-->

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Balanço parcial do feriadão no Ceará registra 44 mortes em homicídios em acidentes

 

Balanço parcial da violência no feriadão de Nossa Senhora da Aparecida aponta que, ao menos, 44 pessoas morreram no Ceará entre a última sexta-feira (9) e o começo da manhã desta segunda (12). No total, foram registrados 26 assassinatos e 18 óbitos em acidentes de trânsito. A maioria das mortes violentas aconteceu no Interior, com 35 casos.

Na Grande Fortaleza, sete assassinatos foram registrados em Pacajus (2), Guaiúba (2), Caucaia e somente um caso em Fortaleza, na Barra do Ceará.

Já no Interior do estado, 19 pessoas foram vítimas de homicídio nos seguintes Municípios: Sobral (3), Caridade (2), Potiretama (2), Itarema, São João do Jaguaribe, Quixadá, Quixeramobim, Crato, Juazeiro do Norte, Umirim, Jardim, Trairi, Barbalha, Santa Quitéria e Parambu.

Entre as vítimas dos assassinatos do fim de semana estão dois adolescentes. Na cidade de Sobral, na zona Norte do estado, uma garota de 15 anos foi morta, a tiros, na noite de sábado, próximo às margens do Rio Acaraú. Ela foi identificada como Ana Lívia Alves do Nascimento, 15 anos, que recebeu vários tiros na cabeça.

No bairro Caixa d’Água, na cidade de Parambu, na Região dos Inhamuns, um rapaz de 15 anos foi morto dentro de casa. A vítima foi identificada como Everton Gonçalves Lima.

Acidentes

Dezoito pessoas morreram em acidentes de trânsito no Ceará nas últimas 72 horas, a partir da sexta-feira (9), nos seguintes Municípios: Quixadá (2), Itapipoca (2), Eusébio, Jaguaribe, Beberibe, Tianguá, Limoeiro do Norte, Jardim, Crato, Penaforte, Iguatu, Barbalha, Porteiras, Camocim, Icó e Fortaleza (bairro Jóquei Clube).

Entre as vítimas dos acidentes, 11 foram identificadas. São elas:

1 – Felipe Jones Martins (colisão no Anel Viário, no Eusébio)

2 – Francisco Cleiton Pinho (colisão no Distrito de Barrento, em Itapipoca)

3 – Fernando Andrelino dos Santos (queda de moto na CE-060, em Jardim)

4 – José Hélder de Lima (queda de moto na CE-386, no Crato)

5 – Renato Raimundo da Silva (queda de moto, na BR-116, em Penaforte)

6 – Eliane Lino (choque de moto com poste, em Iguatu)

7 – Laércio Pereira Santana (colisão de moto em Barbalha)

8- João Manoel dos Santos Filho (choque de moto no Sítio Baraúnas, em Porteiras)

9 – Eliézio Pereira dos Santos (atropelamento no bairro Nova Olinda, em Camocim)

10 – Francisco Edmeudo Gomes (queda de moto dentro de um canal, no Sítio Condado, Icó)

11 – Marcos Costa Bezerra (policial militar vítima de choque de veículo com poste na Avenida Lineu Machado, no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza).



Homem quebra garrafa na cabeça de mulher que o chamou de corno

 

Uma festa em Barra Mansa(RJ), ocorrida nesse domingo, no Centro, terminou em confusão e com duas mulheres feridas com garrafas de cervejas. Uma delas foi atingida na cabeça após, segundo ela, chamar um homem de corno.

De acordo com registro na 90ª Delegacia de Polícia (DP), os agentes da 2ª Cia. do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados após a confusão. A mulher que foi atingida na cabeça explicou que conversava com uma amiga quando o companheiro dela chegou e ambos bateram boca. Ela, no momento, o chamou de corno, sendo atingida na cabeça. Ainda segundo a mulher, ela quebrou uma garrafa para o acertar, mas acabou acertando uma outra mulher na coxa.

As duas foram atendidas na Santa Casa e passam bem. Já o homem não foi localizado.

O caso será acompanhado na 90ª DP, onde os envolvidos retornarão para prestarem esclarecimentos.

Fonte: News



Mãe escondia filha recém-nascida em armário para matá-la de fome; assista

 Os irmãos pensaram que a ‘menina era fantasia’ nos seis meses de sofrimento e fome.

Uma moradora do distrito de Urais na Rússia, escondeu sua filha recém-nascida no armário por seis meses.

Na cidade de Karpinsk, a moradora local Yulia, de 37 anos, manteve sua filha recém-nascida em um armário por seis meses. Segundo sua amiga, Yulia estava grávida, mas quando deu à luz contou a todos que a criança havia morrido. Ninguém sabia que a criança estava viva e que a mulher mantinha a menina em seu apartamento em uma bolsa no armário. Julia já tem dois filhos: um menino de 13 anos e uma filha de 3 anos. Veja o vídeo:

O menino ficou calado, e a menina do jardim de infância disse que eles tinham uma boneca, “como se estivessem vivos, o nome deles é Polina”. Mas ninguém prestou atenção: eles pensaram que a menina era pequena, ela fantasia, – disse Irina, sua amiga, à mídia local.

O bebê foi encontrado por amigos da mãe durante uma visita à sua casa. Começaram a beber, depois ouviram sons estranhos, se valeram da condição da mãe que estava bêbada . Eles abriram o armário e viram a garota dentro de uma bolsa com sinais óbvios de fome. “Já estavam bêbados, começaram a chorar, ao filmar o bebê e a perguntar à mãe como era possível, por que a menina sofreu tanto”, relatou a mídia local.
Fonte: IG

Capitão Wagner lidera em Fortaleza com mais do dobro de rival petista

 

Candidato do Pros tem 35% das intenções de voto, enquanto Luizianne Lins soma 14,9%.

O deputado federal Capitão Wagner (Pros), o mais votado do Ceará, lidera com folga a disputa pela prefeitura de Fortaleza com 35% das intenções de voto, segundo levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisa.

O Capitão Wagner tem mais do dobro das intenções de voto para a candidata do PT, ex-prefeita Luizianne Lins, que soma 14,9%, enquanto Sarto Nogueira (PDT) tem só 10%, apesar do apoio do atual prefeito, Roberto Cláudio, que é bem avaliado pela população.

O candidato do clã (Cid e Ciro) Ferreira Gomes está apenas em terceiro lugar, com 10,1% das intenções de voto, seguido de Heitor Férrer (Solidariedade), com 7,3% e Renato Roseno (PSOL) soma 4,7%.

Célio Studart (PV tem 4,5% das preferências dos eleitores da capital do Ceará, seguido de Heitor Freire (PSL) apenas 2,2%. Os demais candidatos não atingiram sequer 1% das intenções de voto.
Prefeito tem boa avaliação

O Paraná Pesquisa quis saber também a avaliação que os eleitores de Fortaleza fazem da atuação do seu atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT).

De acordo com o levantamento, 45,2% dos cearenses da capital acham a atual administração Ótima (14,5%) ou Boa (30,7%), enquanto 19,3% a consideram Ruim (5,4%) ou Péssima (13,9%). Exatos 33,5% dos eleitores acham a gestão de Roberto Cláudio Regular.

O levantamento do Paraná Pesquisa ouviu 740 eleitores entre os dias 9 e 11 deste mês. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº CE-07388/2020.

Veja no quadro abaixo os números que traduzem a disputa pela prefeitura de Fortaleza neste momento:
Fonte: Diário 


 LIMOEIRO DO NORTE

ACIDENTE DE TRANSITO COM VÍTIMA FATAL

Por volta das 06h de sábado, na localidade de Sucupira, zona rural de Limoeiro do Norte, foi registrado um acidente de trânsito, tendo como vítima fatal, o jovem, JOSÉ VITOR SILVA FARIAS, que residia no bairro Boa Fé em Limoeiro do Norte, o mesmo conduzia uma motocicleta quando sofreu o acidente e veio a falecer no local do sinistro.

QUIXERÉ

ROUBO A PESSOA

Por volta das 10h de sábado, na comunidade de Sitio Ilha, zona rural de Quixeré, uma senhora foi vítima de roubo praticado por 02 (dois) indivíduos numa motocicleta. Os mesmos roubaram, uma bolsa contendo 02 (dois) aparelhos celulares, dinheiro e outros objetos pessoais, em seguida fugiram.

TABULEIRO DO NORTE

RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA 

Por volta das 09h de domingo, na localidade Mossoró Bica, zona rural de Tabuleiro do Norte, foi encontrada abandonada, uma motocicleta CG 125, Titan, 2010, azul, onde foi constatado que a mesma tem registro de roubo/furto. O policiamento esteve no local e conduziu a motocicleta a Delegacia de Tabuleiro do Norte para os procedimentos legais.

Fonte; PM CE



Drones serão usados pela Polícia Federal para flagrar boca de urna nas eleições

 Eleições municipais

Drones serão usados pela Polícia Federal para flagrar boca de urna nas eleições

 Divulgação

Uma novidade nas eleições deste ano é a utilização de drones pela Polícia Federal para monitorar a compra de votos, conhecida boca de urna.

Devem ser adquiridos mais de 100 aparelhos de monitoramento que estarão a disposição da Justiça Eleitoral em todo o país.

Outras atribuições dos equipamentos serão a identificação de transporte irregular de eleitores.

As câmeras serão alta qualidade, com imagens nítidas e longo alcance.


Fonte: Folha de São Paulo 

Municípios cearenses vão receber tropas federais no dia da eleição

 Municípios  cearenses vão receber tropas federais no dia da eleição

 Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aprovou nesta quinta-feira, 08, o envio de tropas federais para garantir a segurança de dos eleitores de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga no dia da eleição, 15 de novembro.

O TRE-CE responde uma consulta feita pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação a necessidade de forças federais nesses municípios cearenses.

Segundo a Comissão de Segurança Permanente, presidida pelo desembaçador Francisco Glaydson Pontes através de levantamento com 109 juízes eleitorais do Ceará viram que é preciso de segurança nessas cidades.

Em seguida

Os próximos passos da requisição de forças federais de segurança são a manifestação do Governo do Estado do Ceará e o envio ao TSE, a quem caberá decisão final acerca do envio de forças federais ao Ceará.

Fonte: TRE-CE

ABSURDO! Candidato a vereador é flagrado agredindo namorada em plena via pública. VEJA VÍDEO

 

Candidato a vereador em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), Milton Rodrigues (PTC), 47 anos, foi flagrado na noite de quarta-feira (7/10) agredindo a namorada, de 43. As informações são do jornal O Tempo.

A vítima informou à Polícia Militar que o casal começou a brigar porque o candidato a acusou de estar se relacionando com ele por causa de dinheiro. Em seguida, Milton desferiu golpes na companheira em via pública, no bairro São Joaquim.

Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que ele agarra a vítima e dá socos e tapas em seu rosto. Em determinado momento, o casal cai no chão.

Polícia Civil de Minas Gerais informou que um inquérito foi instaurado para melhor apurar o crime, e que a vítima pediu uma Medida Protetiva de Urgência, que foi encaminhada à Justiça. Já o diretório estadual do PTC disse que não vai se posicionar no momento e que não sabe informar o paradeiro do candidato.

Ministro do Supremo manda soltar André do Rap, chefão do PCC em SP

 

Por ordem do ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), o governo paulista deverá colocar André de Oliveira Macedo, 43, o André do Rap, considerado um dos principais narcotraficantes do país e importante chefe do PCC em liberdade nas próximas horas. A decisão causou perplexidade e revolta entre integrantes da cúpula da segurança pública paulista, que veem um “desrespeito ao trabalho policial”.

Para o ministro, Macedo está preso desde o final de 2019 sem uma sentença condenatória definitiva e, assim, mais tempo do que prevê a legislação brasileira. Deverá, porém, ao ser colocado em liberdade, informar à Justiça a residência onde poderá ser encontrado, caso seja necessário novo contato, destaca o Jornal de Brasília.

“Advirtam-no da necessidade de permanecer em residência indicada ao Juízo, atendendo aos chamados judiciais, de informar possível transferência e de adotar a postura que se aguarda do cidadão integrado à sociedade”, relata a decisão do ministro.

André do Rap está atualmente condenado a 15 anos, 6 meses e 20 dias, em um processo de 2013, no qual recorre da decisão e ainda não há trânsito em julgado.

Ele também foi condenado a 14 anos de reclusão, porém, após acórdão do TRF (Tribunal Regional Federal) 3, a pena foi reduzida a 10 anos, 2 meses e 15 dias, em regime fechado. Foi mantida a prisão do réu por, entre outros motivos, envolver a apreensão de quatro toneladas de cocaína de tráfico internacional. Em ambos os processos, o ministro concedeu habeas corpus.

Para o promotor de São Paulo, Lincoln Gakiya, um dos principais agentes de combate ao crime organizado no estado de São Paulo, a decisão do ministro vai fortalecer o PCC.

“Respeito o ministro, mas discordo do seu entendimento. Pra mim, um verdadeiro absurdo, colocar em liberdade um dos maiores traficantes internacionais do Estado de São Paulo. Vai fortalecer e muito a trafico de cocaína do PCC para Europa.”

De acordo com informações da inteligência do governo paulista, quando foi preso, na casa onde estava havia dois helicópteros, um deles adquirido por ele por R$ 7 milhões e uma lancha, adquirida por 6 milhões de reais.

“Possui altíssimo poder financeiro, e estando em liberdade, assumirá o tráfico internacional de drogas da facção”, diz documento obtido pela Folha.

De acordo com a polícia, agências internacionais apontam ligações de André do Rap com a máfia italiana.

Não é a primeira vez que Marco Aurélio manda soltar integrante do PCC.

No ano passado, mandou soltar Moacir Levi Correia, conhecido como “Bi da Baixada”, condenado a 29 anos, três meses e 16 dias de prisão por crimes como associação criminosa e duas tentativas de homicídio. O motivo também foi excesso de prazo da prisão sem sentença condenatória definitiva.

Vídeo mostra momento em que um tarado armado com uma faca tenta estuprar mulher

 As cenas chocantes de um estupro estão circulando nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

O vídeo foi gravado por um homem que flagrou o momento em que um tarado está estuprando uma mulher em um matagal e ela implora para ele a deixár ir embora.

Quando a testemunha do crime aparece, o estuprador se levanta armado com uma faca na mão e sai correndo do local.

A mulher grita desesperada pedindo ajuda e, em total descontrole emocional, diz que o estuprador queria lhe matar e pede que a polícia seja chamada.

Em seguida, a vítima pega suas roupas e também sai correndo pelo meio do mato gritando que vai avisar a sua mãe.

Não há maiores informações sobre o flagrante de estupro e se o homem que flagrou o crime entregou o vídeo para a polícia.

Também não foi divulgado em que cidade ou Estado o fato aconteceu.

(Portal do Zacarias)



Dias das crianças e do Professor marcam semana com feriado

 

A semana de 11 a 17 de outubro de 2020 já começa com um fim de semana “prolongado” e é recheada de celebrações a crianças, mulheres rurais e professores. Na segunda-feira (12), a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, é homenageada. O Dia de Nossa Senhora Aparecida é o único feriado nacional em homenagem a um santo.

O 12 de outubro é dia da Nossa Senhora Aparecida porque, aproximadamente nesta data, em 1717, pescadores encontraram uma imagem da santa nas margens do Rio Paraíba do Sul (em São Paulo). 

Crianças, mulheres, professores e meninas

No mesmo dia, é celebrado o Dia das Crianças. A data, também comemorada pelo comércio, deve, de acordo com previsões do setor, aquecer o comércio eletrônico neste ano de pandemia. Na TV Brasil, programas especiais são destaques na data. No ano passado, por exemplo, o grupo Violúdico foi atração.

Um dia antes do Dia das Crianças, no dia 11 de outubro, o mundo celebra o Dia das Meninas. A comemoração foi instituída pela ONU em 2011 como forma de promover o direito das meninas.

A semana também é marcada por outras datas como o Dia Internacional das Mulheres Rurais e Dia do Professor (ambas no dia 15 de outubro). 

Nascimentos, mortes e resgates

A semana também é marcada pelos 85 anos de nascimento do tenor Luciano Pavarotti (dia 12). Em 2016, a Radioagência Nacional contou um pouco da trajetória dele.

No dia 16, completam-se 100 anos de morte do compositor cearense Alberto Nepomuceno. Neste ano, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está o homenageando, como mostra essa entrevista do programa Antena MEC. Ainda nesta semana, o resgate de 33 mineiros da mina San José, no Chile, completa 10 anos. Na época, o Caminhos da Reportagem fez um programa especial sobre a saga vivida pelos mineiros e pela equipe de buscas.

(Agência Brasil)



Homem fica entalado em buraco de cela durante tentativa de fuga

 

Um homem ficou trancado na abertura da porta de uma cela ao tentar fugir da delegacia de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros precisou usar um equipamento para retirar vítimas de ferragens de carros para soltá-lo. O caso ocorreu na tarde de quinta-feira (8), por volta das 13h30.

Antes de usar a ferramenta, a guarnição passou óleo na porta para que o material ficasse escorregadio e não fosse preciso danificá-la. O homem, que não teve a identidade divulgada, ficou com o corpo entalado na altura do quadril.

As autoridades então decidiram usar uma ferramenta hidráulica de corte. Assim, ele conseguiu sair da abertura. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele não se feriu e permaneceu na delegacia.

Fonte: G1



Auxílio emergencial é pago hoje a 3,8 milhões de nascidos em maio

 

Cerca de 3,8 milhões de pessoas nascidas em maio recebem neste domingo (11) mais uma parcela do auxílio emergencial. O crédito será feito nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal a beneficiários que fazem parte do ciclo 3 de pagamentos.

Ao todo, o banco depositará R$ 1,7 bilhão. Desse total, 1,5 milhão de pessoas receberão R$ 900 milhões referentes as parcelas regulares de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras). Os demais 2,3 milhões serão contemplados com a primeira parcela do auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras), num total de R$ 800 milhões.

Nessa etapa, os beneficiários podem movimentar o auxílio apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos, compras com cartão de débito virtual em sites e compras por meio de código QR (versão avançada do código de barras) em estabelecimentos parceiros.

O dinheiro depositado hoje só estará disponível para saque em 21 de novembro. A partir dessa data, o beneficiário poderá retirar o auxílio emergencial no caixa eletrônico, nas agências da Caixa ou usar o aplicativo Caixa Tem para transferir o dinheiro da conta poupança digital para uma conta corrente, sem o pagamento de tarifas.

Na terça-feira (13), será a vez de 4 milhões de beneficiários nascidos em agosto do ciclo 2 sacarem a quinta parcela do auxílio emergencial. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais em 23 de setembro, num total de R$ 2,6 bilhões.

(Agência Brasil)



"Não sabíamos o que estava acontecendo", moradores relatam susto após impacto de asteroide no CE

 Fenômeno aconteceu por volta das 7h da manhã deste sábado, de acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

O impacto do pequeno asteróide, que atingiu o Maciço de Baturité, no interior do Ceará, deixou os moradores da região preocupados. O fenômeno foi ouvido nas cidades de Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Redenção, Palmácia e Guaramiranga na manhã deste sábado (10).

Manoel Paulino da Cruz estava a 4 Km da região atingida pelo asteroide e conta como o abalo foi sentido por ele e a família. “Minha filha estava fazendo curativo em mim na hora. Quando deu o estrondo, até o alicate caiu da mão dela”, ressalta, impressionado. 

A população buscou informações sobre o causador do barulho. “Ficou todo mundo preocupado para saber de onde tinha vindo. Ninguém viu nada cair, nem poeira ou explosão. Depois, vieram dizer que a mesma coisa aconteceu em outras cidades”, relembra. 

Preocupação

Morador de Guaramiranga, nas proximidades da Ladeira da Pendanga, Erones Gelson estava na estrada quando escutou o estrondo. A primeira reação, diz, foi parar o caminhão que dirigia para saber se era falha mecânica. “Um grande estrondo. Pensei que era um pneu que tinha estourado. Durou cerca de dois e três minutos e deixou todo mundo assustado”, relembra Erones.

O fenômeno, até então inédito para as famílias que residem na região, de acordo com Erones, deixou todos sem reação. “A gente não conseguiu nem se mobilizar para um canto porque não sabíamos o que estava acontecendo”, conclui. 

Também moradora da localidade Lucielma Rodrigues, 32, aguarda receber mais detalhes sobre o barulho. “Um estrondo muito grande. Me assustei. Pensamos que era um carro que tinha explodido. A gente ainda tá muito curioso para saber o que houve. Fiquei muito assustada”, completa a residente. 

Fenômeno 

De acordo com relato do astrônomo Lauriston Trindade, um dos membros da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o objeto foi avistado ao sul de Fortaleza, próximo da região do Maciço, e teria se deslocado no sentido noroeste.

"Houve uma forte explosão por volta das 6h50 da manhã, quando vários moradores da região escutaram essa explosão. Acreditamos que seja um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra sobre o Maciço de Baturité. Nós da Bramon estamos levantando mais dados, temos algumas imagens de satélite, que registram a extensão deste fenômeno. Estamos tentando coletar mais relatos e vídeos para tentar determinar a trajetória”, afirmou o pesquisador. 

Para o astrônomo, o tamanho e o impacto do objeto confirmam que se trata de um asteroide. 

“A partir de um metro de diâmetro já é considerado oficialmente um asteroide. A gente vai tentar calcular a massa dele porque existem estações de infrassom pelo mundo que podem ter registrado também esse som. Foi um pequeno asteroide, a gente tem convicção pela magnitude, pelo poder que ele teve, de que se trata de um objeto relativamente grandinho”, avaliou Trindade. 

Satélite meteorológico capta asteroide

O professor e astrônomo Romário Fernandes afirmou para o Sistema Verdes Mares que um satélite geoestacionário meteorológico registrou o fenômeno. 

“Há um satélite que está a centenas de quilômetros acima da Terra e ele é um satélite geoestacionário meteorológico de monitoramento climático. Ele fica orbitando a Terra regularmente para outros fins. E ele capturou esse registro. Esse azul (ver foto) é um indicativo do fenômeno luminoso, a explosão que aconteceu por volta das 6h50 na região" explica.

(DN)