-->

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Ex-seringueiro cearense de 131 anos pode ser o homem mais velho do mundo


Como José Coelho tem documentos que comprovam sua idade, é possível que o cearense nascido em Meruoca seja declarado oficialmente o homem mais idoso de todo o mundo ( Fotos: Alexandre Santana/Facebook )



Um cearense nascido no dia 10 de março de 1884 pode ser o homem mais velho do mundo. O ex-seringueiro José Coelho da Silva foi para o Acre aos 11 anos, ainda no século XIX, e vive na cidade de Sena Madureira, a cerca de 144 quilômetros da capital Rio Branco. De acordo com oGuinness World Records (o Livro dos Recordes), o homem mais velho do mundo é o japonês Yasutaro Koide, de 113 anos. Como José Coelho tem documentos que comprovam sua idade, é possível que o cearense nascido em Meruoca seja declarado oficialmente o homem mais idoso de todo o mundo.
E a descoberta foi por acaso. O gerente da agência central do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco, Kennedy Afonso, substituiu um fiscal num atendimento de renovação de procuração quando encontrou José Coelho. O servidor público contou a história em sua página do Facebook com fotos feitas anteriormente pelo colega Alexandre Santana. 

“No primeiro momento não acreditei, mas depois, meu colega Alexandre Santana mostrou fotos de quando da ação realizada para o seu reconhecimento, feito juntamente com o Poder Judiciário”, disse Kennedy na postagem. O gerente relatou ainda que conversou com a família, do ex-seringueiro. “Segundo seu filho, ele é bastante lúcido e tem muita história pra contar”, relatou. 

Diário do Nordeste

Aposentado morre após 50 minutos aguardando ser atendido


O aposentado Gilberto Lucas da Rocha, de 71 anos, morreu após aguardar por 50 minutos aguardando por atendimento médico no posto de saúde no município de Baraúna, Oeste do Rio Grande do Norte. O prefeito interino Edson Barbosa disse que determinou apuração do ocorrido e que casos assim não podem acontecer.

Gilberto Galés, como é mais conhecido, se sentiu mal em casa na Rua José Romão, 1069, no Centro de Baraúna. Foi socorrido por Onésimo Romão para o Hospital local.

Onésimo contou que no Hospital de Baraúna o médico havia saído mais cedo do trabalho (perto do meio dia). Foi orientado a levar Gilberto para um posto de saúde.

No primeiro posto de saúde, não encontrou socorro. No segundo, havia médico. O atendente mandou o paciente Gilberto aguardar.

Após 50 minutos aguardando, Gilberto Galés desmaiou. Onésimo Romão disse que bateu na porta do consultório médico e pediu que ele fosse socorrer a vítima.

"Eu disse: "Doutor, vai deixar o senhor morrer a míngua". Foi quando já começaram a gritar dizendo que ele tinha desmaiado. Aí o médico foi atender, mas era tarde", conta Onésimo.

O médico explicou ao Onésimo Romão que mesmo que tivesse atendido antes, não teria equipamento ou medicamento para socorrer a vítima no posto médico.

Explicou ainda a Onésimo e aos outros que estavam presentes ao local que o correto era fazer o atendimento de Gilberto Galés no Hospital e depois transferi-lo para Mossoró.

A nossa reportagem ligou duas vezes para os números do secretário municipal de Saúde, Luiz Miranda, para ele comentar sobre o caso. O prefeito interino Edson Barbosa disse que vai mandar apurar o caso.

"Vou instaurar um procedimento para apurar o que aconteceu e adotar providências. Foi terrível. Estou num fogo cruzado. Não é nada pessoal contra ninguém. Não aceito isto. Ou a coisa funciona ou não vai dá certo. Vou fazer de tudo para funcionar certo", revolta-se o prefeito interino Edson Barbosa.

A vítima

O cidadão Jose Nerivan Claudio disse que Gilberto Galés "foi vítima da ingerência, dá falta de vergonha na cara, da incompetência". "Estamos revoltados, pois Gilberto era um cidadão que prestou muito serviços ao município de Baraúna, principalmente a nossa paróquia. Que Deus o tenha em um bom lugar", escreveu José Nerivan Claudio.

Denúncia

O caso será denunciado na promotoria de Justiça pelo vereador Tértulo Alves. "Isto não pode ficar assim. Estou denunciando este caos há vários meses sem que providências tenham sido tomadas", revolta-se o vereador.

Tértulo Alves disse que vem denunciando a falta de médico há muito tempo em Baraúna. Mostrou documentos que mostram erros graves na contratação de cooperativas médicas e não tem médicos na cidade.

Disse que já levou a documentação para o Ministério Público Estadual e como as providências não foram adotadas a tempo aconteceu esta tragédia. "Um cidadão de bem perdeu seu bem maior", reclama.

Mossoró Hoje

Homicídio a bala na Varzea Alegre


Nesta quarta-feira, dia 13, por volta das 16h20min, na Rua Ocion Lopes da Silveira, no bairro Várzea Alegre, onde foi vítima de homicídio a bala Marcelo Pereira Da Silva, 29 anos, natural de Russas-CE, o qual estava na calçada de um supermercado quando foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta Honda Bros de cor preta, armados de pistolas que desferiram vários tiros contra a vítima que teve morte no local. Segundo as primeiras informações sobre o caso repassadas à polícia, o crime tem ligação com o tráfico de drogas na região, caso este a ser investigado. Os autores do crime fugiram e ainda não foram identificados.

Com Informações do 1oBPM

Dupla armada assalta agência dos Correios de Jaguaretama



No início da tarde desta terça-feira(12), dois homens entraram na agência dos Correios de Jaguaretama, armados com revólveres, anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro dos caixas.

Segundo a polícia, a dupla estava “de cara limpa”, sem usar capacetes, como é costumeiro neste tipo de ação criminosa.

Os dois usavam uma motocicleta de cor vermelha e placa HWG-8743. O veículo foi abandonado durante a fuga e a dupla prosseguiu em um carro que a estava aguardando.

A Polícia Militar realiza diligências na tentativa de capturar os bandidos.

Monólitos Post

Homicídio a bala na manhã desta quarta-feira(13) em Russas


Foi registrado na manhã desta Quarta-Feira(13), por volta das 6h00min, um homicídio a bala na Av. Antônio Cordeiro entroncamento com a CE-356(estrada da fruta), próximo a capotaria Russana. Segundo informações da PM, a vítima de nome Nilberto Nogueira da Silva, residente na Vila Scipião, seguia percurso de bicicleta para o trabalho, quando foi surpreendido por indivíduos de moto e armados que efetuaram vários disparos contra o mesmo que tombou já sem vida no local.

Aguardando informações mais detalhadas...

Assalto a posto de combustíveis na madrugada desta quarta-feira(13) em Russas


Na madrugada desta quarta-feira(13), por volta das 03h10min,  na Avenida Coronel Antonio Cordeiro, no Posto de combustíveis Millenium, no centro de Russas, um individuo magro, altura mediana, vestido com uma jaqueta cinza, short jeans, armado de revolver, trafegava em uma moto BROS de dados não anotados, rendeu um frentista daquele estabelecimento levando uma quantia aproximadamente de R$ 712,00 (setecentos e doze reais em espécie), em seguida tomou rumo do centro da cidade. Logo que as viaturas tomaram conhecimento compareceram no local no sentido de identificar e prender individuo, mais até o exato momento sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Três assaltos registrados na noite desta terça-feira(12) em Russas

Russas segue com o caos instalado na segurança pública. Todos os dias são registrados assaltos/furtos em todo o município, a insegurança toma conta da população que tem receio de sair de casa, sentar nas calçadas e trafegar tranquilamente nas ruas. Só na noite desta terça-feira(12) foram registrados pela polícia 3 assaltos, onde indivíduos trafegando em motos e armados abordavam as vítimas, anunciavam os assaltos e subtraiam seus pertences. 


O primeiro assalto aconteceu por volta das 19h45min, na Rua Dr Joaquim de castro Meireles nº 942, próximo ao colégio Murilo Serpa, bairro de Fátima, onde foram vitimas CAMILA FRANCISCA FERREIRA OLIVEIRA, 18 anos, foi levado seu celular de marca Gramprime; ANA CRISTINA NOBERTO FREIRE, 34 anos, subtraíram um celular de marca G 2 LITE LG; e ELIZIANE SILVA DE LIMA, subtraíram da mesma um celular de marca BLUE. Dois elementos, armado a revólver, em uma moto fan, de cor preta, de dados não anotados,  praticaram o delito, logo em seguida tomaram rumo ignorado. A viatura da PM compareceu ao local, anotando os dados da vitimas, fazendo em seguida deslocamento em toda área no sentido de identificar e prender os larápios, mais até o exato momento sem êxito.

O segundo delito aconteceu cerca de 15 minutos depois, por volta das 20h00min, na estrada da fruta, próximo a borracharia do Zé doido, zona rural de Russas, onde dois elementos armados a revólver, um deles de cor moreno, de estatura alta magro, de blusa preta, capacete preto, o garupeiro de estatura baixa, loiro, tomaram de assalto uma moto Honda Bros 150, de cor preta, de placa OSM 6163, ano/mod 2012, mais um celular de marca LG e uma quantia de R$ 500,00 reais em espécie, que estava em poder da vitima de nome FRANCISCO FRANCINÉ DE OLIVEIRA JÚNIOR, 33 anos, ceramista, natural de Russas, logo depois que fizeram o assalto, abandonaram uma moto Honda CG 150 fan, de cor preta, placa OSO – 4117, que os quais andavam, no mesmo local do fato ocorrido. De imediato os PM's compareceram ao local e se depararam com esta motocicleta abandonada acima citada, foi feito uma consulta no sistema do SSPDS e foi constatada que a qual tem queixa de roubo, em seguida a guarnição de serviço conduziu a moto a DPC local para os devidos procedimentos.

Já o delito de número três foi registrado por volta das 21h30min, na travessa João Silva nº 67, centro de Russas, onde dois elementos armados a revólver, um deles de cor moreno, de estatura alta magro, de blusa cor preta, capacete preto, o garupeiro de estatura baixa, loiro, trafegando na moto Honda Bros 150, de cor preta, de placa OSM 6163, ano/mod 2012, que minutos antes, tinham tomado de assalto na estrada da fruta, próximo a borracharia do Zé doido, zona rural de Russas, da vitima de nome FRANCISCO FRANCINÉ DE OLIVEIRA JÚNIOR, abandonaram a mesma por motivo de ter furado o pneu traseiro. da qual os os indivíduos tomaram de assalto, uma outra moto Honda Bros 150, de cor preta, de placa OSV 2064, ano/mod 2013, com um capacete de cor preta, de marca samarino, com um celular de marca Motorola segunda geração, da vitima de nome VICENTE MATHEUS LIMA PAZ, 18 anos, natural de Russas, solteiro, estudante, residente no bairro de Fátima. Em seguida tomaram rumo da Cibrazem, comunidade do Tabuleiro do Catavento, Russas. As viaturas da PM fizeram deslocamento em toda a área no sentido de identificar e prender os mesmo mais até o exato momento sem êxito. 

Foi informado que a moto Honda Bros 150, de cor preta, de placa OSM 6163 que foi tomada de assalto na estrada da fruta, zona rural de Russas, que ficou abandonada no segundo assalto, com o pneu traseiro furado, foi entregue ao dono, no local do fato ocorrido, por motivo de não ter dado tempo do dono fazer o B.O, por que logo que a moto foi tomada de assalto, momentos depois já foi abandonada.

Informações do 1ºBPM

Estado tem a pior safra de grãos dos últimos 20 anos


Com a produção de 226.433 toneladas (t) de grãos em 2015, a safra cearense atingiu o pior resultado em 20 anos, revelou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do ano apresentou uma redução de 80,21% da estimativa de produção inicial (1,1 milhão t) e é 56,88% menor que a safra do ano anterior, quando foram produzidas 525.146 toneladas de grãos.

O fato de 2015 ter sido o quarto ano consecutivo de seca, com início tardio do período chuvoso, e a centralização das poucas chuvas nas regiões do litoral, que não são as maiores representantes da produção de grão no Estado, foram as razões apontadas pelo instituto para explicar o baixo resultado no Ceará. As perspectivas para a produção deste ano só devem ser reveladas no início de fevereiro.

Cereais, leguminosas e oleaginosas sofreram redução da ordem de 17,99% em relação à previsão inicial. Apenas o feijão-de-corda de primeira safra e o milho (grão) apresentaram uma área colhida maior que o ano anterior.

O incremento é explicado pela necessidade do autoconsumo humano e animal, aliado aos incentivos governamentais.

Mesmo assim, devido às condições climáticas, os rendimentos foram menores que em 2014.

Fruticultura

Já em relação às frutas frescas, todos os produtos que compõe o grupo, exceto a uva, apresentaram redução em relação à safra esperada no início de 2015.

A produção total obtida foi de 817.402 toneladas, uma queda de 37,04% em relação ao prognóstico de janeiro (1.298.199 t) e de 36,48%, comparando-se à safra 2014 (1.286.766 t).

A produção de melão e melancia, dois importantes produtos para exportação, também foi afetada. Houve uma redução de área como estratégia para otimizar a água disponível, mas, com a gravidade da situação hídrica, o rendimento foi afetado.

Outro problema foi que a seca favoreceu o aparecimento de pragas - com a pouca disponibilidade de alimento, os insetos atacam as áreas verdes do cultivos.

O melão acabou perdendo a liderança na participação da safra 2015 para a banana irrigada, que apresentou crescimento em relação à produção do ano passado devido à incorporação de novas áreas ao processo produtivo.

Ainda com este aumento, o rendimento da banana foi menor que o obtido em 2014, também afetado tanto pela escassez de água para a irrigação como pelas elevadas temperaturas registradas no ano.

Tubérculos e raízes

Segundo o estudo, a batata-doce, apesar de estar sendo muito ser muito demandada, apresentou uma redução de 35,37% na produção comparando-se à safra esperada no início deste ano (25.053 t) e 27,16% em relação à produção de 2014 devido às condições climáticas.

Já a mandioca de sequeiro apresentou menor produção em 2015, uma vez que, além da escassez de chuvas, houve ainda o desmembramento da raiz em "mandioca" e "macaxeira". Foram obtidas 336.294 toneladas, uma redução de 49,62% em relação ao primeiro prognóstico (667.479 t) e 28,11%, em relação à safra efetivamente obtida em 2014 (467.783 t).

A mandioca irrigada, como todos os produtos irrigados, também foi afetada pela pouca água disponível para a irrigação, além de ter sido desmembrada em macaxeira irrigada. Por isto, foram obtidas 4.345 toneladas, o que significa uma safra 60,06% menor que aquela obtida em 2014 (10.880 t) e menor 64,98%, comparando-se à expectativa no início de 2015 (10.880
t).

Brasil

Em situação oposta à do Ceará, a safra brasileira de grãos em 2015 chegou a 209,5 milhões de toneladas em 2015 e bateu recorde, superando em 7,7% a produção de 2014 (194,6 milhões de toneladas).

Em 2016, a previsão divulgada pelo IBGE é que o País colha 210,7 milhões de toneladas, superando em 0,5% a produção do ano passado.

Diário do Nordeste

Dezenove presos fogem de cadeias públicas e Delegacia

Dezenove homens fugiram das carceragens de duas cadeias públicas e de uma Delegacia do Estado na madrugada de ontem. As fugas ocorreram nos município de Aquiraz, Morada Nova e no 16º DP (Castelão), em Fortaleza. Até o fechamento desta edição, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.

O primeiro caso ocorreu na Cadeia Pública de Aquiraz. Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por volta das 3 horas, quatro homens que estavam recolhidos na unidade escaparam através de um buraco feito na parede do prédio e que dá acesso a um terreno.

Os fugitivos foram identificados como Antônio Aurineudo Medeiros de Sousa; Everardo dos Santos; Pedro Ítalo Fernandes Vasconcelos; Wesley Alves da Silva. Os detentos, conforme a Sejus, respondem por crimes de roubo, formação de quadrilha, tráfico de drogas e estelionato. A Polícia Militar realizou buscas, mas até o fechamento desta matéria ninguém foi localizado.

Também durante a madrugada três presos escaparam de um dos xadrezes do 16º DP (Castelão). De acordo com o titular da unidade, delegado Wilder Brito, os homens serraram as grades, quebraram a câmera de monitoramento, pularam para a parte externa do prédio e fugiram.

No momento da fuga, apenas um policial civil fazia a segurança da Delegacia. Wilder Brito disse que vai ser investigado como a serra entrou no xadrez. Os nomes dos presos não foram informados pela Polícia.

Interior

Em Morada Nova, a ausência de 12 detentos foi detectada na cadeia pública depois da chamada realizada às 10 horas após o banho de sol. De acordo com a Sejus, uma vistoria foi realizada e um buraco no teto foi encontrado em uma das celas.

Os foragidos são os acusados de homicídio Edvan da Silva; Francisco Iraíldo Santana de Lima;Francisco Wallys de Freitas Ferreira; José Valdinar Santos de Araújo; e José Welliton Martins dos Santos, que também responde por roubo, formação de quadrilha e receptação. Além deles escaparam os detentos Diones Oliveira Bandeira, o 'Bironga';José Breno de Lima Paulo;Marcos José Marinho de Lima;Pedro Henrique Souza Silva;Ronaldo de Oliveira Ribeiro; e Thiago Sousa Maia.

Equipamentos

As fugas ocorreram no mesmo dia que o governo do Estado entregou 300 equipamentos de segurança para as cadeias públicas do Interior. Os aparelhos são oriundos de uma parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) e o governo do Estado, que destinou à Sejus parte do material utilizado na Copa do Mundo, em 2014.

Conforme a Sejus, todas as 130 cadeias do Estado serão beneficiadas. A entrega ocorreu na sede da Pasta. Foram distribuídos 318 equipamentos, sendo 77 portais, 26 raios-x, 69 banquetas eletrônicas e também 146 raquetes eletrônicas.

O material auxiliará os agentes penitenciários na detecção de objetos de metal que estejam com pessoas que entrem nas unidades prisionais. As banquetas, novidade no sistema penitenciário cearense, são capazes de identificar a presença de possíveis metais que tenham sido introduzidos no corpo de visitantes.

Diário do Nordeste

Autoescolas do Ceará ignoram uso de simulador

Desde 2013, as autoescolas do País travam uma luta ferrenha com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), graças à determinação do órgão, ligado ao Ministério das Cidades do governo federal, que obriga os Centros Formadores de Condutores (CFCs) a utilizarem um equipamento simulador de direção nas aulas para novos motoristas. No Ceará, contudo, nenhuma instituição de formação adquiriu o aparelho. O sindicato da categoria discorda da imposição da máquina, bem como questiona a qualidade da tecnologia. A exigência da utilização do simulador de direção está em vigor em todo o território nacional desde o dia 1º de janeiro.

O preço do artefato, estimado em mais de R$ 40 mil, também desencoraja os empresários. O equipamento serviria como uma das disciplinas, antecedendo a ida do formando às ruas, em um carro de verdade. O simulador foi instituído em 2013 para a categoria B e, em 2014, o uso se tornou opcional. No fim do ano passado, uma nova resolução deu um prazo de 180 dias para adequação.

Conforme o Ministério das Cidades, mais de 3.500 Centros de Formação de Condutores em todo o Brasil já utilizam o simulador de trânsito. Segundo estudos realizados pelo National Center for Injury Prevention and Control, agência federal de prevenção e controle de lesões dos Estados Unidos, o uso do simulador pode reduzir, até a metade, o número de acidentes nos 24 primeiros meses de habilitação.

No Ceará, conforme o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos (SindCFCs), nenhuma das 380 instituições cadastradas adquiriu o aparelho ainda. De tecnologia espanhola, conforme o presidente da entidade Wellington dos Santos, o simulador trará um custo difícil de ser absorvido pelas autoescolas. "Eles querem que nós compremos o aparelho, mas o software continua pertencendo à empresa. Então, há um custo de mais R$ 22,50 por hora/aula. Temos de pagar um seguro contra roubo e, se tiver algum problema, temos de arcar com todas as despesas da assistência técnica, como passagens aéreas, alimentação, hospedagem. Isso vai encarecer muito o serviço".

Santos afirma que testou o aparelho e não aprovou. Além disso, não há disponibilidade do produto no mercado. As máquinas das outras três empresas homologadas não atendiam às necessidades. "A empresa espanhola fabricante do simulador não possui oferta para toda a demanda no Brasil. São 12 mil Centros de Formação de Condutores em todo o País, e eles não têm como atender a todos", relatou.

Na Justiça 

O Sindicato trava uma batalha tentando convencer as autoridades reguladoras a abrir mão do uso do simulador. Uma decisão da Justiça Federal em dezembro abriu precedente para que a reclamação dos cearenses seja atendida. O juiz José Flávio Fonseca de Oliveira, da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, suspendeu naquele Estado a resolução que obrigava as autoescolas a usar o simulador até o julgamento final da ação.

Em 2014, quando do adiamento da implantação do simulador, o Contran orientou que as autoescolas buscassem adquirir o equipamento "o quanto antes", enfatizando que "o uso dos simuladores de direção veicular na formação do condutor é irrevogável". Mas o órgão também admitia que a implantação "deve respeitar critérios de razoabilidade", considerando a realidade das autoescolas brasileiras.

A reportagem tentou contato com o Departamento estadual de Trânsito (Detran-CE). Contudo, o gestor indicado para tratar do assunto passou a tarde em reunião e não pôde se pronunciar. Segundo o SindCFCs, apesar de não haver o simulador, a emissão de Carteira de Habilitação segue normalmente.

FIQUE POR DENTRO

Centros resguardados por liminar 

A Resolução 444/13 do Contran determinava que a implantação da nova estrutura curricular de formação de condutores deveria ter ocorrido até o dia 31 de dezembro de 2013, mas o prazo foi sendo prorrogado.

A Resolução de número 571/16, publicada em 16 de dezembro do ano passado acrescenta que os CFCs "que já estão credenciados (...) terão o prazo de até 180 dias para adequação às exigências (...)".

Uma liminar judicial obtida pelo SindCFCs contra a Resolução 444/13 permite que as autoescolas cearenses continuem operando sem o equipamento, por enquanto.

Diário do Nordeste