-->

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Banco Central anuncia mudanças no funcionamento do Pix no celular

 QUARTA-FEIRA, AGOSTO 28, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O Banco Central anunciou mudanças significativas para aprimorar os mecanismos de segurança do Pix em celulares. As alterações, que buscam combater fraudes e golpes, entrarão em vigor em 1º de novembro de 2024. A Resolução BCB nº 403 foi publicada no site da instituição.

A principal mudança se dá no acesso ao Pix em smartphones e computadores que não estão cadastrados no banco. Nesses casos, o BC limitou a R$ 200 o valor de transação. Também foi estabelecido que, quando houver a troca para um celular desconhecido, o limite diário de transações via Pix será de R$ 1 mil.

Segundo o BC, o objetivo é dificultar que bandidos consigam realizar pagamentos via Pix de dispositivos diferentes dos já utilizados pelo cliente.

Veja as mudanças
  • Adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que use informações de segurança armazenadas no Banco Central, capaz de identificar transações Pix atípicas;
  • Disponibilizar um canal eletrônico aos clientes com informações sobre os cuidados necessários para evitar fraudes; e
  • Verificar, ao menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude na base de dados do Banco Central.
As mudanças, para os usuários do Pix, impactam apenas no aumento da segurança das operações, pois, com as novas regras, mesmo que um fraudador tenha acesso às informações bancárias e tentem realizar transações via Pix, ele encontrará nova barreira.

A resolução do Banco Central ainda responsabilizará as instituições financeiras por educar os clientes sobre boas práticas de segurança, disponibilizando informações claras e acessíveis sobre como se proteger contra fraudes.

Via portal Folha do Estado

Homem é assassinado a tiros na manhã dessa quarta-feira (28) dentro de um supermercado em Quixadá

 - por  
  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

O município de Quixadá voltou a registrar um homicídio na manhã dessa quarta-feira (28). O crime ocorreu no interior de um supermercado localizado no Centro da cidade.

O crime ocorreu por volta de 7h30min na Rua Francisco de Assis Brasileiro, quando a vítima do sexo masculino e identificado como Francisco Herison Alves Feitosa, 23 anos, natural de Itapiúna, foi surpreendido por elementos armados no momento em que estava no interior do estabelecimento comercial e foi assassinado a tiros, tombando sem vida nas proximidades dos caixas.

Equipes da Polícia Militar e do BPRaio estiveram no local e resguardaram o corpo até a chegada da Perícia Forense. O crime será investigado pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá.

Russas - CE plantão policial 1º BPM


RUSSAS PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA  

Dia 27/08/2024, por volta das 22h30min, a equipe da RP-1121 receberam uma ocorrência via CIOPS, relatando uma possível Maria da penha, que se deslocaram até o local e encontraram a suposta vitima e informou que vem sendo ameaçada de morte pelo antigo e relatou que dias anteriores foi agredida fisicamente por este, e que hoje além das ameaças  invadiu a casa da mãe, diante dos fatos foi conduzida as partes para a delegacia de Russas para os procedimentos cabíveis, onde o mesmo foi autuado por violência domestica.

Fonte; 1º BPM, Russas – CE, 28 de Agosto de 2024.

Prefeitura de João Dias deverá ser assumida pelo presidente da Câmara, irmão do prefeito falecido

 QUARTA-FEIRA, AGOSTO 28, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Presidente da Câmara Municipal e irmão do prefeito Marcelo Oliveira, morto nesta terça-feira (27), Jessé Alves de Oliveira deve assumir a Prefeitura de João Dias, na região do Alto Oeste Potiguar. Com a vacância do cargo de prefeito e como o município encontra-se sem vice desde o afastamento da eleita, o posto deve ser ocupado pelo chefe do Poder Legislativo Municipal.

A vice-prefeita eleita com Marcelo Oliveira em 2020 era Damária Jácome, que perdeu o cargo após ser denunciada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em dezembro de 2022. A operação, batizada de Omertà, apontava que o prefeito eleito era alvo do crime de extorsão praticado pelo núcleo familiar da vice. Ela e o pai negaram as acusações.

De acordo com o MP, além da vice-prefeita, as ameaças sofridas pelo prefeito eleito eram feitas pelos irmãos e pai dela, Laete Jácome, que era presidente da Câmara Municipal e também foi afastado do cargo. Dois irmãos dela foram mortos em confronto com a polícia durante o cumprimento de mandados de prisão. Outros dois foram presos à época. Todos os quatro tinham mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas.

O prefeito Marcelo Oliveira havia renunciado ao cargo em 27 de julho de 2021, no primeiro ano do mandato. Depois da morte dos irmãos da ex-vice-prefeita, ele alegou à Justiça que a sua saída da Prefeitura se deveu por ser ameaçado por eles. Com isso, ele retornou ao cargo de prefeito.

Já com a perda dos direitos políticos de Laete Jácome, Jessé Oliveira foi quem assumiu a presidência da Câmara Municipal. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato com ele, mas não obteve sucesso até a publicação desta matéria.

Foto: Reprodução
Fonte: Tribuna do Norte
Blog do BG