-->

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Zezinho Albuquerque recebe secretário e quer população ajudando a combater violência



Secretário André Costa aceitou o convite do presidente da Assembleia Legislativa e está discutindo com os parlamentares sobre a Segurança Pública e o combate ao crime no Ceará

    
Secretário André Costa foi recebido pelo presidente Zezinho Albuquerque nesta quarta
Fernando Ribeiro

O secretário da Segurança Pública do Ceará, delegado federal André Costa,  está sendo sabatinado, nesta quarta-feira (20), pelo deputados estaduais cearenses. A ida de Costa à Assembleia Legislativa foi um “convite”. Quem fez questão de ressaltar isto foi o presidente daquela Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT).  Para ele, a presença do secretário no Parlamento é uma “boa oportunidade” para que ouça críticas,  mas também sugestões e orientações sobre o combate aos altos índices da violência no Ceará.

“Você acha que o governador está satisfeito com esses números altos de homicídios no Ceará? Você acha que o secretário está? Você acha que eu estou?”, indagou Albuquerque aos repórteres numa rápida coletiva de Imprensa antes da sabatina ao secretário.  Ele ressaltou as ações do governador Camilo Santana (PT) na área da Segurança Pública. Elogiou o trabalho do Batalhão Raio no interior, as constantes apreensões de drogas e fez um comparativo: “Até bem pouco tempo, a gente queria ir a Pernambuco para saber como reduziram os crimes de homicídio ali. Agora, Pernambuco apresenta números maiores que os do Ceará. Então, vamos tratar do nosso problema. Mas a população precisa ajudar, a denunciar”, disparou o chefe do Legislativo.

IVO MEXEU NO VESPEIRO

Soou como uma bomba nos bastidores da Segurança Pública as declarações do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), ao criticar seriamente os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia Forense (Pefoce) no Município. Cobrou a resolução de inquéritos que tratam de dezenas de assassinatos ocorridos ali e cujos autores permanecem na impunidade. Logo, dezenas de delegados responderam à altura. “O incompetente Ivo Gomes esqueceu que seu irmão, Cid, foi governador do Ceará por oito anos e sucateou a Polícia Judiciária. O aumento da criminalidade em Sobral se deve, exclusivamente, ao fracasso da polícia preventiva, que é arcaica, ultrapassada e viciada”, disse um delegado. “Prefeito Ivo Gomes, tenha a certeza que a Polícia Judiciária é que está no limite em ser tratada sem a devida prioridade. Vossa Excelência já perguntou ao seu irmão Cid, que esteve à frente do governo por oito anos, por qual motivo a Polícia Judiciária encontra-se no estado atual?”, metralhou outro delega.

BONS EXEMPLOS NA PC

Embora capenga, desprestigiada pelo governo e sucateada, a Polícia Civil do Ceará (PC) dá sinais claros de que, se fosse modernizada, aparelhada e seus quadros restabelecidos, poderia em muito contribuir para a reversão da violência no Ceará. Prova disso foram recentes trabalhos realizados pelas equipes de duas delegacias. O primeiro exemplo veio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e às Finanças Públicas, chefiada pelo delegado Leonardo Barreto, que desarticulou um esquema criminoso e milionário de sonegação de impostos no Ceará. O segundo, partiu da equipe do 7º DP (Pirambu), chefiada pelo delegado Paulo André Cavalcante, que, em menos de 24 horas, prendeu uma quadrilha responsável por seqüestrar, torturar e matar duas adolescentes na Barra do Ceará, no último fim de semana. É a prova de que, se investir da Polícia Judiciária, o governador Camilo Santana (PT) terá bons frutos até começar sua campanha à reeleição. Se não fizer isto, terá dificuldades para convencer os eleitores a reconduzi-lo ao Palácio da Abolição.

GUARDAS TERÃO TRABUCOS

As Guardas Municipais de Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri, poderão armar seus profissionais até 2018. Essa informação foi publicada, com exclusividade, pelo JORNAL DO CARIRI, na edição da última terça-feira (19). Os dois Municípios se enquadram nas condições e exigências legais para que seus agentes possam portar armas de fogo e, assim, terem mais eficácia no auxílio à força policial no combate ao crime. Em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o vice, Moroni Bing Torgan (DEM), que é delegado da Polícia Federal, já estão adiantados nessa questão e, até outubro, lançam o Plano Municipal de Proteção Urbana (PMPU). O trabalho está sendo tocado a pleno vapor. Os guardas municipais da Capital estarão trabalhando armados, lado a lado com a PM, em duas primeiras comunidades: Jangurussu (Messejana) e Goiabeiras (Barra do Ceará). Moroni promete “botar pra correr” a bandidagem desses dois bairros. Viva!!!

PRÓTESE PARA O SOLDADO

Gesto nobre e de clara demonstração de comprometimento com a Segurança Pública do Ceará, partiu do deputado federal cearense Cabo Sabino (PR). Ele encaminhou ao governador Camilo Santana (PT)     um requerimento para que o Estado forneça a prótese necessária ao soldado da PM Douglas Melo Neto. O PM, pertencente ao Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), foi seriamente ferido numa ocorrência de tiroteio com assaltantes em Boa Viagem (a 217Km de Fortaleza), no último dia 14 de agosto. Baleado, foi trazido para Fortaleza de ambulância (não disponibilizaram um helicóptero da Ciopaer) e hospitalizado, mas acabou tendo uma das pernas amputada. Amigos e colegas de farda iniciaram uma campanha nas redes sociais para angariar dinheiro para a compra da prótese. Porém, Sabino encaminhou o pedido ao Governo e ao secretário da Segurança, para que o equipamento fosse doado pelo Estado ao militar. E assim aconteceu. A prótese será adquirida através do Fundo de Defesa Social (FDS).

ROUBO A TODA HORA

Os números da violência no Ceará realmente passam do limite. O crime já está bem perto do incontrolável. Basta dizer que, além do avanço galopante dos assassinatos (já próximo de completar 4 mil), os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) também tiveram uma alta nos últimos meses. Segundo dados oficial da própria  Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entre os meses de janeiro e agosto, nada menos, que 90 mil roubos foram registrados através de Boletins de Ocorrência (B.O.). Isso, sem contar os inúmeros casos de sub-notificação, isto é, os crimes que não são registrados por decisão das próprias vítimas, que não acreditam no trabalho da Polícia ou se sentem ameaçadas pelos criminosos e temem represália. São mais de 10 mil roubos (assaltos) por mês, sem contar os roubos e furtos de veículos.

E TEM MAIS!!!

* Na Semana do Trânsito, os números do setor no Ceará são bastante preocupantes. Após nove anos de vigência da Lei Seca no Brasil, aqui no nosso estado os guiadores insistem em dirigir sob o efeito de bebidas. A média é de 300 autuações por mês de motoristas bêbados, ou seja, 10 por dia.

* Governador do estado, Camilo Santana (PT) nomeou um novo representante do Ministério Público no colegiado que forma o Conselho Penitenciário do Estado do Ceará. Trata-se do promotor de Justiça, Luís Bezerra Lima Neto. Ele substitui a colega Camila Gomes Barbosa.

* Ceará com prestígio junto ao Conselho Nacional de Justiça. Tem dois representantes no colegiado. Nesta terça-feira (19) quem tomou posse na instituição foi o cearense Valdetário Monteiro, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção Ceará).

* Gestores municipais   estão com as barbas de molho. Virão nos próximos dias novas etapas da “Operação Irmandade”, que investiga desvios de verbas públicas através da formação de verdadeiras organizações criminosas para fraudar ou simular falsos certames de licitação em prefeituras.

* Aprovada na Câmara dos Deputados a proposta de criação da Polícia Penal, que vai retirar das policiais militares a função de garantir a segurança nas unidades do Sistema Penitenciário brasileiro. Assim, PMs que hoje estão vigiando os presídios e cadeias, poderão ir para as ruas combater o crime.

* Sobre este assunto, o Ceará tem tido muitos prejuízos na Segurança Pública, pois praticamente todo o contingente do Batalhão de Choque da PM  (BPChoque) está ocupado, fazendo a segurança externa dos presídios e CPPLs do Complexo Penitenciário de Itaitinga, deixando de patrulhar as áreas críticas.

* Rede Globo botou pra lascar na imagem do Ceará diante da violência. Reportagem especial mostrou que cerca de 800 mil pessoas estão prejudicadas com o fechamento ou interdição de 31 agências bancárias no interior cearense, que foram destruídas pelas explosões durante assaltos.

* E a pergunta do dia: Após a visita do secretário André Costa à AL, o que os deputados cearenses farão de concreto para ajudar a Segurança Pública a sair do buraco???

 Red; Ceara News


PRF apreende carro com 116 multas que somam mais de R$ 10 mil


carro apreendido

Um veículo com 116 multas foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta-feira (20), no KM 14 da BR-116, em Fortaleza. As infrações somam R$ 10.064,00, o que representa praticamente o valor do carro.

Segundo a PRF, o carro possui multas por excesso de velocidade, estacionar em local proibido, avanço de sinal de vermelho, transitar em faixa exclusiva de ônibus, deixar o condutor de usar o cinto de segurança estão entre as infrações mais cometidas                                                                                    

O condutor, de 29 anos, não possui habilitação. Ele foi autuado por dirigir sem habilitação; conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança; conduzir o veículo sem equipamento obrigatório. O carrro, um corsa GLS 1.6 de 1999, estava com todos os pneus carecas, parabrisa dianteiro trincado, sem triângulo, sem macaco e chave de roda.

O veículo foi retido e ficará no pátio da PRF aguardando a regularização pelo prazo máximo de 60 dias. Após esse período, irá para leilão. 

Red; DN

STF retoma julgamento sobre suspensão de denúncia contra Temer


Fachin

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou julgamento sobre a suspensão da denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República (PGR) Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer e integrantes do PMDB. A questão começou a ser decidida na semana passada, antes do envio das acusações à Corte, mas o julgamento foi interrompido sem nenhum voto proferido.

Na semana passada, após receber a denúncia contra o presidente, de organização criminosa e obstrução de Justiça, Fachin decidiu aguardar a decisão da Corte sobre a suspensão do caso antes de enviar o processo à Câmara dos Deputados, conforme determina a Constituição.

Red; DN


STF vota pedido de suspensão de denucia contra Temer

 STF começa a votar pedido de suspensão da segunda denúncia da PGR contra o presidente Michel Temer;
- Câmara rejeita 'distritão' e distrital misto e Senado articula alternativa de financiamento eleitoral;
- Ciro diz que reaproximação seria "desmoralizante" para Eunício;
- Prefeito Ivo Gomes faz duras críticas à Polícia Civil em Sobral.


Red; O povo .com


Tenente da PM perde a linha e aponta arma para a cabeça de repórter em Sobral



Wellington Macedo filmava, na noite de terça (19), em frente à Santa Casa


Tenente Leitão, da PM de Sobral, aponta arma para a cabeça do repórter Wellington Macedo

O repórter Wellington Macedo teve uma arma apontada para a cabeça enquanto fazia matéria em frente à Santa Casa de Sobral nessa terça-feira (19). Não foi uma ação de bandido, mas de um tenente da Polícia Militar, chamado Leitão.

O despreparo do PM tem repercutido nas redes sociais do País.
Bandidos fazem a festa

Enquanto o tenente Leitão aponta arma para a cabeça de repórter, os bandidos fazem a festa em Sobral. Confira o caos na Segurança em outra matéria de Wellington Macedo.

Blog Erivando Lima / Ceara News


Dois homicídios registrado na noite desta terça-feira, 19, em Aracati

Por volta das 19h40 desta terça-feira (19), foi informado via 190 que havia ocorrido um homicídio na rua dos passos, próximo ao colégio municipal Aracati-CE, de imediato foi designada a Policia Militar, que ao chegar no local a vítima encontrava-se em óbito, que tratava-se de LUCIANO DA SILVA COSTA, 40 anos, residente à Travessa Eriberto Costa porto S/N, que as duas composições revezaram-se até a chegada da Perícia e Rabecão.

Ainda nesta terça-feira (19), agora por volta das 22h30, foi informado via 190 que havia ocorrido um homicídio na localidade de Cajazeiras, zona rural de Aracati-CE, que atendeu a ocorrência o policiamento do destacamento de cacimba funda, que ao chegar no local verificou que a vítima tratava-se de JOÃO QUERINO GUEDES DA SILVA, 28 anos, residente na localidade de Cajazeiras Zona Rural de Aracati-CE. Comparecem no local para a remoção do corpo, a Perícia Forense e o Rabecão.

Informações do 1ºBPM

Homem é executado a tiros em Icapuí

Por volta das 08h30 desta terça-feira (19), através de ligação via 190 foi informado que havia uma vítima de disparos de arma de fogo na serra da Mutamba próximo ao cemitério em Icapuí - CE, onde dois elementos numa moto Fan preta teriam feito os disparos, e que foi acionada a equipe médica do hospital municipal para ir ao local, na qual a enfermeira informou que a vítima veio a óbito no local. Os Policiais se deslocaram ao Local e isolaram o Corpo, que fora identificado como: FRANCISCO ITALO GONÇALVES DE ALMEIDA (Vulgo Pequeno), 21 anos, residente na Serra de cajuais S/N Icapuí – CE. Esteve presente no local o Rabecão para a remoção do corpo.

Informações do 1ºBPM

Furto a residência no Mutirão em Russas

Por volta das 09h45, desta terça-feira (19), foi vítima de furto um homem de 25 anos, residente no Bairro Mutirão, em Russas. A vítima informa que ao chegar à sua residência, verificou que a mesma tinha sido arrombada e deu por falta de alguns objetos, uma televisão Samsung de 42’’, cinco relógios (sem especificação das marcas), várias peças de roupas e perfumes, o mesmo ainda afirmou ver o possível carro na saída do ato, trata-se de um Fox, e um dos indivíduos era moreno e alto, e que provavelmente seriam dois homens que praticaram a ação. A Policia atendeu a ocorrência e estão em diligências. 

Informações do 1ºBPM

Russas: Em megaoperação Policia efetua 08 prisões e apreende 17 kg de drogas

Está sendo realizada no município de Russas desde às 02h00 da madrugada desta quarta-feira (20), uma megaoperação Integrada realizada pela Policia Civil em conjunto com as polícias Militar, F.T.A, de Divisas, do Cotar, e BP Raio, os Bombeiros Militares e Peritos profissionais da Pefoce, sob o Comando do Secretário de Segurança Pública do Estado, André Costa.

34 mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça. Durante a operação, a Polícia conseguiu cumprir 08 deles. 

Foram apreendidas duas motocicletas, ambas apresentando queixas de roubo; uma quantia aproximada de R$ 10 mil reais em dinheiro; 17 kg de drogas, entre elas maconha, crack e cocaína; uma balança de precisão; seringas; um revólver, uma pistola .40, calibre restrito, com a numeração raspada, uma espingarda, dois simulacros de arma de fogo; televisores, relógios e aparelhos celulares possivelmente provenientes de roubos.

A megaoperação é fruto de investigações da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Russas. Os trabalhos foram coordenados pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e contou, ainda, com a participação do Poder Judiciário e do Ministério Público da comarca do município.

As pessoas capturadas durante a operação são acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas, porte ilegal de armas e suspeitas de participação em homicídios e outros delitos como roubos na região do Vale do Jaguaribe. 

A maioria dos envolvidos vem sendo investigada pelo serviço de Inteligência, por conta de denúncias de envolvimento com o tráfico de drogas em Russas e nas cidades próximas.

Ouça parte da entrevista que o Secretário de Segurança Pública do Estado André Costa concedeu ao repórter Erivando Lima. A entrevista completa você acompanha logo mais às 17h00 no programa Em Pauta no site www.tvjaguar.com.br.

Blog do Erivando Lima

Agencia do Bradesco de Novo Oriente foi explodida durante a madrugada de hoje




Mais uma agencia bancaria foi explodida no interior do estado do Ceara, dessa vez foi agencia do Bradesco da cidade de Novo Oriente, vários homens armados com arma de grosso calibre  em alguns veículos invadiram a cidade, antes da explosão o grupo foi até a delegacia da cidade para impedir a ação da policia, os bandidos também invadiram um loja no centro de onde levaram vários celulares, com relação a agencia bancaria não se tem informação se o grupo conseguiu levar o dinheiro. A policia  já estar em toda região a busca de prender os assaltantes. O fato aconteceu por volta das 3 hs fa madrugada de hoje 

Aguarde mais detalhes.





Blog Erivando Lima