-->

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Homicídio a bala registrado em Limoeiro do Norte


Nesta Segunda-feira, dia 29, por volta das 18h00min, a PM dirigiu-se até o Bairro Pitombeiras, em Limoeiro, para atender a uma denúncia de um homicídio à bala. Ao chegar no local, constatou a veracidade do fato. A vítima era LEONARDO ALEXANDRE FÉLIX DOS SANTOS, 30 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, moto-taxista, residente no bairro Pitombeira. Segundo informações, 02 (dois) homens chegaram numa motocicleta, efetuaram alguns disparos atingindo a vítima e fugiram tomando rumo ignorado.


Com Informações do 1ºBPM

Família de Fortaleza é baleada em estrada no Maranhão e filho de cinco anos é morto


Uma família cearense foi baleada na última quinta-feira, 25, na cidade de Presidente Dutra (MA). A costureira Flávia da Costa Lima, 34, explica que viajou com o filho, Bernardo Costa Rêgo, 5, e o marido, que é caminhoneiro, para buscar um carregamento de carnes no Pará. No caminho de volta, por volta das 22 horas, na rodovia 226, no Maranhão, Flávia conta que percebeu os disparos. Um deles acabou atingindo a cabeça do seu filho e o matando. A suspeita dela é de que a polícia os tenha confundido com assaltantes e tenha disparado os tiros. 

“Eu percebi o barulho, achei até que pudesse ter sido um dos freezer’s que tivesse explodido, mas foram tiros. Foi um pesadelo”. A costureira conta que, ao perceber o filho baleado na cabeça, desceu do caminhão para pedir socorro: “Naquela hora eu me desesperei muito, não importava quem fosse, se fosse um bandido ou quem quer que seja, eu iria pedir ajuda. Foi quando eu olhei e percebi as três viaturas com policiais armados”. 

Segundo Flávia, na hora os policias contaram que estava tendo uma troca de tiros e levaram a família imediatamente para o hospital. “Lá eles me pediram desculpas pelo ocorrido, até choraram”, conta. Flávia levou um tiro de raspão nas costas e o filho, Bernardo, não resistiu ao tiro na cabeça. 

Ela explica que deu depoimento na delegacia local e o próprio delegado plantonista - que não foi identificado - estranhou a atuação rápida da polícia.

 “Eu fui, inclusive, orientada pela polícia a embalsamar meu filho porque lá não teria investigação de perícia próximo”, afirmou Flávia da Costa. Ainda assim, houve investigação no caminhão e no corpo de Bernardo ainda em Maranhão, mas Flávia conta que não acharam a bala na cabeça do menino. "Mas tinha sim, eu tenho as tomografias", diz. 

Polícia

O tenente coronel Ivaldo Soares, do 18º batalhão da cidade de Presidente Dutra, explicou que os policiais teriam recebido a ocorrência de que o caminhão estaria sendo assaltado por um carro modelo Golf, na cor vermelha e que os disparos tenham sido feitos pelos supostos assaltantes. Ainda segundo Soares, os PMs teriam chegado muito tempo depois do ocorrido. 

No entanto, Flávia conta que, de fato o carro quase bateu no caminhão horas antes do ocorrido, mas não houve tentativa de assalto. “Nós estávamos no meio de uma estrada escura e não tinha mais ninguém. Como a polícia vai chegar no meio de um trecho escuro imediatamente como eles chegaram?”, questiona, “quem morreu foi meu filho, quem tem marca de balas somos nós, não os policiais”. De acordo com a costureira, o corpo de Bernardo está sendo mantido em uma clínica em Fortaleza e ela vai requerer outra autópsia no corpo e no caminhão.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do estado do Maranhão informou que “o caso será apurado com todo o rigor necessário pelo Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão” e afirmou  que denúncias relativas à conduta dos policiais militares devem ser feitas à Ouvidoria da PM. 

O POVO Online

Prefeito de Pacoti renuncia ao cargo e vice assume gestão


O prefeito de Pacoti, Edson Leite (PDT), oficializou, nesta segunda-feira, 29, sua renúncia ao cargo para tratar de assuntos pessoais. O comunicado foi protocolado na manhã de hoje na Câmara Municipal da cidade. A sessão extraordinária para posse do novo prefeito, o vice Paulo Sérgio (PMDB), está prevista para as 17 horas desta segunda-feira. 

Edson Leite alega questões particulares para deixar o cargo. Ele afirma que não há tempo para cuidar da Prefeitura e dos negócios. Leite é comerciante e piscicultor, com produção fora do Estado. A decisão foi tomada em comum acordo com o vice-prefeito, que administrava a prefeitura desde outubro. 

O prefeito se queixa também de ter assumido o Executivo dois anos após a eleição, com apenas um ano e meio para ajustar a administração. Ele afirma que não tentará reeleição neste ano. Leite se filiou ao PDT em setembro do ano passado. O vice também deve sair do PMDB e se filiar ao PDT.

Mudanças na gestão

Desde as últimas eleições municipais, a liderança do Executivo tem sido conturbada em Pacoti. Eleito em 2012, Edson Leite foi impedido pela Justiça Eleitoral de assumir a função, enquadrado na lei da Ficha Limpa. À época, assumiu como prefeito interino o presidente da Câmara Municipal, Valmir Saraiva (PSD), também afastado, cinco meses depois, por suspeitas de improbidade. 

A gestão foi transferida, então, para a primeira vice-presidente Orquídea Jacaúna (PTB) que permaneceu por nove dias no cargo, quando Valmir reassumiu a função. Em dezembro de 2014, Valmir retornou à Câmara para participar da votação para a presidência. A Prefeitura foi passada para o vereador mais antigo da Casa, Antônio Jorge de Oliveira que, em 1° de janeiro de 2015, transferiu a função para o novo presidente eleito na Câmara, José Leandro.

O prefeito eleito Edson Leite e seu vice só conseguiram assumir a prefeitura em julho de 2015, por decisão da Justiça Eleitoral. Após três meses no cargo, ele pediu licença de 30 dias e, ao final do prazo, renovou o afastamento por mais quatro meses. Hoje ele efetivou a renúncia.


O POVO Online

Polícia desmente boatos de arrastão realizado por motoqueiros

O passeio de motoqueiros pelas ruas de Fortaleza foi confundido com criminosos realizando "arrastões". Em redes sociais da internet, diversos relatos davam conta de que bandidos, vindos de comunidades como a do Morro Santa Terezinha e Serviluz, realizaram assaltos na região da av. Beira-Mar, nos bairros Meireles e Mucuripe, no fim da tarde deste domingo, 28. O barulho dos motores das motocicletas ainda foi confundido como sendo o de disparos de armas de fogo.

"Galera, está tendo arrastão na Abolição entre Virgílio Távora e Náutico e está tendo tiroteio, muitos caras de moto trocando tiros em plena Abolição. Avise aos amigos", dizia um dos textos compartilhados no aplicativo para celulares WhatsApp.

A polícia, no entanto, informa que nenhuma ocorrência do tipo foi registrada. O tenente-coronel Weberton Gomes de Loiola, comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), afirmou que nenhum agente lotado no policiamento da região repassou denúncias de arrastões. A delegada Adriana Arruda, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), também não recebeu informações de assaltos em série na região. Apesar de não ter ficado de plantão no domingo, 29, ela estava de sobreaviso, sendo acionada em "qualquer ocorrência de maior gravidade".

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) relata que um grupo de motoqueiros do bairro Monte Castelo realizava um passeio, emitindo barulhos com as descargas das motos. "Assim que a Polícia foi acionada para o local o grupo dispersou. Não foi registrada nenhuma ocorrência de roubo ou disparo em via pública", informa a pasta, por meio de assessoria de imprensa.

O motociclista Gerardo Aguiar, que organizou o 17º Encontro Bimestral de Motociclistas — ocorrido em 20 de fevereiro —, diz não conhecer o grupo que realizou o passeio domingo no fim da  tarde. Ele acredita que a população tenha confundido a técnica conhecida como "estouros" com disparos. Motoqueiros "dão estouros" fechando a chave da ignição e acelerando, provocando uma centelha e causando uma combustão maior, resultando em um ruído semelhante ao de um disparo de arma de fogo. 

Saiba mais

O compartilhamento de boatos é crime, previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro, que discorre sobre comunicação falsa de crime ou de contravenção. "Provocar ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. Pena: detenção, de um a seis meses, ou multa", prevê a legislação.

O POVO Online

Balanço parcial aponta 28 assassinatos no Ceará no fim de semana

Na manhã desta segunda-feira (29), um motoqueiro foi morto, a tiros, na Avenida Perimetral

O fim de semana registrou nova sequência de atos de violência no Ceará. Um balanço parcial aponta que entre a última  sexta-feira (26) até o começo da madrugada desta segunda (29), ao menos, 28 pessoas foram vítimas de homicídios, latrocínios ou lesões corporais  seguidas de morte, denominados pela Secretaria da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) como  Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI).

Na Capital, prevaleceu a ordem dos chefes de organizações criminosas para não acontecer assassinatos nas zonas dominadas pelo tráfico. Por conta disso, somente quatro crimes de morte foram registrados no fim de semana, nos bairros Conjunto Ceará,  Antônio Bezerra, Curió e Siqueira.

Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram registrados 12 assassinatos nos seguintes Municípios: Caucaia (4 casos), Maranguape (3), Maracanaú (3), São Gonçalo do Amarante e Pacatuba.

No Interior cearense, 12 homicídios ocorreram nos seguintes Municípios: Tauá (2), Juazeiro do Norte (2), Parambu, Guaraciaba do Norte, Ibicuitinga, Santa Quitéria, Jaguaribara, Morada Nova, Aratuba e Russas.

Entre as vítimas dos homicídios do fim de semana estão três mulheres. Dois duplos homicídios foram registrados também,, além de uma morte resultante de confronto de bandidos com a Polícia Militar.

Veja agora a lista das vítimas dos assassinatos no  balanço parcial do fim de semana:

HOMICÍDIOS EM FORTALEZA/CAPITAL
01 – Antônio N.S. (bala) – Avenida Odilon Guimarães (Curió)
02 – Joel Holanda Cavalcante (bala) – Avenida G (Conjunto Ceará)
03 – Vítima não identificada (bala) – Rua Maria Firmino (Siqueira)
04 – Jonh A. (bala) – Rua Salgado Filho (Antônio Bezerra)

HOMICÍDIOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (RMF)
05 – Raul G. (bala) – Rua José Lima Nunes/Área Seca (Maranguape)
06 – Vítima não identificada (bala) – Avenida César Montenegro (Caucaia)
07 – Eloína Alves Dutra (faca) – Travessa São Luiz/Guajiru  (Caucaia)
08 – João Passos de Souza (faca) – Travessa São Luiz/Guajiru (Caucaia)
09 – José L. (bala) – Sítio Varjota/Pecém  (São Gonçalo do Amarante)
10 – Célia Alves de Lima (bala) – Travessa 12/Alto Alegre II (Maracanaú)
11 – Vítima não identificada/masculino (bala) – (Maranguape)
12 – Vítima não identificada/masculino (bala) – (Pacatuba)
13 – Vítima não identificada/masculino  (bala) – (Caucaia)
14 – Vítima identificada apenas por “Robinho” (bala) – Rua 65 (Maracanaú)
15 – Vítima não identificada /sexo masculino (pauladas) – Jaçanaú (Maracanaú)
16 – Vítima sem identificação/masculino (bala) – (Maranguape)

HOMICÍDIOS NO INTERIOR DO ESTADO
17 – Cícero Araújo de Lima (bala) – Bairro Alto Brilhante (Tauá)
18 – Vítima identificada apenas por “Baiano” (bala) – Bairro Alto Brilhante (Tauá)
19 – Edivan Severino Pereira (bala) – Bairro Cachimbo II (Parambu)
20 – Guilherme Matos de Sousa (bala) – Distrito Várzea dos Espinhos (Guaraciaba do Norte)
21 – Romário Pinheiro Damasceno (bala) – Localidade Açude dos Pinheiro (Ibicuitinga)
22 – João Ximenes Feijão (bala) – Distrito Logradouro (Santa Quitéria)
23 – Raimundo Nonato da Silva Ferreira (bala) – Distrito Umari (Juazeiro do Norte)
24 – Vítima não identificada/masculino (decapitado) – Zona rural (Jaguaribara)
25 – Taís Pereira da Silva (bala) – Bairro José Geraldo da Cruz (Juazeiro do Norte)
26 – Carlos Alex de Sousa (bala) – Bairro de Fátima (Russas) 
27 – Vítima não identificada (bala) – (Morada Nova)
28 – Vítima não identificada (bala) – (Aratuba)

Blog do Fernando Ribeiro

Camilo pede ajuda ao ministro da Justiça e à PF para conter avanço de facções criminosas no Ceará

Camilo receberá requerimento da Assembleia para investigação sobre as facções no CE 

Encurralado diante do avanço da criminalidade no Ceará e o domínio das facções criminosas Comando Vermelho e PCC na periferia da Capital, o governador do estado, Camilo Santana (PT) pediu ajuda da Polícia Federal para reprimir a ação dos criminosos vindos do Rio de Janeiro e São Paulo. Mas, acabou levando um não.

A PF informou que poderia auxiliar o Ceará no combate ao tráfico de drogas, mas quando à presença das facções, este assunto é da competência do Estado. Diante disso, o governador partiu para outra opção. Foi pedir ajuda à Justiça Federal e ao Ministério Público, bem como ao próprio ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, que esteve em Fortaleza há duas semanas.

Hoje, Camilo deverá participar da solenidade de posse do novo superintendente regional da PF no Ceará, Delano Bunn. No ato, estará presente o delegado-geral da PF, Leandro Daiello. Será uma nova oportunidade que o chefe do Executivo cearense terá para fazer mais um apelo de socorro diante do avanço das facções na Capital cearense.

O governador agora se acha em maus lenços. Na Assembleia Legislativa há um requerimento do deputado estadual Capitão Wagner (PR), solicitando a abertura de investigações por parte da Polícia Civil para apurar a chegada e a atuação das duas facções.

No ano passado, a mesma Assembleia solicitou de Camilo que requeresse a vinda da Força Nacional de Segurança (FNS) para auxiliar no combate ao crime. Ele sustentou que a presença da tropa da FNS era “desnecessária”. Terminou 2015 com mais de três mil assassinatos no Ceará e com o número recorde de 15 policiais mortos. Neste ano, já são cinco agentes da Segurança Pública assassinados.

Cabo

Enquanto Camilo Santana busca ajuda para sanar um problema que, a princípio, tentou negar diante da Imprensa, outro político já se mobiliza para buscar providências.

Trata-se do deputado federal Cabo Sabino, representante do Ceará na Frente Parlamentar da Segurança Pública na Câmara Federal. Ele já informou que pediu uma audiência com o ministro Eduardo Cardozo para tratar do assunto.

Blog do Fernando Ribeiro

Acidente envolvendo ônibus deixa trânsito parado na BR-116


Um acidente envolvendo um ônibus, uma moto e um carro Honda City deixa o trânsito congestionado na manhã desta segunda-feira, 29, no km 1 da BR-116, em Fortaleza. A colisão foi registrada às 5h45min, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a colisão deixou o trânsito lento até o km 7.

Segundo os motoristas que passaram pelo local, o ônibus bloqueou o fluxo de veículos para o viaduto da Base Aérea, e o fluxo ficou lento nas ruas do entorno, como Senador Carlos Jereissati, Alberto Craveiro e Deputado Paulino Rocha. O motociclista, identificado como Antônio Carlos Freitas da Silva, foi socorrido com ferimentos no braço e na perna.

A PRF informou ainda que a motorista do carro, Maria Valdiana de Sousa Braga, teve lesões leves.  O inspetor da PRF, Márcio Moura, disse que o trânsitou começou a fluir somente às 9 horas. "O engarrafamento está no início do km 6, e a ocorrência do acidente foi finalizada".

A orientação é para os motoristas evitarem o acesso pela BR-116.

O POVO Online

Moto é recuperada 1 ano após ter sido assaltada, em Russas

Neste domingo, dia 28, por volta das 11h45min, no projeto irrigado Tabuleiro de Russas, as margens da BR 116 Km 170, em Russas-CE, foi encontrado abandonado a motocicleta Honda CG 150 FAN, cor vermelha, ano 2013, placa OSS-6914, de propriedade do Sr. Francisco Diogo Oliveira Sousa, 24 anos, residente na localidade de Sítio Canto, zona rural de Russas, a referida motocicleta havia sido roubada no dia 23.02.2015, na localidade de São João de Deus, zona rural de Russas. Os PM da F.T.A. localizaram a citada motocicleta e conduziram a DRPC de Russas, para os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Roubo a estabelecimento comercial e roubo de moto no Distrito de Flores em Russas


Neste domingo, dia 28, por volta das 21h40min, na Travessa José Estácio, em Flores distrito de Russas-CE, no Bar da Aparecida, ocorreu um roubo praticado por 03 (três) indivíduos, que chegaram a pé no citado bar, e após rederem a Sra. Maria Aparecida Fonseca de Sousa, 33 anos, comerciante, natural de Russas, subtraíram 03 (três) aparelhos celulares (marca e modelo não informados), uma quantia em dinheiro não informada e do Sr. Maximiano Pereira de Oliveira, 38 anos, residente na localidade de Miguel Pereira, zona rural de Russas, os indivíduos roubaram uma motocicleta Honda CG 150 SPORT, cor preta, ano 2006, placa HYL-8805, em seguida os indivíduos fugiram. Os PM pertencentes ao subdestacamento de Flores atenderam a ocorrência e estão em diligencias no intuito de identificar e prender os criminosos.

Com Informações do 1ºBPM

Cadáver é encontrado em avançado estado de decomposição no município de Beberibe


Neste domingo, dia 28 por volta das 08h30min os PM's receberam uma informação via 190 de que um corpo de uma pessoa possivelmente do sexo masculino havia sido encontrado no centro de Beberibe, próximo ao centro administrativo. Ao chegar ao local, à composição supracitada constatou o relato. Foram acionados a Perícia e o Rabecão. Por volta das 09h00min a VTR Pericial chegou ao local indicado. O corpo encontrava-se em avançado estado de decomposição e sem identificação até o presente momento.

Com Informações do 1ºBPM

De virada, Fortaleza vence o Maranguape e termina 1ª fase do Estadual na liderança de seu grupo


Foi no sufoco. Depois estar perdendo por 2x0, o Fortaleza buscou a virada nos últimos 30 minutos da partida e conseguiu bater o Maranguape por 3x2, em jogo realizado na tarde deste domingo, 28, no estádio Presidente Vargas. Foi a reabilitação do time, que vinha de três jogos seguidos sem vitória. 

Com o resultado, o Leão chegou aos 19 pontos em oito jogos e terminou a 1ª fase do Campeonato Cearense na liderança do Grupo A1 da competição, a frente de Uniclinic e Maranguape. 

O JOGO

O Maranguape abriu o placar aos 30 minutos, em cobrança de pênalti, que Leonardo Luiz cometeu ao derrubar Nilsinho na área. Niel foi para a cobrança e balançou as redes. Na volta do 2º tempo, enquanto pressionava em busca do empate, o Tricolor acabou surpreendido pelo Gavião da Serra, que ampliou o marcador, em gol de de Gaúcho, aos 15 da etapa final. 

A reação do Leão foi quase imediata. Três minutos após levar o segundo gol, o Leão diminiu com Leonardo Luiz, de cabeça. O time de Flávio Araújo seguiu na pressão e conseguiu o empate, em cobrança de falta de Pio. E, quando a partida quase no fim, aos 41 minutos, Jean Mota marcou e garantiu a vitória do time tricolor.

PRÓXIMO JOGO

O time de Flávio Araújo agora volta suas atenções para a Copa do Nordeste. Na próxima quarta-feira, dia 2, o Tricolor encara o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa, pela 4ª rodada da competição.

Corpo é encontrado degolado e queimado no interior do Ceará

O corpo de um homem de 62 anos foi encontrado queimado e sem a cabeça, no início da tarde deste domingo, 28, em um matagal nas proximidades do Canal da Integração, região que fica entre Morada Nova e Jaguaribara, no interior do Ceará. Nas redes sociais, internautas afirmaram que a vítima é o pai de Willame Diógenes, preso suspeito de envolvimento na morte do soldado Hudson Lima, em Jaguaretama. Entretanto, as Polícias Civil e Militar não confirmaram a informação de parentesco entre eles.

De acordo com a PM de Morada Nova, que atendeu a ocorrência, os policiais foram acionados por vigilantes do Canal da Integração para verificar o achado de cadáver. A vítima foi identificada como Washington Araújo Cintra, 62, afirmou a PM.

A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também esteve no local. Conforme a PM, o corpo já foi enviado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para realização de mais exames. 

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Aracati. Segundo o inspetor da unidade policial, Salviano Souza, por enquanto, não há informação oficial de que a vítima é pai de Willame.

O POVO Online