-->

sábado, 14 de dezembro de 2024

Polícia Federal prende general Braga Netto, que foi vice na chapa de Bolsonaro

 

General Braga Netto, é o primeiro general quatro estrelas a ser preso na história do País (Foto: Agência Brasil)

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto. Ele é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Ele estaria atrapalhando as investigações, “na livre produção de prova durante a instrução do processo penal”. 

Braga Netto foi preso no Rio de Janeiro. A PF realiza buscas na casa do general, em Copacabana. Ele será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.

Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

O general foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, ocupou os cargos de ministros da Casa Civil e da Defesa na gestão de Bolsonaro.

Os agentes cumpriram ainda mandado de busca e apreensão na residência do coronel Peregrino, assessor de Braga Netto.

Em relatório enviado ao STF, no mês passado, a Polícia Federal apontou que Braga Netto teve participação concreta nos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e da abolição do Estado Democrático de Direito, inclusive na tentativa de obstrução da investigação. Na ocasião, a PF indiciou o militar e mais 36 acusados, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Polícia Federal (PF) apurou ainda que uma das reuniões realizadas para tratar do plano golpista para impedir a posse e matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes  foi realizada na casa do general Braga Netto, no dia 12 de novembro de 2022.

Nas investigações do inquérito do golpe, divulgadas em novembro, a polícia afirmou ter na mesa do coronel Peregrino, na sede do Partido Liberal (PL), um esboço de ações planejadas para a denominada “Operação 142”. O nome dado ao documento faz alusão ao artigo 142 da Constituição Federal que trata das Forças Armadas e que, segundo a PF, era uma possibilidade aventada pelos investigados como meio de implementar uma ruptura institucional após a derrota eleitoral do então presidente Bolsonaro. O documento encerra o texto com frase “Lula não sobe a rampa”.

Deputados cearenses votam contra castração química para pedófilos

 

Hoje tem Sábadão do Brega aparti das 13 horas na Progresso FM 101.1.

Participe; Zap - 88 9 9648 1928.
 - por 

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Nesta quinta-feira (12) a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui a castração química para pedófilos. Foram 367 votos favoráveis, 85 contrários e 14 abstenções. O texto segue agora para o Senado.

Pelo projeto, o cadastro permitirá a disponibilização de dados dos condenados com trânsito em julgado por crimes relacionados a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Caberá ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a centralização das informações em uma plataforma com os dados de qualificação do condenado, inclusive fotografia.

Dos 22 deputados cearenses, 14 estavam presentes na votação. Oito votaram a favor do projeto, cinco contra e um se absteve. Entre os parlamentares do Ceará, que votaram contra a proposta estão os petistas Luiziane Lins, José Airton Cirilo e José Nobre Guimarães, parlamentar conhecido pelo escândalo dos dólares na cueca.

Outro Deputado cearense que também votou contra a proposta foi Danilo Forte do União Brasil, que teve um assessor quixadaense acusado de criar perfil falso nas redes sociais para disseminar fake news e atacar adversários. Eunício Oliveira do MDB preferiu se abster.

O projeto de lei 3976/20, de autoria do deputado Aluísio Mendes (Republicanos-MA), teve como relatora a deputada e delegada Katarina (PSD-SE) e gerou debates sobre a aprovação da proposta de castração. Inclusive, a própria relatora declarou ser contra a medida.

Mesmo com opiniões contrárias, o projeto foi aprovado pelos deputados da casa.

Homem é preso durante perseguição em motocicleta sem placa em Quixeramobim

 

Homem é preso durante perseguição em motocicleta sem placa em Quixeramobim. Foto: divulgação

Região Central: Na noite desta quinta-feira (12), um jovem de 18 anos foi preso após uma intensa perseguição policial pelas ruas de Quixeramobim. De acordo com  a Polícia Militar, o jovem foi flagrado conduzindo uma motocicleta Honda Fan 125, sem retrovisores e sem placa de identificação. Ele chamou a atenção dos agentes ao avançar um sinal vermelho nas proximidades do Colégio Nossa Senhora do Rosário.

Ao receber ordem de parada, o motociclista acelerou e iniciou uma fuga em alta velocidade. Durante a perseguição, ele cometeu diversas infrações graves, como avançar outro sinal vermelho próximo à Praça da Igreja Matriz, dirigir sobre calçadas e quase atropelar pedestres. Em meio à fuga, o jovem jogou um objeto suspeito pela estrada, mas os policiais não conseguiram localizar o item.

A perseguição se estendeu por vários quilômetros e terminou na Rua Benjamin Barroso, onde o homem perdeu o controle da motocicleta ao derrapar em um trecho com areia e caiu, sofrendo escoriações leves. Ao ser abordado pelos policiais, ele confessou ter retirado a placa do veículo para dificultar sua identificação devido a fugas anteriores.

Após a verificação dos dados pelo chassi da motocicleta, os policiais constataram que se tratava de um veículo com origem lícita. Apesar das lesões, o jovem recusou atendimento médico. Ele foi preso e levado à Delegacia Regional de Polícia de Quixadá, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

A mãe do suspeito compareceu ao local da abordagem e foi informada sobre os procedimentos legais adotados. A motocicleta foi apreendida e a ocorrência segue para as medidas cabíveis.

Jovem de 25 anos é morto a tiros no município de Pedra Branca

 

Jovem de 25 anos é morto a tiros no município de Pedra Branca. Foto: divulgação

Região Central: Nesta quinta-feira (12), a equipe policial foi acionada após relatos de disparos de arma de fogo na rua Maria Zaira, no bairro Vila do Padre, em Pedra Branca. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o corpo de um jovem de 25 anos, natural de Leme/SP, que apresentava ferimentos a bala e ainda apresentava sinais vitais.

Com o auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM) e de populares, a vítima foi rapidamente socorrida ao hospital municipal. Infelizmente, pouco tempo depois de dar entrada, o jovem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

De acordo com informações da Polícia Militar, uma testemunha presente no local relatou que a vítima havia solicitado uma carona em sua motocicleta ao sair de um evento de vaquejada. Ao chegarem à rua Maria Zaira, dois indivíduos em outra motocicleta se aproximaram e começaram a disparar contra o jovem. A testemunha não conseguiu identificar o modelo da moto utilizada pelos atiradores.

O rabecão foi acionado para realizar os procedimentos necessários na cena do crime. A Polícia segue investigando o caso para identificar os responsáveis pelo ataque.