A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), está realizando o Curso de Masseiro do Programa Criando Oportunidades, do Governo do Estado do Ceará. As aulas estão acontecendo no CRAS COF (Várzea Alegre) desde o dia 23 de janeiro e seguem até 03 de março, de segunda a sexta-feira, com carga horária total de 100h/a, e tem como instrutores Débora Gurgel, Jair Bastos e Michel Ribeiro.

O curso oferta 20 vagas que foram destinadas para o público prioritário formado por mulheres chefes de família cadastradas no CADÚNICO (beneficiárias ou não do Programa Auxílio Brasil), trabalhadores(as) sem ocupação e desempregados, pessoas que trabalham em condição de autônoma e por conta própria, jovens acima de 16 anos e segmentos especiais (pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas sócio-educativas e LGBTT). Os participantes recebem fardamento, kit educando e certificado.

O processo de matrícula foi realizado pelos dois CRAS da zona urbana do Município (BTS e COF), por meio do Setor de Inclusão Produtiva do Trabalho e Renda da SETAS.

Esta é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SETAS), com execução do Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (IDESC).

O Programa Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda, articulado com outras políticas públicas na perspectiva do fortalecimento da cidadania e ampliação das oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mundo do trabalho. Por meio deste programa, o município de Russas já realizou outros cursos, como o de manicure.