-->

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Morre tenente da PM baleado na cabeça durante assalto na Capital

O oficial foi surpreendido por homens que assaltavam uma loja de celulares. Ele não percebeu a ação e acabou sendo baleado na cabeça ( Fotos: Kleber A. Gonçalves / Reprodução Facebook )
O tenente da Polícia Militar Marcos Lira, lotado na 1ª Companhia do 5ª Batalhão, baleado durante assalto na manhã desta sexta-feira (14), não resistiu aos ferimentos e morreu no Instituto Dr. José Frota (IJF).

O oficial foi surpreendido por homens que assaltavam uma loja de celulares. Ele não percebeu a ação e acabou sendo baleado na cabeça. Um outro policial que o acompanhava conseguiu disparar contra os bandidos enquanto eles tentavam fugir.

Um dos bandidos morreu no local e o outro ficou ferido. De acordo com informações do Relações Públicas da PM, tenetente-coronel Andrade Mendonça, o envolvimento de um terceiro suspeito está sendo investigado.

Doação de sangue

Ao longo da manhã e início da tarde, uma grande campanha nas redes sociais convocou militares para doarem sangue ao tenente Marcos Lira. A sede do Hemoce na Avenida José Bastos, no bairro Rodolfo Teófilo, inclusive, ficou lotada de policias que se prontificaram a ajudar o PM baleado, segundo informou a assessoria do Hemoce. Após a confirmação da morte do tenete, entretanto, os agentes deixaram o local.  

Outros casos

Além de Marcos Lira, outros dois policiais foram baleados em situações distintas nesta sexta-feira. O primeiro caso aconteceu logo na madrugada. Bandidos fizeram barricada para assaltar três ônibus na CE-060, em Quixeramobim. Em um dos veículos estava um PM que se dirigia a Fortaleza. Ele percebeu a ação do bando e conseguiu balear um dos suspeitos, que morreu. Porém ele também foi atingido e teve que ser levado para o hospital. Na ocasião, outra pessoa ainda ficou ferida, mas passa bem.

No bairro Quintino Cunha, um sargento foi chamado para coibir um assalto. Chegando ao local, trocou tiros com a dupla que estava cometendo delito em um mercadinho. O policial foi atingido no braço, mas foi socorrido e passa bem. Um dos assaltantes foi preso.

Na última terça-feira (11), um sargento da Polícia Militar também foi vítima de tentativa de assalto no Montese. O militar estava em frente a uma residência situada na rua Barão de Canindé, quando foi abordado por dois homens. Na ação criminosa, um dos bandidos sacou uma arma e o PM reagiu. Houve tiroteio e o policial foi atingido no abdome, no ombro esquerdo, no braço direito e nas costas.

Diário do Nordeste

Ministério Público Eleitoral entra com ação contra prefeito de Itapipoca

O atual prefeito do município de Itapipoca, Dagmauro Sousa Moreira (PT), está sendo alvo de uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo o promotor de Justiça Cláudio Feitosa Frota, que ingressou nesta sexta-feira (14) com uma representação contra o político, ele demitiu funcionários em período vedado pela legislação.

No último dia 7 de outubro, o promotor já havia orientando a Prefeitura de Itapipoca a não demitir servidores ou a readmiti-los caso a irregularidade já houvesse ocorrido. Em resposta à recomendação, , segundo o MPE, Dagmauro Sousa recusou-se a rever os atos de exoneração sob o argumento de impedimentos orçamentários referentes à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e confirmou ter demitido 341 pessoas.

Assim, o Ministério Público Eleitoral está requerendo, em caráter de urgência, a concessão de tutela antecipada para tornar sem efeito as demissões realizadas durante o período vedado, a fim de evitar dano irreparável ou de difícil reparação. O promotor também pede que, em caso de descumprimento da ordem limitar, seja aplicada multa equivalente a dez salários mínimos por dia de atraso para cada servidor exonerado e que não retornar imediatamente ao trabalho. 

“No que concerne às alegações no sentido de existir atualmente uma suposta deficiência orçamentária que impossibilita a manutenção dos mencionados servidores, saliente-se de logo que a mesma é completamente inconsistente e desprovida de amparo fático e jurídico”, argumenta o membro do MP Eleitoral.

Em nota enviada à reportagem, o prefeito de Itapipoca explicou que as demissões decorreram da “necessidade de alguns ajustes e de enxugamentos na máquina administrativa, tendo em vista que a receita não foi capaz de acompanhar o orçamento previsto, em virtude da crise financeira que assola municípios em todo o país”. Ele informou que a realidade de Itapipoca é comum a outras cidades, que não conseguirão em muitos casos arcar com os salários dos servidores. 

Legislação

O art. 73, V, da Lei n. 9.504/97, proíbe demitir sem justa causa, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito. “Logo após o encerramento do pleito municipal, foram promovidas exonerações de diversos servidores lotados principalmente nas Secretarias de Saúde, Educação, e Trabalho e Desenvolvimento Social de Itapipoca. As pessoas haviam sido contratadas pela prefeitura no início de 2016 e teriam os contratos encerrados somente em 31 de dezembro deste ano”, aponta o promotor titular da 17ª Zona Eleitoral.

Conhecido como Dr. Dagmauro, o petista não conseguiu se reeleger nas eleições municipais deste ano, já que recebeu apenas 27.526 votos (38,62% do total), contra 33.158 votos (46,52%) de João Barroso (PSDB), que assumirá a Prefeitura de Itapipoca em 2017.

Diário do Nordeste

Crianças sequestradas são resgatadas em cativeiro na Capital Cearense; cinco pessoas foram presas

As duas crianças que foram sequestradas na manhã desta quinta-feira (13),quando eram deixadas em uma escola particular na Praia de Iracema, foram resgatadas sem ferimentos na tarde desta sexta-feira (14). O cativeiro ficava em uma casa na praia da Taíba, Litoral Oeste do Estado. Cinco criminosos foram presos pela polícia, que também apreendeu duas armas.

A operação que resgatou as crianças foi uma ação conjunta da Delegacia Anti-Sequestro (DAS), da Polícia Civil, Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Segundo informações preliminares, os policiais localizaram o cativeiro e resgataram as crianças sem troca de tiros. Todos os envolvidos foram detidos.

O caso

Na manhã desta quinta-feira (13), quando chegavam na escola, as crianças foram capturadas pelos criminosos. O pai de uma das vítimas, que seria empresário do ramo de frigoríficos, também foi arrebatado pelos bandido no carro dele, mas acabou libertado pouco tempo depois.

Patrulhas da Polícia Militar chegaram a realizar buscas na área por achar que se tratava de um roubo com restrição da liberdade das vítimas, conhecido como sequestro-relâmpago. Quando ficou configurado o sequestro, a PM se afastou do caso a pedido da família.

G1/CE

Esgoto estourado há mais de 20 dias deixa moradores revoltados no bairro do Planalto em Russas

Esgoto encontra-se estourado há mais de 20 dias na rua Amilca Távora, bairro do Planalto em Russas, causando mau-estar para os moradores que ali residem. Os mesmos já não sabem a quem recorrer, pois os responsáveis já foram informados e nada foi feito. 

Na rede social Facebook algumas pessoas mostram o quanto estão indignadas com a omissão dos Órgãos responsáveis para resolver o problema.

Luciana Pinheiro que reside no local mostrou-se indignada em um comentário: "A fedentina é insuportável, o pior que pagamos 100% de taxa de esgoto referente ao consumo de água e vejam como a cagece se empenha em resolver, pois faz mais 20 dias que está assim, fora as outras vezes que já aconteceram nesse ano."

Lucia Helena, outra moradora também mostrou a inconformação: "Isso é um descaço para com os moradores daqui. Tem crianças e pessoas idosas sendo prejudicadas. Pedir Socorro a quem?"

Além da fedentina no local, o esgoto está ocasionando também um crime ambiental, pois escorre para dentro da lagoa urbanizada da caiçara.

Petrobras anuncia redução dos preços de gasolina e diesel

A petrolífera disse ainda que poderá dar descontos para diesel e gasolina ( FOTO: Fotos Públicas )
A Petrobras anunciou a redução dos preços de gasolina e diesel em suas refinarias, em reajustes que entrarão em vigor a partir de 0h deste sábado (15). As mudanças constam da nova política de preços da estatal divulgada nesta sexta-feira (14). O diesel terá redução média de 2,7% e a gasolina, de 3,2%.

A decisão de cortar os preços foi tomada pela diretoria executiva da estatal considerando o crescente volume de importações, "o que reduz a participação de mercado da Petrobras, e também a sazonalidade do mercado mundial de petróleo e derivados."

A nova política de preços divulgada pela estatal determina que os valores nunca fiquem abaixo dos que são praticados no mercado internacional, incluindo já custos com frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias.

Haverá ainda uma margem para remuneração de riscos derivados da operação, como instabilidade cambial e dos preços, e também será levado em conta o nível de participação da empresa no mercado.

Revisões mensais

Segundo a estatal, a política de preços sofrerá revisões uma vez por mês, pelo menos. "É importante ressaltar que, como o valor desses combustíveis acompanhará a tendência do mercado internacional, poderá haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias", indica o comunicado da empresa.

A petrolífera disse ainda que, para estimular o aumento das vendas e permitir flexibilização na gestão comercial de derivados, poderá dar descontos para diesel e gasolina, mas que os preços, "em hipótese alguma", ficarão abaixo dos custos da empresa.

G1

PM mata bandido, mas fica ferido durante assalto a três ônibus em estrada de Quixeramobim

Passageiros de Juazeiro do Norte que se destinavam à Fortaleza em 3 ônibus intermunicipais viveram momentos de terror na madrugada desta sexta-feira (14). Cerca de 6 suspeitos armaram uma barricada para assaltar os coletivos, mas foram surpreendidos por um policial, que foi atingido por um tiro, mas acabou matando um dos envolvidos.

A ação criminal aconteceu por volta das 3h30, na altura da CE-060, no distrito de Caraúnas, a 20 quilômetros de Quixeramobim. Na ocasião, os motoristas foram surpreendidos com uma barreira de madeira e tiveram que parar os ônibus. Neste momento, o banco anunciou o assalto.

Depois de roubar os pertences dos passageiros nos 2 primeiros veículos, um dos suspeitos foi surpreendido pelo Sargento da Polícia Militar Francisco Chales da Silva, do Comando Tático Rural (COTAR), que disparou contra o jovem. “O sargento que estava à paisana percebeu a chegada de um dos bandidos e atirou de dentro do ônibus. Ele acertou o tiro na cabeça dele, mas logo em seguida foi atingido por um tiro na altura do braço e ficou sem reação”, disse o titular da Delegacia de Quixeramobim, delegado Salviano de Pádua.

Mais um ferido

Com a morte de um dos suspeitos, o grupo recuou e os motoristas tentaram seguir viagem. “Os passageiros começaram a gritar para os motoristas continuarem, só que a perna do assaltante atingido pelo policial ficou presa na porta do ônibus”, explica Salviano.

Para que o motorista pudesse partir, um dos passageiros, identificado por Antônio Sena Pereira, tentou remover o corpo do homem, mas no momento em que o motorista abriu a porta, houve um novo disparo e ele foi atingido por um tiro raspão na orelha.


O policial militar foi levado para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, enquanto a outra vítima foi atendida em Quixeramobim. Até esta manhã, ninguém foi preso.

Diário do Nordeste

Dois homens são lesionados a faca em Fortim

Duas pessoas deram entrada no Hospital Municipal de Fortim-CE, na noite desta quinta-feira (13), com perfurações à faca.

De acordo com a direção do hospital, por volta das 20h14, deram entrada na emergência José de Ribamar da Silva, 52 anos, com uma perfuração no pescoço e outra no abdômen, e Geraldo Ferreira da Silva, 51 anos, com uma perfuração no abdômen. 

As vítimas informaram a Polícia que foram agredidos por um indivíduo identificado apenas por 'Marcos', que fugiu do local.  informaram ainda que o ocorrido aconteceu no Sítio Olho D'agua, ZBM de Fortim-CE, por volta das 19h39min.

Os Policiais estão realizando buscas em toda a área, no intuito de localizar e prende o responsável por esse crime.

Com Informações do 1ºBPM

BP Raio prende homem por posse ilegal de quatro armas de fogo em Russas

Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira (13) com 04 armas guardadas em sua casa na rua Ocion Lopes da Silveira, no bairro Várzea Alegre, em Russas (CE). 

Segundo os Policiais do BP Raio, Francisco Claudio de Freitas, 55 anos, estava em posse de quatro armas de fogo, sendo dois revólveres da marca Taurus, calibres 38, um municiado com cinco cartuchos intactos, e o outro sem munição; e duas espingardas, da marca CBC, calibre 36, e da marca ROSSI, calibre 20, ambas desmuniciadas.

Após vistoria na residência do acusado, ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Russas, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Com Informações do 1ºBPM