-->

domingo, 6 de abril de 2014

Icasa vence Fortaleza e reverte vantagem na semifinal


O Icasa não tomou conhecimento da melhor campanha do Fortaleza. Após sair perdendo por 1 a 0, o Verdão virou para 3 a 1 e garantiu vantagem no jogo de volta da semifinal. 
Com o resultado, o time alviverde garante umavaga na decisão caso não seja derrotado por mais de 1 gol de diferença no jogo de volta, sábado (12), no PV. Ao Fortaleza, resta tentar vencer por pelo menos 2 gols de vantagem.
 Créditos Diário do Nordeste.

Flamengo e Vasco terminam empatados no Maracanã


O Vasco saiu na frente, mas cedeu o empate por 1 a 1 ao Flamengo, no Maracanã, pelo primeiro jogo da final do Estadual do Rio neste domingo (6). 
A equipe de São Januário atuou por mais de 40 minutos com um atleta a menos. O atacanteEverton Costa recebeu o segundo cartão amarelo, aos 11min da etapa final, e foi expulso pelo árbitro Rodrigo Nunes de Sá. O duelo estava 1 a 0 para o Vasco.
Com o resultado, o Flamengo joga por outro empate, no próximo domingo, novamente no Maracanã, para conquistar o título. Já o Vasco precisa vencer o rival por qualquer placar. Neste domingo, o zagueiro Rodrigo colocou o time da Colina em vantagem aos 11 min do primeiro tempo. Ele aproveitou uma falha do goleiro Felipe, que saiu mal da meta, e cabeceou firme para fazer Vasco 1 a 0. 
O Flamengo empatou aos 15 min da segunda etapa, quando Paulinho arriscou de fora da área e acertou o canto esquerdo de Martin Silva.
Antes de decidir o Estadual ante o rival, a equipe rubro-negra enfrenta o León (MÉX), na próxima quarta, às 19h45, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O Vasco tem a semana livre. 
Créditos Diário do Nordeste.



Morreu no início da tarde deste sábado, em Fortaleza, o ex-presidente do Banco do Nordeste (BNB), Byron Costa de Queiroz, aos 66 anos. A morte foi causada por complicações decorrentes de uma úlcera. O velório será realizado, a partir das 19h30min, na Funerária Ethemus, na Aldeota. O enterro ocorrerá neste domingo, às 10 horas, no Parque da Paz, no Passaré. 

Nascido em Iracema, no sertão do Ceará, e formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Byron  foi vice-presidente do Centro Industrial do Ceará – CIC, no período de 1978 a 1987, secretário de Planejamento e secretário de Governo do Estado do Ceará, no primeiro mandato de Tasso Jereissati, de 1987 a 1991, além de ser o titular da Secretaria da Fazenda do Ceará, no Governo de Ciro Gomes, em 1991.


Recebeu da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Medalha do Mérito Industrial, em 2002, sendo  agraciado e reconhecido pelo “desempenho eficaz de sua gestão na Presidência do BNB, e pelo apoio aos  projetos do setor industrial para micro e pequenas empresas da Região Nordeste”, segundo destacou a entidade durante a entrega da medalha. 

Por outro lado, foi também durante a sua gestão no BNB, onde foi presidente de 1995 e 2002, que o empresário se destacou como uma figura que gerou controvérsia. Byron teve a sua administração questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e recebeu acusações de funcionários por cortar benefícios de aposentados e demitir irregularmente.

Depoimentos“Conheço o Byron desde 1968, 1970... Eu fui uma das pessoas que pediu para que ele não levasse adiante as medidas que ele tomou contra os aposentados do Banco do Nordeste (BNB). Fiz de tudo para convecê-lo...Eu argumentava que era desnecessário fazer o que ele fez com os aposentados do banco. Depois, cheguei a ser perseguido por Byron. Lembro que os aposentados queriam negociar, mas Byron foi resistente na sua decisão (de cortar benefícios e de demitir funcionários). Ele era, sim, um homem talentoso, mas o que ele fez não foi bom nem para um lado, nem para o outro”. 
Cláudio Ferreira LimaEconomista, Ex- secretário do Planejamento do Estado (1995 e 1997) e aposentado do BNB 


Respeito o trabalho dele. Fui assessor do Byron.... Ele é um excelente estrategista, deu muita competitividade empresarial ao BNB. Trouxe uma visão moderna e inovadora ao banco. Por outro lado, faltou sensibilidade social. Ele poderia ter sido o melhor presidente que o BNB já teve, se não tivesse gerado certos conflitos contra os aposentados, por exemplo, e com os próprios valores internos da instituição”.
Adriano Sarquis, ex- assessor de Byron Queiroz e diretor de estudos econômicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)

Crédito o Povo Online.

Em tentativa de assalto, mulher grávida é morta com três tiros na cabeça

Mais uma tentativa de assalto terminou com morte, em Fortaleza. Na noite deste sábado, 6, uma mulher estacionava o carro na Rua Professor José Henrique, no Bairro Messejana, quando foi abordada por dois homens em uma moto. Ela tentou fugir e acabou baleada. Ela estava grávida de três meses.

Segundo testemunhas, Antonia Sheila Nunes da Silva, de 28 anos, teria se desesperado e, ao tentar fugir, foi atingida três vezes na cabeça. Os dois suspeitos, que ainda não foram identificados, fugiram do local sem levar nada. A vitima morreu no local.

Interior
Em Acaraú, a guerra pelo controle do tráfico deixou Rafael Martins Gonçalves, de 38 anos, morto após receber um tiro na parte frontal do tórax. O acusado, Francisco Carlos Dias júnior, de 21 anos, ainda não foi encontrado.

Em Sobral, dois homens foram executados em um bar, por outros dois homens em uma moto. As vitimas, Benedito Carlos de Lima, de 43 anos, e Anderson Prado Fernandes, de 17 anos, morreram no local. Antônio Evilson Viana Alves, de 29 anos, foi preso momentos depois, com a moto usada no crime. O outro acusado, identificado apenas como Manuelito, ainda não foi preso.
Estradas
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ocorreram 13 acidentes nas estradas estaduais, com quatro mortes e 14 feridos. Duas pessoas morreram em um mesmo acidente. Além disso a PRE prendeu três pessoas por dirigirem sob efeito de álcool e um por porte de drogas.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou 15 acidentes, com 14 feridos e 2 vitimas fatais. Além disso quatro pessoas foram presas; duas por embriaguez ao volante e outras duas por corrupção ativa.
 POVO ONLINE

Prepare-se para as 47 mil oportunidades



Está na hora de se preparar para as 47.112 vagas anunciadas pelo Ministério do Planejamento na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014, já sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

As vagas federais englobam os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e são relativas a cargos vagos já existentes, sendo que 42.353 poderão ser aproveitadas para o atendimento de demandas dos órgãos por novos quadros de pessoal e outras 4.759 estão reservadas, em separado, para concursos com a finalidade específica de substituição de terceirizados, informou o Ministério, por meio da sua assessoria de imprensa.

“As seleções de 2014 visam a recomposição da força de trabalho em áreas de atuação estratégica, tais como segurança pública, infraestrutura, saúde, educação, formulação de políticas públicas e gestão governamental”, reforçou em nota.
A Prefeitura de Fortaleza informou que estão em análise concursos para o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor); Instituto Municipal de Pesquisas Administração e Recursos Humanos (Imparh); Secretaria Municipal da Educação (SME); Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), além do Instituto Dr. José Frota (IJF).

O Governo do Estado ainda não definiu quais certames serão realizados neste ano, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).
 
Garanta uma vaga
O diretor pedagógico do Tiradentes Concursos, Vanderlan Feijó, argumenta que três características são essenciais para quem deseja garantir, pelo menos, uma dessas vagas: disciplina, foco e perseverança.

Seja estudando em casa ou em cursos preparatórios, o candidato precisa saber administrar o tempo e selecionar apenas o conteúdo efetivamente cobrado no edital. “É por isso que é tão difícil estudar por conta própria. Já vi inúmeros casos de pessoas que estavam estudando tópicos que dificilmente caem nas provas, e o pior, coisas que sequer estavam no programa”, explica Giovanna Carranza, professora do Master Concursos.
O cursinho é vantajoso porque já fornece o material selecionado por professores da área, os quais conhecem os macetes de cada instituição elaboradora das provas. Estudar em casa deveria ser apenas um complemento das horas em sala de aula”, aponta Vanderlan.

O especialista ressalta que ter uma rotina de estudos é definitivo. Enquanto os concursos considerados mais fáceis exigem cerca de três horas diárias de estudo e três meses de aulas, os mais difíceis podem exigir do candidato mais de cinco horas diárias e até dois anos de preparação.
 Créditos o  Povo Online.

Vice fora da lista e Cid monta nova estratégia




O cenário político estadual, com a decisão de Cid Gomes de permanecer no Governo até o fim do seu mandato, em 31 de dezembro deste ano, além de fazer voltar a expectativa de um rearrumar das oposições, registra a exclusão do nome do vice-governador Domingos Filho da relação de pretensos candidatos do PROS ao Governo do Estado no pleito de 2014, não por sua iniciativa, mas pela cúpula do comando partidário, irresignada pelo fato de ele insistir em permanecer no cargo.

Está sendo atribuído a Domingos o desmoronar de um projeto estratégico da estrutura governista, para facilitar a disputa sucessória de outubro vindouro, ao se recusar a renunciar à sua expectativa de poder juntamente com o governador, como lhe foi sugerido pelo próprio Cid Gomes, na última terça-feira, e por outros líderes do seu partido, no célebre encontro da pretérita quarta-feira. Essa posição do vice, por sinal, nós comentamos na publicação do dia 23 de março, neste mesmo espaço.

Sem dúvida, havia interesse do governador em ter o irmão, Ciro, candidato ao Senado. É um dos poucos políticos deste Estado com projeção nacional e perspectivas mais reais, sendo detentor de uma cadeira no Senado, de postular, como já o fez, a cargo de presidente da República. Mas existia, também, no cerne do objetivo da renúncia ao mandato, a tentativa de inviabilizar uma forte chapa concorrente que lhe viesse exigir bem mais esforços na campanha.


Diferente

Desincompatibilizados, tanto ele Cid, quanto Ciro poderiam ficar bem a cavalheiros até o fim de junho, quando termina o prazo de realização das convenções para homologação das candidaturas, deixando pairar a dúvida se entrariam ou não na disputa da vaga de senador, inibindo adversários, tanto pelo potencial eleitoral de que são possuidores, como pela estrutura de poder sob o comando deles, sem esquecermos o fato de que também afastariam fantasmas, hoje acostados à coligação, mas indesejáveis na chapa majoritária.

Se o PROS tem quadros com condições competitivas para postular o Governo, da aliança com os demais partidos os nomes oferecidos para o Senado, como os de Inácio Arruda e José Guimarães, sofrem restrições, por razões diferentes, tanto de políticos quanto do marqueteiro Manoel Canabarro, já escolhido para orientar a próxima campanha comandada por Cid. Para um seleto grupo reunido no Palácio da Abolição, na última quarta-feira, ele foi peremptório ao afirmar que o candidato ao Senado pode contaminar a chapa e levá-la à derrota.

A situação de elegibilidade de Cid e Ciro se houvesse sido concretizada, mostraria diferente a realidade de hoje. Domingos Filho está sendo responsabilizado por ter proporcionado esse estado diferente. Retraído, o vice não fala em público sobre o assunto, mas, segundo amigos seus, já está sentindo ter sido distanciado do grupo de elite do Governo. Embora o governador tenha permanecido recluso, em casa, por recomendação médica, desde a noite da quinta-feira passada, as conversas comandadas por Ciro, na última sexta-feira, sobre as desincompatibilizações de servidores do Estado, passaram à margem do vice.


Reflexão

Experiente, Domingos também sabe que vai sofrer as consequências de sua decisão. E, por certo, está recolhido para momentos de reflexão sobre o seu futuro político pessoal e o dos familiares, o filho deputado federal, Domingos Neto e a mulher prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar. Não está descartada a possibilidade de o vice vir a disputar uma cadeira de deputado estadual para evitar o ostracismo, a partir de 2015.

Se Domingos Neto já não mais teria a expressiva votação que o elegeu no primeiro mandato, em 2010, totalizando 246.591, as investidas que serão feitas nos municípios em que foi votado, sobretudo em razão do que aconteceu, na última semana, contribuirão, sem dúvida, para reduzi-la ainda mais.

A propósito, por interferência do pai, o deputado acordou sair do Município de Camocim para que lá fosse votado, como candidato a deputado federal, o ex-ministro Leônidas Cristino, que já era considerado fora do quadro de postulantes ao Governo, mas deve estar de volta em razão da exclusão do nome do vice.


Cargos

O senador Eunício Oliveira (PMDB) conversou, demoradamente, na última segunda-feira, com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), sobre sua candidatura ao Governo do Estado, as potencialidades e perspectivas dela, ao fim da qual formalizou o convite ao pedetista de com ele participar da disputa.

Heitor não esconde a satisfação da deferência, mas deixou claro para o senador que o partido dele é aliado do Governo e, portanto, não teria condições de fazer parte da chapa do senador. Também, acrescentou Heitor, a disputa política entre ele e o senador, no Município de Lavras da Mangabeira, moralmente o impedia de estar aliado com o peemedebista no cenário estadual.

Sem vislumbrarem alteração do cenário estabelecido após o encontro de Cid e Eunício, no dia 28 de março, quando ficou bem definida a posição dos dois em relação à disputa pelo Governo do Estado, os governistas estão esperando, agora, que os três secretários peemedebistas: Bruno Vale Sarmento de Menezes, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente; César Augusto Pinheiro, dos Recursos Hídricos e João Alves Melo, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, bem como os indicados para a Prefeitura de Fortaleza, entreguem os cargos que ocupam.

Fonte: Diário do Nordeste

Eleição não vai ser de poste", diz pré-candidato do PMDB Eunício Oliveira




Um dia após Cid Gomes (Pros) confirmar que continua no governo até o fim de seu mandato, o pré-candidato do PMDB à sucessão estadual, Eunício Oliveira, afirmou que disputa deste ano “não vai ser eleição de poste”. A declaração, feita em entrevista neste sábado à Rádio Verdes Mares AM, acaba sendo “recado” para Cid – que hoje não possui candidato natural à sucessão.

“Essa eleição não vai ser eleição de poste. As pessoas já tiveram muitas decepções por candidatura imposta, tirada de bolso do colete. Acho que o coronelismo passou. Graças a deus isso está sendo banido do Brasil”, disse Eunício, destacando atuação dele próprio como senador da República.

“Eu concordo quando ele (Cid) diz que o Ceará precisa de alguém que tenha relações com o poder central, em Brasília. Mas veja, de R$ 13 bilhões de recursos federais que o Estado recebeu, quase R$ 6 passaram pelas mãos do senador Eunício Oliveira. Fomos nós que pedimos empréstimo e entregamos na mão do governador”, disse o senador.

Eunício reforçou ainda que permanência de Cid “nada mudou” na pretensão do PMDB em ter candidato. “O PMDB não depende da opinião de um ou outro partido. Se aliança não for possível, veremos o que fazer, mas a aliança que o PMDB sabe que pode sim definir é a aliança com o povo”, disse, afirmando que decisão final sobre a questão será definida em 30 de abril.


Apesar das declarações com forte tom de tensionamento entre PMDB e Pros no Estado, Eunício afirmou que o seu partido aguarda “com tranquilidade” definições de Cid até o fim de abril – sem qualquer rompimento na aliança. “PMDB não vai romper, não vai trair, mas se acontecer do outro lado, o PMDB vai aceitar e ir cuidar da sua vida”, disse.

Dilma e Lula neutros
Eunício afirmou ainda que ouviu do ex-presidente Lula (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT) afirmação de que ambos não viriam para o Ceará apoiar candidatura contrária ao PMDB. “O que vai acontecer eu não sei, mas o que ouvi do Lula e Dilma é que jamais viriam para o Estado combater o PMDB, que é aliado prioritário. Então, se houver divergência, tenho certeza que eles, pela sua palavra, não virão ao Ceará”.

Debate petista
Na manhã deste sábado, o PT realizou mesa de debate do Fórum Fundação Perseu Abramo, em Fortaleza. No evento, o comentário geral entre petistas era de que permanência de Cid no governo fortalece pretensão de José Guimarães (PT) de candidatura ao senado.

Outros petistas, no entanto, comentavam que chapa sem Cid ou Ciro poder “parecer fraca” diante de uma candidatura de Eunício.

 SITE MISÉRIA.

Maiores açudes do Ceará estão com pior nível dos últimos 5 anos




A seca que castiga o cearense deixa marcas nos maiores reservatórios de água do Estado. Levantamento feito pelo O POVO com base em dados do Portal Hidrológico do Ceará mostra que o percentual de ocupação de sete dos dez maiores açudes é o menor registrado nos últimos cinco anos. O Castanhão, maior açude do Estado, com capacidade para 6.700.000.256 metros cúbicos de água, passou de 72,42% de volume em 2010 para 38,55% neste ano.

Os dados foram coletados na última segunda-feira, 31 de março, e, para a comparação, foi usado o volume registrado no mesmo dia a partir de 2010. O portal com dados dos reservatórios é gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os únicos açudes sobre os quais não é possível afirmar ter havido decréscimo são o Figueiredo, em Alto Santo; o Taquara, em Cariré; e o Pacoti, em Horizonte. O Figueiredo está com 2,44% do volume, mas foi inaugurado no ano passado. Já o Pacoti registra 35,06% de ocupação (bem menor que os 50,82% de 2010), mas, em 2013, teve índice inferior (33,15%). O Taquara não havia sido inaugurado em 2010. Os quatro últimos registros, porém, são decadentes.


O assessor técnico da presidência da Cogerh, Yuri Castro de Oliveira, diz ser impossível apontar quanto tempo seria necessário para a recomposição dos açudes. Ele indica, porém, que, em média, um açude que esteja seco no fim da quadra chuvosa chega a 30% da capacidade. Entretanto, como as chuvas estão abaixo da média no Ceará, a previsão é de que esse índice não seja recuperado em 2014.

Yuri explica que o recorte de data feito pelo O POVO mostra a repercussão do ano anterior no reservatório. “O ano de 2008 foi de chuvas intensas, bem acima da média. 2009 também. O ano de 2010 reflete a situação dos anos anteriores. De lá para cá, acontece uma depressão do nível dos reservatórios, sem chuvas acima da média”, explica.

A transposição do Rio São Francisco, aponta Yuri, deve, a médio prazo, melhorar a situação. “A integração de bacias é fundamental para que se possa ter segurança hídrica, já que o Estado apresenta precipitações irregulares tanto no tempo quanto no espaço”, comenta.

Análise
Para o consultor em recursos hídricos Hypérides Macêdo, são necessários, “no mínimo”, três anos com chuvas “na média” para recomposição do nível mediano dos reservatórios. Macêdo foi secretário estadual dos Recursos Hídricos por mais de 10 anos.

Ele explica que o clima no semiárido segue ciclos. São momentos de crescimento e decréscimo do nível de chuvas, um fenômeno, no Ceará, influenciado por um regime que vem do Sul e outro do Oceano Atlântico. Neste ano, ele diz, estamos em um “ciclo de depressão”, com poucas chuvas. “Tem hora que os açudes vão enchendo, vão sangrando, e tem hora que eles deixam de sangrar. Nós estamos no terceiro ano de depressão. Para o ano, se houver alguma recuperação, é recuperação parcial”, indica, lembrando que é complicado fazer prognósticos por estarmos em uma região com clima dinâmico.

Segundo o consultor, o maior consumidor da água dos açudes não é o homem comum. Hypérides Macêdo diz que 70% da “perda” de volume acontece para a irrigação. A evaporação varia de acordo com o açude, mas representa, no mínimo, 20% do consumo de água.

Fonte: O Povo 


Funceme registra chuva em 41 municípios do Estado





A Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, até as 13h40 deste domingo (6), precipitações em 41 municípios do Estado. De acordo com o órgão, o maior índice foi registrado na cidade de Acarape, a 55 km de Fortaleza, que somou 75 mm.

Também foram registrados significativos índices de chuva nas cidades de Ipueiras (52 mm), Senador Sá (47 mm), Nova Russas (39 mm) e Forquilha (35 mm).

Funceme prevê chuvas em todo o Ceará neste domingo

De acordo com a previsão climática da Funceme para este domingo (6), o sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a influência do Cavado de Altos Níveis (CAN) devem deixar as condições atmosféricas favoráveis a ocorrência de chuvas em todo o Ceará, principalmente entre a tarde e a noite.

A previsão permanece semelhante para a segunda-feira (7), em que há probabilidade de ocorrência de chuvas no período da tarde e noite em todo o território cearense.


Ibiapina recebeu 527 mm de chuva em março

O município de Ibiapina figurou, no mês de março, como a cidade do Estado com maior índice de chuvas, foram registrados 527 mm nos postos de coleta da Funceme na cidade.

SITE MISÉRIA.

Casos de sarampo acendem alerta para turistas





Neste ano, 74 casos haviam sido notificados até o início de fevereiro, sendo 70 deles no Ceará.


Turistas eparticipantes dos jogos da Copa do Mundo no país devem estar alertas para oaumento do número de casos de sarampo no país nos último anos. Em 2013, oMinistério da Saúde registrou 201 casos de sarampo, número cinco vezes maior doque o surto detectado em 2011 e 100 vezes maior do que os números de 2012 (doiscasos). Neste ano, 74 casos haviam sido notificados até o início de fevereiro,sendo 70 deles no Ceará e quatro em Pernambuco. Metade desses casos foi detectado em menores de 1 ano de vida e amaioria entre pessoas sem esquema vacinal completo.

O pediatra eespecialista em doenças infecciosas pediátricas do Instituto Nacional de Saúdeda Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)Leonardo Menezes explicou que os viajantes que tiverem as vacinasdesatualizadas ou faltantes devem tomá-las dentro de um prazo de 15 dias antesda viagem ou evento.

“A cada anotemos uma média de 5% de crianças que não são vacinadas no país e conforme osanos vão passando temos uma porcentagem maior da população suscetível àdoença”, explicou. “E como a doença é altamente transmissível, as chances de seter um surto ou epidemia aumentam”. O médico orientou que crianças menores de 6meses evitem viajar para esses destinos dos grandes eventos.

Menezesalertou que embora as chances de que alguém com sarampo entre no país sejampequenas, os brasileiros que participarem dos jogos ou que estiverem na cidadesede dos eventos também devem checar se a carteira de vacinação está em dia eprocurar um posto de saúde caso não esteja imunizado contra o sarampo.

O sarampo éuma doença infecciosa, viral e muito comum na infância, transmitida porsecreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro oupela tosse de pessoas infectadas. O período de incubação, entre o contágio e oaparecimento dos sintomas é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrerantes da manifestação da doença e estender-se até o quarto dia depois doaparecimentos das placas avermelhadas na pele.

Osprincipais sintomas após o período de incubação são febre alta, tosse,conjuntivite não purulenta, fotofobia e coriza. Depois de dois a três dias,nota-se pequenas lesões na mucosa bucal e lesões vermelhas no corpo. As manchasse tornam acastanhadas com descamação fina da pele após três dias. Ascomplicações da doença podem ser diarreia, vômitos, hemorragias, convulsões,encefalites, pneumonia bacteriana secundária e hepatite. Não há tratamentoespecífico disponível.

A vacina dosarampo é recomendada aos 12 meses de vida, por meio da tríplice viral(sarampo, caxumba e rubéola) e aos 15 meses de vida (reforço), com a tetraviral que protege a criança do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Créditos ao Site Ceará News.

Multidão comparece a velório



Uma grande multidão compareceu hoje domingo, dia 07 de abril de 2014, a quadra do colégio Estadual no município de Russas para dar seu ultimo adeus as quatro vitimas do trágico acidente ocorrido no ultimo dia 5 sexta-feira na BR 116 onde tirou a vida de quatro filhos russanos. O sepultamento das vitimas aconteceu no cemitério Bom Jesus dos Aflitos em Russas, muito choro e emoção na saída das urnas da quadra até o cemitério.

Isso é cuidar bem dos filhos de Russas?



Um caso que vem chamando atenção no município de Russas é uma criança de apenas oito anos de idade que passa por um problema muito sério de saúde. O caso acontece na Rua Dr. Joaquim Lima de Santiago 162, segundo a mãe da criança, a Senhora Márcia Pinheiro, em entrevista ao repórter Erivando Lima afirmou que a criança tem paralisia cerebral, problema respiratório, usa bala de oxigênio continuo e a criança se alimenta através da sonda.

O grande problema é que a criança através de um projeto do governo federal em parceria com o município há cinco anos recebia leite, medicamentos, material de higiene e etc. A mãe da criança revelou que além de terem mudado o leite no qual a criança se a criança não se deu o leite só foi distribuído até o dia vinte de janeiro sem se falar nos medicamentos que não é encontrado nos postos de saúde do município.

A criança toma trinta latas de leite por mês, ou seja, uma a cada dia, a marca do leite é: Nutren Junior, e custam cinqüenta e oito reais a lata. Um dos medicamentos que a criança toma custa trezentos reais, medicamento que é obrigatório para a sobrevivência da criança. A mãe da criança falou que deixou também de receber fraldas e balas de oxigênio. Ela fez contato com o atual prefeito por telefone que disse pra ela que sua esposa primeira dama Maria José Torquato iria resolver o problema de imediato e ainda aguarda uma resposta.


Incrível, mas é verdade

A delegacia regional de Russas que foi inaugurada recentemente não pode colocar presos nas selas por falta de cadeados.

Dr. Joailsom Albuquerque, Delegado Regional da delegacia de Russas, está com muitas dificuldades para colocar os presos nas selas da delegacia de Russas que passou por uma reforma e uma ampliação, mas esqueceram de comprar cadeados para colocar nos portões das selas onde é que colocados os presos.


Selas sem cadeados em Russas





Deputado Adail Carneiro vai à câmara de Russas na próxima sessão


Está marcada para próxima quinta-feira dia 10 de abril a presença do deputado Adail Carneiro na câmara municipal de Russas.

Na oportunidade Adail vai expor seus planos e os seus projetos para o município de Russas e para todo o estado do Ceará. A partir de agora ele como deputado na assembléia legislativa. Adail que assumiu no dia primeiro de abril de 2014 a vaga de Patrícia Sabóia e tem mandato até 31 de dezembro.

Zezinho Albuquerque e Cid Gomes no show do cantor Roberto Carlos

Zezinho Albuquerque desfilou ao lado de Cid Gomes pelos camarotes do Castelão, durante o show do cantor Roberto Carlos.
Foi a primeira aparição de Cid após se sentir mal em Limoeiro do Norte. Os dois posaram para fotos com o público. Cid queria deixar o Governo e deixar Zezinho em seu lugar.
Créditos AO blog Roberto Moreira.

Oman Carneiro exonerado para disputar eleição



Assessor Especial do Gabinete do Governador Cid Gomes, Oman Carneiro deixou o cargo na sexta-feira. Vai disputar vaga de deputado federal pelo PP (Partido Popular).
O PP é presidido pelo deputado José Linhares que vai para a reeleição. Oman Carneiro é de Sobral e ligadíssimo aos irmãos Cid e Ciro
Créditos ao BLOG Roberto Moreira.

Cid está recuperado, foi para a balada

Foi só um susto. Cid passou mal em Limoeiro do Norte na quinta-feira. Foi levado para o HGF e, após medicado, passou a sexta-feira em repouso, na residência oficial.
Na madrugada deste sábado, Cid era destaque nas redes sociais. Os jovens registravam a presença de Cid e Ciro numa boate, na balada, bebendo e dançando. Que bom, em Limoeiro foi so um susto.
Créditos ROBERTO MOREIRA.

Partidos têm até 30 de abril para apresentar prestação de contas de 2013

Os 32 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até 30 de abril para apresentar suas prestações de contas partidárias referentes ao exercício de 2013. Os diretórios nacionais das legendas devem entregar no TSE as respectivas prestações de contas. Já os diretórios estaduais devem entregá-las nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e os diretórios municipais, nas zonas eleitorais.
Caso o partido não entregue a prestação de contas dentro do prazo, a Presidência do Tribunal é informada que a sigla está inadimplente quanto a essa obrigação. O partido, então, é intimado a apresentar as contas em um prazo de 72 horas.
Se a sigla permanecer inadimplente, a prestação de contas deverá ser julgada como não prestada. Como sanção, a legenda terá a suspensão de cotas futuras do Fundo Partidário e poderá ser obrigada a restituir os recursos que recebeu e não comprovou a correta aplicação.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Confira 10 novas regras que o TSE aprovou para as eleições deste ano

Resoluções aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde o fim do ano passado resultaram em pelo menos dez mudanças importantes para os candidatos e para os eleitores nas eleições de 2014, que serão realizadas daqui a seis meses.
Entre as principais novidades estão a tentativa de barrar as chamadas doações “ocultas” – quando uma empresa doa para o partido e este repassa ao candidato, dificultando a verificação da origem do recurso aplicado na campanha – e a limitação de doações dos próprios candidatos para as campanhas, o chamado “autofinanciamento”.
Para os eleitores, será permitido votar em trânsito (fora do domicílio eleitoral) em qualquer cidade com mais de 200 mil habitantes.
Ao todo, 11 resoluções trazem as regras em relação a diversos temas, como arrecadação de recursos, prestação de contas, condutas proibidas e propaganda eleitoral. Nem todas as resoluções foram alteradas em relação a 2012, mas a maioria teve artigos modificados. Essas resoluções visam adequar os procedimentos práticos do processo eleitoral à legislação vigente.
Das 11 normas, está pendente de aprovação a que estabelece o plano de mídia, que indicará os horários das propagandas eleitorais.
Uma das resoluções, embora aprovada, está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). A regra limitou as possibilidades de o Ministério Público Eleitoral investigar crimes eleitorais, como boca de urna e compra de votos, e a Procuradoria Geral Eleitoral recorreu ao Supremo, que ainda não deu decisão.
Principais mudanças
*Será permitido votar fora do domicílio em todas as cidades com mais de 200 mil eleitores.
*Partidos terão que indicar origem do valor recebido ao efetuar repasses para candidatos.
*Candidatos poderão utilizar até 50% do patrimônio declarado à Receita na própria campanha.
*Partidos terão até 20 dias antes do dia da eleição para substituir candidatos.
*Não será mais permitido colocar na urna nome de órgão público, exemplo Chico do INSS.
*Não será mais permitido fazer propaganda eleitoral via telemarketing.
*Além da propaganda eleitoral, os debates na televisão terão que ter tradução em Libras ou legendas.
*Fica proibida a realização de enquetes com assuntos de cunho eleitoral.
*Qualquer investigação de crime eleitoral terá que ser autorizada pelo juiz eleitoral.
*Passa a ser facultativo o voto do preso provisório, que ainda não tem condenação definitiva.
Fonte: TSE

Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 22

A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.
O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Créditos ROBERTO MOREIRA.