de "uma posição respeitosa e até de parceria" com uma candidatura de Ciro Gomes. "Por questão de força política, os Ferreira Gomes merecem uma maior atenção".

Eleitorado

Presidente interino do PT, o deputado Moisés Braz afirma que a maior preocupação quanto ao arco de aliança que abrange partidos com diferentes candidaturas a presidente está no entendimento do eleitor. "Minha maior preocupação é se a população vai ter boa compreensão ao encontrar, num palanque, candidatos a deputado estadual com candidato a governador, cada um pedindo voto para outro partido em nível nacional", relatou.

O dirigente ressalta que o partido vai exigir do governador voto em candidato do PT, mas pondera que ele terá liberdade para construir sua aliança no Estado. "A gente vai debatendo e não é de bom tom que o PT diga que o Camilo não vai poder fazer determinada aliança. Ele precisa dessa aliança e vamos condicionar que essa aliança tenha ligação forte com a questão nacional".

João Jaime (DEM), por sua vez, informa que, caso o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, oficialize candidatura ao Palácio do Planalto, o DEM participará da campanha no Estado. Caso não haja determinação partidária nos estados, a legenda, no Ceará, ficará livre para apoiar Camilo Santana.

"Não sabemos o que vai acontecer. O PDT e o PT, como vão ficar? O MDB estará com esses partidos no Estado? Todas essas variáveis só serão definidas em junho", considerou.

O deputado Julinho (PPS) também opina que indefinições nacionais têm afetado diálogos locais, uma vez que muitas das eventuais candidaturas à Presidência da República são de pretensos candidatos que estão em partidos que fazem parte da base aliada de Camilo. No entanto, ele destaca que o diretório estadual do PPS estará liberado para apoiar qualquer nome, e quem ganha espaço na executiva nacional para ter o apoio é o pedetista Ciro Gomes.

Já Leonardo Araújo (MDB) pondera que a legislação não obriga a verticalização das candidaturas em âmbito nacional, estadual e municipal. Ele diz ainda que não se pode vetar nomes e defende a possibilidade de a sigla emedebista apoiar Ciro Gomes para a disputa. "O MDB não tendo candidato, o grupo do senador Eunício Oliveira não veta o nome do presidenciável Ciro Gomes", frisou.

Oposição

Para o líder do Governo, Evandro Leitão (PDT), "o tempo vai se encarregar dessas questões". Segundo ele, passada a indefinição quanto à possibilidade de candidatura ou não do ex-presidente Lula, "as demais situações se resolvem por osmose". O pedetista destaca, ainda, que Camilo Santana tem relação forte com o grupo liderado por Ciro e Cid Gomes, fundamentais para sua eleição. "Eu ainda acredito que todos nós estaremos juntos por fazermos parte de um único projeto".

A questão também deve ser discutida na oposição, diante da possibilidade de candidatura do PSDB. O partido faz parte de uma aliança com PROS, PSD e SD, este último também com pré-candidatura em nível nacional. De acordo com o deputado Heitor Férrer (SD), se confirmada a pré-candidatura de Aldo Rebelo, a sigla fará com que haja palanque dele no Estado. "Guardo fidelidade ao partido. As composições aqui têm que respeitar a direção nacional", disse.

Red; DN


Fortaleza oficializa contratação do meia Marlon


O elenco do Fortaleza terá um importante reforço para a Série B do Brasileirão. O clube oficializou na noite desta quinta-feira (3) a contratação do meia Marlon, de 27 anos, que estava no Sampaio Corrêa.

Para trazer o atleta, o Tricolor do Pici teve que pagar uma multa rescisória junto ao clube maranhense. Nas redes sociais, o Leão convocou a torcida para lotar o estádio na partida contra o Goiás e ajudar o clube na Série B. O jogo será no próximo dia 12 de maio, às 19h, na Arena Castelão. 

CONTRATADO

Pagamos a multa e o meia Marlon agora é nosso jogador. Agora é a sua vez, torcedor tricolor, hora de comprar seu ingresso antecipado e garantir lugar na arquibancada para Fortaleza x Goiás. Contamos com você! #JogueJunto #fechadocomoleão pic.twitter.com/BmXjKDwVTL

— Fortaleza Esporte Clube (@FortalezaEC) 3 de maio de 2018