-->

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Trio é preso pela Polícia Civil e mais de 20 kg de maconha são apreendidos


Trio é preso pela Polícia Civil e mais de 20 kg de maconha são apreendidos. Foto: divulgação

Como resultado do trabalho de combate ao tráfico de drogas na região do Cariri, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apreendeu mais de 20 quilos de maconha após uma ofensiva realizada na cidade de Juazeiro do Norte. A ação ocorreu nessa terça-feira (20) e culminou ainda nas capturas de três pessoas suspeitas de envolvimento com o crime.

As investigações ficaram a cargo do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. As diligências foram iniciadas logo após os policiais civis identificarem pontos de comercialização de drogas em casas no bairro Frei Damião. Durante buscas em um imóvel, 21 tabletes e onze porções fracionadas de maconha, totalizando 20 quilos e 423 gramas foram localizados.

Na residência, um homem, de 24 anos, com passagens por por tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ou porte ilegal de arma de fogo; um outro homem, de 31 anos, com antecedentes por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa, além de uma mulher, de 23 anos, foram presos.

Apurações apontam ainda que os dois homens são suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas na região. O trio foi conduzido para a unidade policial, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça.

Bandidos arrombam loja no centro de Quixadá e levam relógios e cordões.

 

Loja fica no Centro de Quixadá (Foto: Washington Luis)

Quixadá: uma loja foi alvo de vândalos e foi arrombada, na madrugada de segunda (19) para terça-feira (20). O proprietário da loja Wesley Store, confirmou o fato ao Revista Central. Relógios e cordões estão entre os itens levados.

De acordo com o empresário, o arrombamento só foi percebido ontem de manhã, quando ele abria o estabelecimento. A loja fica na travessa das ruas Tabelião Enéas com Amaury Cidade.

Ao Revista Central o empresário disse que o local possui câmeras de monitoramento interno, e que as imagens serão repassadas para a Polícia, o que deve facilitar o trabalho de investigação para descobrir os envolvidos.

Na manhã desta terça, o proprietário da Wesley Store ainda calculava o total do prejuízo com o furto, mas até o momento em que ele conversou com o site, ainda não tinha como precisar o valor em mercadorias levado pelos criminosos.

Ele garante que a loja será reabastecida com novidades e novas coleções para continuar atendendo aos clientes. O empresário registrou o fato na Polícia Civil através de um boletim de ocorrência.

Justiça decreta prisão preventiva de estudante de direito de Banabuiú por colaboração com tráfico

Caio Rodrigo Maciel de Freitas Ribeiro é estudante de uma faculdade de direito (foto: rede social)

Quixadá: A Justiça acatou pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e decretou, nesta terça-feira (20/11), a prisão preventiva de um ex-estagiário do Fórum de Quixadá, suspeito de fornecer informações processuais a um acusado de integrar o tráfico de drogas no Sertão Central. Caio Rodrigo Maciel de Freitas Ribeiro, que estagiava na 1ª Vara Criminal de Quixadá, foi capturado no mesmo dia, em operação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar. O requerimento de prisão preventiva foi apresentado pela 8ª Promotoria de Quixadá, em petição do promotor de Justiça Bruno de Albuquerque Barreto.

O ex-estagiário foi preso em razão da suspeita de prática de dois crimes: violação de sigilo funcional, descrita no artigo 325 do Código Penal; e colaboração para o tráfico, disposta no artigo 37 da Lei nº 11.343/2006. Os crimes teriam sido cometidos em fevereiro de 2023, via WhatsApp. As investigações chegaram ao suspeito após a realização da Operação Taciturno – Fim dos Tempos, deflagrada no município de Banabuiú. À época, foram apreendidos celulares de pessoas supostamente envolvidas com o tráfico de drogas no Sertão Central. A análise dos dados revelou que Caio Rodrigo Maciel de Freitas Ribeiro, na condição de estagiário do Poder Judiciário local, repassava informações sigilosas sobre processos judiciais, favorecendo-se do acesso aos sistemas.

De acordo com as investigações, o indiciado enviou informações de mais de dez suspeitos e acusados. O material – fotos de boletins de ocorrência e termos de depoimento – foi passado a um suspeito de integrar o tráfico na região. Além disso, o ex-estagiário mantinha relacionamento íntimo com fornecedores de drogas, tratava sobre compra e venda de drogas nas conversas de WhatsApp e sinalizava que estava planejando cultivar plantas alucinógenas. As circunstâncias, portanto, demonstram a periculosidade social do indiciado e reforçam a necessidade do pedido de prisão preventiva feito pelo MP Estadual.

Pedido de impeachment de Lula já atinge recorde de assinaturas

 QUARTA-FEIRA, FEVEREIRO 21, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

A solicitação de impeachment do presidente Lula, apresentada pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), já recebeu a assinatura de 129 deputados. Fundamentado na analogia feita pelo presidente entre a ofensiva israelense em Gaza e o Holocausto, o pedido será oficialmente protocolado nesta quarta-feira (21).

Este pedido de impeachment representa a maior adesão parlamentar já registrada até o momento. Até então, o recorde pertencia ao processo contra Dilma Rousseff em 2016, que obteve 124 assinaturas.

Apesar da intensa mobilização da oposição, os aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmam que as chances de ele dar continuidade ao pedido de impeachment do presidente são praticamente inexistentes.

No documento, os parlamentares argumentam que as declarações do presidente, relacionando a guerra em Israel ao Holocausto, caracterizam um crime de responsabilidade conforme o Artigo 5º da Constituição Federal.

Citam: “São crimes de responsabilidade contra a existência política da União: 3 – cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Com informações de O Antagonista

Funceme registra chuvas em mais de 150 municípios cearenses nas últimas 24h; em Granja choveu 210mm

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme registrou chuvas em mais de 150 municípios cearenses entre as 8h da manhã de terça-feira (20) e o mesmo horário dessa quarta-feira (21). O maior acumulado em 24h foi em Granja com nada menos do que 210mm no Posto Adrianópolis, seguido por Camocim com 190mm.

Em Quixadá, a maior chuva registrada foi na sede do município com 16.6mm, seguido pelo Açude Pedras Brancas com 11.6mm, Custódio com 9mm e nos postos pluviométricos do Cedro e do IFCE a chuva registrada foi de apenas 7mm.

Para essa quarta (21) e quinta-feira (22), a Funceme prevê céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as macrorregiões. Já para sexta-feira (23) a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva isolada em todas as macrorregiões.

 - por 

Prefeito de Itapiúna terá que pagar multa de quase R$ 29 mil por autopromoção ilegal no Instagram da prefeitura

 

 - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

A Justiça Estadual homologou Acordo de Não Persecução Cível (ANPC) firmado entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o prefeito de Itapiúna e determinou a aplicação de multa civil no valor de R$ 28.800 contra o gestor. O acordo foi celebrado em razão da promoção pessoal reiteradamente realizada pelo prefeito nos meios de comunicação oficial da administração púbica, especialmente no Instagram da Prefeitura.

Segundo o ANPC, firmado em 18 de outubro de 2023, a conduta do gestor indica prática de ato de improbidade administrativa, tipificado no artigo 11 da Lei nº 8.429/92. Isso porque o gestor, no âmbito da administração pública e com recursos do erário, o prefeito utilizou publicidade oficial para autopromoção, com personalização de atos, programas e obras conduzidas por órgãos públicos. Por outro lado, a atuação do MP Estadual se dá em razão da defesa do patrimônio público e social, da legalidade, da moralidade, da impessoalidade e da eficiência administrativa.

O pagamento da multa será revertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID). Representando o MPCE, assinou o ANPC a promotora de Justiça Mayara Menezes Muniz e, como compromissário, o prefeito Francisco Dário de Oliveira Coelho, que na ocasião estava acompanhado do advogado Francisco Freires Barros e do procurador municipal Adriano Alves Pessoa. O Acordo de Não Persecução Cível tem por finalidade evitar a judicialização do caso. O ajuste torna mais célere e efetiva a reparação do dano eventualmente causado ao erário. A homologação do acordo se deu na Vara Única da Comarca de Capistrano.

SAIBA O QUE É

Acordo de não persecução cível

Acordo celebrado entre o Ministério Público e o acusado/investigado de praticar ato de improbidade administrativa. Nesse caso, o MP deixa de entrar na Justiça ou dar prosseguimento à ação quando se verifica que o acordo é mais vantajoso ao interesse público.

Russas - CE plantão pilicial 1º bpm


 JAGUARUANA APREENSÃO DE ARMA DE FOGO  

Dia 20/02/202, por volta das 14h, a equipe Raio 01, recebeu uma denuncia, presencial na base, o cidadão informando que seu Iphone havia sido furtado de dentro da sua loja, por um homem de estatura media, aproximadamente 30 anos, magro e moreno, e ele tinha a localização precisa, que apontava para uma localidade na zona Rural de Jaguaruana. No Sitio Jiqui. A equipe foi ao local, acompanhado do proprietário do celular. Ao chegar ao local, havia duas fazendas de frente a outra, a equipe se dividiu e foi nas duas fazendas ao mesmo tempo, na primeira foi localizado o celular, mas tratava-se de um engano, o celular foi levado por engano por uma cliente, que residia ali, fato este confirmado pelo dono do celular; que um dos policiasi que estava em outra fazenda pediu o caseiro permissão para entrar na residência e o mesmo autorizou, e ao procurar pelo celular, não foi encontrado, e ao perguntar para Gilvan se tinha alguma arma na fazenda, ele informou que tinha uma espingarda de seu patrão para defesa da propriedade, o mesmo mostrou onde estava embaixo de um colchão, perguntado sobre a documentação da mesma ele não sabia informar, sendo assim, a mesma foi apresentada na DPC de Jaguaruana para os procedimentos cabíveis .

JAGUARUANA RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA COM QUEIXA DE ROUBO/FURTO 

Dia 20/02/2024 por volta das 03;45min a equipe RAIO 01 estavam de serviço  e durante a madrugada um himem tentou pular o muro da base RAIO Jaguaruana, dizendo que havia sido vítima de roubo e estava sendo perseguido pelos assaltantes. O local do roubo foi na Rua São José, próximo ao mercado público. Tendo sido roubado um celular e a motocicleta Honda FAN 125KS de Cor: Vermelha e no periodo da manhã á equipe recebeu informações de que havia uma motocicleta abandonada próximo a entrada do bairro Juazeiro, que ao fazer as diligências no local foi encontrado a citada motocicleta, e de imediato foi  conduzida a mesma para ser  apresentada na delegacia municipal de Jaguaruana para os procedimentos cabíveis.

Fonte; PM CE

Empresa fundada por vereador petista pagava R$ 70 mil ao PCC

 TERÇA-FEIRA, FEVEREIRO 20, 2024  1 COMENTÁRIO

Um inquérito da Polícia Civil de São Paulo identificou a existência de pagamentos semanais de R$ 70 mil à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) realizados pela empresa de ônibus Transunião, que tem como um de seus fundadores o vereador Senival Moura (PT), da Câmara Municipal da capital paulista. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com a reportagem do Estadão, a Transunião é uma das três empresas de ônibus da cidade de São Paulo cujos diretores ou acionistas são investigados atualmente por crimes que a polícia liga ao PCC. A apuração começou com um inquérito sobre a morte de Adauto Soares Jorge, ex-diretor da empresa que foi assassinado a tiros em março de 2020. Na apuração sobre o crime, Senival Moura foi um dos investigados. O parlamentar, porém, diz ser inocente.

– Operamos com a Transunião até o dia 4 de fevereiro de 2020. No dia 5 teria uma assembleia da empresa, e eu e o Adauto Soares Jorge fomos recomendados a não participar. Quando recebi isso, achei melhor ir embora – disse o vereador em um discurso na Câmara em junho de 2022.

LIGAÇÃO COM O PCC

A influência da facção nas operações da empresa de ônibus teria começado, segundo a polícia, no início dos anos 2000, quando Senival Moura teria recebido recursos dos “notórios criminosos” Ricardo Pereira dos Santos, o Cunta, e Alexandre Ferreira Viana, o Alexandre Gordo, para sua campanha eleitoral em 2004, ano em que o político concorreu pela primeira vez a vereador.

Foi a partir disso, segundo a polícia, que o PCC passou a ocupar grande parte das cotas e ações da Transunião, o que fez Senival e Adauto terem “que prestar contas à criminalidade organizada”. De acordo com um relatório policial sobre a morte de Adauto, a facção possuía até um responsável pela interlocução e defesa de seus interesses dentro da empresa de ônibus.

– Tal preposto [representante do PCC] foi identificado como Leonel Moreira Martins, notório ladrão de bancos, o qual, como se depreende da análise das mensagens encontradas no aparelho celular da vítima [Adauto], interagia quase que semanalmente com esta, para resolver problemas envolvendo a empresa e os interesses de membros do PCC – destaca o documento.

Com base em conversas que constavam do aparelho celular de Adauto, a polícia descobriu que o ex-diretor da companhia teria falado com Leonel sobre os repasses da empresa ao PCC, que segundo Adauto estariam limitados a R$ 70 mil por semana. O representante da facção, porém, teria argumentado que a companhia tinha uma dívida diretamente com ele.

Com a alegação de supostos desvios de verbas da empresa, a facção então obteve, em fevereiro de 2020, o afastamento do aliado do vereador Senival Moura da presidência da Transunião, por meio da destituição de Adauto do cargo.

– A mando da referida facção criminosa e por intermédio de Leonel, a presidência da empresa Transunião é passada para um de seus integrantes, Lourival de França Monário, o qual fica incumbido de dar prioridade aos interesses espúrios daquela, em detrimento dos demais cooperados – destacou a polícia.

Na sequência, o PCC teria determinado a nomeação de Jair Ramos de Freitas, o Cachorrão, como diretor da empresa. Seria Jair, de acordo com a polícia, o responsável pela morte de Adauto, que teria sido assassinado pela facção em uma vingança. Senival, por sua vez, também teria sido jurado de morte, mas só não morreu porque teria concordado em entregar 13 ônibus ao PCC e deixar a direção da empresa.

O OUTRO LADO

Segundo o Estadão, a empresa de ônibus não se pronunciou sobre o caso. Já o advogado do vereador, Márcio Sayeg, disse que as acusações contra seu cliente não teriam fundamento.

– Pediram perícia contábil, quebraram o sigilo e não encontraram nada. Tanto é que ele nem sequer foi indicado no inquérito. Ali é uma cooperativa, não dá para investigar um a um, controlar o que cada um faz – afirmou o advogado.

O advogado Anderson Minichilo, que defende Cachorrão, disse que seu cliente é inocente e não foi reconhecido pelas testemunhas.

– Pedimos a liberdade dele, alegando que o laudo das imagens da perícia era inconclusivo. A acusação da polícia não tinha base sólida para mantê-lo preso – declarou.

Sobre a atuação da empresa, a Prefeitura de São Paulo afirmou, por meio de nota, que “acompanha e colabora” com a polícia “em tudo que é solicitado” e disse ser de seu “total interesse que todos os esclarecimentos legais sejam feitos perante as autoridades policiais e à Justiça”.

(Pleno News)

Câmara já tem 113 deputados pedindo impeachment de Lula

 TERÇA-FEIRA, FEVEREIRO 20, 2024  3 COMENTÁRIOS

Número de adesões avança, em repúdio à fala antissemita do presidente que comparou Israel em Gaza a Hitler no Holocausto a judeus.

Para autorizar o processo do julgamento político de impeachment presidencial, é necessário o apoio de, pelo menos, 342 deputados. Mas a principal adesão a ser alcançada é do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a quem cabe decidir se dá ou não andamento ao processo pleiteado via requerimento. O que ainda é considerado improvável, pelo perfil do parlamentar alagoano, que resistiu a diversos pedidos de impeachment durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Veja a lista dos signatários, divulgada por Nikolas Ferreira:

Carla Zambelli (PL-SP)
Julia Zanatta (PL-RS)
Delegado Caveira (PL-PA)
Mario Frias (PL-SP)
Coronel Meira (PL-PE)
Maurício Marcon (Podemos-RS)
Paulo Bilynskyj (PL-SP)
Sargento Fahur (PSD-PA)
Delegado Fabio Costa (PP-AL)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Kim Kataguiri (União-SP)
Bia Kicis (PL-DF)
General Girão (PL-RN)
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Alfredo Gaspar (União-AL)
Rosangela Moro (União-SP)
Gilvan da Federal (PL-ES)
Carol de Toni (PL-SC)
Amália Barros (PL-MT)
Domingos Sávio (PL-MG)
Delegado Ramagem (PL-RJ)
Nicoletti (União-RR)
Messias Donato (Rep-ES)
André Fernandes (PL-CE)
Marcelo Álvaro Antônio ( PL-MG)
Eros Biondini (PL-MG)
Junio Amaral (PL-MG)
Coronel Telhada (PP-SP)
Marcel Van Hattem (Novo-RS)
José Medeiros (PL-MT)
Zucco (PL-RS)
Daniel Freitas (PL-SC)
Zé Trovão (PL-SC)
Daniela Reinehr (PL-SC)
Capitão Alden (PL-BA)
Filipe Martins (PL-TO)
Bibo Nunes (PL-RS)
Adriana Ventura (Novo- SP)
Gilberto Silva (PL-PB)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Sanderson (PL-RS)
Giovani Cherini (PL-RS)
Felipe Barros ( PL-PR)
Cristiane Lopes (União-RO)
Capitão Augusto (PL-SP)
Gilson Marques (Novo-SC)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Any Ortiz (Cidadania-RS)
Marco Feliciano (PL-SP)
Adilson Barroso (PL-SP)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Silvio Antonio (PL-MA)
Ricardo Salles (PL-SP)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Abilio Brunini (PL-MT)
Marcio Alvino (PL-SP)
Jefferson Campos (PL-SP)
Rodrigo Valadares (União-SE)
Marcelo Moraes (PL-RS)
Delegado Éder Mauro (PL-PA)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Dr. Frederico (PRD-MG)
Clarissa Tercio (PP-PE)
Evair Vieira de Melo (PP-ES)
Eli Borges (PL-TO)
Coronel Assis (União-MT)
Luiz Lima (PL-RJ)
Coronel Ulysses (União–AC)
Dr. Jaziel (PL-CE)
Capitão Alberto Neto (PL-AM)
Mariana Carvalho (Republicanos-TO)
Roberto Duarte (Republicanos-AC)
Marcos Pollon (PL-MS)
Magda Mofatto (PRD-GO)
Dayani Bittencourt (União-CE)
Mauricio Souza (PL-MG)
Fernando Rodolfo (PL-PE),
Roberta Roma (PL-BA)
Alberto Fraga (PL-DF)
Reinhold Stephanes Jr (PSD-PR)
Lincoln Portela (PL-MG)
Miguel Lombardi (PL-SP)
Dr. Zacharias Calil (União-GO)
Professor Alcides (PL-GO)
Rosana Valle (PL-SP)
Helio Lopes (PL-RJ)
Pedro Lupion (PP-PR)
Pastor Eurico (PL-PE)
Delegado Palumbo (MDB-SP)
Zé Vitor (PL-MG)
Lucas Redecker (PSDB-RS)
Dr. Fernando Maximo (União-RO)
Thiago Flores (MDB-RO)
Dr. Luiz Ovando (PP-MS)
Roberto Monteiro (PL-RJ)
General Pazuello (PL-RJ)
Luciano Galego (PL-MA)
Afonso Hamm (PP-RS)
Osmar Terra (MDB-RS)
Covatti Filho (PP-RS)
Pedro Westphalen (PP-RS)
Geovania de Sá (PSDB-SC)
Nelsinho Padovani (União-PR)
André Ferreira (PL-PE)
Gerlen Diniz (PP-AC)
Ana Paula Leão (PP-MG)
Dilceu Sperafico (PP-PR)
Vermelho Maria (PL-PR)
Franciane Bayer (Rep-RS)

Fonte: Diário do Poder

Vereador é denunciado por mandar matar homem por vingança no Ceará

 TERÇA-FEIRA, FEVEREIRO 20, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O vereador da cidade de Choró, no interior do Ceará, foi denunciado nesta terça-feira (20) suspeito de mandar matar um homem por vingança na cidade de Quixadá. A vítima foi assassinada em 29 de janeiro. Ela era monitorada e foi morta a tiros em um posto de combustível.

Também foram denunciadas por envolvimento no crime as duas pessoas apontadas como autores dos tiros.

Segundo a denúncia, o crime foi motivado por vingança, "porque a vítima é suspeita de ter assassinado o irmão do vereador" afirma o Ministério Público. "Os envolvidos surpreenderam a vítima no momento em que ela, embriagada, encontrava-se sozinha numa loja de conveniência daquele posto, para, então, atacá-la por trás, efetuando diversos tiros", afirma o órgão.

A vítima tinha 36 anos. Horas depois, o vereador e mais três suspeitos (dois homens e um adolescente) foram capturados. Duas pistolas e 23 munições foram apreendidas com o grupo. O g1 tentou localizar a defesa do vereador, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

Além do vereador, um dos homens identificados tem antecedentes criminais por roubo a pessoa e tráfico de drogas, e o outro, possui passagens por porte ilegal de arma de fogo.

Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Quixadá. A Secretaria informou que imagens de videomonitoramento ajudaram a equipe policial a identificar que o carro usado no homicídio era o mesmo do grupo apreendido.

(G1/CE)