-->

terça-feira, 26 de abril de 2022

Dom Adélio completa 92 anos nesta quarta-feira e coleciona inúmeros feitos em Quixadá

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Um dos maiores senão o maior benfeitor de Quixadá completa 92 anos de idade nesta quarta-feira (27). Dom Adélio Tomasin, coleciona inúmeros feitos na Terra dos Monólitos desde sua chegada por aqui e merece todas as homenagens dos quixadaenses. Para comemorar essa data são especial e significativa, será celebrada uma missa em ação de graças na Capela São João Calábria, no Remanso da Paz, a partir das 18h para agradecer pelo dom da vida do benfeitor.

Em 27 de abril de 1930 nascia na província de Vicenza, Dom Adélio Tomasin. O religioso fez o segundo grau e o curso de Filosofia no Seminário Maior de Verona. Concluiu curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote, em 1955, quando assumiu a reitoria da Casa de Formação de Roncá, província de Verona.

Dom Adélio regressou ao Brasil em 1984, quando, assumiu a direção do Centro Social padre João Calábria em Porto Alegre. Foi eleito pelo então Papa João Paulo II para assumir a Diocese de Quixadá em 1988, e recebeu a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre, tendo tomado posse em maio daquele mesmo ano. Dom Adélio seguiu como Bispo Diocesano de Quixadá até o ano de 2007 quando aos 77 anos teve que renunciar ao Governo Pastoral de Quixadá, passando a condição de Bispo Emérito de Quixadá.

Desde que chegou a Quixadá Dom Adélio coleciona inúmeras benfeitorias, como a construção do Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Faculdade Católica Rainha do Sertão, a Faculdade Cisne, Remanso da Paz, e a Faculdade Dom Adélio Tomasin – FADAT.

Quixeramobim registra a maior chuva do estado entre segunda e terça-feira

 - por  

O municipio de Quixeramobim, no Sertão Central, registrou entre 7h de segunda-feira (25) e o mesmo horário de hoje (27), a maior chuva do estado do Ceará. De acordo com dados da Funceme, a chuva no distrito de Belém, com 26mm, foi a maior do estado. Logo atrás aparecem Jaguaruana com 25mm e Forquilha com 17mm.

Em Quixadá, a chuva na sede do município foi de apenas 2.6mm, 2.4mm no açude Pedras Brancas, 2.2mm no açude Cedro e 1.2mm no IFCE.

Para essa quarta (27), a Funceme indica expectativa de que as chuvas sejam mais abrangentes no território cearense, mas ainda  com intensidade variando de fraca a moderada, majoritariamente.

Homicídio em Alto Santo - CE

Um homicídio foi registrado nessa noite de terça-feira 26/04, no Açude Novo, zona urbana de Alto Santo. A vítima uma pessoa do sexo masculino.  A princípio a policia foi identificada por populares,  com o nome da vitima é Alex. O mesmo era de outra cidade,  e residia a pouco tempo na cidade de Alto Santo.

Polícia compareceu no local e tomou todas as medidas cabíveis. A policia Civil agora trabalha no intuito de desvendar a autoria e a motivação do crime. As diligências continua no sentido de localizar o autor (es) desse crime.

Pacheco sobre cassação de Daniel Silveira: ‘última palavra é dos poderes legislativos, e não do Judiciário”

 

Nesta terça-feira (26), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu que que a palavra final acerca das decisões tomadas no caso do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) deve ser dos poderes legislativos, e não do Judiciário.

“Mandato outorgado pelo voto popular só pode ser retirado pela própria Casa legislativa através da votação de seus pares”, disse Pacheco, que participou de evento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“A minha opinião, eu reputo mais à questão jurídica do que propriamente política. Em uma situação de decretação de perda de mandato por parte do Judiciário, há a necessidade de se submeter à Casa legislativa para que ela decida sobre isso. Então, considero que a melhor inteligência da Constituição é nesse sentido, quando se exige a apreciação da maioria dos pares”, disse Pacheco.

(Gazeta Brasil)



Jurista aponta precedente do indulto de Lula a terrorista que assassinou 4 pessoas

 

O ex-presidente nacional da OAB Reginaldo de Castro, um dos juristas mais respeitados do País, lembrou nesta terça-feira (26) um precedente na concessão de indulto pelo presidente da República semelhante ao que beneficia o deputado Daniel Silveira (PL-RJ).

Reginaldo de Castro, que aliás nada tem de bolsonarista e nem é simpático à sua reeleição, lembrou o caso do decreto de indulto do então presidente Lula ao terrorista italiano Cesare Battisti, condenado duas vezes à pena perpétua em seu país por quatro assassinatos.

Naquele caso, inclusive, não se questionou o fato de o indulto beneficiando o terrorista tenha contrariado o “princípio da impessoalidade”.

“Como temos memória curta, relembro a todos que Lula, embora de forma oblíqua, concedeu indulto ao Cesare Battisti, logo após a decisão do STF que autorizou a sua extradição para a Itália”, afirmou regional de Castro em sua manifestação.

“Ele havia sido condenado pelo assassinato cruel de quatro cidadãos italianos”, recorda Reginaldo de Castro, e “atuava em sua defesa o hoje ministro Luiz Roberto Barroso.”

O ex-presidente nacional da OAB afirmou também que o então presidente Lula descumpriu a decisão do Supremo, não o extraditou e deu a liberdade a um perigoso assassino que ficou entre nós, enquanto o PT manteve o poder.”

“Não votei no atual presidente, mas sua medida de ‘graça’ não é estranha à nossa história recente”, observa o jurista. “Há precedente que a justifica e não foi reprovado pela OAB”, lembra.
Indulto a Battisti foi mantido

Lula concedeu o indulto e refúgio ao criminoso Cesare Battisti após o STF haver autorizado sua extradição. Foi o último ato do mandato do petista para beneficiar o terrorista que era defendido pelo então advogado Luis Roberto Barroso, atualmente ministro na corte.

Na ocasião, o decreto de Lula beneficiando o bandido, que se encontrava foragido da Justiça italiana, que o condenou por duas vezes à pensa de prisão perpétua, foi mantido por ter sido praticado “sob a competência privativa do Presidente da República”.

“Há, portanto, um recente precedente”, disse Reginaldo de Castro ao Diário do Poder. “Não sou eleitor do Bolsonaro e nem simpático à sua candidatura”, arrematou, “mas a verdade tem que ser considerada.” (Diário do Poder)

União Brasil Ceará realiza primeiro encontro regional em Sobral

 

O União Brasil Ceará realiza, neste sábado (30), às 9 horas, no auditório da UNINTA, em Sobral, o 1º Encontro Regional com a presença do presidente estadual da legenda, Capitão Wagner, assim como de lideranças políticas, deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, para discutir políticas públicas e realizar filiações.

Com vistas ao crescimento do União Brasil Ceará e às eleições de 2022, o partido tem agregado nomes de qualidade às suas fileiras. Anfitriões do encontro, deputado federal Moses Rodrigues e o empresário Oscar Rodrigues têm trabalhado na construção de um grupo político forte não somente na cidade, mas em toda a região norte do Estado.

Para Capitão Wagner, ações como esta aproximam a população e a militância nas discussões do partido. “Não se constrói política pública sem ouvir a sociedade. Vamos dialogar com as pessoas, com os nossos filiados e fortalecer o União Brasil em Sobral e por onde realizarmos os eventos regionais”, afirma Capitão Wagner.


De olho: Militares propõem medidas para "validação" e "contagem" dos votos

 

O general Heber Garcia Portella sugeriu que fossem adotadas medidas para a validação e a contagem dos votos durante as eleições. A proposta aparece no Plano de ação para a ampliação da transparência do processo eleitoral.

O documento reúne sugestões feitas pelos integrantes do Comitê de Transparência Eleitoral e é encabeçado pelo Tribunal Superior Eleitoral. As propostas foram enviadas ao órgão no fim de 2021. O grupo é formado por representantes de instituições como Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Academia e Forças Armadas.

“Considerando o voto como um direito e um dever inarredáveis de cada cidadão, sugere-se a adoção de medidas que permitam a validação e a contagem de cada voto sufragado, mesmo que, por qualquer motivo, as respectivas mídias ou urnas eletrônicas sejam descartadas”, escreve Portella no documento divulgado pela CNN Brasil.

O militar também relata que “não foi possível visualizar medidas a serem tomadas em caso da constatação de irregularidades nas eleições”. Por essa razão, Portella propôs que seja revisto e divulgado de modo antecipado as “consequências para o processo eleitoral, caso seja identificada alguma irregularidade.”

(Revista Oeste)



URGENTE: PF realiza operação mirando a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

 

A Polícia Federal deflagrou operação nesta terça-feira para colher provas em uma investigação sobre desvios na compra de respiradores pelo consórcio de governadores do Nordeste.

Os investigadores cumprem busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa, presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos, que nunca foram entregues. Rui Cota já negou irregularidades na sua atuação. Não há mandados contra governadores na operação.

A apuração mira em um contrato feito pelo consórcio, no valor de cerca de R$ 45 milhões, para a compra de 300 respiradores que nunca foram entregues.

Uma operação chegou a se deflagrada em 2020 pelo Ministério Público da Bahia, mas o caso foi enviado ao STJ depois que surgiram indícios da participação de Rui Costa nos fatos.

(O Globo)
             www.radioetvnativaderussas.com.br

Comunicado da prefeitura de Russas - CE

 


Russas - CE plantão policial 1º BPM

 


JAGUARUANA - PRISÃO POR FURTO

Dia 25/04/2022, por volta de 12h40minutos, o destacamento de Jaguaruana foi informado via 190 por uma mulher, que teria sido vitima de furto durante a madrugada, quando alguém entrou em sua residência e furtou objetos diversos. A informação foi repassada para as composições de serviço na área de Jaguaruana, sendo que durante as diligências, já tendo um suspeito do furto, a equipe RAIO 117, realizou a prisão do acusado com quem foram recuperados os seguintes objetos furtados: balde, panela, roupas, botijão de gás, gelágua, liquidificador, faqueiro, televisão, rede, tapetes. O acusado foi conduzido à Unidade de Polícia Civil em Jaguaruana onde foi autuado no artigo 155 do CPB.

JAGUARUANA - APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO

Dia 25/04/2022, por volta de 15h40, a equipe VTR117 realizava procedimento na delegacia municipal de Jaguaruana quando foi avisada por um popular que havia, próximo a estrada vicinal que passa em frente a DPC desta cidade, um saco enterrado com um material o qual o mesmo não soube identificar. De pronto, a equipe se deslocou ao referido local e após desenterrar o pacote constatou se tratar de 5 armas de fogo de fabricação caseira sendo duas calibre 12 e mais 3 de calibre não identificado. Diante da situação a equipe conduziu o material apreendido à DPC para os procedimentos cabíveis. Sendo as armas apreendidas e instaurado o já citado inquérito policial.

JAGUARUANA - MORTE POR ACIDENTE NO TRABALHO

Dia 25/04/2022, por volta de 17horas, recebida informação via populares, de que havia acontecido um acidente por queda na Av. Dr. Antônio da Rocha Freitas, próximo ao número 1138, centro. De pronto, a equipe de dia na Vtr 1901, deslocou-se até o local e constataram a veracidade do fato, sendo identificado a vítima. Segundo populares o mesmo estaria trabalhando em uma laje de uma construção quando veio a escorregar e a cair, sendo socorrido por populares  mas veio à óbito no hospital de Jaguaruana.

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE  - APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Dia 25/04/2022(Segunda feira), por volta das 15horas, a equipe da FT de Limoeiro do Norte, na VTR-1872, em patrulhamento ostensivo preventivo, na cidade de São João do Jaguaribe. Receberam uma informação, que na localidade de Sitio Várzea Alegre, zona rural de São João do Jaguaribe, Um grupo com atuação criminoso, daquela cidade, estaria usando uma residência, na referida comunidade, como esconderijo. De posse da informação, a equipe de policiais mencionada, se deslocaram ate a comunidade citada, e localizaram a residência informada. Ao chegarem, realizaram um cerco no local, porém não havia ninguém na casa, foi observado que a porta dos fundo da residência estava aberta, então adentraram e passaram a realizar uma varredura, e localizaram em um dos cômodos, uma espingarda Cal-28, Marca MOSQUETE DE PERDENEI , 19 cartuchos do mesmo calibre deflagrados. A arma e os cartuchos foram recolhidos e apresentado na DPC de Tabuleiro do Norte-. Para as devidas providências necessárias.

LIMOEIRO DO NORTE  - PRISÃO POR PORE ILEGAL DE ARMA DE FOGO 

Dia 25/04/2022(Segunda feira), por volta das 21:30, a equipe Raio-02 se encontravam, realizando saturação, na localidade de Sítio Bom fim, periferia de Limoeiro do Norte, quando perceberam um veículo FORD KA, DE COR PRATA, ANO 2009, DE PLACAS NQO-1226, o qual era ocupado por indivíduos conhecidos por envolvimento em crimes. A equipe se aproximou, e ao tentar realizar uma abordagem, os ocupantes perceberem a presença dos policias e tentaram se desfazer de uma arma, jogando a, para fora do veículo. Fato percebido, pelos policias. Foi realizada a abordagem, e em seguida realizada uma varredura, sendo localizada a arma, um revólver de Marca Taurus, Cal-38, municiado com 05(cinco) Capsulas intactas.  Havia sido jogada por um dos ocupantes. No veículo se encontravam três ocupantes, os quais já são conhecidos por envolvimento com crimes. Os mesmos foram identificados . Vale salientar, que nenhum dos indivíduos, inicialmente assumiram o porte da arma. Diante do fato, e em conversa com os mesmos, na delegacia, sendo autuados pelo crime de porte ilegal de arma de fogo compartilhado.

QUIXERÉ -  LESÃO CORPORAL A FACA 

Dia26/04/2022(Terça-feira), por volta de  01:30hrs, esse destacamento policial militar, foi informado através do COPOM de  Russas. na comunidade de cabeça da ladeira, uma senhora teria sido lecionada a faca, e ao tomar conhecimento a composição da viatura 1304, foi até o endereço citado averiguar a veracidade dos fatos, e lá foram informados que uma senhora  teria sido agredida pelo ex companheiro, com uma faca, e a mesma teria sido socorrida para o hospital de QUIXERE, familiares da vítima relatou para os policiais que ouviram uns gritos de socorro, e foram até a casa, e se depararam com a senhora com uma lesão no pescoço e em seguida socorreram ao hospital, e com a chegada da viatura policial o agressor empreendeu fuga, tomando rumo ignorado, foi feito diligências, mais  não sendo possível localizá-lo e prendê-lo. 

Fonte; PM CE

Quixadá - CE plantão policial


MORADA NOVA HOMICÍDIO A BALA

Dia 25/04/2022 (segunda), por volta das 01h45min, a viatura da polícia militar recebeu a informação de um possível homicídio na localidade de Patos, Morada Nova, prontamente a equipe se deslocou até o local informado e constatando a veracidade, segundo populares disseram que estava acontecendo uma festa no local quando um homem moreno de estatura mediana, magro sacou a arma e começou a efetuar disparos no meio da multidão contra um individuo que também estava armado e trocou tiro sendo atingido e vindo a óbito, algumas pessoas foram feridas e socorridas para UPA de Morada Nova.

QUIXERAMOBIM PRISÃO EM FLAGRANTE POR MARIA DA PENHA

Dia 25/04/2022, por volta das 09h55min, este Copom recebeu uma ligação via 190, de uma senhora informando que fora agredida com uma garrafa de vidro na sua cabeça pelo seu irmão, mas que pelo fato de está de capacete, sentiu apenas uma dor na cabeça; relatou ainda que o mesmo ainda teria lhe ameaçado. A viatura da policia militar ao chegarem no endereço informado, foi verificada a veracidade da ocorrência, diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao agressor e o mesmo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Quixeramobim para que as medidas cabíveis fossem tomadas. 

QUIXERAMOBIM APREENSÃO DE DROGAS

Dia 25/04/2022, por volta das 09h30min, equipe da polícia militar realizavam o patrulhamento de rotina pelas ruas desta cidade, quando ao passar pela na  Rua Francisca Elisio Duarte Pinheiro, no Bairro da Maravilha, tentou abordar um individuo, que ao perceber a chegada da composição militar se evadiu do local se desfazendo de 20 gramas de cocaína e 23 gramas de craque. Diante dos fatos, a droga encontrada foi entregue a Autoridade Policial para a adoção das medidas cabíveis.

PEDRA BRANCA MORTE POR AFOGAMENTO

Dia 25/04/2022, por volta das 13h30min, a composição de serviço foi informada que uma equipe de salvamento com mergulho, do Corpo de Bombeiros da cidade de Fortaleza, fizeram deslocamento até o Sítio Barreiro, para tentar localizar o corpo da vítima que possivelmente tenha se afogado no dia 24/04/2022, que após busca no açude a vítima  foi encontrada.

MORADA NOVA ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL

Dia 25/04/2022 (segunda), por volta das 18h30min chegou a informação via 190 (COPOM) sobre um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta na CE – 371, sentido Morada Nova – Jaguaretama, as vítimas que estavam na moto foram socorridas para a UPA de Morada Nova sendo que uma delas não resistiu e veio a óbito e a outra foi socorrido em estado grave pra o IJF. A PRE foi acionada para o local foi feita a condução do proprietário do automóvel até a Delegacia Regional de Russas onde foi apresentado para a adoção das medidas cabíveis.

MORADA NOVA DUPLO HOMICÍDIO Á BALA

Dia 25/04/2022 (segunda), por volta das 20h40min, a viatura da polícia militar recebeu a informação de um possível duplo homicídio na localidade do Uiraponga, zona rural de  Morada Nova, prontamente a equipe se deslocou até o local informado onde se deparou com um corpo do sexo masculino e instantes depois foi localizado o outro corpo dentro de uma residência, as vítimas eram pai e filho.

Fonte; PM CE