-->

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Suspeito de assassinar homem na Ingá é preso em Palhano

A suposta pedra usada no assassinato apreendida pela Polícia, e a bicicleta da vítima que estava em posse do suspeito.
Foi preso no fim da tarde desta terça-feira, 25, em Palhano, um jovem de 23 anos, considerado o principal suspeito de ter assassinado um homem na localidade da Ingá, zona rural de Russas. 

O crime ocorreu durante a madrugada de hoje, e segundo a polícia, a vítima, Francisco Deusinaldo de Lima, de 32 anos, foi morto a pedradas, sendo arrastado e tendo o corpo parcialmente carbonizado.

As Polícias Civil e Militar de Russas em trabalho conjunto, sob os comandos do Delegado Dr. Flávio Rolim, e dos Sargentos Taciano e Alencar, chegou até o suspeito do crime após colher informações com populares do possível paradeiro do autor. 

Josimar Alves da Silva, de 23 anos, foi preso no município de Palhano (CE), ele estava em posse da bicicleta da vítima. O mesmo foi conduzido a Delegacia Regional de Russas, onde presta depoimento e permanecerá preso até que as investigações e a perícia sejam concluídas.

Principal suspeito

Josimar é apontado como principal suspeito, haja vista ter se envolvido numa discussão com a vitima, em uma festa ocorrida na comunidade durante a madrugada de ontem, sendo a última pessoa a ser vista com ele, quando ambos saíram da referida festa.

O corpo da vítima foi encontrado encontrado horas depois, com o crânio esmagado por supostamente pedradas, partes do corpo queimadas e apresentando marcas de que havia sido arrastado por uma longa distância.

Dupla é presa com mais de 60 mil maços de cigarro após assalto em Morada Nova

De acordo com a Polícia, no total 60.198 maços foram apreendidos (Foto: VC Repórter)
Morada Nova. Três pessoas foram presas com revólveres, munições, drogas e mais de 60 mil maços de cigarros, neste Município da região do Vale do Jaguaribe. A prisão foi feita na manhã da última segunda-feira (24) após uma ação da Polícia Militar. De acordo com a Polícia, os presos são apontados como autores de um assalto a um carro de uma empresa fabricante de cigarros.

A Polícia apurou que o grupo que participou da ação estava escondido em uma casa próxima a uma igreja do bairro Vazantes. Francisco Marklanio Bezerra de Lima, 20 anos, tentou fugir mas foi capturado na casa da vizinha. Na casa dele a Polícia encontrou munições, uma balança de precisão, maconha e cocaína além de dois celulares. O que mais chamou a atenção no flagrante foi a quantidade de maços de cigarro que estavam guardados na casa de Francisco. Pela contagem dos policiais foram 60.198 maços de várias marcas apreendidos. Seis caixas estavam lacradas, com dez mil maços cada. Na residência os policiais também encontraram 28 fardos de fumo e várias peças de motos.

Após o depoimento de Francisco Marklanio, a Polícia chegou a outros dois suspeitos. José Willamy Moura Silva, 22 anos, e Francisco Ivanildo Santos Cavalcante, 21 anos. Na casa deles os policiais também encontraram mais munição e cigarro, material para fabricação de armas caseiras, uma moto e um notebook, que teria sido levado do assalto. José Willamy foi preso e Francisco Ivanildo conseguiu fugir. Um adolescente de 16 anos que também é suspeito de integrar o grupo foi ouvido e em seguida liberado.


Os dois foram autuados em flagrante com os materiais apreendidos. A Polícia continua as buscas pelo terceiro envolvido que conseguiu fugir.

Diário do Nordeste

150 prefeituras do Ceará têm indícios de corrupção

Mesmo com o apelo popular contra a corrupção e com os órgãos de controle apontando crimes graves na administração pública, as punições aos gestores que se envolvem em esquemas de desvio de recursos ainda são brandas, para o promotor de Justiça Ricardo Rocha, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. O representante do Ministério Público do Ceará (MPCE), disse que já fez parte de muitas investigações que sempre terminaram iguais: mesmo nas vezes em que o prefeito foi condenado, nunca foi para a prisão.

Ricardo Rocha afirma que considera a legislação brasileira condescendente com quem desvia dinheiro público. Segundo ele, há indicativos fortes de que cerca de 150 prefeituras do Ceará sejam alvo de alguma fraude, por parte dos gestores. "A lei admite que pessoas comprovadamente corruptas se candidatem. A impunidade é uma razão para que a corrupção continue sendo praticada. Quem já viu um prefeito condenado na cadeia? Não se vê isso, porque a legislação é feita para não funcionar. Pessoas com 10, 15 processos são candidatas e tiram o mandato até o final com liminares, recursos. Quem tem um bom advogado consegue empurrar um processo por 20 anos", afirmou.

Segundo o promotor, as irregularidades cometidas pelos prefeitos não costumam ser pontuais. Elas se transformam em esquemas grandes, que envolvem empresários, vereadores, secretários municipais e até pessoas de cidades vizinhas. "As coisas funcionam de forma que o grupo ligado ao gestor se beneficie. No Interior do Estado praticamente todas as licitações são manipuladas. Via de regra já se sabe quem vai ganhar".

Ricardo Rocha pontua que em alguns casos investigados, alianças entre vereadores e prefeitos, também acabaram se configurado como esquemas para desviar recursos. "Todo prefeito do Ceará tem a maioria da Câmara de seu lado. Isso se transforma em um meio de governar. Porque uma pessoa gasta milhões em uma campanha para ser vereador de uma cidade, onde o salário é 5, 6 mil reais? Isso não justifica, a não ser que ela vá se beneficiar de algum desvio do dinheiro público".

Com anos de experiência em investigações de corrupção, Rocha afirma que percebeu a evolução das fraudes. "O corrupto está se aprimorando. Cada vez que se descobre o 'modus operandi' do desvio do dinheiro, na vez seguinte já nos deparamos com algumas novidades, principalmente envolvendo tecnologias. Contratam especialistas em informática que conseguem fazer coisas, que muitas vezes passam despercebidas".

Combate

Para Ricardo Rocha, duas frentes no combate à corrupção precisam ser fortalecidas: os órgãos de fiscalização e controle e a educação. "A fiscalização deve ser ferrenha. Se existe mesmo vontade política de que a corrupção acabe é preciso que os gestores repassem verbas para os órgãos de controle se estruturarem. O MPCE, por exemplo, está falido. Procuramos agir em cima daquilo que é mais grave. Vão ficando coisas importantes para trás, porque não temos estrutura suficiente para trabalhar", afirmou.

Por outro lado, o promotor disse que acredita que a educação seja decisiva para a diminuição da corrupção no Brasil. "No próximo ano quero ir às escolas dar palestras, falar de ética. É importante que as crianças não cresçam com essa ideia que brasileiro dá um jeitinho em tudo, que deve levar vantagem trapaceando", declarou.

Ele ressalta ser preciso que a sociedade se mobilize e passe a ser também fiscal dos gestores. "A corrupção no Brasil se alastrou assustadoramente, a ponto de se descobrir um sistema de governança alicerçado nela. O povo brasileiro ainda é indolente. Muita gente diz que o MPCE está querendo criminalizar a política, mas não é isso. Queremos criminalizar a maneira de como a maioria faz política. Tem gestor milionário, que enriqueceu com dinheiro público".

Diário do Nordeste

Morre aos 72 anos o ex-jogador Carlos Alberto Torres, o capitão do tri

Na manhã desta terça-feira (25) morreu, aos 72 anos,  Carlos Alberto Torres, um dos maiores jogadores da história da Seleção.  Notícia foi confirmada pela Globo News. O eterno capita foi vítima de um infarto fulminante.

Um dos maiores jogadores da história em sua posição, ele foi o capitão da Seleção Brasileira que ganhou a Copa do Mundo FIFA de 1970, no México, ficando conhecido como o Capitão do Tri. No que diz respeito aos clubes, Carlos Alberto jogou por Fluminense, Botafogo, Flamengo, California Surf, Santos e New York Cosmos. Ele foi o companheiro de Pelé nos últimos dois clubes.

Carlos Alberto marcou sua história em todos os times que jogou, pois, além de talentoso, conseguiu se firmar e ganhar respeito em vários times de craques, mesmo na Seleção Brasileira tricampeã de 1970, onde era um dos líderes e o capitão desta equipe.


Internas de presídio no Ceará doam cabelos para pacientes com câncer

As internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa vão doar cabelos, na manhã desta terça-feira (25), para a confecção de perucas. A Associação dos Amigos da Crio (Assocrio), organização de funcionários e pacientes do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), vai receber a doação.

Um cabeleireiro cedido pela Assocrio vai participar da ação. As internas também vão assistir a uma palestra informativa sobre o câncer de mama e terão sessões de massoterapia.

A Saúde da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) afirma que esta é a primeira vez que acontece a iniciativa. “Elas (internas) se sensibilizaram, principalmente, com as crianças e suas famílias, que não têm condições financeiras para comprar uma peruca para elas”, diz Aline Cabral, do Núcleo de Saúde da Sejus.

G1/CE

Russas será sede da 1ª Supercopa de futsal do Ceará

Nesta sexta-feira(28) acontecerá em Russas a 1ª Supercopa de Futsal do Ceará uma disputa entre o atual campeão cearense Horizonte e o campeão do Intermunicipal, Dakota/Afagu/Russas.

A partida que será realizada a partir das 20h, na quadra poliesportiva do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio marcará a enrega de faixas aos tetracampeões do intermunicipal, que irão disputar a Copa TV Verdes Mares  

Serviço

1ª Supercopa de Futsal do Ceará
Dakota/Afagu/Russas x Horizonte
Dia: 28 de outubro
Hora:20h
Local: Quadra Poliesportiva do Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio
Entrada: Franca

OBS: Estará disponível bilhetes de um sorteio, ao preço de R$ 5,00, sendo que o valor arrecado será revertido para os atletas de Russas

Ricardo Torres - RT NEWS

Corpo de homem é encontrado com requintes de crueldade na localidade da Ingá em Russas

Corpo de um homem foi encontrado na manhã desta terça-feira, 25, na localidade da Ingá, zona rural de Russas, apresentando requintes de crueldade.

A Polícia Militar foi acionada através de populares, que informavam haver um corpo carbonizado apresentando requintes de crueldade na localidade da Ingá. De acordo com a polícia, o corpo foi encontrado com o crânio esmagado por supostamente pedradas, partes do corpo queimadas e apresentando marcas de que havia sido arrastado por uma longa distância. A vítima foi identificada por Francisco Deusinaldo de Lima, 32 anos, natural de Russas-CE.

Só após o resultado da Perícia no Instituto de Medicina Legal de Russas é que se terá a certeza de quais foram as causas da morte.

Suspeito do crime

Um jovem de 23 anos, já identificado pela polícia, está sendo procurado, apontado por populares como o principal suspeito do crime, haja vista ter se envolvido numa discussão entrando em vias de fato com a vitima, numa festa naquela comunidade durante a madrugada, e foi a última pessoa a ser vista com ele, quando ambos saíram da referida festa.

Habilitação para 'cinquentinha' se torna obrigatória em Novembro

No Ceará, menos de 20 veículos estão registrados no Detran, no entanto, mais de 2 mil estão no pátio do órgão, devido à circulação irregular ( Foto: Wellington Macedo )
A partir do dia 1º de novembro, passa a valer em todo o Brasil a exigência de habilitação para guiar motos "cinquentinhas" - como são conhecidos os veículos ciclomotores que atingem até 50km/h - conforme resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No Ceará, menos de 20 veículos da categoria estão registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), embora mais de 2 mil deles estejam apreendidos no pátio do órgão devido à circulação irregular nas vias.

Daqui a uma semana, o condutor de ciclomotores flagrado pela fiscalização sem portar documento de habilitação cometerá infração gravíssima e será penalizado com multa agravada, multiplicada por três. Como a multa para esse tipo de infração subirá para R$ 293,47, a cobrança chegará a R$ 880,41. O veículo também poderá ser apreendido.

Neste ano, a aplicação dessas multas foi adiada duas vezes; a previsão inicial era março. O Denatran chegou a dizer que a cobrança começaria em junho, mas voltou atrás. O primeiro adiamento daria tempo aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) a se prepararem para emitir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), documento específico para o veículo.

Valor

Na segunda vez, o órgão responsabilizou a promulgação da Lei 13.281, de maio, que determinou o aumento do valor das multas e incluiu a ACC como um dos documentos aceitos para conduzir as "cinquentinhas". Na época, vários Estados chegaram a emitir as multas, e o Denatran indicou que os usuários poderiam recorrer das punições.

Além da habilitação, os condutores de "cinquentinhas" também devem emplacar os veículos, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Atualmente, só podem circular em vias os ciclomotores devidamente registrados no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O prazo expira em outubro de 2017.

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Ceará (Sindcfcs), Wellington dos Santos, classifica a nova medida como "inconsistente". "A maioria das pessoas que anda nessas motos não tem um grau de instrução alto e lê e escreve muito pouco. Como elas vão tirar a carteira se precisam passar por uma prova teórica?", afirma.

Segundo ele, autoescolas cearenses oferecem o curso para ACC, mas não têm uma procura expressiva porque é mais vantajoso tirar a categoria A da CNH. "Se a pessoa tirar a ACC e depois quiser tirar a CNH, para dirigir uma moto mais potente, vai precisar fazer tudo de novo", conta. O Detran informa que ainda não emitiu nenhuma ACC porque, até agora, nenhuma autoescola enviou candidato para tal fim. (Colaborou Nícolas Paulino)

Fique por dentro

Motorista pode escolher entre dois documentos

Para conduzir uma "cinquentinha", é necessário possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Esta última, contudo, não permite guiar motos mais potentes. A emissão dos documentos é semelhante, porém, a carga horária é diferente. Para obter a ACC, são 20h/aula no curso teórico e 10h/aula para a parte prática. Para tirar a CNH, são necessárias 45h/aula teóricas e 20h/aula práticas.

Diário do Nordeste

R$ 328 milhões desviados devem ser ressarcidos aos cofres públicos

Os nomes de 4.368 gestores e ex-gestores cearenses constam na lista de contas rejeitadas do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). Pelo menos um representante de cada Município do Estado está implicado em irregularidades de alguma ordem. Nos últimos cinco anos (até 2015), o Tribunal identificou R$ 328 milhões em débitos de recursos, que devem ser ressarcidos aos cofres públicos.

Dos milhares de nomes que constam na lista da Instituição, 1.750 gestores tiveram as contas desaprovadas por improbidade administrativa; 3.144 gestores têm as contas irregulares, mas não têm indicações de improbidade administrativa; e 105 estão com a prestação de contas de governo irregulares.

O assessor jurídico do TCM, Bruno Scarano, diz que o tempo médio dos processo dos gestores é de dois anos e meio, mas a tendência é que esse tempo diminua. "Tanto a legislação, quanto o próprio Tribunal têm procurado se modernizar, para que os processos sejam concluídos mais rápido", afirmou.

O diretor do TCM, Jurandi Muniz, disse que uma equipe do órgão visita, pelo menos a cada dois anos, todos os municípios do Estado para realizar fiscalizações. "Selecionamos as licitações que merecem mais atenção pelos valores, pelos objetos e pelo histórico do Município. Chegamos de surpresa nas cidades e já houve casos até dos gestores cancelarem a licitação quando viram nossa chegada".

Segundo Muniz, o Tribunal está capacitando os gestores e a sociedade para atuarem no controle da administração pública. "Nos últimos quatro anos mais de 35 mil pessoas foram capacitadas, dentre gestores e membros da sociedade civil. Já está diminuindo a argumentação do desconhecimento da legislação. Estamos orientando sobre o que não pode ser feito no mandato, na transição de governo, nas licitações. Se os gestores incorrerem nesses erros não podem alegar que não sabiam", declarou.

A diretora de Fiscalização do Tribunal, Telma Escóssio, diz que é necessário que a população se engaje nos trabalhos do TCM. "Todas as informações que recebemos pela Ouvidoria são checadas. Estas manifestações podem ser anônimas. Somente se o cidadão quiser formalizar uma denúncia é que precisará se identificar. Temos nos qualificado, inclusive com sistemas tecnológicos modernos, para acompanhar a sofisticação das irregularidades e identificá-las. O TCM está preparado para fazer seu papel no controle das contas públicas".

Diário do Nordeste

Tremor de terra assusta moradores da região Centro-Sul do Estado

Um tremor de terra assustou moradores de algumas cidades da região Centro-Sul do Ceará na tarde desta segunda-feira (24). Segundo relatos coletados pela reportagem, o abalo sísmico foi sentido em distritos de municípios como Orós, Cedro e Iguatu, por volta das 18h. 

"Eu estava no meu quarto com minha filha, daí senti um tremor. Não foi nem 10 segundos. Foi muito rápido, como se fosse uma explosão", relata a estudante Liliane Clemente, moradora de Orós. Segundo ela, mesmo sua residência sendo de dois andares, foi possível sentir o tremor com grande intensidade. "Orós, Vila, Palestina e outros distritos sentiram", conta.

A estudante destaca, porém, que não foi em toda a cidade que os moradores sentiram o tremor. "Lá no açude ninguém sentiu. Foi mais no Centro da cidade", diz. Ela afirma que moradores de Iguatu também sentiram o abalo nesta tarde.

Susto

Morador de Cedro, o professor Ernandes Camilo também confirmou que sentiu o tremor nesta segunda-feira. "Foi praticamente às 18h. Eu estava na loja da minha esposa e percebi o portão metálico tremendo. Senti no meu pé por uns três ou quatro segundos", relata. Conforme diz, algumas pessoas saíram de suas casas assustadas quando o tremor aconteceu. Os distritos mais afetados foram Várzea da Conceição e Lajedo.

Ernandes ressalta que o tremor foi rápido e não deixou danos materiais no município. Segundo ele, algumas pessoas sentiram a mesa de casa tremer e se assutaram, mas não passou disso.

Abalo de 2,7 graus

O blog Diário Centro-Sul entrou em contato com o técnico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor do Departamento de Geofísica, Eduardo Menezes. Ele afirmou que o abalo sísmico deve ter tido origem em Orós e que foi percebido por moradores em um raio de cerca de 60km.

Ainda segundo Menezes, levantamento inicial indica que o tremor teve magnitude de 2,7 graus na escala Richter, de pequena intensidade e que na maioria dos casos não é percebido pelos moradores.

Foto falsa

Após os relatos do tremor em municípios do Estado, uma foto de uma parede rachada, supostamente por conta do sismo, circulou em diversas redes sociais. A imagem, porém, era falsa, tendo em vista que mostrava a casa de um morador da Vila Guassussê, em Orós. Conforme diz, a rachadura já existia antes do tremor e não foi compartilhada por ele.

Diário do Nordeste

Estabelecimento comercial é assaltado no Cipó em Russas

O assalto ocorreu na tarde desta segunda-feira, 24, por volta das 18h00 em um estabelecimento comercial na localidade do Cipó, zona rural de Russas. 

Segundo informações da proprietária, dois suspeitos em uma motocicleta Honda Fan, de cor preta, CG 125, pararam em frente ao local, o carona desceu entrou no estabelecimento e em posse de uma arma de fogo anunciou o assalto. 

Após toda a ação os suspeitos fugiram do local em direção a localidade de Bixopá, zona rural de Limoeiro do Norte (CE), levando cerca de R$ 320 reais em dinheiro, 04 caixas de tridentes, dois pares de chinelas da marca coca cola e um fardo de cajuína


A motopatrulha do BP Raio foi acionada, efetuaram rondas nas proximidades, porém nenhum suspeito de cometer o crime foi preso.

Com Informações do 1ºBPM

Mulher tem celular e bolsa tomados de assalto em Russas

Uma pessoa foi vítima de assalto na tarde desta segunda-feira, 24, no bairro no Senhora de Fátima, em Russas (CE).

A vítima, uma mulher de 34 anos, acionou a polícia por volta das 13h30, informando ter sido abordada na rua Marenilsa Sombra, por dois homens em uma moto, e fazendo sugestas como se estivessem armados, tomaram sua bolsa com todos os seus documentos pessoais, e um celular da marca Samsung. A vitima foi orientada a comparecer na DPC local, para fazer o boletim de ocorrência do fato acontecido.

Os Policiais realizaram rondas em toda a área no intuito de localizar e prender os indivíduos e recuperar os pertences tomados de assalto, mas até o presente momento nada foi encontrado. 

Com Informações do 1ºBPM